17/04/2012
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gervásio Teixeira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
· Identificar as características e modos de viver dos peixes.
· Compreender sobre alimentação, habitat, reprodução, espécies e preservação dos peixes.
· Interagir com os pares.
· Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica.
· Registrar informações obtidas em listas, quadros, anotações, fotos ou desenhos.
· Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos.
· Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar.
· Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noção do que seja fauna; leitura e escrita e utilização de recursos do laptop Classmate como o uso dos programas:Tux Paint, KolourPaint e Mozilla Firefox do sistema operacional Linux. Além disto, é importante que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.
Professor, a Iniciação Científica discente trabalhada desde a mais tenra idade da criança, propicia um desejo a mais para aprender a aprender. Essa forma de se construir conhecimentos comunga da ideia da organização do currículo por projetos de trabalho (HERNÁNDES, Fernando e VENTURA, Montserrat. Organização do currículo por projetos de trabalho. 5. Ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.) e tem a finalidade de alcançar os seguintes objetivos:
A Iniciação Científica enquanto modalidade de articulação dos conhecimentos escolares é uma forma de organizar a atividade de ensino e de aprendizagem, que implica considerar que tais conhecimentos não se ordenam para sua compreensão de uma forma rígida, nem em função de algumas referências disciplinares preestabelecidas ou de uma homogeneização dos alunos.
A função do Projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação a:
1) Tratamento da informação, e
2) Relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos, a transformação da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio.
Nesse sentido, o ponto de partida é a Escolha do tema.
Professor e alunos,devem se perguntar sobre a necessidade, relevância, interesse ou oportunidade de trabalhar um ou outro determinado tema. Todos eles analisam de diferentes perspectivas, o processo de aprendizagem que será necessário levar adiante para construir conjuntamente um Projeto.
Após a escolha do tema, toda a turma deve fazer a Justificativa do Projeto, que é o motivo pelo qual o Projeto deva acontecer. É na verdade o por quê do Projeto.
Logo após, é necessário criar os Objetivos sobre a temática do Projeto, estes devem ser definidos coletivamente pelos integrantes da pesquisa.
Em seguida, vem uma etapa muito importante: Problematização.
Esse momento é composto por perguntas relacionadas ao tema da pesquisa, as quais devem ser elaboradas de uma maneira que os alunos possam respondê-las, no decorrer da pesquisa e na sua conclusão.
Concluída o problematização devem ser levantadas as Hipóteses, ou seja, o que os alunos já conhecem e desconhecem sobre o assunto.
Exemplo:
Tema: Surpreendendo-se com os animais aquáticos: a vida dos peixes
Problema: Como os peixes dormem?
Hipótese: Ficando parados, próximos uns aos outros.
Dando continuidade devemos percorrer as demais etapas:
. Seleção das fontes da pesquisa: nesta etapa os alunos selecionarão os locais onde irão pesquisar sobre o tema escolhido e os recursos que utilizarão para testarem suas hipóteses e responderem sua/s pergunta/s.
. Cronograma: nesta etapa os alunos deverão registrar o que fazer e quando.
. Comprovação das hipóteses/ desenvolvimento da pesquisa: a partir das hipóteses levantadas, utilizando as fontes de pesquisa, os alunos buscarão refutá-las ou comprová-las, tendo em vista a busca de resposta/s para a problematização.
. Conclusão: os alunosdeverão expor as conclusões a que chegaram, após testarem as hipóteses. É o momento em que irão responder a problematização da pesquisa.
. Indicação das referências bibliográficas: é o momento de cumprir a sua última etapa, que é a indicação das referências bibliográficas, as quais são constituídas pelas fontes de consulta citadas na elaboração do projeto (livros, revistas, sites e outras) que foram utilizadas para desenvolver a pesquisa.
