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Aves Brasileiras em Extinção - UCA/Metodologia Científica

 

17/04/2012

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gervásio Teixeira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Identificar as características das aves;

·         Compreender sobre alimentação, habitat, hábitos, reprodução, cuidado com os filhotes e espécies ameaçadas de extinção;

·         Interagir com os pares;

·         Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;

·         Registrar informações obtidas em listas, quadros, anotações, fotos ou desenhos;

·         Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;

·         Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;

·         Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades
Aproximadamente 1080 minutos – 9 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noção do que seja fauna, leitura e escrita e a utilização de recursos do laptop Classmate como o uso dos programas:Tux Paint, KolourPaint e Mozilla Firefox do sistema operacional Linux. Além disto, é importante que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

 

Professor, a Iniciação Científica discente trabalhada desde a mais tenra idade da criança, propicia um desejo a mais para aprender a aprender. Essa forma de se construir conhecimentos comunga da ideia da organização do currículo por Projetos de Trabalho (HERNÁNDES, Fernando e VENTURA, Montserrat. Organização do currículo por projetos de trabalho. 5. Ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.) e tem a finalidade de alcançar os seguintes objetivos:

 

  •          Abordar um sentido da globalização em que as relações entre as fontes de informação e os procedimentos para compreendê-la e utilizá-la fossem levados adiante pelos alunos, como acontece nos enfoques interdisciplinares.
  •          Introduzir uma nova maneira de fazer do professor, na qual o processo de reflexão e interpretação sobre a prática fosse a pauta que permitisse ir tornando significativa a relação entre ensinar e aprender.
  •          Gerar uma série de mudanças na organização dos conhecimentos escolares, tomando como ponto de partida as seguintes hipóteses:

 

  1.   Na sala de aula, é possível trabalhar qualquer tema, o desafio está em como abordá-lo com cada grupo de alunos e em especificar o que podem aprender dele.
  2.   Cada tema se estabelece como um problema que deve ser resolvido, a partir de uma estrutura que deve ser desenvolvida e que pode encontrar-se em outros temas ou problemas.
  3.   A ênfase na relação entre ensino e aprendizagem é, sobretudo, de caráter procedimental e gira em torno do tratamento da informação.
  4.   O docente ou a equipe de professores não são os únicos responsáveis pela atividade que se realiza em sala de aula, mas também o grupo classe tem um alto nível de implicação, na medida em que todos estão aprendendo e compartilhando o que se aprende.
  5.   Podem ser trabalhadas as diferentes possibilidades e interesses dos alunos em sala de aula, de forma que ninguém fique desconectado e cada um encontre um lugar para sua implicação e participação na aprendizagem.

 

A Iniciação Científica enquanto modalidade de articulação dos conhecimentos escolares é uma forma de organizar a atividade de ensino e de aprendizagem, que implica considerar que tais conhecimentos não se ordenam para sua compreensão de uma forma rígida, nem em função de algumas referências disciplinares preestabelecidas ou de uma homogeneização dos alunos.

A função do Projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação a:

1)      O tratamento da informação, e

2)      Relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos, a transformação da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio.

Nesse sentido, o ponto de partida é a Escolha do tema.

Professor e alunos devem perguntar-se sobre a necessidade, relevância, interesse ou oportunidade de trabalhar um ou outro determinado tema. Todos eles analisam de diferentes perspectivas, o processo de aprendizagem que será necessário levar adiante para construir conjuntamente um Projeto.

Após a escolha do tema, toda a turma deve fazer a Justificativa do Projeto, que é o motivo pelo qual deva acontecer.

Logo após, é necessário criar os Objetivos sobre a temáticado Projeto, estes devem ser definidos coletivamente pelos integrantes da pesquisa.

Em seguida, vem uma etapa muito importante a Problematização. Esse momento é composto por perguntas relacionadas ao tema da pesquisa, as quais devem ser elaboradas de uma maneira que os alunos possam respondê-las, no decorrer da pesquisa e na sua conclusão.

1.      Elaboração das perguntas que serão pesquisadas;

2.      Levantamento das hipóteses, ou seja, do que os alunos já conhecem e desconhecem sobre o assunto.

 

Exemplo:


Tema: Aves Brasileiras em Extinção

Problema: Por que elas estão em extinção?

Hipótese: Porque o homem está destruindo a natureza.

 

Dando continuidade devemos percorrer as demais etapas:

. Seleção das fontes da pesquisa: Nesta etapa os alunos selecionarão os locais onde irão pesquisar sobre o tema escolhido e os recursos que utilizarão para testarem suas hipóteses e responderem sua/s pergunta/s.

