05/04/2012
Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito , Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Realizar pesquisas;
Interpretar informações;
Desenvolver habilidades de escuta e respeito a fala e leitura de colegas;
Desenvolver habilidades de leitura e produção de texto;
Resolver situações-problema;
Organizar dados em gráficos;
Identificar os pratos típicos da região Nordeste;
Reconhecer a importância da culinária na cultura nordestina;
Utilizar os hábitos de higiene em situações cotidianas.
Se a sua escola participa do projeto UCA, para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o Tux Paint. Estar inserido no processo de alfabetização.
“Conte-me e eu esqueço. Mostre-me e eu apenas
me lembro. Envolva-me e eu compreendo”.
Confúcio
Professor, a ideia de se trabalhar com projetos de pesquisa no Ensino Fundamental, parte do princípio de que as ações e interações do aluno com o objeto de pesquisa, podem levá-lo a experimentar e, consequentemente, aprender.
Dessa forma, o projeto pretende, a partir da metodologia de pesquisa, que os alunos possam construir suas aprendizagens, de forma interdisciplinar e significativa.
Assim, seguem sugestões de atividades que poderão ser adaptadas conforme sua realidade e que contribuirão na construção de conhecimentos.
Vale ressaltar que o ideal é organizar as atividades desenvolvidas ao longo do projeto em um local exclusivo para ele, como uma pasta “Dossiê do projeto”, um caderno ou em outro portador de texto, no intuito de registrar todo o processo de realização do projeto. Se for possível, poderá também montar um “Portfólio”, como um dos instrumentos de acompanhamento do desempenho dos alunos ao longo do trabalho.
É preciso esclarecer que o projeto de pesquisa está dividido em algumas etapas e não por momentos. Nesse caso, cada etapa, poderá ser trabalhada em vários momentos, conforme o tempo que você disponibilizará para o projeto em seu planejamento.
Dentro do vasto território brasileiro encontramos a Região Nordeste, que é composta pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Assim como o restante do Brasil, ela possui uma grande pluralidade cultural, com elementos diversificados. Dentre eles, estão aqueles relacionados às comemorações existentes nos estados, sendo que neste projeto o foco maior é a gastronomia.
Para desenvolver um projeto de pesquisa é importante que, primeiramente, os alunos saibam o que é e quais são suas etapas. Assim, terão clareza do que farão e qual será a ordem dos acontecimentos, o que poderá ajudá-los a se interessarem pela metodologia científica.
Para isso, professor, convide os alunos para uma roda de conversa e questione-os:
Alguém sabe o que é pesquisa?
Quem faz pesquisas?
Alguém conhece ou sabe o nome de um pesquisador?
Vocês podem ser pesquisadores?
Por que realizar uma pesquisa?
O que vocês acham de criarmos a nossa própria pesquisa?
Dentre outros.
Anote os conhecimentos prévios dos alunos, pois você poderá utilizá-los como registro das etapas.
Logo após, converse com eles que vocês farão um projeto de pesquisa e que descobrirão muita coisa sobre determinado tema, mas que ainda não sabemos qual será.
Exponha aos alunos as etapas de uma pesquisa e o que significa cada uma delas, para que possam se organizar e tenham uma visão global do projeto.
As etapas são:
1ª etapa: escolha do tema
2ª etapa: justificativa
3ª etapa: problematização
4ª etapa: levantamento de hipóteses
5ª etapa: fontes de pesquisa
6ª etapa: execução e realização
7ª etapa: depuração de hipóteses
8ª etapa: Socialização (apresentação e exposição dos resultados)
9ª etapa: avaliação
Anexe uma cópia dessas etapas no dossiê do projeto e solicite que enfeitem a folha livremente.
Para que o projeto tenha sucesso e auxilie na construção de conhecimentos, é importante que os alunos se envolvam, se interessem, tenham curiosidade sobre o tema proposto. O tema poderá ser escolhido pelos alunos ou sugerido por você, porém, é importante envolvê-los nesta escolha. Você poderá utilizar diversas formas para “detonar” o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos. Para isso, poderá:
1- Levar livros sobre o tema;
2- Assistirem a um vídeo ou filme;
3- Levar algo como uma comida típica da região Nordeste e degustá-la com os alunos e trabalhar a receita, dentre outras.
