08/04/2012
Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito , Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil |
Interpretar informações;
Realizar pesquisas;
Desenvolver habilidades de leitura e produção de texto;
Resolver situações-problema;
Interpretar gráficos;
Pesquisar as músicas e danças das festas típicas da região Nordeste;
Identificar as músicas e danças do bumba-meu-boi;
Conhecer o bumba-meu-boi e seu valor cultural;
Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox e utilizar a Webcam. Estar inserido no processo de alfabetização.
Professor, acreditamos que podemos proporcionar aos nossos alunos alçar voos grandiosos, mesmo que sejam pássaros em formação e transformação, é a ideia que justifica o trabalho com a pesquisa, com a iniciação científica, mesmo no Ensino Fundamental.
As aprendizagens, que ocorrem de forma interdisciplinar, tornam-se muito mais significativas se houver pesquisa, interesse e ação. Por isso, as atividades são ideias de como conduzir a turma e instigá-los a realizarem essa busca por outros conhecimentos. Essas são sugestões que podem ser adaptadas conforme a realidade em que vocês vivem.
Mas, antes de iniciar o trabalho, vale lembrar que o projeto de pesquisa precisa ser sistematizado e organizado, para isso sugerimos a construção de um “Dossiê do projeto” e/ou um “Portfólio”, como um dos instrumentos de acompanhamento do desempenho dos alunos ao longo do trabalho.
Vale ressaltar, que por ser um projeto de pesquisa, este será divido por etapas, que poderão ser realizadas em vários momentos.
Dicas para se montar um portfólio diferente:
Existe um portador de textos, que pode ser construído para organizar o projeto de pesquisa e que o tornará bem diferente. São os lapbook ou livros de colo.
A ideia consiste em criar uma base e os alunos colam suas pesquisas e atividades de forma diferente, onde quiserem.
É um trabalho que traz diversidade em relação à forma que cada um organiza seu portfólio e saem do papel, do retangular, pois muitos têm formatos diferentes.
Exemplos de lapbook.
Fonte: http://www.shirleys-preschool-activities.com/printable-crafts.html
Fonte: http://baupedagogico.blogspot.com.br/2009/02/lapbook.html
Fonte: http://homeschool-families-blog.com/2010/10/04/rain-lapbook-ideas/
Dando continuidade aos nossos estudos sobre a região Nordeste e suas festas típicas, faremos agora um trabalho que envolverá uma parte muito rica da cultura nordestina, a música.
Lembrando que a região Nordeste, que é composta pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Além disso, que é uma região com grande pluralidade étnica, religiosa e cultural, o que reflete diretamente na música.
Por fim, vale lembrar que a linguagem musical é inerente ao ser humano, que faz parte da vida social de nossos alunos e que, por isso, não pode deixar de ser contemplada pela escola.
O que é pesquisa e quais são suas etapas?
Essas são respostas que os alunos precisam ter claras antes do inicio das pesquisas.
É essencial que os alunos se orientem em relação aos aspectos mais globais do projeto, para que possam ter a noção do todo.
Para esse momento, a sugestão é organizá-los em uma rodinha e questioná-los:
. Alguém já fez pesquisa?
· O que é um pesquisador?
· Nós podemos ser pesquisadores?
· O que precisaríamos para ser um pesquisador?
· Por que realizar uma pesquisa?
· O que vocês acham de criarmos a nossa própria pesquisa?
· Dentre outros.
Após esse momento, diga a eles que pesquisas são realizadas por etapas e que todas são importantes. Sendo assim, precisamos passar por cada uma delas.
Mas vocês sabem quais são essas etapas?
Com um papel jornal ou sulfitão (papel A3), vá escrevendo as etapas, de forma que vejam o que está escrevendo e lendo.
Lembre-se de utilizar letra de imprensa maiúscula e de tamanho grande.
As etapas são:
Lembre-se de colocar uma cópia dessas etapas no dossiê do projeto e solicite que enfeitem a folha livremente. Isso servirá para mostrar que a pesquisa é planejada e possui procedimentos e estratégias a serem seguidas.
