Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As questões ambientais da escola: conhecer pode transformar?

 

16/04/2012

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina Montes Gumerato Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituais

Compreender o que é Meio Ambiente;

Reconhecer os aspectos e características do Meio Ambiente da escola;

Identificar o papel da sociedade na organização e reorganização do Meio Ambiente.

  • Procedimentais

Observar, coletar e organizar informações sobre o Meio Ambiente da escola;

Utilizar as o conhecimento sobre Meio Ambiente para estabelecer analises de outros lugares.

  • Atitudinais

Conscientizar da importância do desenvolvimento de atitudes corretas para a melhoria do Meio Ambiente da escola;

Exercitar o respeito ao Meio Ambiente, participando e desenvolvendo ações que possibilite atuar com a intenção de solucionar os problemas diagnosticados.  

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O tema transversal Meio Ambiente, problemática presente na realidade vivida pelo aluno, deve ser trabalhado em diversas disciplinas do currículo escolar, tal proposta tem como intenção criar espaços de pesquisa que possibilite uma intervenção positiva no lugar em que os alunos estão inseridos. Para a realização das atividades, faz-se necessário que os alunos tenham a noção da categoria geográfica Lugar, para que percebam que os seres humanos ocupam diferentes lugares do espaço geográfico e que através de suas ações interferem no Meio Ambiente. Para tanto, faz-se necessário possibilitar aos alunos momentos de observação, analise e reflexão da paisagem do lugar em que estão inseridos, consideramos que o desenvolvimento de atividades de pesquisa é fundamental dentro do processo de ensino. Com esse tipo de atividade, o aluno tem a chance de construir seu conhecimento a partir do que ele percebe, interpreta e propõe como possibilidade de mudança. A estrutura de projeto de pesquisa tem a intenção de contribuir com a prática docente, mas deve ser revista e contextualizada levando em consideração a realidade local, a proposta de trabalho tem a intenção de apresentar um caminho possível para provocar a discussão no ambiente escolar. Vale ressaltar que as questões ambientais diagnosticadas no ambiente escolar poderão ser diferentes.

Estratégias e recursos da aula

PESQUISA 

 

Tema: Meio Ambiente da escola

 

Problematização do Tema:

  1. O que é Meio Ambiente?
  2. Como está o Meio Ambiente da escola?
  3. O que é possível fazer para melhorar o Meio Ambiente da escola?

 

Objetivos da Pesquisa:

  1. Reconhecer o que Meio Ambiente;
  2. Identificar como o Meio Ambiente da escola está organizado e sendo utilizado;
  3. Estimular práticas individuais e coletivas que levem a melhoria do Meio Ambiente da escola.

 

Hipóteses da Pesquisa:

  1. Meio Ambiente é o lugar ocupado pelos seres vivos;
  2. O Meio Ambiente da escola está sendo apropriado de maneira adequada;
  3. Para melhorar o Meio Ambiente da escola é necessário à colaboração de todos.

 

Execução da Pesquisa:

Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos podem contar com diferentes recursos como o computador com acesso à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas que são vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA).

Professor(a), para discutir o tema Meio Ambiente é necessário provocar nos alunos o interesse por conhecer o lugar que estudam para que percebam como os diferentes espaços tem sido apropriados e analisem suas ações sob o mesmo.

 

Primeiro Momento

1. Proporcione um momento de reflexão sobre a responsabilidade de todos com o Meio Ambiente, provoque discussões à partir da apresentação do vídeo que tem como objetivo:  

"Possibilitar que os alunos debatam sobre a aplicação da educação ambiental no ambiente escolar dando exemplos de como esta pode ser realizada dentro e fora da sala de aula".
 
 

 

 

Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/3739/Cuide%20do%20Planeta.avi?sequence=1

 

2. Em sala, realize com os alunos a dinâmica Tempestade Cerebral (Brainstorming, em inglês), técnica de dinâmica de grupo que tem por objetivo explorar as potencialidades e provocar sensações diante de determinadas situações. No quadro, escreva a palavra MEIO AMBIENTE, solicite que, com uma palavra, digam o que para eles significa. Escreva no quadro, as palavras que forem surgindo ou possibilite que cada aluno registre seu pensamento. Depois, analisem as palavras que foram apresentadas e reflitam sobre a relação das mesmas com o Meio Ambiente.

 

 

TEMPESTADE CEREBRAL

Imagem: Tempestade Cerebral

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_SjBUFj3jDSY/RzbtEj_AyDI/AAAAAAAACuA/qUYtMd--oj8/s400/tempestade_cerebral.jpg

Acesso em: 18 de março de 2012

 

3. Convide os alunos a pesquisarem em fontes diversas o que significa Meio Ambiente; como sugestão, ver definição em: http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx . Procure sistematizar as informações de maneira que os alunos compreendam o conceito. Anote as dúvidas espontâneas que possam surgir e, a partir dessas dúvidas, procure estabelecer objetivos para as próximas aulas.

4. Tendo como referência as atividades realizadas (Tempestade Cerebral e a pesquisa sobre o conceito de Meio Ambiente) solicite que os alunos elaborem um texto refletindo sobre o conceito de Meio Ambiente. O texto poderá ser elaborado em meio digital, usando como ferramenta o computador.

 

produção texto

Imagem: Criança produzindo texto

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-P7yN2V5gczU/TlwJqfTARwI/AAAAAAAAAgE/yqOb5tpyNzo/s1600/produzindo+textos+4.jpg

Acesso em: 18 de março de 2012

 

Segundo Momento

O Meio Ambiente, envolve todos os elementos vivos e não-vivos do planeta, que interferem na organização dos escossistemas e na vida dos seres humanos. No Brasil, a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), Lei n. 6938 de 1981, define como "o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas". Assim, Meio Ambiente é tudo que está ao nosso redor, natural ou humanizado. 