Concluída a pesquisa é chegado o momento para “Socializar seus resultados” para comunidade escolar, e se houver espaço, para a comunidade externa. A socialização da pesquisa é um compromisso que todo pesquisador deve assumir com a sociedade, pois assim estará contribuindo com a propagação de saberes necessários para a melhoria da vida no Planeta Terra e sua preservação.
O Projeto de Pesquisa deve ser naturalmente, um instrumento flexível, pronto para ser reconstruído ao longo do caminho empreendido pelo pesquisador.
As atividades poderão ocupar várias aulas, até mesmo semanas. Dessa forma, o planejamento deverá ser revisto constantemente. A flexibilidade se faz necessária dando lugar a (re) orientações.
Professor, antes da escolha do tema a ser trabalhado no Projeto, nesse momento, se torna importante começar a conversar com a turma sobre: O que é Pesquisa? O que é investigar? Para tanto, os alunos poderão procurar no dicionário o significado da palavra Pesquisa, socializá-lo para a turma e registrar o significado encontrado em uma folha de papel separada.
Em seguida, problematize:
· Se pesquisa é uma investigação sobre determinado assunto, precisamos de um Tema para ser investigado.
· O que pesquisar?
Sugerimos que cada aluno pense em um tema a ser trabalhado. Entregue uma folha de papel em branco ou solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate, utilizando o programa KolourPaint, seguindo os passos: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint) e solicite que façam um desenho representando o que querem pesquisar. Se preferir, elabore um Para Casa, para os alunos conversarem com seus familiares e juntos pensarem em um tema a ser investigado.
Fonte: Acervo da autora.
Observação: Professor, o Projeto pode surgir em qualquer período ou espaço escolar, não necessariamente precisa ser em um momento pré-determinado. Exemplo: A turma encontrou uma joaninha no pátio e gostaria de saber por que ela tem pintinhas e por que ela vive nas folhas. A partir daí, se for interesse de todos investigarem a vida desse animal, eis que surge, por exemplo, um Projeto de Pesquisa.
Reúna a turma em roda de conversa e peça para todos os alunos falarem, argumentarem o “Por que” determinado tema deveria ser escolhido. Feito isso, faça uma votação e eleja o tema da turma.
Fonte: Acervo da autora.
Para instigar os alunos a participarem do Projeto aqui proposto “animais aquáticos: peixes” é necessário promover um momento de sensibilização utilizando para isso diversos recursos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal temática. Exemplos: vídeos, imagens, contação de histórias, dentre outros.
Nesse momento, sugerimos que você instigue a curiosidade dos alunos, em realizar um Projeto sobre os peixes. Para isso, prepare uma contação da história “O peixinho de chocolate” ou “O peixe pixote”, para favorecer o diálogo da turma sobre a temática.
Fonte: http://www.livrariaphylos.com.br/?35,6241,o-peixe-pixote-sonia-junqueira.html
Acessado em 25/03/12.
O trabalho a ser realizado após a contação de história é de suma importância para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como parâmetro os seguintes itens para nortear o diálogo:
· O que cada aluno achou da história.
· Percepção de diferentes tipos de peixes.
· Local onde acontece a história.
· Personagens envolvidos.
Após todos participarem, é importante conversar com a turma sobre a importância de um estudo aprofundado sobre os peixes, para que possamos contribuir com a sua preservação frente a sua grande diversidade. Professor, observe atentamente as expressões orais e gestuais dos alunos, que se referem ao interesse ou não de estudar o tema.
Agora, converse com a turma sobre o que os alunos acham de iniciarem um trabalho de pesquisa para ampliarem seus conhecimentos sobre a vida dos peixes. Neste momento, é importante ouvir cada aluno sobre o desejo de participar do Projeto.
Elabore com a turma um Título para o Projeto, instigue a turma a propor algumas sugestões de títulos e faça a escolha, seja por votação, ou mesmo por um momento de diálogo.
VARIAÇÕES: Professor, se preferir, o título poderá ser decidido ao final de todas as etapas de investigação do Projeto.
