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Insetos companheiros: A vida das formigas - UCA/Metodologia Científica

 

17/04/2012

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gervásio Teixeira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Identificar as características e  os modos de viver das formigas.

·         Compreender sobre alimentação, habitat, hábitos, reprodução e variedades de espécies.

·         Interagir com os pares.

·         Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica.

·         Registrar informações obtidas em listas, quadros, anotações, fotos ou desenhos.

·         Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos.

·         Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar.

·         Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades
Aproximadamente 840 minutos – 7 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos noção do que seja fauna, leitura e escrita e a utilização de recursos do laptop Classmate como o uso dos programas:Tux Paint, KolourPaint e Mozilla Firefox do sistema operacional Linux. Além disto, é importante que eles sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, a Iniciação Científica discente trabalhada desde a mais tenra idade da criança, propicia um desejo a mais para aprender a aprender. Essa forma de se construir conhecimentos comunga com a  ideia da organização do currículo por Projetos de Trabalho. (HERNÁNDES, Fernando e VENTURA, Montserrat. Organização do currículo por projetos de trabalho. 5. Ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.) e tem a finalidade de alcançar os seguintes objetivos:

 

  •        Abordar um sentido da globalização em que as relações entre as fontes de informação e os procedimentos para compreendê-la e utilizá-la fossem levados adiante pelos alunos, como acontece nos enfoques interdisciplinares.
  •          Introduzir uma nova maneira de fazer do professor, na qual o processo de reflexão e interpretação sobre a prática fosse a pauta que permitisse ir tornando significativa a relação entre ensinar e aprender.
  •         Gerar uma série de mudanças na organização dos conhecimentos escolares, tomando como ponto de partida as seguintes hipóteses:

 

  1.   Na sala de aula, é possível trabalhar qualquer tema, o desafio está em como abordá-lo com cada grupo de alunos e em especificar o que podem aprender dele.
  2.   Cada tema se estabelece como um problema que deve ser resolvido, a partir de uma estrutura que deve ser desenvolvida e que pode encontrar-se em outros temas ou problemas.
  3.   A ênfase na relação entre ensino e aprendizagem é, sobretudo, de caráter procedimental e gira em torno do tratamento da informação.
  4.   O docente ou a equipe de professores não são os únicos responsáveis pela atividade que se realiza em sala de aula, mas também o grupo classe tem um alto nível de implicação, na medida em que todos estão aprendendo e compartilhando o que se aprende.
  5.   Podem ser trabalhadas as diferentes possibilidades e interesses dos alunos em sala de aula, de forma que ninguém fique desconectado e cada um encontre um lugar para sua implicação e participação na aprendizagem.

 

 

A Iniciação Científica enquanto modalidade de articulação dos conhecimentos escolares é uma forma de organizar a atividade de ensino e aprendizagem, que implica considerar que tais conhecimentos não se ordenam para sua compreensão de uma forma rígida, nem em função de algumas referências disciplinares preestabelecidas ou de uma homogeneização dos alunos.

A função do Projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação a :

1)      O tratamento da informação, e

2)      Relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos, a transformação da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio.

 

Nesse sentido, o ponto de partida é a Escolha do Tema.

 

Professor e alunos devem perguntar-se sobre a necessidade, relevância, interesse ou oportunidade de trabalhar um ou outro determinado tema. Todos eles analisam de diferentes perspectivas, o processo de aprendizagem que será necessário levar adiante para construir conjuntamente um Projeto.

Após a escolha do tema, toda a turma deve fazer a Justificativa do Projeto, que é o motivo pelo qual o Projeto deva acontecer. É na verdade o por quê do Projeto.

Adiante, é necessário criar os Objetivos sobre a temáticado Projeto, estes devem ser definidos coletivamente pelos integrantes da pesquisa.

Em seguida, vem uma etapa muito importante: a Problematização. Esse momento é composto por perguntas relacionadas ao tema da pesquisa, as quais devem ser elaboradas de uma maneira que os alunos possam respondê-las, no decorrer da pesquisa e na sua conclusão.

Feita a problematização deve-se efetuar o Levantamento das Hipóteses, ou seja, ter clareza do que os alunos já conhecem e desconhecem sobre o assunto.

Exemplo:


Tema: Insetos companheiros: A vida das formigas

Problema: O que as formigas comem?

Hipótese: Doces

 

Dando continuidade devemos percorrer as demais etapas:

. Seleção das Fontes da Pesquisa: Nesta etapa os alunos selecionarão os locais onde irão pesquisar sobre o tema escolhido e os recursos que utilizarão para testarem suas hipóteses e responderem sua/s pergunta/s.

