05/04/2012
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Continentes e terras de origem dos povos do Brasil |
Professor, os alunos deverão reconhecer a localização geográfica da região sul do país e a diferença entre músicas e danças. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, é necessário que eles saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint e Mozilla Firefox.
Esse projeto tem como objetivo geral utilizar a metodologia de pesquisa, incentivando os alunos a construírem seus questionamentos, exporem suas hipóteses, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas.
Para isso, é necessário vivenciar algumas etapas, tais como:
- Professor, para que o projeto seja significativo, é importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Ele poderá ser escolhido pelos alunos ou sugerido por você, porém, é importante envolvê-los nesta escolha. Você poderá utilizar diversas formas para “detonar” o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos. Veja uma sugestão:
Procure desencadear este tema: Festas Típicas do Sul: músicas e danças, na tentativa de conhecermos melhor esta rica região do Brasil, para isso, prepare um variado repertório musical que abranja os 3 (três) estados do Sul do Brasil. Esta atividade trabalhará a sensibilização para a escuta ativa (eixo da alfabetização) e peça para que eles oralmente nomeiem de qual região se trata predominantemente.
Outra alternativa é selecionar os vídeos apresentados ou outros que você pesquisar, para os alunos apreciarem e opinarem de qual estado se refere.
Para grande parte do país as músicas e danças gaúchas foram as mais difundidas, mas cada estado tem semelhanças e diferenças. Vale à pena conhecer.
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessemos sítios por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) de seus netbooks, mas se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática.
-Professor, as músicas e danças de uma região expressam sua cultura. Os seguintes sítios retratam parte das danças e músicas folclóricas de cada estado sulista, você poderá utilizá-los como elemento motivador, ou seja, para desencadear o interesse dos alunos pelo tema:
http://www.artes-curitiba.com/musica-danca-parana.htm (acesso em 18/03/2012)
http://www.sppert.com.br/Artigos/Brasil/Paran%C3%A1/Cultura/Folclore/Festas_populares_do_Paran%C3%A1/ (acesso em 18/03/2012)
http://www.santacatarinaturismo.com.br/segmentos.php?id=37 (acesso em 18/03/2012)
http://santacatarina-online.blogspot.com.br/2009/09/dancas-folcloricas.html (acesso em 18/03/2012)
http://www.dancasgauchas.com.br/historia_ritmos.php (acesso em 18/03/2012)
http://www.paginadogaucho.com.br/danc/nocoes.htm (acesso em 18/03/2012)
http://www.youtube.com/watch?v=7HE8gn8Pby8 (acesso em 18/03/2012)
Após a sessão faça uma roda de conversa e faça as seguintes questões:
- Alguém já dançou alguma das músicas e danças apresentadas?
- Alguém conhece a(s) música(s) tocada(s)?
- Quem já esteve em um dos estados sulistas?
- Dentre outras questões.
Se você reside na região Sul, será mais fácil encontrar alunos que conheçam as músicas e danças regionais.
Comente a importância das músicas e danças para ampliarmos nosso horizonte cultural, para isso usarão a metodologia de projeto - Para metodologia de Projetos ver
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm acesso em 13/03/12, que tem como foco a iniciação científica discente.
Delimitando o tema e justificando:
Verifique se os alunos realmente se interessaram pelo tema, assim discuta com eles e delimite o tema para não ficar amplo. Neste caso, nós delimitamos para “Festas Típicas do Sul: músicas e danças”, para chegar até esta especificação, foi necessário um amplo debate e condução, para que os alunos percebessem que não seria possível pesquisarmos tudo.
Professor, aproveite o momento e discuta também sobre a importância de pesquisarmos sobre este assunto. Você poderá solicitar que cada um escreva a sua opinião e depois fazer um consolidado. Outra opção é fazerem um texto coletivo, contemplando as opiniões dos alunos.
Veja a seguir o modelo da atividade que realizamos:
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EU ACHO IMPORTANTE PESQUISAR SOBRE AS FESTAS TÍPICAS DA REGIÃO SUL SUAS MÚSICAS E DANÇAS PORQUE_______________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________
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-Professor, nesta etapa levantaremos o que os alunos querem saber sobre o tema. Podemos realizar a "problematização” oralmente ou os alunos podem fazê-la por escrito. Registre cada questão no quadro, para que todos tenham em seus cadernos. Mesmo se este tema foi "induzido" pelo professor, atendendo a uma necessidade do grupo ou do currículo, é importante envolver os alunos.
