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O Meio Ambiente global: como podemos enfrentar os novos desafios?

 

16/04/2012

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina Montes Gumerato Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituais

Identificar os problemas ambientais globais;

Identificar e associar o local a outros lugares, numa visão global;

Oferecer instrumentos para que os alunos possam tomar posição diante dos problemas ambientais diagnosticados;

  • Procedimentais

Diagnosticar os possíveis problemas ambientais do local e sua relação com o global;

Observar, coletar e organizar informações sobre o espaço de vivência, desenvolvendo a problematização e a proposição de mudanças em nível global;

  • Atitudinais

Organizar e atuar em campanhas de mudanças, adaptações e transformações de atitudes, visando à minimização e a prevenção dos problemas ambientais em escala local e global;

Exercitar o respeito ao Meio Ambiente, participando das reflexões para a solução dos problemas do local e global;

Desenvolver aprendizagens voltadas para atitudes/ações, que levem o aluno a formar novos hábitos;

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A Publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) evidenciou a presença dos Temas Transversais, segundo critérios de urgência social, abrangência nacional, possibilidade de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental para a compreensão da realidade e a participação social. Como destaque, o Meio Ambiente é um Tema Transversal importante para discussão no espaço escolar, pois a crise ambiental é uma crise da Educação e não apenas na Educação e no Ensino. Toda Educação é Educação Ambiental, portanto faz-se necessário alfabetizar ecologicamente as crianças e jovens (CAPRA, 2005). Os problemas ambientais que enfrentamos hoje é resultado da relação dos seres humanos com a natureza.

Para o desenvolvimento da atividade proposta, faz-se necessário que os alunos  tenham como referência a relação dos seres humanos com a realidade do lugar em que vivem, de  maneira que estabeleçam uma inter-relação entre o local e o global.  

Estratégias e recursos da aula

PESQUISA

 

Tema: Meio Ambiente em discussão: do local ao global

 

Problematização do Tema:

  1. Como podemos enfrentar os problemas ambientais?
  2. Qual a relação entre o local e o global nas questões ambientais?

 

Objetivo da Pesquisa:

  1. Conhecer a relação existente entre o Meio Ambiente local e o global;
  2. Reconhecer o papel da sociedade como responsável pela melhoria do Meio Ambiente.  

 

Hipóteses da Pesquisa:

  1. Existe relação entre o Meio Ambiente local e o global;
  2. Os problemas ambientais refletem a ação da sociedade.

 

Execução da Pesquisa:

Professor(a), é importante encontrar no lugar as situações significativas para o desenvolvimento de atividades relativas ao Meio Ambiente com o objetivo de propor mudanças, compreender as práticas das sociedades, resolver problemas, produzir novos conhecimentos e/ou a melhorar uma situação com base na proposta do coletivo. A proposta de discussão dos problemas ambientais deve adequar a realidade vivenciada pelos alunos e não desvinculada dela. Assim, em 2012 será realizado no Brasil a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável Rio +20, com o objetivo de avaliar as realizações e os desafios de mais de 20 anos de discussões sobre as questões ambientais que envolvem o planeta Terra. Partindo deste momento político importante sugere-se as atividades a seguir:

 

Primeiro Momento

1. Para iniciar o estudo do Meio Ambiente provoque nos alunos o interesse por conhecer o local em que vivem e sua relação com o global. Proponha que os alunos realizem uma pesquisa histórica sobre a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que no Brasil aconteceu em 1992. Esta atividade de sensibilização poderá ser realizada no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas que são vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA).

 rio 92

Imagem: Símbolo Eco 92

Disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/eco%2092.jpg

Acesso em: 20 de março de 2012

 

2. Para conhecer um pouco mais sobre os movimentos de defesa do Meio Ambiente realize uma pesquisa em grupo sobre a Conferência Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Segue sugestão de questões para reflexão:

a. Onde e quando ocorreu a segunda Conferência Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Eco 92?

b. Onde e quando ocorreu a Rio +10?

c. E a Rio +20? O que sabe sobre o evento?

d. Qual o objetivo das Conferências?

e. Que propostas foram discutidas e aprovadas nas Conferências?

f.  O lugar em que você vive apresenta algum dos problemas ambientais discutidos nas Conferências? Explique.   

 

3. Solicite que registrem os dados pesquisados e organizem a apresentação em forma de seminário. A apresentação poderá ser feita em programa próprio para produção de slides ou cartaz.

 

Segundo Momento

1. No dia combinado, inicie a apresentação das pesquisas. Após as apresentações promova uma conversa sobre:

  • O que são as conferências?
  • Qual o objetivo das mesmas?
  • Os objetivos foram alcançados?  
  • O que ocorreu de bom nas conferências? E o que pode melhorar?
  • Qual a relação entre as propostas das conferências e as questões ambientais presentes no lugar em que você mora?

2. Leve para a sala de aula um mapa do mundo para localizar os lugares que forem sendo citados durante as apresentações.

3. Após a realização das apresentações solicite que elaborem cartazes para divulgar na escola o que são as Conferências Mundiais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento.

