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Descobrindo o Brasil – Festas Típicas do Centro-Oeste: manifestações culturais – UCA

 

12/04/2012

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar pesquisas;
  • Interpretar informações;
  • Compreender a função social da escrita;
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito em relação à fala e leitura de colegas;
  • Desenvolver as habilidades de leitura;
  • Conhecer sobre as manifestações culturais da região Centro-Oeste;
  • Criar blog.
Duração das atividades
Aproximadamente 3 ou 4 meses, dependendo das atividades que forem inseridas, sendo 1 aula semanal de 60 minutos de Língua Portuguesa , Artes ou Alfabetização, de acordo com a etapa do projeto.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate comonavegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam, oTux Paint,KWord, KolourPaintEstar inserido no processo de alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

 

Alunos UCA - grupos

Professor, a ideia de trabalhar com projetos de pesquisa no Ensino Fundamental, parte do princípio de que o conhecimento adquirido pelas crianças quando elas são sujeito do conhecimento, ou seja, quando se envolvem no processo de aprendizagem é bem maior do que quando são apenas meras expectadoras

Por isso, o projeto pretende que os alunos possam construir suas aprendizagens, de forma interdisciplinar e significativa a partir da metodologia de pesquisa.

Propomos algumas sugestões de atividades que poderão ser utilizadas e/ou adaptadas conforme sua realidade e contribuirão na construção de conhecimentos a seus alunos.

Sugerimos que as atividades realizadas ao longo do projeto sejam registradas e organizadas em uma pasta portfólio, para que possam ir avaliando e acompanhando o desenvolvimento do projeto e suas aprendizagens.

É preciso esclarecer que o projeto de pesquisa não está dividido em momentos e sim em etapas, o que possibilita que em cada etapa seja trabalhada em diversos momentos.

Sabendo da gigantesca área do território brasileiro, este projeto privilegiará a região Centro-Oeste, composta pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, conforme apresentado no mapa abaixo.

Mapa da região Centro-Oeste

Principais Cidades da Região Centro-Oeste:

- Estado do Matogrosso: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Sinop, Tangará da Serra, Barra do Garças, Alta Floresta.

- Estado do Matogrosso do Sul: Campo Grande (capital), Corumbá, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Aquidauana e Naviraí

- Estado de Goiás: Goiânia (capital), Luziânia, Cristalina, Valparaíso de Goiás, Trindade.

- Distrito Federal - regiões administrativas de: Brasília, Gama, Taguatinga, Brazilândia, Sobradinho, Planaltina, Paranoá, Ceilândia.

Imagem e informações disponíveis em: http://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_centro_oeste.htm acesso em 19/03/2012.

 

Assim, como o restante do Brasil, ela possui uma grande pluralidade cultural, com elementos diversificados. Dentre eles, estão aqueles relacionados às comemorações existentes nos estados, sendo que neste projeto o foco maior é a busca por conhecimentos relativos às manifestações culturais.

Professor, para que os alunos participem como sujeito da pesquisa os convide para uma roda de conversa e questione-os, a partir da foto de um dos maiores pesquisadores mundiais: Sigmund Freud.

Sigmund Freud

Imagem disponível em: http://otdx.blogspot.com.br/2010/07/sobre-freud.html acesso em 22/03/2012.

Estimule-os a falar a partir das seguintes interrogações:

  • Ele é um pesquisador. E você, também pode ser um pesquisador?
  • Alguém sabe o que é pesquisa?
  • Quem fez alguma pesquisa?

  • Alguém conhece ou sabe o nome de um pesquisador?
  • Para que realizar uma pesquisa?

  • Vamos criar a nossa própria pesquisa?

Professor, esse projeto tem como objetivo geral utilizar a metodologia de pesquisa, incentivando os alunos a construírem seus questionamentos, exporem suas hipóteses, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas. Para isso é necessário vivenciar algumas etapas, tais como:

·         Definir um tema;

·         Justificar a escolha do tema;

·         Elaborar a problematização;

·         Fazer levantamento das hipóteses, ou seja, o que os alunos conhecem ou pensam sobre o tema;

·         Definir as fontes de pesquisas;

·         Pesquisa;

·         Confrontar as hipóteses e os dados pesquisados,

·         Fazer registros sobre a participação dos alunos ao longo da pesquisa;

·         Socialização dos resultados/culminância do projeto.