. Cronograma: nesta etapa os alunos deverão registrar em um quadro: o que fazer e quando.

. Comprovação das hipóteses/ desenvolvimento da pesquisa: a partir das hipóteses levantadas, utilizando as fontes de pesquisa, os alunos buscarão refutá-las ou comprová-las, tendo em vista a busca de resposta/s para a problematização.

. Conclusão: deverá expor as conclusões a que os alunos chegaram, após testarem as hipóteses. É o momento em que irão responder a problematização da pesquisa.

Concluída a pesquisa é chegado o momento para "Socializar seus resultados", para comunidade escolar, e se houver espaço para a comunidade externa. A socialização da pesquisa é um compromisso que todo pesquisador deve assumir com a sociedade, pois assim estará contribuindo com a propagação de saberes necessários para a melhoria da vida no Planeta Terra e sua preservação.

O Projeto de Pesquisa deve ser naturalmente, um instrumento flexível, pronto para ser reconstruído ao longo do caminho empreendido pelo pesquisador.
As atividades vão ocupar várias aulas, até mesmo semanas. Dessa forma, o planejamento deverá ser revisto constantemente. A flexibilidade se faz necessária dando lugar a (re) orientações. 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, antes da escolha do tema a ser trabalhado no Projeto, nesse momento, se torna importante começar a conversar com a turma sobre: O que é Pesquisa? O que é investigar?

Para tanto, os alunos poderão procurar no dicionário o significado da palavra Pesquisa, socializá-lo para a turma e registrar em uma folha de papel separada, o significado encontrado.

Em seguida, problematize:

 

·         Se pesquisa é uma investigação sobre determinado assunto, precisamos de um Tema para ser investigado.

·         O que pesquisar?

 

Sugerimos que cada aluno pense em um tema a ser trabalhado. Entregue uma folha de papel em branco ou solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate, utilizando o programa KolourPaint, seguindo os passos: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint ) e solicite que eles façam um desenho representando o que querem pesquisar. Se preferir, elabore um Para Casa, para os alunos conversarem com seus familiares e juntos pensarem em um tema a ser investigado.

Observação: Professor, o Projeto pode surgir em qualquer período ou espaço escolar, não necessariamente precisa ser em um momento pré-determinado. Exemplo: A turma encontrou uma joaninha no pátio e gostaria de saber por que ela tem pintinhas e por que ela vive nas folhas. A partir daí, se for interesse de todos investigarem a vida desse animal, eis que surge, por exemplo, um Projeto de Pesquisa.

Reúna a turma em roda de conversa e peça para todos os alunos falarem, argumentarem o “Por que” determinado tema deveria ser escolhido. Feito isso, faça uma votação e eleja o tema da turma. Solicite que os alunos elaborem o gráfico no programa KWord (área de trabalho > processador de textos).

Para instigar os alunos a participarem do Projeto aqui proposto “Aves Brasileiras em extinção” é necessário promover um momento de sensibilização utilizando para isso diversos recursos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal temática. Exemplos: vídeos, imagens, contação de histórias, dentre outros.

Nesse momento, sugerimos que você instigue a curiosidade dos alunos, em realizar um Projeto sobre: As aves brasileiras em extinção. Para isso, faça uma seleção de imagens ou fotos de vários tipos de aves ameaçadas de extinção e apresente à turma, para favorecer o diálogo sobre a temática. Exemplos:

 

arara azulgaviaopicapau

 

tucano periquito roxopapagaio

Fonte das imagens: Acesso 25/03/12.

 

Arara- Azul: http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/arara_azul.htm

Gavião: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/gaviao-real-4.php

Pica- Pau: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/pica-pau-de-coleira/

Tucano: http://www.culturamix.com/animais/fotos-de-tucanos

Papagaio- peito- roxo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Papagaio-de-peito-roxo

Papagaio- da- serra: http://www.itaecoaventura.com.br/arquivos_internos/index.php?abrir=zoobotanico&acao=mais_detalhes&categoria=1&id=232.

Acessados 25/03/2012.

 

A seguir, você poderá apresentar, por exemplo, a imagem de uma ave já extinta. Veja:

 

de lear

 Fonte: http://sbn-biologist.blogspot.com.br/2011/02/arara-azul-de-lear-ararinha-azul-e.html

  Acesso 25/03/12.

