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Pluralidade cultural e desigualdade social: conceitos que se complementam

 

16/04/2012

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio Filosofia Ética
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender os conceitos: pluralidade cultural e desigualdade social, em suas distinções e aproximações;
  • Aprender a contextualizar as utilizações dos conceitos e identificar como eles se materializam na vida social, no decorrer de uma pesquisa em caráter de iniciação científica;
  • Identificar as diversas fontes de pesquisa (bibliográficas, filmes, textos etc.), utilizando metodologia de pesquisa;
Duração das atividades
13 aulas de 50 minutos / Total: 650 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 - O que eles sabem sobre pluralidade cultural e desigualdade social?

1. Num primeiro momento, o professor deve iniciar a estratégia de ensino com uma sondagem junto aos alunos, no intuito de promover um debate acerca do tema, bem como identificar os conhecimentos prévios da turma em relação ao que compreendem sobre pluralidade cultural e desigualdade social.

Para identificar o conhecimento prévio do aluno em relação ao tema, divida-os em grupos (máximo 05) e coloque-os diante de situações problemas para o grupo resolver. A partir das respostas dos problemas colocados, o professor terá uma noção dos conhecimentos dos alunos referente aos dois conceitos.

Sugestões de situações problemas:

Fonte Google Imagens (clique para link)

plural cult 1  a) Marcos e Juliano convivem na mesma escola (no Rio de Janeiro/RJ) e fazem parte da mesma turma, o primeiro é angolano (nascido da Angola com pai do mesmo país e mãe nigeriana), o segundo é nascido no Brasil, no entanto os pais são radicados da Espanha. Nessa sala, segundo eles, ainda existem cinco colegas que possuem pais, mães e/ou avós, originados de outros países. Agora responda: em seu ponto de vista, a situação de Marcos e Juliano representa um exemplo de... pluralidade cultural, desigualdade social, ou os dois?

Fonte Google Imagens (clique para link)

desig social1  b) Flávia e Érica moram no bairro Patrimônio, um dos primeiros da cidade de Uberlândia/MG, ambas são excelentes alunas. A primeira é filha de um casal de médicos que trabalham para Universidade Federal local, e estuda num dos colégios particulares mais renomados da cidade. A segunda mora somente com a mãe, que dedica toda sua vida para cuidar de Érica e mais dois irmãos, trabalhando como secretária da mãe de Flávia, que estuda numa escola pública da cidade. Flávia e Érica são muito amigas desde crianças, e pretendem prestar vestibular juntas para Medicina Veterinária, pois tem um gosto em comum: animais. Agora responda: em sua opinião, o exemplo apresentado retrata uma situação de...pluralidade cultural, desigualdade social ou os dois?

 

2. O professor deverá pedir que cada grupo responda os problemas, e depois socializem as respostas para os demais em uma roda de discussão. Além das respostas, eles deverão se posicionar em relação aos seguintes aspectos relacionados aos conceitos de pluralidade cultural e desigualdade social:

a) Você confunde esses conceitos? Por quê?

b) Acha tais conceitos difíceis? Por quê?

Posteriormente, ainda nesta aula, o professor fará o seguinte convite à turma:

Independente de nós confundirmos ou os acharmos difíceis, são conceitos muito utilizados na escola, vamos fazer uma pesquisa para esclarecê-los?

Obs: Essas considerações também devem ser devidamente registradas nos cadernos dos alunos para que sejam comparadas, ao final da estratégia de ensino, com os conhecimentos adquiridos com a pesquisa.

 

Aula 2, 3 e 4: Organização da pesquisa a partir do seu planejamento: o projeto

1. Após a discussão, o professor organizará com a turma a realização de um projeto de pesquisa sobre o tema proposto: Pluralidade cultural e desigualdade social.

O professor solicitará que cada grupo se organize para elencar perguntas, cada aluno irá sugerir uma para sua equipe, e, ao final, cada grupo poderá sugerir apenas uma pergunta para ser respondida.

Ao final da dinâmica, se tivermos, por exemplo, 05 grupos, teremos o total de 05 perguntas. Dependendo do interesse do grupo, ou mesmo da disponibilidade de tempo e de número de aulas para a pesquisa, será necessária a escolha (por consenso ou votação) de apenas uma pergunta para os pesquisadores iniciantes busquem respostas durante a atividade da pesquisa. Essa pergunta transformar-se-á em nosso problema de pesquisa.

Sugestão de pergunta: Os conceitos de pluralidade cultural e desigualdade social se afastam ou se complementam?

Sugestão de problema de pesquisa: Quais os conceitos e definições de pluralidade cultural e desigualdade social existentes e como elas se manifestam na sociedade?