Etapa: Definição do tema

Para que o projeto tenha sucesso e auxilie na construção de conhecimentos, é importante que os alunos se envolvam, se interessem, tenham curiosidade sobre o tema proposto. O tema poderá ser escolhido pelos alunos ou sugerido por você, porém, é importante envolvê-los nesta escolha. Você poderá utilizar diversas formas para despertar o interesse dos alunos. Para isso, poderá, por exemplo, levar livros sobre o tema, assistirem a um vídeo ou filme ou exibir uma apresentação artística da região Centro-Oeste para os alunos.

Organize sua turma em rodinha, e peça que cada aluno sua opinião sobre o que quer pesquisar. Anote todos os temas na lousa e depois faça a votação para saber qual tema será o ganhador. Outra possibilidade é fazer a votação por escrito, por meio de cédulas, isto poderá gerar uma série de atividades interdisciplinares, pois você vai dialogar com a Matemática, para fazer a tabulação dos votos, com a Língua Portuguesa, para fazer o relatório e com a ética e a cidadania, ao trabalhar o direito de escolha do cidadão, dentre outras. Nessa faixa etária, é importante uma consulta aos pais para que eles também possam contribuir com a escolha do tema.

Veja algumas sugestões de vídeos que podem motivar os alunos a escolherem seus temas. Se sua escola participa do projeto UCA, eles devem por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet), acessar os vídeos, mas se não participam, você poderá levar um projetor multimídia (datashow) para sala e assistirem todos juntos, outra opção é agendar o laboratório de informática:

Vídeo: manifestações culturais

cavalhada - video

Vídeo completo e disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7GDRtEEpjkk acesso em 22/03/2012.

vídeo: Aspectos Histórico-culturais da Região Centro-Oeste

 saci pererê

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=K4QenJvWo4k acesso em 22/03/2012

Vídeo: Pontos turísticos

pontos turisticos

Vídeo completo e disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hCrFGYqrBbM acesso em 22/03/2012.

Vamos supor que você escolha a votação como critério de escolha do tema e que o tema escolhido na votação seja: Festas Típicas do Centro-Oeste: manifestações culturais. Providencie uma urnapode ser feita com uma caixa de papelão que foi utilizada na escola (com essa atitude, você incentiva a reciclagem e o não desperdício de material), ofereça papel e lápis aos alunos e os organize em fila para que possam depositar na urna os seus votos.

Urna de papelão 2

Imagem disponível em: http://tylzolago.blogspot.com.br/2010/10/am-urnas-falham-e-eleitores-votam-em.html acesso em 23/03/2012.

 

Professor procure desencadear este tema: Festas Típicas do Centro-Oeste: manifestações culturais, na tentativa de conhecermos melhor esta rica região do Brasil, para isso, estimule ao máximo seus alunos. Para tanto, proponha uma atividade.

1) Solicite que seus alunos procurem no dicionário a definição dos termos manifestação e cultura. Se sua escola participa do projeto UCA, eles devem por meio da ferramenta Mozilla Firefox(metasys>favoritos>navegador de internet), acessar http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura para pesquisarem, se não participam, eles podem consultar no dicionário disponível na escola.

2) A partir dos conceitos relatados pelos alunos (Cultura) “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”, faça uma discussão e peça que eles relatem experiências de hábitos que adquiriram na micro sociedade chamada escola.

 

Etapa: Justificativa da escolha do tema

Professor espera-se que o aluno possa ter compreendido que todas as pessoas e sociedades possuem uma cultura. Logo a expressão “aquela pessoa não tem cultura” não é verdadeira

Para a Antropologia Cultural, manifestação cultural é toda forma de expressão humana, seja através de celebrações e rituais ou através de outros suportes como imagens fotográficas e fílmicas. Conceito disponível em: http://aulasdoaugusto.blogspot.com.br/2010/04/o-que-se-entende-por-manifestacoes.html#!/2010/04/o-que-se-entende-por-manifestacoes.html. Sendo assim, qual o motivo de seus alunos conhecerem as diversas formas de expressões humanas? Simplesmente por um único motivo: aprender a conviver e respeitar as diversas diferenças existentes entre os seres humanos.

