Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ruth Rocha e suas histórias

 

13/04/2012

Autor(es) e Coautor(es)
imagem do usuário

ANA MARIA ALBUQUERQUE DE ARAÚJO

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Jacinta Macena de Sousa

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Nara Luiza de Almeida Cunha

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Mylene Ribeiro Moura Miranda

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Luzia Michelle Nunes da Silva

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Dina Mara Pinheiro Dantas

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Dayany Barros Ferreira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DIANA DIOGENES GOIS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

MARA PAULA SANTOS SILVA

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Luzia Michelle Nunes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita

  • Desenvolver a imaginação ao ouvir histórias narradas

  • Conhecer a vida e a obra de Ruth Rocha

  • Distinguir alguns dos personagens da escritora

  • Relacionar os personagens da autora com as histórias criadas.

Duração das atividades
150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidades básicas em leitura e escrita

  • Conhecimentos da estrutura narrativa

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE: Sala de aula

ATIVIDADE 1

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:  

Para esta aula, serão necessários os seguintes materiais:

  • aparelho de áudio

  • lápis de cor

  • texto impresso “Borba, o gato” de Ruth Rocha

Sugere-se que o professor converse com os alunos sobre o tema da aula e estabeleça com eles algumas regras para o desenvolvimento do trabalho. Por exemplo: participação ativa e respeito à opinião do colega.

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO OBJETO EDUCACIONAL:

Para esta atividade, o professor utilizará o áudio “Série formação do leitor: parte 1”, que tem duração de 5 minutos. O mesmo está disponível no seguinte endereço: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2792

O áudio é uma história narrada de Ruth Rocha que conta a revolta dos bichos com a lagarta, mas ao perceberem a beleza dela transformada em borboleta desistem de atacá-la.

Observações: O áudio a ser utilizado é a história “A primavera da lagarta” que começa a partir de 1 minuto 20 segundos e estende-se até 2 minutos e 58 segundos. O professor pode fazer o download da ferramenta, gravá-la em um CD e utilizá-la em sala de aula através de um aparelho de áudio.

 

 

 

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Neste momento,  o professor explicará aos alunos que eles irão ouvir uma história com o título “A primavera da lagarta” da autora Ruth Rocha e solicitará para que digam do que se trata o texto. Depois da colaboração dos alunos, colocar o áudio da história “A primavera da lagarta” da autora Ruth Rocha. Após a abordagem do áudio, recomenda-se que o professor leia, com boa entonação, o texto impresso “Borba, o gato” também da mesma autora que trata da história do gato Borba que quer ser policial como seu amigo, o cão Diogo. Durante a abordagem das histórias, propõe-se que o professor anote no quadro as contribuições dos alunos, dividindo, com um traço, o quadro pela metade com o nome das histórias em cada lado.

 

Borba, o gato

   Borba, o gato, e Diogo, o cão, eram muito amigos.

   Desde muito pequenos foram criados no mesmo quintal e, assim, foram ficando cada vez mais unidos. Brincavam de pegador, de amarelinha e de mocinho e bandido. Essa era a brincadeira de que eles mais gostavam. Às vezes, Borba era o mocinho e Diogo o bandido. Outras vezes, era o contrário.

   Vocês já ouviram falar que duas pessoas brigam como cão e gato? Pois os nossos amigos nunca brigavam, apesar de serem realmente cão e gato. De vez em quando, Diogo arreliava um pouquinho Borba, cantando:

    ―Atirei o pau no ga-to-to, mas o ga-to-to não morreu-reu-reu...

    Mas o Borba nem ligava e eles continuavam amigos. Quando chegou a hora de irem para escola, Diogo, que era um cão policial, resolveu estudar na escola da polícia. Borba foi contar a mãe:

    ―Sabe, mamãe? Eu também vou ser policial. Dona Gata riu:

    ―Onde é que já se viu gato policial?

    ―Ora, mamãe, se existe cachorro policial, por que é que não pode haver gato policial? Dona Gata explicou:

    ―Meu filho, gatos são gatos, cachorros são cachorros. Existe gato siamês, gato angorá... existiu até aquele célebre Gato-de-Botas. Mas gato policial, isso nunca houve.

