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Projeto: Descobrindo o Brasil – manifestações culturais - UCA

 

05/04/2012

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar pesquisas;
  • Interpretar informações;
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito a fala de colegas;
  • Desenvolver  habilidades de leitura;
  • Resolver situações-problema;
  • Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como receita, texto expositivo, roteiro de entrevista, música;
  • Realizar receita culinária;
  • Organizar dados em gráficos;
  • Conhecer manifestações culturais da região Sudeste;
  • Descobrir a origem de algumas manifestações culturais do sudeste;
  • Conhecer lendas folclóricas;
  • Realizar uma apresentação teatral.
Duração das atividades
A previsão é de um semestre ou mais, ou seja, entre 3 e 4 meses de duração, pode variar de acordo com a necessidade apresentada por cada turma e professor ao longo do projeto e das atividades que forem inseridas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla  Firefox, utilizar a Webcam e o Tux Paint.  Estar inserido no processo de alfabetização. 

Estratégias e recursos da aula

alunos  

Professor, o processo de ensino e aprendizagem fundamentado na Iniciação Científica para as séries iniciais do Ensino Fundamental pressupõe um trabalho dinâmico e interdisciplinar, em que os alunos são os autores, ou seja, participam ativamente; problematizando, levantando as hipóteses, as fontes de pesquisa, registrando as descobertas e socializando os resultados. Para isso, a atuação do professor enquanto mediador, orientador deste processo é fundamental, ele tem o papel de instigar e orientar e principalmente envolver os alunos em todas as etapas, pois um projeto que foge aos interesses dos alunos não é significativo. Nas séries iniciais, a metodologia científica não visa apenas o conteúdo trabalhado no projeto, mas ensinar as estratégias de pesquisa, para que o aluno busque novos conhecimentos.

Esse projeto tem como objetivo geral utilizar a metodologia de pesquisa, incentivando os alunos a exporem suas hipóteses, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas.

Seguem algumas sugestões de atividades que poderão ser realizadas com os alunos. É importante que essas atividades sejam todas agrupadas em uma pasta catálogo, ou caderno separado para o projeto – “Dossiê do Projeto”, no intuito de registrar todo o processo de realização, as aprendizagens e crescimento dos alunos. Se for possível, poderá também montar um “Portfólio”, como um dos instrumentos de acompanhamento do desempenho dos alunos ao longo do projeto.

 

1ª etapa: o que é a metodologia de pesquisa? – Uma aula de 60 min

Professor, antes de iniciar o projeto de pesquisa com seus alunos e elencar os temas que eles gostariam de pesquisar, é importante explicar o que é a metodologia de pesquisa, para que eles compreendam quais suas etapas e objetivos.

Comece sua aula organizando seus alunos em uma roda de conversa e questione-os sobre o tema, perguntando-lhes, por exemplo:

·O que é pesquisa?

·Quem aqui conhece um pesquisador?

·Algum de vocês já realizou uma pesquisa? Conte como foi esse processo.

·Na opinião de vocês para que se realiza uma pesquisa?

 

- Deixe que eles falem e exponham suas opiniões, pois as crianças trazem seus conhecimentos prévios sobre diferentes assuntos.

Em seguida, conte para eles que a metodologia de pesquisa é um trabalho dinâmico que pode envolver diferentes áreas do conhecimento, no qual eles também são autores, ou seja, participam de todas as etapas do desenvolvimento do projeto de pesquisa: escolhendo um tema de seu interesse para pesquisar ou opinando sobre o tema sugerido pelo professor, problematizando e levantando questões e dúvidas sobre o tema em pesquisa, ou seja, o que gostariam de descobrir, levantando as hipóteses, o que pensam a respeito de suas perguntas, buscando as fontes de pesquisa, registrando as descobertas e socializando os resultados.

Você também poderá providenciar para mostrar aos alunos, um dossiê, no qual estão contidas todas as etapas de um projeto desenvolvido por sua turma anterior ou por outra turma de outro professor.

 

2ª etapa: Escolha do tema: duas aulas de 60 min cada.

 - Professor, o início do projeto se dá com a escolha do tema com os alunos. O tema poderá também ser sugerido por você, porém, é importante que ele desperte o interesse e a curiosidade dos alunos para que o projeto seja significativo para eles.