A justificativa da pesquisa científica é o momento em que o pesquisador oferece motivos para que as outras pessoas vejam seu trabalho, ou seja, é quando a relevância do tema. Em nosso caso, os alunos devem nesse momento, dizerem por que escolheram esse tema e não outro qualquer. Nessa faixa etária, provavelmente eles não conseguirão revelar a contribuição que a pesquisa ofertará à sociedade ou mesmo à escola em que estudam, mas revelarão seu interesse pessoal em conhecer o tema – o que é de extrema relevância para você professor – e talvez porque é “legal” conhecer coisas novas.

Após a escolha do tema, é interessante uma nova roda de conversa para que eles sejam estimulados novamente com as seguintes questões:

- Quantas “culturas” existem pelo mundo?

- Quantas “culturas” existem pelo Brasil?

- Você conhece alguma cultura de outras cidades?

- Todas as culturas podem ser manifestadas abertamente?

- Existem sociedades que consideram sua cultura superior a das outras?

- A cultura da região Centro-Oeste é diferente da cultura de outras regiões do Brasil?

- Dentre outras questões.

Reforce a importância da cultura como elemento ampliador de nosso horizonte do conhecimento, para isso usarão a metodologia de projeto - Para metodologia de Projetos veja o sítio http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm  que tem como foco a iniciação científica discente.

Para contextualizar este debate, proponha a atividade a seguir. Eles poderão acessar o vídeo por meio de seu laptop Uca pelo seguinte caminho: Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) e/ou pelos computadores do laboratório de informática.

1) Levando em consideração que devemos aprender a conviver e respeitar as diversas diferenças existentes entre os seres humanos, assista ao vídeo abaixo e responda as questões que seguem.

crianças brigando

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=76wApxr2qx8&feature=related acesso em 23/03/2012.

a) O que está acontecendo com esses meninos?

________________________________________________________________________________________________________

b) Resolver problemas com agressões físicas (briga) na escola é uma “cultura” instaurada em nossa sociedade muitos anos. O que você acha disso? ___________________________________________________________________________________

c) Se você tivesse a oportunidade de conversar com esses garotos, que conselho daria a eles?

_______________________________________________________________________________________________________

 

Etapa: Problematização

conhecimento

 

 

Imagem disponível em: http://www.sofrases.com/se-o-conhecimento-pode-criar-problemas.aspx acesso em 23/03/2012.

Professor, quando você falar de problematização a seus alunos, pode ser que eles resgatem na memória as “continhas” ou os “probleminhas” da aula de Matemática. Você deve instruí-los que é de outros “probleminhas” que está falando.

Nesta etapa da pesquisa você deve levantar o que os alunos querem saber sobre  o tema. Essa etapa é chamada de “problematização” e pode ser feita de forma oral e por escritoessa escolha deve ser feita por você, pois, conhece o nível de desenvolvimento da escrita de seus alunosRegistre cada questão na lousa, para que todos as tenham em seus cadernos. Mesmo se este tema tenha sido "induzido" por você é importante envolver os alunos, atendendo a uma necessidade do grupo ou do currículo.

Para isso, organize-os em uma roda de conversa e os instigue a refletir sobre o tema. Diga que temos que pensar sobre o que queremos saber, ou seja, quais perguntas nós vamos procurar as respostas. Você poderá distribuir uma ficha para que escrevam, ou poderá solicitar a ajuda de uma pessoa (talvez seu estagiário) para ir registrando as questões que eles forem falando e depois digite e cole no caderno de relatório ou solicite que arquivem na pasta portfólio. Veja uma sugestão de registro:

quadro - problematização - manifestações culturais

Podemos observar um possível modelo de problematização, levantada por alunos de alfabetização inicial em tópicos.

quadro - problematização - manifestações culturais - perguntas

Etapa: Hipóteses

Chegamos à fase das hipóteses, mas o que é isso? É uma formulação provisória, com intenções de ser posteriormente demonstrada ou verificada, constituindo uma suposição admissível. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese  acesso em 23/03/2012. Hipótese é algo que “eu acho” que é, pois, ainda não tenho certeza. É como ouvir um barulho de longe e arriscar um palpite: “eu acho que foi uma bomba”, outra pessoa diz: “eu acho que foi um trovão” e outra ainda diz: “eu acho que foi uma batida de caminhão”, ou seja, cada um pode achar o que quiser, de acordo com sua percepção.

A vantagem da hipótese na pesquisa é que você sempre ganha a oportunidade de deixar sua pesquisa melhor ainda.

