28/05/2012
Marco Tulio Mendes Eterno, Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Profissional | Recursos Naturais | Técnico Florestal |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ensino Médio | Geografia | Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Educação Profissional | Recursos Naturais | Técnico em Agroecologia |
Ensino Médio | Geografia | O homem criador de paisagem/modificador de paisagem |
O aluno deverá dominar os conceitos de
Diante das recentes discussões sobre as alterações do Código Florestal Brasileiro e o crescente interesse das pessoas sobre a necessidade de preservação ambiental como item importante para a qualidade de vida, julgamos oportuno despertar o interesse dos alunos para as Unidades de Conservação - territórios ambientais criados pelo Estado, que ora se encontram ameaçadas pelas propostas de alteração do Código Florestal Brasileiro.
Instigando os alunos a pesquisarem sobre esse tema nos municípios onde residem, escolhemos o trabalho de campo como metodologia para uma pesquisa porque acreditamos que a melhor maneira de se promover a educação ambiental é quando entramos em contato com o meio ambiente, de maneira realmente consciente.
Sugestão para professores e alunos:
(acesso em 22/04/2012)
http://www.ibama.gov.br/ecossistemas/home.htm
Nesta atividade o professor deve propor aos alunos uma pesquisa sobre Unidades de Conservação utilizando recursos multimídias (UCA, Tablets, PC pessoais, Laboratório de Informática da escola, etc.).
Basicamente os alunos deverão identificar os tipos de Unidades de Conservação, como podemos ver no quadro abaixo:
a) Unidade de Proteção Integral
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b) Unidades de Uso Sustentável
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· Estação Ecológica· Reserva Biológica· Parque Nacional· Parque Estadual· Monumento natural· Refúgio da vida silvestre
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· Área de proteção ambiental (federal e estadual)· Área de relevante interesse ecológico· Floresta nacional (e estadual)· Reserva extrativista· Reserva da fauna· Reserva de desenvolvimento sustentável· Reserva particular do patrimônio natural.
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O professor deve dividir a turma em três grupos que pesquisarão os seguintes links:
1 – Unidades de Conservação: Os alunos devem focar sobre as explicações sobre as UC's e sobre as dicas para a visita de campo.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1726
2 – Meio Ambiente (blog): Neste blog o foco deve ser sobre as alterações sobre o código florestal
http://www.ecolnews.com.br/chacon.htm
3 - Mata Ciliar e sua importância: Escolhemos essa aula do portal porque todo município é banhado por um rio e geralmente as matas ciliares foram praticamente dizimadas. Elas também são um dos alvos das alterações do Código Florestal Brasileiro. O foco aqui é sobre o que são mata ciliares, sua importância e como recuperá-las.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25070
Os alunos deverão observar os depoimentos e os esclarecimentos que especialistas fazem sobre as Unidades de Conservação
O professor, utilizando recursos multimídias (UCA, Tablets, Laboratório de Informática ou Data Show) apresentará para a turma os seguintes vídeos:
1 - O que são unidades de conservação?
http://www.youtube.com/watch?v=oeRJmHfcuAY&feature=related
2 - Unidades de conservação do Paraná
http://www.youtube.com/watch?v=DDgSv9nvx6g
Instruções para os alunos:
· Após assistirem aos vídeos, cada grupo apresentará uma síntese dos resultados da pesquisa feita em cada link, realizada anteriormente;
· Cada grupo elaborará uma pergunta para os demais grupos; Os grupos trocarão informações;
· Abre-se um debate com a turma toda, com mediação do professor sobre Unidades de Conservação X Alterações do Código Florestal.
Sugerimos que os alunos se organizem para planejar o Trabalho de Campo. O município pode ter mais de uma Unidade de Conservação. Assim, sugerimos que o grupo escolha quantas e quais Unidades deverão ser visitadas e estudadas.
Veja o exemplo do município de Uberlândia/MG:
As doze Unidades de Conservação presentes no município de Uberlândia (quatro na zona rural e oito na zona urbana) estão representadas em três categorias, de acordo com o SNUC: Parque Natural Municipal (a exemplo do Parque do Sabiá e do Parque do Siquierolli), Área de Relevante Interesse Ecológico - ARIE e Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN. A seguir, estão algumas informações sobre as principais UC’s na área urbana do
município.
Principais UC’s em área urbana:
Denominação |
Categoria |
Área (ha) |
Parque Municipal do Sabiá |
Parque |
185 |
Parque Municipal Luizote |
Parque |
5 |
Parque Municipal Santa Luzia |
Parque |
26 |
Parque Municipal Distrito Industrial |
Parque |
22 |
Parque Municipal Mansour |
Parque |
10 |
Parque Municipal Victório Siquierolli |
Parque |
23 |
Parque Municipal do Óleo |
Parque |
18 |
· Após o levantamento das UC's existentes no município, a turma deve escolher qual será visitada e pesquisada.
· Sugerimos que se escolha um parque, que geralmente são UC's mais conhecidas e utilizadas pela população.
· Dividir a turma em grupos para executar tarefas. Veja:
Esses grupos deverão:
O trabalho de campo deverá desenvolver a capacidade de observação crítica do aluno, estimulando a percepção baseada na observação do objeto de estudo (no caso a UC escolhida). O que os alunos deverão considerar? Veja:
Local: Parque Victório Siquierolli - Localizado na área urbana de Uberlândia - Zona Norte (entre os bairros Maravilha, jardim América, Residencial Gramado, Cruzeiro do Sul, Nossa Senhora das Graças e Distrito Industrial)
Saída: Geralmente marca-se o ponto de saída na Escola, sendo rigoroso com o horário combinado.
1ª Parada: Portaria do Parque:
2ª Parada: Na sede do Parque
O Parque Siquierolli possui um museu da biodiversidade do Cerrado, com animais empalhados, exposições, jogos, livros e diversos materiais informativos.
Os alunos circulam livremente, observando o acervo do museu.
Quando há monitores, pedimos seu acompanhamento e explicações.
3ª Parada: Na Mata Ciliar ou no Capão de Mata
O Parque Siquierolli possui duas trilhas. Seguimos pela trilha do óleo que leva até a mata ciliar. Neste momento, o professor pede para que os alunos exercitem seus sentidos:
4º Parada: Depois de concluída a trilha, entrevistar alguns usuários:
Os grupos já formados desde o planejamento irão se dividir para entrevistar alguns usuários do parque. O que perguntar? Sugerimos:
O professor deve nesta atividade orientar os alunos como se faz um relatório de campo. Essa tarefa pode ser dividida com o professor de Filosofia, que geralmente trabalham com metodologia científica. Os alunos devem observar que:
Um relatório de trabalho de campo deverá conter sobre o(s) local (ais) visitado(s):
Material Cartográfico: a turma deverá localizar as Unidades de Conservação existentes na planta da cidade e/ou no mapa do município. O trabalho será feito por dois grupos:
Os alunos poderão realizar um pequeno documentário da visita, tendo como modelo os vídeos apresentados nas atividades anteriores. O documentário deve ser rico em imagens do parque, depoimentos e entrevistas. A linguagem deve ser clara e ágil.
Sugestões para os professores:
http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=41&idConteudo=2004
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25246
Referências bibliográficas:
Sugestões para alunos:
http://www.brasilescola.com/brasil/unidades-conservacao-brasileiras.htm
A avaliação deste projeto de pesquisa com Trabalho de Campo será processual. Sugerimos que o professor avalie nos seguintes momentos:
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