09/04/2012
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Por meio dessa sequência didática, os alunos aprenderão a:
- Realizar pesquisas por meio da ferramenta Webquestion.
- Debater um tema com fundamentação teórica.
- Compreender a história da cidade em que vivem, bem como as semelhanças e diferenças em relação à outras cidades.
- Elaborar e realizar entrevistas.
Para realização dessa sequência didática é necessário que os alunos usem as habilidades de leitura e de escrita com autonomia.
Os alunos terão como objetivo pesquisar a história da região em que vivem e conhecer a história da região da turma parceira.
A comunicação entre as turmas ocorrerá por meio de uma comunidade a ser criada para esse fim em uma rede social, como o Orkut.
Atividade 2: O que iremos pesquisar?
Cada turma participante deverá construir um roteiro de pesquisa com as questões que deseja investigar. Para isso, o professor poderá fazer um levantamento inicial das curiosidades que os alunos apresentam em relação à história de sua cidade. Os estudantes poderão elaborar as seguintes perguntas:
Para instigar a elaboração de novas questões, sugerimos que os alunos assistam o vídeo “Na cidade” localizado no site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10817. Por meio dele, os estudantes poderão discutir sobre as diferenças e semelhanças entre a cidade em que vivem e a realidade apresentada no vídeo e, assim, elencar mais questões para serem pesquisadas durante o projeto.
Para o compartilhamento das questões, sugerimos que seja criado um tópico no orkut com o título: “Questões levantadas por cada turma”. Em seguida, o roteiro deverá ser discutido e as turmas terão a possibilidade de incluir novas perguntas para orientar o estudo.
Atividade 3: Participando da Webquestion
O desenvolvimento da webquestion com a turma, demanda do professor a pesquisa sobre essa estratégia didática. Para isso, indicamos a leitura do site http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=233. Nele, são oferecidas as principais informações necessárias para o uso dessa ferramenta. Sugerimos a seguir os procedimentos necessários para o seu uso:
As orientações acima estão no site: http://cenpec.org.br/biblioteca/educacao/producoes-cenpec/caderno-de-orientacoes-didaticas-ler-e-escrever-tecnologias-da-educacao. Para ter acesso ao arquivo basta clicar no link: Visualizar o arquivo
Atividade 4: Entrevista com antigos moradores
Nessa etapa do projeto, cada turma participante deverá convidar antigos moradores da cidade para entrevistá-los. O convite poderá ser feito por meio de uma carta que explique o projeto e ressalte a importância do diálogo com uma pessoa que testemunhou as mudanças e permanências da cidade ao longo do tempo. Antes da entrevista, é importante a construção de um roteiro com as principais questões a serem abordadas. Seguem possíveis perguntas que poderão ser levantadas:
Para essa atividade, sugerimos os seguintes procedimentos:
Atividade 5: O que aprendemos com o projeto
Ao final, os alunos de cada turma deverão avaliar o projeto, ressaltando o que aprenderam com ele. Essa avaliação poderá ser feita de forma individual em um tópico criado na comunidade, que pode ter o título de: “ O que aprendemos com o nosso projeto”. Um dos professores deverá postar as perguntas para orientar os alunos na elaboração da reflexão. Sugerimos as seguintes:
Os alunos deverão procurar dialogar com o comentário elaborado pelo colega. Por exemplo, se um estudante sugerir o estudo de um determinado tema, o colega poderá concordar ou não com ele, argumentando seu ponto de vista.
Nome | Tipo |
---|---|
Na cidade | Animação/simulação |
Sugestões de links para professores:
Sugerimos a leitura do texto: “Pesquisa como ensino”, localizado no site: http://www.cecimig.fae.ufmg.br/wp-content/uploads/2008/05/pesquisaensino_ricci.pdf. O material nos traz ricas colaborações para o uso da pesquisa no ensino da história.
Para identificar os aprendizados construídos pelos alunos, sugerimos que o professor implemente os seguintes procedimentos:
Cinco estrelas 1 classificações
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16/04/2012
Cinco estrelasExcelente projeto Fernanda. Pretendo criar um, a partir dele, para estudo da cultura indígena na região em que residimos. Assim que eu concluir, eu entro em contato, para vc opinar. Parabéns pela proposta! Abraço