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Descobrindo o Brasil – Festas Típicas do Centro-Oeste: a gastronomia – UCA

 

08/04/2012

Autor y Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Continentes e terras de origem dos povos do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar pesquisas;

 

  • Interpretar informações;

 

  • Conhecer parte da gastronomia do Centro-Oeste do país;

 

  • Compreender a função social da escrita;

 

  • Trabalhar com diferentes portadores de texto dentre eles, convite, relatório e receita culinária.
Duração das atividades
Aproximadamente 3 ou 4 meses, dependendo das atividades que forem inseridas, sendo uma aula semanal de 60min, dentro dos conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História ou Geografia de acordo com a etapa do projeto.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, os alunos deverão reconhecer a localização geográfica da região Centro-Oeste do país e o que é gastronomia.  Se sua escola participa do projeto Um Computador por aluno (UCA) é necessário também que saibam utilizar os programas de seu laptop, como KWord, KolourPaint, TuxPaint e Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

Alunos UCA - grupos

Compreendendo a metodologia científica

Professor, a ideia de se trabalhar com projetos de pesquisa no Ensino Fundamental, parte do princípio de que o conhecimento adquirido pelas crianças quando elas são sujeito do conhecimento, ou seja, quando se envolvem no processo de aprendizagem é bem maior do que quando são apenas meras expectadoras. 

Assim, pretendemos utilizar a metodologia de pesquisa para que os alunos possam construir suas aprendizagens, de forma interdisciplinar e significativa.

Propomos algumas sugestões de atividades que poderão ser utilizadas e/ou adaptadas conforme sua realidade e contribuirão na construção de conhecimentos a seus alunos.

Sugerimos que as atividades realizadas ao longo do projeto sejam registradas e organizadas em uma pasta portfólio, para que possam ir avaliando e acompanhando o desenvolvimento do projeto e suas aprendizagens.   

O projeto de pesquisa está dividido em etapas, tais como:

1-      Levantamento do tema;

2-      A justificativa da escolha do tema;

3-      O levantamento das hipóteses;

4-      A problematização;

5-      O levantamento das fontes de pesquisa;

6-      Os trabalhos de pesquisa;

7-      A depuração das hipóteses;

8-      Sistematização/registro;

9-      A socialização dos resultados/culminância;

10-   A avaliação.

Para isso, em cada etapa teremos diversos momentos.

1ª Etapa: Definição do tema

Para que o projeto tenha sucesso e auxilie na construção de conhecimentos, é importante que os alunos se envolvam, se interessem, tenham curiosidade sobre o tema proposto. O tema poderá ser escolhido pelos alunos ou sugerido por você, porém, é importante envolvê-los nesta escolha. Você poderá utilizar diversas formas para despertar o interesse dos alunos. Para isso, poderá, por exemplo, levar livros sobre o tema, assistirem a um vídeo ou filme ou mesmo para inovar, levar algo como uma comida típica da região Centro-Oeste e degustá-la com os alunos e trabalhar a receita, dentre outras.

A seguir vamos apresentar duas propostas para que você possa desencadear o tema em sua sala:

Professor, sabendo da gigantesca área do território brasileiro, este projeto privilegiará a região Centro-Oeste, composta pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, conforme apresentado no mapa abaixo.

 Mapa da região Centro-Oeste

Principais Cidades da Região Centro-Oeste:

- Estado do Matogrosso: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Sinop, Tangará da Serra, Barra do Garças, Alta Floresta.

- Estado do Matogrosso do Sul: Campo Grande (capital), Corumbá, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Aquidauana e Naviraí

- Estado de Goiás: Goiânia (capital), Luziânia, Cristalina, Valparaíso de Goiás, Trindade.

- Distrito Federal - regiões administrativas de: Brasília, Gama, Taguatinga, Brazilândia, Sobradinho, Planaltina, Paranoá, Ceilândia.

Imagem e informações disponíveis em: http://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_centro_oeste.htm acesso em 19/03/2012.

Assim como o restante do Brasil, ela possui uma grande pluralidade cultural, com elementos diversificados. Dentre eles, estão aqueles relacionados às comemorações existentes nos estados, sendo que neste projeto o foco maior é a gastronomia.

Professor, para que os alunos participem como sujeito da pesquisa os convide para uma roda de conversa e questione-os, a partir da foto de um dos maiores pesquisadores mundiais: Albert Einstein.