Professor, juntamente com a turma, decida a melhor forma de organizar os registros do Projeto. Podendo o mesmo ficar registrado em um caderno específico para Projeto, ou mesmo, ser estruturado em uma pasta com plásticos, onde se guardariam cada folha do Projeto. Se preferir, ainda poderá reunir todas as folhas trabalhadas no Projeto e montar um "Dossiê". Optando pelo caderno, solicite que os alunos construam uma capa que contenha os dados pessoais do aluno e os dados da escola e insiram o título escolhido. Os alunos poderão fazer um desenho inicial do que já conhecem sobre os peixes, em uma folha para ser anexada ao "Dossiê" ou utilizar o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint). Veja o exemplo a seguir:
Fonte: Acervo da autora.
Após terminarem a atividade, os alunos poderão apresentar a capa com o seu desenho e explicá-lo para a turma.
Escolhida a temática e o título do Projeto, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo sobre os peixes. Neste momento, a turma deverá expor os motivos que a levaram a optar pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo. O registro desta atividade poderá ser feito no caderno do Projeto ou em folhas a serem anexadas no mesmo. Para isso, auxilie os alunos a participarem da construção coletiva de um texto, expondo as suas ideias. Se preferir, os alunos poderão fazer a justificativa com o auxílio de seus familiares, é uma boa estratégia para aproximar /integrar a família ao Projeto/Tema. Para tanto, elabore um Para Casa sobre a justificativa do Projeto.
Fonte: Acervo da autora.
Professor, o Projeto de Iniciação Científica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investigação. Nesse sentido, organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo sobre o que os alunos querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre os peixes.
Prepare uma cartolina e registre nela os objetivos traçados pelos investigadores. Os alunos deverão registrar no caderno do Projeto os objetivos construídos. Veja alguns exemplos abaixo:
Objetivos:
· Descobrir sobre a diversidade de peixes.
· Conhecer o habitat destes animais.
· Pesquisar as características dos peixes ósseos e cartilaginosos.
· Aprender a realizar uma pesquisa.
· Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias.
· Refletir e construir ações para a preservação do meio ambiente.
A seguir, é chegado o momento de construir com a turma as Problematizações que conduzirão o Projeto. Para isso, explique para a turma que para fazermos uma pesquisa, necessitamos de perguntas e de dúvidas, a serem investigadas. Sendo assim, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e instigue-os a descobrirem o que gostariam de saber sobre os peixes. Para este momento, você poderá possibilitar que os alunos busquem informações na internet, revistas ou em outras fontes de informação, ou mesmo incitá-los a fazerem uma pergunta de cunho próprio, ou seja, partirem da curiosidade que cada aluno já possua sobre o tema. É importante que os alunos compreendam que outras questões poderão surgir durante a realização do Projeto e que poderão ser incluídas na investigação, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolve a pesquisa.
Exemplos:
· Como é o corpo dos peixes?
· Todo peixe tem espinho?
· O que os peixes comem?
· Onde eles moram?
· Como os peixes nascem?
· Os peixes dormem?
· Os peixes respiram fora d’água?
Solicite que registrem no papel a/s dúvida/s e posteriormente a/s leia para a turma. É importante que cada aluno elabore pelo menos uma questão. Você poderá agrupar as questões que são próximas, que tenham o mesmo teor de conteúdo. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos deverão copiar no caderno do Projeto, esta etapa construída individualmente.
Professor, diante de cada pergunta elaborada pelos alunos, é importante instigá-los a pensarem sobre as Hipóteses que já possuem sobre a sua própria dúvida. Este movimento é fundamental para valorizar o conhecimento prévio do aluno sobre o tema. Por isso, solicite que cada aluno busque responder à questão elaborada por ele anteriormente, levantando uma hipótese, a qual será validada ou não no decorrer da pesquisa. Como registro, sugerimos que os alunos registrem no caderno de Projeto a sua própria pergunta e a hipótese para a mesma. Faça um momento de socialização das ideias, em que cada aluno possa relatar para a turma a sua produção. Veja alguns exemplos a seguir:
Todo peixe tem espinho?