Aproveite este momento e teste a criatividade e conhecimento de seus alunos. Se sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem o sítio http://globotv.globo.com/globocom/tempo-real/v/penalti-elano-cobra-nas-mao-de-felipe-aos-42-do-1-tempo/1578429/  por meio da ferramenta Mozilla Firefox(metasys>favoritos>navegador de internet) de seus laptops, mas se não participam deste projeto, podem assistir ao vídeo no laboratório de informática da escola ou então leve o Datashow para a sala e projete.

Professor, antes de exibir o vídeo, apresente apenas o barulho da explosão e nada mais. Faça uma enquete oral e verifique se eles sabem o que causou esse barulho. Provavelmente muitos alunos se manifestarão na tentativa de acertar. Após algumas tentativas, exiba o vídeo e deixe-os concluir se acertaram ou não de que se tratava a causa do barulho.

explosão

Vídeo completo em: http://www.youtube.com/watch?v=l_CC6TiM4fc acesso em 23/03/2012.

Após a exibição do vídeo e de seus comentários, relate a eles que isso que fizeram foi revelar suas hipóteses, pois, emitiram opiniões acerca daquilo que não sabiam o que iria acontecer, deram apenas sua opinião, pois, não havia como comprovar o que disseram que iria ocorrer. Eles verão que criar hipóteses é fácil e que fazem isso o tempo todo.

Ao final da pesquisa, além de terem respondido a problematização, confirmarão ou não as hipóteses. Cada criança tentará elaborar uma hipótese para a questão de um ou mais colegas, inclusive a sua própria. Por meio desta atividade você terá além das hipóteses quais são os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema. Estas informações serão valiosas para que você possa direcionar o processo de pesquisa.

O registro das hipóteses poderá ser feito por escrito e ilustrado. Solicite que guardem na pasta portfólio, assim ao final, vocês terão organizado todo o processo de elaboração e execução do projeto de pesquisa.

  quadro - hipoteses - manifestações culturais

Etapa: Fontes de Pesquisa

Professor, esta etapa é de fundamental importância para a pesquisa. Seu sucesso ou não está intimamente ligada com as fontes de pesquisa. Existem lugares seguros e de credibilidade aos olhos da sociedade científica e ao mesmo tempo, fontes nada confiáveis. Portanto, você deverá orientar bem seus alunos para que “procurem” bem antes de divulgar qualquer resultado. Nesse sentido, é importante envolver os pais nessa atividade, pois, são eles que ajudarão seus alunos na coleta de material em casa para que os mesmos sejam trabalhados em sala. Observe o modelo abaixo:


Atividade de casa - manifestações culturais

Retome o trabalho de casa e solicite que os alunos socializem com os colegas quais fontes de pesquisa descobriram. Faça o registro na lousa, listando o que os alunos forem citando. Peça que registrem no caderno de projetos ou em folhas para anexar ao Portfólio, para isso poderá colocar um cabeçalho para identificar esta etapa. se quiser avançar na sistematização da atividade questione os alunos sobre cada fonte de pesquisa, como por exemplo, onde encontrá-las. Veja uma sugestão no quadro abaixo:

Projeto: Descobrindo o Brasil - Festas Típicas do Centro-Oeste: manifestações culturais

fontes de pesquisa

Etapa: Entrando de fato na pesquisa

Nessa etapa vamos dar continuidade à pesquisa por meio de algumas estratégias. É o momento oportuno para que haja uma interdisciplinaridade, ou seja, uma intersecção entre as disciplinas, um momento adequado onde as diferentes áreas do conhecimento se interagem para que o aluno tenha o melhor aprendizado possível sobre as manifestações culturais da região Centro-Oeste.

A Língua Portuguesa contribui com os registros -relatórios - das manifestações culturais da região, a Geografia com a localização dos estados pertencentes a região, a Pluralidade Cultural nos auxilia com os diversos e surpreendentes costumes locais.

O que é pesquisa? Entende-se por pesquisa, o processo sistemático de construção do conhecimento como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo qua a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. a pesquisa como atividade regular também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejadas pela busca de um conhecimento. Ao profissional da pesquisa (especialmente no campo acadêmico), dá-se o nome de pesquisador. Conceito disponível em: http://wikipedia.org/wikiPesquisa.   Existem vários tipos de pesquisa, como a bibliográfica, a descritiva, laboratorial, a empírica, a de campo, a acadêmica e outras, sendo qua a pesquisa pode ser feita por um único pesquisador e/ou de forma coletiva. Por se tratar de alunos do ensino fundamental, recomenda-se que a pesquisa seja feita coletivamente.