 

O trabalho a ser realizado após a apresentação das imagens é de suma importância para consolidar as informações adquiridas a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como parâmetro os seguintes itens para nortear o diálogo:

 

·         O que cada aluno achou das imagens;

·         Percepção de diferentes tipos de aves;

·         Aves que conhecem.

 

Professor, seria muito extenso trabalhar com todas as aves em extinção. Por isso, vamos, nessa aula, investigar sobre a vida e características da Arara- Azul grande, ave ameaçada de extinção. Optamos por trabalhar com a Arara- Azul grande, pois a ave citada acima: Arara- Azul de Lear,  já está extinta. Nesse sentido, os alunos que desenvolveram o projeto Arara- Azul na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia ESEBA/UFU, no ano de 2011, sentiram-se interessados e preocupados em preservar essa ave, bem como a fauna brasileira.

Após todos os alunos participarem, é importante conversar com a turma sobre a importância de um estudo aprofundado sobre a Arara- Azul, para que possamos contribuir com a sua preservação, frente a sua situação crítica de ave ameaçada de extinção.

Agora, converse com a turma sobre o que os alunos acham de iniciarem um trabalho de pesquisa para conhecerem mais sobre a vida da Arara- Azul. Neste momento, é importante ouvir cada aluno sobre o desejo de participar do Projeto.

Elabore com a turma um Título para o Projeto, instigue a turma a propor algumas sugestões de títulos e faça a escolha, seja por votação, ou mesmo por meio de diálogo.

 

                                                                                                                                                                                                     

titulo                                                                                         

                                                  Fonte: Acervo da autora.

Variações: Professor, se preferir o título poderá ser decidido ao final de todas as etapas de investigação do Projeto.

Professor, juntamente com a turma, decida a melhor forma de organizar os registros do Projeto. Podendo o mesmo ficar registrado em um caderno específico para o Projeto, ou mesmo, ser estruturado em uma pasta com plásticos, onde se guardariam cada folha do Projeto. Se preferir, ainda poderá unir todas as folhas trabalhadas no Projeto e montar um "Dossiê". Optando pelo caderno, solicite que os alunos construam uma capa que contenha os dados pessoais do aluno e os dados da escola e insiram o título escolhido. Os alunos poderão fazer um desenho inicial do que já conhecem sobre as formigas em uma folha para ser anexada ao Dossiê ou utilizar o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint).

 

capa

Fonte: Acervo da autora.

 

Após terminarem a atividade, os alunos poderão apresentar a capa com o seu desenho e explicá-lo para o grupo.

Escolhida a temática e o título do Projeto, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo sobre a Arara- Azul. Neste momento, a turma deverá expor os motivos que a levaram a optar pela temática escolhida, bem como porque é importante e necessário o seu estudo.  O registro desta atividade poderá ser feito no caderno do Projeto ou em folhas de papel a serem anexadas. Para isso, auxilie os alunos a participarem da construção coletiva de um texto, expondo as suas ideias. Se preferir, os alunos poderão fazer a justificativa com o auxílio de seus familiares, é uma boa estratégia para aproximar /integrar a família ao Projeto/Tema. Para tanto, elabore um Para Casa sobre a justificativa do Projeto.

 

just

Fonte: Acervo da autora.

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

O Projeto de Iniciação Científica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investigação. Nesse sentido, organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre a Arara- Azul.

Prepare uma cartolina e registre nela os objetivos traçados pelos investigadores. Os alunos deverão registrar no caderno do Projeto os objetivos construídos. Veja alguns exemplos abaixo:

Objetivos:

·         Descobrir os motivos pelos quais a Arara Azul está ameaçada de extinção;

·         Conhecer o habitat, alimentação e hábitos dessas aves;

·         Conhecer suas características;

·         Aprender a realizar uma pesquisa;

·         Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias;

·         Refletir e construir ações para a preservação do meio ambiente.

 

A seguir, é chegado o momento de construir com a turma as Problematizações que conduzirão o Projeto. Para isso, explique para a turma que para fazermos uma pesquisa, necessitamos de perguntas e de dúvidas, a serem investigadas. Sendo assim, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e instigue-os a descobrirem o que gostariam de saber sobre as formigas. Para este momento, você poderá possibilitar que os alunos busquem informações na internet, revistas ou em outras fontes de informação, ou mesmo incitá-los a fazerem uma pergunta de cunho próprio, ou seja, partirem da curiosidade que cada aluno já possua sobre o tema. É importante que os alunos compreendam que outras questões poderão surgir durante a realização do Projeto e que poderão ser incluídas na investigação, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolve a pesquisa.