O tema poderá ser escolhido pelos alunos ou sugerido pelo professor, porém, é importante que a escolha tenha uma participação ativa dos alunos. Você poderá utilizar diversas formas para “detonar” o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos. Para isso, poderá:
1- Levar livros sobre o tema;
2- Assistirem a um vídeo ou filme;
3- Colocar uma música;
4- Mostrar fotos;
5- Dentre outros.
Nossa sugestão é uma música, uma cantiga popular, interpretada pelo grupo “Baú de Histórias”.
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem http://www.youtube.com/watch?v=DRf3W2An11Q por meio da ferramenta MozillaFirefox (metasys>favoritos>navegador de internet) de seus netbooks, mas se não participam deste projeto, leve-os ao laboratório de Informática.
Depois, mesmo que a sugestão seja feita por você, é preciso que os alunos participem ativamente. Por isso, é preciso instigá-los sobre o tema que deseja “detonar” para iniciar o projeto e depois propor, que de forma democrática, escolham o que querem pesquisar.
Veja a seguir o exemplo da etapa de escolha de um projeto sobre as festas típicas do Nordeste com foco nas músicas e danças.
Para isso, primeiramente, organize sua turma em rodinha, e peça que cada aluno dê sugestões sobre o que podemos pesquisar. Anote todos os temas na lousa e depois faça a votação para saber qual tema será o ganhador.
Para esse momento, a sugestão é fazer uma votação secreta, ou seja, por escrito, para oportunizar desde essa primeira etapa, tentativas de escrita.
Veja um exemplo:
BOI |
HISTÓRIAS |
BUMBA-MEU-BOI |
FUNDO DO MAR |
HORTA |
BRINQUEDOS |
MÚSICAS E DANÇAS |
CACHORROS |
POMAR |
JOANINHAS |
Logo após, distribua pequenos pedaços de papéis, para que escrevam seu voto, sem que o amigo influencie.
Professor, registre também o seu voto, para que percebam quem são os coautores dessa pesquisa, ou seja, os alunos e você.
Depois, passe pela sala a “urna”, ou seja, uma caixa de sapato com uma fenda na parte superior, para depositarem seus votos.
Encene com eles uma votação de verdade, ou melhor, apuração de votos, que deve ser registrada na lousa para que acompanhem. Aproveite a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) para registrar este momento, por meio de fotos e filmagem, mas caso sua escola não participe do UCA, leve uma máquina digital e fotografe ou solicite que algum aluno o faça. As fotos serão úteis para a socialização dos resultados.
Veja um exemplo de atividades realizadas com alunos de 1º ano, mas se a sua turma for de 2º ou 3º ano, você poderá exigir cálculos mais avançados, de acordo com o que estiver trabalhando:
BOI ● |
HISTÓRIAS ● |
BUMBA-MEU-BOI ●●●●●● |
FUNDO DO MAR ●●● |
HORTA ●● |
BRINQUEDOS ● |
MÚSICAS E DANÇAS ●●●●●● |
CACHORROS ●●●● |
POMAR ●● |
JOANINHAS ●●●● |
Total: 31 votos
Ao final, questione-os:
· Qual sugestão venceu?
· Quantos votos essas sugestões obtiveram?
· Quais outros temas também empataram?
· Quantos votos essas sugestões tiveram a mais que a sugestão menos votada?
· Quantos votos a sugestão menos votada obteve?
· Dentre outros.
Para incentivar o processo de alfabetização e construção do número, a sugestão é trabalhar com as seguintes atividades:
QUANTAS LETRAS TÊM EM CADA PALAVRA?
PROCURE E COLORA NA TABELA ACIMA, A LETRA INICIAL DO SEU NOME. AGORA, RESPONDA: 1- QUAL SUGESTÃO TEM MAIS LETRAS?
