Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O que diz o horóscopo de hoje?

 

11/05/2012

Autor e Coautor(es)
Karen Alves de Andrade
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. Dr. Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a origem dos horóscopos.
  • Localizar endereços eletrônicos de horóscopos e compará-los com horóscopos de jornais e revistas.
  • Identificar as estratégias discursivas na escrita de horóscopos.
  • Identificar elementos modalizadores e relativizadores na produção dos textos de horóscopos.
  • Reconhecer o uso social dos horóscopos.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Tempos verbais
  • Modos verbais
  • Desinências verbais
Estratégias e recursos da aula

Você irá precisar de:

·         Computador/ internet (sala de informática)

·         Data show, ou vídeo e TV

·         Caixas de som

 

Aula 1:

 

Para iniciar esta sequência didática, solicite aos alunos que recortem de jornais e revistas alguns horóscopos e os levem para a sala de aula. O nome do jornal, revista ou página da internet de onde o horóscopo foi retirado deve ser suprimido do texto.

Inicie a aula perguntando aos alunos:

 

  1. O que é um horóscopo?
  2. Qual a sua finalidade?
  3. Onde podemos encontrá-lo?

 

Em seguida, divida os alunos em grupos de 5 componentes, peça que troquem os horóscopos que trouxeram com outro grupo e tentem adivinhar de onde foi retirado cada um dos horóscopos.

Cada grupo deverá apresentar para a sala suas hipóteses, que poderão ser confirmadas ou não pelos donos dos horóscopos, e dizer que elementos os levaram a essas conclusões.

Professor, alguns tipos de horóscopos são facilmente relacionados aos seus suportes. Ainda que os alunos não saibam exatamente qual revista ou jornal publicou o texto, é possível saber qual era o público-alvo do horóscopo. Veja no exemplo:

 

Horóscopo 1:

http://capricho.abril.com.br/imagem/horoscopo/aries.jpg

Áries (21/03 a 19/04)

 

Previsão do dia

24/03/2012

Quando a razão e as emoções estão em harmonia, tudo funciona! Hoje você vai se sentir muito mais equilibrada, aproveite o bom momento. No amor, o que já estava dando certo vai ficar melhor. Nas amizades, pra que brigar se você pode conversar, né?

(http://capricho.abril.com.br/horoscopo/)

 

Horóscopo 2:

 

Áries 
21/3 a 20/4

 
A semana começará com sonhos e revelações: sua sensibilidade ficará amplificada entre segunda e quarta. Prepare-se para começar um novo ciclo de vida. Lua Nova em seu signo, na quinta, trará decisões importantes que poderão mudar o rumo da carreira e da vida pessoal. Júpiter e Vênus, na sua área do dinheiro, prometem oportunidades imperdíveis para ampliar seus recursos e garantir maior poder de consumo. O fim de semana será positivo nos negócios e gostoso para fazer compras. 

(http://revistamarieclaire.globo.com/Revista/Common/0,,EMI299181-17599,00-HOROSCOPO+SEMANAL+DE+A+DE+MARCO.html)

* Professor, lembre-se de retirar os links dos horóscopos de suas atividades, pois os alunos poderão facilmente associar o horóscopo ao seu suporte.

 

  1. Qual dos textos é direcionado para o público adolescente?
  2. Pelas terminações/ desinências de gênero de algumas palavras, você identifica que o público-alvo é prioritariamente masculino ou feminino?
  3. Qual deles é direcionado para mulheres adultas?
  4. O que o fez chegar a essas conclusões?

 

Professor, como podemos perceber, os horóscopos possuem um público-alvo bem delimitado. Isso é uma estratégia para garantir que suas previsões estejam de acordo com as necessidades dos leitores das revistas ou do jornal.

Pergunte aos alunos se algum dos horóscopos trazidos de casa tinha um público-alvo masculino. Se não, pergunte:

 

  1. Por que vocês acham que o horóscopo é mais direcionado para o público feminino?
  2. Escolha um dos seus horóscopos e transforme-o, de forma a dirigir-se a um leitor masculino. Como ficaria?

 

Ressalte a importância de incluir objetivos naturais aos homens nesse horóscopo, como se dar bem em uma partida de futebol, conquistar uma promoção ou ter tempo com a família...

 

Aula 2:

 

Para saber mais sobre a origem dos horóscopos, distribua para os alunos o seguinte texto ou peça que eles o acessem e leiam no site http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-surgiu-o-horoscopo.