    ―Mas, mamãe, só porque nunca houve não quer dizer que não possa aparecer um. Afinal, é a minha vocação...

Diogo, todos os dias, trazia exercícios para fazer em casa:

    ―Hoje eu tenho que descobrir quem é que rouba o leite da casa de dona Marocas. Você quer me ajudar?

(...)

Fonte: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_05.htm. Acesso em 17/08/2011.

MOMENTO DO ALUNO:

Neste instante, os alunos irão ouvir atentamente o áudio da história “A primavera da lagarta” e o texto “Borba, o gato” lido pelo professor.

DISCUSSÃO:

Os alunos irão debater os textos ouvidos, construindo oralmente um resumo das histórias. Em algum momento, pode ocorrer a discordância na recontagem das mesmas, para isto, propõe-se ao professor buscar entre os alunos a resposta para tais dúvidas a partir de perguntas que os direcionem para os textos. Exemplos de perguntas do primeiro texto: quem são os personagens do texto? Onde se passa a história?  Por que os bichos queriam acabar com a lagarta? Eles mudaram de ideia? Por quê? Entre outras. E perguntas relativas ao segundo texto: qual o sonho do gato Borba? Qual a atitude da mãe do gato? O gato Borba desiste do seu sonho? O que acontece no final da história, ele realiza o seu desejo?

SISTEMATIZAÇÃO:

Para finalizar esta atividade, o professor deverá solicitar aos alunos que, a partir das informações anotadas no quadro, desenhem as histórias ouvidas, recontando-as através de imagens. Após a conclusão dos desenhos, propõe-se que o professor sistematize as histórias contadas, utilizando os desenhos dos alunos.

Sugestão: Criar um mural para fixar os desenhos da turma.

 

AMBIENTE:  Sala de aula

ATIVIDADE 2

Observação: A aula pode ocorrer na sala de vídeo da escola ou na própria sala de aula.

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:  

Para esta atividade, serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

  • projetor multimídia;

  • notebook ou computador;

  • CD, DVD ou pendrive com o vídeo;

  • caderno, lápis ou caneta

Sugere-se que o professor converse com os alunos sobre o tema da aula e estabeleça com eles algumas regras para o desenvolvimento do trabalho, por exemplo: participação ativa e respeito à opinião do colega. Para esta atividade, os alunos trabalharão em duplas, ficando a critério do professor a formação das mesmas.

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO OBJETO EDUCACIONAL:

O vídeo “Ruth Rocha”, com apenas 1 minuto de duração, apresenta uma breve biografia da escritora, com destaque para sua carreira e parte de suas obras.

Imagem 1 - Vídeo "Ruth Rocha"

Imagem 1 - Vídeo Ruth Rocha

Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4559


 

 

PARA INSTALAÇÃO DO VÍDEO:

Fazer o download do vídeo “Ruth Rocha” através do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4559

  1. O plugin Windows Media Player é necessário para a utilização do vídeo proposto. Caso o computador não tenha, é possível fazer o download no link disponibilizado acima.

  2. Caso não seja possível o uso do recurso on line, o professor pode fazer o download da ferramenta e exibi-lo por meio de um pendrive ou CD.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Sugere-se ao professor colocar o vídeo “Ruth Rocha” para os alunos assistirem e comentarem.

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, os alunos estarão assistindo ao vídeo do programa “Mais educação” e anotando as informações no caderno.

DISCUSSÃO:

Os alunos irão apresentar a biografia de Ruth Rocha que acabaram de assistir, consultando as informações registradas no caderno. Orienta-se que o professor procure fazer perguntas que explorem a vida da autora, como por exemplo: “Qual a cidade natal da escritora?”, “Para qual revista começou a escrever?”, “Que tipos de livros escreve?”, “O que é uma biografia?”, no intuito de enriquecer a discussão. É importante que os alunos tentem solucionar os questionamentos levantados, e, caso não consigam, o professor pode levantar novas questões que facilitem o debate.

SISTEMATIZAÇÃO:

Para sistematizar a atividade, o professor solicitará aos alunos, para que, em duplas, conversem no intuito de conhecerem um ao outro. Após esse momento, cada um irá apresentar o seu companheiro, destacando alguns pontos como: cidade natal, idade, nome do pai, da mãe, o que gosta de comer, filme favorito e qual a situação que aconteceu na sua vida que ele nunca esqueceu. Depois das apresentações, sugere-se que o professor apresente como se assemelha a vida dos alunos com a vida da autora Ruth Rocha, mostrando que podem ser escritores quando crescerem.

