Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Adição de números naturais

 

29/08/2008

Autor e Coautor(es)
Claudia Renata Pauleto do Prado
imagem do usuário

BRASILIA - DF COL MADRE CARMEN SALLES

Maria Terezinha Gaspar

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
•Introduzir o conceito de adição; •Realizar adições de números naturais.
Duração das atividades
Uma aula de 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
•Trabalhar com material dourado (trocas, agrupamentos etc).
Estratégias e recursos da aula
Conhecendo o programa

Nesse programa, aparecerá um quadro com quatro colunas, representando a unidade de milhar, a centena, a dezena e a unidade, com uma linha horizontal pontilhada separando as parcelas da adição.
Para agrupar dez unidades, para se ter uma dezena, é preciso segurar o botão esquerdo do mouse e selecionar os cubinhos que eles se agrupam formando uma barrinha.
O programa permite você escolher o número de colunas que deseja utilizar, sendo assim, você pode iniciar com apenas duas colunas (dezena e unidade) e depois deixar que utilizem mais colunas (unidade de milhar, centena, dezena e unidade). E também permite que os alunos criem suas próprias adições. Para isso, deverão clicar em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/403/imagens/botao1.JPGque será aberta um novo quadro com blocos (unidade de milhar), placas (centenas), barra (dezenas) e cubinhos (unidades).

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/403/imagens/adicao1.JPG


Para montar a adição, deverão clicar nas figuras o número de vezes que ela representa. Por exemplo, se quiser fazer 23+18, deverá clicar duas vezes na barrinha (dezena), três vezes no cubinho (unidade), uma vez na barrinha (dezena) e oito vezes no cubinho (unidade). Para que a representação no algoritmo seja correta, é preciso organizar as peças, primeira parcela em cima da linha pontilhada e segunda parcela abaixo da linha pontilhada.
 

 

 

 

 

Aula

Sala de aula:
Professor, antes de levar seus alunos ao laboratório de informática converse com eles a respeito da adição, pois eles com certeza já sabem realizar essa operação, porém, não formalizada. Se você pedir para que resolvam um problema, por exemplo, "Ana tem 14 bombons e ganhou mais 8, com quantos bombons ela ficou?". Eles irão responder, provavelmente com desenhos, anotações etc., utilize essas soluções para mostrar que existem várias formas de resolver um problema e convide-os a escrever matematicamente essa solução, usando o algoritmo da adição. Mostre-lhes qual o sinal que representa a adição. Dê alguns e xemplos de escrita desse algoritmo, sem a resolução.
Cuidado para não chamar essa operação de “mais”, pois esse é o nome do sinal que representa a ad ição. Sempre que for falar dessa operação refira-se a operação de adição.

Laboratório de informática!
Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abaram o site http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_154_g_1_t_1.html?from=topic_t_1.html onde irão encontrar um quadro onde usarão o material dourado para resolver as adições e ao lado um algoritmo que será realizado automaticamente.

Inicialmente trabalhe com os alunos com apenas duas colunas a da unidade e da dezena.
Depois peça aos alunos que cliquem em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/403/imagens/botao1.JPGe sugira que representem a adição 25+14, por exemplo. Para isso eles deverão colocar duas barrinhas e cinco cubinhos no primeiro termo (antes da linha pontilhada) e uma barrinha e quatro cubinhos no segundo termo (abaixo da linha pontilhada). 
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/403/imagens/adicao2.JPG


Em seguida, questione qual seria o valor dessa adição depois das respostas peça para que verifiquem clicando emhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/403/imagens/botao2.JPG irá aparecer um novo quadro como o anterior sem o resultado anotado no algoritmo, peça para os alunos clicar em uma das peças (cubinho ou barrinha) que o resultado aparecerá.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/403/imagens/adicao3.JPG
 

Repita pelo menos umas três vezes esse mesmo procedimento com os alunos usando apenas a adição de números sem a reserva.
Depois, sugira algumas adições com reserva, por exemplo, 19+15. Mas agora depois que eles clicarem em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/403/imagens/botao2.JPGse clicarem uma das peças (cubinho ou barrinha) nada acontecerá.
Questione então o que deverão fazer para que consigam representar essa adição. Provavelmente eles já terão acertado o resultado, pois poderão contar o número de cubinhos, reforce caso o resultado seja correto, mas insista o que deverão fazer para que esse resultado seja mostrado no algoritmo. Caso não respondam corretamente, induza-os a agrupar 10 cubinhos formando uma barrinha. Para isso, eles deverão selecionar com o mouse os cubinhos que automaticamente eles se transformaram em uma barrinha. E no algoritmo ao lado será indicado mais uma dezena, como representado a seguir:
 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/403/imagens/adicao4.JPG


Chame atenção para o que foi feito e como foi feita a anotação no algoritmo.
Pergunte com quantas barrinhas eles ficaram e como isso foi anotado no algoritmo. Questione qual seria o lugar dessa barrinha, ao concluírem que deve ser colocada na coluna das dezenas, peça para que o façam e vejam o que acontece no algoritmo.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/403/imagens/adicao5.JPG


Ao finalizar o processo no quadro aparecerá anotado no algoritmo o resultado da adição.
Repita mais três vezes esse mesmo procedimento de criar as adições e depois resolver. Peça aos alunos que anotem o algoritmo em todas as etapas.

Depois peça para que cliquem emhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/403/imagens/botao3.JPG que irá aparecer uma nova adição criada pelo programa, peça para que anotem essas adições em uma folha para que você possa utilizar como avaliação.


Dicas e Sugestões

Crie uma lista de adições para que você possa passar aos alunos, como eles são pequenos seria interessante que as adições que você solicitar, eles façam todos ao mesmo tempo, depois quando forem para as criadas pelo programa eles poderão resolver sozinhos, visto que o programa não tem uma mesma seqüência de adições, sendo assim, eles resolverão adições diferentes.

Professor, procure não utilizar o termo “vai um”, pois isso não faz sentido para a criança, pois na verdade quando escrevemos 1 acima dos números da dezena, estamos querendo dizer que temos mais de 10 unidades, que foram agrupadas formando uma dezena.
 

Avaliação
Você pode usar como avaliação a participação nas atividades, as contribuições dadas, a percepção da regra e/ou do algoritmo, a folha com as adições realizadas e também adições resolvidas sem a ajuda do programa.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Terezinha Luz Mattos, INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO MARIA ANGELINA MAGGI , Rio Grande do Sul - disse:
    lelatereca@hotmail.com

    24/03/2010

    Sem estrelas

    Gostei muito desse programa, pois há anos venho trabalhando as quatro operações com o material dourado, sendo que, este será mais um recurso que posso utilizar e tenho a certeza que desta forma será mais prazeroso para os alunos.


  • ida samuel de souza, EM FRANCESCO BATTISTA GIOBBI , Mato Grosso do Sul - disse:
    idasamuelsouza@hotmail.com24242424

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    aCHEI INTERESSANTE A AULA ,


  • ERMES CHAVES SANDOVAL, ESC.EST.PIO VEIGA , Amazonas - disse:
    ermessandoval@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Cara colega, parabéns você é uma educadora muito polivalente e com certeza dinâmica também.Eu estarei sempre entrando em contato com você para pedir mais sugestões.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.