 

Como surgiu o horóscopo?

Os primeiros registros sobre o horóscopo apareceram a partir do século VII a.C., quando várias civilizações antigas se dedicavam à observação do céu. Suas populações acreditavam que os astros podiam influenciar a vida humana - especialmente o destino dos recém-nascidos. Entretanto, a versão do horóscopo que conhecemos hoje - uma mistura de influências da astrologia milenar dos babilônios, do conhecimento matemático dos egípcios e da filosofia grega - surgiu provavelmente por volta do século V a.C., com a criação do zodíaco. Em sua origem grega, essa palavra significa "círculo de animais" e indicava o grande cinturão celeste que marcava a trajetória do Sol naquela época. Dentro dessa trajetória, cada constelação por onde o astro passava simbolizava um signo. O número de constelações e as figuras que as indicavam variavam para cada civilização.

Os 12 conjuntos de estrelas que representam os signos de hoje foram padronizados ainda na Antiguidade, a partir da influência de imagens da mitologia de babilônios, egípcios, gregos e romanos. Ao definir uma referência fixa para a observação dos astros, o zodíaco impulsionou o surgimento dos horóscopos individuais com mapa astral, uma análise do céu na hora do nascimento que, supostamente, traz revelações sobre a pessoa e seu destino. Ainda no início da Era Cristã, as civilizações antigas definiram o perfil de cada signo, levando em conta, por exemplo, as peculiaridades das estações do ano. "Outras influências, como a simples observação do temperamento de pessoas nascidas em um mesmo período, também modificaram as características que cada signo apresenta atualmente", diz a astróloga Bárbara Abramo.

Com a mudança da trajetória solar ao longo dos séculos, a correspondência direta entre astrologia e astronomia não é mais tão precisa. O Sol hoje passa por constelações que não fazem parte do zodíaco e ilumina outras em períodos diferentes dos observados na Antiguidade. Mas, pelo menos em alguns aspectos, o horóscopo se adaptou com as mudanças ao longo dos tempos. "É o caso de algumas inovações relativamente recentes na escala histórica, como a descoberta dos planetas Urano, Netuno e Plutão, que trouxeram novos elementos à interpretação astrológica do céu", afirma o historiador David Pingree, da Universidade de Brown, nos Estados Unidos.

Mitologia eclética

Signos são mistura de lendas babilônicas, egípcias, gregas e romanas

ÁRIES

Na mitologia grega, Frixo, filho do rei Atamas, ia ser assassinado pela madrasta quando foi salvo por um carneiro com lã de ouro, enviado por sua mãe. O carneiro foi sacrificado e sua lã enterrada no pomar de Ares, deus da guerra, que deu nome ao signo.

TOURO

Há 4 mil anos, era o primeiro signo do zodíaco. Coincidia com a primavera e marcava o início do ano. A imagem do touro vem de um mito grego em que Zeus, o chefe dos deuses, teria assumido a forma do animal para atrair uma princesa.

GÊMEOS

Os irmãos Castor e Pólux, filhos de Zeus, apaixonaram-se por duas garotas comprometidas e desafiaram os rivais. Castor morreu no combate e Pólux pediu a Zeus que o matasse também. Em memória da amizade dos filhos, o pai colocou a imagem dos gêmeos no céu.

CÂNCER

Em latim, câncer quer dizer caranguejo, animal que aparece em um dos 12 trabalhos de Hércules. Enviado por Hera, a esposa oficial de Zeus, o caranguejo foi morto pelo herói, mas a coragem do bicho lhe valeu uma imagem celeste por toda a eternidade.

LEÃO

Mais uma criatura morta por Hércules. O herói não só estrangulou a besta com as próprias mãos como fez um manto com sua pele. Em homenagem ao grande feito, Zeus desenhou com estrelas a forma do animal no céu.

VIRGEM

Para os romanos, a constelação representava Virgo, a deusa da justiça. Doente por causa da mania de guerra dos homens, Virgo teria sido o último ser celestial a subir para a morada dos deuses. Minerva, deusa da sabedoria, teria colocado uma imagem no céu em sua homenagem.

LIBRA

Identificada pelos romanos, simboliza a balança usada por Virgo para pesar a alma dos homens em seu caminho para o mundo subterrâneo ou para o céu, determinando prazer ou dor eterna.