Albert Einsten

Imagem disponível em: http://pordentrodaciencia.blogspot.com.br/2012/02/einstein-ainda-esta-correto-os.html acesso em 19/03/2012.

·         Você já viu o homem da foto acima? Sabe quem é ele? Caso não conheçam, diga quem é ele a partir de sua biografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Einstein

·         Ele é um pesquisador. E você, também pode ser um pesquisador?

·         Alguém sabe o que é pesquisa?

·         Quem já fez alguma pesquisa?

·         Alguém conhece ou sabe o nome de um pesquisador?

·         Para que realizar uma pesquisa?

·         Vamos criar a nossa própria pesquisa?

Você também poderá utilizar outras estratégias para escolher o tema do projeto, veja a proposta a seguir: organize sua turma em rodinha, e peça que cada aluno dê sua opinião sobre o que quer pesquisar. Anote todos os temas na lousa e depois faça a votação para saber qual tema será o ganhador. Outra possibilidade é fazer a votação por escrito, por meio de cédulas, isto poderá gerar uma série de atividades interdisciplinares, pois você vai dialogar com a Matemática, para fazer a tabulação dos votos, com a Língua Portuguesa, para fazer o relatório e com a ética e a cidadania, ao trabalhar o direito de escolha do cidadão, dentre outras.

Vamos supor que você escolha a votação como critério de escolha do tema e que o tema escolhido na votação seja: Festas Típicas do Centro-Oeste: a gastronomia. Providencie uma urna – pode ser feita com uma caixa de papelão que foi utilizada na escola (com essa atitude, você incentiva a reciclagem e o não desperdício de material), ofereça papel e lápis aos alunos e os organize em fila para que possam depositar na urna os seus votos.

Urna de papelão 1

Imagem disponível em: http://www.pdvshop.com.br/ acesso em 20/03/2012.

 

Que a tua alimentação seja o teu melhor remédio”.

Professor, apesar de triste, é sabido que no mundo muitas pessoas morrem de fome. Por outro lado, um número maior ainda de pessoas é obeso, se falar naquelas que morrem de tanto comer. Levando em consideração essas informações e verificando que em muitas escolas brasileiras existem essas duas realidades, a alimentação é um tema importante de ser trabalhado na educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Procure desencadear este tema: Festas Típicas do Centro-Oeste: a gastronomia, na tentativa de conhecermos melhor esta rica região do Brasil, para isso, convide os alunos para assistirem ao vídeo  http://www.youtube.com/watch?v=5W6bVjRVXb0 que ensina uma receita de um prato típico da região: arroz com pequi.

Arroz com pequi

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=5W6bVjRVXb0 acesso em 20/03/2012.

Segundo o sítio http://pt.wikipedia.org/wiki/Gastronomia, gastronomia é um ramo que abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados.

Professor, se você reside na região Centro-oeste, a fruta “Pequi”, já será conhecida dos alunos, mas se não moram, possivelmente, muitos não conhecem esta fruta, típica do cerrado brasileiro, por isso explore um pouco esta fruta que tem características peculiares. Veja no sítio a seguir: http://www.centraldocerrado.org.br/categoria/frutos/ Depois de trabalhar a receita e explorar os ingredientes, proponha a atividade a seguir.

pequi

Imagem disponível em: http://www.centraldocerrado.org.br/categoria/frutos/ acesso em 20/03/2012

Aluna UCA

É comum encontrarmos (em nossa vizinhança, trabalho, escola, faculdade, parentes, amigos de parentes e outros) amigos ou conhecidos de outras regiões do Brasil e provavelmente seus pais devem conhecer alguém da região Centro-Oeste. Caso isso ocorra, faça com ele/a uma entrevista livre (pergunte o que achar interessante) sobre gastronomia e deixe que essa pessoa fale do que mais lhe agrada o paladar em sua região. Você deverá utilizar seu laptop UCA para fazer as imagens. Em último caso, se você não encontrar ninguém, entreviste alguém que já visitou a região Centro-Oeste e faça o mesmo procedimento. Para isso, você deverá utilizar seu laptop UCA seguindo o seguinte caminho: (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam). Mas, caso sua escola não participe do UCA, eles poderão utilizar uma máquina digital e fotografar a atividade. As fotos serão úteis para a socialização dos resultados da pesquisa

 

2ª Etapa: Justificativa da escolha do tema

A justificativa da pesquisa científica é o momento em que o pesquisador oferece motivos para que as outras pessoas vejam seu trabalho, ou seja, é quando mostramos a relevância do tema. Em  nosso caso, os alunos devem nesse momento, dizerem por que escolheram esse tema e não outro qualquer. Nessa faixa-etária, provavelmente eles não conseguirão revelar a contribuição que a pesquisa ofertará à sociedade, mas revelarão seu interesse pessoal em conhecer o tema – o que já é de extrema relevância para você professor – e talvez porque é “legal” conhecer coisas novas.