1) Instigue seus alunos a pensarem sobre o que querem pesquisar ao longo da semana, oriente-os a conversarem com seus pais também para saber o que eles pensam a respeito. Mas, caso já tenha o tema em mente, leve para sala de aula materiais como: filmes, livros, revistas, vídeos ou outros, que despertem o interesse dos alunos por aquele tema.

2) No dia da escolha do tema, organize sua turma em rodinha, e peça que deem sua opinião sobre o que querem pesquisar. Anote todos os temas na lousa e depois faça a votação para saber qual tema será o ganhador. Outra possibilidade é fazer a votação por escrito, por meio de cédulas, isto poderá gerar uma série de atividades interdisciplinares, pois você vai dialogar com a Matemática, para fazer a tabulação dos votos, com a Língua Portuguesa, para fazer o relatório e com a ética e a cidadania, ao trabalhar o direito de escolha do cidadão, dentre outras.

menina lapis

Veja a seguir alguns exemplos de atividades para esse momento, realizadas com os alunos do 1º ano da Eseba em 2011.

1- Escreva abaixo o nome dos temas de projetos de pesquisa que foram sugeridos pela turma e numere-os:

 

Número

Tema

Número de votos

1

Universo

02

2

Animais marinhos

02

3

Barcos

04

4

Dengue

02

5

Manifestações culturais

07

6

Relógio

01

7

Borboletas

05

8

Pomar

03

 

 

Professor, o gráfico é um importante recurso para tratar as informações e possibilita aos alunos desenvolver habilidades de organização e classificação, por meio da comparação.  Mas, se os seus alunos ainda não têm vivência com gráficos, leve para sala alguns modelos ou solicite que acessem o sítio para que conheçam: http://blogueigoo.blogspot.com/2009/11/sites-para-fazer-graficos-sem-usar.html - consulta realizada em 12/03/2012-  Você poderá utilizar o laptop UCA, mas caso sua escola não faça parte deste projeto, leve revistas, jornais ou leve-os ao laboratório de informática.

Para facilitar a construção do gráfico você poderá fazer uma tabela com o número de colunas necessárias para a quantidade de temas elencados ou utilizar folhas quadriculadas.

 

2 - Represente no gráfico abaixo a quantidade de votos que cada tema recebeu:

 

NÚMERO DE VOTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 X

 

 

 

 

 

 

 

 X

 

 

 

 

 

 

 

 X

 

 X

 

 

 

 X

 

 X

 

 X

 

 

 

 X

 

 X

 

 X

 X

 X

 X

 X

 X

 X

 

 X

 X

 X

 X

 X

 X

 X

 X

 X

TEMAS

1

2

3

4

5

6

7

8

 

3 - Resolução de situações-problema: Agora responda as questões observando o gráfico:

a) Qual o tema mais votado pelos alunos?

b) Quantos votos ele recebeu?

c) Qual o projeto menos votado?

d) Quais projetos receberam o mesmo número de votos?

e) Em qual sugestão você votou? Por quê?

 

Observação: é importante delimitar com seus alunos a especificidade do que será pesquisado, para que o projeto não seja amplo demais e fuja aos objetivos, deixando de ser significativo. Nesse sentido, a partir do projeto sugerido MANIFESTAÇÕES CULTURAIS, delimitamos com eles, a região que gostariam de estudar, no caso a Sudeste que é onde habitam.

Como detonar esse tema com seus alunos?

- Para desenvolver esta pesquisa com seus alunos, você poderá instigá-los sobre o tema da seguinte forma:

- Converse na rodinha sobre as manifestações culturais da região Sudeste, como danças, lendas, festas típicas, dentre outras.

- Deixe que falem. Liste na lousa as manifestações culturais que eles citarem.

- Leve o globo terrestre para a sala de aula ou um mapa e trabalhe com os alunos a localização geográfica da região Sudeste.

- Você também poderá levar objetos em uma caixa surpresa que retratem algumas manifestações culturais da região, como por exemplo:

  • Uma fantasia de carnaval;
  • Um instrumento musical como a viola ou violão;
  • Uma roupa do Congado;
  • Um Cd com músicas, histórias, parlendas cantadas, típicas da região Sudeste.
  • Imagens ou fotos de festas típicas da região Sudeste, como carnaval, festa junina, folia de reis, congado, dentre outras.

