29/08/2008
Maria Terezinha Gaspar
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Nesse programa, aparecerá um quadro com quatro colunas, representando a unidade de milhar, a centena, a dezena e a unidade, com uma linha horizontal pontilhada separando as parcelas da adição.
Para agrupar dez unidades, para se ter uma dezena, é preciso segurar o botão esquerdo do mouse e selecionar os cubinhos que eles se agrupam formando uma barrinha.
O programa permite você escolher o número de colunas que deseja utilizar, sendo assim, você pode iniciar com apenas duas colunas (dezena e unidade) e depois deixar que utilizem mais colunas (unidade de milhar, centena, dezena e unidade). E também permite que os alunos criem suas próprias adições. Para isso, deverão clicar em que será aberta um novo quadro com blocos (unidade de milhar), placas (centenas), barra (dezenas) e cubinhos (unidades).
Para montar a adição, deverão clicar nas figuras o número de vezes que ela representa. Por exemplo, se quiser fazer 23+18, deverá clicar duas vezes na barrinha (dezena), três vezes no cubinho (unidade), uma vez na barrinha (dezena) e oito vezes no cubinho (unidade). Para que a representação no algoritmo seja correta, é preciso organizar as peças, primeira parcela em cima da linha pontilhada e segunda parcela abaixo da linha pontilhada.
Sala de aula:
Professor, antes de levar seus alunos ao laboratório de informática converse com eles a respeito da adição, pois eles com certeza já sabem realizar essa operação, porém, não formalizada. Se você pedir para que resolvam um problema, por exemplo, "Ana tem 14 bombons e ganhou mais 8, com quantos bombons ela ficou?". Eles irão responder, provavelmente com desenhos, anotações etc., utilize essas soluções para mostrar que existem várias formas de resolver um problema e convide-os a escrever matematicamente essa solução, usando o algoritmo da adição. Mostre-lhes qual o sinal que representa a adição. Dê alguns e xemplos de escrita desse algoritmo, sem a resolução.
Cuidado para não chamar essa operação de “mais”, pois esse é o nome do sinal que representa a ad ição. Sempre que for falar dessa operação refira-se a operação de adição.
Laboratório de informática!
Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abaram o site http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_154_g_1_t_1.html?from=topic_t_1.html onde irão encontrar um quadro onde usarão o material dourado para resolver as adições e ao lado um algoritmo que será realizado automaticamente.
Inicialmente trabalhe com os alunos com apenas duas colunas a da unidade e da dezena.
Depois peça aos alunos que cliquem em e sugira que representem a adição 25+14, por exemplo. Para isso eles deverão colocar duas barrinhas e cinco cubinhos no primeiro termo (antes da linha pontilhada) e uma barrinha e quatro cubinhos no segundo termo (abaixo da linha pontilhada).
Em seguida, questione qual seria o valor dessa adição depois das respostas peça para que verifiquem clicando em irá aparecer um novo quadro como o anterior sem o resultado anotado no algoritmo, peça para os alunos clicar em uma das peças (cubinho ou barrinha) que o resultado aparecerá.
Repita pelo menos umas três vezes esse mesmo procedimento com os alunos usando apenas a adição de números sem a reserva.
Depois, sugira algumas adições com reserva, por exemplo, 19+15. Mas agora depois que eles clicarem em se clicarem uma das peças (cubinho ou barrinha) nada acontecerá.
Questione então o que deverão fazer para que consigam representar essa adição. Provavelmente eles já terão acertado o resultado, pois poderão contar o número de cubinhos, reforce caso o resultado seja correto, mas insista o que deverão fazer para que esse resultado seja mostrado no algoritmo. Caso não respondam corretamente, induza-os a agrupar 10 cubinhos formando uma barrinha. Para isso, eles deverão selecionar com o mouse os cubinhos que automaticamente eles se transformaram em uma barrinha. E no algoritmo ao lado será indicado mais uma dezena, como representado a seguir:
Chame atenção para o que foi feito e como foi feita a anotação no algoritmo.
Pergunte com quantas barrinhas eles ficaram e como isso foi anotado no algoritmo. Questione qual seria o lugar dessa barrinha, ao concluírem que deve ser colocada na coluna das dezenas, peça para que o façam e vejam o que acontece no algoritmo.
Ao finalizar o processo no quadro aparecerá anotado no algoritmo o resultado da adição.
Repita mais três vezes esse mesmo procedimento de criar as adições e depois resolver. Peça aos alunos que anotem o algoritmo em todas as etapas.
Depois peça para que cliquem em que irá aparecer uma nova adição criada pelo programa, peça para que anotem essas adições em uma folha para que você possa utilizar como avaliação.
Crie uma lista de adições para que você possa passar aos alunos, como eles são pequenos seria interessante que as adições que você solicitar, eles façam todos ao mesmo tempo, depois quando forem para as criadas pelo programa eles poderão resolver sozinhos, visto que o programa não tem uma mesma seqüência de adições, sendo assim, eles resolverão adições diferentes.
Professor, procure não utilizar o termo “vai um”, pois isso não faz sentido para a criança, pois na verdade quando escrevemos 1 acima dos números da dezena, estamos querendo dizer que temos mais de 10 unidades, que foram agrupadas formando uma dezena.
Quatro estrelas 2 classificações
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24/03/2010
Sem estrelasGostei muito desse programa, pois há anos venho trabalhando as quatro operações com o material dourado, sendo que, este será mais um recurso que posso utilizar e tenho a certeza que desta forma será mais prazeroso para os alunos.
24/03/2010
Quatro estrelasaCHEI INTERESSANTE A AULA ,
24/03/2010
Quatro estrelasCara colega, parabéns você é uma educadora muito polivalente e com certeza dinâmica também.Eu estarei sempre entrando em contato com você para pedir mais sugestões.