Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As paisagens e as regras estabelecidas pela sociedade.

 

18/04/2012

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia O homem criador de paisagem/modificador de paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as principais regras ou leis que regulam/orientam a ocupação do espaço urbano;
  • Entender o que rege essas leis;
  • Compreender como essas leis ou regras podem ser visualizadas nas paisagens urbanas.
Duração das atividades
09 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter apreendido os conceitos básicos da ciência geográfica - lugar, paisagem e espaço geográfico e ter desenvolvido a ideia de natureza socialmente transformada.

Estratégias e recursos da aula

 hhh

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

Prezado (a) Professor (a),

- A partir dos conhecimentos prévios dos alunos sobre as paisagens, instigue-os a compreenderem as regras estabelecidas pela sociedade, auxiliando-os a organizar um projeto de pesquisa para refletir sobre esta temática. Antes de apresentar a proposta de pesquisa, sugerimos que seja realizado um debate interdisciplinar com os professores de diversas áreas, como a Geografia, a Biologia, a Sociologia, a Filosofia, a Língua Portuguesa, a Artes, dentre outras, com o intuito de estimular a curiosidade dos alunos sobre as leis ou regras que orientam as ações dos seres humanos na construção das paisagens urbanas e rurais.

- Os alunos, necessariamente, terão que utilizar procedimentos de pesquisa com vistas a conhecer e refletir sobre algumas das leis que regulam a ocupação do espaço cotidiano e podem ser visualizadas na paisagem. O discente será orientado a desenvolver sua pesquisa buscando levantar problemas, estabelecer hipóteses, definir objetivos, adotar metodologias adequadas à investigação, e apresentar resultados, usando os procedimentos básicos da investigação científica. Espera-se que tais atividades promovam a construção de conhecimentos significativos, pois reconhecemos a pesquisa como sendo um instrumento relevante no processo ensino-aprendizagem, na medida em que estimula a curiosidade e propicia o desenvolvimento da autonomia.

 

Atividade 01

As regras sociais na ordenação do espaço geográfico

PASSO A PASSO

- Inicie a conversa com os alunos resgatando seus conhecimentos prévios sobre algumas regras criadas pelos seres humanos que definem a distribuição dos elementos naturais e culturais no espaço geográfico. Questione:

  • Você já ouviu falar sobre Lei de zoneamento municipal?
  • Alguma vez você ouviu mencionar algo sobre plano diretor?
  • Em algum momento você ouviu alguma referência sobre Estatuto das Cidades?
  • O que você conhece sobre essas leis?

- Permita que os alunos expressem suas opiniões e, após a "sementeira de ideias", motive-os a usarem diferentes recursos, como por exemplo, pesquisar vídeos no youtube <http://www.youtube.com/ >, textos no site Scielo: <www.scielo.br/>, dentre outros, a fim de construírem e ampliarem seus conhecimentos sobre essas questões.

- Convide-os para elaborar e desenvolver um projeto de pesquisa sobre a temática As paisagens e as regras estabelecidas pela sociedade.

- Oriente os alunos a formarem grupos de trabalho para o desenvolvimento das atividades seguintes. Posteriormente, solicite que acessem o endereço web <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm> (acesso em 23/05/2012) e leiam o artigo "O projeto de pesquisa", que aborda os elementos que compõem um projeto de pesquisa, para auxiliá-los na elaboração do plano de trabalho.

 - Além da leitura desse artigo, apresente o vídeo "Pesquisa Científica - Miguel Nicolelis", que introduz a discussão sobre pesquisa científica, disponível  para acesso gratuito no youtube.

Pesquisa

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=-ZnYres2cAo>. Acesso em 20/ 03/2012

A partir da leitura do artigo e da apresentação desse vídeo, explique aos alunos os elementos básicos de um planejamento de pesquisa científica, quais sejam:

  • tema (o quê pesquisar?),
  • problema (qual pergunta eu quero responder com a pesquisa),
  • justificativa (por que pesquisar?),
  • objetivos (para que pesquisar - onde se quer chegar?),
  • metodologia (como chegar? Qual melhor caminho?),
  • resultados (quais as respostas/descobertas?).

- Explique aos discentes que na próxima aula será construído um projeto de pesquisa a partir desses elementos.

 

Atividade 02

Elaboração do projeto de pesquisa

PASSO A PASSO

Disponível em: <http://www.propesq.ufrn.br/projetos/index>. Acesso em 22/03/2012.

 

Definição do tema:  Explique aos alunos que para o desenvolvimento de uma pesquisa é importante partir da definição do tema. Além disso, precisamos ter clareza por que é importante pesquisar esse tema (justificativa), qual pergunta pretende-se responder (situação-problema), para que pesquisar, ou onde se pretende chegar (objetivos) e como vamos realizar a pesquisa, ou qual é o melhor caminho (metodologia e fontes).

