Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Investigando flores e odores: de humanos a polinizadores

 

16/05/2012

Autor e Coautor(es)
Ariane de Souza Siqueira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Selma Gonzaga Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer o papel biológico do olfato.
  • Identificar e compreender a importância das relações ecológicas entre plantas e animais.
  • Investigar a influência de odores no comportamento de seres humanos.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Sistema sensorial.
  • Reprodução sexuada de angiospermas.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Que cheiro é esse?

O objetivo dessa atividade é chamar a atenção dos alunos para suas percepções olfativas destacando sua importância em nossa vida. Para a realização dessa atividade é preciso que o professor organize previamente exemplares de diferentes tipos de flores como violetas, rosas, jasmins, quaresmeiras, espatódeas, flores de maracujá, hibiscos, margaridas, cravos, crisântemos. Enfim, quanto maior a variedade de amostras, melhor. Também é necessário que sejam providenciadas, no mínimo, quatro amostras de perfume com fragrâncias diferentes e quatro amostras de alimentos em decomposição: um tomate podre, uma laranja embolorada, pedaço de carne e leite azedo, por exemplo. 

Olfato

Fonte da Imagem: http://1.bp.blogspot.com/-t080TGtPDyU/TbYwaM6E3qI/AAAAAAAAAAU/F0yvd_GquR4/s1600/olfato.jpg. Acesso em 13/04/2012.

Organizado o material, o professor deverá iniciar a aula permitindo que as amostras circulem pela sala de aluno a aluno, para que todos sintam todos os aromas.  Em seguida, o professor deverá solicitar aos alunos que registrem em seus cadernos as impressões olfativas que tiveram de cada amostra: agradável, desagradável, indiferente (quando o aluno não conseguir identificar nenhum aroma). 

Finalizada essa etapa, o professor deverá levantar as seguintes questões: “o que caracteriza um cheiro bom e um cheiro ruim?”, “o que um cheiro bom pode estar sinalizando?”, “o que um cheiro ruim pode nos dizer?”. Solicite aos alunos que formulem hipóteses para essas questões, fazendo o registro em seu caderno. 

Fedor

Fonte da Imagem: http://1.bp.blogspot.com/_ODfVjvKH3GI/TCyQIzfjoRI/AAAAAAAADIU/1X8-d3YyDCU/s1600/fedor.gif. Acesso em 13/04/2012.

Para a realização do próximo passo é necessária a utilização de computadores, tabletes ou notebooks com acesso à internet. Caso não haja a disponibilidade de um computador por aluno, o professor poderá organizá-los por computadores de acordo com o número de máquinas disponíveis. Caso não seja possível a conexão com a internet, o professor deverá salvar previamente os documentos da pesquisa em um dispositivo de armazenamento de mídia, e disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso.

Os alunos deverão realizar uma pesquisa nos endereços eletrônicos fornecidos pelo professor e elaborar um texto procurando responder à seguinte questão: qual o papel biológico do olfato? O texto poderá ser construído individualmente ou em grupo utilizando o editor de texto do computador. Após a elaboração do texto, os alunos deverão resgatar as hipóteses formuladas no início da atividade e confrontá-las com os resultados de sua pesquisa.

O arquivo gerado deverá ser salvo em um dispositivo de armazenamento de mídia e enviado ao professor por e-mail.

Olfato

Fonte da Imagem: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Dogs_nose.jpg. Acesso em 13/04/2012. 

ENDEREÇOS ELETRÔNICOS PARA PESQUISA

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/abelhas/cheiro-das-flores.php. Acesso em 11/04/2012.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-sensorial/olfato-4.php. Acesso em 11/04/2012.

http://www.infoescola.com/anatomia-humana/olfato/. Acesso em 13/04/2012.

http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/olfato.htm. Acesso em 13/04/2012.

Atividade 2- Flores e polinizadores - Pesquisa

Para o desenvolvimento desta etapa da aula é necessário a utilização de computadores com acesso à internet e de um equipamento para projeção de slides (data show).  O professor deverá iniciar a aula projetando a imagem abaixo aos alunos e lançando as seguintes questões: “todas as flores têm odores agradáveis?”, “por que os animais são atraídos pelo cheiro das plantas?”. Em seguida, solicite aos alunos que levantem hipóteses para essas perguntas.

