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Reportagem televisiva - A TV que você não vê.

 

10/05/2012

Autor e Coautor(es)
KEILA VIEIRA DE LIMA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Possibilitar o reconhecimento do gênero reportagem televisiva;
  • Perceber o veículo no qual circula o gênero reportagem televisiva, bem como seus supostos interlocutores etc.;
  • Reconhecer a ideologia presente nos discursos apresentados;
  • Compreender as diferenças decorridas do uso de palavras e/ou expressões no sentido conotativo, bem como o implícito nos textos;
  • Analisar recursos da oralidade em cenas de programas televisivos, entrevistas, reportagem, entre outros.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento prévio sobre o gênero discursivo reportagem e notícia.

Estratégias e recursos da aula

Professor inicie a aula com as imagens abaixo e pergunte aos alunos o que eles percebem em cada uma delas. É importante que eles observem que os recortes realizados na imagem pode direcionar para diferentes leituras.

 

 midia3         midia4        midia5

midia2_frase

Fonte: http://livroseafins.com/noticias-manipulacao/como-a-midia-pode-manipular-seu-ponto-de-vista/


Após as discussões, questione os alunos se eles lembram de ter visto alguma imagem semelhante a estas?

Já pensaram em ser repórter por um dia? Ou até mesmo âncora de um jornal?

Explicando

 

Comente com os alunos que atualmente vivemos cercados de informação, seja por meio da televisão, rádio, internet, entre outros. Recebemos informações através de notícias, reportagens e propagandas sobre diferentes assuntos e por diversos veículos/suportes, como outdoors, revistas, programas de variedades, jornais, celulares ou tablets conectados a internet, entre outros.   

Ressalte que o foco desta aula será na televisão e no gênero discursivo: reportagem televisiva. Apresente alguns dados sobre a televisão e sua importância como meio de comunicação, apontando que esta não apenas transmite informações, mas também atua na formação dos sujeitos sociais.

Vamos assistir ao vídeo abaixo para entender um pouco sobre a origem da televisão.

 

Com base no vídeo respondam:

O que puderam perceber sobre a origem da televisão?

Quais foram suas transformações e evoluções ao longo dos anos?

 

Professor, enfatize a necessidade de se refletir sobre essa diversidade cultural apresentada e/ou representada pela TV, além de sua influência em nossas vidas. Explique aos alunos que o objetivo desta aula será analisar a reportagem televisiva investigando os recursos jornalísticos e discursivos, e como neles se apresentam diferentes vozes sociais.
Comente com os alunos que não podemos ignorar as diferentes e possíveis leituras em relação aos meios de comunicação que o cercam. A recepção de novas linguagens deve ser considerada, habituando os alunos a identificar as marcas de manipulação, de imposição de ideologias e produção de sentidos diante dos textos televisivos.

É importante enfatizar para os alunos que é imprescindível que eles conheçam e saibam utilizar elementos linguísticos que fazem parte da construção da argumentação. Como recurso linguístico, iremos abordar os adjetivos e as expressões modalizadoras, porém é importante trabalhar os advérbios, pontuação, concordância verbal e nominal etc.

Adjetivos

O adjetivo é toda e qualquer palavra que, junto a um substantivo, indica qualidade, defeito, estado ou condição. Eles são cruciais nos papéis que desempenham na caracterização das ações, dos processos e dos estados. Observe o exemplo: continua andando “normalmente”, a palavra normalmente determina a ação após a agressão.

As vezes são incluídos, estrategicamente, em determinadas frases para  acrescentar as informações objetivas as impressões de quem as escreve.

 

E as expressões modalizadoras?

A modalidade é um conjunto de relações entre o locutor, o enunciado e a realidade objetiva. (...) "Ela pode ser expressa por diferentes meios linguísticos”. Neves, 2006.