 

AMBIENTE: Sala de informática

ATIVIDADE 3

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula, será utilizado o computador com o software “Vamos Escrever” como recurso didático.

Sugere-se que o professor converse com os alunos sobre o tema da aula e estabeleça com eles algumas regras para o desenvolvimento do trabalho, por exemplo: participação ativa e respeito à opinião do colega. Nesta atividade, os alunos trabalharão em duplas, para isto, sugere-se que sejam mantidas as mesmas duplas da atividade anterior.

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO OBJETO EDUCACIONAL:

O software “Vamos Escrever” apresenta cinco atividades relacionadas à produção de texto, no qual será realizada apenas a opção “Oficina de textos” nesta aula.

Imagem 2 - Tela inicial do Software "Vamos escrever"

Imagem 2 - Tela inicial do Software

Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11121

 

 

 

 

 

PARA INSTALAÇÃO DO SOFTWARE:

  1. Fazer o download do software “Vamos Escrever” através do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11121

  2. Descompactar os ficheiro .zip para uma pasta no seu computador;

  3. Clicar em instalar .exe para começar a instalação.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

O professor apresentará para os alunos alguns personagens dos livros de Ruth Rocha como: Borba, o gato; a lagarta; Pedrinho, o coelhinho; Nicolau, dentre outros.  Eles poderão consultar o site da autora, através do link http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm (acesso em 17/08/2011) para conhecerem outros personagens e histórias de Ruth Rocha.

Em seguida, solicitará que, em duplas, escolham até três personagens e criem uma história mesclando-os na narrativa.

É importante avisar aos alunos que explorem a ferramenta “Oficina de textos”, pois permite a inclusão de imagens, desenhos, formas geométricas e modificação de fundo.

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, os alunos construirão uma narrativa com os personagens escolhidos. Sugere-se que o professor circule pela sala para ajudar na construção das narrativas, pois algumas dúvidas  poderão surgir, como: quais personagens devo usar? Quantas linhas deve ter? Dentre outras. Portanto faz-se necessário fazer perguntas que facilitem essas construções como: quem são os personagens? Quando se passa a história? Onde se passa? O que acontece? Como tudo ocorre?

DISCUSSÃO: 

O professor proporá às duplas que leiam os textos produzidos, e juntos, identifiquem os personagens de Ruth Rocha. Recomenda-se que o professor converse com os alunos sobre a produção, buscando identificar quais as dificuldades e soluções encontradas.

SISTEMATIZAÇÃO:

Para sistematizar a aula, o professor pedirá para que as duplas apresentem os personagens das histórias criadas na intenção de, juntos, identificarem os personagens de Ruth Rocha e os personagens criados pelos alunos. Recomenda-se que o professor comente com os alunos a possibilidade de criar histórias  assim como a escritora Ruth Rocha.

Sugestão: Caso seja possível, o professor pode imprimir as narrativas criadas no software “Vamos Escrever” para os alunos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Vamos escrever!: projectos de escrita interactiva Software Educacional
Série formação do leitor: parte 1 [Categorias Literárias] Áudio
Ruth Rocha Vídeo
Recursos Complementares

Site de Ruth Rocha http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm (Acesso em 29/08/2011)

Na segunda atividade também pode ser trabalhada uma linha do tempo com os alunos. No blog da professora Luciana Betat, há um relato de como foi esse trabalho com seus alunos  de 3º ano  - http://lubetat.blogspot.com/2008/05/linha-do-tempo.html (Acesso em 10/10/2011)

Avaliação

Na primeira atividade, propõe-se que o professor verifique se os alunos assimilaram as histórias ouvidas a partir do debate e dos desenhos realizados. Na segunda atividade, recomenda-se que o professor identifique se os alunos conseguiram compreender a biografia de Ruth Rocha. Na terceira atividade, sugere-se ao professor averiguar se os alunos elaboraram colaborativamente o texto narrativo integrando de forma bem construtiva os personagens da escritora Ruth Rocha.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.