Após a escolha do tema, é interessante uma nova roda de conversa para que eles sejam estimulados novamente com as seguintes questões:

- Você é de qual região do país?

- De qual estado? De qual cidade?

- Por que você resolveu estudar gastronomia?

- Por que você resolveu estudar gastronomia de outra região do país?

- Você já comeu a refeição mencionada no vídeo acima: arroz com pequi?

- Na região Centro-Oeste só se come arroz com pequi?

- Você já esteve em um dos estados do Centro-Oeste?

- Dentre outras questões.

Comente a importância da gastronomia para ampliarmos nosso horizonte cultural, para isso usarão a metodologia de projeto (Para metodologia de Projetos veja o sítio http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm), que tem como foco a iniciação científica discente.

Aluna UCA

Para dinamizar o processo e permitir que os alunos participem ativamente com registros, solicite que formem duplas e que escolham duas das perguntas acima. Eles anotarão em uma folha – que depois será inserida em sua pasta portfólio – as respostas do colega da dupla. Essa atividade permite que o aluno fale mais abertamente e que desenvolva a habilidade de ouvir o colega.

3ª Etapa: Problematização

Professor, quando você falar de problematização a seus alunos, pode ser que eles resgatem na memória as “continhas” ou os “probleminhas” da aula de Matemática. Você deve instruí-los que é de outros “probleminhas” que está falando.

Problematização 1

Imagem disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=590 acesso em 20/03/2012

Nesta etapa da pesquisa você deve levantar o que os alunos querem saber sobre  o tema. Essa etapa é chamada de “problematização” e pode ser feita de forma oral e por escrito – essa escolha deve ser feita por você, pois, conhece o nível de desenvolvimento da escrita de seus alunos.  Registre cada questão na lousa, para que todos tenham em seus cadernos. Mesmo se este tema tenha sido "induzido" por você é importante envolver os alunos, atendendo a uma necessidade do grupo ou do currículo.

Para isso, organize-os em uma roda de conversa e os instigue a refletir sobre o tema. Diga que temos que pensar sobre o que queremos saber, ou seja, quais perguntas nós vamos procurar as respostas. Você poderá distribuir uma ficha para que escrevam, ou poderá solicitar a ajuda de uma pessoa (talvez seu estagiário) para ir registrando as questões que eles forem falando e depois digite e cole no caderno de relatório ou solicite que arquivem na pasta portfólio. Veja uma sugestão de registro:

quadro - problematização - gastronomia

Podemos observar um possível modelo de problematização, levantada por alunos de alfabetização inicial em tópicos.

quadro - problematização - gastronomia - modelo

4ª Etapa: Hipóteses

Estamos avançando com o projeto. Após a escolha do tema, sua justificativa e a construção da problematização do objeto de nossa pesquisa este é o momento de estimular os alunos a elaborarem suas HIPÓTESES, ou seja, quais são as possíveis respostas que eles têm para as questões levantadas por eles mesmos?

Uma hipótese é algo que “eu acho” que é, pois, ainda não tenho certeza. Uma hipótese é uma formulação provisória, com intenções de ser posteriormente demonstrada ou verificada, constituindo uma suposição admissível.Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese. Por exemplo, a criação do mundo ainda é uma hipótese, pois, os cristãos afirmam que o mundo foi criado por Deus, enquanto que os cientistas afirmam que o mundo surgiu de uma grande explosão chamada Big Bang. A verdade é que não se sabe ao certo.

Aproveite este momento e teste a criatividade e conhecimento de seus alunos. Se sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem o sítio http://www.youtube.com/watch?v=sinkyPZ6CAI&feature=related por meio da ferramenta Mozilla Firefox(metasys>favoritos>navegador de internet), mas se não participam deste projeto, podem assistir ao vídeo do laboratório de informática da escola.