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem o sítiohttp://educacao.uol.com.br/cultura-brasileira/bumba-meu-boi-folguedo-e-tradicional-manifestacao-folclorica-brasileira.jhtm , por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) de seus netbooks, mas se não participam deste projeto, leve-os ao laboratório de Informática.
Depois de instigá-los sobre o tema que deseja “detonar” para iniciar o projeto, você pode propor uma forma democrática em que os alunos possam escolher o que querem pesquisar. Veja a seguir o exemplo da etapa de escolha de um projeto sobre as festas típicas do Nordeste: a gastronomia.
Professor, para esse momento, inicie explicando que faremos a eleição do tema de forma democrática, ou seja, seguindo e respeitando a vontade da maioria.
Organize sua turma em rodinha, e peça que cada aluno dê sua opinião sobre o que quer pesquisar. Anote todos os temas na lousa e depois faça a votação para saber qual tema será o ganhador. Outra possibilidade é fazer a votação por escrito, por meio de cédulas, isto poderá gerar uma série de atividades interdisciplinares, pois você vai dialogar com a Matemática, para fazer a tabulação dos votos, com a Língua Portuguesa, para fazer o relatório e com a ética e a cidadania, ao trabalhar o direito de escolha do cidadão, dentre outras.
Veja um exemplo:
SAPOS |
AR |
COMIDAS |
FAZENDAS |
BORBOLETAS |
MÚSICAS |
GATOS |
FESTAS |
BALEIAS |
PEIXES |
Logo após, distribua pequenos pedaços de papéis, para que sejam as cédulas de votação, pois assim como nas eleições, nosso voto será secreto.
Professor, lembre-se de também realizar seu voto, pois isso é importante para que percebam que todos serão, igualmente, autores do mesmo.
Depois, passe pela sala a “urna”, ou seja, uma caixa de sapato com uma fenda na parte superior, para depositarem seus votos.
O momento da eleição secreta, além de propiciar que um não influencie na decisão do outro, ainda gera um momento de grande entusiasmo e participação na sala.
Faça como uma votação mesmo, apurando voto a voto e registrando no quadro a pontuação de cada item.
Conforme exemplo abaixo:
SAPOS I I |
AR I I I |
COMIDAS I I I I I I I |
FAZENDAS I I I |
BORBOLETAS I I I |
MÚSICAS |
GATOS I |
FESTAS TÍPICAS I I I I I I I |
BALEIAS |
PEIXES I I I I I |
Total: 31 votos
Ao final, questione-os:
· Qual sugestão venceu?
· E o que faremos agora, 2º turno ou juntamos os dois temas?
· Quantos votos essas sugestões obtiveram?
· Quantos votos essas sugestões tiveram a mais que a sugestão menos votada?
· Quantos votos a sugestão menos votada obteve?
· Dentre outros.
Você poderá trabalhar com estas situações- problema, dentro da “problematoteca”. Eles registram, resolvem e depois expõem no varal para que socializem as diferentes formas encontradas para solucionar os problemas.
Ainda sobre a escolha do tema, é importante realizar uma atividade de registro, como um gráfico, para se trabalhar os conceitos matemáticos: quantidade, mais, menos, maior, menor.
Para isso, primeiramente, combine com eles que cada sugestão terá sua própria cor e anote na lousa quais serão elas.
Veja um de gráfico para os alunos preencherem:
Propostas |
Quantidade de votos |
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1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
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SAPOS |
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COMIDAS |
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BORBOLETAS |
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GATOS |
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BALEIAS |
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AR |
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FAZENDAS |
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MÚSICAS |
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FESTAS |
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PEIXES |
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AS PROPOSTAS VENCEDORAS FORAM:
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_____________________________
Obs: se a sua turma for de 1º ano, realize a tentativa de escrita do nome das propostas.
Depois do tema escolhido, ainda é preciso instigar os alunos sobre o tema, deixá-los curiosos e com vontade de entender e buscar informações sobre ele.
Além disso, é preciso delimitar o que será estudado, para que o projeto não se torne cansativo, extenso demais ou confuso. Uma sugestão para esse caso, uma vez que os alunos já escolheram festas e comidas, seria conversar com eles para delimitarem por região, ou seja, a que vocês moram.
Assim, pela junção das sugestões vencedoras e devido à delimitação, o tema será:
“Festas típicas do Nordeste: a gastronomia”
Uma boa forma de instigá-los sobre o tema em questão é levando uma receita para contextualizá-lo.
