Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Analisando a quadra de basquetebol

 

14/06/2012

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Analisar como é a organização estrutural de uma quadra de basquetebol,

·         Entender a função das marcações da quadra de basquetebol,

·         Aliar o conhecimento adquirido na matemática, artes e informática para o aprofundamento de conceitos importantes e organizações de atividades para a aula,

·         Buscar novas estruturações de quadras que melhor se adequem à prática do basquetebol daquele grupo de alunos.

Duração das atividades
Recomendam-se quatro encontros/aulas (50 minutos para cada aula - 200 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

Fundamentação ao professor:

Recomenda-se que o professor assista aos vídeos abaixo citados que ajudarão na fundamentação das aulas dessa sequência e de outras que virão aliadas a estas.

TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36837

TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 2

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37132

 

Os vídeos e atividades propostas fazem parte de uma sequência de aulas que aprofundam as questões abordadas nos vídeos lançados pela TV escola. Cada sequência trabalha e aprofunda um ponto específico abordado nos vídeos.

1º Momento – O professor poderá assistir com a turma ao vídeo da TV escola abaixo relacionado:

TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36837

 

 

 

 

A partir das informações assimiladas no vídeo o professor deverá aprofundar as discussões nos pontos iniciais abordados pelo mesmo: informações gerais do jogo e quadra.

 

2º Momento – O professor deverá iniciar as discussões com uma conversa sobre as experiências anteriores de seus alunos no esporte basquetebol:

O que cada um conhece do jogo?

  • Quais são as vivências que realmente marcaram sua prática nesse esporte?

 

  • A partir desse breve resgate, questionar a turma se já observaram o com olhares críticos o “palco” onde o jogo se desenvolve.

 

  • Alguém sabe me dizer o que é uma quadra poliesportiva?

“É área demarcada e preparada para a prática de várias modalidades esportivas. Normalmente, abriga as quatro modalidades mais conhecidas: futsal, voleibol, handebol e basquetebol, porém outras modalidades também podem ser agregadas a esse grupo como: tênis, peteca, etc.”.

Quadra poliesportiva

 

 Atividade 01: Quadra poliesportiva

Assistir com a turma o vídeo: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36837

 

 

Após o vídeo, levantar as seguintes questões:

  • Levando-se em conta o esporte que estamos abordando no momento (basquetebol), será que conseguimos observar algumas particularidades de sua quadra?
  • O que ela tem em comum com as outras?
  • O que é próprio só dela?
  • Como ela é formada: Cor, medidas, ângulos, figuras geométricas que encontramos nela, área, etc.

Algumas perguntas podem ser respondidas utilizando apenas nossa memória, outras se fazem necessárias através de uma pesquisa junto ao espaço utilizado pelo jogo.

 

Atividade 02: Explorando a quadra de basquetebol

 

Visando um trabalho paralelo com a matemática, levar a turma até uma quadra de basquetebol para que os alunos possam medir e anotar todas as informações nela contidas:

Comprimento, área, formas geométricas, altura, raio das circunferências encontradas, ângulos, etc.

Estas informações poderão ser transformadas em conteúdos de ambas as disciplinas, como escalas (matemática) ou poderão ser comparadas as medidas das regras oficiais do basquetebol (educação física), verificando se esta seria uma quadra com tamanho oficial.

 

 

Atividade 03: Analisando as informações

 

1º Momento – Função das marcações

 

            Temos uma série de informações, mas antes que possamos nos debruçar especificamente sobre os números, é fundamental entender a função que algumas delas têm na organização do jogo em questão:

 

PESQUISA: Dividir a turma em grupos e pedir para que os alunos pesquisem sobre a função que algumas marcações específicas têm dentro desse esporte.

Ex: Funções das marcações do garrafão.

  • Essa atividade poderá ser realizada na sala de informática da escola ou como um trabalho extraclasse (os sites que poderão servir de referência para os alunos você encontra em recursos complementares)

 

2º Momento – Aliando pesquisa à prática

Após a pesquisa, dividir a turma em quatro grupos e realizar dois jogos:

            O primeiro, com os dois primeiros grupos, mantendo todas as funções das marcações como pesquisado.

            No segundo, com os dois grupos que observaram o primeiro, retirando ou modificando a função das marcações.

Ex. Os jogadores poderão ficar dentro do garrafão por tempo ilimitado.

 

            Ao final das atividades os alunos poderão discutir se todas as funções são válidas, descartáveis ou deveriam ser modificadas. Para tal reflexão os grupos devem levar em consideração duas situações distintas: um jogo para alunos de escola e um jogo para jogadores profissionais.

 

Atividade 04: Reproduzindo a quadra

            Usando os conhecimentos adquiridos e com o auxílio dos professores de matemática, artes e informática, pedir que cada aluno reproduza por escala a quadra de basquetebol visitada, utilizando os dados que foram recolhidos anteriormente, levando-se em consideração a razão de semelhança. Essa atividade pode ser realizada de três formas (sempre com a educação física aliada a outras disciplinas):

  1. Desenho - através de uma planta feita no papel - voltado para matemática
  2. Maquete - através de uma maquete com materiais diversos (isopor, sucata, , madeira, etc.) - voltado para artes e matemática
  3. Digital - através do programa "Google SketchUp Pro" o aluno poderá reproduzir digitalmente a quadra - voltado para informática e matemática
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Quadra poliesportiva Vídeo
TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1 Vídeo
Recursos Complementares

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36837

 (Portal do professor – Recursos educacionais – vídeo e informações do tronco comum)

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37132

(Portal do professor – Recursos educacionais – vídeo e informações do tronco comum)

 

http://www.cbb.com.br/conheca_basquete/conheca_basquete_regras.asp

 (Confederação brasileira de basquetebol – regras oficiais)

 

http://www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/16/artigo76289-1.asp

(Planta de uma quadra poliesportiva - equipe de obra - SENAI)

 

http://racablack.vilabol.uol.com.br/regras_basquete.htm

(Basquetebol – medidas diversas)

 

http://ambiente.educacao.ba.gov.br/guias_pedagogicos/788.pdf

(Guia do professor - Vídeo - Quadra poliesportiva)

 

http://sketchup.google.com/download/

(Download do programa)

Avaliação

Desafio: A partir de todo conhecimento adquirido nas atividades realizadas pedir para que cada aluno se torne o criador de uma nova estrutura para o basquetebol. Para que isso aconteça, é necessário que primeiro tenhamos claro o objetivo desse ato:

Tornar o esporte basquetebol mais fácil e atraente para a vivência da turma.

            Nem sempre um jogo ou esporte agrada a todos. Tal fato normalmente se deve às dificuldades encontradas pelos jogadores na prática do mesmo, o que torna o jogo monótono e sem graça.

 1º Momento – Levantar com a turma quais são as dificuldades encontradas por aquele grupo durante a disputa de uma partida de basquetebol.

 2º Momento – Com base nas repostas da turma, cada aluno deverá analisar e refletir como a estrutura de uma nova quadra de basquetebol pode resolver ou atenuar os problemas levantados?

 3º Momento – Construção de uma estrutura inovadora para o jogo (desenho ou maquete).

OBS. Durante esse processo o professor de matemática pode participar ativamente do processo auxiliando e fundamentando o processo de criação das estruturas.

 Após o desenvolvimento dos trabalhos, a turma poderá eleger e avaliar a viabilização de um projeto para a prática do “basquetebol da turma”.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.