Para isso, organize-os em uma roda de conversa e os instigue a refletir sobre o tema. Diga que temos que pensar sobre o que queremos saber, ou seja, quais perguntas nós vamos procurar as respostas. Você poderá distribuir uma ficha para que escrevam, ou poderá solicitar a ajuda de uma pessoa para ir registrando as questões que eles forem falando e depois digite e cole no caderno de relatório ou solicite que arquivem na pasta “Dossiê do Projeto”. Veja uma sugestão de registro:
PROJETO: DESCOBRINDO O BRASIL-FESTAS TÍPICAS DO SUL – MÚSICAS E DANÇASPROBLEMATIZAÇÃO: O QUE EU QUERO SABER:__________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ |
Veja a seguir um modelo de Problematização - Descobrindo o Brasil - Festas Típicas do Sul: músicas e danças, para ser o objeto de pesquisa do PICD– Programa de Iniciação Científica Discente da Escola de Educação Básica da UFU. Cada criança trouxe uma questão a ser respondida ao final da pesquisa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
Professor, após a construção da PROBLEMATIZAÇÃO do objeto de pesquisa Festas Típicas do Sul: músicas e danças, estimule os alunos a elaborarem suas HIPÓTESES, ou seja, qual ou quais são as possíveis respostas que eles têm para as questões levantadas? Ao final da pesquisa, além de terem respondido a problematização, confirmarão ou não as hipóteses. Cada criança tentará elaborar uma Hipótese para a questão de um ou mais colegas, inclusive a sua própria. Por meio desta atividade você terá além das hipóteses quais são os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema. Estas informações serão valiosas para que você possa direcionar o processo de pesquisa.
O registro das hipóteses poderá ser por escrito e ilustrado. Solicite que colem no caderno de projeto ou na pasta “Dossiê ou Portfólio, ”, assim ao final, vocês terão organizado todo o processo de elaboração e execução do projeto de pesquisa.
Antes de iniciar a elaboração das hipóteses com os alunos discuta com eles sobre o que eles pensam que são “hipóteses”. Depois de ouvi-los, solicite que pesquisem no dicionário o significado desta palavra. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem os sítios http://www.dicio.com.br/hipotese/ ou http://www.brasilescola.com/biologia/a-metodologia-cientifica.htm por meio da ferramenta Mozilla Firefox(metasys>favoritos>navegador de internet) de seus netbooks, mas se não participam deste projeto, podem pesquisar no dicionário que a escola tem.
É importante que os alunos concluam que “hipóteses” são as possíveis respostas para as perguntas que fizemos (problematização), ou seja, o que acreditamos que sabemos sobre o que queremos descobrir.
-Solicite que retomem sua pergunta (problematização) ou de um colega e tente respondê-la de acordo com o que sabe ou pensa sobre ela.
PROJETO: DESCOBRINDO O BRASIL-FESTAS TÍPICAS DA REGIÃO SUL – MÚSICAS E DANÇASPROBLEMATIZAÇÃO: _______________________________________________________ _______________________________________________________ HIPÓTESES:O QUE PENSO SOBRE A QUESTÃO ______________________________________________________ ______________________________________________________ |
Veja a seguir um modelo de Hipóteses – Descobrindo o Brasil – Festas Típicas do Sul: músicas e danças, objeto de pesquisa do PICD – Programa de Iniciação Científica Discente da Escola de Educação Básica da UFU.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
4ª Etapa: FONTES DE PESQUISA
Professor, nesta etapa, você com os alunos elencarão as Fontes de Pesquisa, ou seja, onde eles irão pesquisar. Esta atividade pode ser complementada por meio de Tarefa de Casa. Veja um modelo:
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Converse com seus familiares, quais as possíveis Fontes de Pesquisa, ou seja, onde poderemos pesquisar o tema do Projeto de nossa sala: Descobrindo o Brasil - Festas Típicas do Sul: músicas e danças.
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SISTEMATIZANDO
Na rodinha, retome a atividade de casa e solicite que socializem as fontes de pesquisa. Faça o registro na lousa e verifique se apontaram para as principais fontes. Caso verifique que alguma importante fonte de pesquisa não foi citada, como por exemplo: o trabalho de campo ou a pesquisa bibliográfica (livros, revistas, jornais), faça questionamentos e induza a resposta.