Nesse caso, professor, você pode apresentar aos alunos uma comida que você comeu no final de semana, em uma viagem, que achou na internet, que um parente preparou e que gostaria de compartilhar com eles, etc.
Dentre as possibilidades estão os inúmeros pratos da sua região, nesse caso do Nordeste, que por serem da realidade dos alunos, provocarão um maior interesse.
Nessa aula, trabalharemos a rica gastronomia nordestina. Por isso, como sugestão, segue a receita de um cuxá:
CUXÁ DA NELY DO MARANHÃOTEMPO: 45MINRENDIMENTO: 10 PORÇÕESINGREDIENTES1/2 KG DE CAMARÃO SECO DESCASCADO2 MAÇOS DE VINAGREIRA OU AZEDINHO (SOMENTE AS FOLHAS)GERGILIM MOÍDO E TORRADO1/2 KG DE FARINHA DE MANDIOCACHEIRO VERDE CORTADINHO2 CEBOLAS CORTADAS GRANDESPIMENTA DE CHEIRO CORTADINHA3 LITROS DE ÁGUAPIMENTA ARDIDA A GOSTOSAL A GOSTO
MODO DE PREPARO:1. EM UM REFRATÁRIO COLOQUE A FARINHA DE MANDIOCA, O CAMARÃO, A CEBOLA, O CHEIRO VERDE, A PIMENTA DE CHEIRO, O GERGELIM E O SAL2. MOLHE A MISTURA COM 1 LITRO DE ÁGUA, MEXA ATÉ VIRAR UMA PASTA3. RESERVE4. EM UMA PANELA LEVE AO FOGO 2 LITROS DE ÁGUA COM AS FOLHAS DA VINAGREIRA5. QUANDO LEVANTAR FERVURA, DESPEJE A MISTURA E MEXA, ESPERE DESGRUDAR DO FUNDO E DESLIGUE O FOGOSIRVA ACOMPANHADO DE TORTA DE CAMARÃO OU PEIXE FRITOFonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/41380-cuxa-da-nely-do-maranhao.html |
Após a leitura da receita, você poderá explorar o gênero textual da seguinte forma:
· Alguém já comeu cuxá?
· Que gosto tem?
· Como é a aparência dele?
· Na receita, diz qual é o tempo de preparo?
· Quanto tempo é?
· A receita fala ainda do seu rendimento, o que significa isso?
· O que quer dizer “sal a gosto”?
· O que quer dizer KG?
· O que se gasta mais, camarão ou farinha de mandioca?
Outra proposta para se explorar a receita, é problematizando-a, o que servirá também de registro. Veja um exemplo:
SE NOSSA AULA É DE 50 MINUTOS CADA, NÓS CONSEGUIRÍAMOS PREPARAR ESSA RECEITA EM QUANTAS AULAS?
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ESSA RECEITA RENDE 10 PORÇÕES. ENTÃO, PARA QUE TODOS OS ALUNOS PUDESSEM COMER, QUANTAS RECEITAS PRECISARIAM FAZER. LEMBRE-SE QUE SÃO 30 ALUNOS.
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SE PARA FAZER UMA RECEITA UTILIZA-SE 3 LITROS DE ÁGUA, QUANTOS LITROS DE ÁGUA USARÍAMOS PARA FAZER 4 RECEITAS?
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SE EM UMA RECEITA COLOCAMOS 2 CEBOLAS, QUANTAS CEBOLAS COLOCARÍAMOS SE FIZÉSSEMOS SÓ A METADE DA RECEITA?
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Evidentemente, a principal justificativa para o tema é o interesse dos alunos sobre ele, demonstrado através da escolha democrática.
Entretanto, como forma de registro, solicite que respondam:
APÓS UMA VOTAÇÃO, ESCOLHEMOS UM TEMA PARA NOSSA PESQUISA, QUE SERÁ “FESTAS TÍPICAS DO NORDESTE: A GASTRONOMIA”. AGORA, ESCREVA COM SUAS PALAVRAS, POR QUE VOCÊ GOSTARIA DE ESTUDAR ESSE TEMA? _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________
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Por ser uma fase inicial de nossos estudos, a proposta é que seja dessa mesma forma a inserção da família no projeto.
É preciso, nesse momento, solicitar atividades simples, para diminuirmos o risco dos pais fornecerem respostas prontas.
