Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ambiente natural x ambiente construído

 

23/04/2012

Autor e Coautor(es)
SUELLEN ALVES GONÇALVES
imagem do usuário

CAJAMAR - SP JARDIM SAO LUIZ EMEB

Roberto Catelli; Gilberto Pamplona; Elisabeth Barolli; Angela Gimenez; Elaine Carneiro; Valdirene Batista; Márcia Regina Ferreira; Edna Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1.     Reconhecer práticas culturais próprias dos povos indígenas em relação aos ambientes;

2.     Perceber os elementos sociais e naturais das paisagens por meio das imagens;

3.     Reconhecer a participação da sociedade na transformação da natureza.

Duração das atividades
16 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Trata-se de um trabalho inicial envolvendo conceitos de história, geografia e ciências, não tendo conhecimentos prévios específicos. 

Estratégias e recursos da aula

Observação: Este Plano de Aula está voltado para uma realidade específica (bairro de Polvilho em Cajamar/SP); há que se fazer as adaptações necessárias, porém possíveis, quando se quiser trabalhá-lo em outros bairros e/ou cidades e/ou estados.

 

1º MOMENTO (4 horas/aula):

Problematização Inicial: ambiente modificado na perspectiva de duas culturas distintas: índios X não-índios. Não é nosso objetivo central estudar os povos indígenas em profundidade, mas mostrar como os grupos humanos estabelecem diferentes modos de interagir com o ambienta natural. Vários povos indígenas conseguem manter uma relação com o ambiente natural menos predatória do que ocorre em nossa sociedade.

- Dividir a turma em 6 grupos e apresentar-lhes a imagem de um ambiente natural (pode ser impressa ou projetada);

- Para 3 grupos, entregar a ficha 1, a qual sugere a ocupação de um ambiente por um povo indígena, e para os outros 3, entregar a ficha 2, que sugere a ocupação de um ambiente por uma cidade;

FICHA 1

 NOMES DOS INTEGRANTES DO GRUPO: _________________________________________________________________________________________________________

 

VOCÊS TÊM O DESAFIO DE CONSTRUÍREM UMA ALDEIA NESTE AMBIENTE. ESCREVAM QUAIS AS FERRAMENTAS QUE UTILIZARIAM, QUAIS AS CONSTRUÇÕES QUE FARIAM E O QUE VOCÊS APROVEITARIAM DA NATUREZA:

FERRAMENTAS UTILIZADAS

CONSTRUÇÕES NECESSÁRIAS

RECURSOS NATURAIS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FICHA 2

 NOMES DOS INTEGRANTES DO GRUPO: _________________________________________________________________________________________________________

 

VOCÊS TÊM O DESAFIO DE CONSTRUÍREM UMA CIDADE NESTE AMBIENTE. ESCREVAM QUAIS AS FERRAMENTAS QUE UTILIZARIAM, QUAIS AS CONSTRUÇÕES QUE FARIAM E O QUE VOCÊS APROVEITARIAM DA NATUREZA:

FERRAMENTAS UTILIZADAS

CONSTRUÇÕES NECESSÁRIAS

RECURSOS NATURAIS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 - Explicar o que deve ser feito: o levantamento escrito das ferramentas que cada grupo utilizaria, as construções que seriam feitas e o que seria aproveitado da natureza (recursos naturais);

- Em uma cartolina, pedir para que representem, por meio de uma ilustração, como o ambiente ficaria após as modificações que eles definiram como necessárias;

- Apresentação e socialização dos cartazes.

2º MOMENTO (2 hora/aula):

Levantamento dos conhecimentos prévios: A partir dos cartazes desenvolvidos na etapa anterior, questionar os alunos sobre o que é um ambiente natural e modificado, quais são suas semelhanças e diferenças, com que intenção ocorre essa modificação, quais são as vantagens e desvantagens disso.

Observação: No momento no qual o professor diferencia a maneira como cada cultura se insere no ambiente (indígenas e não indígenas) sugere-se que seja apresentado o vídeo “A rotina dos índios Kuikuros” (http://www.youtube.com/watch?v=EpbzmEvuXEs) que representa uma determinada realidade indígena a qual pode ser contraposta com a realidade das crianças da escola.

 3º MOMENTO (1 hora/aula):

Identificação e Classificação dos Ambientes: O professor projeta imagens diversas (fotos) de ambientes construídos e naturais e solicita aos alunos que as identifiquem e classifiquem, assinalando o quadro disponível na ficha 3. É importante relativizar o que é um ambiente natural e o que é um ambiente construído. Deve-se destacar que os ambientes construídos são aqueles transformados pelo ser humano, que reconstrói o ambiente com base em sua cultura.