Solicite que registrem no caderno de projeto ou no “Dossiê do Projeto”, pois a sistematização é fundamental para não perderem as informações.
Algumas fontes de pesquisa mais citadas:
Professor, nesta trajetória podemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento por meio de várias atividades que vão se entrelaçando, possibilitando assim a interdisciplinaridade, tais como: registro das atividades por meio de relatórios, tabulação de dados, localização geográfica e outros. Há inúmeras formas, estratégias, metodologias para realizarmos uma pesquisa. Aqui orientaremos uma delas, numa perspectiva coletiva.
-Professor, sabemos da importância da pesquisa eletrônica em nossa sociedade, por isso precisamos lançar mão desta fonte, que com certeza será citada pelos alunos. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessemos sítios por meio da ferramenta Mozilla Firefox(caminho já citado) de seus netbooks, mas se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática para poderem executar suas pesquisas eletrônicas.
Retome a Problematização. Você pode orientar para que pesquisem todas as questões ou divida-os em grupos.
FOTO DOS ALUNOS DO 1º ANO D, COM OS LAPTOPS DO PROJETO UCA – ESEBA – UFU
Fonte: acervo da autora
Um dos objetivos proposto neste projeto é identificar as comunidades sulistas do município. Uma ótima dica é pesquisar no seguinte sítio http://www.paginadogaucho.com.br/ctg/lista.htm(acesso em 16/03/12) se há um CTG (Centro de Tradições Gaúchas) perto de vocês. Os Centros de Tradições Gaúchas são sociedades civis sem fins lucrativos, que buscam divulgar as tradições e o folclore da cultura gaúcha tal como foi codificada e registrada por folcloristas reconhecidos pelo movimento. Visam à integração social dos seus participantes, os tradicionalistas, ao resgate e à preservação dos costumes dos gaúchos, através da dança, do churrasco e de esportes. Existem muitos Centros de Tradições Gaúchas no Brasil, mas principalmente no estado do Rio Grande do Sul (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_de_Tradi%C3%A7%C3%B5es_Ga%C3%BAchas acesso em 16/03/12).
Os CTG´s foram mencionados por serem instituições mais conhecidas da região sul do Brasil. Mas é importante informarmos que se referem as Tradições Gaúchas, particularmente do povo do Rio Grande do Sul. Para ver sobre o conceito e origem do gaúcho acesse http://pt.wikipedia.org/wiki/Ga%C3%BAcho (acesso em 18/03/2012)
Se existir um CTG na sua região marque uma visita, relatando o objetivo – Pesquisa de Campo.
Para as escolas da região Sul é mais fácil encontrar estes locais.
Se optar por esta importante atividade, elabore previamente, junto com os alunos o planejamento do trabalho de campo, incluindo etapas como:
Esta atividade possibilita um trabalho interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento:
1-Língua Portuguesa: elaboração do roteiro de entrevista, relatório;
2- Matemática: estimativa do gasto com transporte, elaboração de situações-problema;
3- Geografia: registro do trajeto percorrido, pontos de referência;
4- História: resgate da história do local e sua importância cultural.
5- Artes: resgate das músicas e danças folclóricas da região.
6- Educação Física: ritmos e história da dança.
Converse com os alunos e prepare-os para a Pesquisa de Campo, lembrando-os sobre:
PESQUISA DE CAMPO dos alunos do 1º ano D da ESEBA
Fonte: acervo da autora
Além desta fonte, os alunos podem ter vizinhos, familiares/amigos/colegas da família que são descendentes do Sul do País, inclusive alguém na escola. Dessa forma, a pesquisa pode ser individual com as pessoas que os alunos tiverem acesso. Para os alunos das escolas da região Sul é mais fácil, mesmo que não seja natural da região terá diversas pessoas da comunidade para entrevistar.
Professor, após a Pesquisa de Campo vocês tabularão as informações, o que poderá acontecer em forma de texto coletivo. Poderão também construir uma carta de agradecimento à instituição e pessoas que lhes acolheram.
Aproveite a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) para registrar a Pesquisa de Campo, por meio de fotos e filmagem, mas caso sua escola não participe do UCA, leve uma máquina digital e fotografe a atividade ou solicite que algum aluno leve. As fotos serão úteis para a socialização dos resultados.
