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Pequisando: Ato Público e Manifestão Popular - UCA

 

07/05/2012

Autor e Coautor(es)
NELI EDITE DOS SANTOS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem oral
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver pesquisa para saber o que é um ato público como manifestação popular; com quais objetivos é realizado; em que situações sociais acontece; quais são os atores envolvidos; onde e quando acontece.
  • Analisar os elementos linguísticos e prosódicos que compõem os discursos em atos públicos.
  • Estabelecer relação entre atos públicos e a história.
  • Reconhecer e analisar o ato público como prática social de expressão de cidadania e de reivindicação e conquista de direitos.
Duração das atividades
11 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Noções da diferença entre gêneros escritos e  gêneros orais.

- Conhecimentos relacionados à interação oral: postura física, gestos, lugares e ambientes, distâncias, vestimentas.

- Noções de recursos prosódicos: volume, duração, ritmo e intensidade da voz.

- Noções de argumentação, persuasão e performance. 

Estratégias e recursos da aula

 Para o desenvolvimento da aula, devem ser providenciados os seguintes recursos:

- Computadores (UCA, tablet ou outros) com conexão à internet na sala de aula ou laboratório de informática e caixas de som;

- datashow;

- material para produção de cartazes: lápis, borracha, régua, pincel atômico, cartolina, bastão de madeira ou PVC;

- megafone ou caixas de som com microfones e amplificadores;

-  textos, imagens e vídeos veiculados na internet;

- processador de textos Kword.

 

Manifestação Popular: o ato público

Professor, esta aula partiu da manifestação dos alunos que, ao assistirem pela televisão a crise no Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, em junho de 2011, e a greve dos policiais na Bahia, em fevereiro de 2012, desencadearam discussões sobre a legitimidade, ou não, de estas categorias profissionais realizarem mobilizações para reivindicarem direitos. Percebemos, então, que muitos discentes desconheciam o significado do ato público enquanto manifestação popular, usado por grupos sociais como instrumento para denunciar à sociedade injustiças praticadas seja pelo poder público, seja por outras instituições sociais, políticas, religiosas, econômicas ou outras.

Proposta da Pesquisa

A partir do episódio acima mencionado, proponha à turma realizar pesquisa sobre a linguagem do ato público, estabelecendo uma relação entre esta manifestação e uma leitura de mundo que incorpora a noção do direito de ter e de reivindicar direitos. Nesse sentido, o trabalho do professor com o aluno deve convergir para a identificação e análise dos objetivos do ato público; em que situações acontece; quais são os atores envolvidos; onde e quando acontece; como são tecidos os discursos dos textos usados.

Atividade 1 . Provocando reflexão e debate sobre o direito de reivindicar direitos: leitura de imagem.

Alunos em semicírculo

Professor, projete a seguinte imagem para a turma:

 

  doze

Imagem capturada em <http://www.youtube.com/watch?v=8Uy8cyVWU2A>. Acesso em  25 mar 2012.

 Incentive os alunos a conversarem com o colega mais próximo sobre os seguintes aspectos da imagem:

a) O que ela diz?

b) A partir do que pode ser percebido nos trajes, nos cortes de barba e cabelo, qual seria a  época retratada?

c) Qual situação social é possível inferir dela?

Professor, permita que os alunos manifestem suas hipóteses, orientando-os para que respeitem o momento da fala do colega. Observe a participação dos alunos e ajude-os a perceberem detalhes da cena retratada. Comente com a turma que na atividade seguinte será tratado um fato também ocorrido em um ônibus e que é diferente da cena retratada. Fato que esteve no centro de uma das principais questões sociais e raciais do século XX. 

 

Atividade 2: Trabalhando uma informação histórica.

