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Sangue e alimentação

 

13/04/2012

Autor e Coautor(es)
Ariane de Souza Siqueira
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Selma Gonzaga Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Relacionar tipo sanguíneo e alimentação desvelando perspectivas e polêmicas.
  • Compreender a influência dos hábitos alimentares na saúde.
  • Confrontar ideias e rever opiniões sobre a “Dieta do tipo sanguíneo”.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Tipos sanguíneos do Sistema ABO.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Dieta do tipo sanguíneo – leitura e discussão

A atividade deverá ser iniciada com um diálogo onde o professor fará um levantamento prévio do que os alunos já conhecem da temática da aula. Após essa sondagem, algumas questões serão levantadas: “vocês conhecem alguém que segue a dieta do tipo sanguíneo?”, “o que vocês acham dessa dieta”, “o tipo de sangue determina o que comer?”, “você seguiria a dieta do tipo sanguíneo?”.

Professor, permita que os alunos se expressem e apresentem seus pontos de vista e, em seguida, entregue cópias do texto de uma reportagem realizada pelo Globo Repórter intitulada “Dieta do Sangue”, disponível no endereço eletrônico http://globoreporter.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-9371-3-148430,00.html. Conduza uma leitura dirigida, esclarecendo eventuais dúvidas e após a leitura, pergunte aos alunos se eles concordam com o texto e peça que eles argumentem a respeito.

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Fonte da imagem: http://lh6.ggpht.com/_WsZhZkP1uXI/TJ2HqN106DI/AAAAAAAAADI/uCArdYvCSFo/s1600-h/blood-type-diet-1%5B1%5D%5B2%5D.jpg. Acesso em 23/03/2012

Fonte da Imagem: http://boaforma.abril.com.br/imagens/mt/tipo-sanguineo.jpg. Acesso em 21/03/2012

Para consolidar esta etapa, o professor deverá solicitar aos alunos queformulem um texto que sintetize os principais aspectos discutidos até este momento.

Atividade 2- Dieta do sangue: ciência ou crença? – Pesquisa-debate

Esta etapa da aula apresenta como proposta um debate sobre as polêmicas que envolvem a dieta do tipo sanguíneo, e para sua realização serão utilizados computadores, tabletes ou notebooks que possuam acesso à internet. Para conduzir a aula, o professor deverá dividir a turma em dois grandes grupos. Um grupo será o Defensor da dieta do tipo sanguíneo, devendo buscar argumentos, fatos, citações que corroborem com esse tipo de dieta. O outro grupo será o Acusador da dieta do tipo sanguíneo, e da mesma forma, deverão buscar argumentos, fatos, citações que vão contra esse tipo de dieta. Após formação dos dois grupos, o professor deverá orientá-los quanto aos seus papéis. O papel de cada grupo pode ser definido por sorteio.

Fonte da Imagem: http://i.s8.com.br/images/books/cover/img6/22406_4.jpg. Acesso em 21/03/2012

Antes de iniciar a pesquisa, o professor deverá fornecer alguns endereços eletrônicos para que os alunos realizem suas buscas. Logo abaixo seguem algumas sugestões de sites para consulta.

http://www.santiniortomolecular.com.br/dieta-por-tipo-sanguineo.htm. Acesso em 21/03/2012

http://boaforma.abril.com.br/dieta/todas-dietas/dieta-tipo-sanguineo-620769.shtml Acesso em 21/03/2012

http://apostilas.netsaber.com.br/apostilas/1556.dieta.do.tipo.sanguineo.pdf Acesso em 21/03/2012

http://www.bemdesaude.com/content/dieta_do_tipo_sanguineo.html Acesso em 21/03/2012

http://dietasdamoda.blogspot.com.br/2007/03/dieta-do-tipo-sanguneo.html Acesso em 21/03/2012

Finalizada a etapa de pesquisa, os alunos deverão dispor de um tempo para discutirem sobre as informações levantadas e formularem suas estratégias de defesa (usando como base as informações que pesquisaram) e ataque (formulando perguntas para o grupo oponente). A dinâmica do debate ocorrerá da seguinte forma: o grupo A apresentará seu primeiro argumento a favor da dieta do tipo sanguíneo. Em seguida, o grupo B tem direito à réplica e, caso o grupo A deseje, terão direito a uma tréplica. O professor terá um papel de mediador nesse debate, registrando a argumentação dos alunos. Para esse registro o professor poderá utilizar uma máquina fotográfica que possua filmadora. O arquivo gerado deverá ser armazenado em um pendrive, CD ou DVD para que o professor possa utilizá-lo na próxima etapa da aula.