__________________________________________ 2- QUAL SUGESTÃO TEM MENOS LETRAS?
__________________________________________ 3- ESCREVA 3 PALAVRAS QUE TENHAM 5 LETRAS: __________________________________________
__________________________________________
__________________________________________ 4- ESCREVA UMA PALAVRA QUE ESTEJA NO PLURAL:
__________________________________________
|
Outra possibilidade seria trabalhar os conceitos matemáticos através de um gráfico da votação.
Veja um modelo:
Para a interpretação do gráfico, você poderá questionar os alunos em relação ao número de pontos obtidos, a posição da opção no gráfico, números ordinais, dentre outros.
Veja exemplos:
- A proposta que está no canto esquerdo do gráfico recebeu quantos votos?
-Essa proposta foi melhor ou pior votada que a do canto direito?
- Quantos votos a 5ª proposta recebeu?
- A 4ª proposta teve mais ou menos votos que a 8ª proposta?
Logo após, é preciso deixar os alunos ainda mais curiosos. É essa curiosidade que os fará buscar cada vez mais informações.
Além disso, é preciso combinar com os alunos que precisamos delimitar o que será estudado, para que o projeto não se torne cansativo, extenso demais ou confuso. No caso desse projeto, a delimitação será em relação às festas típicas, que terá foco no Bumba-meu-boi: suas músicas e danças.
A sugestão é que primeiramente, possam visualizar o tema, que nesse primeiro momento pode ser muito abstrato para os alunos, utilizando um vídeo.
Para isso, solicite que acessem em seus netbooks (ou caso sua escola não participe do programa UCA, no laboratório de informática), o endereço eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=wSNlF0YIIsg.
No caso de participarem do UCA, solicite que façam isso por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet).
Após assistirem, você poderá explorar o vídeo da seguinte forma:
· Onde essa festa acontece?
· Parece que nela existem personagens. Quem são eles?
· Qual é o enredo da história?
· Como é a vestimenta das pessoas?
· Vocês perceberam se a dança e a música fazem parte dessa festa? Como isso acontece?
· A festa do Bumba-meu-boi parecia ser apreciada por muitas ou poucas pessoas?
Outra proposta é criarem um desenho sobre a festa e mostrarem o que já perceberam sobre ela.
Agora que já estão envolvidos com o tema, solicite que digam por que estudar o tema “Bumba-meu-boi, suas músicas e suas danças” é interessante.
Entretanto, como forma de registro, solicite que respondam:
POR QUE ESTUDAR “O BUMBA-MEU-BOI, SUAS MÚSICAS E DANÇAS”? JUSTIFIQUE O SEU INTERESSE SOBRE O TEMA:
_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________
|
Por ser uma fase inicial de nossos estudos, a proposta é que seja dessa mesma forma a inserção da família no projeto.
É preciso, nesse momento, solicitar atividades simples, para diminuirmos o risco dos pais fornecerem respostas prontas.
Por isso, essa primeira tarefa trata-se de uma conversa informal e a solicitação que os pais mostrem fotos ou imagens dessa festa.
Seu intuito é só aproximar o aluno do tema, de forma que as dúvidas possam aparecer, o que é essencial para a próxima etapa.
Nesse momento da pesquisa já sabemos o tema, mas o que queremos saber desse tema? Quais as dúvidas que temos?
Essa então é a etapa da problematização. É preciso elencar os problemas a serem resolvidos e/ou descobertos. É fazer mais um filtro na pesquisa, deixar que os alunos direcionem.
Para isso, organize-os em uma roda de conversa e questione-os sobre o que querem saber sobre o Bumba-meu-boi, sobre as músicas e sobre as danças.
Veja uma sugestão:
O QUE QUEREMOS SABER SOBRE O BUMBA-MEU-BOI? E SOBRE AS DANÇAS E MÚSICAS?
|
O que os alunos já sabem sobre o Bumba-meu-boi, sobre suas músicas e sobre suas danças?
Professor, essa é a pergunta que você deverá ter em mente para essa etapa.