Hipótese: Sim, porque ele ajuda o peixe a nadar.
O que os peixes comem?
Hipótese: Outros peixes.
Os peixes dormem?
Hipótese: Sim, com os olhos fechados.
Eles respiram fora d’água?
Hipótese: Não.
Após este momento de construção e registro das hipóteses, incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informações sobre o tema. Para isso, faça uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que já utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informações no dia a dia. Após este momento, solicite que cada aluno registre no caderno de Projeto as fontes sugeridas pelo grupo.
É importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Iniciação Científica, torna-se condição primordial à busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compor uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investigação, sugerimos as seguintes fontes de pesquisa:
Também ressaltamos algumas estratégias metodológicas que podem enriquecer o trabalho com a turma, tais como:
Professor, agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto. Este cronograma não consiste em algo estático e rígido, mas sim, participa de um processo flexível que dependerá fundamentalmente do percurso do próprio Projeto. O cronograma poderá ser registrado no caderno de Projeto, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo responsabilidade de executar o curso da investigação. Exemplo:
CRONOGRAMA DESSA AULA:
Variações - Se o Projeto for desenvolvido durante todo o ano letivo, cada uma das etapas do Projeto poderá ser realizada em aulas específicas. Por exemplo: 1ª aula: Definir o tema, 2ª aula: Justificar o tema e assim por diante. Optamos por unir mais de uma etapa nas atividades, para o texto não ficar demasiadamente extenso.
1º aula: Escolher o tema do projeto, sensibilizar com uma contação de história, título e justificativa.
2º aula: Traçar objetivos, problematizar o tema/levantar hipóteses e elencar as fontes de pesquisa.
3º aula: Apresentar aos alunos as características que envolvem o grupo dos Peixes.Leitura do Texto Informativo sobre as características do seu corpo, alimentação e respiração.
4ª Aula: Diferenciar tipos de peixes: ósseos e cartilaginosos.
5ª Aula: Identificar peixes de água doce e salgada.
6ª Aula: Assistir filmes sobre peixes e direcionar algumas pesquisas.
7ª Aula: Descobrir curiosidades sobre os peixes.
8ª Aula: Concluir a pesquisa e apresentar as descobertas do Projeto: “Surpreendendo-se com os animais aquáticos: A aventura dos peixes” para a família e toda a comunidade escolar.
Professor, retome com os alunos as atividades já desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as etapas e a própria construção do Projeto. Assim, você poderá ter uma noção de como começar o processo de pesquisa e os recursos materiais necessários para realização da atividade.
Inicialmente, propomos uma atividade de pesquisa sobre as características dos peixes, alimentação e respiração.
Solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios sugeridos a seguir. O trabalho com textos online e vídeos requer de você, professor, uma leitura prévia dos mesmos, para que possa conhecê-los e criar estratégias pedagógicas direcionadas ao conteúdo trabalhado.
Apresente o vídeo: “Aventura visual documentários – Os peixes, características e curiosidades”.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=QZ4mxPvDJzI
Acessado em 25/03/12.
Em seguida, explore o vídeo com a turma para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma tendo como base os seguintes aspectos para permear o diálogo:
· O que cada aluno achou do vídeo.
· Características identificadas.
· Percepção do habitat.
· Diversidades de peixes.
· Curiosidades.
A partir do vídeo, solicite que os alunos façam um desenho para representar como é o corpo dos peixes, habitat, diversidade e curiosidades.
A seguir, os alunos deverão fazer uma pesquisa online, para explorarem as informações contidas nos textos. Nos sítios abaixo, os alunos encontrarão informações sobre as características, alimentação e respiração dos peixes.