. Cronograma: nesta etapa os alunos deverão registrar: o que fazer, quando e quem.

. Comprovação das Hipóteses/ Desenvolvimento da Pesquisa: a partir das hipóteses levantadas, utilizando as fontes de pesquisa, os alunos buscarão refutá-las ou comprová-las, tendo em vista a busca de resposta/s para a problematização.

. Conclusão: deverá expor as conclusões a que os alunos chegaram, após testarem as hipóteses. É o momento em que irão responder a problematização da pesquisa.

 . Indicação das Referências Bibliográficas: é o momento de cumprir a sua última etapa, que é a indicação das referências bibliográficas, as quais são constituídas pelas fontes de consulta citadas na elaboração do Projeto (livros, revistas, sites e outras) que foram utilizadas para desenvolver a pesquisa.

 Concluída a pesquisa é chegado o momento para “Socializar seus resultados” para comunidade escolar, e se houver espaço para a comunidade externa. A socialização da pesquisa é um compromisso que todo pesquisador deve assumir com a sociedade, pois assim estará contribuindo com a propagação de saberes necessários para a melhoria da vida no Planeta Terra e sua preservação.

O Projeto de Pesquisa deve ser naturalmente, um instrumento flexível, pronto para ser reconstruído ao longo do caminho empreendido pelo pesquisador.
As atividades poderão ocupar várias aulas, até mesmo semanas. Dessa forma, o planejamento deverá ser revisto constantemente. A flexibilidade se faz necessária dando lugar a (re) orientações.

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, antes da escolha do tema a ser trabalhado no Projeto, nesse momento, se torna importante começar a conversar com a turma sobre: O que é Pesquisa? O que é investigar?

Para tanto, os alunos poderão procurar no dicionário o significado da palavra Pesquisa, socializá-lo para a turma e registrar o significado encontrado, em uma folha de papel separada.

Em seguida, problematize:

 

  •          Se pesquisa é uma investigação sobre determinado assunto, precisamos de um Tema para ser investigado.
  •          O que pesquisar?

Sugerimos que cada aluno pense em um tema a ser trabalhado. Entregue uma folha de papel em branco ou solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate, utilizando o programa KolourPaint, seguindo os passos: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint) e solicite que eles façam um desenho representando o que querem pesquisar. Se preferir, elabore um Para Casa, para os alunos conversarem com seus familiares e juntos pensarem em um tema a ser investigado.

Observação: Professor, o Projeto pode surgir em qualquer período ou espaço escolar, não necessariamente precisa ser em um momento pré-determinado. Exemplo: A turma encontrou uma joaninha no pátio e gostaria de saber por que ela tem pintinhas e por que ela vive nas folhas. A partir daí, se for interesse de todos investigar a vida desse animal, eis que surge, por exemplo, um Projeto de Pesquisa.

Reúna a turma em uma roda de conversa e peça para todos falarem, argumentarem o “Por que” determinado tema deveria ser escolhido. Feito isso, faça uma votação e eleja o tema da turma.

Para instigar os alunos a participarem do Projeto aqui proposto “Insetos companheiros: A vida das formigas” é necessário promover um momento de sensibilização utilizando para isso diversos recursos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal temática. Exemplos: vídeos, imagens, contação de histórias, dentre outros.

Nesse momento, sugerimos que você instigue a curiosidade dos alunos, em realizar um Projeto sobre as formigas. Para isso, faça uma seleção de imagens ou fotos de vários tipos de formiga e apresente à turma, para favorecer o diálogo sobre a temática.

 

 4 formigas

Fonte: Acervo da autora

 

O trabalho a ser realizado após a apresentação das imagens é de suma importância para consolidar as informações adquiridas a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como parâmetro os seguintes itens para nortear o diálogo:

 

·         O que cada aluno achou das imagens;

·         Percepção de diferentes tipos de formigas;

·         Local onde elas apareceram;

 

Um importante trabalho com a turma no processo de investigação é perceber a riqueza da exploração do conteúdo de uma letra de música. Neste sentido, disponibilize a cópia da letra da música abaixo e aproveite para ouvi-la com a turma a partir do sítio que disponibilizamos após a letra da música:

 

Lava-pé

Música e letra: Adalcino Ferreira dos Santos

 

 

Olha a formiga no dedo

Olha a formiga no pé

Ela morde doído

Ela é lava-pé

 

 

Ocê saia daí

E bata o pé no chão

Que ela cai pra longe

Não te morde não

 

Essa criaturinha

é mesmo pequenininha

mas não quero que morda

os seus pés de menina

 

Fonte: http://www.emcantar.org/

Para ouvir a música acesse: http://www.radio.uol.com.br/#/busca/artista/EMCANTAR

Acessados em 25/03/12

 

Explore com a turma o conteúdo da letra da música a partir dos seguintes aspectos:

 

·         Qual o nome da formiga retratada?