 

2. Na continuação da construção do projeto, após a definição do tema e problema, o professor solicitará aos alunos que realizem um estudo para identificar as etapas de uma pesquisa. Os alunos devem realizar essa investigação solicitada até a próxima aula. A intenção é que no próximo encontro, os alunos tragam dúvidas sobre o que consiste e como se realiza uma pesquisa, de modo que o aprendizado seja construído a partir de seus questionamentos.

Sugestões de fontes de pesquisa para acesso dos alunos:

http://www.pucrs.campus2.br/~jiani/metodologia/16demaio.pdf, acesso em 22/03/2012

http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml, acesso em 22/03/2012

 

3. Posteriormente, promover um momento para que os alunos apresentem suas impressões e dúvidas sobre o que consiste uma pesquisa, de modo que identifiquem os aspectos já conhecidos, bem como o que foi “novo” a partir do estudo realizado pela tarefa de casa que lhes foi atribuída.

Em seguida, o professor pode apresentar a estrutura das etapas de uma pesquisa em slides.

  • Promover a delimitação do tema;
  • Realizar o levantamento da situação-problema e objetivos;
  • Definir a justificativa da pesquisa, e as questões que encaminharão a investigação da situação problema;
  • Definir as fontes de pesquisa.

As definições sobre o que consiste cada uma destas etapas podem ser complementadas ao longo da aula, em conjunto com os alunos, a partir do que eles estudaram.

4. De posse dessas definições, o professor orientará os alunos quanto à organização da turma para a realização da pesquisa:

  • A turma pode continuar dividida em grupos de 5 alunos (os mesmos organizados na primeira aula), e cada grupo deve ter um componente responsável pelo registro das etapas da pesquisa  das dificuldades enfrentadas, das impressões etc. (deve haver revezamento nessa função). Esse registro será útil para a realização do Fórum de Discussão que será apresentado adiante.

Obs: O professor pode organizar-se com os alunos para orientar os grupos no desenvolvimento do projeto de pesquisa. Isso pode ocorrer conforme a disponibilidade de tempo, seja em períodos extra turno, ou também pode ser reservadas 2 ou 3 aulas para orientar os grupos.

A partir da estruturação do projeto, cada grupo se comprometerá a complementar a redação do mesmo, com base nos referenciais por eles estudados, principalmente a elaboração de justificativa. O professor organizará escalas de elaboração, para que cada grupo reúna extraclasse, para fazer a tarefa. Um representante do grupo enviará por correio eletrônico (email) o texto da tarefa para receber contribuições dos demais colegas.

5. Cada grupo terá um dia para trabalhar, e redigirá o texto em uma cor escolhida por eles, as contribuições dos demais quando forem acréscimos devem ser redigidas diretamente no texto em outra cor, quando forem supressões deve ser marcadas com sublinhado. Com essas “legendas” o professor, quando fizer a síntese final do projeto, saberá (pela cor do texto) quais foram as contribuições de cada grupo.

A síntese do projeto deve ser apresentada pelo professor (em data show ou retroprojetor) na aula subsequente ao envio das contribuições do último grupo.

Sugestão de escalas:

Dia da semana Grupo Cor da fonte do texto
2ª Feira Grupo 01 Preta
3ª Feira Grupo 02 Azul
4ª Feira Grupo 03 Verde
5ª Feira Grupo 04 Marrom
6ª Feira Grupo 05 Laranja

 

6. Na aula seguinte, apresentar a síntese do projeto, finalizá-lo coletivamente e anunciar a próxima etapa da pesquisa: coleta das fontes.

 

Aula 5 e 6: Primeira etapa da pesquisa: coleta e exploração das fontes

1. A primeira etapa consiste na coleta e exploração das fontes referentes aos conceitos de pluralidade cultural e a desigualdade social.

As fontes possíveis de serem encontradas são diversas, tais como:

a) Identificar conceitos em dicionários e analisar textos que abordam os temas da pesquisa:

(clique nas imagens para acessar seus links)

fonte 1 texto2

Fonte Google Imagens, acesso em 22/03/2012

Sugestões de sites com textos sobre o tema:

http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=10&id_subtema=1, acesso em 22/03/2012

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf, acesso em 22/03/2012

http://www.scielo.br/pdf/%0D/cp/n111/n111a07.pdf, acesso em 22/03/2012

 

b) Imagens e vídeos relacionados aos temas:

  fonte imag 1 

Fonte Google Imagens, acesso em 22/03/2012

Sugestões de sites de vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=pAQiqmaPnnQ, acesso em 22/03/2012

http://www.youtube.com/watch?v=VOLy04zEeK8&feature=related, acesso em 22/03/2012

Sugestão de recurso do Portal:

 

 

 

 

c) Sites e blogs com conteúdos específicos relacionados ao tema.         

 fontes sites

Fonte Google Imagens, acesso em 22/03/2012

Sugestões de sites e blogs:

http://www.massacultural.com/, acesso em 22/03/2012

http://blogs.cultura.gov.br/, acesso em 22/03/2012

http://www.brasilcultura.com.br/, acesso em 22/03/2012

Cada grupo ficará responsável por identificar duas fontes de cada uma das modalidades acima, e fará uma pequena apresentação sobre as mesmas na próxima aula.

