16/05/2012
Selma Gonzaga Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
O objetivo dessa atividade é chamar a atenção dos alunos para suas percepções olfativas destacando sua importância em nossa vida. Para a realização dessa atividade é preciso que o professor organize previamente exemplares de diferentes tipos de flores como violetas, rosas, jasmins, quaresmeiras, espatódeas, flores de maracujá, hibiscos, margaridas, cravos, crisântemos. Enfim, quanto maior a variedade de amostras, melhor. Também é necessário que sejam providenciadas, no mínimo, quatro amostras de perfume com fragrâncias diferentes e quatro amostras de alimentos em decomposição: um tomate podre, uma laranja embolorada, pedaço de carne e leite azedo, por exemplo.
Fonte da Imagem: http://1.bp.blogspot.com/-t080TGtPDyU/TbYwaM6E3qI/AAAAAAAAAAU/F0yvd_GquR4/s1600/olfato.jpg. Acesso em 13/04/2012.
Organizado o material, o professor deverá iniciar a aula permitindo que as amostras circulem pela sala de aluno a aluno, para que todos sintam todos os aromas. Em seguida, o professor deverá solicitar aos alunos que registrem em seus cadernos as impressões olfativas que tiveram de cada amostra: agradável, desagradável, indiferente (quando o aluno não conseguir identificar nenhum aroma).
Finalizada essa etapa, o professor deverá levantar as seguintes questões: “o que caracteriza um cheiro bom e um cheiro ruim?”, “o que um cheiro bom pode estar sinalizando?”, “o que um cheiro ruim pode nos dizer?”. Solicite aos alunos que formulem hipóteses para essas questões, fazendo o registro em seu caderno.
Fonte da Imagem: http://1.bp.blogspot.com/_ODfVjvKH3GI/TCyQIzfjoRI/AAAAAAAADIU/1X8-d3YyDCU/s1600/fedor.gif. Acesso em 13/04/2012.
Para a realização do próximo passo é necessária a utilização de computadores, tabletes ou notebooks com acesso à internet. Caso não haja a disponibilidade de um computador por aluno, o professor poderá organizá-los por computadores de acordo com o número de máquinas disponíveis. Caso não seja possível a conexão com a internet, o professor deverá salvar previamente os documentos da pesquisa em um dispositivo de armazenamento de mídia, e disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso.
Os alunos deverão realizar uma pesquisa nos endereços eletrônicos fornecidos pelo professor e elaborar um texto procurando responder à seguinte questão: qual o papel biológico do olfato? O texto poderá ser construído individualmente ou em grupo utilizando o editor de texto do computador. Após a elaboração do texto, os alunos deverão resgatar as hipóteses formuladas no início da atividade e confrontá-las com os resultados de sua pesquisa.
O arquivo gerado deverá ser salvo em um dispositivo de armazenamento de mídia e enviado ao professor por e-mail.
Fonte da Imagem: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Dogs_nose.jpg. Acesso em 13/04/2012.
ENDEREÇOS ELETRÔNICOS PARA PESQUISA
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/abelhas/cheiro-das-flores.php. Acesso em 11/04/2012.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-sensorial/olfato-4.php. Acesso em 11/04/2012.
http://www.infoescola.com/anatomia-humana/olfato/. Acesso em 13/04/2012.
http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/olfato.htm. Acesso em 13/04/2012.
Para o desenvolvimento desta etapa da aula é necessário a utilização de computadores com acesso à internet e de um equipamento para projeção de slides (data show). O professor deverá iniciar a aula projetando a imagem abaixo aos alunos e lançando as seguintes questões: “todas as flores têm odores agradáveis?”, “por que os animais são atraídos pelo cheiro das plantas?”. Em seguida, solicite aos alunos que levantem hipóteses para essas perguntas.
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Fonte da Imagem: http://www.orquidariocuiaba.com.br/wp-content/uploads/2010/02/apis_mellifera_by_mark_cassino_1999.jpg. Acesso em 14/04/2012.