Polinização.

Fonte da Imagem: http://www.orquidariocuiaba.com.br/wp-content/uploads/2010/02/apis_mellifera_by_mark_cassino_1999.jpg. Acesso em 14/04/2012.

Em seguida, organize a turma em seis grupos. Cada grupo ficará responsável por levantar informações na internet sobre uma determinada flor, conforme relação abaixo:

Grupo A: Hibisco

Grupo B: Flor de pequi

Grupo C: Papo de peru

Grupo D: Flor de maracujá

Grupo E: Flores de ipê-amarelo

Grupo F: Flor cadáver

Para a realização da pesquisa, o professor deverá apresentar aos alunos um roteiro com as seguintes questões:

a) Quais são as características dessa flor? (coloração, odor, tamanho)

b) A qual planta essa flor pertence?

c) Como ocorre a reprodução sexuada dessa planta?

d) Quais tipos de animais visitam essa flor?

As fontes para pesquisa deverão ser fornecidas pelo professor aos alunos, por escrito, a fim de que possam trabalhar com organização e autonomia. Os alunos de cada grupo poderão acessar o endereço diretamente do computador. Mesmo que não haja disponibilidade de um computador por aluno, é importante que cada um faça, individualmente, a primeira leitura do texto e registre no caderno aquilo que considerar mais importante. Em seguida, o grupo discute os apontamentos de cada aluno e formula um texto que sintetize os destaques do grupo procurando responder as questões apresentadas no roteiro. O texto produzido pelos alunos deverá ser salvo em um dispositivo de armazenamento de mídia e enviado ao professor por e-mail. Esse texto será utilizado para o desenvolvimento da próxima atividade, e ao final dele, os alunos deverão resgatar as hipóteses levantadas no início da atividade e confrontá-las com os resultados de sua pesquisa.

ENDEREÇOS ELETRÔNICOS PARA PESQUISA

GRUPO A – HIBISCO

Hibisco

Fonte da Imagem:  http://3.bp.blogspot.com/-0LSPMowqHCI/TboGLy77KtI/AAAAAAAAAMs/2FIitlztHkE/s1600/hibisco.jpg. Acesso em 14/04/2012.

http://aryansantosaryel.blogspot.com.br/2011/04/erva.html. Acesso em 14/04/2012.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hibiscus. Acesso em 14/04/2012.

http://piquirionline.blogspot.com.br/2008/02/hibiscos.html. Acesso em 14/04/2012.

 

GRUPO B – FLOR DE PEQUI

Pequi

Fonte da Imagem: http://www.alessandroabdala.com/site/sites/default/files/tmp/pequi_0.jpg. Acesso em 14/04/2012.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pequi. Acesso em 14/04/2012.

http://www.biologo.com.br/plantas/cerrado/pequi.html. Acesso em 14/04/2012.

 

GRUPO C – PAPO DE PERU

Papo de peru

Fonte da Imagem: http://3.bp.blogspot.com/-dpAQQN7nYV8/TvIOZTCvjqI/AAAAAAAAAdM/-MnRhcwIFOA/s1600/SAM_3378.JPG. Acesso em 14/04/2012.

http://www.jardineiro.net/br/banco/aristolochia_gigantea.php. Acesso em 14/04/2012.

http://recantoohashi.blogspot.com.br/2011_01_01_archive.html. Acesso em 14/04/2012.

http://www.plantasonya.com.br/trepadeiras-e-ornamentais/trepadeira-papo-de-peru-aristolochia-gigantea.html. Acesso em 14/04/2012.

 

GRUPO D – FLOR DE MARACUJÁ

Flor de maracuja

Fonte da Imagem: http://3.bp.blogspot.com/_dChYNXwjPIw/SUBjGnB64BI/AAAAAAAAA1k/pRdEEXnuhSQ/s1600-h/P2220031.JPG. Acesso em 14/04/2012.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maracuj%C3%A1. Acesso em 14/04/2012.

http://zoo.bio.ufpr.br/polinizadores/Textos/bio_floral.htm. Acesso em 14/04/2012.

http://www.ceplac.gov.br/radar/maracuja.htm. Acesso em 14/04/2012.