Exemplos:

·         Onde as Araras-Azuis moram?

·          Como elas vivem?

·         Por que elas estão em extinção?

·         Como é o corpo da Arara- Azul?

·         O que elas comem?

·         Do que é feito o ninho delas? 

Solicite que registrem no papel a/s dúvida/s e posteriormente leia para a turma. É importante que cada aluno elabore pelo menos uma questão. Você poderá agrupar as questões que são próximas, que tenham o mesmo teor de conteúdo. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos deverão copiar no caderno do Projeto esta etapa construída individualmente.

Professor, diante de cada pergunta elaborada pelos alunos, é importante instigá-los a pensarem sobre as Hipóteses que já possuem sobre a sua própria dúvida. Este movimento é fundamental para valorizar o conhecimento prévio do aluno sobre o tema. Por isso, solicite que cada aluno busque responder à questão elaborada por ele anteriormente, levantando uma hipótese, a qual será validada ou não no decorrer da pesquisa. Como registro, sugerimos que os alunos anotem no caderno de Projeto a sua própria pergunta e a hipótese para a mesma. Faça um momento de socialização das ideias, em que cada aluno possa relatar para a turma a sua produção. Veja alguns exemplos a seguir:

 

·         Onde as Araras- Azuis moram?

           Hipóteses: Na natureza.

 

·         Como elas vivem?

Hipóteses: Em grupo.

 

·         Por que elas estão em extinção?

            Hipótese: Por que o homem está destruindo a natureza

 

·         Como é o corpo da Arara- Azul?

            Hipótese: O corpo tem penas, bico e pé.

 

·         O que elas comem?

           Hipótese: Frutas

 

·         Do que é feito o ninho delas?

            Hipótese: É feito de galhos, penas, casca de ovos e folhas.

 

Após este momento de construção e registro das hipóteses, incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informações sobre o tema. Para isso, faça uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que já utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informações no dia a dia. Após este momento, solicite que cada aluno registre no caderno de Projeto, as fontes sugeridas pelo grupo.

É importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Iniciação Científica, torna-se condição primordial à busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compondo uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investigação, sugerimos as seguintes fontes de pesquisa:

  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Fotos
  • Enciclopédias
  • Imagens
  • Livros
  • Vídeos
  • Dicionário

 

Também ressaltamos algumas estratégias metodológicas que podem enriquecer o trabalho com a turma, tais como:

 

  • Trabalho de campo
  • Entrevista
  • Palestras
  • Trabalhos individuais e em grupos
  • Experiências
  • Observações

fontes

Fonte: Acervo da autora.

 

Professor, agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto. Este cronograma não consiste em algo estático e rígido, mas sim, participa de um processo flexível que dependerá fundamentalmente do percurso do próprio Projeto. O cronograma poderá ser registrado no caderno de Projeto, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo responsabilidade de executar o curso da investigação. Exemplo:

CRONOGRAMA DESSA AULA:

Variações:  Se o Projeto for desenvolvido durante todo o ano, cada uma das suas etapas poderá ser realizada em aulas específicas. Por exemplo: 1ª aula: Definir o tema, 2ª aula: Justificar o tema e assim por diante. Optamos por unir mais de uma etapa nas atividades para o texto não ficar demasiadamente extenso.

 

1º aula: Escolher o tema do Projeto, título e justificativa;

2º aula: Traçar objetivos, problematizar o tema/levantar hipóteses e elencar as fontes de pesquisa;

3º aula: Iniciar o desenvolvimento da pesquisa com o filme RIO, para trabalhar sobre extinção;

4ª Aula:Visitar o zoológico da cidade, para observarmos as características, alimentação e outras informações;

5ª Aula:Identificar seu habitat e localização geográfica;

6ª Aula:Compreender como as Araras- Azuis constroem seus ninhos, por meio de vídeos;

7ª aula: Compreender o processo dereprodução e cuidado com os filhotes;

8ª aula: Procurar em sítios curiosidades sobre as Araras- Azuis;

9ª aula:Concluir a pesquisa e apresentar as descobertas do Projeto: “Descobrindo os segredos da Arara- Azul” para a família e toda a comunidade escolar.

 

 

3ª atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, retome com os alunos as atividades já desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as etapas e a própria construção do Projeto. Assim, você poderá ter uma noção de como começar o processo de pesquisa e os recursos materiais necessários para realização da atividade.