O objetivo do debate não é provar quem está certo ou errado, e sim permitir um espaço para diálogo e argumentação de ideias contrárias. Nesse sentido, o debate será conduzido até o ponto que o professor considerar que os alunos atingiram esse objetivo.

 

Fonte da Imagem: http://4.bp.blogspot.com/-SwxC_F799ow/TjvYhgFc77I/AAAAAAAACZU/9AM1LGwPjac/s1600/Debate.jpg. Acesso em 17/03/2012

Atividade 3- Revendo meu ponto de vista – vídeo e produção de texto

A proposta desta atividade é que os alunos tenham um enfrentamento de sua própria postura durante o debate realizado na aula anterior. O professor deverá preparar a sala de aula com equipamento para projeção de imagens (data show) e som.O professor deverá iniciar a aula fazendo um breve feedback da discussão da aula anterior e então, promover com os alunos a seguinte reflexão: como é defender aquilo em que você não acredita? Em seguida, ocorrerá a exposição do vídeo produzido pelo professor durante o debate, momento em que os alunos poderão acompanhá-lo de outra perspectiva.

Após a exposição do vídeo o professor proporá aos alunos a produção de um texto com inversão de papéis. O grupo Defensor da dieta do tipo sanguíneo deverá se organizar e criar um texto apontando todos os contra da dieta do tipo sanguíneo e posicionando-se quanto a essa questão. O mesmo ocorrerá com o grupo Acusador da dieta do tipo sanguíneo. Os alunos desse grupo deverão se organizar e criar um texto apontando todos os prós da Dieta do tipo sanguíneo e posicionando-se quanto a essa questão.

Finalizada a elaboração do texto, os grupos socializarão suas produções.

 

Fonte da Imagem: http://1.bp.blogspot.com/-3zH5xjTa9wY/TzxZyTDM3bI/AAAAAAAAAns/r81srlFQDyg/s1600/acordo.jpg. Acesso em 21/03/2012

Atividade 4- Alimentação e doenças do sangue – Leitura, pesquisa e tabulação dos dados

 A realização desta etapa da aula necessitará do uso de computadores, notebooks ou tabletes que possuam acesso à internet. Para iniciar a atividade, o professor fará uma avaliação geral das discussões realizadas nas aulas anteriores apresentando aos alunos a questão: independente do tipo sanguíneo, que influência a alimentação pode exercer no sangue?

Após esse diálogo inicial, o professor solicitará aos alunos que acessem o texto de Maria Fernanda Schardong “Sangue Bom: os alimentos que favorecem a circulação e previnem doenças do coração”, disponível em http://www.maisde50.com.br/editoria_conteudo2.asp?conteudo_id=7820 (Acesso em 21/03/2012) e façam uma leitura silenciosa. Em seguida, o professor abrirá espaço para uma discussão das informações apresentadas no texto.

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO

1ª) Por que devemos selecionar bem os alimentos que ingerimos?

2ª) Qual o destino final dos nutrientes contidos nos alimentos?

3ª) Qual o papel do sangue na alimentação?

4ª) Como a alimentação pode interferir na circulação do sangue?

Finalizada a discussão, os alunos deverão ser organizados em duplas para realizarem pesquisas na internet. Os alunos farão um levantamento geral de todas as doenças que acometem o sangue, registrando esses dados em um modelo de planilha apresentada pelo professor. A planilha pode ser criada pelos próprios alunos utilizando um aplicativo do Microsoft Office ou BrOffice, e deverá apresentar o seguinte modelo:

 

Para a tabulação dos dados, os alunos deverão fazer um levantamento do número de doenças cuja origem está relacionada a fatores genéticos, aos hábitos alimentares e a fatores ambientais (a exposição a agentes contaminantes e radiações, por exemplo). Em seguida, gráficos que apresentem esses dados deverão ser produzidos pelos alunos para uma melhor visualização dos resultados de suas pesquisas.

Atividade 5- Alimentação e doenças do sangue – Apresentação e discussão dos resultados da pesquisa

Depois de tabulados os dados e produzidos os gráficos, o momento é de socialização. As duplas apresentarão os resultados de sua pesquisa para a turma e, para finalizar a atividade, o professor deverá solicitar aos alunos que registrem suas conclusões da atividade desenvolvida.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

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Sugestões de links para professores:

 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas. Os registros produzidos pelos alunos durante as atividades (textos e resultados de pesquisa) também poderão ser utilizados pelo professor como forma de registro e avaliação da atividade desenvolvida.

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