2. Na aula seguinte, iniciar pela apresentação das fontes identificadas por cada grupo. O objetivo é que a turma, com mediação do professor, selecione as fontes suficientes (em termos de qualidade e quantidades) para análises com base em nosso foco: esclarecer os conceitos de pluralidade cultural e desigualdade social e verificar sua materialização na sociedade. O professor, na condição de orientador, deve intervir caso a turma não selecione as fontes pelos critérios apropriados. O professor poderá indicar critérios de seleção de fontes com base no objetivo da pesquisa (Ex: Textos de autores conhecidos; sites institucionais, vídeos com censura livre, blogs somente de professores e/ou pesquisadores, etc.)

Após a definição das fontes, os alunos terão uma semana, como tarefa de casa, para realizar uma redação sobre cada uma delas. No que se referem aos textos, eles farão uma abordagem das ideias principais, no que se refere aos vídeos, deverão fazer uma pequena sinopse, e sobre os sites e blogs os alunos farão, por escrito, uma apresentação do autor (ou autores) bem como dos seus conteúdos principais.

Obs: Sobre os conceitos, deve ficar claro para os alunos pesquisadores que, com base nos PCNs, por ex., a temática da Pluralidade Cultural refere-se aos conhecimentos e à valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional. E a temática "diferenças sociais" está contemplada pela primeira. Nesse sentido, são conceitos distintos, mas que se complementam (fonte: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf, acesso em 22/03/2012)

 

Aula 7 e 8: Pesquisa em documentos oficiais

1. Realizar uma pesquisa por meio de diversas fontes como documentos oficiais (Ex: Declaração dos Direitos Humanos, artigos da Constituição Brasileira de 1988, ou seja, alguns documentos internacionais e nacionais).

É importante que os alunos tenham acesso direto às fontes, e tenham possibilidade de analisá-las, também, sem o auxilio do professor. Assim, poderão formular as suas impressões e questionamentos sobre esses materiais.

Nas aulas seguintes, o professor poderá apresentar de forma estruturada algumas dessas fontes de pesquisa sugeridas para analisá-las, na sala de aula, as partes dos documentos que o professor acha pertinente para a pesquisa.

2. O professor orientará, em seguida, que os alunos agreguem aos textos dos grupos, fragmentos comentados, desses documentos estudados.

Sugestões de fontes:

Declaração dos Direitos Humanos:

declaration_of_human_rights

Fonte: http://www.direitoshumanos.usp.br/, acesso em 22/03/2012

Sugestão de outros sites sobre Declaração dos Direitos Humanos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Declara%C3%A7%C3%A3o_Universal_dos_Direitos_Humanos, acesso em 22/03/2012

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=180, acesso em 22/03/2012

 

Sugestão de vídeo sobre Declaração dos Direitos Humanos:

video declaração  http://www.youtube.com/watch?v=bIXSSA99uP8, acesso em 22/03/2012

 

Constituição Federal Brasileira de 1988:

cf 88

Fonte: www.senado.gov.br, acesso em 22/03/2012

Sugestão de site para acesso à CF/1988: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm, acesso em 22/03/2012

 

Sugestão de vídeos sobre CF/1988:

video CF 88  http://www.youtube.com/watch?v=hvseVharyKg, acesso em 22/03/2012

 

Aula 9 - Análise das imagens sobre o tema da pesquisa:

1. Nesta aula serão apresentadas imagens de fotos de Sebastião Salgado, para promover uma reflexão acerca dos conceitos da diversidade social e da pluralidade cultural.

O professor pode mostrá-las em silêncio e observar a reação dos alunos.

Sugestões de imagens:

sebastiao_salgado01       sebastiao salgado Movimento Sem Terra    Sebastião Salgado 3

Fonte: Google Imagens (clique para acessar link)                       Fonte Google Imagens (clique para acessar link)            Fonte: Google Imagens (clique para acessar link)

 

Em seguida, fazer os seguintes questionamentos aos grupos:

a) Qual será a intenção do artista com estas fotos?

b) O que você lembra, ou associa, ao ver essas imagens?