Por isso, essa primeira tarefa trata-se de uma conversa informal e a solicitação que os pais mostrem fotos ou imagens dessa festa.
Seu intuito é só aproximar o aluno do tema, de forma que as dúvidas possam aparecer, o que é essencial para a próxima etapa.
Agora que já sabemos o tema, é hora de descobrir o que queremos saber sobre ele. Ou seja, criar problemas que orientarão a nossa busca por respostas, a problematização. Nesse caso, um aluno conhecia o Bumba-meu-boi, o que direcionou os questionamentos feitos por eles.
Organize os alunos em uma roda de conversa e questione-os sobre o que querem saber sobre esse tema. Você poderá pedir que alguém te auxilie, anotando as questões, ou se a sua turma já escreve de forma autônoma, poderão registrar em uma ficha e depois você registra todas para que tenham a problematização de todos os colegas em sua pasta “Dossiê do Projeto” ou no “Portfólio”.
Veja como ficou:
O QUE QUEREMOS SABER SOBRE AS FESTAS TÍPICAS DO NORDESTE E SUA GASTRONOMIA?
ALUNO |
QUESTIONAMENTO |
BRENDA |
QUAIS FESTAS TÍPICAS OCORREM NA REGIÃO? |
MARIA CLARA |
REGIÃO NORDESTE É SÓ O MARANHÃO? |
AUGUSTO |
COMO SURGIU O BUMBA-MEU-BOI? |
KAIO |
COMO AS PESSOAS SE VESTEM NA FESTA? |
LAURA |
QUAIS OS PERSONAGENS DO BUMBA-MEU-BOI? |
GUSTAVO |
QUAIS OS ALIMENTOS PODEMOS COMER NESSA FESTA? |
NICOLE |
E PARA BEBER, O QUE TEM LÁ? |
Essa etapa é de fundamental importância para o projeto.
Ela oferece ao professor a oportunidade de observar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o que vão pesquisar.
Para o aluno, representa a possibilidade de ver seu desenvolvimento a respeito do tema, as aprendizagens anteriores e as aprendizagens que construíram ao longo do projeto. Por isso, antes de iniciar a elaboração das hipóteses com os alunos discuta com eles sobre o que eles pensam que são “hipóteses”. Depois de ouvi-los, solicite que pesquisem no dicionário o significado desta palavra. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessemos sítios:http://www.dicio.com.br/hipotese/ ou http://www.brasilescola.com/biologia/a-metodologia-cientifica.htm por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) de seus netbooks, mas se não participam deste projeto, podem pesquisar no dicionário que a escola tem.
É importante que os alunos concluam que as “hipóteses” representam o que eles sabem sobre o tema, ou seja, o que acreditam que sabem, mas que ao final do projeto vão poder descobrir se são verdadeiras ou não.
Assim, solicite que os alunos digam o que pensam de cada “problematização” em uma folha individual, que poderá ser mandada como tarefa de casa para que possam refletir sobre aquele problema e elaborar a hipótese.
Depois, separe os questionamentos e as hipóteses por grupos, unindo todas as hipóteses ao seu questionamento. Digite e coloque como registro da pesquisa.
Veja um exemplo:
Questionamento:
MARIA CLARA |
REGIÃO NORDESTE É SÓ O MARANHÃO? |
Hipóteses:
BRENDA |
Não, tem a Bahia também. |
MARIA CLARA |
É sim, Bahia é Bahia. |
AUGUSTO |
Eu já fui à Bahia e lá é muito longe do Maranhão, eu tive que ir de ônibus. |
KAIO |
O Nordeste tem praia também, eu já fui. |
LAURA |
O Maranhão é no Nordeste, mas tem outros lugares que eu não sei o nome. |
GUSTAVO |
O Nordeste é muito grande, tem muitos lugares. |
NICOLE |
O Maranhão e a Bahia são como se fossem vizinhos. |
Como estamos tratando aqui de um projeto de pesquisa e suas metodologias, uma etapa fundamental é a escolha das fontes de pesquisa. Nesse caso, professor, converse com os alunos para saber onde poderão encontrar respostas para os questionamentos feitos anteriormente.
Utilize a técnica “tempestade de ideias”. Escreva a frase “Fontes de pesquisa”, na lousa e questione-os. À medida que forem falando, registre na lousa. Fique atento para que não se esqueçam de fontes de pesquisa que são ricas e importantes fontes de informações. Caso não citem, induza o debate, fazendo alguns direcionamentos.