Inicialmente, propomos a apresentação do filme RIO para posteriormente trabalharmos sobre extinção.

Sinopse: Blu (Jesse Eisenberg) é uma arara- azul que nasceu no Rio de Janeiro, mas, capturada na floresta, foi parar na fria Minnesota, nos Estados Unidos. Lá é criada por Linda (Leslie Mann), com quem tem um forte laço afetivo. Um dia, Túlio (Rodrigo Santoro) entra na vida de ambos. Ornitólogo, ele diz que Blu é o último macho da espécie e deseja que ele acasale com a única fêmea viva, que está no Rio de Janeiro. Linda e Blu partem para a cidade maravilhosa, onde conhecem Jade (Anne Hathaway). Só que ela é um espírito livre e detesta ficar engaiolada, batendo de frente com Blu logo que o conhece. Quando o casal é capturado por uma quadrilha de venda de aves raras, eles ficam presos por uma corrente na pata. É quando precisam unir forças para escapar do cativeiro.

A partir do filme, solicite que façam um desenho retratando o que aconteceu no filme.

 

riio

Fonte: Acervo da autora.

 

Em seguida prepare uma atividade para trabalhar o conceito de extinção.

 

extinção

Fonte: Acervo da autora.

 

Solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo.

http://www.smartkids.com.br/especiais/animais-em-extincao/. Acesso 25/03/12.

 

O trabalho com textos online requer de você, professor, uma leitura prévia dos mesmos, para que possa conhecê-los e criar estratégias pedagógicas direcionadas ao conteúdo trabalhado. Se preferir, faça uma montagem com as principais informações obtidas no sítio acima recomendado.

 

              expliações                               continuanido

                                                                                                   Fonte das imagens: Acervo da autora.

 

Professor, prepare um Para Casa sobre a temática da extinção. Sugerimos:

 

PARA CASA

Hoje em nosso Projeto de Iniciação Científica, pesquisamos o significado da palavra extinção e descobrimos que as Araras- Azuis estão quase extintas. Procure outros animais que também estão ameaçados de extinção.

 

paracasa

Fonte: Acervo da autora.

4ª atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, nesse momento, proponha um trabalho de observação e registro.

Sugerimos que faça, juntamente com a turma, uma visita ao zoológico da cidade, para observar todos os aspectos sobre a vida da Arara- Azul, principalmente, no que diz respeito às suas características e alimentação.

 

zoolo

Fonte: Acervo da autora.

 

Após o passeio, faça um relatório coletivo sobre a visita ao zoológico.

 

realtoriio

Fonte: Acervo da autora.

 

Observação: Se na sua cidade não possuir zoológico, os sítios abaixo são referências de zoológicos virtuais. Eles trazem informações sobre vários tipos de animais. Solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e acessem os sítios sugeridos abaixo.

 

http://www.zoologico.com.br/animais.php?an=673. Acesso em 25/03/2012.

http://www.rio.rj.gov.br/web/riozoo/exibeconteudo?article-id=142649. Acesso em 25/03/2012.

 

A partir das observações no zoológico ou nos sítios sugeridos, faça o reconhecimento das características da Arara- Azul, que integra o grupo das aves.

Em uma folha escreva as características.

 

                                                aves                                                                     

                                                                                                             Fonte: Acervo da autora.

 

Em outra folha procure o desenho de uma Arara- Azul e peça para os alunos identificarem corretamente as partes do corpo dela.

 

parts

Fonte: Acervo da autora.

 

Após a identificação das características da Arara- Azul, vamos conhecer sobre a sua alimentação. Como comem? O que comem?

 

CONHECENDO O BICO

 

Professor, os alunos identificaram na atividade anterior, que as aves possuem bico e não possuem dentes. Problematize com os alunos: Será que todo bico das aves são iguais? Faça uma pesquisa online sobre o bico da Arara- Azul. Sugerimos os seguintes sítios:

 

http://www.webciencia.com/14_arara.htm#ixzz1d1tRzbVs

http://www.faunabrasil.com.br/sistema/modules/news/article.php?storyid=819

http://www.dgabc.com.br/News/5922814/arara-tem-bico-poderoso.aspx

Acessados 25/03/12.

 

Por meio desses sítios, os alunos irão descobrir:

 

·         As araras são aptas a moverem-se entre os ramos de árvores, graças ao formato do bico e de suas patas. O bico é robusto, em forma de gancho.