- Auxilie os alunos a reconhecerem o assunto a ser pesquisado. Explique que o tema desta aula é: As paisagens e as regras estabelecidas pela sociedade.

- Com a definição do tema, explique que o próximo passo é delimitar o problema de pesquisa. Esclareça aos alunos que o pesquisador é instigado por uma pergunta, ou seja, pela busca de um entendimento sobre uma determinada realidade.

- Nesta aula, especificamente, instigue a curiosidade dos alunos com a seguinte questão:

  • Como as regras e leis criadas pela sociedade ordenam o espaço geográfico e deixam marcas nas paisagens?

- Permita que os alunos promovam debate aberto entre os grupos e, em seguida, oriente-os a registrarem suas compreensões em um arquivo Kword.

 - Justificativa da pesquisa e seus objetivos: refletir com os alunos sobre a importância da pesquisa, sob dois aspectos:

  • Relevância Social;
  • Relevância Científica.

- Explicar cada um dos critérios de relevância acima. Posteriormente, solicite aos grupos que pesquisem sobre alguns pontos referentes ao assunto e ao objeto de pesquisa. Eles devem priorizar as seguintes modalidades de fontes:

  • Artigos científicos;
  • Artigos em revistas de grande circulação;
  • Sites institucionais e voltados a escolares,  que abordem o tema com propriedade.

- Cada grupo deverá apresentar uma fonte de cada modalidade acima. Instigue-os a buscar informações em diversas fontes de pesquisa, e produzir um texto de, no máximo 20 linhas, justificando a importância da pesquisa, e socializar em sala de aula.

hh

Fonte: Clip-Art.

- Indique aos alunos uma lista de sites de busca na internet que podem ser consultados com vistas a esclarecer possíveis dúvidas e promover a construção de novos conhecimentos sobre o objeto de pesquisa em questão; sugerimos os endereços web, de caráter científico:

<http://revistaescola.abril.com.br/>, acesso em 20/03/2012.

<http://cienciahoje.uol.com.br/>, acesso em 20/03/2012.

- Sites de revistas de grande circulação:

<http://veja.abril.com.br/>, acesso em 20/03/2012.

<http://super.abril.com.br/>, acesso em 20/03/2012.

<http://www.istoe.com.br/capa>, acesso em 20/03/2012.

<http://carosamigos.terra.com.br/index2/>, acesso em 20/03/2012.

 

- Problemática/questões da pesquisa: auxilie os alunos a definirem outras questões que complementam e orientam a investigação da situação-problema.

- Nessa pesquisa apontamos as seguintes questões: Quais as leis ou regras que regulam/orientam a ocupação de um território por um grupo social?  O que regem essas leis? Como essas leis ou regras podem ser visualizadas nas paisagens urbanas e rurais?

 

- Objetivos da pesquisa: constituem a finalidade de um trabalho científico, ou seja, a meta que se pretende atingir com a elaboração da pesquisa.

Nesta pesquisa, proponha aos alunos as seguintes finalidades:

  • Conhecer as principais regras ou leis que regulam/orientam a ocupação do espaço urbano;
  • Entender o que regem essas leis;
  • Compreender como essas leis ou regras podem ser visualizadas nas paisagens urbanas.

- Como orientador da pesquisa, o professor deve acompanhar os grupos esclarecendo as possíveis dúvidas e mediando a construção de novos conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a temática pesquisada. Solicite que os grupos elaborem um quadro-síntese destacando os principais pontos apreendidos e escrevam uma dissertação em um arquivo Kword. 

 

- Metodologia da pesquisa: discuta com os alunos os procedimentos e métodos de pesquisa, ou seja, os "caminhos" mais adequados para se chegar aos resultados. Explique que quando se trata dos  "caminhos" da pesquisa, existem diversas possibilidades.

- Neste trabalho, oriente-os a realizar uma pesquisa bibliográfica (consulta das fontes publicadas sobre o tema) e pesquisa de campo (levantamento junto aos órgãos governamentais) sobre as regras ou leis que regulam/orientam a ocupação do espaço urbano e rural do município (entender o que regem essas leis) e observar como elas podem ser visualizadas nas paisagens urbanas na cidade onde moram.

- Para organizar estas atividades, é importante definir com os grupos um cronograma e quais serão os responsáveis por cada etapa/atividade da pesquisa.

 

- Apresentação dos resultados: Durante a construção do projeto de pesquisa, oriente os alunos em relação aos registros, elaboração dos relatórios e socialização dos resultados da pesquisa. 

- Sugerimos que o  registro das descobertas realizadas com esta pesquisa seja feito por meio da produção de relatório coletivo (em cada grupo), incentivando a cooperação e a colaboração de todos os membros do grupo, e para a socialização dos conhecimentos adquiridos cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os alunos. 