Solte o vídeo e o pare aos 25 segundos. Pergunte o que acontecerá na sequência. Deixe que eles manifestem suas opiniões. Solte novamente o vídeo e o pause aos 49 segundos e deixe novamente que se manifestem. Ao término do vídeo, discuta rapidamente sobre a questão ambiental com eles, pois, o importante nesse momento não é o conteúdo do vídeo, mas o exercício de hipotetizar, ou seja, de manifestar a opinião a respeito do que virá na sequência do vídeo.

Preservação do meio ambiente

Vídeo completo em: http://www.youtube.com/watch?v=sinkyPZ6CAI&feature=related acesso em 20/03/2012.

Após a exibição do vídeo, relate a eles que isso que fizeram foi revelar suas hipóteses, pois, emitiram opiniões acerca daquilo que não sabiam o que iria acontecer, deram apenas sua opinião, pois, não havia como comprovar o que disseram que iria ocorrer. Eles verão que criar hipóteses é fácil e que fazem isso o tempo todo.

Ao final da pesquisa, além de terem respondido a problematização, confirmarão ou não as hipóteses. Cada criança tentará elaborar uma hipótese para a questão de um ou mais colegas, inclusive a sua própria. Por meio desta atividade você terá além das hipóteses quais são os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema. Estas informações serão valiosas para que você possa direcionar o processo de pesquisa.

O registro das hipóteses poderá ser feito por escrito e ilustrado. Solicite que colem no caderno de projeto ou na pasta portfólio, assim ao final, vocês terão organizado todo o processo de elaboração e execução do projeto de pesquisa.

quadro - hipoteses - gastronomia

 

5ª Etapa: Fontes de Pesquisa

Professor, esta etapa é de fundamental importância para a pesquisa. Seu sucesso ou não está intimamente ligada com as fontes de pesquisa. Existem lugares seguros e de credibilidade aos olhos da sociedade científica e ao mesmo tempo, fontes nada confiáveis. Portanto, você deverá orientar bem seus alunos para que “procurem” bem antes de divulgar qualquer resultado. Nesse sentido, é importante envolver os pais nessa atividade, pois, são eles que ajudarão seus alunos na coleta de material em casa para que os mesmos sejam trabalhados em sala. Observe o modelo abaixo:

Atividade de casa - gastronomia

Projeto: Descobrindo o Brasil - Festas Típicas do Centro-Oeste: a gastronomia

Fontes de pesquisa

Descobrimos que podemos pesquisar em diferentes materiais,  lugares e situações, tais como:

1-    Biblioteca;

2-    Livros, jornais, revistas;

3-    Internet;

4-    Entrevista;

5-    Trabalho de Campo;

6-    Exposição;

7-    Dentre outras

6ª Etapa: Entrando de fato na pesquisa

Nessa etapa é que podemos iniciar o trabalho de pesquisa.  É o momento oportuno para que haja uma interdisciplinaridade, ou seja, uma intersecção entre as disciplinas, um momento adequado onde as diferentes áreas do conhecimento se interagem para que o aluno tenha o melhor aprendizado possível sobre a gastronomia da região Centro-Oeste do Brasil. A Língua Portuguesa contribui com os registros escritos – relatórios – das receitas de comidas típicas da região, a Matemática com os cálculos das medidas das receitas, a Geografia com a localização dos estados pertencentes a região, a pluralidade cultural nos auxilia com os diversos e surpreendentes costumes locais.

Entende-se por pesquisa, o processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. A pesquisa como atividade regular também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejados pela busca de um conhecimento. Ao profissional da pesquisa (especialmente no campo acadêmico), dá-se o nome de pesquisador. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa. Existem vários tipos de pesquisa, como a bibliográfica, a descritiva, laboratorial, a empírica, a de campo, a acadêmica e outras, sendo que a pesquisa pode ser feita por um único pesquisador e/ou de forma coletiva. Por se tratar de alunos no ensino fundamental, recomenda-se que a pesquisa seja feita coletivamente.

Pesquisador 1

Imagem disponível em: http://www.bolsadeofertas.com.br/idec-realiza-pesquisa-e-revela-as-principais-falhas-das-compras-coletivas/ acesso em 20/03/2012.