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/peixes.htm
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Peixes.php
http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_vertebrados_peixes.htm
Acessados em 25/03/12.
Os alunos deverão compreender a estrutura do corpo dos peixes. Após as pesquisas, observe se eles conseguiram identificar as partes externas do corpo dos peixes:
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filo-cordata/filo-chordata-12.php
Acessado em 25/03/12.
PORQUE OS PEIXES NÃO RESPIRAM FORA D’ÁGUA
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=lcn&cod=_porqueopeixenaorespirafo
Acessado em 25/03/12.
OS PEIXES DORMEM
http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI1715126-EI8410,00.html
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/os-peixes-dormem
Acessados em 25/03/12.
No caderno de Projeto, solicite que os alunos escrevam um resumo das informações que consideraram mais relevantes nos textos. Veja o exemplo abaixo:
Que legal! Hoje acessamos diversos sítios e descobrimos muitas informações sobre os peixes. Agora, escreva abaixo um resumo contendo as ideias principais dos textos trabalhados.
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Por meio desses sítios os alunos responderão as seguintes perguntas elaboradas na problematização:
· Como é o corpo dos peixes?
· O que os peixes comem?
· Onde eles moram?
· Os peixes dormem?
· Os peixes respiram fora d’água?
Professor, após o trabalho com vídeos e textos online, prepare algumas atividades sobre os conteúdos trabalhados no caderno do Projeto ou anexe ao Dossiê.
Fonte: Acervo da autora.
Professor, os sítios abaixo trazem referências para se aprender a diferenciar peixes ósseos e peixes cartilaginosos. Com esse trabalho, serão atendidas as seguintes dúvidas:
· Como é o corpo dos peixes?
· Todo peixe tem espinho?
Organize a turma em grupos de quatro alunos, para aproximarem os pares e solicite que acessem no laptop Classmate os sítios abaixo a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).
PEIXES ÓSSEOS
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioanimal5.php
http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/peixes-osseos-osteictes.htm
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-883-4432-,00.html
Acessados em 25/03/12.
PEIXES CARTILAGINOSOS
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioanimal4.php
http://www.infoescola.com/biologia/peixes-cartilaginosos-classe-chondrichthyes/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/peixes/peixes-cartilaginosos.php
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-883-4433-,00.html
Acessados em 25/03/12.
Em seguida, proponha atividades relacionadas a essa temática e anexe ao caderno do Projeto. Sugerimos:
Fonte:http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2011/08/atividades-relacionadas-ao-projeto-meio.html
Acessado em 25/03/12.
Professor, elabore um Para Casa para os alunos pesquisarem com a família sobre os peixes de água doce e os peixes de água salgada. Nessa atividade, aborde a questão:
Resposta: Na pesquisa os alunos deverão encontrar a seguinte resposta: não, eles morrem. Os líquidos que circulam no corpo dos peixes de água salgada têm aproximadamente a mesma proporção de sais que a água do mar. "Mas se o peixe for colocado em água doce, essa concentração será maior em seu corpo do que no ambiente", diz o biólogo Naércio Aquino Menezes, do Museu de Zoologia da USP. Como os corpos tendem a estar sempre em equilíbrio, o peixe acabará absorvendo mais água por osmose e não terá como eliminá-la, por causa de seu rim pouco desenvolvido. Ele inchará, podendo até explodir. O oposto acontece com um peixe de água doce colocado no mar. A concentração de sais em seu organismo será bem menor que a do ambiente e ele perderá líquido até ficar desidratado. Mas existem espécies que suportam por mais tempo essa mudança de ambiente - como a tainha, que vive em lagos onde a salinidade varia muito.
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/peixes-de-agua-salgada-podem-viver-na-agua-doce
Acessado 25/03/12.