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RELATÓRIO DA PESQUISA DE CAMPO
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Professor, se a pesquisa de Campo não for suficiente para responder todas as perguntas da problematização, outra fonte de pesquisa importante é a Entrevista. Se você mora em outra região que não seja a região Sul, convide algum pesquisador ou descendente de algum dos 3 (três) estados: Paraná, Santa Catarina ou Rio Grande do Sul para ministrar uma palestra tentando responder as questões da problematização, mas se sua escola pertence a algum município da região Sul, escolha alguém que conheça sobre o tema e convide para uma entrevista.
Professor, outros personagens importantes que estão próximos de vocês na escola e que podem colaborar são os professores de Educação Física e de Artes, caso este tenha formação Musical. Eles poderão tanto ser entrevistados, quanto colaborarem de forma interdisciplinar no desenvolvimento, conclusão e socialização do Projeto.
Tanto na Entrevista, quanto na Pesquisa de Campo os entrevistados devem ter acesso ao material (Problematização e hipóteses) antecipadamente.
Os alunos terão uma ótima oportunidade de produzir escrita por meio da elaboração do convite para o entrevistado e do relatório que será produzido após a entrevista. Lembre-se de trabalhar os elementos destes gêneros textuais.
O convite deve conter informações específicas, tais como: nome do convidado, local (nome, endereço da escola e sala), e data da entrevista, o motivo do convite, o nome do remetente ou dos remetentes (ou Turma). Se for necessário, leve alguns modelos de convites para que eles vejam e percebam a estrutura textual ou solicite que pesquisem e levem para escola alguns modelos de convites. Se não tiver nenhum convite impresso, solicite que os alunos utilizem seus netbooks e acessem o sítio http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/ (acesso em 15/03/12).
Atividade 4– Gênero Textual
-Como o objeto de nossa pesquisa se refere a músicas e danças, a proposta é conhecer a letra de uma música da região e trabalharmos com interpretação textual.
-Primeiramente, coloque a música para os alunos ouvirem. Depois com a letra da mesma impressa peça para cantarem;
-Depois, oriente que sublinhem as palavras que desconhecem;
-Procurem no dicionário impresso ou virtual o significado de cada uma delas e registrem;
Adeus Mariana
Nasci lá na cidade, me casei na serra
Com minha Mariana, moça lá de fora
Um dia estranhei os carinhos dela
E disse "adeus Mariana, que eu já vou embora"
É gaúcha de verdade de quatro costados
Usa chapéu grande, bombacha e espora
E eu que tava vendo o caso complicado
Disse "adeus Mariana, que eu já vou embora"
Nem bem rompeu o dia, me tirou da cama
Encilhou o tordilho e saiu campo afora
Eu fiquei zangado e saí dizendo:
"Adeus Mariana, que eu já vou embora"
Ela não disse nada, mas ficou cismando
Que era desta vez que eu daria o fora
Pegou a açoiteira e veio contra mim
Eu disse "larga Mariana, que eu não vou embora"
Ela ficou danada e foi quebrando tudo
Pegou a minha roupa e jogou porta afora
Eu fiz uma trouxa e saí dizendo:
"Adeus, Mariana que eu já vou embora"
Fonte: http://letras.terra.com.br/gaucho-da-fronteira/366188/ (acesso em 17/03/2012)
-Agora proponha a construção de uma paródia tendo por base a música “Adeus Mariana”, ou outra que considerar mais conveniente e façam a eleição da melhor paródia para ser socializada na culminância do Projeto.
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PARÓDIA
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Faça uma eleição de qual paródia os alunos mais gostaram. A eleição pode ser representada por meio de gráfico:
Atividade 5– Trabalho interdisciplinar
Professor, esta atividade foi criada para você pedir o auxílio dos outros profissionais que podem trabalhar de forma interdisciplinar contigo. Se a sua sala for de 5º ano do Ensino Fundamental, o trabalho com as regiões geográficas faz parte do currículo prescrito, de acordo com os PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), se o seu ano escolar for outro não deixará de ser rica esta experiência.
Reúna-se com os professores almejados (Artes, Geografia, História, Educação Física, etc). Para isto peça o apoio da Coordenação Pedagógica que poderá estar contigo em todo o processo.