É hora de dizerem os conhecimentos prévios sobre o tema, tentando responder as perguntas que foram feitas.
Ao final do projeto os alunos terão, por meio das hipóteses levantadas, a possibilidade de ver seu desenvolvimento a respeito do tema:
- Como eu pensava quando iniciamos o projeto e como penso agora?
- O que aprendi com a pesquisa?
- Dentre outros.
É importante que os alunos reflitam que as “hipóteses” são o que eles sabem sobre o tema, ou seja, mas que isso pode ou não ser comprovado após as pesquisas.
A sugestão para esse momento é solicitar que os alunos digam suas hipóteses e relação a todos os questionamentos.
Em sala de aula, sobretudo com alunos em processo de alfabetização, seria complicado um trabalho desse, que fosse valorativo.
Assim, para que cada aluno possa refletir no seu tempo e realizar a escrita de suas hipóteses com apoio de um adulto, a dica é mandar a atividade como tarefa de casa.
Porém, é preciso que, anteriormente, tenha comunicado aos pais a necessidade e importância de acompanhar, mas não fazer pelo aluno. Que a intenção é observar o que ele pensa, como está elaborando a escrita, dentre outros aspectos.
Entregue para cada aluno como tarefa de casa, a sua “problematização” em uma folha individual, para que possam refletir sobre aquele problema e elaborar a sua ou suas hipóteses.
Ao final junte as hipóteses ao problema na elaboração de um quadro único, que deverá ser anexado ao dossiê ou portfólio.
Veja um exemplo:
PROBLEMA:
ENZO |
QUAIS MÚSICAS TOCAM NESSA FESTA? |
HIPÓTESES:
GABRIELA |
ALGUMAS MÚSICAS QUE EU NÃO SEI O NOME |
PIETRA |
É FORRÓ |
GUILHERME |
É COM A SANFONA |
ENZO |
EU SEI QUE TEM TAMBOR |
GIOVANA |
TEM UMA COISA QUE CHAMA MATRACA |
JORGE |
É UM MONTE DE MÚSICA FELIZ |
JOÃO PEDRO |
É UM SAMBA, QUE É DIFERENTE DO SAMBA DO CARNAVAL |
Seguindo as etapas de um projeto de Iniciação científica, cabe elencar com os alunos as que adotaremos.
Nesse caso, a pergunta guia é: onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas?
À medida que forem falando, registre na lousa. Sempre atento para que não se esqueçam de fontes importantes . Você poderá utilizar a técnica “tempestade de ideias”, escreva na lousa “FONTES DE PESQUISA” e eles vão falando o que pensam:
Lembre-se que você, como coautor (orientador) do projeto, pode suscitar dúvidas por fontes que não mencionaram. Algumas sugestões são:
- Internet;
- Livros;
- Guias turísticos;
- Fotos;
- Entrevistas;
- Livros de histórias folclóricas;
- Dentre outros.
Você, professor, torna-se uma figura central ao mediar, instigar os alunos e propor ideias que possam ajudá-los na pesquisa.
Esse é o momento da “experimenta-ação”, de buscar respostas para as dúvidas.
QUESTIONAMENTO 1: O QUE SE DANÇA NO BUMBA-MEU-BOI?
Primeiramente, diga aos alunos que eles precisarão descobrir o que se dança no Bumba-meu-boi, por meio de uma busca na internet.
Alguns sítios poderão ser utilizados nesse momento, entretanto grande parte desses sítios diz o que é esse teatro musicado ou dança dramática e não mostram como dançar.
Para isso, se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessemo sítios a seguir por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) de seus netbooks, mas se não participam deste projeto, leve-os ao laboratório de Informática:
http://www.brasilescola.com/folclore/bumbameuboi.htm
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/bumba_meu_boi.htm
http://www.portaledumusicalcp2.mus.br/Apostilas/PDFs/7ano_10_Dancas%20dramaticas%20brasileiras.pdf
http://www.folclore.adm.br/dancas.html
Se utilizarem os sítios para pesquisa, oriente-os a registrarem as fontes consultadas: o sítio e a data de acesso.