 

- Mostre os objetos na rodinha e converse com os alunos sobre eles, deixando que eles emitam opiniões e relacionem os objetos levados às manifestações culturais que eles representam.

- Depois de explorar os objetos, convide seus alunos a pesquisarem sobre a temática.

 

3ª etapa: Justificando o tema

- Nesse momento do projeto, é importante explicar qual a importância de se pesquisar determinado tema, em que o estudo desse tema pode contribuir para o aluno e para as pessoas de modo geral.

- Nesse sentido, questione-os sobre a importância em pesquisar sobre este tema e peça para que registrem.

 menina lapis

Sugestão de atividade para esse momento:

  1. Em rodinha conversamos sobre os motivos pelos quais queremos pesquisar sobre as “Manifestações culturais do sudeste”. Agora desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a importância desta pesquisa, no quadro abaixo:

 

Eu quero estudar sobre as manifestações culturais do Sudeste porque...

 

 

- Após a realização da atividade solicite que socializem suas justificativas.

 

4ª etapa: Problematização

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e discuta com eles sobre a importância desta etapa da pesquisa. Diga-lhes que são as perguntas que eles querem saber que irão conduzir nosso projeto de pesquisa, pois vamos tentar descobrir as respostas para elas.

- Nesse momento do projeto os alunos irão levantar dúvidas e curiosidades que eles querem descobrir sobre o tema em pesquisa.

- Deixe que conversem uns com os outros e, em casa com seus familiares, e depois os organize na rodinha para que cada um exponha a sua curiosidade.

- Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.

- Anote o nome de cada aluno e na frente seu questionamento. As perguntas dos alunos servirão para nortear o percurso do projeto.

Veja a seguir um exemplo, de alguns questionamentos:

 

Aluno

O quero saber sobre o tema?

Alex

Quais danças fazem parte da cultura do Sudeste?

Ana Paula

Quais festas típicas ocorrem no Sudeste?

Angelo

Como surgiu o carnaval?

Arthur

O que é congada?

Bianca

Quais são os pratos típicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo?

Evellyn

O que é folclore?

Gabrielle

O que é uma lenda?

Isabella

Como é a lenda do Saci- pererê?

Marcelo

Quem é o curupira?

 

 menina lapis

Sugestão de atividade para esse momento:

1) Represente sua curiosidade por meio de desenho e escrita:

 

O que eu quero saber sobre as manifestações culturais do Sudeste é...

 

 

 

 

 

 

5ª etapa: Hipóteses

Professor, explore com seus alunos o que são hipóteses. Se necessário, explique-lhes que as hipóteses representam o que pensamos ou sabemos sobre determinado assunto,  que pode ser verdadeiro ou não, por isso temos que estudar, pesquisar, para comprovar ou não a nossa hipótese.

- Nessa fase, os alunos devem descrever o que pensam sobre suas curiosidades e anotarem, pois ao final da pesquisa, eles irão comparar suas hipóteses iniciais sobre suas curiosidades com as conclusões que alcançaram por meio de suas pesquisas.

- Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as hipóteses dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.

Veja um exemplo a seguir:

Questionamento da criança - problema

 

Ana Paula

Quais festas típicas ocorrem no Sudeste?

 

Hipótese da criança sobre seu questionamento?

 

Ana Paula

No Sudeste tem Carnaval, Congada e Festa Junina.

 

 menino tarefa

Sugestão de atividade para esse momento:

Atividade de casa: Pesquise em revistas, jornais ou livros usados figuras ou frases que ilustrem a sua hipótese.

1) Represente sua hipótese por meio de uma colagem e escrita.

 

 

 

 

 

 

 

 

6ª etapa: Fontes de pesquisa

- Para realizar a pesquisa é fundamental definir com os alunos em que meios poderão procurar informações sobre o tema pesquisado. É importante ressaltar com os alunos que, apesar de a internet ser um dos meios mais utilizados atualmente para realizar pesquisas, deve-se ter o cuidado de checar se as fontes são seguras e verdadeiras. Também é preciso utilizar outras fontes de pesquisa.