·         Alguém já viu essa formiga?

·         De acordo com a música, o que essa formiga faz?

 

 Após todos participarem, é importante conversar com a turma sobre a importância de um estudo aprofundado sobre as formigas, para que possamos contribuir com a sua preservação frente a sua grande diversidade. Professor, observe atentamente as expressões orais e gestuais dos alunos, que se referem ao interesse ou não de estudar o tema.

 Agora, converse com a turma sobre o que acha dos alunos iniciarem um trabalho de pesquisa para conhecerem mais sobre a vida das formigas. Neste momento, é importante ouvir cada aluno sobre o desejo de participar do Projeto.

 Elabore com a turma um Título para o Projeto, instigue-a à propor algumas sugestões de títulos e faça a escolha, seja por votação, ou mesmo por um momento de diálogo.

 Variações: Professor, se preferir o título poderá ser decidido ao final de todas as etapas de investigação do Projeto.

Professor, juntamente com a turma, decida a melhor forma de organizar os registros do Projeto. Podendo o mesmo ficar registrado em um caderno específico para Projeto, ou mesmo, ser estruturado em uma pasta com plásticos, onde se guardariam cada folha do Projeto. Se preferir, ainda poderá unir todas as folhas trabalhadas no Projeto e montar um Dossiê”. Optando pelo caderno, solicite que os alunos construam uma capa que contenha os dados pessoais do aluno e os dados da escola e insiram o título escolhido. Os alunos poderão fazer um desenho inicial do que já conhecem sobre as formigas em uma folha de papel para ser anexada ao dossiê ou utilizar o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint). Veja os exemplos a seguir:

 

capa priscila

Fonte: Acervo da autora

 

Após terminarem a atividade, os alunos poderão apresentar a capa com o seu desenho e explicá-lo para a turma.

 Escolhida a temática e o título do Projeto, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo sobre as formigas. Neste momento, a turma deverá expor os motivos que a levaram a optar pela temática escolhida, bem como porque é importante e necessário o seu estudo.  O registro desta atividade poderá ser feito no caderno do Projeto ou em folhas avulsas a serem anexadas. Para isso, auxilie os alunos a participarem da construção coletiva de um texto, expondo as suas ideias. Se preferir, os alunos poderão fazer a justificativa com o auxílio de seus familiares, é uma boa estratégia para aproximar /integrar a família ao projeto/tema. Para tanto, elabore um Para Casa sobre a justificativa do Projeto.

 

justificativa

Fonte: Acervo da autora

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, o Projeto de Iniciação Científica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investigação. Nesse sentido, organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo sobre o que os alunos querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre as formigas.

Prepare uma cartolina e registre nela os objetivos traçados pelos investigadores. Os alunos deverão registrar no caderno do Projeto os objetivos construídos. Veja alguns exemplos abaixo:

Objetivos:

·         Descobrir sobre a diversidade de formigas.

·         Conhecer o habitat, alimentação e hábitos destes insetos.

·         Conhecer suas características.

·         Aprender a realizar uma pesquisa.

·         Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias.

·         Refletir e construir ações para a preservação do meio ambiente.

 

 A seguir, é chegado o momento de construir com a turma as Problematizações que conduzirão o Projeto. Para isso, explique para a turma que para fazermos uma pesquisa, necessitamos de perguntas e de dúvidas, a serem investigadas. Sendo assim, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e instigue-os a descobrirem o que gostariam de saber sobre as formigas. Para este momento, você poderá possibilitar que os alunos busquem informações na internet, revistas ou em outras fontes de informação, ou mesmo incitá-los a fazerem uma pergunta de cunho próprio, ou seja, partirem da curiosidade que cada aluno já possua sobre o tema. É importante que os alunos compreendam que outras questões poderão surgir durante a realização do Projeto e que poderão ser incluídas na investigação, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolve a pesquisa.

 

Exemplos:

·         Como é o corpo das formigas?

·         Como elas nascem?

·         O que as formigas comem?

·         Onde eles moram?

 

 Solicite que registrem no papel a/s dúvida/s e posteriormente a/s leia para a turma. É importante que cada aluno elabore pelo menos uma questão. Você poderá agrupar as questões que são próximas, que tenham o mesmo teor de conteúdo. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos deverão copiar no caderno do Projeto esta etapa construída individualmente.

