Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As regras no basquetebol

 

01/08/2012

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Aprofundar nas discussões sobre o significado das regras no basquetebol buscando um entendimento mais abrangente;

·         Analisar as implicações que cada regra tem dentro de uma partida;

·         Reestruturar as regras do jogo para que atendam às necessidades e possibilidades da turma;

·         Estabelecer relações entre conteúdos de disciplinas diferentes (história e educação física).

Duração das atividades
Recomendam-se três encontros/aulas (50 minutos cada aula - 150 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As aulas do portal abaixo citadas estabelecem uma sequência pedagógica, importante para reflexão deste tema. É importante que o professor trabalhe o conteúdo abordado na sequência abaixo antes de aprofundar no tema desta(s) aula(s).

  • Analisando a quadra de basquetebol (autor – Wilson Vassallo Fagundes)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=40544

Estratégias e recursos da aula

AULA 01

Fundamentação ao professor:

Recomenda-se que o professor assista aos vídeos abaixo citados que ajudarão na fundamentação das aulas dessa sequência e de outras que virão aliadas a estas.

TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36837

TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 2

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37132

 

1º Momento – Caso ainda não tenha ocorrido na sequência anterior, o professor poderá assistir com a turma o vídeo da TV escola abaixo relacionado (vídeo de introdução), ressaltando a parte que será aprofundada nas aulas que seguem:

TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36837

 

 

 

 

A partir das informações assimiladas ou relembradas do vídeo anteriormente citado, o professor deverá se deter e aprofundar as discussões nos seguintes pontos: informações gerais do jogo, quadra e regras.

 

2º Momento – Com base nos pontos ressaltados, o professor deverá iniciar as discussões relembrando o trabalho desenvolvido na aula "Analisando a quadra de basquetebol - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=40544", abordando as questões abaixo relacionadas.

Fizemos uma análise aprofundada na estrutura e organização da quadra de basquetebol.

Reestruturamos a mesma buscando a que melhor adaptasse a prática para o nosso grupo.

No entanto não é só da estrutura física que um jogo ou esporte é formado. Analogicamente falando, se o campo onde o jogo é disputado representa o esqueleto que dá sustentação a esse jogo, as regras aplicadas a esse jogo são os órgãos do mesmo, ou seja, é o que regulariza e dá vida ao jogo.

Vamos ver porque as regras são tão importantes?

Assistir com a turma o vídeo:

 

 

 

Após assistir o vídeo o professor poderá provocar uma discussão sobre a relação das regras com as estruturas dos esportes e com temas transversais como: a violência no jogo e o respeito às normas/adversário.

 

3º Momento – Situando o jogo na história.

Conhecendo o basquetebol – informações gerais sobre o jogo:

http://globoesporte.globo.com/FlashShow/0,,14712,00.swf

(Pequeno “flashshow” para introduzir os estudos)

 

 A partir de uma aula conjunta com a disiplina de história, resgatar o histórico do basquetebol relacionando com o cenário mundial e nacional destacando à criação e evolução do jogo.

(Em recursos complementares você encontra links que irão ajudar a traçar esse paralelo)

 

AULA 02:

Atividade 01: As regras do jogo

 De certa forma, quando analisamos e reestruturamos a quadra de basquetebol resgatamos algumas das regras do basquetebol durante o processo. No entanto vamos agora estuda-las a fundo?

  • Vídeos introdutórios: Na sala de informática o professor poderá passar os vídeos e possibilitar a pesquisa.

http://www.youtube.com/watch?v=ug-c4Z3AQ-c

(Basquetebol - parte 01 - Profª Marcia Mandatte)

http://www.youtube.com/watch?v=OiLoM6McDgE&feature=fvwrel

(Basquetebol - parte 02 - Profª Marcia Mandatte)

(Apresentações feitas para mostrar histórico, características e regras do Basquetebol.Partes 1 e 2. Profª Marcia Mandatte)

PESQUISA: Dividir a turma em grupos e pedir para que cada grupo pesquise pontos específicos das regras: infrações e penalidades, regras de ação e conduta, regulamentos do jogo, árbitros e seus deveres, regulamentação sobre os jogadores, são alguns exemplos.

Cada grupo deverá resgatar também quais foram as mudanças das regras no decorrer de sua trajetória e por que motivo essas mudanças ocorreram.

A pesquisa poderá ser realizada na biblioteca da escola, sala de informática ou como atividade complementar. (em recursos complementares o professor encontra sites que irão ajudar a orientar essas pesquisas)

O material reunido deverá ser apresentado em um seminário na sala.

 

AULA 03:

 Atividade 01: Vivenciando o jogo como ele é hoje

Após o seminário, organizar uma partida de basquetebol onde jogadores, árbitros e equipe técnica serão formados pelos próprios alunos.

            As regras e estruturação do jogo deverão seguir os padrões apresentados no seminário.

 

Atividade 02: Analisando o valor das mudanças

Após vivenciar o jogo como ele é praticado hoje, o professor poderá elencar algumas das mudanças mais significativas, pesquisadas anteriormente pelos alunos, e retirá-las temporariamente de algumas partidas (todas de uma vez ou em grupos) para que os alunos possam perceber o quanto estas evoluções contribuíram para o desenvolvimento do jogo, testando assim a necessidade de sua permanência.

Exemplos:

 - A bola poderá retornar ao campo de defesa;

- Alterar o número de jogadores em quadra;

- Jogar valendo dois dribles ou mais;

- Poder conduzir a bola.

Obs: Ao utilizar esta estratégia de retirar a atual regra, fica mais claro para o aluno o porque desta regra ter sido introduzida no jogo, pois percebem melhor

a necessidade de introdução da mesma no jogo, assim como também o que a justifica.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Regras [Visões do esporte] Vídeo
TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1 Vídeo
Recursos Complementares

Recomenda-se que o professor assista aos vídeos abaixo citados que representam conhecimentos prévios necessários para a fundamentação das aulas:

TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37139

TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 2

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37132

 

http://www.cbb.com.br/conheca_basquete/hist_oficial.asp

(Confederação brasileira de basquetebol – história oficial do basquete)

 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/esporte-paraolmpicos-basquete/esporte-paraolmpicos-historia-basquete-2.php

(História do basquetebol em cadeira de rodas)

 

http://www.brasilescola.com/educacaofisica/basquetebol.htm

(Brasil escola – Basquetebol: História e regras)

 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/basquete/historia-do-basquete-2.php

(Portal São Francisco - Basquetebol: História e regras)

 

http://www.prof2000.pt/users/ruimarques/Hist%C3%B3ria%20do%20Basquetebol.htm

(História das regras do basquetebol)

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37139

(Portal do professor – Recursos educacionais)

Avaliação

Desafio (continuação): A partir de todo conhecimento adquirido nas atividades realizadas e aulas anteriores pedir para que os alunos, utilizando como base a maquete eleita como alternativa na aula: Analisando a quadra de basquetebol, reescrevam as regras do basquetebol visando:

 

  1. Tornar o esporte basquetebol mais fácil e atraente para a vivência da turma.
  2. Manter o objetivo principal do jogo: marcar pontos acertando a bola na cesta.

 

1º Momento – Relembrar com a turma quais são as dificuldades encontradas por aquele grupo durante a disputa de uma partida de basquetebol.

2º Momento – Resgatar a "maquete" eleita como mais adequada para a prática do “basquetebol da turma”.

3º Momento – Reestruturação das regras para que as mesmas se adequem à "maquete" e anseios da turma.

4º Momento – Vivência do esporte alternativo criado.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.