Projete o texto abaixo e solicite que um aluno faça a leitura em voz alta:

Nos Estados Unidos dos anos 1950-1960, os negros estiveram sujeitos não só à discriminação como a toda sorte de perseguições e violência. Entre outras atitudes que revelavam a humilhação a que estiveram submetidos, deviam ficar de pé e ceder lugares nos ônibus para os brancos, para estes viajarem com maior conforto. No Alabama, em 1 de dezembro de 1955, uma mulher negra de 42 anos, chamada Rosa Parks, recusou-se a ceder seu assento a um branco. Ela foi presa e obrigada a pagar uma fiança de U$ 14,00 (valor significativo à época). Seu gesto de desobediência, porém, deu início à campanha pacífica que, liderada pelo pastor protestante Martin Luther King, resultaria em que os negros americanos viessem a usufruir os mesmos direitos dos cidadãos brancos. Uma luta por conquista de direitos políticos e sociais.

Trecho adaptado a partir do texto disponível em <http://educacao.uol.com.br/filosofia/desobediencia-civil-ghandi-luther-king-e-luta-pacifica.jhtm>. Acesso em 26 mar 2012.

Diferente da imagem da foto, que mostra, no plano principal de visão, um homem negro e um homem branco sentados lado a lado em um banco de ônibus, o trecho permite imaginar a cena de humilhação de Rosa Parks. Comente com os alunos que esse fato histórico foi motivador, em meados do século XX, de vários atos públicos nos Estados Unidos.  Explique que o ato público é uma modalidade de expressão popular centrada na palavra, no poder da palavra como estratégia para sensibilizar e apresentar argumentos. Com base nessa definição, proponha à turma conhecer melhor o ato público como modalidade de comunicação oral, pesquisando sua estreita relação com os direitos humanos e a participação popular.   

Atividade 3: Explorando o tema da segregação e do preconceito racial.

RECOMENDAÇÃO: Professor, para que a turma compreenda melhor o contexto histórico em que Martin Luther King atuou como líder político contra a segregação racial, oriente os alunos a realizarem pesquisa sobre o tema. Divida a turma em grupos de 6 alunos. Cada grupo pesquisa na internet sobre um assunto relacionado ao tema, discute e escreve uma síntese, que poderá ser feita no Kword do UCA ou no Tablet e salva em um arquivo intitulado: Segregação Racial. Abaixo, sugestões de endereços de alguns textos curtos, mas com informações suficientes para melhor situar o tema. O objetivo da atividade é suscitar o questionamento dos alunos, aguçar seu senso crítico. Para isso a estratégia de leitura prevê o diálogo entre os membros do mesmo grupo:

Leitura cooperativa 

Cada grupo de 6 alunos deve acessar um dos links abaixo e realizar uma leitura cooperativa, em que os membros do grupo façam comentários de aspectos gerais do texto - por exemplo: como a temática é abordada; se apresenta dados, questionamentos, hipóteses, conclusões.    

 

Grups 1 - Tema 1: O que é segregação racial?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Segrega%C3%A7%C3%A3o_racial

Grupo 2 -  Tema 2: A segregação racial no século XX: Europa e Estados Unidos

http://www.brasilescola.com/sociologia/segregacao-racial.htm

Grupo 3 - Tema 3: A segregação racial no Brasil

http://www.brasilescola.com/sociologia/segregacao-racial.htm

Grupo 4 -  Tema 4: Luta contra a segregação racial nos Estados Unidos

http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/luta-segregacao-racial-eua-610005.shtml

Grupo 5 - Tema  5: A Ku klux klan e a segregação racial nos Estados Unidos

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=308

  

Atividade 4: Socialização da pesquisa

Turma em semicírculo

Um representante do grupo expõe a pesquisa para a turma. Professor, observe se os alunos foram capazes de apreender as ideias centrais de cada texto lido e a partir delas elaborar a síntese que guarde relação com o vivido. É importante identificar se os alunos vão se referir ao tema de modo impessoal e distanciado (eles, os Estados Unidos, no passado - entre outros termos) ou se eles vão conseguir trazer a temática para perto de si, usando termos indicadores de pertencimento (nós, nossa sociedade, no Brasil, nos dias de hoje - por exemplo).

Ao término das apresentações, comente a respeito das formulações deles, problematizando ou reforçando a importância de se incluir (perspectiva de pertencimento e proximidade) na problemática discutida.