Por isso, a sugestão é que entrevistem seus familiares. Se algum desses familiares souber dançar, proponha convidá-lo para nos ensinar.
Nesse caso, a primeira etapa é montar com a turma o convite a ser entregue.
Para isso, primeiramente, organize-os em rodinha e exponha diversos modelos de convite como: casamento, chá de panela, aniversário, formatura, dentre outros.
Posteriormente, questione:
-Quem sabe o que é isso aqui?
- O que é um convite?
- Quais dados aparecem em um convite?
- Quem está convidando?
- Quem foi convidado?
- É igual ou diferente um convite de formatura e um convite de aniversário?
- Dentre outros.
Após, solicite que ditem para você o convite. Escreva na lousa e solicite que um aluno o reescreva, preferencialmente um que esteja no nível alfabético, pois irão convidar uma pessoa de fora da escola.
Depois, solicite que todos assinem abaixo, coloque em um envelope e envie.
Professor, é preciso ressaltar, que por ser um projeto de pesquisa, a presença desse familiar na escola deve ser programada. Caso opte em entrevistá-lo primeiro, lembre-se da necessidade de um roteiro de entrevista para que não se perca o foco.
Essa atividade também poderá ser feita com os alunos. Apenas oriente-os para que as perguntas sejam em relação ao dançar, com cuidado para não fornecer respostas prontas para o projeto.
Caso vocês não encontrem uma pessoa que possa falar sobre a dança, a sugestão é assistir os seguintes vídeos:
www.youtube.com/watch?v=t_cziTYeoLY
http://www.youtube.com/watch?v=_FFSF_C0Bio&feature=related
QUESTIONAMENTO 2: O QUE É FOLCLORE?
A primeira sugestão para que os alunos possam descobrir o que é folclore, é uma pesquisa em dicionários.
Se seus alunos ainda não fizeram pesquisas em dicionários anteriormente, é preciso trabalhar a palavra e a ordem alfabética.
Para isso, escreva grande no quadro a palavra: FOLCLORE
Depois explique a ordem que as letras aparecem e mostre cada uma no alfabeto.
Outra dica é que se estiverem com muita dificuldade, você poderá montar duplas produtivas, ou seja, unir um que tenha mais facilidade com outro que não apresenta tanta facilidade.
Depois, é só deixar que procurem e faça cópias para anexar no dossiê.
Como exemplo, segue a seguinte definição:
FOLCLORE (FOL-CLO-RE)S. M. CONJUNTO DAS TRADIÇÕES, LENDAS, CANÇÕES, COSTUMES POPULARES DE UM PAÍS. LING. INFORM. MANIFESTAÇÃO PITORESCA; FATO OU HISTÓRIA INVERÍDICOS. O FOLCLORE FAZ PARTE DA ANTROPOLOGIA. O CAMPO DE ESTUDO DOS FOLCLORISTAS É BEM VASTO: LENDAS, MÚSICAS, DANÇAS, ADIVINHAÇÕES, PROVÉRBIOS, CRENDICES, JOGOS, POESIAS E DEMAIS PRÁTICAS POPULARES. SÃO ELAS TRANSMITIDAS DE GERAÇÃO A GERAÇÃO, ORALMENTE OU POR ENSINAMENTOS PRÁTICOS, SEM INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO OFICIAL. VÁRIOS ESCRITORES E ARTISTAS TÊM-SE INSPIRADO NESSAS MANIFESTAÇÕES DA CULTURA POPULAR. COMO EXEMPLO DE PEÇA FOLCLÓRICA CITAREMOS A CIRANDA, DANÇA DE RODA INFANTIL ENCONTRADA DE NORTE A SUL DO PAÍS. É ORIGINÁRIA DE PORTUGAL, TANTO A LETRA QUANTO A MÚSICA, E ERA DANÇADA POR ADULTOS. AINDA HOJE É