13/04/2012
Selma Gonzaga Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Tipos sanguíneos do Sistema ABO.
A atividade deverá ser iniciada com um diálogo onde o professor fará um levantamento prévio do que os alunos já conhecem da temática da aula. Após essa sondagem, algumas questões serão levantadas: “vocês conhecem alguém que segue a dieta do tipo sanguíneo?”, “o que vocês acham dessa dieta”, “o tipo de sangue determina o que comer?”, “você seguiria a dieta do tipo sanguíneo?”.
Professor, permita que os alunos se expressem e apresentem seus pontos de vista e, em seguida, entregue cópias do texto de uma reportagem realizada pelo Globo Repórter intitulada “Dieta do Sangue”, disponível no endereço eletrônico http://globoreporter.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-9371-3-148430,00.html. Conduza uma leitura dirigida, esclarecendo eventuais dúvidas e após a leitura, pergunte aos alunos se eles concordam com o texto e peça que eles argumentem a respeito.
Fonte da imagem: http://lh6.ggpht.com/_WsZhZkP1uXI/TJ2HqN106DI/AAAAAAAAADI/uCArdYvCSFo/s1600-h/blood-type-diet-1%5B1%5D%5B2%5D.jpg. Acesso em 23/03/2012
Fonte da Imagem: http://boaforma.abril.com.br/imagens/mt/tipo-sanguineo.jpg. Acesso em 21/03/2012
Para consolidar esta etapa, o professor deverá solicitar aos alunos queformulem um texto que sintetize os principais aspectos discutidos até este momento.
Esta etapa da aula apresenta como proposta um debate sobre as polêmicas que envolvem a dieta do tipo sanguíneo, e para sua realização serão utilizados computadores, tabletes ou notebooks que possuam acesso à internet. Para conduzir a aula, o professor deverá dividir a turma em dois grandes grupos. Um grupo será o Defensor da dieta do tipo sanguíneo, devendo buscar argumentos, fatos, citações que corroborem com esse tipo de dieta. O outro grupo será o Acusador da dieta do tipo sanguíneo, e da mesma forma, deverão buscar argumentos, fatos, citações que vão contra esse tipo de dieta. Após formação dos dois grupos, o professor deverá orientá-los quanto aos seus papéis. O papel de cada grupo pode ser definido por sorteio.
Fonte da Imagem: http://i.s8.com.br/images/books/cover/img6/22406_4.jpg. Acesso em 21/03/2012
Antes de iniciar a pesquisa, o professor deverá fornecer alguns endereços eletrônicos para que os alunos realizem suas buscas. Logo abaixo seguem algumas sugestões de sites para consulta.
http://www.santiniortomolecular.com.br/dieta-por-tipo-sanguineo.htm. Acesso em 21/03/2012
http://boaforma.abril.com.br/dieta/todas-dietas/dieta-tipo-sanguineo-620769.shtml Acesso em 21/03/2012
http://apostilas.netsaber.com.br/apostilas/1556.dieta.do.tipo.sanguineo.pdf Acesso em 21/03/2012
http://www.bemdesaude.com/content/dieta_do_tipo_sanguineo.html Acesso em 21/03/2012
http://dietasdamoda.blogspot.com.br/2007/03/dieta-do-tipo-sanguneo.html Acesso em 21/03/2012
Finalizada a etapa de pesquisa, os alunos deverão dispor de um tempo para discutirem sobre as informações levantadas e formularem suas estratégias de defesa (usando como base as informações que pesquisaram) e ataque (formulando perguntas para o grupo oponente). A dinâmica do debate ocorrerá da seguinte forma: o grupo A apresentará seu primeiro argumento a favor da dieta do tipo sanguíneo. Em seguida, o grupo B tem direito à réplica e, caso o grupo A deseje, terão direito a uma tréplica. O professor terá um papel de mediador nesse debate, registrando a argumentação dos alunos. Para esse registro o professor poderá utilizar uma máquina fotográfica que possua filmadora. O arquivo gerado deverá ser armazenado em um pendrive, CD ou DVD para que o professor possa utilizá-lo na próxima etapa da aula.
O objetivo do debate não é provar quem está certo ou errado, e sim permitir um espaço para diálogo e argumentação de ideias contrárias. Nesse sentido, o debate será conduzido até o ponto que o professor considerar que os alunos atingiram esse objetivo.