 

Atividade 5: O tema da pesquisa nos dias de hoje - conclusões

Alunos em grupo de 5 ou 6 elementos

A) Oriente os alunos a acessarem em um dos Ucas ou em seus tablets o artigo publicado no Jornal Folha de S. Paulo, em 19 de abril de 2012, sobre atos de discriminação racial praticados por estudantes universitários contra alunos africanos. Após a leitura, oriente os discentes para que comentem  a reportagem no espaço do jornal destinado para tal fim. É importante ressaltar com eles que este espaço é público e embora a linguagem usada seja espontânea, não se deve usar expressões chulas e xingamentos. Nesse sentido, professor, circule pela sala orientando-os na elaboração dos textos - mensagens rápidas, de, no máximo, 7 linhas. Endereço para acesso à reportagem: <http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ribeiraopreto/1077555-unesp-de-araraquara-sp-investiga-racismo-contra-africanos.shtml> . Acesso em 19 abr 2012.

 

O estudante Sumbunhe N'Fanda observa a pichação "Sem cota para os animais da África", na Unesp   

(Imagem capturada do jornal Folha de S. Paulo online, acima citado)                                                

B) Solicite ainda que leiam artigo sobre a reação dos estudantes que se indignaram com os atos de racismo. No processo de leitura, os alunos devem fazer suposições sobre as diferentes reações dos estudantes: <http://g1.globo.com/sp/araraquara-regiao/noticia/2012/04/estudantes-da-unesp-protestam-contra-racismo-em-araraquara-sp.html>

                                                                                

     

Estudantes promoveram assembleia nos corredores do Campus Araraquara (Foto: Manoela Marques/G1)

Imagem capturada em: http://g1.globo.com/sp/araraquara-regiao/noticia/2012/04/estudantes-da-unesp-protestam-contra-racismo-em-araraquara-sp.html

 Durante a leitura, os grupos devem selecionar trechos que eles julgarem pertinentes para se entender a situação de racismo vivida pelos estudantes da UNESP - tanto por aqueles que praticaram a violência do racismo, quanto por aqueles que foram vítimas dela. Nesse sentido, a leitura estará voltada para o vivido. Isso significa que os grupos devem continuar fazendo o esforço de imaginar a situação e as reações dos atores envolvidos na prática de racismo ocorrida.

c) Oriente os alunos a produzirem cartazes sobre a temática da segregação racial, expondo argumentos para se pensar criticamente tal atitude ainda hoje.

 

Atividade 6: Conhecendo um ato público.

Alunos organizados em semicírculo

A seguir, informe aos alunos que eles vão assistir a um trecho de um ato público emblemático, cujos termos são citados em outros discursos e diferentes contextos, tamanha a força de sua argumentação. Esse ato público foi liderado pelo pastor protestante Martin Luther King e recebe a denominação “Eu tenho um sonho” (I have a dream).

A) Eu tenho um sonho  (I have a dream) : o poder sensibilizador e mobilizador da palavra no ato público

onze                  treze

Cenas do ato público: as bandeiras... a multidão... o direito à voz

Imagens capturadas em <http://www.youtube.com/watch?v=8Uy8cyVWU2A>. Acesso em  25 mar 2012.

 

 monumento

Monumento em Washington - Memorial Lincoln: símbolo de poder 

Martin Luther King proferiu seu discurso do alto das escadarias do Memorial Lincoln.

Imagem captada em <http://www.travelblog.org/Photos/2953950>. Acesso em 25 mar 2012.

Professor, projete o filme intitulado MARTIN LUTHER KING JR., I HAVE A DREAM - EU TENHO UM SONHO (legendas em português, duração de 7 minutos), disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=siTs-8zbaq8>. Antes de projetar o vídeo, assita-o, pelo menos, 3 vezes. A seguir, apresento um roteiro para sua intervenção durante a exibição para os alunos. No entanto, você é livre para observar outros aspectos caracterizadores do ato público.