Vamos iniciar de fato a nossa pesquisa. Para tanto sugerimos três atividades: uma pesquisa bibliográfica, um trabalho de campo e o preparo de uma receita culinária da região Centro-Oeste.

Atividade 1– Pesquisa bibliográfica

A pesquisa bibliográfica abrange a leitura, análise e interpretação de livros, periódicos, documentos mimeografados ou xerocopiados, mapas, fotos, manuscritos, etc. Todo material recolhido deve ser submetido a uma triagem, a partir da qual é possível estabelecer um plano de leitura. Trata-se de uma leitura atenta e sistemática que se faz acompanhar de anotações e fichamentos que, eventualmente, poderão servir à fundamentação teórica do estudo. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa.

Em um determinado momento, todos os alunos se dedicarão a fazerem uma leitura apurada e atenta das fontes. Todos devem ler tudo o que foi separado para que se realize a pesquisa. Professor, este momento pode levar um tempo considerável, contudo, importantíssimo, pois, somente a partir dele é que o pesquisador sentirá segurança para prosseguir a investigação.

Divida a sala em quatro grupos de alunos e apresente a eles a quarta parte das questões levantadas na problematização. Eles terão a tarefa de tentarem descobrir a resposta dessas questões.

É importante que o professor esteja atento a organização da sala e principalmente disposto a auxiliar os alunos sempre que solicitado, nunca apresentando as respostas, mas sim, indicando os caminhos a serem percorridos.

Para a realização desta pesquisa você poderá solicitar aos alunos que tragam livros, revistas, jornais ou textos que falem sobre a temática, para isso os alunos levarão a problematização para casa para procurarem os materiais.

Solicite que façam o registro do que descobriram e os lembre de anotarem as fontes pesquisadas, ou seja, as referências bibliográficas: nome do autor, nome do livro, revista ou jornal. Editora se for livro, local da publicação e o ano de publicação. Se for texto retirado de algum sítio, o endereço eletrônico e data de acesso.

Atividade 2– Pesquisa de Campo

O trabalho de campo é um atrativo a mais para a pesquisa. No entanto, os alunos não podem jamais confundir o trabalho de campo com um passeio, pois, não o é. Ao contrário, constitui parte de um experimento científico, devendo ter, portanto, um roteiro bem planejado, observação atenta e organização nos registros, sob pena de que se isso não ocorrer, os resultados podem não ser satisfatórios. Para tanto, deve ser levado com toda a seriedade por parte dos alunos. O trabalho de campo, geralmente, não é realizado no interior da escola, assim, deve manter o respeito pelas regras e muita disciplina, o cuidado deve ser redobrado e muito bem planejado anteriormente para que não haja prejuízo com o conteúdo a ser pesquisado e para que a integridade física dos pesquisadores envolvidos seja garantida. A parte burocrática é fundamental: combinar com a direção da escola a saída – principalmente se o transporte for solicitado por ela; solicitar autorização dos pais para que seu filho deixe os limites da escola; definição do local; preparo do lanche e outros.

Esta atividade possibilita um trabalho interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento:

1-Língua Portuguesa: elaboração do roteiro de entrevista, relatório, elaboração de uma carta de agradecimento à instituição que acolheu os alunos;

2- Matemática: estimativa do gasto com transporte e lanche, elaboração de situações-problema;

3- Geografia: registro do trajeto percorrido, pontos de referência;

4- História: resgate da história do local e sua importância cultural.

Aproveite a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) para registrar a Pesquisa de Campo, por meio de fotos e/ou filmagem, mas caso sua escola não participe do UCA, leve uma máquina digital e fotografe a atividade ou solicite que algum aluno leve. As fotos serão úteis para a socialização dos resultados.

Atividade 3 – Preparo de uma receita culinária.

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Crianças aprendendo cozinhar

Imagem disponível em: http://madamesnacozinha.blogspot.com.br/2008/10/quem-disse-que-lugar-de-criana-no-na.html acesso em 20/03/2012.

Professor, questione os alunos como vamos descobrir quais são os pratos típico da região Centro-oeste. Eles poderão fazer uma pesquisa com os familiares ou convidar algum chef de cozinha ou mesmo um/a morador/a de algum estado da região e que conheça estes pratos para ser entrevistado pela turma. Esta atividade também desencadeia uma série de atividades, tais como:

1-      Convite para o entrevistado;

2-      Roteiro de entrevista;

3-      Registro: relatório

4-      Dentre outros.