ESCORPIÃO

Essa constelação aparece no episódio da morte do gigante Órion. Apoi, deus grego das profecias, ficou enciumado pela amizade de sua irmã Ártemis com o gigante e enviou um escorpião para mordê-lo. Zeus pôs o animal e a estrela Órion no céu como lembrança da história.

SAGITÁRIO

Pela mitologia grega, Chiron era o mais sábio dos centauros, uma criatura meio homem, meio cavalo. Foi morto ao ser atingido acidentalmente por uma flecha de Hércules e foi homenageado por Zeus com uma constelação

CAPRICÓRNIO

Nas lendas gregas, a cabra que simboliza o signo tem rabo de peixe. É uma representação de Pan, deus da natureza que, para fugir do titã Tifon, jogou-se na água. Pan morreu porque, enquanto se transformava em peixe, estava com metade do corpo para fora da água.

AQUÁRIO

É um dos signos aquáticos dos babilônicos, ao lado de Capricórnio e Peixes. No Oriente Médio, o mês de aquário seria correspondente ao período das chuvas, o que deu origem ao símbolo do signo: um homem virando um jarro de água.

PEIXES

Pela lenda grega, Afrodite, deusa do amor, e seu filho Eros teriam se transformado em peixes para escapar do titã Tifon, que não suportava a água. Atena, deusa grega da sabedoria, criou a constelação para lembrar a fuga.

Sobre o texto, peça que os grupos respondam as perguntas:

 

  1. De que maneira foram criados os perfis dos signos?
  2. O que é o zodíaco?
  3. De onde surgiram os signos do horóscopo?
  4. Por que o autor do texto afirma que hoje as previsões não são mais tão precisas?

Professor, discuta o texto com os alunos e verifique suas respostas.

 

Aula 2

 

Mesmo para quem não acredita em horóscopo, é possível associar um signo à sua data de aniversário. Peça que os alunos anotem a data de seus aniversários e, com base nas informações a seguir, descubram qual é o signo que corresponde ao seu nascimento. Os dados foram retirados do site http://fotosenoticias.com/qual-meu-signo/.

 

Pessoas que nascem entre março e abril são de Áries entre os dias 20/03 a 20/04

Se você nasceu entre 21/04 a 20/05 e signo é Touro

Para aqueles que vieram ao mundo entre 21/05 a 20/06, Gêmeos

As pessoas nascidas entre 21/06 a 21/07 são de Câncer

Os paridos entre 22/07 a 22/08 são do signo Leão

Já aqueles que vieram ao mundo habitar entre nós nos dias 23/08 a 22/09 são do signo de Virgem

Os do signo de Libra são os nascidos entre 23/09 a 22/10

Já os nascidos entre 23/10 a 21/11 pertencem ao signo de Escorpião

Sagitário, conhecidos como filhos do carnaval são os nascidos entre 22/11 a 21/12

Capricórnio é o signo dos nascidos entre 22/12 a 21/01

Aquário para os de 22/01 a 18/02

e por último, mas não menos importante, Peixes para os nascidos entre 19/02 a 19/03

 

Agora que os alunos já sabem seus signos, peça que retornem ao texto da aula anterior e pesquisem o mito grego que deu origem a ele. Por exemplo, se nasci em 29 de dezembro, o signo que corresponde ao meu aniversário é Capricórnio. Para pesquisar o mito que deu origem a esse signo, é possível acessar os sites:

 

 

Veja um exemplo, as seguir, retirado do Blog Real Mitologia:

MITOS

Tifon é o deus da seca, mas não se pode nem um pouco compará-lo com um deus, ele é uma criatura extremamente cruel e poderosa, tão poderosa que todos os deuses fugiram ao vê-lo.

 

Tifon é filho de Gaia e Tártaro, mas ele não nasceu de GaiaGaia ao perceber que estava grávida aproveitou e transformou seu ainda não nascido filho em uma semente e deu a HeraHera sem suspeitar de nada plantou a semente no jardim do Olimpo, quando Tifon surgiu todos os deuses fugiram apavorados para o Egito e se transformaram em animais, todos fugiram menos Atena que não teve covardia e se manteve em sua própria forma. Zeus, irritado com a própria covardia, volta a sua forma normal, pega a foice que Cronos usou para castrar Urano e ataca o terrível Tifon, mas de nada adianta, pois Tifon facilmente desarma Zeus e ainda utiliza a foice para arrancar os nervos principais de Zeus,  deixando-o inconsciente. Ele arrasta Zeus para uma caverna e o prende, pede para que a monstra Delfina vigie Zeus enquanto ele sai a procura dos outros deuses.