 

Pesquisadores

Imagem disponível em: http://oncobiologia.bioqmed.ufrj.br/programa_grupos_detalhes.asp?id=31 acesso em 23/03/2012

Atividade 1 - bibliográfica

Professor, a pesquisa bibliográfica dabrange a leitura, análise e interpretação de livros, periódicos, documentos mimiografados, digitados ou xerocopiados, mapas, fotos, manuscritos e outros. Todo material recolhido deve ser submetido a uma triagem, a partir da qual é possível estabelecer um plano de leitura. Trata-se de uma leitura atenta e sistemática que se faz acompanhar de anotações e fichamentos que, eventualmente, poderão servir à fundamentação teórica do estudo.

Em um determinado momento, todos os alunos se dedicarão a fazerem uma leitura apurada e atenta das fontes. Todos devem ler tudo o que foi separado para que se realize a pesquisa. Professor, este momento pode levar um tempo considerável, contudo, importantíssimo, pois, somente a partir dele é que o pesquisador sentirá segurança para prosseguir a investigação.

A população da região Centgro-Oeste do Brasil foi tomada pelos índios que ali habitavam antes da colonização, pelos brancos vindos de diversas regiões e pelos negros fugidos ou alforiados que partiam em busca de terras. Casa etnia crregou consigo uma bagagem de suas raízes e foi da mescla dessas que surgiram as manifestações culturais, artísticas e religiosas. O folclore local é marcada pela pluralidade de danças, cantos, lendas e crenças. Disponível em: http://emdiv.org/pt/brasil/oberas/634-folclore-e-folguedos-do-centro-oeste-brasileiro.html acesso em 23/03/2012.

Vamos iniciar a nossa pesquisa. Para tanto sugerimos privilegiar a problematização levantada por seus alunos, pois, é para isso que existe esta pesquisa. Enquanto levantavam seus "problemas", foi verificado que deram muita importância ao conceito de cultura e o desejo de aprender sobre folclores e lendas.

O que é cultura?

Conforme os próprios alunos pesquisaram e relataram, cultura pode ser entendida por "aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade". Descrito dessa maneira, talvez seja difícil entender sua extensão, pois, na prática, quase tudo pode ser entendido como cultura.

Por exemplo, a arte é uma forma de cultura. Pode ser arte mimética, abstrata, música, dança, desenho, escultura, poesia ou outra. E esse é um momento propício para que os artistas deem verdadeiramente as mãos para trabalharem em prol da educação brasileira.

cultura de mãos dadas

Imagem disponível em: http://www.fpcompe.com.br/index.php/2011/09/08/cultura-e-tema-de-encontro-com-entidades-culturais-e-artistas-na-fpcompe/ acesso em 23/03/2012.

1) Como auxílio de seu professor, faça também sua arte. Você pode reproduzir algo visto no vídeo ou pode utilizar sua criatividade e criar algo novo. Utilize Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) de seu laptop UCA ou dos computadores da escola.


cultura - arte mimética

Vídeo completo em: http://www.youtube.com/watch?v=WFjeGAyFtKI acesso em 23/03/2012.

 

2) Professor, após essa atividade, crie um blog para que possa postar os trabalhos de seus alunos “artistas”. Ele tem um importante papel na divulgação e valorização do trabalho realizado. Para a criação do blog, consulte o seguinte sítio e obtenha todas as informações necessárias para tal atividade: http://www.criarumblog.com/Acesso em 23/03/2012.

Folclore e lendas

Professor, outro aspecto levantado pelos seus alunos na problematização foi a presença do folclore e das lendas desta região. A propósito, o tema ocupa importante lugar dentro das manifestações culturais e a região Centro-Oeste é rica nas lendas folclóricas e mitos. Encontramos a "mãe-de-ouro", "caipora e curupira", "onça-maneta", "onça da mão torta", "bicho-papão", "lobisomen", "saci-pererê" e várias outras.