 

Atividade 03

Conhecendo as leis que regulam a ocupação do espaço urbano 

PASSO A PASSO

hhh  

- Após a elaboração e o registro do projeto de pesquisa, conforme descrito nas atividades anteriores, inicia-se o desenvolvimento de cada etapa da pesquisa, a partir da situação-problema: Como as regras e leis criadas pela sociedade ordenam o espaço geográfico e deixam marcas nas paisagens?

- Para auxiliar os alunos em como explorar essa questão, sugerimos que o professor oriente-os a acessarem o endereço web <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10257.htm>, acesso em 22/03/2012, para conhecerem o Estatuto das Cidades, que estabelece diretrizes gerais da política urbana e outras providências, a fim de que conheçam algumas das leis que regulam a ocupação do espaço urbano e podem ser visualizadas na paisagem. Pergunte aos alunos:

 

Disponível em: <http://www.senado.gov.br/senadores/Senador/psimon/separatas.asp> Acesso em 23/03/2012.

  • Quais as principais diretrizes para a organização do espaço urbano, segundo o Estatuto das Cidades?
  • O que mais lhe despertou a atenção em relação a este documento?
  • O que diz o Plano Diretor, previsto no Estatuto das Cidades?

-  Oriente os grupos para que discutam sobre as questões anteriores, e registrem suas compreensões em forma de relatório, em um arquivo do software Kword.

- Medeie  a compreensão, por parte dos alunos, que o Estatuto das Cidades é um documento que regulamenta as diretrizes sobre política urbana expressa na Constituição Federal. O objetivo é que os alunos entendam os instrumentos de política urbana municipais, a afim de que consigam identificar as marcas deixadas na paisagem pelas regras e leis criadas pela sociedade para ordenarem o espaço urbano.  

  

Atividade 04

Entendendo a paisagem local por meio das regras estabelecidas pelo Plano Diretor da cidade

PASSO A PASSO

Disponível em: <http://pensandoacidade.wordpress.com/2009/03/10/material-de-apoio-as-atividades/>. Acesso em 23/03/2012.

- Oriente os alunos para buscarem compreender como as leis e regras urbanas podem ser visualizadas na paisagem da cidade em que vivem. Neste sentido, questione-os:

  • A cidade em que você mora possui Plano Diretor?
  • Em caso afirmativo, você conhece o Plano Diretor de sua cidade?
  • Como foi realizada a elaboração do Plano diretor da cidade em que você mora?
  • Quais as regras ou leis podem ser visualizadas na paisagem da cidade em que você vive?

- Para responder essas e outras questões, auxilie-os a realizarem uma pesquisa na prefeitura da cidade que residem (Se a cidade em que residem não tiver Plano Diretor, busque saber o motivo e procure fazer a pesquisa sobre outra cidade vizinha que o tenha), procurando o departamento responsável pelo planejamento urbano. Os discentes devem conhecer as regras que regula o Plano diretor da cidade em relação: 

  • à sinalização do trânsito que ordena o tráfego;
  • ao fluxo de transportes coletivos;
  • à largura e sentido de direção das ruas avenidas;
  • ao tamanho dos lotes;
  • à localização das áreas comerciais e industriais;
  • às leis ambientais que regulam a ocupação das propriedades e uso do solo.

- Além disso, incentive os grupos a analisarem se o Plano Diretor do município pesquisado está em conformidade com os preceitos do ministério das cidades, isto é, se dispõe de orientações para:

  • Promover a cidadania e a qualidade de vida da população;
  • Adequar-se ao Estatuto da Cidade;
  • Adequar-se à nova realidade habitacional;
  • Transformar-se num instrumento eficiente e eficaz no processo de desenvolvimento urbano.

- Por fim, peça que cada grupo escolha um exemplo de paisagem no município pesquisado que seja definida por uma lei ou regra (como por exemplo, um parque ambiental, uma área de proteção permanente (APP), dentre outras), descreva-a e explique a lei ou regra que a definiu.

- Para ilustrar esta etapa da pesquisa, oriente-os a produzirem um vídeo mostrando os aspectos da paisagem que escolheram para analisar, usando a webcam do computador pessoal ou a câmera do aparelho de telefone celular. Para saber mais sobre o uso da webcam, consulte o tutorial disponível em <http://www.educared.org/educa/arquivos/web/poie/livro/tutoriais/web_cam_como_usar.pdf>.f>f<>> . .

- Após a realização dessas etapas da pesquisa, oriente os grupos para fazerem a análise dos dados e informações levantadas, ou seja, organizar os resultados da pesquisa. Cada grupo deverá organizar os dados e suas análises/considerações em forma de relatório, em um arquivo do software Kword.

