13/04/2012
Luzia Michelle Nunes da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Desenvolver habilidades de leitura e escrita
Desenvolver a imaginação ao ouvir histórias narradas
Conhecer a vida e a obra de Ruth Rocha
Distinguir alguns dos personagens da escritora
Relacionar os personagens da autora com as histórias criadas.
Habilidades básicas em leitura e escrita
Conhecimentos da estrutura narrativa
Para esta aula, serão necessários os seguintes materiais:
aparelho de áudio
lápis de cor
texto impresso “Borba, o gato” de Ruth Rocha
Sugere-se que o professor converse com os alunos sobre o tema da aula e estabeleça com eles algumas regras para o desenvolvimento do trabalho. Por exemplo: participação ativa e respeito à opinião do colega.
Para esta atividade, o professor utilizará o áudio “Série formação do leitor: parte 1”, que tem duração de 5 minutos. O mesmo está disponível no seguinte endereço: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2792
O áudio é uma história narrada de Ruth Rocha que conta a revolta dos bichos com a lagarta, mas ao perceberem a beleza dela transformada em borboleta desistem de atacá-la.
Observações: O áudio a ser utilizado é a história “A primavera da lagarta” que começa a partir de 1 minuto 20 segundos e estende-se até 2 minutos e 58 segundos. O professor pode fazer o download da ferramenta, gravá-la em um CD e utilizá-la em sala de aula através de um aparelho de áudio.
Neste momento, o professor explicará aos alunos que eles irão ouvir uma história com o título “A primavera da lagarta” da autora Ruth Rocha e solicitará para que digam do que se trata o texto. Depois da colaboração dos alunos, colocar o áudio da história “A primavera da lagarta” da autora Ruth Rocha. Após a abordagem do áudio, recomenda-se que o professor leia, com boa entonação, o texto impresso “Borba, o gato” também da mesma autora que trata da história do gato Borba que quer ser policial como seu amigo, o cão Diogo. Durante a abordagem das histórias, propõe-se que o professor anote no quadro as contribuições dos alunos, dividindo, com um traço, o quadro pela metade com o nome das histórias em cada lado.
Borba, o gato
Borba, o gato, e Diogo, o cão, eram muito amigos.
Desde muito pequenos foram criados no mesmo quintal e, assim, foram ficando cada vez mais unidos. Brincavam de pegador, de amarelinha e de mocinho e bandido. Essa era a brincadeira de que eles mais gostavam. Às vezes, Borba era o mocinho e Diogo o bandido. Outras vezes, era o contrário.
Vocês já ouviram falar que duas pessoas brigam como cão e gato? Pois os nossos amigos nunca brigavam, apesar de serem realmente cão e gato. De vez em quando, Diogo arreliava um pouquinho Borba, cantando:
―Atirei o pau no ga-to-to, mas o ga-to-to não morreu-reu-reu...
Mas o Borba nem ligava e eles continuavam amigos. Quando chegou a hora de irem para escola, Diogo, que era um cão policial, resolveu estudar na escola da polícia. Borba foi contar a mãe:
―Sabe, mamãe? Eu também vou ser policial. Dona Gata riu:
―Onde é que já se viu gato policial?
―Ora, mamãe, se existe cachorro policial, por que é que não pode haver gato policial? Dona Gata explicou:
―Meu filho, gatos são gatos, cachorros são cachorros. Existe gato siamês, gato angorá... existiu até aquele célebre Gato-de-Botas. Mas gato policial, isso nunca houve.
―Mas, mamãe, só porque nunca houve não quer dizer que não possa aparecer um. Afinal, é a minha vocação...
Diogo, todos os dias, trazia exercícios para fazer em casa:
―Hoje eu tenho que descobrir quem é que rouba o leite da casa de dona Marocas. Você quer me ajudar?
(...)
Fonte: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_05.htm. Acesso em 17/08/2011.
Neste instante, os alunos irão ouvir atentamente o áudio da história “A primavera da lagarta” e o texto “Borba, o gato” lido pelo professor.
Os alunos irão debater os textos ouvidos, construindo oralmente um resumo das histórias. Em algum momento, pode ocorrer a discordância na recontagem das mesmas, para isto, propõe-se ao professor buscar entre os alunos a resposta para tais dúvidas a partir de perguntas que os direcionem para os textos. Exemplos de perguntas do primeiro texto: quem são os personagens do texto? Onde se passa a história? Por que os bichos queriam acabar com a lagarta? Eles mudaram de ideia? Por quê? Entre outras. E perguntas relativas ao segundo texto: qual o sonho do gato Borba? Qual a atitude da mãe do gato? O gato Borba desiste do seu sonho? O que acontece no final da história, ele realiza o seu desejo?
Para finalizar esta atividade, o professor deverá solicitar aos alunos que, a partir das informações anotadas no quadro, desenhem as histórias ouvidas, recontando-as através de imagens. Após a conclusão dos desenhos, propõe-se que o professor sistematize as histórias contadas, utilizando os desenhos dos alunos.
Sugestão: Criar um mural para fixar os desenhos da turma.
Observação: A aula pode ocorrer na sala de vídeo da escola ou na própria sala de aula.
Para esta atividade, serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
projetor multimídia;
notebook ou computador;
CD, DVD ou pendrive com o vídeo;
caderno, lápis ou caneta
Sugere-se que o professor converse com os alunos sobre o tema da aula e estabeleça com eles algumas regras para o desenvolvimento do trabalho, por exemplo: participação ativa e respeito à opinião do colega. Para esta atividade, os alunos trabalharão em duplas, ficando a critério do professor a formação das mesmas.
O vídeo “Ruth Rocha”, com apenas 1 minuto de duração, apresenta uma breve biografia da escritora, com destaque para sua carreira e parte de suas obras.