- Solicite que os alunos realizem uma pesquisa em casa com seus familiares e tragam para a escola materiais falando sobre o tema em estudo, para que possam ir construindo um banco de fontes de pesquisa.

menina lapis

Sugestão de atividade para esse momento:

Questione com eles, onde poderemos pesquisar e descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras ou não. Deixe que falem, mas se esquecerem de alguma fonte importante, conduza os questionamentos para que façam a descoberta. Vejam uma sugestão:

  1. Para descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras vamos pesquisar. Para tanto, utilizaremos várias fontes de pesquisa, algumas delas são:
    • Livros
    • Revistas
    • Internet
    • Fotografias
    • Entrevistas
    • Palestras

 

     2.  Agora responda: qual fonte de pesquisa você mais utiliza?

 

7ª etapa: Execução

- Você irá atuar como mediador do processo de pesquisa e aprendizagem dos alunos. Seu papel é propor situações nas quais os alunos pesquisem, vivenciem e experimentem, na busca de solucionar seus questionamentos, com conhecimentos que eles irão adquirir ao longo da pesquisa. Mas, é necessário inseri-los no processo de decisão, por meio de questionamentos, debates e conversas sobre cada etapa.

- Como iniciar a pesquisa?

- No projeto em questão, iniciamos explorando com os alunos seus conhecimentos prévios sobre algumas manifestações culturais da região Sudeste. Depois, partimos para as pesquisas buscando responder as questões que eles trouxeram. Lembre-se que o que direcionará o projeto são as perguntas dos alunos (a problematização) e nessa etapa busca-se resolver e responder as curiosidades dos mesmos.

menina lapis

Sugestões de atividades para esse momento:

1) Em rodinha converse com os alunos sobre algumas manifestações culturais da região Sudeste. Depois, faça uma lista com as manifestações elencadas pelos alunos e afixe na sala. Estimule-os a falar sobre diferentes formas de manifestações culturais da região como: danças, lendas, parlendas, festas, dentre outras.

Lembre-os que a região Sudeste é composta pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Se precisar recorra ao mapa ou globo terrestre para mostrar a localização geográfica com os alunos.

 menino pesquisa

2) Pesquisa em sala: oriente seus alunos a pesquisarem no material que eles trouxeram para compor o acervo de fontes de pesquisa, ou então na internet, informações e imagens de danças que fazem parte da cultura do Sudeste. Lembre-se de orientá-los sobre o registro das fontes de pesquisa; qual foi o sítio pesquisado e a data de acesso.

 

- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem os sítios de pesquisa por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet), mas se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática.

 No sítio http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/, você encontra informações sobre algumas danças folclóricas típicas da região como: Batuque, Catira (Cateretê), Cana-verde, Caxambu, Jongo, Quadrilha e Fandango.

 No sítio http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-sudeste.htm, você encontrará informações sobre outras danças típicas dessa região como: Congada, Samba de Lenço, Dança de Velhos, Dança de São Gonçalo, Caiapó e Ticumbi.

 

- Os alunos demonstraram interesse pela Congada, veja abaixo as informações que esse sítio aborda sobre essa dança:

 

“Congada – A presença desse bailado popular é assinalada no Brasil colônia e ocorre do Ceará ao Rio Grande do Sul. Na congada existem dois grupos de negros que entram em luta. É a luta do Bem contra o Mal. O Bem é representado pelos cristãos, o Mal é o grupo de mouros. O Bem usa roupa azul, e o mal, vermelha. Há lutas, embaixadas, cantos, e sempre os cristãos vencem os mouros, que são batizados. E todos juntos fazem a festa em louvor a São Benedito, padroeiro dos negros em todo o Brasil. As violas, o canzá (reco-reco), caixas, tambores, acompanham os cantadores.”

 

Imagem da Congada


congada

Fonte: http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-sudeste.htm

acesso em 15/03/2012

 

3) Montando cartazes: divida os alunos em grupos, e solicite que cada grupo escolha uma dança folclórica do Sudeste que pesquisou e monte um cartaz com informações e imagens sobre a mesma. Depois os grupos deverão socializar seus trabalhos.

 menino tarefa

4) Quais festas típicas ocorrem na região Sudeste? Para responder essa questão com os alunos, proponha inicialmente, que eles realizem uma pesquisa com seus familiares sobre o tema. Para tanto, elabore com eles um roteiro de entrevista para ser realizado com um familiar. Aproveite para trabalhar esse gênero textual e suas características. Veja um exemplo de roteiro de entrevista abaixo:

Entrevistado:________________________________________________________

Idade:________Cidade onde nasceu: ____________________________________

 

Roteiro de entrevista:

·Quais festas da região Sudeste você conhece ou já ouviu falar?