Podemos entender por expressões modalizadoras aquelas que demonstram a opinião do enunciador.  Dessa forma, são certas expressões reveladoras de atitudes, de sentimentos, de intenções do locutor em relação ao que se diz ou escreve. Consideramos modalizadores os/as:

- termos com valor adverbial: talvez, sem dúvida, (in)felizmente, pesarosamente, francamente certamente, possivelmente, lamentavelmente, com certeza, certamente, de fato, na realidade, geograficamente, estatisticamente, entre outros;

- orações modalizadoras como: é preciso que, é importante que, é necessário que (predicativos cristalizados); há possibilidade de, todos sabem que, não há dúvida que, acho provável que, imagino que, suponho que, tenho certeza que, sei que, entre outros;

· verbos auxiliares modais, veiculando noção de obrigatoriedade, necessidade ou possibilidade: poder, dever, precisar, ter que, entre outros;

· uso dos modos verbais reveladores de a proposição indicar: um fato, um desejo, uma ordem, uma hipótese;

· emprego de verbos no futuro do pretérito, indicando hipótese ou delicadeza: gostaria.

- expressões adjetivas ou intensificadoras que indicam avaliação ou valoração de um fato: excelente, péssimo, extremamente, etc.

Explique aos alunos que no momento em que considerarem a linguagem televisiva e seus mecanismos de funcionamento, refletindo a partir do que assistem, terão condições de não assumir uma postura de passividade diante dos meios de comunicação. Ao contrário, se habituarão a posicionar-se, a reagir, a concordar, a discordar, a dialogar com o texto apresentado, questionando-se diante do que presencia.
Para esta aula necessita-se utilizar o laboratório de informática, uma televisão ou projetor para que os alunos possam assistir aos vídeos abaixo e analisar as reportagens e as notícias.

 atividade

Vamos ao primeiro vídeo:

video1

Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=zcLH6lLWi4k> Acesso em: 16/04/2012.

Título: José Serra é agredido em campanha no Rio de Janeiro
Descrição: Jornal Nacional - 20/10/2010
O candidato do PSDB visitou a Zona Oeste do Rio de Janeiro, acompanhado de políticos e correligionários. A confusão começou durante uma caminhada pelo calçadão do bairro de Campo Grande.

Após assistirem ao vídeo indicado, forme grupos de 3 ou 4 alunos e discutam as questões abaixo. Anotem as respostas para apresentarem para os outros grupos.

1) Na reportagem apresentada, a linguagem utilizada é formal ou informal? Expliquem essa escolha.

2) Qual é o assunto abordado nesta reportagem?

3) Observando a reportagem, podemos afirmar que ela é direcionada a um determinado público, seu conteúdo é de cunho político, tem um suposto interlocutor? Quais seriam esses interlocutores?

4) Há uma manchete para esta reportagem, a manchete já deixa claro qual será o assunto tratado? Transcrevam a manchete e explique o efeito de sentido do uso das palavras: “interrompida”, “agredido”, “militantes petistas” e “tucanos”.

5) O vídeo assistido é uma reportagem televisiva e tem todo um universo de características próprias do gênero. O que vocês podem observar na construção desta reportagem?

6) Quais recursos jornalísticos foram utilizados?
 

(Professor, é importante ressaltar que a reportagem é uma matéria jornalística, construída com vários recursos que partem de uma investigação, composto por entrevistas, recortes de imagens, vídeos, seleção dos entrevistados etc. Observem que os temas são de interesse da sociedade e do público alvo, a utilização de argumentos de autoridade por meio de diversas vozes sociais, neste caso o médico especialista, entre outros. Estas entrevistas são utilizadas para explicar o assunto tratado e com isso dar maior credibilidade a reportagem. É imprescindível observar a linguagem e os recursos linguísticos utilizados para convencer o leitor. Portanto, a reportagem utiliza-se de recursos argumentativos.)