·         Os bichos são donos de um dos maiores e mais fortes bicos entre as aves. No entanto, costumam se valerem de pedaços de madeira, folhas ou até de materiais mais inusitados durante a quebra e o consumo de certos coquinhos muito duros, mas também são bastante nutritivos, abundantes em seu ambiente natural. (os coquinhos em questão são de árvores como a acuri e bocaiúva).

·         A super força da Arara está no bico em forma de gancho, que usa para abrir frutos dos quais se alimenta. Ele também a ajuda a escalar árvores, apesar da ave voar com muita destreza.

 

Professor, providencie papel cartão preto e peça para os alunos recortarem o formato do bico das Araras- Azuis.

 

bico

Fonte: Acervo da autora.

 

Em seguida, proponha uma investigação sobre a alimentação da Arara- Azul. Como identificamos na visita ao zoológico, ou na pesquisa online, constatamos que a alimentação se restringe a sementes, frutos e frutas.

Solicite que os alunos procurem na internet o formato e as características desses frutos e sementes. Peça para desenharem ou imprimirem e colarem no caderno de Projeto ou nas folhas a serem anexadas ao Projeto.

Sítios referência sobre a alimentação das Araras:

http://www.colorfotos.com.br/pantanal/araraazul.htm

http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/arara.htm

http://www.ecosurf.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=7&friurl=:-Arara-Azul-Anodorhynchus-hyacinthinus-:

http://www.fundacaotoyotadobrasil.org.br/projetos/arara-azul/

Acessados 25/03/12.

5ª atividade:aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, por meio da visita ao zoológico e pesquisas online, identificamos o habitat e distribuição geográfica da Arara- Azul. Segue outros sítios que abordam essa temática:

 

http://www.gforum.tv/board/1643/237521/arara-azul-grande.html.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/arara-azul-grande.php

http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/arara.htm

Acessados 25/03/12.

Sugerimos a seguinte atividade para trabalhar com localização geográfica e legendas.

 

                  localização                               localizaçao geo

                                                                                                        Fonte das imagens: Acervo da autora.

 

6ª atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Diferentemente do que os alunos pensam o ninho da Arara- Azul, não é feito, a partir de galhos, penas, casca de ovos e folhas.

Solicite que os alunos assistam ao vídeo:

 

http://www.youtube.com/watch?v=uF_fHUOhjuo. Acesso 25/03/2012.

ninho arara

 

 

Acessem os seguintes sítios para explorarem as informações contidas nos textos.

http://www.youtube.com/watch?v=P_ddbUxRQRk&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=Ec_6v8fqQPY

Acessados 25/03/12.

 

Por meio desses sítios, os alunos irão descobrir:

 

·         As Araras- Azuis fazem ninhos no alto das árvores (principalmente nas palmeiras). Aproveitam buracos deixados por outros animais, como, por exemplo, o pica- pau.

·         As araras aumentam pequenas cavidades no tronco das árvores para fazer seus ninhos. Os ninhos são forrados com lascas que as araras arrancam das árvores.

·         Há disputa com outras espécies, por ser difícil encontrar cavidades naturais.

·         Atualmente no Pantanal, os proprietários interessados em conservar as Araras- Azuis e outras espécies, têm confeccionado os ninhos artificiais, com as medidas que são repassadas e a equipe do Projeto Arara- Azul, apenas instala.

 

Professor, peça para os alunos registrarem no caderno de Projeto, as informações obtidas:

 

Que legal! Hoje acessamos diversos sítios e descobrimos muitas informações sobre o ninho das Araras- Azuis. Agora, escreva abaixo um resumo contendo as ideias principais dos textos trabalhados e a seguir faça um desenho sobre o ninho construído pela Arara- Azul e outro sobre os ninhos confeccionados pelo ser humano.

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7ª atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, outra etapa importante é a compreensão sobre a reprodução. Os sítios abaixo trazem explicações relevantes sobre a temática.

 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/arara-azul-grande-7.php .

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/arara-azul-grande-2.php

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/arara-azul-grande-9.php

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/arara-azul-grande-5.php

http://www.colorfotos.com.br/pantanal/araraazul.htm

http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/pantanal/nossas_solucoes_no_pantanal/protecao_de_especies_no_pantanal/arara_azul/

Acessados 25/03/12.

 

Solicite que os alunos acessem a internet utilizando o laptop, a partir do caminho:(Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).