 

GRUPO E – FLOR DE IPÊ-AMARELO

Ipê amarelo

Fonte da Imagem: http://timblindim.files.wordpress.com/2008/08/ipe_amarelo_2bx.jpg. Acesso em 14/04/2012. 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arvores-ipe-amarelo/arvores-ipe-amarelo.php. Acesso em 19/04/2012.

http://timblindim.wordpress.com/arvores/ipe-amarelo/. Acesso em 14/04/2012.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ip%C3%AA-amarelo-da-serra. Acesso em 14/04/2012.

 

GRUPO F – FLOR CADÁVER

Flor cadaver

Fonte da Imagem: http://botany.si.edu/events/amorphophallus/images/DSCN1441.JPG. Acesso em 14/04/2012.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Flor-cad%C3%A1ver. Acesso em 14/04/2012.

http://hypescience.com/conheca-a-%E2%80%9Cflor-cadaver%E2%80%9D/. Acesso em 14/04/2012.

http://www.canalazultv.com.br/redeambiente/novidade.asp?id_CON=242. Acesso em 14/04/2012.

Atividade 3 - Flores e polinizadores - Dramatização

Propomos nesta atividade a construção de uma pequena cena teatral, onde os alunos irão apresentar os resultados de sua pesquisa sob a forma de um diálogo entre a flor e seu polinizador. 

Dialogo entre flor e polinizador

Fonte da Imagem: http://1.bp.blogspot.com/-_AKy9djuLvo/T4pLylcVybI/AAAAAAAAAD8/A9r0tUJf03Y/s1600/dialogo+planta+polinizador.jpg. Acesso em 15/04/2012.

Para a elaboração da cena teatral, o professor deverá orientar os alunos a utilizarem as informações contidas nos textos produzidos na Atividade 3. Essas informações servirão de base para os alunos formularem frases para o diálogo entre as personagens (flor e polinizador). Após a criação do texto para encenação e definido em cada grupo os alunos que irão representar a flor e o polinizador, o professor deverá reservar um tempo de dez a quinze minutos para que o grupo possa ensaiar a apresentação. Finalizado este intervalo, os grupos iniciarão a exposição teatral. Cada grupo disporá de um intervalo de cinco a dez minutos para a apresentação. Após cada apresentação, o professor deverá mediar um diálogo entre o grupo apresentador e os demais alunos, no sentido de que todos tenham clareza das informações trazidas pelos colegas. Todos deverão avaliar e registrar a relação flor-polinizador apresentada por cada grupo. A avaliação será realizada sob a forma de questionamentos aos apresentadores e o registro deverá ser feito no caderno.

Atividade 4- Influência do olfato no comportamento humano

A proposta desta atividade é investigar como os odores podem influenciar o comportamento do ser humano. Para iniciar a atividade o professor deverá estabelecer um diálogo com a turma levantando as seguintes questões: “algum cheiro já lhe trouxe alguma lembrança?”, “vocês acreditam que o odor pode mudar o comportamento de uma pessoa?”.

Professor, permita que os alunos se expressem e apresentem seus pontos de vista e, em seguida, entregue cópias do texto “Os segredos do olfato”, disponível no endereço eletrônico http://arianeminhasaulas.blogspot.com.br/2012/04/os-segredos-do-olfato-11-maio-2008-o.html (Acesso em 19/04/2012). Conduza uma leitura dirigida, esclarecendo eventuais dúvidas e após a leitura, pergunte aos alunos se eles concordam com o texto e peça que eles argumentem a respeito.

Para consolidar esta etapa, o professor deverá solicitar aos alunos que formulem um texto que sintetize os principais aspectos discutidos na aula.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sugestões de links para professores:

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas. Os registros produzidos pelos alunos durante as atividades e a dramatização apresentada pelos alunos deverão ser utilizados pelo professor como forma de registro e avaliação da atividade desenvolvida. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maily, universidade federal do amazonas , Amazonas - disse:
    may_oliver1986@hotmail.com

    10/01/2013

    Quatro estrelas

    estou formulando uma aula sobre a morfologia, fisiologia,etc das flores e a polinizaçao, e tambem montei fantoches para trabalhar esse processo, gostei dessa ideia e com certeza vai me ajudar a ter sucesso em sala de aula, alunos aprendendo de maneira divertida.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.