Algumas sugestões são:
- Internet;
- Livros;
- Guias turísticos;
- Fotos ou telas;
- Entrevistas;
- Livros de receitas;
- Dentre outros.
Para uma melhor visualização, segue a sequência que os temas serão trabalhados:
- Quais estados compõem a região Nordeste e onde ela se localiza?
- Quais festas típicas acontecem no Nordeste?
- O que é, quando e como o Bumba-meu-boi acontece?
- Quais comidas são típicas da região?
- Existem comidas específicas para essa festa?
Questionamento 1: Quais estados compõem a região Nordeste e onde ela se localiza
Primeiramente, converse com os alunos que terão que descobrir onde e quais estados formam a região Nordeste.
Uma boa forma de fazer isso é por uma busca na internet. Lembre-os de registrarem o sitio que consultarem e a data de acesso:
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem os sítios a seguir por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) de seus netbooks, mas se não participam deste projeto, leve-os ao laboratório de Informática:
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/cultura-regiao-nordeste.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Nordeste_do_Brasil
http://www.portalbrasil.net/regiao_nordeste.htm
http://www.brasilescola.com/brasil/regiao-nordeste.htm acesso em15/03/2012
Os estados que compõem a região Nordeste são: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Esse complexo regional apresenta grande diversidade cultural, composto por manifestações diversificadas.
Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/cultura-regiao-nordeste.htm
Depois, mostre em um mapa ou em um globo terrestre a localização geográfica do município, estado e região onde vocês estão e onde está a região Nordeste, para que compreendam a sua inserção nesse local. Dependendo da faixa etária da criança está compreensão será limitada, mas não é necessário aprofundar nesta questão.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Nordeste_do_Brasil acesso em15/03/2012
Questionamento 2: Quais festas típicas acontecem no Nordeste?
Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre a região, podemos tratar das festas típicas que acontecem nela.
Professor, solicite que pesquisem em casa, em livros, revistas ou na internet, quais são as festas típicas de cada estado da região Nordeste.
Depois, peça que socializem suas descobertas em sala, organize estes dados em um quadro Veja a sugestão a seguir:
ESTADOS |
FESTAS |
ALAGOAS |
COCO, REISADO, FESTA JUNINA, BUMBA-MEU-BOI |
BAHIA |
CARNAVAL, REISADO, FESTA JUNINA, BOI-JANEIRO |
CEARÁ |
REISADO, FESTA JUNINA, BOI-DE-REIS |
MARANHÃO |
REISADO, FESTA JUNINA, BUMBA-MEU-BOI |
RIO GRANDE DO NORTE |
COCO, REISADO, FESTA JUNINA, BUMBA-MEU-BOI |
PERNAMBUCO |
CARNAVAL, COCO, MARACATU, REISADO, FESTA JUNINA, BOI-CALEMBA |
PIAUÍ |
REISADO, FESTA JUNINA, BUMBA-MEU-BOI |
PARAÍBA |
COCO, REISADO, FESTA JUNINA |
SERGIPE |
REISADO, FESTA JUNINA |
Fontes para montagem do quadro:
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/cultura-regiao-nordeste.htm
http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-nordeste.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Nordeste_do_Brasil
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil/festas-populares-do-brasil.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bumba_meu_boi
acesso em15/03/2012
Depois de consolidar o resultado da pesquisa dos alunos no quadro, faça uma exposição do quadro, que poderá ter suas cópias distribuídas para colar no Dossiê do projeto, você poderá utilizar a seguinte atividade:
QUAIS FESTAS SE REPETEM EM TODOS OS ESTADOS DA REGIÃO NORDESTE?
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QUAL ESTADO TEM AS MESMAS FESTAS QUE O MARANHÃO?
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QUAIS OS NOMES QUE O BUMBA-MEU-BOI TEM EM OUTROS ESTADOS?
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QUANDO COMPARAMOS O MARANHÃO E ALAGOAS, QUE FESTA NÃO TEMOS NO MARANHÃO?
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QUAL ESTADO TEM MAIS FESTAS?
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Questionamento 3: O que é, quando e como o Bumba-meu-boi acontece?
Para esse momento, você pode sugerir aos alunos que entrevistem amigos e familiares para descobrirem um pouco mais sobre essa festa.