Professor, diante de cada pergunta elaborada pelos alunos, é importante instigá-los a pensarem sobre as Hipóteses que já possuem sobre a sua própria dúvida. Este movimento é fundamental para valorizar o conhecimento prévio do aluno sobre o tema. Por isso, solicite que cada aluno busque responder à questão elaborada por ele anteriormente, levantando uma hipótese, a qual será validada ou não no decorrer da pesquisa. Como registro, sugerimos que os alunos redijam no caderno de Projeto a sua própria pergunta e a hipótese para a mesma. Faça um momento de socialização das ideias, em que cada aluno possa relatar para a turma a sua produção. Veja alguns exemplos a seguir:

 

Como é o corpo das formigas?

Hipótese: Dividido em vários pedacinhos

 

Como elas nascem?

Hipótese: De ovos

 

O que as formigas comem?

Hipótese: Doces

 

Onde elas moram?

Hipótese: Na terra

 

Após este momento de construção e registro das hipóteses, incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informações sobre o tema. Para isso, faça uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que já utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informações no dia a dia. Após este momento, solicite que cada aluno registre no caderno de Projeto as fontes sugeridas pelo grupo.

É importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Iniciação Científica, torna-se condição primordial à busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compor uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investigação, sugerimos as seguintes fontes de pesquisa:

  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Fotos
  • Enciclopédias
  • Imagens
  • Livros
  • Vídeos
  • Dicionário.

 

Também ressaltamos algumas Estratégias Metodológicas, que podem enriquecer o trabalho com a turma, tais como:

 

  • Trabalho de campo
  • Entrevista
  • Palestras
  • Trabalhos individuais e em grupos
  • Experiências
  • Observações

 

                                       fontes pri     fontes pri 2

                                                                                                 Fonte: Acervo da autora

 

Professor, agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto. Este cronograma não consiste em algo estático e rígido, mas sim, participa de um processo flexível que dependerá fundamentalmente do percurso do próprio Projeto. O cronograma poderá ser registrado no caderno de Projeto, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo responsabilidade de tornar exequível o curso da investigação. Exemplo:

 

CRONOGRAMA DESSA AULA:

 

Variações -  Se o Projeto for desenvolvido durante todo o ano, cada uma de suas etapas poderá ser realizada em aulas específicas. Por exemplo: 1ª aula: Definindo o tema, 2ª aula: Justificando o tema e assim por diante. Optamos por unir mais de uma etapa nas atividades para o texto não ficar demasiadamente extenso.

 

QUANDO            O QUE FAZER                                                                                           QUEM

1º aula:           Escolher o tema do Projeto, título                                                        Professor e alunos.

                        e justificativa.

2º aula:           Traçar objetivos, problematizar o tema,                                             Professor e alunos.

                        levantar hipóteses e elencar as fontes

                        de pesquisa.

3º aula:     Apresentar aos alunos as características                                                 Professor e alunos.

                   que envolvem o grupo dos Insetos e

                   em especial as formigas.Leitura

                   do Texto Informativo sobre as características

                   do seu corpo e alimentação.

4ª Aula:    Compreender o ciclo de vida das formigas.                                                 Professor e alunos.

5ª Aula:    Identificar o habitat das formigas.                                                                   Professor e alunos.

6ª Aula:    Assistir documentários e filmes sobre formigas.                                       Professor e alunos.

7ª Aula:    Concluir a pesquisa e apresentar                                                                  Professor, alunos,

                   as descobertas do projeto para a família                                                      famílias dos alunos

                   e toda a comunidade escolar.                                                                         e comunidade escolar.

 

 

3ª atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, retome com os alunos as atividades já desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as etapas e a própria construção do Projeto. Assim, você poderá ter uma noção de como começar o processo de pesquisa e os recursos materiais necessários para realização da atividade.

Inicialmente, propomos uma atividade de pesquisa sobre as características do grupo dos insetos e em especial das formigas e sua alimentação.

Solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios sugeridos a seguir. O trabalho com textos online e vídeos requer de você, professor, uma leitura prévia dos mesmos, para que possa conhecê-los e criar estratégias pedagógicas direcionadas ao conteúdo trabalhado.

Professor, nesse momento, proponha um trabalho sobre as características das formigas. Juntamente com a turma, acesse os sítios abaixo e acompanhe os textos online sobre as características e alimentação das formigas. Os alunos deverão fazer uma pesquisa online, para explorarem as informações contidas nos textos.

 

http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/formiga.htm

http://arquivom.wordpress.com/2011/07/14/caracteristicas-das-formigas/

http://www.vivaterra.org.br/insetos_3.htm

http://educacao.uol.com.br/biologia/formigas-divisao-de-tarefas-e-cooperacao-fazem-parte-da-vida-de-insetos.jhtm

http://mundodasformigas.vilabol.uol.com.br/

Acessados em 25/03/12.

