Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O cinema na educação - Projeto de pesquisa

 

28/05/2012

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Ideologia e a indústria cultural
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Artes visuais: leitura de imagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Investigar os diferentes gêneros cinematográficos;

- Pesquisar sobre as experiências com cinema na educação;

- Discutir a possibilidade do uso do cinema como ferramenta pedagógica e não somente de entretenimento.

Duração das atividades
20 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos precisam conhecer os diferentes gêneros de filmes: drama, terror, ficção científica, romance, comédia, comédia romântica, aventura, policial, etc.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2: introduzindo a temática do cinema

 

Explicar aos alunos que  irão  realizar uma pesquisa sobre as experiências com cinema na educação e dialogar sobre a sua utilização como ferramenta pedagógica e não somente de entretenimento. Participarão também deste projeto os professores de Português, História, Sociologia e Artes.

Para a motivação dos alunos sobre a temática, apresente o filme:

Título: Tapete Vermelho

Duração: 1h40min

Tapete Vermelho Imagem e sinopse disponíveis em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-202333/, acesso em 20.04.12. Download disponível em: http://www.baixarfilmesdublados.net/baixar-filme-tapete-vermelho-nacional/, acesso em 11.05.12.

Este filme apresenta a história de uma família que vai ao cinema pela primeira vez.

Antes de passar o filme, peça que imaginem quem nunca foi ao cinema, como seria a reação, como seriam as expectativas. Peça que observem a relação dos personagens com o cinema.

Na sequência, trabalhe as preferências dos alunos sobre cinema. Investigue com os alunos as questões abaixo pedindo que respondam individualmente:

 

1. Quais os gêneros favoritos;

2. Quais filmes favoritos;

3. Com que frequência vai ao cinema;

4. Qual livro gostaria que fosse transformado em filme.

Peça que construam um texto com estas questões e postem no Google Docs.

1. Os grupos precisam criar uma conta de email no Gmail;

2. Em seguida, um dos grupos cria o Google Docs e faz a inclusão de cada email dos outros grupos;

3. Os grupos, sendo aceitos os emails, irão receber a confirmação e a partir de então iniciam a postagem do texto;

4. Este texto pode ser modificado a qualquer tempo. Ao ser digitado, automaticamente o texto é salvo neste documento.

 

Os alunos acessam o site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=88, e clicam em "Google Docs - Vídeo Aula". (Acesso em 15.04.12). Esta ferramenta permite que os alunos façam a construção de texto compartilhada. Todos podem acessar e modificar o texto. Este material pode ser usado para futuras pesquisas.

 

FASE PREPARATÓRIA PARA OS PROFESSORES ENVOLVIDOS NO PROJETO DE PESQUISA

 

Paralelo às aulas, os professores das disciplinas envolvidas: Português, História, Sociologia e Artes assistirão a um programa da TV Escola antes de iniciarem o Projeto de Pesquisa. Acessem o site:

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3729, acesso em 15.04.12. Este link remete a um debate intitulado: "Cinema e educação: um espaço em aberto". Duração: 50min.

 

Os professores dialogarão a respeito do programa assistido e das possibilidades de trabalho interdisciplinar sobre a utilização do cinema na educação.

 

1. Os professores envolvidos neste projeto irão sincronizar um horário para que possam se encontrar e planejar a pesquisa ou utilizar o horário do planejamento ou reunião para tal;

2. Cada professor verifica a possibilidade de inserção da temática do cinema em sua disciplina, no seu planejamento;

3. Abaixo, seguem as sugestões, para cada disciplina, que podem ser inseridas no planejamento do professor.

 

Aulas 3 a 9:

Nesta fase inicial da pesquisa, os professores farão um trabalho conjunto com a turma explorando a temática e problematizando-a conforme segue abaixo:

1. Cada disciplina apresentará um material para ser trabalhado em sala;

2. A instrução para o trabalho com os diferentes materiais segue abaixo;

3. Todos os registros servirão de fundamentação para a pesquisa.

Língua Portuguesa:

Apresente um texto sobre a arte cinematográfica: http://www.brasilescola.com/artes/cinema.htm, acesso em 15.04.12. Neste texto, os alunos encontrarão informações sobre a invenção do equipamento cinematógrafo e o surgimento do cinema. A leitura deste texto será feita em grupos de 6 a 8 alunos que irão dialogar enquanto fazem o exercício.