·Você costuma participar de alguma dessas festas típicas?

·Qual?

·Por quê?

·Como é essa festa típica?

·Você sabe como ela surgiu? Se não, que tal pesquisarmos um pouco sobre ela, para que eu possa socializar com meus colegas de sala as informações que descobrimos?

 

- Se a sua escola participa do projeto UCA, eles poderão utilizar os laptops  acessando a Webcam (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) para registrar a entrevista, por meio de fotos e/ou filmagem, mas caso sua escola não participe do UCA, eles poderão utilizar uma máquina digital e fotografar a atividade. As fotos serão úteis para a socialização dos resultados da pesquisa.

- A criança poderá fazer um relatório sobre as informações pesquisadas e levar para montar um mural na sala, ou então ela poderá imprimir ou recortar as informações do meio em que pesquisou e organizá-las em seu Dossiê ou Portfólio, ilustrando com as fotos.

 menina lapis

5) Socialização da entrevista: deixe com que os alunos leiam o resultado das entrevistas na rodinha e também as informações que eles pesquisaram. Anote na lousa, as festas típicas que os pais disseram participar ou gostar mais. E marque na frente de seus nomes quantas vezes essa festa foi citada, em seguida proponha a confecção de um gráfico retratando as festas típicas preferidas dos familiares da turma. Veja abaixo um exemplo:

 

NÚMERO DE VOTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 X

 

 

 

 

 X

 

 

 

 

 X

 X

 

 

 X

 X

 X

 

 

 X

 X

 X

 X

 X

 X

 X

 X

 X

 X

 X

 X

 X

 X

FESTAS TÍPICAS

RODEIOS

FOLIA DE REIS

FESTA JUNINA

CONGADA

CARNAVAL

 

- Você poderá montar um painel na sala com as pesquisas realizadas pelos alunos e seus familiares, sobre a origem da festa típica que eles participam.

 

6) Pesquisa Histórica: no presente projeto, uma das curiosidades dos alunos foi “Como surgiu o Carnaval”. Caso essa dúvida não tenha sido contemplada na pesquisa realizada por eles e seus familiares você poderá pesquisar e trazer para o grupo um texto expositivo que fale sobre essa curiosidade.

 

Como surgiu o Carnaval?

O que é?

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

História do Carnaval 

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.

No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/carnaval/

acesso em 15/03/2012

  

- Você poderá trabalhar a interpretação do texto com seus alunos.

Interpretação de texto:

·O que é o carnaval?

·Como ele surgiu?

·Essa festa foi trazida para o Brasil inspirada em quais países de acordo com historiadores?

·Quando começaram a aparecer os primeiros blocos carnavalescos no Brasil?

·Faça um desenho representando essa festa.

 

- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, eles poderão fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint  (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão em uma folha A4 ou no caderno de projetos.

- Caso os alunos demonstrem interesse em aprofundar suas pesquisas sobre o carnaval, segue abaixo algumas sugestões de livros sobre o tema:

Livros sobre o Carnaval

Almanaque do Carnaval - A História do Carnaval, o que Ouvir, o que Ler, Onde Curtir
   Autor: Diniz, André
   Editora: Jorge Zahar

As Marchinhas de Carnaval - Antologia Musical Popular Brasileira
   Autor: Lapiccirella, Roberto
   Editora: Musa

Inventando Carnavais - O Surgimento do Carnaval
   Autor: Ferreira, Felipe
   Editora: UFRJ

Carnaval
   Autor: Edinger, Claudio
   Editora: Dorea Books

Carnaval
   Autor: Brandão, Toni
   Editora: Studio Nobel

Carnaval - Cores e Movimentos
   Autor: Mattotti, Lorenzo
   Editora: Casa 21 Sinapse Pro

Carnaval Brasileiro - O Vivido e o Mito
   Autor: Queiroz, Maria I. P.
   Editora: Brasiliense

Fonte: http://www.suapesquisa.com/carnaval/livros_carnaval.htm  acesso em 15/03/2012

 

- Se em sua região o carnaval for uma festa típica, você poderá convidar alguém ligado a festa em sua cidade para palestrar aos alunos sobre como surgiu essa festa em sua cidade, como ela era antigamente e como é na atualidade.