DIVERTIMENTO DE GENTE GRANDE, MESMO NO BRASIL. O PRIMEIRO FOLCLORISTA BRASILEIRO NOTÁVEL FOI SÍLVIO ROMERO, QUE PUBLICOU NO FINAL DO SÉCULO PASSADO UMA COLETÂNEA DE CONTOS E POESIAS POPULARES NACIONAIS. HOJE EXISTEM COMISSÕES E CENTROS DE PESQUISAS FOLCLÓRICAS, PERIÓDICOS E SOCIEDADES QUE CONGREGAM GRANDE NÚMERO DE ESTUDIOSOS DESSA CIÊNCIA. O BUMBA-MEU-BOI, O BOITATÁ E VÁRIAS DANÇAS POPULARES SÃO, ENTRE OUTROS, MANIFESTAÇÕES DO FOLCLORE BRASILEIRO. Fonte: http://www.dicionarioweb.com.br/folclore.html acesso em 15/03/2012 |
Posteriormente, você poderá trabalhar com a seguinte sugestão:
OLHANDO NO DICIONÁRIO, ENCONTRAMOS O QUE É FOLCLORE. AGORA QUE JÁ SABEMOS O QUE É, RESPONDA:
O QUE É FOLCLORE?
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
QUAIS ITENS DA NOSSA CULTURA SEUS ESTUDOS ABRANGEM? ___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
QUEM FOI O PRIMEIRO FOLCLORISTA BRASILEIRO NOTÁVEL? ___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
AGORA, PINTE DE VERMELHO A PALAVRA FOLCLORE E DE AZUL A PALAVRA BUMBA-MEU-BOI.
|
Solicite que registrem as fontes consultadas, ou seja, as referências bibliográficas:
· Nome do autor;
· Título da obra;
· Data de publicação;
· Editora;
· Local
QUESTIONAMENTO 3: O QUE ACONTECE NESSA FESTA?
Nesse momento, professor é interessante situar os alunos em relação a fatores que interferem na festa, como data em que acontece e o teatro, por exemplo.
Fonte: http://lendasdobrasil.blogspot.com.br/2011/07/lenda-do-bumba-meu-boi.html acesso em 15/03/2012
Para esse momento a sugestão é uma busca em guias turísticos ou textos informativos, mostrando a inserção social do Bumba-meu-boi em nossa cultura.
Veja exemplos:
http://www.feriasbrasil.com.br/ma/saoluis/
http://www.guiadasemana.com.br/turismo/noticia/sao-luis-maranhao-dia-mundial-do-turismo
acesso em 15/03/2012
Quanto a data de realização e outros dados, eles podem questionar os familiares e socializarem em sala. Depois, podem procurar na internet.
Alguns sítios poderão ajudá-los:
http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/conhecer-folclore-cedo-423046.shtml
http://www.brasilescola.com/folclore/bumbameuboi.htm
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/bumba_meu_boi.htm
http://www.cnfcp.gov.br/interna.php?ID_Secao=103
http://www.infoescola.com/folclore/bumba-meu-boi/
acesso em 15/03/2012
Por último, distribua a eles um texto síntese, que se feito por eles terá um maior significado.
Porém, para que você, professor, possa se orientar e pesquisar em fontes confiáveis,a sugestão é:
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/boi-maranhense-674344.shtml acesso em 15/03/2012
QUESTIONAMENTO 4: QUAIS MÚSICAS TOCAM NESSA FESTA?
As músicas são bem variadas, mas o ritmo predominante é a toada, mas o que é toada?
“A TOADA NÃO SE TRATA DE UM RITMO EXCLUSIVAMENTE MARANHENSE. PODE SER COMPOSTO POR MELODIAS DE DIVERSOS TIPOS - SIMPLES, ORA CHOROSA E TRISTE, ORA ÁLACRE E BULIÇOSA, ORA CÔMICA OU SATÍRICA. EM GERAL, AS TOADAS NÃO SÃO ROMANCEADAS, MAS POSSUEM ESTROFES E REFRÃOS.”