Apresentamos, a seguir, uma sugestão de roteiro para relatório da pesquisa: 

1) Folha  de rosto: nome dos pesquisadores e  título da pesquisa (centralizados); descrição do tipo do trabalho (realizado sob orientação de quais professores, em que ano de ensino e em que escola. Deve vir escrito à direita abaixo do título); mês/ano e cidade/estado em que a pesquisa foi realizada. 

2) Sumário: títulos e número de página de cada parte do relatório. 

3) Introdução: apresentação do tema, da situação-problema, dos objetivos e das questões da pesquisa, acompanhados da justificativa da pesquisa. 

4) Metodologia da Pesquisa: apresentação da metodologia e  dos procedimentos da pesquisa. 

5) Fontes da pesquisa: apresentação das fontes pesquisadas com uma síntese de como cada uma aborda a temática da pesquisa e onde ela foi encontrada. 

6) Considerações Finais: registro das descobertas feitas, respondendo as questões da pesquisa, através da descrição e análise de trechos das fontes coletadas e analisadas. Reflexão sobre a situação-problema da pesquisa através de um posicionamento crítico e autônomo dos alunos. 

7) Referências Bibliográficas: citação de livros, sites, filmes e outros materiais consultados no desenvolvimento da pesquisa. 

 

Atividade 05

Momento da socialização dos resultados da pesquisa e considerações finais

PASSO A PASSO

Fonte: Clip-Art.

- Agora, oriente os grupos para que apresentem uma sistematização dos conhecimentos adquiridos ao longo da pesquisa. Ressaltamos que esta atividade pode ser realizada ao longo de todo o desenvolvimento da investigação e, ao final, os registros sejam revistos e reconstruídos com o intuito de produzir um texto mais elaborado, com base nos dados coletados no decorrer do processo de pesquisa, propiciando uma reflexão da situação-problema da pesquisa.

- Explique aos alunos o significado das considerações finais de uma pesquisa. Os grupos, nesta etapa, devem expressar o que concluíram ao longo de todo o processo e apontar para outras possibilidades de continuação desse estudo, por eles ou por outros pesquisadores interessados no tema.  

- Como sugerimos no início desta aula, além do registro das descobertas realizadas com esta pesquisa por meio da produção de relatório coletivo, cada grupo deverá socializar os conhecimentos adquiridos com toda a turma por meio de uma exposição verbal. A partir da compreensão que tiveram, promova um debate coletivo em que os estudantes discutam suas conclusões e considerações sobre “As paisagens e as regras estabelecidas pela sociedade.” Ao final dos debates, elabore um quadro-síntese com os principais pontos discutidos e solicite que cada grupo organize uma apresentação utilizando slides, usando o laptop e o software Kpresenter,  promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os alunos. 

 - Incentive, também, a construção de um fórum de discussão na Internet para a divulgação dos resultados, troca de experiências e de reflexões, sugestões, dentre outras possibilidades. Para orientar a criação de um fórum de debates, acesse o endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/#comment-169>. e entenda o que é, para que serve e como usá-lo pedagogicamente.

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas! 

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. A temática permite estabelecer diálogo com a Biologia, em estudos de Educação Ambiental; com a Língua Portuguesa, na produção e interpretação de textos; com a Matemática, na interpretação de dados estatísticos; com a História, na análise das mudanças nas paisagens e nas regras estabelecidas ao longo dos tempos, dentre outras.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura para o professor:

 

BRASIL. Estatuto da Cidade: guia para implementação pelos municípios e cidadãos. 2. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2002.

SABOYA, Renato. Concepção de um sistema de suporte à elaboração de planos diretores participativos. 2007. Tese de Doutorado apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil – Universidade Federal de Santa Catarina.

SILVA, José Afonso. Direito urbanístico brasileiro. São Paulo: Malheiros, 1995.

VILLAÇA, Flávio. Dilemas do Plano Diretor. In: CEPAM. O município no século XXI: cenários e perspectivas. São Paulo: Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam, 1999. p. 237 – 247.

 

Sugestão de sites para pesquisa do professor:

Uso pedagógico do telefone móvel - celular. Disponível em: <http://professordigital.wordpress.com/2010/01/13/uso-pedagogico-do-telefone-movel-celular/>. Acesso em 12/04/2012.

Blogs na Educação: Blogando algumas possibilidades pedagógicas. Disponível em: <http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/art10.pdf>. Acesso em 12/04/2012.

Hora da conversa: bate-papo virtual na escola. Disponível em: <http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=273>. Acesso em 12/04/2012.

Fórum: o que é, para que serve e como usá-lo pedagogicamente. <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/#comment-169>. Acesso em 12/04/2012.

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:

1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:

- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.

2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.

- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade. 

3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.

- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.