FICHA 3

NOMES DOS INTEGRANTES DO GRUPO: _________________________________________________________________________________________________________

 

PARA CADA IMAGEM APRESENTADA, COLOQUE UM NOME E ASSINALE COM UM X SE REPRESENTA UM AMBIENTE NATURAL OU UM AMBIENTE CONSTRUÍDO:

IMAGEM

AMBIENTE NATURAL

AMBIENTE CONSTRUÍDO

1. _____________________

 

 

2. _____________________

 

 

3. _____________________

 

 

4. _____________________

 

 

5. _____________________

 

 

6. _____________________

 

 

7. _____________________

 

 

8. _____________________

 

 

9. _____________________

 

 

10. ____________________

 

 

 4º MOMENTO (2 horas/aula):

Modificar o ambiente para quê? Apresentação de Power Point do livro “O menino, o jabuti e o menino”.

- Problematizar junto aos alunos que as sociedades, ao longo da história, modificam muito os ambientes em que vivem. É uma modificação que sofre interferência do tempo, da região, da cultura e da intencionalidade da mesma;

- Apresentar imagens do ANTES e DEPOIS da ação humana de duas realidades distintas e fazer a reflexão acerca dos motivos da modificação:

1) As Cataratas do Iguaçu, que é um ambiente natural e foi apropriada pelo homem com a intenção de um uso econômico, social e ambiental;

2) Os novos loteamentos de Cajamar (Polvilho), o Portal dos Ipês, que já era um ambiente construído, porém foi reconstruído com outras intenções principais: econômica e social.

Obs.: Solicitar que as crianças pesquisem em casa (em fotos, documentos ou relatos dos familiares), sobre as modificações ocorridas nos espaços onde eles vivem e tragam o material pesquisado na próxima da aula.

 5º MOMENTO (3 horas/aula):

Impactos da modificação dos ambientes: Em duplas (agrupar de maneira que tenha, pelo menos, um leitor por dupla), pedir para que as crianças façam a leitura do texto “Ambiente Natural e Ambiente Modificado” (http://www.escolakids.com/ambiente-natural-e-ambiente-modificado.htm). Após a leitura, o professor pode seguir o roteiro abaixo:

1) Fazer uma retomada do que foi aprendido acerca dos ambientes naturais e modificados: o que são e quais as diferenças entre eles;

2) Questionar as crianças sobre qual ambiente nós vivemos e que mudanças o homem realizou no local onde se encontra a escola e a casa de cada um (neste momento, aproveitar o material da pesquisa realizada em casa);

3) Fazer uma lista dos problemas ambientais (impactos) causados por essa modificação. Neste momento, retomar o texto lido e conceituar alguns termos que aparecem.

Obs.: Sistematizar as informações coletadas em 3 cartazes (conceito, onde nós vivemos e estudamos, e impactos ambientais), pois eles serão retomados na avaliação.

6º MOMENTO (2 horas/aula):

Apresentação do Filme “Os Sem-Floresta” (83 min.)

- Pedir para que as crianças assistam ao filme tentando encontrar respostas para as seguintes questões:

1) Qual é o ambiente natural e construído representado no filme?

2) Quais são as consequências desta modificação tanto para o homem quanto para os outros animais?

3) Quais prejuízos para o meio ambiente são retratados?

Obs.: Após o filme, fazer uma reflexão do mesmo retomando e registrando as questões acima.

Recursos Complementares

 Referências

Avaliação

 Avaliação:

-      Fazer uma retrospectiva do que foi aprendido durante a execução da sequência, pontuando na lousa o que as crianças forem trazendo;

-      Expor os cartazes elaborados nas etapas 1 e 5, e outros registros disponíveis;

-      Retomar a última etapa (apresentação do filme) e fazer uma relação com a realidade de Cajamar (ambiente natural X construção de condomínios);

-      Em duplas (agrupar de maneira que tenha, pelo menos, um escriba por dupla), pedir para que as crianças façam um levantamento escrito do que seria importante falar ao responsável pelo Portal dos Ipês (condomínio em construção em Polvilho) com relação ao meio ambiente;

-      Construir uma carta coletiva para esse responsável dizendo o que eles aprenderam durante a sequência e o que eles sugerem a essa pessoa com relação ao meio-ambiente. Cada professor pode pensar em um destino para essa carta, além de ser um instrumento de avaliação.

Obs.:Atentar em explicar a estrutura de uma carta, caso isso ainda não tenha sido feito.


 

 Observação: Essa avaliação deve ser condizente com a realidade do bairro, cidade e/ou estado nos quais está inserida a escola sede deste trabalho.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Pamella, Colégio Estadual Nilo Peçanha , Rio de Janeiro - disse:
    pamelladesouzaroque@gmail.com

    06/06/2012

    Cinco estrelas

    Esta de Parabens, pois esta aula e ótima!!


  • jacilena vale cavalcante, instituto filippo smaldone , Ceará - disse:
    jacilena_vale@hotmail.com

    11/05/2012

    Quatro estrelas

    Em minha opinião as aulas foram muito ricas em relação aos recursos utilizados por ter:confecção de cartazes,filmes, preenchimento de fichas,pesquisa junto a família etc Também houve a valorização do que a criança sabe junto com a troca de experiências entre elas e o professor. Outro fator relevante é a sugestão da construção coletiva de uma carta. Conhecer a história de sua cidade e de seu povo é de fundamental importância para a formação de um cidadão consciente.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.