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/boi-maranhense-674344.shtml acesso em 15/03/2012
“TOADA"
SIGNIFICADO DE TOADA
S.F. ATO OU EFEITO DE TOAR; RUÍDO.
FIG. RUMOR, NOTÍCIA VAGA; BOATO.
SOM DE INSTRUMENTOS, DE VOZES; CANTO, ENTOAÇÃO.
MANEIRA, SISTEMA: NESTA TOADA ELE VAI LONGE.
NUMA TOADA, ININTERRUPTAMENTE, SEM CESSAR.”
Fonte: http://www.dicio.com.br/toada/ acesso em 15/03/2012
Posteriormente, professor, apresente a eles a letra da música já apresentada na 1ª etapa “Boi Barroso” e trabalhe a leitura e escrita. Você poderá criar diversas atividades a partir dela.
EU MANDEI FAZER UM LAÇO DO COURO DO JACARÉ PRA LAÇAR O BOI BARROSO, NUM CAVALO PANGARÉ REFRÃO: MEU BOI BARROSO, MEU BOI PITANGA O TEU LUGAR, AI, É LÁ NA CANGA ADEUS MENINA, EU VOU ME EMBORA NÃO SOU DAQUI, AI, SOU LÁ DE FORA MEU BONITO BOI BARROSO, QUE EU JÁ DAVA POR PERDIDO DEIXANDO RASTRO NA AREIA LOGO FOI RECONHECIDO |
Logo após, solicite que interfiram na música, façam uma paródia dela.
Você poderá expor essas paródias em um “show de talentos”.
QUESTIONAMENTO 5: QUAIS SÃO OS PERSONAGENS DO TEATRO?
Para essa etapa a sugestão é estudar cada um dos personagens, para que fique claro aos alunos suas características.
Para incentivar a leitura, pegue o texto abaixo e recorte em tiras, faça cópias para que o número de tiras seja igual ao número de aluno, mesmo que repitam.
Sorteie as tiras e solicite que descubram qual é o personagem descrito no papel que receberam.
Logo após, que se unam de acordo com o personagem sorteado e criem uma campanha em defesa daquele personagem, com o título: por que meu amigo deveria escolher esse personagem?
Veja um exemplo de texto que poderá ser utilizado na construção das fichas:
PERSONAGENS E VESTIMENTAS: EXISTEM VÁRIOS PERSONAGENS E VARIAM BASTANTE ENTRE OS DIFERENTES GRUPOS, MAS AS PRINCIPAIS SÃO AS SEGUINTES:
BOI:É A PRINCIPAL FIGURA, CONSISTE NUMA ARMAÇÃO DE MADEIRA EM FORMA DE TOURO, COBERTA DE VELUDO BORDADO. PRENDE-SE À ARMAÇÃO UMA SAIA DE TECIDO COLORIDO. A PESSOA QUE FICA DENTRO E CONDUZ O BOI É CHAMADO MIOLO DO BOI;
Fonte: http://www.limacoelho.jor.br/falatigre/ler.php?id=394 acesso em 16/03/2012 Fragmento do sub-texto_ O BUMBA-MEU-BOI: ORIGEM HISTÓRICA E INSTRUMENTOS MUSICAIS |
Posteriormente, solicite que cada um escolha o que fará no teatro, que pode ser diferente da opção sorteada.
Depois, como acontece no Bumba-meu-boi, incentive que cada um crie sua própria fantasia.
No caso do boi, você poderá fazê-lo de garrafa pet, bambolê e chita colorida.
Veja um exemplo:
Imagem – aluno vestido com fantasia confeccionada com chita
Fonte da imagem: acervo da autora
QUESTIONAMENTO 6: COMO SURGIU O BUMBA-MEU-BOI?