7) Quem são os entrevistados e quais os seus papéis sociais? Tais escolhas trouxeram alguma credibilidade as informações? De que forma os discursos dos entrevistados contribuem para retratarem as informações?
8) Qual é o veículo de circulação desta reportagem?
9) Há imagens sobre o fato? Sistematizem para apresentarem a turma o que puderam perceber com base nessas imagens.
10) Transcrevam dois discursos desta reportagem, e expliquem os elementos linguísticos que ajudaram a contribuir para a representação dos fatos. (Professor, nesta questão espera-se que os alunos observem a escolha das palavras para este texto. As expressões modalizadoras, os adjetivos, as ironias etc).

 

atividade

Vamos assistir a outro vídeo:

video2

 

Título: José Serra Finge Agressão – Rede Globo – JN – Record News

Descrição: Agressão de Serra vista por outra emissora de televisão.

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=hpgTsgpSPic>. Acesso em: 16/04/2012.

Vamos as atividades:

1) Comparando os dois vídeos, percebemos que ambos tratam do mesmo assunto, há diferença de opiniões? Expliquem sua resposta. (Professor, na apresentação desta atividade, deve-se sistematizar os fatos apresentados pelos grupos, dividindo as percepções dos 2 vídeos no quadro negro).

2) O veículo de circulação desta reportagem é o mesmo que da anterior? Expliquem qual é este veículo?

3) No vídeo acima qual é a linguagem utilizada, formal ou informal? O suporte e o interlocutor influenciaram nessa escolha? De que maneira?

4) A manchete desta reportagem também deixa claro o assunto tratado? Expliquem transcrevendo e comentando a chamada.

5) O vídeo assistido também é uma reportagem televisiva, ela possui a mesma estrutura da anterior. Expliquem suas diferenças. (Professor, nesta atividade o aluno deve perceber e apresentar os recursos como: entrevistas, recortes de imagens, vídeos, seleção dos entrevistados, os temas, a utilização de argumentos de autoridade por meio de diversas vozes sociais, entre outros.)

6) Quem são os entrevistados e quais os papéis sociais deles? Tal escolha influencia na argumentação apresentada e na credibilidade dos fatos?

7) Há imagens nesta reportagem? São as mesmas utilizadas no vídeo anterior? Sistematizem as informações contidas nas imagens para apresentarem a turma.

8) Transcrevam dois discursos desta reportagem, e expliquem os elementos linguísticos que contribuiram para a representação dos fatos? (Professor, nesta questão espera-se que o aluno observe e explique o efeito de sentido na escolha de determinadas palavras, como as ironias, as expressões modalizadoras, os adjetivos etc. Observe o exemplo: continua andando “normalmente”, a utilização do advérbio “normalmente” causa qual efeito de sentido nesta frase?)

atividade

Assistam agora a um terceiro vídeo observando como o mesmo assunto é noticiado.

video3

Disponível em: <http://youtu.be/LwzC9vZ8-z8>.  Acesso em: 16/04/2012.

Título: José Serra agredido durante campanha.

Descrição: O vídeo mostra agressão sofrida por José Serra em campanha

1)    Assistindo aos três vídeos, percebemos que o jornalismo nem sempre consegue ser neutro e imparcial, assim, refletem diferentes opiniões. Ou seja, nenhum discurso é neutro, ele vem sempre carregado de ideologia. Portanto, ao expor uma notícia ou reportagem você acaba escolhendo e expondo as informações, influenciado também por uma opinião, seja a da emissora, do repórter ou do editor do jornal. Considerando os três vídeos, qual é mais próximo da imparcialidade? Explique justificando sua escolha.

2)    Agora é hora de saber um pouco mais sobre esse fato, além destas reportagens televisivas, pesquisem quais outros meios utilizados para transmitir esta notícia. Apresentem aos outros grupos um breve resumo do que trouxeram. Lembrem-se de pesquisar nas redes sociais.

3)    Em seguida, elaborem uma entrevista entre o seu grupo sobre as informações encontradas.