Professor, é sabido que as lendas fazem parte do imaginário infantil que as levam em sua memória por toda a vida. Assim, é importante trabalhá-las bem, informando que são de caráter fantástico e/ou fictício e que combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação humana. Adaptado de: http://wikipedia.org/wiki/lenda. Acesso em 23/03/2012.

Para ilustrar e exemplificar, trataremos a seguir a do "Saci-pererê". solicite que seus alunos acessem o link a seguir para acompanharem o texto. Solicite que cada aluno leia um parágrafo do texto em voz alta. Disponível em: http://nossofolclore30.zip.net/. Acesso em 23/03/2012.http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-centrooeste.htm

A partir desta lenda pode-se trabalhar ética (valores, bondade x maldade, certo x errado); na disciplina de Geografia, pode-se trabalhar ambiente rural x ambiente urbano; o Rio São Francisco (extensão, profundidade, regiões que o rio "corta", fronteiras e outros aspectos); literatura infantil (personagens, autor (Monteiro Lobato) e outros aspectos); sentimentos: coragem, valentia x medo (de rosários e imagem de santos) e sincretismo religioso (capeta).

 

1) Divida a sala em quatro grupos de alunos e apresente a eles a quarta parte das questões levantadas na problematização. Eles terão a tarefa de tentarem descobrir a resposta dessas questões. As respostas serão alocadas na pasta portifólio.

a) O que é cultura?

b) Por que existem tantas culturas assim?

c) Existem folclores e lendas nesta região?

d) Por que algumas pessoas falam mal da cultura da outra?

Professor é importante que o esteja atento quanto à organização da sala e principalmente disposto a auxiliar os alunos sempre que solicitado, nunca apresentando respostas, mas sim, indicando os caminhos a serem percorridos.

2) Faça uma leitura coletiva da lenda do Saci-Pererê, com os alunos e depois proponha um ditado das seguintes palavras: Saci, perneta, chapéu, cachimbo, maldade, folclore, manifestações. As palavras também serão alocadas na pasta portifólio.

Atividade 2 - Entrevista

Professor, no processo da pesquisa científica, a entrevista ocupa um lugar importante. Podemos encontrar as entrevistas projetivas, entrevistas com grupos focais, história de vida, entrevista estruturada, aberta e semiestruturada, dentre outras. Como nosso público é de pequena faixa etária, recomenda-se entrevista individual e oral. É um momento em que os alunos podem esclarecer as dúvidas que surgiram no decorrer da pesquisa.

a entrevista deve ser bem preparada e organizada. O aluno deve se preocupar em proporcionar um momento favorável, confortável e agradável para o entrevistado. O horário destinado exclusivamente para isso para que não ocorra correria na hora de perguntar e/ou responder as questões. Sugere-se um "bate papo" informal antes de iniciar a entrevista oficial.

Etapa: Confronto das hipóteses com os dados pesquisados

Professor, ao concluírem a etapa de pesquisa, proponha aos alunos que retomem as suas hipóteses e verifiquem o que pensavam antes e o que descobriram. Você poderá propor que elaborem um quadro em que resgatem a pergunta (problematização), a hipótese (o que pensavam sobre a questão) e o que descobriram e verifiquem se a sua hipótese era verdadeira ou não.

 

problematização, hipótese e descoberta

Etapa: Registros e avaliação

Professor, além dos alunos registrarem as atividades desenvolvidas ao longo do trabalho, os seus registros também devem ser realizados durante todo o processo. Isso para que você possa apoiar seu aluno no que for necessário e para que tenha subsídio para avaliar os alunos ao término do trabalho de pesquisa. Se tiver um estagiário, solicite a colaboração dele nestes registros, pois é uma importante contribuição.

Etapa: Conclusão e Socialização

Mostra de arte cultural da região Centro-Oeste

Professor, para concluirmos um projeto é necessário revermos a problematização, analisarmos se todas as dúvidas foram respondidas e posteriormente nos atentarmos para saber se as hipóteses são pertinentes ou não. Caso alguma lacuna apareça é preciso escolher outra estratégia, fonte de pesquisa para solucionarmos nosso problema.

Professor, concluído nossa pesquisa temos que nos lembrar o quanto é importante também a socialização dos resultados. Uma sugestão para socializar o projeto proposto Descobrindo o Brasil - Festas Típicas do  Centro-Oeste: manifestações culturais é a preparação de uma mostra de arte. Nesta mostra, os alunos deverão apresentar todos os tipos de manifestações culturais que aprenderam: a arte (mimética ou abstrata), música, dança, desenho, escultura, poesia ou outra.
 