Professor, solicite que os alunos confeccionem um cartaz sobre os peixes de água doce e outro sobre os peixes de água salgada. Os alunos poderão desenhar, imprimir as imagens, usar de recortes e colagens. Esses cartazes poderão ser utilizados no dia de "Socializar as descobertas".
PEIXES ÁGUA DOCE
http://www.pescacommosca.com.br/lpg8d.htm
http://www.vivaterra.org.br/peixes_doce.htm
http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Materias/0LuT/Maior_Peixe_De_Agua_Doce
http://www.vivasantos.com.br/aquario/atracoes/main.htm
http://www.vivasantos.com.br/aquario/index.htm.
Acessados em 25/03/2012.
PEIXES ÁGUA SALGADA
http://www.pescacananeia.com.br/peixesdeaguasalgada.htm
http://www.vivaterra.org.br/peixes_salgada.htm
http://www.aquarismobrasileiro.com.br/peix_salg.htm
Acessados em 25/03/12.
Professor, a temática peixes é muito abrangente e está diretamente ligada à vida dos alunos. Um dos recursos que satisfazem as expectativas deles, são os filmes/desenhos que abordam a temática. Sugerimos os seguintes filmes:
Fonte: http://www.submarino.com.br/produto/6/1594441/dvd+o+espanta+tubaroes
Acessado em 25/03/12.
Sinopse: Oscar é um peixe que trabalha num lava jato para baleias, tendo uma vida pacata e comum até então. O que ele almeja, na verdade, é uma vida no topo do recife, onde poderá ter um grande e luxuoso apartamento, além de fama e reconhecimento. Sua vida muda completamente quando ele é atacado por um tubarão. Uma âncora cai em cima do predador, matando-o e deixando Oscar com uma fama de matador de tubarões. Quando um novo tubarão aparece na cidade, Oscar percebe que ele não é carnívoro e, em conjunto, tornam-se grandes amigos em uma farsa que pretende manter os outros predadores bem longe do local.
Fonte: http://blogdoxandro.blogspot.com.br/2012/01/o-mar-nao-esta-pra-peixe-na-sessao-da.html
Acessado em 25/03/12.
Sinopse: Pê é um simpático peixinho órfão que acaba de chegar ao belíssimo recife em busca de sua tia Pérola. Tão logo começa a conhecer a nova vizinhança e fazer novos amigos, ele acaba se deparando com uma visão que dispara seu coração: Cordélia. A bela peixinha rosada atrai as atenções de todos os peixes do pedaço – e também do perigoso tubarão Troy, cuja gangue apavora a cidade inteira com suas enormes presas. Agora, para acabar de vez com Troy e conquistar o coração de Cordélia, Pê terá que se encher de coragem e tentar aprender os segredos do oceano por meio dos ensinamentos do misterioso Sr.Tortuga. Definitivamente, o mar nunca esteve tão agitado!
Fonte: http://portal-winchester.blogspot.com.br/2012/01/trailer-de-procurando-nemo-3d.html
Acessado em 25/03/12.
Sinopse : Nemo é um pequeno peixe-palhaço, que repentinamente é sequestrado do coral onde vive por um mergulhador e passa a viver em um aquário. Decidido a encontrá-lo, seu tímido pai sai em sua busca, tendo como parceria a ingênua Dory.
Sugestões pedagógicas: Em duplas os alunos poderão desenhar ou escrever um resumo do que foi apresentado no filme. Exponha os trabalhos no mural da escola, mas fotografe para anexar ou colar no caderno do Projeto.
Os alunos também poderão visitar o "Aquário municipal" para conhecerem de perto diversos tipos de peixes. Se na sua cidade não possuir esse espaço, solicite que os alunos acessem a internet e visualizem aquários de outras cidades. Utilizando os laptops, acessem Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) e digitem o sítio abaixo com atenção.
Aquário de Santos
Fonte: http://www.vivasantos.com.br/aquario/. Acessado em 25/03/2012.