Obs: As imagens podem ser postadas no Blog, e, assim, promover um Fórum de Discussão sobre a pesquisa que está sendo realizada, como será visto na aula seguinte.

Para concluir a análise das fontes, é importante que o professor conduza uma discussão da questão mais geral da pesquisa (situação-problema). Essa discussão deve ser pautada em exemplos retirados das fontes investigadas.

Aula 10 e 11: "Os Escritores da Liberdade"

1. O professor deve apresentar o filme “Escritores da Liberdade”, e em seguida promover um debate com a turma.

filme ecritores

Fonte: Google imagens, clique acima para acessar link

Obs: o professor pode tanto apresentar o filme na íntegra, como pode fazer "recortes" de partes que considere mais relevantes ao tema e editá-las, para trabalhar com os alunos.

Sugestões de sites com sinopses do filme:

http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdefilmes/641978, acesso em 22/03/2012

http://www.leitorescinefilos.com/2010/08/escritores-da-liberdade-resenha-critica.html, acesso em 22/03/2012

2. Após o debate, os grupos devem registrar suas impressões sobre o filme, depois os grupos devem se organizar para anotar os aspectos mais relevantes debatidos no filme. Todas as anotações servirão para que seja elaborada uma resenha coletiva, que será postada no Blog Cultural  (este será criado especialmente para viabilizar o debate sobre a temática proposta tanto entre os alunos da turma, quanto de outras escolas e a comunidade em geral).

Essa resenha será construída a partir da postagem no  Blog Cultural de considerações acerca dos seguintes questionamentos sobre o filme:

a) Quais as manifestações de pluralidade cultural apresentadas no filme?

b) Em que cenas do filme aparecem situações de desigualdade social?

No blog elaborado para esta discussão, será postado um fórum on line, para o debate em torno das perguntas acima. Este fórum pode contar não somente com a participação dos estudantes da sala, também podem ser convidados a contribuir professores da escola, pessoas da comunidade e estudantes de outras escolas.

Sugestões de sites para elaboração de Blogs:

www.blogger.com/start?hl=pt-BR, acesso em 22/03/2012

http://www.criarumblog.com/, acesso em 22/03/2012

Sugestões de sites para criar fóruns on line:

http://www.forumeiros.com/, acesso em 22/03/2012

http://www.forunsgratis.net/, acesso em 22/03/2012

Obs: Os fóruns criados poderão ser inseridos no blog, como qualquer outra postagem, conforme informações dos sites acima.

 

Aula 12 e 13: Considerações finais

1. O professor pedirá que cada grupo de pesquisa faça uma redação coletiva, escrita em texto, abordando o debate feito sobre o filme no fórum on line, agregando ao texto informações adquiridas pelas outras fontes estudadas.

2. Na aula seguinte, cada grupo elegerá um representante que irá ler a redação coletiva para toda turma. O professor explicará que, essa redação, numa pesquisa científica, pode ser considerada como "considerações finais" do pesquisador após o processo investigativo, nela, dentre outros elementos, o pesquisador traz algumas conclusões.

3. Como tarefa de casa, o professor deve solicitar que os alunos postem um comentário (devidamente identificado) no Blog, respondendo a seguinte questão:

Afinal, pluralidade cultural e desigualdade social são conceitos que se afastam ou se aproximam? Por quê?

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Salvador (BA) [Momento Brasil] Vídeo
Recursos Complementares

Sugestões de artigos sobre o tema pesquisado:

http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/n102/n102a05.pdf, acesso em 22/03/2012

http://www.scielo.br/pdf/cp/v34n123/a11v34123b.pdf, acesso em 22/03/2012

Avaliação

1. O registro das atividades deve ocorrer durante todo processo da pesquisa. O professor deve acompanhar os grupos para orientar na elaboração de um texto estruturado e coeso.

2. O Blog, como instrumento utilizado no processo de pesquisa, representa um excelente instrumento de avaliação. O professor poderá utilizar as postagens feitas pelos alunos como registros importantes para todos (professor e a turma) avaliarem o processo.

3. Analisar os elementos de reflexão que eles colocam no texto de redação final (que denominamos como considerações finais), confrontando-o com o problema de pesquisa, tudo isso, para compreender até que ponto os grupos de pesquisa responderam a pergunta que os motivaram a pesquisar.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Gustavo, UFPB , Paraíba - disse:
    aciolilopes@yahoo.com.br

    30/08/2012

    Cinco estrelas

    Estou ministrando um mini-curso de formação para professores do fundamental e pretendo indicar esta aula para os docentes, pois me parece muito bem pensada e com grande potencial.


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