Todo pesquisador tem prazer em ver o resultado de sua pesquisa, ainda mais se o resultado de seu trabalho culminar em uma deliciosa refeição preparada por ele e seus amigos pesquisadores. Levando em consideração que nossa pesquisa se refere a gastronomia, é certo que apareçam várias questões  sobre os diferentes pratos da região Centro-Oeste. Um gostoso problema a resolver é descobrir como os pratos mais citados são elaborados. Esta é uma ótima oportunidade de trabalharmos com texto instrucional chamado receita. O texto instrucional tem uma estrutura bem simples, o que permite a uma pessoa leiga no assunto em questão aprender a manusear ou a fazer uma coisa a partir de sua leitura. Essa é a intenção: ensinar aqueles que não sabem jogar um jogo, a jogar; ensinar aqueles que não sabem preparar um prato diferente, a preparar; ensinar as pessoas que tomam remédios, a tomá-los adequadamente. Conceito disponível em:  http://aleprindetoledo.wordpress.com/projetos/portugues/texto-instrucional/.

Justifique a importância desta atividade, pois além de subsidiar um trabalho pedagógico a alimentação expressa necessidades corporais, socioculturais e emocionais dos seres humanos. A eleição da receita a ser seguida será mediante o quadro abaixo:

quadro estado x prato típico

Conforme o quadro acima, os alunos demonstraram interesse em um prato bem conhecido, não apenas no Distrito Federal, mas em muitas regiões do Brasil: a galinha ao molho pardo. Se a escola participa do projeto UCA, solicite aos alunos acessarem ao sítio: http://www.youtube.com/watch?v=7Tu8WwMqAec&feature=player_embedded#! E acompanharem a receita e o modo de preparo. Se sua escola não participa do projeto UCA, acesse o vídeo de o laboratório de informática. Segue vídeo ilustrativo:

frango ao molho pardo

Imagem disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7Tu8WwMqAec&feature=player_embedded#! acesso em 21/03/2012.

Professor, o preparo da receita deve ser bem planejado. Verifique com o pessoal da direção e agende com o pessoal da cantina. Prepare antecipadamente os ingredientes – verifique a possibilidade de a escola fornecê-los. No dia do preparo, envolva a família dos pesquisadores e as convide para partilharem desse momento tão especial.

Galinha ao molho pardo:

1 frango caipira inteiro picado em pedaços e temperado a gosto;
200 ml do sangue da ave com 2 colheres de sopa de vinagre;
1 cebola picada;
1 cebola cortada em rodelas;

2 colheres bem cheias de fubá;

Cebolinha à gosto.

Preparo:

Frite a cebola até queimar para que o frango fique bem dourado. Coloque o frango para fritar no mesmo óleo que fritou a cebola e o frite em porções. Após a fritura, retire o frango e deixe um pouco de óleo para colocar a cebola picada. Volte o frango para a panela e deixe-o cozinhar por aproximadamente 20 minutos com a panela tampada e de vez em quando coloque um pouco de água. Enquanto ele cozinha, prepare o molho de sangue com o vinagre (o vinagre impede que o sangue coagule). Acrescente as 2 colheres de fubá e ao sangue e misture: está pronto o molho pardo. Quando o frango já estiver quase cozido, acrescente o molho pardo e deixe ao fogo por alguns minutos. A dica é servi-lo com arroz, couve e angu.  

Aluna UCA

Professor, o momento é oportuno para desenvolver algumas atividades matemáticas, você poderá trabalhar de acordo com o nível de sua turma. Se for uma turma de 1ºano explore os conceitos de mais, menos, maior, menor, estimativa, quantidade. Mas se a sua turma for de 2º ou 3º anos, poderá explorar outros conceitos: adição subtração, multiplicação ou divisão ou crie situações-problema a partir dos dados da receita:

1)      Se o frango que foi cortado tivesse 20 pedaços, quantos pedaços seriam necessários para a metade dessa receita? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________

2)      Se o frango tem 20 pedaços, Quantos pedaços faltarão se a nossa turma tem 28 alunos?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

7ª Etapa: Confronto das hipóteses com os dados pesquisados

Professor, ao concluírem a etapa de pesquisa, proponha aos alunos que retomem as suas hipóteses e verifiquem o que pensavam antes e o que descobriram. Você poderá propor que elaborem um quadro em que resgatem a pergunta (problematização), a hipótese (o que pensavam sobre a questão) e o que descobriram e verifiquem se a sua hipótese era verdadeira ou não.