Para isso, crie com eles um roteiro, que ajudará os alunos a entenderem a festividade. Além disso, poderão recolher informações como: data, vestimentas, personagens, história, comidas, dentre outros.
Se a sua escola participa do projeto UCA, eles poderão utilizar os laptops acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) para registrar a entrevista, por meio de fotos e/ou filmagem, mas caso sua escola não participe do UCA, eles poderão utilizar uma máquina digital e fotografar a atividade. As fotos serão úteis para a socialização dos resultados da pesquisa.
Veja uma sugestão:
NOME: IDADE: VOCÊ JÁ FOI AO FESTEJO DO BUMBA-MEU-BOI? QUANDO ELE ACONTECE? COMO É A FESTA? QUAIS OS PERSONAGENS DO TEATRO? COMO AS PESSOAS SE VESTEM? VOCÊ SABE O PORQUÊ DESSE NOME? NESSE DIA, QUE COMIDAS VOCÊ COMEU, QUE ERAM TÍPICAS DA REGIÃO NORDESTE? VOCÊ TERIA FOTOS PARA SOCIALIZAR COM OS ALUNOS DA MINHA SALA? |
Para complementar, alguns sítios da internet também podem contribuir nesse momento. Algumas sugestões são:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bumba_meu_boi
http://www.brazilsite.com.br/teatro/teat02a.htm
acesso em15/03/2012
Posteriormente, você poderá finalizar as pesquisas em relação à festa, solicitando uma produção de texto a partir do quadro Bumba-meu-boi, de Eriberto Chagas. Nessa, você poderá observar os conhecimentos já construídos pelo aluno em relação ao tema.
Ao final, solicite que troquem as suas produções com o colega, para que esse possa corrigir a atividade.
AGORA QUE JÁ CONHECEMOS UM POUCO MAIS SOBRE O FESTEJO DO BUMBA-MEU-BOI, ELABORE UM PEQUENO TEXTO A PARTIR DO QUADRO DE ERIBERTO CHAGAS, A OBRA: BUMBA-MEU-BOI.
Fonte: http://coralmadrigaldecaruaru.musicblog.com.br/189737/BUMBA-MEU-BOI-QUADRO-DE-ERIBERTO-CHAGAS/ acesso em15/03/2012 ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________
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Questionamento 4: Quais comidas são típicas da região?
Professor, proponha como tarefa de casa que os alunos investiguem juntamente com seus pais ou familiares quais as comidas típicas de cada estado da região Nordeste eles conhecem. Não vale pesquisar na internet. Neste momento, a pesquisa é apenas com as pessoas (pesquisa oral), para saber o que elas conhecem sobre o tema.
Veja uma sugestão:
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PROJETO: DESCOBRINDO O BRASIL- FESTAS TÍPICAS DA REGIÃO NORDESTE: A GASTRONOMIA 1- QUAIS COMIDAS TÍPICAS VOCÊ CONHECE DA REGIÃO NORDESTE? 2- VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS INGREDIENTES UTILIZADOS NESTE PRATO TÍPICO? 3- O QUE VOCÊ ACHA DESTE PRATO?
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Professor, o resultado desta pesquisa poderá gerar uma série de atividades, tais como:
Matemática:
1- Tabulação dos dados (quantos pratos foram citados, qual foi mais citado, menos citado, dentre outros).
2- Levantamento de gráfico a partir destes dados.
3- Elaboração de situações problemas.
4- Sistema de medidas: trabalho com as medidas que surgirem.
Língua Portuguesa:
1- -Elaboração de um texto coletivo, consolidando o que descobriram.
2- -Debate sobre o que descobriram, dentre outros.
Ética:
1- _Debate: a importância em respeitar a cultura do outro, o gosto, suas escolhas.