 

7) Quais são os pratos típicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo? Converse com seus alunos na rodinha e pergunte a eles quais os pratos típicos da região Sudeste que eles costumam comer ou já comeram. No caso dos nossos alunos partimos dos pratos que comemos no nosso município, já que ele está localizado no estado de Minas Gerais.

menino pesquisa

Em seguida, oriente-os a realizarem pesquisas na internet, buscando informações e imagens sobre os pratos típicos dos estados que compõe a região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Depois eles poderão ler uns para os outros as informações que encontrarem.

- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessemos sítios de pesquisa por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet), mas se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática.

- Eles também poderão pesquisar em revistas, livros e outros materiais que trouxeram de casa para compor as fontes de pesquisa.

O sítio http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-sudeste.htm,  encontramos a seguinte informação:

“A culinária do Sudeste é bem diversificada e apresenta forte influência do índio, do escravo e dos diversos imigrantes europeus e asiáticos. Entre os pratos típicos se destacam a moqueca capixaba, feita com tintura de urucum (ES); pão de queijo, feijão tropeiro, carne de porco servida com couve, quiabo, milho ou mandioca (MG); feijoada, aipim frito, bolinho de bacalhau, picadinho (RJ); virado à paulista, cuscuz paulista, farofa, pizza (SP).”

 

- Depois de os alunos realizarem a pesquisa e socializarem, proponha uma atividade de registro, veja um exemplo:

 

ESTADO

PRATO TÍPICO

INGREDIENTES PRINCIPAIS

MINAS GERAIS

 PÃO DE QUEIJO

 

QUEIJO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outra sugestão:

  • Numere as comidas, de acordo com o estado do qual ela é típica:

 

(1) São Paulo                                                   (   ) Moqueca capixaba

(2) Rio de Janeiro                                            (   ) Pizza

(3) Mina Gerais                                                (   ) Bolinho de Bacalhau

(4) Espírito Santo                                             (   ) Feijão tropeiro

 

8) Que tal realizar uma receita da região Sudeste com os alunos? Depois de fazer a atividade anterior solicite que eles façam uma votação e escolham um prato típico para ser preparado por vocês na escola. Caso prefira, você poderá convidar um familiar para realizar a receita com sua turma na escola, ou até mesmo, providenciar os ingredientes e solicitar que a cozinheira de sua escola realize essa receita com os alunos e você na cozinha. Oriente os alunos a escolherem um prato mais fácil e rápido de ser preparado, se possível pesquise com eles as receitas de alguns pratos típicos de cada estado e leve para que eles possam decidir qual seria mais viável de ser preparado na escola. Aproveite esse momento para trabalhar o gênero textual receita.

 

Veja um exemplo:

Pão de queijo mineiro

- - -  -  

pão de 

 

Fonte da imgem: http://www.baixaki.com.br/papel-de-parede/14045-pao-de-queijo.htm   acesso em 15/03/2012

Ingredientes:

  • 4 copos (americanos) de polvilho doce (500g)

  • 1 colher de (sopa) ou sal a gosto

  • 2 copos (americano) de leite (300ml)

  • 1 copo (americano) de óleo (150 ml)

  • 2 ovos grandes ou 3 pequenos

  • 4 copos (americano) de queijo Minas, meia cura, ralado

  • Óleo para untar

 

        Modo de preparo:

  1. Colocar o polvilho em uma tigela grande;

  2. Aquecer o sal, o leite e o óleo;

  3. Quando ferver escaldar o polvilho com essa mistura, mexer muito bem para desfazer pelotinhas;

  4. Deixe esfriar;

  5. Acrescentar os ovos um a um, alternando com o queijo e sovando bem após cada adição;

  6. Untar as mãos com óleo, se necessário;

  7. Enrolar bolinhos de 2 (cm) de diâmetro e colocá-los em uma assadeira untada;

  8. Levar ao forno médio (180º), pré-quecido;

  9. Assar até ficarem douradinhos.

Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/2228-pao-de-queijo-mineiro.html  acesso em 15/03/2012

 

 

- Solicite que fotografem ou filmem esse momento utilizando a Webcam localizada na área de trabalho dos laptops de seus alunos ou utilizem uma máquina fotográfica digital.