Explique que como são insetos, seu corpo é dividido em 3 partes: cabeça, tórax e abdômen, possuem 1 par de antenas, 3 pares de pernas ligadas ao tórax, mandíbula e olhos.   

 

anatomia formiga

                                                                             Fonte: http://formigueiross.blogspot.com.br/2010/12/anatomia.html

                                                                                                                                 Acessado em 25/03/12.

 

 

Proponha uma atividade sobre a anatomia das formigas e disponibilize aos alunos. Sugerimos:

 

DE OLHO NA CIÊNCIA

Leia com atenção:

O corpo das formigas

“O corpo de uma formiga é composto por três partes: a cabeça com as mandíbulas na frente, o tronco ou tórax no meio, o abdômen e a parte maior atrás. Se a formiga for partida em pedaços, cada segmento de seu corpo continuará a viver por alguns instantes, pois cada um possui ser próprio fornecimento de sangue, tubos respiratórios, abertura para o exterior fechada por válvulas e nervos em separados, que operam os músculos de cada parte de seu organismo”.

Tesouro Disney. Volume 12. São Paulo, Círculo do livro, 1991, p.50.

 

Agora, observe a ilustração e escreva as partes do corpo da formiga.

 

partes do corpo fomriga

Fonte: Acervo da autora.

 

 

No caderno de Projeto, solicite que os alunos escrevam um resumo das informações que consideraram mais relevantes nos textos, no que se refere às características e alimentação das formigas. Veja o exemplo abaixo:

 

Que legal! Hoje acessamos diversos sítios e descobrimos muitas informações sobre as formigas. Agora, escreva abaixo um resumo contendo as ideias principais dos textos trabalhados.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Por meio desses sítios os alunos responderão as seguintes perguntas elaboradas na problematização:

 

·         Como é o corpo das formigas?

·         O que elas comem?

 

Professor, após o trabalho com textos online, prepare algumas atividades sobre os conteúdos trabalhados no caderno do Projeto ou anexe ao Dossiê.

 

4ª atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, outra etapa importante é a compreensão sobre o ciclo de vida das formigas. Os sítios abaixo trazem explicações relevantes sobre a temática e a partir deles poderemos responder a pergunta: Como as formigas nascem? Solicite que os alunos acessem a internet utilizando o laptop, a partir do caminho:(Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).

 

http://www.ant-pictures.com/portuguesa/ant_life_cycle.htm

http://insetomaniacs.br.tripod.com/formigas.htm

http://entranaciencia.blogspot.com.br/2009_04_01_archive.html

http://www.antstore.net/viewtopic.php?f=62&t=7833&st=0&sk=t&sd=a&start=105

http://www.mirmecolismobrasil.com/2010/12/o-desenvolvimento-das-formigas.html

Acessados em 25/03/12.

 

Os alunos devem identificar que para uma formiga chegar à forma adulta, passa pelos seguintes estágios sucessivos: ovo, larva, pupa, adulto.

 Explique para a turma cada uma delas:

 

  •         OVO : Os ovos são pequenos e geralmente alongados.  
  •         LARVA : Depois da eclosão dos ovos, a próxima fase de desenvolvimento é a larva. Nas formigas existem 4 fases de larva. Elas possuem cabeça e peças bucais que as tornam capazes de se alimentar.     
  •         PUPA : Depois de alimentada, a larva sofre mudança e passa à fase de pupa. Nesta fase se inicia a caracterização da forma adulta (com as patas, antenas e órgãos), encerrada dentro de um casulo. A pupa permanece imóvel e não se alimenta.   
  •        ADULTO : Depois de algumas modificações o adulto emerge da pupa e já vai trabalhar.    

 

 Em seguida, proponha atividades relacionadas a essa temática e anexe ao caderno do Projeto. Sugerimos:

 

Observe os desenhos abaixo e  relacione-os às respectivas etapas de desenvolvimento da formiga:

 

pupa

Fonte: Acervo da autora.

desenhos pupa

Fonte: Acervo da autora.

 

 Em seguida, explique que as formigas são divididas em 3 tipos:

 

. Formigas rainhas - Possuem asas e são responsáveis pela reprodução.   Após o voo nupcial elas perdem as asas antes de colocar os ovos na terra.  

. Formigas machos - Possuem asas e vivem algumas semanas com o intuito de acasalar. Após o acasalamento (voo nupcial) elas morrem.   

 . Formigas fêmeas estéreis - São as formigas operárias, que se dividem em obreiras e soldados. As obreiras cuidam dos ovos, das larvas, das pupas, cortam folhas, cuidam da alimentação e as soldados vigiam o formigueiro e quando a rainha sai do formigueiro elas escoltam a rainha.  