PROBLEMATIZAÇÃO

HIPÓTESE

DESCOBERTA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8ª Etapa: Registros

Professor, além dos alunos registrarem as atividades desenvolvidas ao longo do trabalho, os seus registros também devem ser realizados durante todo o processo. Isso para que  você possa apoiar seu aluno no que for necessário e para que  tenha subsídio para avaliar os alunos ao término do trabalho de pesquisa. Se tiver um estagiário, solicite a colaboração dele nestes registros, pois é uma importante contribuição.

9ª Etapa: Conclusão e Socialização

Professor, para concluirmos um projeto é necessário revermos a problematização, analisarmos se todas as dúvidas foram respondidas e posteriormente nos atentarmos para saber se as hipóteses são pertinentes ou não. Caso alguma lacuna apareça é preciso escolher outra estratégia, fonte de pesquisa para solucionarmos nosso problema.

Professor, concluída nossa pesquisa temos que nos lembrar o quanto é importante também a socialização dos resultados. Uma sugestão para o projeto proposto Descobrindo o Brasil - Festas Típicas do  Centro-Oeste: a gastronomia é a realização de uma Feira Gastronômica.

Os alunos poderão construir convites com a sua mediação em forma de texto coletivo por meio da ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos) de seus laptops, mas se a sua escola não  participa deste projeto, os alunos poderão elaborar o texto no caderno ou em folhas, para depois anexar à pasta portfólio.

Organize os alunos em equipes de trabalho para que apresentem o resultado da pesquisa, expliquem as etapas e o que aprenderam ao longo do projeto, pois o objetivo da feira não é apenas a degustação dos alimentos, mas socializar o que aprenderam e divulgar o conhecimento adquirido, assim compreenderão a importância do trabalho de iniciação científica.

É sugerível que utilize as fotos e filmagens produzidas ao longo do projeto. Para organizá-las faça uma exposição, onde relata o trabalho passo a passo. Esta exposição inclusive permitirá que o pesquisador resgate os principais momentos da pesquisa, o que fará com que sua explicação aos visitantes da feira seja mais vivaz.

Durante a pesquisa, trabalhe e se esforce para que a pasta portfólio esteja pronta e organizada, isso enriquecerá sua apresentação, pois, certamente os visitantes de seu trabalho se recorrerão à ela para conhecerem melhor o seu trabalho. Para que o grupo tenha uma noção de quantos foram os visitantes da feira, providencie um caderno de registro para ser colocado em um local visível e de fácil acesso e solicite que os visitantes anotem nele sua opinião sobre o trabalho apresentado.

Utilizem novamente a câmera do laptop WxCam (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam)para registrar a Feira Gastronômica, por meio de fotos e filmagem ou utilize uma máquina fotográfica digital para que  selecione algumas fotos para anexar à pasta portfólio.

Feira gastronomica

Imagem disponível em: http://www.colegiodante.com.br/feiradeciencias2010/ acesso em 21/03/2012

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Comidas típicas da região Centro-Oste

http://regiaocentrooeste.blogspot.com.br/2007/11/comidas-tpicas.html

Sugestões de links para professores:

Artigo “Conceito de Gastronomia”, site Wikipedia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gastronomia

 

Artigo “O Projeto da Pesquisa”, site Pedagogia em Foco.

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm

 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Notícias

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=1916

Avaliação

Professor, tendo em vista que esta proposta trabalha com diferentes áreas do conhecimento é fundamental que você verifique se os objetivos elencados foram atingidos. O projeto além de socializar o conhecimento historicamente acumulado (currículo prescrito)das diversas disciplinas, tem como principal objetivo oportunizar aos professores e alunos a  construção de uma pesquisa, ou seja, possibilita não apenas o acesso ao conhecimento, mas a aquisição das estratégias e metodologia de pesquisa, assim os alunos serão mais autônomos e criativos. Portanto, verifique se eles se envolveram e compreenderam as diferentes etapas percorridas ao longo do projeto além de desenvolver habilidades de leitura e escrita, identificar a música enquanto gênero textual, identificar as músicas e festas típicas da região Centro-Oeste.

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