Professor, os sítios abaixo trazem muitas curiosidades sobre os peixes. A partir do programa Mozilla Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) do laptop, solicite que os alunos leiam os textos e as imagens e descubram várias curiosidades interessantes.
http://www.smartkids.com.br/especiais/animais-peixes.html. Acessado em 25/03/2012.
Maior peixe do mundo
http://diariodebiologia.com/2008/05/tubarao-baleia-o-maior-peixe-do-mundo/
http://www.uje.com.br/gn/animais/index.htm
. Acessados em 25/03/2012.
Menor peixe do mundo
http://www.uje.com.br/gn/animais/index.htm Acessado em 25/03/2012.
A partir desse momento, construa com a turma o maior e o menor peixe do mundo utilizando papéis. Essa atividade envolve trabalho com a matemática, uma vez que os alunos vão medir para construir. Disponibilize réguas, fita métrica e auxilie os alunos na contagem.
Maior peixe – Água doce – 2 metros
Maior peixe – Água salgada – 7 metros
Menor peixe – 1 centímetro
Exponha os trabalhos no mural da sala de aula e fotografe para colar uma cópia no caderno de Projeto ou Dossiê.
Ao partir para a etapa final do Projeto é importante que os alunos tenham compreendido sobre a vida dos peixes, suas características, hábitos, reprodução, alimentação e sua relevância para a fauna.
Professor, nesta etapa do trabalho de pesquisa, é fundamental retomar as hipóteses dos alunos às questões que permearam a investigação. O objetivo principal deste momento é possibilitar que o aluno descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início do Projeto até o momento atual de conclusão do mesmo. Sendo assim, possibilite um momento de diálogo com o grupo de alunos, para que cada um possa expor a sua hipótese inicial e o que mudou após a realização da pesquisa.
Professor, nesse momento prepare uma forma de registro para os alunos exporem as conclusões que chegaram, após testarem as hipóteses. Agora, é o momento em que irão responder a problematização da pesquisa. Veja o exemplo:
Nosso Projeto já está chegando à etapa final. Descobrimos e aprendemos muito sobre a vida dos peixes.
De acordo com os seus conhecimentos ao longo do Projeto, responda a pergunta referente à sua problematização. Exemplo:
|
Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:
· Conhecimento do tema estudado;
· Empenho e dedicação nos variados momentos da pesquisa;
· Participação nas atividades propostas;
· Compreensão do processo de pesquisa.
Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno do Projeto. Após todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o significou para cada um a vivência e as variadas experiências com a Iniciação Científica na escola.
Em seguida, é chegado o momento para “Socializar suas descobertas” para comunidade escolar. Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho construído pela turma.
Sugestões de links para alunos:
Documentário Peixes SBT 1
http://www.youtube.com/watch?v=-ASPSBkfeeo&feature=related
Acessado em 25/03/12.
Documentário Peixes SBT 1
http://www.youtube.com/watch?v=Q2IoUV2kkas&feature=related
Acessado em 25/03/12.
Sugestões de links para professores:
Reportagem "Peixes ameaçados na Amazônia” grupo boticário- http://www.oeco.com.br/reportagens/23487-peixes-ameacados-na-amazonia
Acessado em 25/03/2012.
Sítio http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/peixes/peixes-1.php
Acessado em 25/03/2012.
A avaliação deverá permear todo o processo de Iniciação Científica. É preciso compreender que o que move um trabalho de pesquisa, não é o acúmulo de informações, mas as descobertas e as novas dúvidas que surgem no caminho. Por isso, a observação do professor, é fundamental para perceber o envolvimento, a participação e o interesse de cada aluno pela temática. A partir desse instrumento, poderá avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto “Surpreendendo-se com os animais aquáticos: A aventura dos peixes”, tendo em vista as diversas atividades e vivências dos alunos, o professor poderá perceber o desenvolvimento do aluno em a relação à temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
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09/07/2014
Três estrelasboa aula