História:

Apresente o texto sobre a História do cinema no Brasil: http://www.klick.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-692-,00.html, clicar em "Artes". Acesso em 15.04.12. Professor trabalhe os links progressivamente. Cada link apresenta uma parte da história do cinema no Brasil.

1. Os alunos, divididos em grupos, irão ler o texto gradativamente, uma vez que ele se encontra em partes. Ao longo da leitura, acompanhe os alunos em suas dúvidas e comentários.

Arte:

Os alunos irão acessar sites sobre cinema e analisar as críticas com atenção à fotografia, arte, composição, iluminação. Para esta análise, os alunos irão acessar filmes a que já assistiram e atentar para o que os críticos escreveram sobre tais filmes com relação aos aspectos técnicos. Terminada esta análise, as impressões dos alunos podem ser registradas no Google Docs construído anteriormente.

Sugestões de sites:

http://cinema.uol.com.br/, acesso em 15.04.12.

http://www.adorocinema.com/, acesso em 15.04.12.

http://adorocinemablog.blogspot.com.br/, acesso em 15.04.12.

 

Sociologia:

O professor irá trabalhar a Sociedade Brasileira, sua evolução e como o cinema tem representado nossa sociedade ao longo dos anos.

Peça que os alunos prestem atenção ao retrato que o cinema faz da sociedade brasileira e seus problemas. Peça que analisem se há uma fidelidade à realidade da sociedade nas duas épocas. Para este trabalho, é importante o trabalho dos professores de História e Sociologia para contextualização das épocas. Os seguintes filmes serão trabalhados:

1º filme:

Título: Vidas Secas

Duração: 103min

Imagem disponível em: http://www.meucinemabrasileiro.com/filmes/vida-secas/vidas-secas.asp, acesso em 15.04.12.

 

 2º filme:

Título: Central do Brasil

Duração: 112min 

 Imagem disponível em: http://screenshotsmovies.blogspot.com.br/2011/04/central-do-brasil.html, acesso em 20.04.12.

Terminada essa primeira fase, os professores de História e Sociologia irão mediar o diálogo com o aluno e problematizar a questão do cinema na sala de aula. Para isto, lance aos alunos a seguinte questão:

O cinema pode ser uma ferramenta efetiva na educação?

 

Construa com os alunos as seguintes hipóteses:

Hipótese 1: os professores utilizam o cinema somente como meio recreativo;

Hipótese 2: os professores utilizam somente filmes comerciais;

Hipótese 3: os professores utilizam o cinema para apresentação do conteúdo.

 

Levantadas as hipóteses, os alunos passarão à pesquisa sobre o cinema.

 

Aulas 10 e 11: o instrumental e a pesquisa

 

1. O professor trabalhará com toda a turma nesta fase;

2. Faça a construção do instrumental juntamente com os alunos ouvindo suas sugestões;

3. Este instrumental será utilizado com os professores de toda a escola que já trabalharam com cinema em sala de aula;

4. Elabore, junto com a turma, um convite para os professores participarem desta pesquisa, com informações sobre o projeto e seus objetivos, dizendo da importância dos dados.

  • Sugestão do instrumental para a entrevista:

 

 

 

Você usa o cinema com que frequência?

Quais os tipos de filme utiliza em sala de aula?

Qual o objetivo de se usar o cinema em sala de aula?

Você utiliza recursos auxiliares no trabalho com o cinema (textos, críticas de cinema, jornais)?

Professor 1

 

 

 

 

Professor 2

 

 

 

 

Professor 3

 

 

 

 

Professor 4

 

 

 

 

Professor 5

 

 

 

 

 

5. De posse dos dados da pesquisa, os alunos irão organizá-los e fazer a análise destes a partir do referencial construído com eles até esta fase da pesquisa, tirando suas conclusões.

6. Terminadas estas atividades, os alunos irão construir um texto para divulgação entre os grupos em um blog criado por eles mesmos, alimentado-o progressivamente no dia a dia. Os alunos divulgam o blog na escola para acesso de toda a comunidade escolar.