Explique aos discentes que o filme será projetado duas vezes. A primeira vez com pausas. A cada pausa serão feitos apontamentos para se destacar determinado aspecto caracterizador do ato público. Entregue a eles a seguinte ficha de  informações:

A cada pausa, solicite que 2 ou 3 diferentes alunos comentem o aspecto do ato público destacado - entre eles, sugiro:

 

 Conhecendo as características de um ato público.

O filme "I have a dream" (Eu tenho um sonho) será projetado com pausas, a fim de que vocês observem os elementos caracterizadores do ato público. Durante a transmissão, caso vocês queiram destacar algum elemento interessante não incluído nos abaixo elencados, poderão erguer o braço e solicitar a pausa para fazer seu comentário.  

 - As bandeiras e os cartazes empunhados.

- A quantidade de pessoas.

- As características das pessoas.

- As características do lugar.

- A temática explorada.

- A abordagem da temática.

- As características de quem fala, como fala e o quê fala.

- As características de quem ouve e como ouve.

- O lugar físico e simbólico: praça e poder.

- O aparato usado para o ato.

- As palavras e frases repetidas.

- Os argumentos usados.

- O uso da voz (volume, duração, entonação, ritmo, clareza).

- O efeito do discurso sobre quem ouve: aplausos, silêncio, agitação, manifestações orais e gestuais.

 B) Recolhendo e socializando impressões sobre o ato público.

Oriente os alunos a registrarem as respostas dos colegas, usando o programa Kword ou outro editor de textos. O arquivo de texto deve ser denominado "Ato público". A proposta não é fazer anotações exatas, mas consolidar os comentários de modo que a turma possa ter uma caracterização do ato público como ato de comunicação construída coletivamente.

Antes de projetar novamente o filme, destaque as três imagens acima, as quais detalham elementos importantes para se compreender o que foi aquele ato público e o que o torna um símbolo das lutas por direitos. Destaque as características do Lincoln Memorial. Lugar que sugere imponência, força, riqueza - símbolos ligados ao exercício de poder. A imagem permite perceber a amplidão do espaço e a enorme quantidade de pessoas que comporta.

C) Sistematizando o conhecimento sobre os elementos caracterizadores do ato público.

Projete novamente o filme, sem pausas. Entregue em folha xerocada a orientação abaixo e solicite que os alunos, agora organizados em grupos de 4, discutam e registrem seus comentários em seus laptops ou tablets, salvando no mesmo arquivo "Ato Público", em torno das seguintes questões:

Organizados em grupos de 4 componentes, respondam às questões abaixo.

Para que haja uma troca maior de comentários, os grupos devem ser renovados, não mantendo a mesma composição das atividades anteriores.

 

A) Quais as principais características do ato público ocorrido em 28 de agosto de 1963, no Lincoln Memorial (Washington/DC, Estados Unidos da América)?

B) O que esse ato público representou e representa?

C) Se o mesmo conteúdo do ato tivesse sido divulgado em um folheto, teria havido o mesmo efeito? Justifique sua resposta.

d) Por que a forma de manifestação "ato público" contribuiu para que Martim Luther King recebesse o Prêmio Nobel da Paz de 1964?

e) Se você tivesse o poder de atribuir o Prêmio Nobel da Paz hoje a Martim Luther King, quais seriam suas razões para essa escolha? Explique seus motivos à luz da luta por uma sociedade igualitária para brancos e negros nos últimos 60 anos.

Projete novamente o filme, sem pausas. A seguir, solicite que os alunos oralizem as respostas que formularam para as  questões. É importante motivar  ao máximo a participação da turma, orientando-os para que respeitem e ouçam a fala do colega. Indique 1 aluno para fazer a inscrição para a fala e 1 aluno para marcar no relógio um tempo para cada fala. Combine o tempo de fala com a turma, talvez 2 ou 3 minutos para cada um.                                                                                                                                                                                                            

Atividade 7: Conhecendo sobre os diferentes direitos das pessoas nas diversas esferas da vida.

   guia

 Imagem capturada em >http://www.guiadedireitos.org/>. Acesso em 24 mar 2012.