O ideal seria que essa etapa iniciasse com uma busca em fontes de pesquisa científicas, como livros ou periódicos, ou seja, uma “Pesquisa Bibliográfica”. Entretanto, se sua escola não possui Biblioteca, os alunos poderão fazer uma busca na internet. Mas, cuide para que os sítios sejam confiáveis e solicite que registrem as fontes que consultaram e a data de acesso. Para isso eles poderão utilizar os seus laptops UCA, por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet), mas se não participam deste projeto, leve-os ao laboratório de Informática:
Logo após, crie um texto síntese, com os seguintes destaques:
QUANDO SURGIU A DANÇA?
É RESULTADO DA UNIÃO DE QUAIS CULTURAS?
POR QUE ESSE COSTUME FOI INTENSIFICADO?
O QUE O TEATRO QUER DEMONSTRAR?
|
Depois, você poderá aplicar a seguinte atividade:
MARQUE UM X NOS ITENS ABAIXO QUE FAZEM PARTE DO BUMBA-MEU BOI.
( ) MÚSICA ( ) DANÇA ( ) GALINHAS ( ) BOI ( ) TOADA ( ) CARNAVAL ( ) BRIGA ( ) TEATRO ( ) ALEGRIA
DEPOIS, COLOQUE AS PALAVRAS EM ORDEM ALFABÉTICA:
|
Para finalizar o dossiê do projeto, sintetizá-lo e concluí-lo, é importante que vocês construam um texto.
Esse texto pode unir todos os momentos, de forma sucinta.
Uma boa forma de fazer isso e ainda observar o que os alunos lembram, é pedir que relatem as aprendizagens.
Posteriormente, você poderá organizar essas ideias em forma de texto e anexar ao dossiê.
Por se tratar o bumba-meu-boi de uma dança dramatizada, ou seja, a questão teatral é intrínseca a ele, faremos uma representação da festa. Representação essa, que tentará ser o mais fiel possível. Se vocês residem na região Nordeste e vivenciam esta festa, com certeza será mais fácil esta tarefa.
Dessa forma, é preciso atentar-se para alguns pontos:
- Cenário: conforme os estudos mostraram, por iniciar junto com a festa junina, o cenário também é composto por bandeirinhas e fogueiras.
- Personagens: é preciso que estejam bem caracterizados.
- Música: providencie algumas toadas para serem tocadas.
Por fim, convide as famílias e apresente a peça.
Ao longo do trabalho, analise se ouve envolvimento, se compreenderam as estratégias de pesquisa e os conhecimentos que construíram.
Porém, principalmente em um projeto de pesquisa, é fundamental que os autores o avaliem, nesse caso, todos os alunos.
· COMO FOI SER PESQUISADOR? __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ · VOCÊ CONHECE MAIS SOBRE O TEMA AGORA? __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ · PESQUISAR AJUDOU OU ATRAPALHOU A CONHECER MAIS SOBRE O TEMA? __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ · VOCÊ PARTICIPOU ATIVAMENTE DO PROJETO? __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________
|
Dentre outros questionamentos que sirvam para o aluno refletir sobre o projeto de pesquisa e sua participação nele.
Vídeo: a história do bumba-meu-boi
Um projeto de pesquisa deve, primeiramente, servir para despertar o interesse dos alunos, para que se sintam motivados a buscarem seu próprio conhecimento. Assim, a avaliação deve verificar se o projeto atingiu seu objetivo principal, ou seja, ensinar muito mais do que o conteúdo, mas as estratégias e metodologias de pesquisa. Além disso, ao longo do processo, observe se realizaram a interpretação de informações, se conseguiram produzir textos a partir das atividades desenvolvidas, se compreenderam a importância cultural das festas típicas e de suas músicas e danças, se conseguiram resolver situações problemas e se participaram ativamente de todas as etapas do trabalho.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
08/06/2012
Cinco estrelasPARABÉNS!!!! GOSTEI BASTANTE....
09/04/2012
Cinco estrelasadorei esse projeto.é uma maravilha de criação.