 

9) O que é Folclore?

Pesquisa em sala: oriente seus alunos a pesquisarem no material que eles trouxeram para compor o acervo de fontes de pesquisa, ou então na internet, informações como:

·O que é folclore?

·O que são lendas?

  menino pesquisa

- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessemos sítios de pesquisa por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet), mas se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática.

- No sítio http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm, você encontra as seguintes informações sobre o que é folclore, o que são lendas e mitos, e também encontra uma lista de lendas que podem ser trabalhadas com seus alunos. Veja o texto a seguir:

  

 

O que é Folclore

Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.

Curiosidades:

- É comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil, o Dia do Folclore.

- A palavra folclore é de origem inglesa. A termo "folk", em inglês, significa povo, enquanto "lore" significa cultura.

- Muitas festas populares, que ocorrem no mês de Agosto, possuem temas folclóricos como destaque e também fazem parte da cultura popular.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm

 acesso em 15/03/2012

 

- Veja abaixo outra definição de folclore encontrada no sítio:   http://varaldofolclore.blogspot.com.br/2008/05/parlenda-iii.htm  acesso em 15/03/2012

 

FOLCLORE


O termo folclore vem de uma palavra criada pelo inglês WILLIAN JONH THOMAS, a 22 de agosto de 1846

FOLK - povo
LORE - conhecimento, saber

Folclore é o conjunto de tradições, conhecimentos populares, lendas, músicas, adivinhações, provérbios, brincadeiras, jogos, artesanato e muito mais.

Ciência que cuida das tradições, usos e costumes dos povos. Saber do povo transmitido de geração a geração para explicar fenômenos naturais, forças desconhecidas ou para contar passagens importantes da História. As pessoas comuns de todas as raças, povos e religiões criaram mitos, lendas, danças, hábitos e tradições.

No Brasil, as fontes de folclore foram das três correntes étnicas que contribuíram para a sua formação: o português, o indígena e o negro, tornando assim uma cultura bem diversificada e rica.

Fonte: http://varaldofolclore.blogspot.com.br/2008/05/parlenda-iii.htm  acesso em 15/03/2012

 

 - Depois de realizar a pesquisa com seus alunos, proponha um diálogo para que eles expliquem o que entenderam sobre folclore, lendas e mitos.

- Em seguida, como sugerimos que os alunos registrem por meio de uma produção de texto o que compreenderam sobre:

  • Folclore

  • Lendas

  • Mitos

 

- Faça também uma lista de lendas que os alunos querem conhecer ou já conhecem.

 

10) Explorando lendas folclóricas: que tal levar uma lenda para trabalhar com sua turma...

- Na aula anterior os alunos descobriram que lendas são histórias passadas oralmente pelas pessoas durante os tempos. Você poderá levar uma lenda, ou livro de lendas em uma caixa surpresa para trabalhar com seus alunos.

- Conte a lenda para seus alunos e para isso, crie um ambiente na sala, propicio para a contação da história. Leve objetos para utilizar durante a contação de histórias como, por exemplo, um cachimbo e um gorro vermelho para contar a lenda do Saci-pererê.

- No sítio http://www.youtube.com/watch?v=QxK78Cts3Jo, você encontra um vídeo contando a lenda do Saci-pererê - acesso em 15/03/2012

 

- No sítio http://www.youtube.com/watch?v=GOxtlplmDs0, você encontra um vídeo de um fazendeiro contando a lenda do Saci, suas travessuras e características.

 

- Depois de trabalhar a lenda proponha atividades de registro como:

·Produção de texto recontando a lenda;

·Desenho do personagem lendário;

·Explorar as características e atitudes do personagem;

·Interpretação de texto a partir da lenda;

·Dentre outras.

 

Imagem do Saci - Pererê - Fonte: http://www.brasilescola.com/folclore/saci-perere.htm  - acesso em 15/03/2012

 

saci

 

Você também poderá explorar uma música sobre o Saci, para tanto acesse o vídeo “"Saci Pererê", Jorge Ben (Pirlimpimpim, 1982)”, no sítio  http://www.youtube.com/watch?v=lGh8iCx7FaI e assista ao vídeo com seus alunos.

