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Construindo a história de nossa região - projeto colaborativo estre escolas

 

09/04/2012

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Por meio dessa sequência didática, os alunos aprenderão a:

- Realizar pesquisas por meio da ferramenta Webquestion.

- Debater um tema com fundamentação teórica.

- Compreender a história da cidade em que vivem, bem como as semelhanças e diferenças em relação à outras cidades.

- Elaborar e realizar entrevistas.

Duração das atividades
Esta sequência didática poderá ser desenvolvida em 10 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização dessa sequência didática é necessário que os alunos usem as habilidades de leitura e de escrita com autonomia. 

Estratégias e recursos da aula

 

Atividade 1: Planejando o nosso projeto

           

              Para realização desse projeto, é importante a participação de  pelo menos duas escolas de diferentes cidades de uma região do Brasil.  Após a definição das escolas parceiras, é necessário que os professores planejem a sequência didática e, em seguida, discutam com os alunos de suas respectivas turmas os objetivos e a metodologia a ser usada no projeto. A seguir, oferecemos nossa sugestão:

 

  • Os alunos terão como objetivo pesquisar a história da região em que vivem e conhecer a história da região da turma parceira.

 

  • A comunicação entre as turmas ocorrerá por meio de uma comunidade a ser criada para esse fim em uma rede social, como o Orkut. 

 

  • Os professores poderão dedicar uma aula para que os alunos se cadastrem no orkut, caso eles ainda não participem da rede.

 

  • Uma turma deverá se responsabilizar  pela criação da comunidade. No laboratório de informática, o professor poderá criá-la de forma coletiva com o uso do data show, mostrando aos alunos todos os passos necessários para tal.  Nesse momento, é preciso decidir o nome da comunidade.

 

 

 

Atividade 2: O que iremos pesquisar?

 

            Cada turma participante deverá construir um roteiro de pesquisa com as questões que deseja investigar. Para isso, o professor poderá fazer um levantamento inicial das curiosidades que os alunos apresentam em relação à história de sua cidade. Os estudantes poderão elaborar as seguintes perguntas:

 

  • De que modo foi construída nossa cidade? Em que ano?
  • A nossa cidade é predominantemente urbana ou rural? Por que?
  • Que mudanças ocorreram ao longo dos anos em nossa cidade?
  • Em que aspectos nossa cidade pouco mudou?
  • E quanto ao número de habitantes, aumentou ou diminuiu?
  • De que forma as pessoas vivem em nossa cidade?
  • Ao longo do tempo, quais foram as ocupações de seus habitantes?

 

         Para instigar a elaboração de novas questões, sugerimos que os alunos assistam o vídeo “Na cidade” localizado no site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10817. Por meio dele, os estudantes poderão discutir sobre as diferenças e semelhanças entre a cidade em que vivem e a realidade apresentada no vídeo e, assim, elencar mais questões para serem pesquisadas durante o projeto.

 
 

Na cidade

 

 

           Para o compartilhamento das questões, sugerimos que seja criado um tópico no orkut com o título: “Questões levantadas por cada turma”. Em seguida, o roteiro deverá ser discutido e as turmas terão a possibilidade de incluir novas perguntas para orientar o estudo.

 

Atividade 3: Participando da Webquestion

 

            O desenvolvimento da webquestion com a turma, demanda do professor a pesquisa sobre essa estratégia didática. Para isso, indicamos a leitura do site http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=233. Nele, são oferecidas as principais informações necessárias para o uso dessa ferramenta. Sugerimos a seguir os procedimentos necessários para o seu uso:

 

  • Os professores das turmas participantes poderão selecionar os sites a serem pesquisados. A qualidade de um site pode ser avaliada pelos seguintes critérios:

 

 

                          Seleção de sites

                              As orientações acima estão no site: http://cenpec.org.br/biblioteca/educacao/producoes-cenpec/caderno-de-orientacoes-didaticas-ler-e-escrever-tecnologias-da-educacao. Para ter acesso ao arquivo basta clicar no link: Visualizar o arquivo

 

  • Em seguida, deve-se combinar com os alunos o que irão pesquisar e qual o produto a ser elaborado com os dados obtidos. Sugerimos que as questões levantadas na atividade 2 sejam divididas entre trios de estudantes. A partir da leitura do material, tais trios irão produzir um relatório escrito que reflita sobre as questões pelas quais ficaram responsáveis. Se possível, selecione uma foto da cidade que esteja relacionada à temática pesquisada para inserir no relatório.