 

cartaz divulgação 

Imagem: Cartaz divulgação

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_XbhhPdjtLjE/SMSV6PdrdSI/AAAAAAAAAHQ/q1Mplw2oJ8E/s400/P1000688.JPG

Acesso em: 20 de março de 2012

 

 

Terceiro Momento

1. Converse com os alunos sobre a realização da Conferência da Juventude (para a Rio +20) que tem por objetivo “proporcionar um espaço para os jovens [crianças] compartilharem as melhores práticas para a implementação de soluções e participarem da tomada de decisões a nível internacional. É também um evento para criar estratégias antes da Rio +20” (Disponível em: http://www.irdeb.ba.gov.br/evolucaohiphop/?p=4992 Acesso em: 20 de março de 2012).

 

 rio +20

Imagem: Rio +20

Disponível em: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTd7goyoWP6AxbhrcjsH87N6T9FLbDz_BCz1LFW8s7xYO9QKQhvpBWi14I

Acesso em: 20 de março de 2012

 

2. Organize na escola uma miniconferência para colocar em discussão as questões ambientais que incomodam o grupo. Primeiro, organizem os grupos e definam os temas de discussão que deverá estar relacionado com o local em que a escola está inserida e selecionado pelo grupo. Solicite que pesquisem sobre o assunto e estabeleçam uma relação entre o local e o global.

 

conferencia crianças   

Imagem: Conferência Crianças

Disponível em: http://guiadeempregos.aprendiz.uol.com.br/wp-content/uploads/2011/11/conferencia-infanto-juvenil_dvulga%C3%A7%C3%A3o_11111_mat%C3%A9ria.jpg

Acesso em: 20 de março de 2012

 

3. Dependendo do número de temas para discussão as conferências poderão ocorrer em vários dias e, se possível, sempre com a presença da comunidade escolar. Se necessário, convide algum especialista no assunto para participar das discussões.

4. No final de cada conferência organizem um espaço (um painel) para que os participantes registrem suas observações.

5. É importante que no final das conferências o grupo elabore um relatório apresentando os questionamentos e as proposições da comunidade escolar. Sugere-se que encaminhe o relatório para os órgãos responsáveis e para a organização da Conferência Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento – Rio +20.

 

Avaliação/Conclusão

Os alunos deverão acompanhar as discussões que serão realizadas na Rio +20 e no local em que vivem. Dessa maneira, poderão reavaliar as proposições realizadas. Para tanto, posteriormente, promovam um debate para avaliar o que foi feito e o que ainda poderá ser realizado tendo em vista a melhoria do Meio Ambiental local e global.

Recursos Complementares

Sugestão de pesquisa e leitura para o professor(a)

Saiba o que foi a Eco 92

Disponível: http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2002/riomais10/o_que_e-2.shtml

Acesso em: 20de março de 2012

 

Saiba o que é a Rio +10

Disponível: http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2002/riomais10/o_que_e-2.shtml

Acesso em: 20de março de 2012

 

Rio +20

Disponível: http://www.rio20.gov.br/

Acesso em: 20de março de 2012

 

O que significa desenvolvimento sustentável

Disponível: http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2002/riomais10/o_que_e-3.shtml

Acesso em: 20de março de 2012

 

Informações sobre a Conferência da Juventude Rio +20

Disponível em: http://www.irdeb.ba.gov.br/evolucaohiphop/?p=4992

Acesso em: 20 de março de 2012

 

Disponível em: http://www.rio20.info/2012/noticias-2/inscricoes-abertas-conferencia-da-juventude-para-a-rio-20

Acesso em: 20 de março de 2012

 

Sugestão de pesquisa e leitura para o aluno(a)

IBGE Teen – Eco 92

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/ecologia/eco92.html

Acesso em: 20 de março de 2012

 

Brasil Escola – Eco 92

Disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/eco-92.htm

Acesso em: 20 de março de 2012

 

Saiba o que é a Rio +10

Disponível: http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2002/riomais10/o_que_e-2.shtml

Acesso em: 20 de março de 2012

 

Avaliação

Ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:

  1.  A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. A capacidade de reconhecer as alterações que os seres humanos provocam no Meio Ambiente e a relação existente entre o local e o global;
  3. O interesse em desenvolver atividades, de maneira colaborativa, que possibilitem a sensibilização e para a solução dos problemas ambientais; 
  4. O uso dos diferentes recursos tecnológicos que contribuem para o estudo do Meio Ambiente;
  5. A possibilidade de desenvolver atividades de formação coletiva e o compromisso de cada indivíduo com o mundo em que vivemos.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Fernanda Nunes, NDI UFSC , Santa Catarina - disse:
    naandikaa@hotmail.com

    26/06/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns!!! Aula muito boa!


  • Aparecida Candida Fonseca sena, ESCOLA ESTADUAL SILVA DOURADO , Tocantins - disse:
    aparecidacandida@hotmail.com

    05/06/2012

    Cinco estrelas

    Professora, parabéns pela aula. Vou usá-la em minha aula. Amei Abraços.


  • Iolete Barros Maeira, SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO , Paraíba - disse:
    ioletemeira@hotmail.com

    22/05/2012

    Cinco estrelas

    Esse tipo de atividade torna as aulas mais dinâmicas e motivadoras, pois, proporciona ao alunado maior interação através do trabalho coletivo, mais conhecimentos através da pesquisa e descobertas com o uso das mídias digitais. Parabéns!!


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