01/08/2012
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
· Aprofundar nas discussões sobre o significado das regras no basquetebol buscando um entendimento mais abrangente;
· Analisar as implicações que cada regra tem dentro de uma partida;
· Reestruturar as regras do jogo para que atendam às necessidades e possibilidades da turma;
· Estabelecer relações entre conteúdos de disciplinas diferentes (história e educação física).
As aulas do portal abaixo citadas estabelecem uma sequência pedagógica, importante para reflexão deste tema. É importante que o professor trabalhe o conteúdo abordado na sequência abaixo antes de aprofundar no tema desta(s) aula(s).
AULA 01
Fundamentação ao professor:
Recomenda-se que o professor assista aos vídeos abaixo citados que ajudarão na fundamentação das aulas dessa sequência e de outras que virão aliadas a estas.
TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36837
TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 2
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37132
1º Momento – Caso ainda não tenha ocorrido na sequência anterior, o professor poderá assistir com a turma o vídeo da TV escola abaixo relacionado (vídeo de introdução), ressaltando a parte que será aprofundada nas aulas que seguem:
TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36837
A partir das informações assimiladas ou relembradas do vídeo anteriormente citado, o professor deverá se deter e aprofundar as discussões nos seguintes pontos: informações gerais do jogo, quadra e regras.
2º Momento – Com base nos pontos ressaltados, o professor deverá iniciar as discussões relembrando o trabalho desenvolvido na aula "Analisando a quadra de basquetebol - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=40544", abordando as questões abaixo relacionadas.
Fizemos uma análise aprofundada na estrutura e organização da quadra de basquetebol.
Reestruturamos a mesma buscando a que melhor adaptasse a prática para o nosso grupo.
No entanto não é só da estrutura física que um jogo ou esporte é formado. Analogicamente falando, se o campo onde o jogo é disputado representa o esqueleto que dá sustentação a esse jogo, as regras aplicadas a esse jogo são os órgãos do mesmo, ou seja, é o que regulariza e dá vida ao jogo.
Vamos ver porque as regras são tão importantes?
Assistir com a turma o vídeo:
Após assistir o vídeo o professor poderá provocar uma discussão sobre a relação das regras com as estruturas dos esportes e com temas transversais como: a violência no jogo e o respeito às normas/adversário.
3º Momento – Situando o jogo na história.
Conhecendo o basquetebol – informações gerais sobre o jogo:
http://globoesporte.globo.com/FlashShow/0,,14712,00.swf
(Pequeno “flashshow” para introduzir os estudos)
A partir de uma aula conjunta com a disiplina de história, resgatar o histórico do basquetebol relacionando com o cenário mundial e nacional destacando à criação e evolução do jogo.
(Em recursos complementares você encontra links que irão ajudar a traçar esse paralelo)
AULA 02:
Atividade 01: As regras do jogo
De certa forma, quando analisamos e reestruturamos a quadra de basquetebol resgatamos algumas das regras do basquetebol durante o processo. No entanto vamos agora estuda-las a fundo?
http://www.youtube.com/watch?v=ug-c4Z3AQ-c
(Basquetebol - parte 01 - Profª Marcia Mandatte)
http://www.youtube.com/watch?v=OiLoM6McDgE&feature=fvwrel
(Basquetebol - parte 02 - Profª Marcia Mandatte)
(Apresentações feitas para mostrar histórico, características e regras do Basquetebol.Partes 1 e 2. Profª Marcia Mandatte)
PESQUISA: Dividir a turma em grupos e pedir para que cada grupo pesquise pontos específicos das regras: infrações e penalidades, regras de ação e conduta, regulamentos do jogo, árbitros e seus deveres, regulamentação sobre os jogadores, são alguns exemplos.
Cada grupo deverá resgatar também quais foram as mudanças das regras no decorrer de sua trajetória e por que motivo essas mudanças ocorreram.
A pesquisa poderá ser realizada na biblioteca da escola, sala de informática ou como atividade complementar. (em recursos complementares o professor encontra sites que irão ajudar a orientar essas pesquisas)
O material reunido deverá ser apresentado em um seminário na sala.
AULA 03:
Atividade 01: Vivenciando o jogo como ele é hoje
Após o seminário, organizar uma partida de basquetebol onde jogadores, árbitros e equipe técnica serão formados pelos próprios alunos.
As regras e estruturação do jogo deverão seguir os padrões apresentados no seminário.
Atividade 02: Analisando o valor das mudanças
Após vivenciar o jogo como ele é praticado hoje, o professor poderá elencar algumas das mudanças mais significativas, pesquisadas anteriormente pelos alunos, e retirá-las temporariamente de algumas partidas (todas de uma vez ou em grupos) para que os alunos possam perceber o quanto estas evoluções contribuíram para o desenvolvimento do jogo, testando assim a necessidade de sua permanência.
Exemplos:
- A bola poderá retornar ao campo de defesa;
- Alterar o número de jogadores em quadra;
- Jogar valendo dois dribles ou mais;
- Poder conduzir a bola.
Obs: Ao utilizar esta estratégia de retirar a atual regra, fica mais claro para o aluno o porque desta regra ter sido introduzida no jogo, pois percebem melhor
a necessidade de introdução da mesma no jogo, assim como também o que a justifica.
Nome | Tipo |
---|---|
Regras [Visões do esporte] | Vídeo |
TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1 | Vídeo |
Recomenda-se que o professor assista aos vídeos abaixo citados que representam conhecimentos prévios necessários para a fundamentação das aulas:
TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37139
TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 2
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37132
http://www.cbb.com.br/conheca_basquete/hist_oficial.asp
(Confederação brasileira de basquetebol – história oficial do basquete)
(História do basquetebol em cadeira de rodas)
http://www.brasilescola.com/educacaofisica/basquetebol.htm
(Brasil escola – Basquetebol: História e regras)
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/basquete/historia-do-basquete-2.php
(Portal São Francisco - Basquetebol: História e regras)
http://www.prof2000.pt/users/ruimarques/Hist%C3%B3ria%20do%20Basquetebol.htm
(História das regras do basquetebol)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37139
(Portal do professor – Recursos educacionais)
Desafio (continuação): A partir de todo conhecimento adquirido nas atividades realizadas e aulas anteriores pedir para que os alunos, utilizando como base a maquete eleita como alternativa na aula: Analisando a quadra de basquetebol, reescrevam as regras do basquetebol visando:
1º Momento – Relembrar com a turma quais são as dificuldades encontradas por aquele grupo durante a disputa de uma partida de basquetebol.
2º Momento – Resgatar a "maquete" eleita como mais adequada para a prática do “basquetebol da turma”.
3º Momento – Reestruturação das regras para que as mesmas se adequem à "maquete" e anseios da turma.
4º Momento – Vivência do esporte alternativo criado.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!