 

  • A pesquisa poderá ser completada com fontes que não esteja na web. Para isso, em outro momento, o professor poderá selecionar uma das estratégias para desenvolver:    a) levar materiais para sala de aula para que os alunos estudem e acrescentem reflexões ao relatório; b) caso seja possível, ir com os estudantes à um arquivo da cidade e pedir para que pesquisem a questão pela qual ficaram responsáveis.

 

  •  Cada professor deverá criar mais um tópico com o título: “Pesquisando sobre nossa cidade”. No laboratório de informática, os trios postarão a reflexão que produziram e a imagem da cidade.

 

  • No laboratório de informática, o professor deverá fazer a leitura coletiva com os alunos das reflexões postadas pela turma parceira. Nesse momento, deve-se discutir sobre as semelhanças e diferenças entre as duas cidades. 

 

  • Ainda no laboratório de informática, cada professor criará um outro tópico para que os alunos teçam pequenos comentários relacionados às impressões que tiveram da cidade da turma parceira. O tópico poderá ser intitulado como: “ Nossas impressões sobre a cidade de ....”.  A atividade poderá ser feita de forma individual ou em duplas. Em um outro dia, cada turma poderá ler os comentários da turma parceira.       

          

Atividade 4: Entrevista com antigos moradores

 

            Nessa etapa do projeto, cada turma participante deverá convidar antigos moradores da cidade para entrevistá-los. O convite poderá ser feito por meio de uma carta que explique o projeto e ressalte a importância do diálogo com uma pessoa que testemunhou as mudanças e permanências da cidade ao longo do tempo. Antes da entrevista, é importante a construção de um roteiro com as principais questões a serem abordadas. Seguem possíveis perguntas que poderão ser levantadas:

  • Há quantos anos você mora na cidade?
  • Como era a cidade em seu tempo de criança?
  • O que mudou?
  • As mudanças foram negativas ou positivas?
  • O que não mudou na cidade?
  • Você gosta de viver na cidade? Por que?
  • E em relação aos espaços de lazer, o que mudou e o que permaneceu ao longo dos anos?

 

           Para essa atividade, sugerimos os seguintes procedimentos:

 

  • Antes da realização da entrevista, cada turma decidirá quais estudantes ficarão responsáveis por fazer cada questão ao convidado. 

 

  • Em seguida, as turmas participantes irão produzir um texto coletivo a partir dos dados obtidos.

 

  • Sugerimos que os professores criem mais um tópico para postar o texto. É importante decidir com a turma o título do tópico.

 

  • Com a orientação do professor, os alunos irão ler o texto da turma parceira, discuti-lo e comparar dados relativos à cada cidade.

 

Atividade 5: O que aprendemos com o projeto

 

             Ao final, os alunos de cada turma deverão avaliar o projeto, ressaltando o que aprenderam com ele. Essa avaliação poderá ser feita de forma individual em um tópico criado na comunidade, que pode ter o título de: “ O que aprendemos com o nosso projeto”.  Um dos professores deverá postar as perguntas para orientar os alunos na elaboração da reflexão. Sugerimos as seguintes:

 

  • O que eu aprendi sobre minha cidade e a cidade da escola parceira?
  • Como foi minha participação no projeto?
  • Que outros temas poderíamos pesquisar em parceria com a outra turma?

 

         Os alunos deverão procurar dialogar com o comentário elaborado pelo colega. Por exemplo, se um estudante sugerir o estudo de um determinado tema, o colega poderá concordar ou não com ele, argumentando seu ponto de vista.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Na cidade Animação/simulação
Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

 

Sugerimos a leitura do texto: “Pesquisa como ensino”, localizado no site: http://www.cecimig.fae.ufmg.br/wp-content/uploads/2008/05/pesquisaensino_ricci.pdf. O material nos traz ricas colaborações para o uso da pesquisa no ensino da história.

Avaliação

Para identificar os aprendizados construídos pelos alunos, sugerimos que o professor implemente os seguintes procedimentos:

 

  • Peça aos estudantes a construção de um texto que discuta as semelhanças e diferenças entre as histórias das cidades que tiveram a possibilidade de conhecer. Com essa estratégia, você poderá identificar o que os alunos aprenderam com a participação no projeto. 

 

  • Arquive os relatórios elaborados a partir da realização da webquestion. Ao usar novamente essa estratégia para o desenvolvimento de outro projeto, compare as duas produções e compartilhe com a turma os avanços obtidos.  
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Tiago Soares Alves, ESC DE EDUCACAO BASICA , Minas Gerais - disse:
    tiagoeduca@yahoo.com.br

    16/04/2012

    Cinco estrelas

    Excelente projeto Fernanda. Pretendo criar um, a partir dele, para estudo da cultura indígena na região em que residimos. Assim que eu concluir, eu entro em contato, para vc opinar. Parabéns pela proposta! Abraço


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