Em seguida, organize a turma em seis grupos. Cada grupo ficará responsável por levantar informações na internet sobre uma determinada flor, conforme relação abaixo:
Grupo A: Hibisco
Grupo B: Flor de pequi
Grupo C: Papo de peru
Grupo D: Flor de maracujá
Grupo E: Flores de ipê-amarelo
Grupo F: Flor cadáver
Para a realização da pesquisa, o professor deverá apresentar aos alunos um roteiro com as seguintes questões:
a) Quais são as características dessa flor? (coloração, odor, tamanho)
b) A qual planta essa flor pertence?
c) Como ocorre a reprodução sexuada dessa planta?
d) Quais tipos de animais visitam essa flor?
As fontes para pesquisa deverão ser fornecidas pelo professor aos alunos, por escrito, a fim de que possam trabalhar com organização e autonomia. Os alunos de cada grupo poderão acessar o endereço diretamente do computador. Mesmo que não haja disponibilidade de um computador por aluno, é importante que cada um faça, individualmente, a primeira leitura do texto e registre no caderno aquilo que considerar mais importante. Em seguida, o grupo discute os apontamentos de cada aluno e formula um texto que sintetize os destaques do grupo procurando responder as questões apresentadas no roteiro. O texto produzido pelos alunos deverá ser salvo em um dispositivo de armazenamento de mídia e enviado ao professor por e-mail. Esse texto será utilizado para o desenvolvimento da próxima atividade, e ao final dele, os alunos deverão resgatar as hipóteses levantadas no início da atividade e confrontá-las com os resultados de sua pesquisa.
ENDEREÇOS ELETRÔNICOS PARA PESQUISA
GRUPO A – HIBISCO
Fonte da Imagem: http://3.bp.blogspot.com/-0LSPMowqHCI/TboGLy77KtI/AAAAAAAAAMs/2FIitlztHkE/s1600/hibisco.jpg. Acesso em 14/04/2012.
http://aryansantosaryel.blogspot.com.br/2011/04/erva.html. Acesso em 14/04/2012.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hibiscus. Acesso em 14/04/2012.
http://piquirionline.blogspot.com.br/2008/02/hibiscos.html. Acesso em 14/04/2012.
GRUPO B – FLOR DE PEQUI
Fonte da Imagem: http://www.alessandroabdala.com/site/sites/default/files/tmp/pequi_0.jpg. Acesso em 14/04/2012.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pequi. Acesso em 14/04/2012.
http://www.biologo.com.br/plantas/cerrado/pequi.html. Acesso em 14/04/2012.
GRUPO C – PAPO DE PERU
Fonte da Imagem: http://3.bp.blogspot.com/-dpAQQN7nYV8/TvIOZTCvjqI/AAAAAAAAAdM/-MnRhcwIFOA/s1600/SAM_3378.JPG. Acesso em 14/04/2012.
http://www.jardineiro.net/br/banco/aristolochia_gigantea.php. Acesso em 14/04/2012.
http://recantoohashi.blogspot.com.br/2011_01_01_archive.html. Acesso em 14/04/2012.
http://www.plantasonya.com.br/trepadeiras-e-ornamentais/trepadeira-papo-de-peru-aristolochia-gigantea.html. Acesso em 14/04/2012.
GRUPO D – FLOR DE MARACUJÁ
Fonte da Imagem: http://3.bp.blogspot.com/_dChYNXwjPIw/SUBjGnB64BI/AAAAAAAAA1k/pRdEEXnuhSQ/s1600-h/P2220031.JPG. Acesso em 14/04/2012.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maracuj%C3%A1. Acesso em 14/04/2012.
http://zoo.bio.ufpr.br/polinizadores/Textos/bio_floral.htm. Acesso em 14/04/2012.
http://www.ceplac.gov.br/radar/maracuja.htm. Acesso em 14/04/2012.