 

A) Leitura de leis e leitura de mundo: o direito de ter direitos  

Professor, as atividades propostas objetivam não somente formar um leitor de informações, mas também formar para o exercício da cidadania. Nesse sentido, é muito importante que a interação seja fomentada todo o tempo, para que também os alunos dialoguem entre si e para que o olhar de um amplie o olhar do outro. Mantenha-se como mediador, valorizando ao máximo a leitura de mundo que seus alunos formularem, evitando classificar a leitura deles como certa ou errada. Incentive a ampliação dos olhares e a construção argumentada de pontos de vista. No entanto, esteja atento a formulações que veiculem e/ou incitem violência, preconceito, discriminação, intolerância (entre outras atitudes desumanizantes).

Onde: laboratório de informática ou em outro espaço com computadores suficientes para que cada grupo tenha acesso a pelo menos 1 computador com conexão à internet .

Turma organizada em grupos de 3 a 5.

Professor, entregue, em folha xerocada, aos alunos as seguintes orientações: 

Orientação de atividade

Acessem o endereço <http://www.guiadedireitos.org/>.  Estando na página, a tarefa a ser realizada consiste em explorar os conteúdos linkados no canto esquerdo da página. O conteúdo temático é disponibilizado a partir do clique em cada link específico. Cada grupo deve se ocupar da leitura dos seguintes temas:

Grupo 1: EDUCAÇÃO

Grupo 2: SAÚDE

Grupo 3: TRABALHO E RENDA

Grupo 4: SEGURANÇA E JUSTIÇA

Grupo 5: CULTURA E LAZER

Grupo 6: CONSUMIDOR

Grupo 7: DIREITOS POLÍTICOS

Após a leitura atenta, cada grupo terá até 60 minutos para discutir o assunto e para começar a preparar seu assunto a ser exposto aos colegas. O modo de apresentação é livre, mas deve obrigatoriamente atender aos seguintes critérios:

. ter sido combinada com todos os membros do grupo;

. ter sido construída com a ajuda de todos;

. ter a duração máxima de 05 minutos;

. utilizar recursos verbais e não verbais;

. ter uma relação explícita com a vivência deles;

. antes da apresentação para a turma, na escola, ter passado pelo crivo de algum membro da família – ou seja, que a apresentação tenha sido concluída e ensaiada fora da escola também.

As apresentações deverão ocorrer em espaço amplo (quadra, auditório, pátio, refeitório).

 

Atividade 8: Explorando os sentidos de outros atos públicos

Alunos em grupos de 4 a 5 membros.

Computadores conectados à internet

Professor, nesta atividade, os discentes deverão acessar o endereço <http://www.gritodosexcluidos.org/historia/> e fazer uma leitura primeira do que é o site e qual sua proposta, trocando impressões entre si. Posteriormente, devem colocar a "mão na massa" e acessar o endereço  <http://www.gritodosexcluidos.org/videos/>. Há vídeos de partes de vários atos públicos relacionados a diferentes reivindicações de direitos. Os discentes, organizados em grupos, devem escolher um para analisar as características do ato público (aquelas comentadas em relação ao ato público protagonizado por Martin Luther King e outras que durante as atividades foram sendo percebidas e comentadas).  

 

Atividade 9: Socializando análises dos vídeos

Turma em semicírculo

Cada grupo apresenta as análises feitas dos vídeos sobre as características do ato público.

 

Atividade 10: Pesquisa de campo

Alunos organizados em grupos de 6 componentes.

Oriente os alunos para que façam a leitura do conteúdo sobre Direitos à Educação (http://www.guiadedireitos.org/index.php?option=com_content&view=frontpageplus&Itemid=174/). Trata-se de retomar e redimensionar o foco das atividades anteriores. Peça que cada grupo selecione um item do título: "É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente". Cada grupo discute um dos itens, tendo como contexto a realidade da escola onde estudam. Sugestões de temas a serem discutidos:

1) atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência (de preferência na rede regular de ensino);

2) ampliação da oferta do ensino médio;

3) acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística;

4) oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador;

5) atendimento no ensino fundamental, através de programas que garantam material didático-escolar;

6) transporte, alimentação e assistência à saúde;

7) conhecimento de nossa identidade por meio da inclusão, nos currículos, do ensino da história e da cultura africana e indígena.