Convide os alunos que conhecem algum tipo das formigas referidas acima, para falarem  o que sabem sobre as mesmas.

Para diferenciar os tipos de formiga, peça para os alunos desenharem no programa KolourPaint. Oriente os alunos a clicarem com o mouse em: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramentas de Pinturas). Imprima os desenhos  e cole-os no caderno do Projeto ou anexe as folhas ao Dossiê.

Professor, você poderá convidar um biólogo, para dar uma entrevista ou uma palestra para a turma sobre a vida das formigas, explorando as suas características, ciclo de vida, modos de organização. A turma poderá elaborar um roteiro de entrevista para ser proposto ao profissional convidado. Este momento constitui um recurso pedagógico essencial no trabalho com Iniciação Científica, pois a turma poderá dialogar e esclarecer suas dúvidas a partir do diálogo.

Também sugerimos que em vários momentos da pesquisa, utilizem o espaço da biblioteca, com o intuito de explorarem os livros, jornais, enciclopédias, revistas e outras fontes de pesquisa, disponíveis na escola. Logo abaixo elencamos alguns títulos que tratam especificamente sobre o tema em estudo e que podem fazer parte da pesquisa dos alunos. Lembre-se que é fundamental organizar com a turma uma lista de referências bibliográficas, contendo os materiais utilizados ao longo do Projeto.

 

Sinopse do livro Formigas em Ação: Durante 17 verões, Deborah Gordon e sua equipe de pesquisadores enfrentaram o calor do deserto do Arizona para estudar o comportamento de formigas. Com rigor científico e um texto bem humorado, este livro nos transporta para dentro de uma sociedade destes minúsculos insetos, e apresenta um novo e irrefutável panorama de como elas se organizam, esclarecendo por que isso é de nosso interesse, ao subverter ideias preestabelecidas sobre a hierarquia das sociedades de insetos e focalizar padrões caóticos de comportamento, por exemplo revelando que a rainha não comanda nem administra a colônia, ou que as formigas não desempenham a mesma tarefa a vida inteira. Deborah Gordon aponta o futuro da investigação científica. Audaciosamente, afirma que a comunicação entre as formigas é um modelo de como os cérebros, os sistemas imunes e o mundo natural como um todo se organizam. O livro é ainda enriquecido por desenhos e mapas originados da pesquisa de campo da autora, um trabalho tão diligente quanto seu objeto de pesquisa.

 

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                              Fonte: http://www.americanas.com.br/produto/190179/livros/cienciashumanasesociais/filosofia/livro-formigas-em-acao#specTec

                                                                                                                                   Acessado em 25/03/12.

 

Sinopse do livro Fomigas biologia e anatomia: O livro trata da Biologia de um modo geral, sobre o Universo das formigas. Com 136 fotos em preto e branco, com fotos de microscopia eletrônica de varredura óptica e algumas de microscopia eletrônica de transmissão, abordando todos os sistemas deste inseto. 131 páginas.

 

anatimia e biologua

                                                 Fonte: http://www.lojavirtualsegura.com.br/produto_126_53839_livro_formigas_biologia_e_anatomia.loja

                                                                                                                                    Acessado em 25/03/12.

 

 

5ª atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, as formigas são conhecidas pelas sociedades complexas nas quais a maioria delas vive, por isso, são consideradas insetos sociais. São muitas vezes mencionadas como símbolo de paciência, perseverança e esforço, porque muitas espécies parecem exercer atividade incansável, como por exemplo, armazenam grande volume de comida.

A partir dessas informações proponha a contação de uma fábula que se chama “A cigarra e a formiga”. Essa história também está disponível no sítio acessado em 25/03/12: http://www.clickriomafra.com.br/canais/crianca/fab_cigarra.gif.

Se preferir, solicite que os alunos acessem a internet a partir do programa Mozila Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet) do laptop Classmate e digitem o sítio acima, para acompanharem a leitura.

 

cigarra

                                                                                                                                            Fonte: Acervo da autora.

Logo após a contação, converse com os alunos sobre o que eles acharam da história. As fábulas sempre trazem uma lição de moral, nosso papel enquanto professores mediadores não é aplicar essas lições, mas trabalhar com elas formulando algumas questões que podem auxiliar na compreensão das mesmas.

 

  • O que acharam do  final da história?
  • Concordam?  
  • Por quê?
  • Se vocês fossem dar um final diferente qual seria? Por quê?