- No sítio http://jorge-ben-jor.musicas.mus.br/letras/86153/, você encontra a letra da música ‘Sasaci Pererê', de Jorge Bem Jor, para explorar com seus alunos. Veja abaixo uma sugestão:

 

 Letra da Música

Sasaci Pererê (Jorge Ben Jor)

Sasaci Sasaci Pererê
Saci, Saci Pererê
Pula, brinca e joga
Que eu quero ver

Dona Cuca vai querer fazer
Uma aposta com você
E essa aposta
Você vai ter que ganhar
Não pode perder não pode perder

Sasaci Sasaci Pererê
Saci, Saci Pererê
Pula, brinca e joga
Que eu quero ver

Pererê, Pererê
Dona Cuca vai querer
Que você aposte
O seu cachimbo e seu chapéu mágico
Contra uma torta de giló, melancia e alho
Cuidado Saci, cuidado com a toca
Treine bem e não se compromete
Pois esta aposta consiste
Em que você ande
Pelo sítio de patinete
Saci Pererê, Saci Pererê

Fonte: http://jorge-ben-jor.musicas.mus.br/letras/86153/

acesso em 15/03/2012

 

Sugestão de atividade explorando a letra da música:

·Sobre qual personagem fala a música?

·O que a Cuca vai querer fazer com o Saci de acordo com a música?

·Em que a aposta da Cuca com o Saci consiste?

·Quem é o autor da música?

·Circule na letra da música palavras que rimam com Patinete.

 

- Aborde essa e outras lendas com os alunos para que eles ampliem seu repertório cultural sobre o tema.

 

8ª etapa: Conclusões e depuração de hipóteses

- Nesse momento do projeto, os alunos deverão voltar em suas perguntas e hipóteses iniciais e compararem com o resultado de suas pesquisas, e então verificar se sua hipótese estava correta ou não. Em seguida, deverão sistematizar as respostas das perguntas iniciais para compor a conclusão em seu relatório. Veja um exemplo:

 

Aluno

Problema

Hipótese

Conclusão

Evellyn

O que é folclore?

São histórias que as pessoas contam.

Folclore é o conjunto de tradições, conhecimentos populares, lendas, músicas, adivinhações, provérbios, brincadeiras, jogos, artesanato e muito mais.

 

9ª etapa: Apresentação e exposição

- Nessa fase você irá organizar com seus alunos uma forma de socializar suas descobertas sobre os temas trabalhados na pesquisa. Pode ser uma apresentação cultural, uma feira expositiva com cartazes, maquetes, materiais característicos do tema em pesquisa, dentre outros, o que importa é socializar com os familiares e outras turmas da escola, o que eles aprenderam durante a pesquisa.

- Nesse projeto, sugerimos como forma de socializar os resultados, uma apresentação teatral, na qual os alunos decidiram encenar as lendas que eles conheceram. Dessa forma, cada grupo ficou responsável por encenar uma lenda.

 

Organizando a apresentação teatral: Manifestações culturais: lendas e mais lendas...

- Professor, lembre-se de retomar com os alunos as lendas que foram trabalhadas, as características de cada personagem e suas histórias.

- Confeccione também murais e cartazes com trabalhos e fotos dos alunos retratando o processo de pesquisa e suas descobertas.

- Ensaie as apresentações, e construa junto com eles enfeites para compor o cenário e vestuário para a apresentação.

- Confeccione com seus alunos os convites para serem enviados aos seus familiares e as outras turmas da escola. Aproveite esse momento para trabalhar com eles as características desse gênero textual;

- Registre o momento da apresentação.

-Se o Dossiê ou portfólio do projeto já estiver concluído, deixe-o exposto para que os visitantes possam analisá-los e dar sua opinião, para isso mantenha ao lado um bloco ou folhas e lápis para o registro. 

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas durante o projeto de pesquisa. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles compreenderam como se realiza uma pesquisa, se fizeram suas pesquisas de forma autônoma e participaram das situações propostas. Analise se conheceram manifestações culturais da região Sudeste, descobrindo suas origens, se ampliaram seu repertório sobre lendas, danças, e comidas típicas da região Sudeste e se envolveram na apresentação teatral demonstrando conhecimentos sobre o tema estudado. Observe ainda se desenvolveram habilidades de leitura, escuta e respeito a fala dos colegas, resolveram situações-problema e reconheceram a estrutura de gêneros textuais como receita, texto expositivo, roteiro de entrevista, música, dentre outros. 

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