Professor, lance as seguintes questões para reflexão e discussão:

 

Nós temos estes direitos garantidos em nossa escola?

 

Em que medida eles são importantes para os estudantes?

 

Os alunos registram as discussões no Kword (ou nos tablets), salvando no arquivo: "Direitos educacionais da criança e do adolescente". Após esta atividade, faça uma rodada de apresentação das discussões. Possivelmente, alguns grupos vão manifestar desconhecimento sobre a existência, na escola, de ações que atendam ao direito estudado por eles. Por exemplo, se na escola existe atendimento especializado aos portadores de deficiência, ou se todos os níveis de ensino recebem material didático-escolar. Assim, oriente-os a realizar entrevista com os profissionais da escola responsáveis por cada setor, a partir das seguintes indagações:

A) Atendimento especializado aos portadores de deficiência: quem seria o responsável? Coordenador Pedagógico? Psicólogo escolar?

B) Ampliação da oferta do Ensino Médio (caso a escola ainda não oferece): a quem compete? ao Diretor escolar?

C) Aplicação das leis 10639/2003 e 11645/2008 (sobre o ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena) : quem seriam os responsáveis? Os professores?

E assim sucessivamente. Oriente-os a elaborar um questionário, contendo, no máximo, 3 perguntas, a ser aplicado aos profissionais que irão respondê-lo. Como, a princípio, a intenção é ter conhecimento do que foi proposto, sugerimos as seguintes orientações de como aplicar um questionário, disponível em:

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met06.htm

Oriente os alunos para que definam as questões do questionário focando o tema proposto, informem-se na secretaria da escola, com antecedência à aplicação do questionário, sobre a pessoa responsável pelo assunto que querem investigar. Em seguida, peça que escrevam uma comunicação a estas pessoas solicitando-lhes atendimento e explicando o motivo do mesmo.

 

Atividade 11: Organização dos dados coletados - Temos alguma reivindicação a fazer?

De posse dos dados coletados por meio do questionário, oriente os grupos a organizarem estes dados de maneira a identificar o que a escola oferece e quais não. A seguir, os grupos apresentam os resultados obtidos e, a partir disso, verificam quais direitos não são garantidos na escola, respondendo à primeira pergunta acima lançada. Assim, peça que, novamente em grupos, discutam a 2ª questão acima proposta, "Em que medida estes direitos são importantes", e anotem os argumentos em forma de uma síntese. Após isso, organize a turma em um círculo e promova um debate a partir das apresentações das sínteses. Sugiro o mesmo procedimento de  indicar 1 aluno para fazer a inscrição para a fala e 1 aluno para marcar no relógio um tempo para cada fala - combine o tempo de fala com a turma, talvez 2 minutos para cada um. Este método é importante para o aluno aprender a ouvir o outro, a exercitar a expressão oral e a habilidade de formular argumentos e ser objetivo na comunicação dos mesmos.                                                                                                                                                                                                     

 

Atividade 12: Mobilizando para a realização de um ato público.

Professor, retomando o conteúdo aprendido sobre o ato público enquanto manifestação popular, usado para reivindicar direitos, discuta com os alunos a  organização de um ato público, com a participação de professores, funcionários da escola e familiares, com o objetivo de reivindicar os direitos por eles pesquisados e garantidos em Lei, mas que não são colocados em prática em sua escola. O tema do ato deve ser escolhido com base nos dados coletados nas atividades 10 e 11.

Discuta as formas escritas usadas para a divulgação do ato:

  •  panfletos
  • cartazes
  • e-mail
  • facebook (pessoal ou da escola)
  • Blog (da turma ou da escola)

Oriente os alunos a respeito das condições de produção dos textos para cada forma usada para a divulgação:

  • o quê escrever?
  • como?
  • para quê?
  • para quem?

Defina com a turma o grupo que ficará responsável pela organização de cada forma de divulgação e da realização do ato.

 

Atividade 13 - Realizando ato público com a participação da comunidade escolar.