 

Solicite que os alunos façam um desenho em uma folha branca de papel representando a história e em seguida proponha uma dobradura de uma folha de árvore para os alunos anexarem ao desenho, acessando o sítio abaixo:

http://en.origami-club.com/flowers/sunflower/index.html

Acessado em 25/03/12.

 

Professor, se preferir solicite que os alunos façam um desenho representando a história utilizando o programa Tux Paint do laptop. Para acessar, oriente os alunos a seguirem esses passos: (Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

A pintura digital oferece vários recursos, como: imagens prontas, linhas, formas, carimbos, dentre outros, para os alunos desenvolverem a criatividade. Anexe essa atividade no caderno do Projeto.

Professor, as formigas podem viver por toda parte, nas ruas, nos jardins, aparelhos eletrônicos, azulejos e nos formigueiros. Existem formigueiros nas árvores, nos troncos e na terra, nesta são formados túneis ou galerias que são buracos onde as formigas se movimentam debaixo da terra. O formigueiro é totalmente organizado: tem a galeria dos ovos e larvas, das pupas, da rainha e até do lixo.   

 Providencie uma imagem de um formigueiro e apresente para a turma ou se preferir, utilize o laptop Classmate com os alunos, acessando a internet a partir do programa Mozilla Firefox (Área de Trabalho >  Navegador de Internet). Em seguida, digite o endereço:

http://revistagalileu.globo.com/EditoraGlobo/componentes/article/edg_article_print/1,3916,803829-3434-1,00.html

Acessado em 25/03/12.

 

formigueioooooooooo

                                                                                          Fonte: http://revistagalileu.globo.com/EditoraGlobo/componentes/article/edg_article_print/1,3916,803829-3434-1,00.html

                                                                                                                                                                                         Acessado em 25/03/12.

 

 

 Professor, a partir dessa atividade elabore um Para Casa  com a seguinte questão:

 

·        Como é a vida dentro de um formigueiro?

 

Resposta Esperada: As formigas vivem em colônias muito bem organizadas onde cada indivíduo tem uma função específica. Para manter tudo em ordem, elas trabalham incessantemente. "A qualquer momento do dia ou da noite, cerca de 30% a 40% das formigas estão em atividade. O restante permanece em repouso aparente, mas, se for necessário, entra imediatamente em ação", afirma o biólogo Odair Correa Bueno, do Centro de Estudos de Insetos Sociais da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro (SP). Entre as espécies conhecidas, as saúvas (gênero Atta) e as quenquéns (gênero Acromyrmex) formam as sociedades mais evoluídas. A população de seus formigueiros é dividida em castas, organizadas em torno de uma rainha, que passa a vida colocando ovos que darão origem aos seus "súditos".

A mais numerosa casta é formada pelas formigas operárias, que protegem a colônia e cuidam dos alimentos e dos ovos da rainha. Também fazem parte dessa microssociedade as fêmeas aladas e os machos, dupla que tem a função de acasalar e gerar novos indivíduos para o grupo. O que determina se uma formiga vai ser operária ou fêmea alada é a quantidade de comida que ela recebe ainda na fase larval. "As operárias recebem alimentação normal e as fêmeas aladas, uma superalimentação", afirma Odair. Super também pode ser o tamanho de uma colônia. No ano passado, cientistas europeus descobriram um formigueiro gigante, com cerca de 6 mil quilômetros de extensão, que se estendia de Portugal até a Itália. Os pesquisadores estimam que ele seja habitado por bilhões de indivíduos da espécie Linepithema humile, originária da Argentina e introduzida no continente europeu há 80 anos.

 

Fonte:http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-a-vida-dentro-de-um-formigueiro

Acessado em 25/03/12.

 

6ª atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, a temática formigas é muito abrangente e está diretamente ligada à vida dos alunos. Um dos recursos que atraem as expectativas deles são os filmes/vídeos/desenhos, que abordam a temática. Selecione alguns dos sites indicados abaixo e apresente-os aos seus alunos.

 

  •          Documentários:

 

O mundo secreto das formigas - parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=nxj3aYZqscA

O mundo secreto das formigas - parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=JKVZvNOun40

O mundo secreto das formigas - parte 3 http://www.youtube.com/watch?v=PW0bdaJe4DM

O mundo secreto das formigas - parte 4 http://www.youtube.com/watch?v=cu3E5yO2Wq0

O mundo secreto das formigas - parte 5 http://www.youtube.com/watch?v=DZqFvx5FZfc

Acessados em 25/03/12.