Depois, você poderá levar um texto para complementar as descobertas dos alunos. Veja a sugestão a seguir:
A CULINÁRIA NORDESTINA É VARIADA, REFLETINDO, QUASE SEMPRE, AS CONDIÇÕES ECONÔMICAS E PRODUTIVAS DAS DIVERSAS PAISAGENS GEOECONÔMICAS DESSA REGIÃO. FRUTOS DO MAR E PEIXES SÃO BASTANTE UTILIZADOS NA CULINÁRIA DO LITORAL, ENQUANTO, NO SERTÃO, PREDOMINAM RECEITAS QUE UTILIZAM A CARNE E DERIVADOS DO GADO BOVINO, CAPRINO E OVINO. AINDA ASSIM, HÁ VÁRIAS DIFERENÇAS REGIONAIS, TANTO NA VARIEDADE DE PRATOS QUANTO EM SUA FORMA DE PREPARO (POR EXEMPLO, NO CEARÁ, PREDOMINA O MUGUNZÁ - TAMBÉM CHAMADO MACUNZÁ OU MUCUNZÁ - SALGADO, ENQUANTO, EM PERNAMBUCO, PREDOMINA O DOCE). NA BAHIA OS PRINCIPAIS DESTAQUES SÃO AS COMIDAS FEITAS COM AZEITE DE DENDÊ E COM CAMARÃO, COMO AS MOQUECAS, O VATAPÁ, O ACARAJÉ E OS BOBÓS; PORÉM NÃO SÃO MENOS APRECIADAS COMIDAS ACOMPANHADAS DE PIRÃO COMO MOCOTÓ E RABADA E DOCES COMO A COCADA. NO MARANHÃO, DESTACAM-SE O CUXÁ, O ARROZ DE CUXÁ, O BOBÓ, O PEIXE PEDRA E A TORTA DE CAMARÃO, BEM AO ESTILO MARANHENSE. TAMBÉM NO MARANHÃO SE DESTACA O REFRIGERANTE JESUS OU GUARANÁ JESUS QUE É PATRIMÔNIO MARANHENSE. JÁ O BOLO-DE-ROLO É PATRIMÔNIO IMATERIAL DE PERNAMBUCO. ALGUMAS COMIDAS TÍPICAS DA REGIÃO SÃO: O BAIÃO-DE-DOIS, A CARNE-DE-SOL, O QUEIJO DE COALHO, O VATAPÁ, O ACARAJÉ, A PANELADA E A BUCHADA, A CANJICA, O FEIJÃO E ARROZ DE COCO, O FEIJÃO VERDE E O SURURU, ASSIM COMO VÁRIOS DOCES FEITOS DE MAMÃO, ABÓBORA, LARANJA, ETC. ALGUMAS FRUTAS REGIONAIS - NÃO NECESSARIAMENTE NATIVAS DA REGIÃO - SÃO A CIRIGUELA, O CAJÁ, O BURITI, A CAJARANA, O UMBU, A MACAÚBA, AS FRUTAS MARANHENSES JUÇARA, BACURI, CUPUAÇU, BURITI, MURICI E A PITOMBA, ALÉM DE OUTRAS TAMBÉM COMUNS EM OUTRAS REGIÕES. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_da_regi%C3%A3o_Nordeste_do_Brasil |
Depois, questione os alunos:
- Esse texto foi retirado do sito Wikipédia. Será que esse sítio é uma fonte de pesquisa segura?
- Será como poderemos fazer para verificar essas informações?
- Que tal vocês examinarem os cadernos de receitas de nossa família, como mãe ou avós, para saber se encontramos essas receitas citadas pelo sítio?
Isso poderá ficar como tarefa de casa.
Depois, solicite ainda, que caso achem uma dessas receitas copiem para levar para sala para compartilhar com os colegas.
Monte um painel para que as receitas sejam expostas.
Questionamento 5: Existem comidas específicas para essa festa?
A culinária do Bumba meu Boi é originaria do Maranhão. Ela é composta por pratos que satisfazem aos mais exigentes clientes, em essência, é influenciada pelas culinárias africana, indígena e portuguesa. Dentre os pratos mais exóticos, se destaca o Cuxá, mas temos pratos feitos à base dos seguintes frutos do mar: peixes, camarões, caranguejos, siris e sururus que tornam a culinária uma das mais variadas e deliciosas do Brasil. Os doces, sucos, cremes e licores de frutas típicas como bacuri, cupuaçu, murici, cajá, sapoti, açaí, buriti, jenipapo e graviola. A típica culinária maranhense é também caracterizada pelo cuscuz de milho, bolo de macaxeira, macaxeira cozida, queijo coalho, canjica, pamonhas, o pé-de-moleque, o beiju, amendoim, arroz doce e cuscuz de coco. As frutas regionais. Tem cajá, caju, manga, mangaba, graviola, pitanga, acerola, sapoti, bacuri, abricó, que são usados no preparo de deliciosos sucos, doces e bebidas regionais. Foto do Cuxá Fonte: http://7f2grupodeestudo2011.blogspot.com.br/2011/03/comidas-tipicas-do-bumba-meu-boi.html |
Como já vimos como se faz o cuxá e também por ser um prato difícil para ser realizado com os alunos, a sugestão é buscar um prato de outro estado do Nordeste.