Professor neste momento é interessante propor uma webquest que direcione os alunos a pesquisarem “Como ser um Jornalista”. Você pode utilizar a sugestão abaixo, mas também pode criar sua própria webquest no seguinte endereço: http://www.webquestbrasil.org/criador2/
Exemplo: http://cegrswebquest.vilabol.uol.com.br/jornalistas.htm

 

Webquest

Lembrando que a webquest é uma metodologia de pesquisa online, organizada por meio de um roteiro que segue com os seguintes passos: introdução, tarefa, recursos, processo, avaliação e conclusão. O professor dá indicativos de sítios, pré-selecionados, para que a aula seja aproveitada ao máximo, e os alunos não se distraiam diante de tantas informações da internet, e organizem a tarefa e a concluam com sucesso. Para desenvolver sua webquest, o professor pode seguir as orientações do "Tutorial para criar e editar webquest", disponível em: http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf e, utilizar o sítio http://www.webquestbrasil.org para criar e postar. 

 

 

atividade

Percebemos que os meios de comunição exercem uma função formadora em seus leitores, as maneiras utilizadas para convencer são várias e sutis. Um tom aparentemente imparcial, apresentação de fatos positivos e negativos sobre as ideias, a ordem das notícias, supressão de uma matéria, recorte dos trechos dos discursos e a forma como são relatados são elementos fundamentais para tal alcançar tal objetivo.

charge_tv

verificando_aprendizagem

Agora é o momento de produzirem uma reportagem. Primeiramente escolham o assunto e considerem quais são os acontecimentos que estiveram na mídia na última semana. Em geral os assuntos mais polêmicos e divergentes de opinião entre as emissoras são os relacionados a acontecimentos esportivos, sociais, políticos, econômicos ou religiosos.
Professor, com a turma organizada em grupos de 4 ou 5 alunos e direcione a pesquisa para que iniciem definindo o assunto, em seguida propicie que pesquisem diferentes notícias, reportagens, # hastags no twitter, entre outros textos para conhecerem mais sobre o assunto e observe a organização dos diferentes argumentos que irão utilizar. Ressalte que os grupos deverão escolher um posicionamento diante do assunto que selecionaram.

Não esqueçam que para a seleção dos temas é necessário observar o que monopoliza a cobertura jornalística local!

Na organização da fala do apresentador observem que suas escolhas lexicais são muito importantes, na escolha das palavras não deixe de incluir o uso das expressões modalizadoras, a adjetivação e o uso dos discursos de autoridade. Lembrando que tais recursos linguísticos são utilizados intencionalmente a fim de direcionar a opinião ou o entendimento do texto.

Essa reportagem poderá ser produzida por meio de uma câmera fotográfica ou celular. Escolha quem será o repórter, âncora, entrevistados etc. Em seguida, organizem o texto e vamos gravar.

Há também a possibilidade de produzir uma reportagem apenas com o áudio. Pesquisem alguns podcast ou programas jornalísticos nas rádios para observarem como são produzidos e façam o seu.

Em seguida, apresentaram para a turma seu primeiro dia de jornalista!!!

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem a televisão? Vídeo
Recursos Complementares

Vendo TV pelo VT (viagens de leitura). Vídeo que aborda a linguagem da propaganda por meio da televisão.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9027

 

Jornal (Aula lá fora). Vídeo apresenta a experiência de uma aula que a professora trabalha com as imagens do jornal.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8852

 

Referências bibliográficas:
BACCEGA, M A. Televisão e escola: uma mediação possível? SP: Senac São Paulo, 2003.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. 4ªed. SP: Martins Fontes, 2003.

BUCCI, E. Brasil em tempo de TV. SP: Bontempo, 1997. p.14

MACHADO, A. A televisão levada a sério. 4 ed. SP: Senac São Paulo, 2005.

MENEZES, G. TOSHIMITSU, T. MARCONDES, B. (orgs.). Como usar outras linguagens na sala de aula. 6 ed. SP: Contexto, 2007.