 

Hermes, junto com , conseguiu libertar Zeus, assustando Delfina (pois  é deus do medo também). Hermes acha as veias e as costura. Zeus imediatamente vai para o Olimpo e luta contra Tifon. A batalha é tão grande que a terra, o céu e o mar começam a tremer, mas Zeus vence e prende Tifon no monte Edna, onde Hefesto coloca suas mais pesadas bigornas por cima de suas cabeças, impedindo que ele se liberte.
Hesíodo descreveu Tifon em um texto : Tifon era tão alto que a sua cabeça batia nas estrelas, os braços enormes bloqueavam os raios do sol, e carvões em brasa saíam da sua boca. Havia um dragão de cem cabeças com línguas escuras em seus ombros, e dos seus olhos labaredas dardejavam. Sons estranhos provinham dessas cabeças. Algumas vezes os deuses podiam entendê-los facilmente, mas em outras pareciam os berros de touros enfurecidos. Às vezes, rosnavam como leões, no momento seguinte, como cachorrinhos.

 

 (Lupércio ou Lupercus em Roma ) era o deus  dos bosques, dos campos, dos rebanhos e dos pastores na mitologia grega. Residia em grutas e vagava pelos vales e pelas montanhas, caçando ou dançando com as ninfas. Era representado com orelhas, chifres e pernas de bode. Ele era um amante da música e, por isso, trazia sempre consigo uma flauta. Era temido por todos aqueles que necessitavam atravessar as florestas à noite, pois as trevas e a solidão da travessia os predispunham a pavores súbitos, desprovidos de qualquer causa aparente e que eram atribuídos a Pã; daí o nome pânico.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/0c/Pan_satyre_della_Valle.jpg/287px-Pan_satyre_della_Valle.jpg

 

Os latinos chamavam-no também de Fauno  e Silvano .

Tornou-se símbolo do mundo por ser associado à natureza e simbolizar o universo. Em Roma, chamado de Lupércio, era o deus dos pastores e de seu festival, celebrado no aniversário da fundação de seu templo, denominado de Lupercália, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Pã foi associado com a caverna onde Romulo e Remo foram amamentados por uma loba. Os sacerdotes que o cultuavam vestiam-se de pele de bode.

Nos últimos dias de Roma, os lobos ferozes vagavam próximos às casas. Os romanos então convidavam Lupercus para manter os lobos afastados.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/5c/Nicolas_Poussin_071.jpg/200px-Nicolas_Poussin_071.jpg

 

Pã apaixonou-se por Syrinx, que rejeitou com desdém o seu amor, recusando-se a aceitá-lo como seu amante pelo fato de ele não ser nem homem, nem bode.

Pã, então, perseguiu-a, mas Syrinx, ao chegar à margem do rio Ladon e vendo que já não tinha possibilidade de fuga, pediu às ninfas dos rios, as náiades, que mudassem a sua forma. Estas, ouvindo as suas preces, atendem o seu pedido a transformando em bambu. Quando Pã a alcançou e a quis agarrar, não havia nada, exceto o bambu e o som que o ar produzia ao atravessá-lo.

Quando, ao ouvir este som, Pã ficou encantado, e resolveu então juntar bambus de diferentes tamanhos, inventando um instrumento musical ao qual chamou syrinx, em honra à ninfa. Este instrumento musical é conhecido mais pelo nome de Flauta de Pã, em honra ao próprio deus.

Pã teria sido um dos filhos de Zeus com sua ama de leite, a cabra Amaltéia. Seu grande amor, no entanto, foi Slenee , a Lua. Em uma versão egípcia, Pã estava com outros deuses nas margens do Rio Nilo e surgiu Tífon, inimigo dos deuses. O medo transformou cada um dos deuses em animais e Pã, assustado, mergulhou num rio e disfarçou assim metade de seu corpo, sobrando apenas a cabeça e a parte superior do corpo, que se assemelhava a uma cabra; a parte submersa adotou uma aparência aquática. Zeus considerou este estratagema de Pã muito esperto e, como homenagem, transformou-o em uma constelação, a que seria Capricórnio.

 

 

 

Depois que os alunos pesquisarem os mitos que deram origem aos signos, peça que se reúnam em equipes, de acordo com o mito estudado. Cada grupo formado deverá, em folha sulfite, redigir o mito pesquisado. Os mitos deverão, também, ser ilustrados. Depois de prontos os 12 mitos, o professor deverá fazer um varal de barbantes na sala e colocar, em ordem, cada um dos cartazes.