Nesse caso, temos a cocada, típica da Bahia, mas que pode ser preparada em qualquer lugar, pois os ingredientes são de fácil acesso.
Veja uma receita:
RECEITA DE COCADA INFANTIL DIFICULDADE: FÁCIL RECEITA TÍPICA DA: BAHIA
INGREDIENTES DA RECEITA DE COCADA INFANTIL 01 LATA DE LEITE CONDENSADO COMO FAZER COCADA INFANTIL MODO DE PREPARO: LEVE AO FOGO EM UMA PANELA O LEITE CONDENSADO, O AÇÚCAR, A MARGARINA E O COCO RALADO. Fonte: http://www.receitastipicas.com/receitas/cocada-infantil.html |
Antes do preparo, você deverá separar os ingredientes e combinar com eles o dia e trabalhar algumas regras de higiene na cozinha como: lavar bem as mãos antes de manipular os alimentos, colocar toucas, não conversar sobre o alimento, não pegar em objetos estranhos à receita, não colocar a mão na boca, dentre outras.
Esse momento poderá ser fotografado, pois as fotos também servirão de registro para o projeto. Essas poderão ser impressas e coladas no Dossiê do Projeto.
- Professor, nesse momento é preciso observar o que o projeto de pesquisa possibilitou de aprendizagem para os alunos.
- Dessa forma, a sugestão é que elaborem um texto-síntese de forma coletiva.
- Esse texto poderá ser ditado por eles e o professor, como escriba, escrever na lousa.
- Nele deverá aparecer um pouco de cada uma dos itens que estudamos.
- Ao final, retome a hipótese inicial dos alunos, aquelas do início do projeto, de forma que possam confrontar as hipóteses iniciais com a conclusão do projeto.
- Dessa forma, você oportunizará que reflitam:
- O que aprendemos com esse projeto de pesquisa?
- O que foi confirmado?
- O que mudamos de opinião?
- Dentre outras reflexões
Projetos de pesquisa, geralmente, demandam um longo tempo e o envolvimento das famílias. Por isso, geralmente, os familiares ficam curiosos para saberem seus resultados e as aprendizagens construídas.
Assim, para finalizar o projeto, retome as receitas trazidas pelos alunos, as características do bumba-meu-boi (como roupas, personagens e músicas) monte uma espécie de feira de ciências, onde os estudos poderão ser expostos.
Nesse dia, solicite que tragam o prato descrito na receita que o aluno trouxe para a sala, para realizarmos uma feira gastronômica e finalizarmos o projeto.
Professor, a avaliação deverá ser processual, realizada ao longo do trabalho, envolvendo não só o conhecimento adquirido nos conteúdos, mas os aspectos metodológicos, ou seja, se os alunos se apropriaram das estratégias de pesquisa que foram utilizadas. Mas, com o encerramento do projeto, chega a necessidade de avaliar outros aspectos como:
· Como foi estudar esse tema?
· A pesquisa proporcionou conhecermos mais sobre esse tema?
· O projeto poderia ter sido mais aprofundado?
· Você participou ativamente do projeto?
· O que acha da possibilidade de novos estudos conterem esse mesmo formato?
Dentre outros questionamentos que sirvam para o aluno refletir sobre o projeto de pesquisa e sua participação nele.
http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/conhecer-folclore-cedo-423046.shtml
Como o principal motivo para se trabalhar um projeto de pesquisa é despertar o interesse dos alunos para que possam descobrir sobre os mais variados temas, o primeiro ponto a ser avaliado é se o projeto gerou interesse e participação.
Além disso, ao longo do processo, observe se realizaram a interpretação de informações, de conseguiram produzir textos a partir da contextualização, se compreenderam o uso de gráficos, se conseguiram resolver situações-problemas, dentre outros.
Finalmente, avalie se o projeto de pesquisa realmente gerou aprendizagens significativas, ao saberem relatar o que aprenderam.
Cinco estrelas 1 classificações
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03/05/2012
Cinco estrelasParabéns pelo projeto ótimo, peço licença para fazer algumas modificações, adaptações e trabalhar com as turmas de EJA 1º segmento, das escolas que coordeno.