  • Os alunos deverão perceber que as aves são animais ovíparos cuja forma de reprodução inclui o depósito de ovos no meio externo. A cloaca é a saída dos aparelhos reprodutores (saída de ovos) e excretor (por onde sai os restos não triturados, misturados à urina).
  • Já na época reprodutiva é possível observar os casais alimentando-se e voando juntos, geralmente são fiéis ao parceiro e dividem a tarefa de cuidar dos ovos e filhotes.
  • A fêmea costuma botar de 1 a  3 ovos em dias diferentes, a média encontrada é de 2 ovos. É ela que fica no ninho chocando os ovos, sendo nesse período alimentada pelo macho. O período de incubação do ovo é de 28 a 30 dias.
  • Os filhotes nascem em média com 31,6 gramas e 82,7 mm. Nesta fase, os pais saem para buscar alimento para que os filhotes cresçam e ganhe peso rapidamente. Até 45 dias os filhotes estão sujeitos a predação por formigas, tucanos e gaviões. Entretanto, o maior índice de mortalidade, ocorre até o quinto dia de vida do segundo filhote. Quando a diferença de idade entre o primeiro e o segundo filhote é maior que cinco dias, geralmente, o segundo filhote não sobrevive.
  • Aproximadamente com 107 dias de vida (3 meses), os filhotes voam. Não voltam mais para dentro dos ninhos, mas podem ficar nas proximidades ou voar para longe acompanhado dos pais. Nessa fase ainda são alimentados pelos pais, mas também é quando começa o aprendizado dos filhotes. Aprendem onde e o que comer, onde podem dormir a se defender dos predadores. A partir dos 9-10 meses de vida, os filhotes já estão aptos a se alimentarem sozinhos, mas alguns ainda acompanham os pais por 12 ou 18 meses, quando então eles entram para o bando de jovens e deixam os pais livres para se reproduzirem novamente. Somente com 7-9 anos de vida é que esses filhotes iniciarão a sua vida reprodutiva, formando casais e criando a sua família.

A partir das informações faça o registro da atividade.

REPRESENTE COMO QUISER O QUE VOCÊ ENTENDEU SOBRE A REPRODUÇÃO DAS ARARAS E A VIDA DOS FILHOTES.

 

reprodução

Fonte: Acervo da autora.

 

 

Se preferir, peça para os alunos desenharem no programa KolourPaint. Oriente os alunos a clicarem com o mouse em: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramentas de Pinturas).

Imprima os desenhos e cole no caderno do Projeto ou anexe as folhas ao Dossiê.

Você poderá convidar um biólogo, para dar uma entrevista ou uma palestra para a turma sobre a vida das Araras- Azuis, explorando as suas características, reprodução. A turma poderá elaborar um roteiro de entrevista para ser realizado com o profissional convidado. Este momento constitui um recurso pedagógico essencial no trabalho com Iniciação Científica, pois a turma poderá dialogar e esclarecer suas dúvidas a partir do diálogo.

 

 

  lindomar linlin

 

        palestra                             palestrtafdf

Fonte: Acervo da autora.

Palestra realizada pelo biólogo Profº Lindomar no dia 18 de outubro de 2011 na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia ESEBA/UFU.

 

Também sugerimos que em vários momentos da pesquisa, utilizem o espaço da biblioteca, com o intuito de explorar os livros, jornais, enciclopédias, revistas e outras fontes de pesquisa, disponíveis na escola. Logo abaixo elencamos alguns títulos que tratam especificamente sobre o tema em estudo e que podem fazer parte da pesquisa dos alunos. Lembre-se que é fundamental organizar com a turma, uma lista de referências bibliográficas, contendo os materiais utilizados ao longo do Projeto.

8ª atividade: aproximadamente 120 minutos.

Disponibilize esse momento, para os alunos descobrirem algumas curiosidades sobre as Araras- Azuis. Os sítios a seguir, trazem informações interessantes.

 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/arara-azul-grande-2.php

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/arara-azul-grande-6.php

http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=789&sid=2

http://www.edukbr.com.br/celeirodeprojetos/zoologico/ararazul2.htm

Acessados 25/03/12.

 

ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE A ARARA- AZUL:

 

·         A Arara- Azul grande é a maior arara do mundo. Chega a medir 1 metro de comprimento, pesar de 1 a 2 KG e a força do seu bico pode chegar a 1 tonelada.

·         Também é conhecida como araraúna, em tupi “UNA” significa negro, onde a coloração preta na parte interna de suas penas só é vista durante o voo.