1. Organize com os alunos uma atividade de campo pela escola, solicite que levem material para registro (caderno para anotações, câmera fotográfica, entre outros). A atividade tem como objetivo evidenciar a importância de conhecer o Meio Ambiente próximo. A observação deverá ser livre, sem nenhum direcionamento, em um primeiro momento, espera-se que os alunos, durante as observações, reflitam sobre as questões ambientais com as quais estão se deparando no interior da escola. Usando os recursos disponíveis, solicite que registrem as observações que forem realizando sobre o que mais chamou a atenção.

 

interior escola boa

Imagem: Espaço interior da escola

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-Agg2aoe-krk/Tfjj14HJZhI/AAAAAAAAAHk/qEtpf8Dg288/s1600/Escola-Interior2.jpg

Acesso em: 18 de março de 2012

 

objetivo

Imagem: Espaço interior da escola

Disponível em: http://static.photaki.com/patio-da-escola-o-objetivo_132587.jpg

Acesso em: 18 de março de 2012

 

2. Em sala é o momento de compartilhar as observações realizadas. Primeiro, possibilite que cada aluno fale sobre o que observou, apresente seu ponto de vista sobre o Meio Ambiente da escola. Procure registrar as observações em um quadro, sugere-se:

 MEIO AMBIENTE DA ESCOLA

O QUE É BOM O QUE PODE MELHORAR

 

 

 

 

 

 

 

3. Utilize a planta da escola, nesta representação cartográfica é possível localizar e identificar as observações realizadas. Posteriormente, sugere-se que utilizando símbolos ou cores diferentes localizem o que foi considerado bom e o que pode melhorar. Esta atividade poderá ser realizada de maneira interdisciplinar com a Geografia.

Professor(a), converse com os alunos sobre as contradições existentes na relação homem e natureza, que foram provocadas, principalmente, pelo desenvolvimento industrial e o processo de urbanização. O homem passou a ter uma relação de dominação sob a natureza, afastando-se da mesma. Evidencie a necessidade de resgatar tal relação para que o homem sinta que faz parte e seja responsável pelo Meio Ambiente. 

 

Terceiro Momento

Aplicação dos conhecimentos produzidos

Professor(a), após o levantamento sobre o Meio Ambiente da escola. Solicite aos alunos que se organizem em grupos (até quatro alunos), e juntos reflitam sobre os problemas diagnosticados. Reflitam sobre:

  • O que precisa melhorar?
  • O que é possível fazer?
  • Como fazer?
  • Que resultados pretende-se alcançar?

Posteriormente, deverão elaborar um plano de ação para colocar em prática as ideias do grupo em relação à melhoria do Meio Ambiente da escola, poderão:

• Promover uma peça teatral;
• Elaborar cartazes e folders para divulgar os problemas diagnosticados;
• Organizar ações de limpeza e conservação envolvendo todos os alunos da escola;
• Arborizar os espaços da escola;
• Desenvolver atividades de orientação sobre as ações corretas que possibililitam a melhoria e a manutenção do meio ambiente com qualidade;
• Produçao de textos, poesias e notícias para divulgar as atividades do grupo;
• Dentre outras ações que poderão ser desenvolvidas. 

 

grupo

Imagem: Conversando com o grupo

Disponível em: http://www.escolainternacional.com.br/imgdin/DSC04429.JPG

Acesso em: 18 de março de 2012

 

As atividades abordando o Tema Tranversal Meio Ambiente poderá ser desenvolvida de maneira interdisciplinar com as disciplinas de Língua Portuguesa, para a produção dos materiais, Ciências para estudar as questões que envolvem os seres vivos, Geografia para localizar os fatos e fenômenos, dentre outros. 

Avaliação/Conclusão

Os alunos deverão observar, por um determinado período, se as ações provocarão alterações no Meio Ambiente da escola. Dessa maneira, poderão reavaliar as proposições realizadas.Para tanto, promovam um debate sobre o que foi feito e o que ainda poderá ser feito para evitar os problemas ambientais no interior da escola. Se necessário, encaminhem um relatório para a direção da escola apresentado as observações e solicitações. 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cuide do planeta Vídeo
Recursos Complementares

Sugestão de pesquisa e leitura para o professor(a)

Conceito de Meio Ambiente de Fernando Rebouças.

Disponível em:  http://www.infoescola.com/geografia/conceito-de-meio-ambiente/

Acesso em: 18 de março de 2012

Ecologia Urbana: o caminho para uma sociedade sustentável.

Disponível em: http://www.ecologiaurbana.com.br/conscientizacao/meio-ambiente-sustentabilidade/

Acesso em: 18 de março de 2012 

Disponível em: http://www.parquedaciencia.com.br/sitemm/roteiros/escolaemeioambiente.pdf

 Acesso em: 18 de março de 2012 

Meio Ambiente

Disponível em: http://meioambienteportalprofessor.wordpress.com/

 Acesso em: 12 de abril de 2012 

 

Sugestão de pesquisa e leitura para o aluno(a)

Planeta em perigo (Disponível em: http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/poluicao.htm

Acesso em: 18 de março de 2012 

Avaliação

Ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:

  1.  A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. A capacidade de reconhecer que os seres humanos fazem parte do Meio Ambiente;
  3. A possibilidade de compreender que os seres humanos provocam impactos no Meio Ambiente;
  4. O interesse em desenvolver atividades, de maneira colaborativa, que possibilitem a sensibilização para os problemas ambientais; 
  5. O uso dos diferentes recursos tecnológicos que contribuem para o estudo do Meio Ambiente.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 5/10 - 50%
  • Quatro estrelas 4/10 - 40%
  • Três estrelas 1/10 - 10%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.