 

 

 

 

Aula 3:

 

Nesta aula, permita que os alunos naveguem em diversos sites que contenham horóscopos. Algumas sugestões são:

 

 

Escolha alguns exemplos e reproduza, com auxílio de um projetor, para os alunos. Veja a seguir alguns exemplos:

 

Horóscopo da gestante

Leão

http://bebe1.abrilm.com.br/images/leao-horoscopo-da-gestante.jpg?1319645637

 

Leão

Você, que já costuma atrair as atenções, tende a dominar completamente a cena durante a gestação e ser paparicada por todo mundo. A leonina se envaidece e se orgulha da gravidez, o que a torna mais luminosa ainda. A grávida de Leão precisa reconhecer que tem limites e não dá para realizar tudo sozinha, no trabalho, em casa e na preparação do enxoval. Você é empolgada e decidida, mas não deve abusar das horas extras, fazer faxina como antes da gestação e nem sair às compras com o espírito de maratonista. Use sua capacidade de organizar e administrar para preparar o enxoval do bebê sem atropelos e para deixar seus projetos profissionais em dia. Procure reservar um pouco de energia para o período da licença-maternidade.

(Disponível em: http://bebe.abril.com.br/materia/signo-leao. Acesso: 02/04/2012)

 

 

 

 

Libra

http://capricho.abril.com.br/imagem/horoscopo/libra.jpg

Charmosa, elegante e cheia de estilo, você busca harmonia e equilíbrio em tudo o que faz. Supersimpática e preocupada com as pessoas, não suporta a ideia de ser injusta ou de magoar alguém. Por isso, leva a fama de indecisa, já que pensa muito antes de tomar uma decisão. Prefere analisar cuidadosamente todos os lados da questão e não correr o risco de cometer uma injustiça. Você faz de tudo para agradar, mas também gosta de receber um elogio ou ser reconhecida de vez em quando. Dona de um impecável bom gosto, está sempre bem vestida. Detesta ficar sozinha e adora festas e eventos. Também curte fazer compras, bater papo e fofocar com as amigas. Deve tomar cuidado para não se preocupar demais com a opinião dos outros.

(Disponível em: http://capricho.abril.com.br/horoscopo/. Acesso em: 02/04/2012)

Professor, discuta com os alunos os seguintes tópicos:

 

  1. Que conteúdos são geralmente abordados pelos horóscopos?
  2. Que tempos e modos verbais predominam nos textos?
  3. Por que você acha que isso acontece?
  4. Agora, observe as palavras destacadas. O que elas têm em comum?

 

Costuma – tende –de vez em quando

 

  1. Localize outras palavras como essas nos horóscopos pesquisados.
  2. Por que você acha que elas aparecem com frequência?
  3. Você acredita em horóscopos? Por quê?

 

Professor, destaque com seus alunos o uso do presente para fazer descrições e o uso do imperativo, para dar sugestões e dicas. Atente, também para o uso de palavras sem grande fator de precisão, muito usadas nos horóscopos para que suas previsões sejam adequadas ao maior número de pessoas possível.

 

Aula 4

 

Finalmente, proponha para os alunos a produção de um horóscopo divertido. Cada aluno deverá escolher um dos signos estudados e fazer uma previsão de acontecimentos para cada um dos meses de ano (os alunos podem, também, ser divididos em 12 grupos, um para cada signo). Incentive-os a prever coisas divertidas e inusitadas, além de aproveitar para dar dicas de bom relacionamento e estudos. Os horóscopos produzidos deverão ser afixados juntamente com os mitos e, cada aluno, poderá, depois, ler as previsões feitas para seu signo. Além disso, eles devem ser ilustrados.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, avalie seus alunos ao longo de todo o processo. Considere a participação nas discussões, a interação com a equipe, a qualidade das pesquisas e dos registros. Avalie também o horóscopo produzido. Verifique se os alunos foram capazes de usar o tempo presente do indicativo para fazer previsões e o modo imperativo para dar as dicas e conselhos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • MARIA LÚCIA COSTA FIUZA, ANTONIO JUSTINO FALLEIROS CAPITAO , São Paulo - disse:
    mlcfiuza@gmail.com

    11/05/2012

    Cinco estrelas

    Aula interessante para aplicar na sala de aula quando trabalharmos Mitologia. Gostei bastante.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.