Os alunos poderão construir convites para a Mostra de Arte com a sua mediação em forma de texto coletivo por meio da ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos) e poderá  ilustrá-lo utilizando   Tux Paint [Metasys>Aplicativos>EduSyst>Arte e Música>Pintura digital],  de seus laptops, mas se a sua escola não  participa deste projeto, os alunos poderão elaborar o texto no caderno ou em folhas e ilustrá-los a mão, para depois anexar à pasta portfólio.

Organize os alunos em equipes de trabalho para que apresentem o resultado da pesquisa, expliquem as etapas e o que aprenderam ao longo do projeto, pois, o objetivo da Mostraalém de ser muito prazerosaé socializar o que aprenderam e divulgar o conhecimento adquirido, assim compreenderão a importância do trabalho de iniciação científica.

Utilize as fotos e filmagens produzidas ao longo do projeto. Para organizá-las faça uma exposição delas, onde relata o trabalho passo a passo. Esta exposição inclusive permitirá que o pesquisador resgate os principais momentos da pesquisa, o que fará com que sua explicação aos visitantes da feira seja mais vivaz.

Durante a pesquisa, trabalhe e se esforce para que a pasta portfólio esteja pronta e organizada, isso enriquecerá sua apresentação, pois, certamente os visitantes de seu trabalho se recorrerão à ela para conhecerem melhor o seu trabalho. Para que o grupo tenha uma noção de quantos foram os visitantes da feira, providencie um caderno de registro para ser colocado em um local visível e de fácil acesso e solicite que os visitantes anotem nele sua opinião sobre o trabalho apresentado.

Utilizem novamente a câmera do laptop WxCam (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) para registrar a festa, por meio de fotos e filmagem ou utilize uma máquina fotográfica digital para que  selecione algumas fotos para anexar à pasta portfólio.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Manifestações culturais da região Centro-Oeste:

- http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-centrooeste.htm;

- http://www.brasilescola.com/brasil/regiao-centro-oeste.htm;

 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Notícias

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=1916

Avaliação

Professor, tendo em vista que esta proposta trabalha com diferentes áreas do conhecimento é fundamental que você verifique se os objetivos elencados foram atingidos. O projeto além de socializar o conhecimento historicamente acumulado (currículo prescrito) das diversas disciplinas, tem como principal objetivo oportunizar aos professores e alunos a construção de uma pesquisa, ou seja, possibilita não apenas o acesso ao conhecimento, mas a aquisição das estratégias e metodologia de pesquisa, assim os alunos serão mais autônomos e criativos. Portanto, verifique se eles se envolveram e compreenderam as diferentes etapas percorridas ao longo do projeto além de desenvolver habilidades de leitura e escrita, identificar as manifestações culturais da região Centro-Oeste e a sua importância.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • suely almeida, Nilton Lins , Amazonas - disse:
    suely_gregory@hotmail.com

    18/03/2014

    Cinco estrelas

    maravilhoso trabalho professor


  • maria josé, eSCOLA MUNICIPAL ALEXANDRE PEREIRA LIMA , Goiás - disse:
    airam_ferreira@hotmail.com

    17/08/2013

    Cinco estrelas

    Adorei, pois é um tema muito importante onde o aluno desenvolve sua criatividade ,conhecimento convivência... amei.


  • camila, Colégio , São Paulo - disse:
    camis.camialves@yahoo.com.br

    21/05/2012

    Cinco estrelas

    Adorei as opções de interação com a classe!


  • Maria Cristina Fêo, Secretaria de Educação , Mato Grosso - disse:
    maria.feo@seduc.mt.gov.br

    17/04/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns! Aula mostra a capacidade de trabalhar de maneira interdisciplinar e sistemática - o que é necessário para ensinarmos os alunos a serem pesquisadores e críticos com as fontes de pesquisa e finalmente serem capazes de escrever, produzir textos de diferentes formas.


  • Simone Maria Barbosa, NEI CANTINHO DO SABER , São Paulo - disse:
    simone.maria.barbosa@hotmail.com

    14/04/2012

    Cinco estrelas

    muito bom!!!!! ótimo material.


Sem classificação.
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