14/06/2012
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Canal |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
· Analisar como é a organização estrutural de uma quadra de basquetebol,
· Entender a função das marcações da quadra de basquetebol,
· Aliar o conhecimento adquirido na matemática, artes e informática para o aprofundamento de conceitos importantes e organizações de atividades para a aula,
· Buscar novas estruturações de quadras que melhor se adequem à prática do basquetebol daquele grupo de alunos.
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.
Fundamentação ao professor:
Recomenda-se que o professor assista aos vídeos abaixo citados que ajudarão na fundamentação das aulas dessa sequência e de outras que virão aliadas a estas.
TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36837
TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 2
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37132
Os vídeos e atividades propostas fazem parte de uma sequência de aulas que aprofundam as questões abordadas nos vídeos lançados pela TV escola. Cada sequência trabalha e aprofunda um ponto específico abordado nos vídeos.
1º Momento – O professor poderá assistir com a turma ao vídeo da TV escola abaixo relacionado:
TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36837
A partir das informações assimiladas no vídeo o professor deverá aprofundar as discussões nos pontos iniciais abordados pelo mesmo: informações gerais do jogo e quadra.
2º Momento – O professor deverá iniciar as discussões com uma conversa sobre as experiências anteriores de seus alunos no esporte basquetebol:
O que cada um conhece do jogo?
“É área demarcada e preparada para a prática de várias modalidades esportivas. Normalmente, abriga as quatro modalidades mais conhecidas: futsal, voleibol, handebol e basquetebol, porém outras modalidades também podem ser agregadas a esse grupo como: tênis, peteca, etc.”.
Atividade 01: Quadra poliesportiva
Assistir com a turma o vídeo: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36837
Após o vídeo, levantar as seguintes questões:
Algumas perguntas podem ser respondidas utilizando apenas nossa memória, outras se fazem necessárias através de uma pesquisa junto ao espaço utilizado pelo jogo.
Atividade 02: Explorando a quadra de basquetebol
Visando um trabalho paralelo com a matemática, levar a turma até uma quadra de basquetebol para que os alunos possam medir e anotar todas as informações nela contidas:
Comprimento, área, formas geométricas, altura, raio das circunferências encontradas, ângulos, etc.
Estas informações poderão ser transformadas em conteúdos de ambas as disciplinas, como escalas (matemática) ou poderão ser comparadas as medidas das regras oficiais do basquetebol (educação física), verificando se esta seria uma quadra com tamanho oficial.
Atividade 03: Analisando as informações
1º Momento – Função das marcações
Temos uma série de informações, mas antes que possamos nos debruçar especificamente sobre os números, é fundamental entender a função que algumas delas têm na organização do jogo em questão:
PESQUISA: Dividir a turma em grupos e pedir para que os alunos pesquisem sobre a função que algumas marcações específicas têm dentro desse esporte.
Ex: Funções das marcações do garrafão.
2º Momento – Aliando pesquisa à prática
Após a pesquisa, dividir a turma em quatro grupos e realizar dois jogos:
O primeiro, com os dois primeiros grupos, mantendo todas as funções das marcações como pesquisado.
No segundo, com os dois grupos que observaram o primeiro, retirando ou modificando a função das marcações.
Ex. Os jogadores poderão ficar dentro do garrafão por tempo ilimitado.
Ao final das atividades os alunos poderão discutir se todas as funções são válidas, descartáveis ou deveriam ser modificadas. Para tal reflexão os grupos devem levar em consideração duas situações distintas: um jogo para alunos de escola e um jogo para jogadores profissionais.
Atividade 04: Reproduzindo a quadra
Usando os conhecimentos adquiridos e com o auxílio dos professores de matemática, artes e informática, pedir que cada aluno reproduza por escala a quadra de basquetebol visitada, utilizando os dados que foram recolhidos anteriormente, levando-se em consideração a razão de semelhança. Essa atividade pode ser realizada de três formas (sempre com a educação física aliada a outras disciplinas):
Nome | Tipo |
---|---|
Quadra poliesportiva | Vídeo |
TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1 | Vídeo |
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36837
(Portal do professor – Recursos educacionais – vídeo e informações do tronco comum)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37132
(Portal do professor – Recursos educacionais – vídeo e informações do tronco comum)
http://www.cbb.com.br/conheca_basquete/conheca_basquete_regras.asp
(Confederação brasileira de basquetebol – regras oficiais)
http://www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/16/artigo76289-1.asp
(Planta de uma quadra poliesportiva - equipe de obra - SENAI)
http://racablack.vilabol.uol.com.br/regras_basquete.htm
(Basquetebol – medidas diversas)
http://ambiente.educacao.ba.gov.br/guias_pedagogicos/788.pdf
(Guia do professor - Vídeo - Quadra poliesportiva)
http://sketchup.google.com/download/
(Download do programa)
Desafio: A partir de todo conhecimento adquirido nas atividades realizadas pedir para que cada aluno se torne o criador de uma nova estrutura para o basquetebol. Para que isso aconteça, é necessário que primeiro tenhamos claro o objetivo desse ato:
Tornar o esporte basquetebol mais fácil e atraente para a vivência da turma.
Nem sempre um jogo ou esporte agrada a todos. Tal fato normalmente se deve às dificuldades encontradas pelos jogadores na prática do mesmo, o que torna o jogo monótono e sem graça.
1º Momento – Levantar com a turma quais são as dificuldades encontradas por aquele grupo durante a disputa de uma partida de basquetebol.
2º Momento – Com base nas repostas da turma, cada aluno deverá analisar e refletir como a estrutura de uma nova quadra de basquetebol pode resolver ou atenuar os problemas levantados?
3º Momento – Construção de uma estrutura inovadora para o jogo (desenho ou maquete).
OBS. Durante esse processo o professor de matemática pode participar ativamente do processo auxiliando e fundamentando o processo de criação das estruturas.
Após o desenvolvimento dos trabalhos, a turma poderá eleger e avaliar a viabilização de um projeto para a prática do “basquetebol da turma”.
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