 

 Recomendação: Professor, é importante acompanhar os alunos em todas as etapas de produção dos textos para a divulgação do ato, orientando-os para a adequação da linguagem para cada meio de comunicação. Explique que esse tipo de divulgação atinge diferentes públicos, por isso é importante usar uma linguagem simples, clara e objetiva, sem palavras e gestos ofensivos ou preconceituosos, mas ao mesmo tempo que sensibilize quem ouve.  Fazer uso da palavra é uma prática de promoção do protagonismo, que remete ao exercício da cidadania, da liberdade de pensar e de se expressar. Distribua aos alunos uma folha xerocada contendo as seguintes orientações:

 

Passo a passo para a organização do ato público com o participação de toda a comunidade escolar:

As tarefas para a realização do ato público devem ser divididas entre todos os alunos da turma:

Procedimentos:

1. Em diálogo com os setores administrativo e pedagógico da escola, exponham os antecedentes da atividade e como a turma chegou à proposição de um ato público e do tema.

2. Solicitem apoio de professores, técnicos, da direção da escola e da família para a organização do ato público.

3. Constituam um Comitê Organizador e distribuam as seguintes tarefas:

- pesquisa e definição do espaço onde o ato vai ser realizado, bem como data e horário;

- comunicado às autoridades de sua comunidade (vereadores, prefeito, lideranças, direção da escola - entre outros) que podem interferir para o atendimento do que será reivindicado;

- providências de infraestrutura: caixas de som ou megafone; microfones; fiação para alimentação de eletricidade ou bateria; palco ou estrutura semelhante;

4. Comunicado às autoridades de sua comunidade responsável pela segurança quando se prevê reunião de muitas pessoas.

5. Elaboração coletiva das falas e criação de frases de maior impacto (a exemplo da frase "Eu tenho um sonho".

PROFESSOR, oriente os alunos para que eles façam a elaboração coletiva das falas do ato público e que, inspirados na frase de Martin Luther King Martin Luther King, criem uma frase para ser repetida durante o discurso, uma expressão que "cole na cabeça e no coração" e possa ser lembrada por todos. Destaque que essa expressão deve ser pronunciada com um tom de voz diferenciado, conforme o impacto que se deseje causar nos ouvintes.

6. Registro do ato público (por exemplo: fotografar e fazer um vídeo para ser divulgado na página online da escola).

Recursos Complementares

Para ajudar o aluno na compreensão da relação entre ato público, leitura de mundo e a sua possibilidade de intervenção, sugiro a leitura das seguintes matérias:

OAB - Advogados: <http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2012/04/oab-mg-faz-ato-publico-pela-criacao-de-4-tribunais-regionais-federais.html>. Acesso em 22 de abril 2012.

Artistas: <http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/noticia/2012/04/artistas-promovem-ato-publico-pela-reabertura-do-theatro-sete-de-abril-em-pelotas-3734261.html>. Acesso em 22 de abril 2012.

Professores: <http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/04/professores-em-greve-no-df-fazem-ato-publico-para-sensibilizar-populacao.html>. Acesso em 22 de abril 2012.

Juventude e justiça: <http://levantepopulardajuventude.blogspot.com.br/2012/04/ato-publico-pelo-direito-justica.html>.  Acesso em 22 de abril 2012.

Profissionais da saúde: <http://www.fenafar.org.br/portal/sus/64-sus/1135-movimentos-convocam-toda-a-populacao-para-ato-publico-nacional-em-defesa-da-ec29.html>. Acesso em 22 de abril 2012.

 

Para aprofundar com os alunos as discussões sobre o racismo, preconceito, segregação, sugiro os filmes:

1. Mississipi em Chamas. Excelente comentário pode ser lido em <http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=72 >.  Acesso em 22 de abril 2012.

2. Histórias Cruzadas. Uma sinopse pode ser lida em <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-176673/>. Acesso em 22 de abril 2012.

Avaliação

Professor, a avaliação é processual. Observe a produção dos alunos em cada atividade. Uma outra possibilidade de avaliação é centrar o foco na realização do ato público.

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