GRUPO E – FLOR DE IPÊ-AMARELO
Fonte da Imagem: http://timblindim.files.wordpress.com/2008/08/ipe_amarelo_2bx.jpg. Acesso em 14/04/2012.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arvores-ipe-amarelo/arvores-ipe-amarelo.php. Acesso em 19/04/2012.
http://timblindim.wordpress.com/arvores/ipe-amarelo/. Acesso em 14/04/2012.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ip%C3%AA-amarelo-da-serra. Acesso em 14/04/2012.
GRUPO F – FLOR CADÁVER
Fonte da Imagem: http://botany.si.edu/events/amorphophallus/images/DSCN1441.JPG. Acesso em 14/04/2012.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Flor-cad%C3%A1ver. Acesso em 14/04/2012.
http://hypescience.com/conheca-a-%E2%80%9Cflor-cadaver%E2%80%9D/. Acesso em 14/04/2012.
http://www.canalazultv.com.br/redeambiente/novidade.asp?id_CON=242. Acesso em 14/04/2012.
Propomos nesta atividade a construção de uma pequena cena teatral, onde os alunos irão apresentar os resultados de sua pesquisa sob a forma de um diálogo entre a flor e seu polinizador.
Fonte da Imagem: http://1.bp.blogspot.com/-_AKy9djuLvo/T4pLylcVybI/AAAAAAAAAD8/A9r0tUJf03Y/s1600/dialogo+planta+polinizador.jpg. Acesso em 15/04/2012.
Para a elaboração da cena teatral, o professor deverá orientar os alunos a utilizarem as informações contidas nos textos produzidos na Atividade 3. Essas informações servirão de base para os alunos formularem frases para o diálogo entre as personagens (flor e polinizador). Após a criação do texto para encenação e definido em cada grupo os alunos que irão representar a flor e o polinizador, o professor deverá reservar um tempo de dez a quinze minutos para que o grupo possa ensaiar a apresentação. Finalizado este intervalo, os grupos iniciarão a exposição teatral. Cada grupo disporá de um intervalo de cinco a dez minutos para a apresentação. Após cada apresentação, o professor deverá mediar um diálogo entre o grupo apresentador e os demais alunos, no sentido de que todos tenham clareza das informações trazidas pelos colegas. Todos deverão avaliar e registrar a relação flor-polinizador apresentada por cada grupo. A avaliação será realizada sob a forma de questionamentos aos apresentadores e o registro deverá ser feito no caderno.
A proposta desta atividade é investigar como os odores podem influenciar o comportamento do ser humano. Para iniciar a atividade o professor deverá estabelecer um diálogo com a turma levantando as seguintes questões: “algum cheiro já lhe trouxe alguma lembrança?”, “vocês acreditam que o odor pode mudar o comportamento de uma pessoa?”.
Professor, permita que os alunos se expressem e apresentem seus pontos de vista e, em seguida, entregue cópias do texto “Os segredos do olfato”, disponível no endereço eletrônico http://arianeminhasaulas.blogspot.com.br/2012/04/os-segredos-do-olfato-11-maio-2008-o.html (Acesso em 19/04/2012). Conduza uma leitura dirigida, esclarecendo eventuais dúvidas e após a leitura, pergunte aos alunos se eles concordam com o texto e peça que eles argumentem a respeito.
Para consolidar esta etapa, o professor deverá solicitar aos alunos que formulem um texto que sintetize os principais aspectos discutidos na aula.
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas. Os registros produzidos pelos alunos durante as atividades e a dramatização apresentada pelos alunos deverão ser utilizados pelo professor como forma de registro e avaliação da atividade desenvolvida.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/01/2013
Quatro estrelasestou formulando uma aula sobre a morfologia, fisiologia,etc das flores e a polinizaçao, e tambem montei fantoches para trabalhar esse processo, gostei dessa ideia e com certeza vai me ajudar a ter sucesso em sala de aula, alunos aprendendo de maneira divertida.