Imagem 1 - Vídeo "Ruth Rocha"
Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4559
Fazer o download do vídeo “Ruth Rocha” através do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4559
O plugin Windows Media Player é necessário para a utilização do vídeo proposto. Caso o computador não tenha, é possível fazer o download no link disponibilizado acima.
Caso não seja possível o uso do recurso on line, o professor pode fazer o download da ferramenta e exibi-lo por meio de um pendrive ou CD.
Sugere-se ao professor colocar o vídeo “Ruth Rocha” para os alunos assistirem e comentarem.
Neste momento, os alunos estarão assistindo ao vídeo do programa “Mais educação” e anotando as informações no caderno.
Os alunos irão apresentar a biografia de Ruth Rocha que acabaram de assistir, consultando as informações registradas no caderno. Orienta-se que o professor procure fazer perguntas que explorem a vida da autora, como por exemplo: “Qual a cidade natal da escritora?”, “Para qual revista começou a escrever?”, “Que tipos de livros escreve?”, “O que é uma biografia?”, no intuito de enriquecer a discussão. É importante que os alunos tentem solucionar os questionamentos levantados, e, caso não consigam, o professor pode levantar novas questões que facilitem o debate.
Para sistematizar a atividade, o professor solicitará aos alunos, para que, em duplas, conversem no intuito de conhecerem um ao outro. Após esse momento, cada um irá apresentar o seu companheiro, destacando alguns pontos como: cidade natal, idade, nome do pai, da mãe, o que gosta de comer, filme favorito e qual a situação que aconteceu na sua vida que ele nunca esqueceu. Depois das apresentações, sugere-se que o professor apresente como se assemelha a vida dos alunos com a vida da autora Ruth Rocha, mostrando que podem ser escritores quando crescerem.
Nesta aula, será utilizado o computador com o software “Vamos Escrever” como recurso didático.
Sugere-se que o professor converse com os alunos sobre o tema da aula e estabeleça com eles algumas regras para o desenvolvimento do trabalho, por exemplo: participação ativa e respeito à opinião do colega. Nesta atividade, os alunos trabalharão em duplas, para isto, sugere-se que sejam mantidas as mesmas duplas da atividade anterior.
O software “Vamos Escrever” apresenta cinco atividades relacionadas à produção de texto, no qual será realizada apenas a opção “Oficina de textos” nesta aula.
Imagem 2 - Tela inicial do Software "Vamos escrever"
Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11121
Fazer o download do software “Vamos Escrever” através do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11121
Descompactar os ficheiro .zip para uma pasta no seu computador;
Clicar em instalar .exe para começar a instalação.
O professor apresentará para os alunos alguns personagens dos livros de Ruth Rocha como: Borba, o gato; a lagarta; Pedrinho, o coelhinho; Nicolau, dentre outros. Eles poderão consultar o site da autora, através do link http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm (acesso em 17/08/2011) para conhecerem outros personagens e histórias de Ruth Rocha.
Em seguida, solicitará que, em duplas, escolham até três personagens e criem uma história mesclando-os na narrativa.
É importante avisar aos alunos que explorem a ferramenta “Oficina de textos”, pois permite a inclusão de imagens, desenhos, formas geométricas e modificação de fundo.
Neste momento, os alunos construirão uma narrativa com os personagens escolhidos. Sugere-se que o professor circule pela sala para ajudar na construção das narrativas, pois algumas dúvidas poderão surgir, como: quais personagens devo usar? Quantas linhas deve ter? Dentre outras. Portanto faz-se necessário fazer perguntas que facilitem essas construções como: quem são os personagens? Quando se passa a história? Onde se passa? O que acontece? Como tudo ocorre?
O professor proporá às duplas que leiam os textos produzidos, e juntos, identifiquem os personagens de Ruth Rocha. Recomenda-se que o professor converse com os alunos sobre a produção, buscando identificar quais as dificuldades e soluções encontradas.
Para sistematizar a aula, o professor pedirá para que as duplas apresentem os personagens das histórias criadas na intenção de, juntos, identificarem os personagens de Ruth Rocha e os personagens criados pelos alunos. Recomenda-se que o professor comente com os alunos a possibilidade de criar histórias assim como a escritora Ruth Rocha.
Sugestão: Caso seja possível, o professor pode imprimir as narrativas criadas no software “Vamos Escrever” para os alunos.
Nome | Tipo |
---|---|
Vamos escrever!: projectos de escrita interactiva | Software Educacional |
Série formação do leitor: parte 1 [Categorias Literárias] | Áudio |
Ruth Rocha | Vídeo |
Site de Ruth Rocha http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm (Acesso em 29/08/2011)
Na segunda atividade também pode ser trabalhada uma linha do tempo com os alunos. No blog da professora Luciana Betat, há um relato de como foi esse trabalho com seus alunos de 3º ano - http://lubetat.blogspot.com/2008/05/linha-do-tempo.html (Acesso em 10/10/2011)
Na primeira atividade, propõe-se que o professor verifique se os alunos assimilaram as histórias ouvidas a partir do debate e dos desenhos realizados. Na segunda atividade, recomenda-se que o professor identifique se os alunos conseguiram compreender a biografia de Ruth Rocha. Na terceira atividade, sugere-se ao professor averiguar se os alunos elaboraram colaborativamente o texto narrativo integrando de forma bem construtiva os personagens da escritora Ruth Rocha.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/04/2012
Cinco estrelasAula maravilhosa, equipe nota dez, conteúdo de fácil assimilação e prático, muito bem feito.
22/04/2012
Cinco estrelasParabéns a toda equipe, aula sensacional, ainda mais com esse tema que valoriza a literatura dessa grande escritora, Ruth Rocha! Continuem assim!
13/04/2012
Cinco estrelasótima