·         Na natureza, emitem sons e gritos característicos, que se assemelham à palavra “arara” (motivo pelo qual os indígenas lhe deram esse nome). É com esses gritos que elas se comunicam, definem territórios e, inclusive, brincam.

·         As araras são aves muito inteligentes e curiosas. Verdadeiras e exploradoras, gostam de brincar com objetos interessantes que encontram.

·         Adoram tomar banho de chuva.

 

Solicite aos alunos que façam um desenho representando a curiosidade que mais gostou.

 

CURI

Fonte: Acervo da autora.

 

Professor, como atividade de PARA CASA, solicite que cada aluno confeccione uma Arara Azul com sucatas para enfeitar o ambiente no dia de “Socializar suas descobertas” para a comunidade escolar e circunvizinha. Exemplo:

 

PARA CASA

 

SENHORES PAIS E/OU RESPONSÁVEIS,

 

NO DIA 26 DE NOVEMBRO OS ALUNOS DO 1º ANO “B” IRÃO PARTICIPAR DE UM MOMENTO PARA SOCIALIZAR SUAS DESCOBERTAS SOBRE O PROJETO DA ARARA- AZUL.

PARA ENFEITAR O AMBIENTE DA APRESENTAÇÃO, AJUDE SEU FILHO A CONSTRUIR UM MÓBILE REPRESENTANDO A ARARA- AZUL, UTILIZANDO SUCATAS E OUTROS MATERIAIS RECICLÁVEIS.

O MÓBILE DEVERÁ SER ENTREGUE PARA A PROFESSORA NO DIA ___/___/___.

 

ESCREVA ABAIXO, O NOME DOS MATERIAIS QUE VOCÊ UTILIZOU PARA CONFECCIONAR O MÓBILE.

 

 

 

                 mobile             mo

                                                                                               Fonte: Acervo da autora.

 

 

9ª ATIVIDADE: aproximadamente 120 minutos.

 

Ao partir para a etapa final do Projeto é importante que os alunos tenham compreendido sobre a vida das Araras-azuis: características, hábitos, reprodução, alimentação e relevância para a fauna.

Nesta etapa do trabalho de pesquisa, é fundamental retomar as hipóteses dos alunos às questões que permearam a investigação. O objetivo principal deste momento é possibilitar que o aluno descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início do Projeto até o momento atual de conclusão do mesmo. Sendo assim, possibilite um momento de diálogo com o grupo de alunos, para que cada um possa expor a sua hipótese inicial e o que mudou após a realização da pesquisa.

Professor, nesse momento prepare uma forma de registro para os alunos expor as conclusões que chegaram, após testarem as hipóteses. Agora, é o momento em que irão responder a problematização da pesquisa. Veja o exemplo:

Nosso Projeto já está chegando à etapa final. Descobrimos e aprendemos muito sobre a vida da Arara- Azul.

De acordo com os seus conhecimentos ao longo do Projeto, responda a pergunta referente à sua problematização. Exemplo:

 

 

  • Por que as Araras- Azuis estão em extinção?

 

Porque está havendo desmatamento das florestas, queimadas, poluição, caça em busca de aproveitamento desses animais, para obtenção de carne, peles, plumas, troféus, lembrança e tráfico de animais.

 

Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

 

·         Conhecimento do tema estudado;

·         Empenho e dedicação nos variados momentos da pesquisa;

·         Participação nas atividades propostas;

·         Compreensão do processo de pesquisa.

 

Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno do Projeto. Após todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o significou para cada um a vivência e as variadas experiências com a Iniciação Científica na escola.

Em seguida, é chegado o momento para “Socializar suas descobertas” para comunidade escolar. Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho construído pela turma.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

BRAGA. Pedro. A Ararinha Azul. 1ª ed. LGE. 2008

 Sugestões de links para professores:

http://www.wwf.org.br/informacoes/sala_de_imprensa/?4480

http://clikaki.com.br/aves-ameacadas-de-extincao-no-brasil/

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1929060

Acessado 25/03/12

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o processo de Iniciação Científica. É preciso compreender que o que move um trabalho de pesquisa, não é o acúmulo de informações, mas as descobertas e as novas dúvidas que surgem no caminho. Por isso, a observação do professor, é fundamental para perceber o envolvimento, a participação e o interesse de cada aluno pela temática. A partir desse instrumento, poderá avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto “Aves ameaçadas de extinção”, em especial o Projeto “Descobrindo os segredos da Arara- Azul”, tendo em vista as diversas atividades e vivências dos alunos, o professor poderá perceber o desenvolvimento do aluno em a relação à temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

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