NAPOLITANO, M.. Como usar a televisão na sala de aula. 7 ed. SP: Contexto, 2007.

_______. A televisão como documento. In: BITTENCOURT, Circe (org.) O saber histórico na sala de aula. 10 ed. SP: Contexto, 2005.

NEVES, M. H. M. Texto e Gramática. SP: Contexto, 2006.

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná. Curitiba: SEED, 2008.


Referências online:

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hpgTsgpSPic
acesso em 03 de abril de 2012.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zcLH6lLWi4k
acesso em 03 de abril de 2012.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=LwzC9vZ8-z8&feature=youtu.be
acesso em 03 de abril de 2012.

Avaliação

A avaliação deve ser diagnóstica, processual e continua. O professor observará desde a participação inicial até a produção das atividades, bem como a participação individual e coletiva dos alunos no desenvolvimento das atividades. Ela deve ocorrer durante o processo de leitura, interpretação e produção das atividades propostas.

Avaliar durante a leitura e interpretação dos textos os recursos linguísticos presente, observar se os alunos reconhecem a ideologia presente nos diferentes discursos.

Observar durante o trabalho dos grupos se os alunos identificam e diferenciam os diferentes veículos de circulação da reportagem, seus locutores,  interlocutores, entre outros aspectos relevantes.

Na oralidade, observar se os alunos respeitam os turnos de fala para explanação das sínteses, na apresentação da reportagem, se respeitaram e utilizaram a linguagem adequada ao gênero e se produziram o gênero solicitado.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 5/7 - 71.43%
  • Quatro estrelas 1/7 - 14.29%
  • Três estrelas 1/7 - 14.29%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

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Opiniões

  • KEILA VIEIRA DE LIMA, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO , Paraná - disse:
    kekavl@gmail.com

    22/06/2015

    Cinco estrelas

    Percebi que o link do primeiro vídeo está quebrado, segue para substituição do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yrjy9Wwm0k4


  • Janea Dias, CE Professora Alzira dos Santos da Silva , Rio de Janeiro - disse:
    janea.diniz@gmail.com

    11/11/2013

    Cinco estrelas

    Aula excelente e muito instrutiva. Parabéns pelo talento e dedicação!


  • regina torres, CRECHE EVANGELICA EDIFICANDO VIDAS , Rio de Janeiro - disse:
    contatos_julia@hotmail.com

    26/06/2013

    Quatro estrelas

    Muito interessante, mas não tem as respostas?


  • claudia jacinto de medeiros santos, ESC MUL PROF ADELINA FERNANDES , Rio Grande do Norte - disse:
    claudiajacinto03@hotmail.com

    15/05/2012

    Cinco estrelas

    Excelente aula e nos mostra como trabalhar conteúdos de forma integralizada e ainda formar a consciência crítica do nosso aluno. Obrigada professora.


  • MARIA LÚCIA COSTA FIUZA, ANTONIO JUSTINO FALLEIROS CAPITAO , São Paulo - disse:
    mlcfiuza@gmail.com

    11/05/2012

    Cinco estrelas

    Excelente aula, bem explicada e bastante didática. O assunto abordado é de conhecimento dos alunos, o que facilita bastante.


  • Maria de Nazareth Ilario Pereira, E.E.F.M Antonio Dias Macedo , Ceará - disse:
    nazarpereira@gmail.com

    11/05/2012

    Três estrelas

    Foi uma aula bastante interessante, e nos deixa muito curiosa em fazer pesquisa, qchando uma mais interessante que a outra. O curso está mostrando que precisamos estudar bastante para conseguirmos aprender usar a internet.


  • Marcelo, CECA Guido Viaro , Paraná - disse:
    celocabarrao@seed.pr.gov.br

    11/05/2012

    Cinco estrelas

    Ótima aula. Mostra como poderemos utilizar as notícias e a própria mídia para trabalharmos com os alunos diversos conteúdos. Parabéns!


Sem classificação.
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