 

Aulas 12 a 20: para além da pesquisa

 

1. Após os alunos divulgarem os resultados da pesquisa, estes terão subsídios para trabalharem o cinema na escola num processo de transposição dos conhecimentos adquiridos;

2. Seguem abaixo sugestões de atividades para vários momentos de trabalho;

3. O objetivo é consolidar as discussões que ocorreram durante a pesquisa bem como trabalhar a partir dos resultados alcançados com ela;

4. Siga as instruções das sugestões abaixo.

 

1º momento

Vamos brincar de histórias em quadrinhos com roteiro, edição e outros recursos?

1. Professor, peça que os alunos acessem o seguinte site:

http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Intro.aspx, acesso em 15.04.12.

2. Neste site, há instruções completas sobre a criação de histórias em quadrinhos;

3. À medida que os alunos avançam na tela, há instruções detalhadas para cada fase da criação da história.

 

2º momento

 

1. Os alunos irão montar uma Mostra de Curtas produzidos por eles na escola;

2. Para isto, precisarão utilizar recursos de filmagem como os laptops, celulares, ipods ou câmera filmadora;

3. Este trabalho pode ser orientado pelos professores de diferentes áreas ou orientado em parcerias;

4. Em suas aulas os professores trabalharão da seguinte forma:

 

Língua Portuguesa:

O professor desta disciplina irá trabalhar com os alunos a construção do enredo da história. A definição da trama, o desfecho.

Artes:

O professor irá trabalhar a questão visual, a montagem do cenário, a análise da luz, composição.

História:

O professor ajudará os alunos com a contextualização da trama. Apresentará aos alunos a construção de um documentário, trabalhando esse gênero, além de contextualizar historicamente os demais gêneros cinematográficos.

1. Distribua os alunos em grupos.

2. Os grupos escolhem uma temática e gênero: reportagem, documentário, ficção, etc;

3. Os grupos elaboram o roteiro para o trabalho;

4. O cenário é definido e em seguida passa-se à filmagem;

5. Terminada a filmagem, os alunos montarão a Mostra de Curtas;

6. Define-se o local da escola para que ela aconteça bem como o dia e horário;

7. Faz-se um folder com informações da Mostra de Curtas para divulgação na escola e na comunidade;

8. Cada grupo irá mostrar seu trabalho para a comunidade escolar utilizando-se datashow ou aparelho de DVD e TV.

 

Para além da Mostra de Curtas os alunos, se possível, postam no Youtube.

Site com instruções de postagem de vídeo no Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=M5LvyDeT0Pg, acesso em 15.04.12.

Recursos Complementares

Sugestão de dissertação para o professor:

A dissertação intitulada: Salas, celas, sinas e cenas discute a utilização do cinema como instrumento de aprendizagem. A pesquisa foi feita com turmas de alfabetização e ensino médio de uma escola prisional.

http://www.bdtd.ufu.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3775, acesso em 15.04.12.

 

Sugestão de livro para o professor:

COMO USAR O CINEMA NA SALA DE AULA
Autor: Marcos Napolitano
Assunto: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Coleção: COMO USAR

 

 Imagem disponível em: http://www.editoracontexto.com.br/produtos.asp?cod=194, acesso em 15.04.12.

 

Sugestão de link para o professor:

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3729, acesso em 15.04.12. Este link remete a um debate intitulado: "Cinema e educação: um espaço em aberto". Duração: 50min.

Avaliação

Avalie a qualidade estética e visual do trabalho apresentado pelos alunos. Avalie como os alunos fizeram as associações da temática entre as disciplinas e o quanto conseguem escrever suas críticas e textos a partir das referências teóricas que lhes foram apresentadas. Avalie também o quanto conseguiram transpor os conhecimentos adquiridos com a pesquisa na prática quando participam da Mostra de curtas. Os alunos poderão utilizar o recurso do Google Docs para trocarem ideias sobre a experiência que viveram ou senão, utilizar a Teleconferência (sugiro a sala de chat para esse debate). O site a seguir dá instruções sobre a Teleconferência: http://www.novonarede.com.br/blog/index.php/2011/08/teleconferencia/, acesso em 20.04.12.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.