Fonte da Imagem: http://4.bp.blogspot.com/-SwxC_F799ow/TjvYhgFc77I/AAAAAAAACZU/9AM1LGwPjac/s1600/Debate.jpg. Acesso em 17/03/2012
A proposta desta atividade é que os alunos tenham um enfrentamento de sua própria postura durante o debate realizado na aula anterior. O professor deverá preparar a sala de aula com equipamento para projeção de imagens (data show) e som.O professor deverá iniciar a aula fazendo um breve feedback da discussão da aula anterior e então, promover com os alunos a seguinte reflexão: como é defender aquilo em que você não acredita? Em seguida, ocorrerá a exposição do vídeo produzido pelo professor durante o debate, momento em que os alunos poderão acompanhá-lo de outra perspectiva.
Após a exposição do vídeo o professor proporá aos alunos a produção de um texto com inversão de papéis. O grupo Defensor da dieta do tipo sanguíneo deverá se organizar e criar um texto apontando todos os contra da dieta do tipo sanguíneo e posicionando-se quanto a essa questão. O mesmo ocorrerá com o grupo Acusador da dieta do tipo sanguíneo. Os alunos desse grupo deverão se organizar e criar um texto apontando todos os prós da Dieta do tipo sanguíneo e posicionando-se quanto a essa questão.
Finalizada a elaboração do texto, os grupos socializarão suas produções.
Fonte da Imagem: http://1.bp.blogspot.com/-3zH5xjTa9wY/TzxZyTDM3bI/AAAAAAAAAns/r81srlFQDyg/s1600/acordo.jpg. Acesso em 21/03/2012
Atividade 4- Alimentação e doenças do sangue – Leitura, pesquisa e tabulação dos dados
A realização desta etapa da aula necessitará do uso de computadores, notebooks ou tabletes que possuam acesso à internet. Para iniciar a atividade, o professor fará uma avaliação geral das discussões realizadas nas aulas anteriores apresentando aos alunos a questão: independente do tipo sanguíneo, que influência a alimentação pode exercer no sangue?
Após esse diálogo inicial, o professor solicitará aos alunos que acessem o texto de Maria Fernanda Schardong “Sangue Bom: os alimentos que favorecem a circulação e previnem doenças do coração”, disponível em http://www.maisde50.com.br/editoria_conteudo2.asp?conteudo_id=7820 (Acesso em 21/03/2012) e façam uma leitura silenciosa. Em seguida, o professor abrirá espaço para uma discussão das informações apresentadas no texto.
QUESTÕES PARA DISCUSSÃO
1ª) Por que devemos selecionar bem os alimentos que ingerimos?
2ª) Qual o destino final dos nutrientes contidos nos alimentos?
3ª) Qual o papel do sangue na alimentação?
4ª) Como a alimentação pode interferir na circulação do sangue?
Finalizada a discussão, os alunos deverão ser organizados em duplas para realizarem pesquisas na internet. Os alunos farão um levantamento geral de todas as doenças que acometem o sangue, registrando esses dados em um modelo de planilha apresentada pelo professor. A planilha pode ser criada pelos próprios alunos utilizando um aplicativo do Microsoft Office ou BrOffice, e deverá apresentar o seguinte modelo:
Para a tabulação dos dados, os alunos deverão fazer um levantamento do número de doenças cuja origem está relacionada a fatores genéticos, aos hábitos alimentares e a fatores ambientais (a exposição a agentes contaminantes e radiações, por exemplo). Em seguida, gráficos que apresentem esses dados deverão ser produzidos pelos alunos para uma melhor visualização dos resultados de suas pesquisas.
Depois de tabulados os dados e produzidos os gráficos, o momento é de socialização. As duplas apresentarão os resultados de sua pesquisa para a turma e, para finalizar a atividade, o professor deverá solicitar aos alunos que registrem suas conclusões da atividade desenvolvida.
Sugestões de links para alunos:
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Sugestões de links para professores:
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas. Os registros produzidos pelos alunos durante as atividades (textos e resultados de pesquisa) também poderão ser utilizados pelo professor como forma de registro e avaliação da atividade desenvolvida.
Quatro estrelas 1 classificações
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30/07/2013
Quatro estrelasEsta é uma aula bem esclarecida, objetiva e principalmente rica na diversidade de recursos, a qual com certeza o aluno aprenderá com prazer.