- Distribuam tarefas;
- Pensem no cronograma;
- Verifiquem as aproximações e especificidades de cada área do conhecimento;
- Construam o material pedagógico de acordo com o desenvolvimento e envolvimento dos alunos;
- Execução das atividades (pesquisa, seminários, registros);
- Novos encontros pedagógicos para avaliação do processo;
- Conclusão e socialização.
6ª Etapa: Confrontando as hipóteses com o que aprendemos.
Professor, ao concluírem a etapa de pesquisa, proponha aos alunos que retomem as suas hipóteses e verifiquem o que pensavam antes e o que descobriram. Você poderá propor que elaborem um quadro em que resgatem a pergunta (problematização), a hipótese (o que pensavam sobre a questão) e o que descobriram e verifiquem se a sua hipótese era verdadeira ou não.
PROBLEMATIZAÇÃO |
HIPÓTESE |
DESCOBERTA |
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7º - CONCLUSÃO E SOCIALIZAÇÃO
Professor, para concluirmos um projeto é necessário revermos a problematização, analisarmos se todas as dúvidas foram respondidas e posteriormente nos atentarmos para as hipóteses se elas são pertinentes ou não. Caso alguma lacuna apareça é preciso escolhermos outra estratégia, fonte de pesquisa para solucionarmos nosso problema.
Concluída nossa pesquisa temos que nos lembrar o quanto é importante também a socialização dos resultados. Uma sugestão para o projeto proposto Descobrindo o Brasil - Festas Típicas do Sul: músicas e danças é a realização de uma bela apresentação de dança ao som de música sulista é claro. A comunidade escolar compreenderá que além de conhecermos algumas músicas e danças, conhecerão também as vestimentas, a história, a cultura da região. Os professores de Educação Física e Artes serão seu braço direito nesta empreitada. Convide também os professores de Geografia e História.
VESTIMENTA FOLCLÓRICA GAÚCHA
Fonte: acervo da autora
Os alunos poderão construir convites com a sua mediação em forma de texto coletivo por meio da ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos) de seus laptops, mas se a sua escola não participa deste projeto, os alunos poderão elaborar o texto no caderno ou em folhas, para depois anexar ao “Dossiê do projeto ou Portfólio”.
Organize os alunos em equipes de trabalho para que apresentem o resultado da pesquisa, expliquem as etapas e o que aprenderam ao longo do projeto, pois o objetivo da feira não é apenas a apreciação das músicas e danças, mas socializar o que aprenderam, divulgar o conhecimento adquirido, assim compreenderão a importância do trabalho de iniciação científica.
-Faça um painel com as fotos das diversas etapas do trabalho, assim além de explicar os alunos terão o que mostrar aos visitantes.
-Caso o “Dossiê do projeto ou Portfólio” esteja concluído, deixe-o exposto durante a feira, para que os visitantes analisem e conheçam. Solicite que anotem sua opinião sobre o trabalho em um caderno em anexo.
Utilizem novamente a câmera do laptop WxCam (caminho já citado), para registrar o evento por meio de fotos e filmagem ou utilize uma máquina fotográfica digital para que selecione algumas fotos para anexar ao Dossiê.
APRESENTAÇÃO MUSICAL DOS ALUNOS DO 1º ANO “D” – ESEBA – UFU
Fonte: acervo da autora
Sugestões de links para alunos:
Site Página do Gaúcho
http://www.paginadogaucho.com.br/ctg/lista.htm
Acesso em 16 de março de 2012
Sugestões de links para professores:
Artigo “Conceito de Gaúcho”, site Wikipedia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ga%C3%BAcho
Acesso em 17 de março de 2012
Artigo “O Projeto da Pesquisa”, site Pedagogia em Foco.
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm
Acesso em 17 de março de 2012
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
Aula
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19390
Acesso em 16 de março de 2012
Professor, tendo em vista que esta proposta trabalha com diferentes áreas do conhecimento é fundamental que você verifique se os objetivos elencados foram atingidos. O projeto além de socializar o conhecimento historicamente acumulado (currículo prescrito) das diversas disciplinas, tem como principal objetivo oportunizar aos professores e alunos a construção de uma pesquisa, ou seja, possibilita não apenas o acesso ao conhecimento, mas a aquisição das estratégias e metodologia de pesquisa, assim os alunos serão mais autônomos e criativos. Portanto, verifique se eles se envolveram e compreenderam as diferentes etapas percorridas ao longo do projeto, ou seja, se compreenderam como buscar o seu próprio conhecimento.
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