 

  •          Filmes:

 

Vida de Inseto

Sinopse: No mundo dos insetos, as formigas são manipuladas pelos gafanhotos, que todos os anos exigem uma quantia de comida. Se as formigas não cumprirem essa exigência, os gafanhotos ameaçam atacar o formigueiro. Mas, em um certo ano, houve um problema com a “oferenda”. É quando Flik, uma formiga cansada de ser oprimida, sai em busca de outros insetos dispostos a ajudar o formigueiro a combater os gafanhotos.

 

Lucas, um intruso no formigueiro.

Sinopse: Deixado nas mãos da irmã mais velha e da avó obcecada por Óvnis, o pequeno Lucas enfrenta maus bocados durante a viagem de férias dos pais. Tudo porque não aguenta mais um garoto da vizinhança. Para descontar a raiva, ele inunda um formigueiro no jardim com a mangueira, além de judiar dos animais de outras formas. O estrago feito na casa das formigas causa revolta nos animais, que tentam encontrar uma maneira de se vingar do garoto.

“O Destruidor”, como as formigas chamam o menino, é alvo de planos dos animais. Eles querem encontrar uma maneira de deter o inimigo. Para isso, Zoc consegue criar uma poção capaz de fazer o garoto ficar do tamanho de uma formiga. Ele é então sequestrado e levado até a rainha, que condena Lucas, um Intruso no Formigueiro a prestar serviços para a comunidade. Enquanto isso, a família do menino se preocupa com o sumiço e faz tudo para encontrá-lo.

Sugestões pedagógicas: Em duplas os alunos poderão desenhar ou escrever um resumo do que foi apresentado no documentário ou filme. Exponha os trabalhos no mural da escola, mas fotografe para anexar ou colar no caderno do Projeto.

 

7ª ATIVIDADE: aproximadamente 120 minutos.

Ao partir para a etapa final do Projeto é importante que os alunos tenham compreendido a vida das formigas, suas características, hábitos, reprodução, alimentação e sua relevância para a fauna.

Professor, nesta etapa do trabalho de pesquisa, é fundamental retomar as hipóteses dos alunos referentes  as questões que permearam a investigação. O objetivo principal deste momento é possibilitar que o aluno descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início do Projeto até o momento atual de conclusão do mesmo. Sendo assim, possibilite um momento de diálogo com o grupo de alunos, para que cada um possa expor a sua hipótese inicial e o que mudou após a realização da pesquisa.

Professor, nesse momento prepare uma forma de registro para os alunos exporem as conclusões que chegaram, após testarem as hipóteses. Agora, é o momento em que irão responder a problematização da pesquisa.

Veja o exemplo:

 

Nosso Projeto já está chegando à etapa final. Descobrimos e aprendemos muito sobre a vida das formigas.

De acordo com os conhecimentos construídos ao longo do Projeto, responda a pergunta referente à sua problematização.

Exemplo:

 

  • Onde as formigas moram?

 

As formigas moram no formigueiro, na terra, mas quando o homem destrói seu habitat, cimentando, por exemplo, elas passam a viver em vários lugares: ruas, jardins, paredes, casas, árvores, dentre outros.

 Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

 

·         Conhecimento do tema estudado.

·         Empenho e dedicação nos variados momentos da pesquisa.

·         Participação nas atividades propostas.

·         Compreensão do processo de pesquisa.

Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno do Projeto. Após todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o significaram para cada um a vivência e as variadas experiências com a Iniciação Científica na escola.

Em seguida, é chegado o momento para “Socializar suas Descobertas” para comunidade escolar. Convide os familiares e demais membros da comunidade escolar para conhecerem todo o trabalho construído pela turma.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

 

Documentário: “O Brasil é o bicho: Saiba mais sobre as formigas” - http://www.youtube.com/watch?v=dE-3Z18SJV4&feature=related

http://mundodasformigas.vilabol.uol.com.br/prevencao.html. Acessados em 25/03/2012.

 

 Sugestões de links para professores:

Reportagem da Revista Super interessante - http://super.abril.com.br/mundo-animal/dura-vida-formigas-439565.shtml. Acessado em 25/03/2012.

DIEHL-FEIG, Elena. Formigas: Organização Social e Biologia Comportamental. Rio Grande do Sul: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 1995.

GORDON, Deborah. Formigas em Ação. São Paulo. Jorge Zahar Editores, 2002.

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o processo de Iniciação Científica. É preciso compreender que o que move um trabalho de pesquisa, não é o acúmulo de informações, mas as descobertas e as novas dúvidas que surgem no caminho. Por isso, a observação do professor, é fundamental para perceber o envolvimento, a participação e o interesse de cada aluno pela temática. A partir desse instrumento, poderá avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto “Insetos companheiros: A vida das formigas”, tendo em vista as diversas atividades e vivências dos alunos, o professor poderá perceber o desenvolvimento do aluno em a relação à temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

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