Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Códigos visuais: a imagem na comunicação

 

08/05/2012

Autor e Coautor(es)
Andréa Senra Coutinho
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a imagem como importante código da comunicação na atualidade.
  • Diferenciar: sinais, símbolos, ícones e índices.
  • Identificar nas mídias e no cotidiano os códigos visuais mencionados.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula com uma conversa sobre a forte presença da imagem na vida cotidiana, ou seja, nas mídias digitais, nos apelos publicitários, nos livros e revistas. Lembre também de como a imagem tem sido utilizada na estamparia de roupas e acessórios.

Apresente alguns jornais, revistas e panfletos para que o grupo possa manipular, observando o número de imagens que são utilizadas por esses meios, seja para promover a (1.) venda de um produto, seja para (2.) ilustrar uma situação ou texto, seja de (3.) caráter documental, como registro de um fato ocorrido. Peça aos alunos e alunas que identifiquem nas imagens contidas nas revistas e jornais, exemplos de imagens que cumprem as três funções acima citadas. Aqueles que encontrarem poderão compartilhar com o grupo.

Ressalte junto ao alunado o quanto todos nós somos solicitados a decodificar essas imagens em nosso dia-a-dia, ou seja, o tempo todo somos bombardeados por imagens que exigem o nosso entendimento. Por essa razão, é importante que tenhamos claro que a imagem se presta a transmitir uma mensagem, uma informação, a qual precisamos dar conta de decodificar, compreender, ler.

Acrescente que há vários códigos visuais disponíveis nas imagens, e que nesse bloco de aulas vamos identificar e reconhecer as diferenças entre sinais, símbolos, ícones e índices. Para cada conceito escrito abaixo, apresente as imagens sugeridas (logo em seguida ao termo). Se for material impresso vá fixando no quadro uma a uma conforme for explicando o conceito. Se puder utilizar Power Point, avance nas imagens conforme for discutindo cada conceito.

1-    Sinais: é uma informação visual cujo sentido exige um conhecimento prévio do seu significado. Alguns sinais são universais, ou seja, são utilizados pelo mundo afora. Ex: Placas de trânsito, etc.

sinais

http://informacoeseconselhos.blogspot.com.br/2011/03/informacoes-de-transito.html

 

2-    Símbolos: tem a função de identificação de uma entidade, associação, clube, família, etc. Só se compreende um símbolo se souber o que ele representa. Ex: Símbolos de times de futebol, empresas, marcas, etc.

times

http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2009/01/os-emblemas.html

 

3-    Ícones: é uma imagem que pode ser identificada com sua forma “real”. Ex: a imagem de um cantor famoso, imagem de uma santa, ícones utilizados na internet, etc.

ícone

http://poptude.blogspot.com.br/2010/08/votacao-os-icones-da-musica-dos-ultimos.html

 

4-    Índices: são imagens que se atribui determinado significado porque deixam pistas ou indícios que podem ser interpretados. Ex: a imagem de nuvens escuras indica tempestade; imagem de pegadas indica que pode haver um tipo determinado de animal ali, e assim por diante.

índice

http://dashausdiefrau.com/1921

 

Após a exposição da classificação desses códigos, é o momento do alunado investigar a presença dos mesmos nas revistas e jornais anteriormente disponibilizados.

Peça aos alunos que façam a primeira atividade que consiste em procurar pelo menos uma imagem que seja um sinal, um símbolo, um ícone e um índice, recortando as mesmas. Em seguida, peça que separem as imagens de acordo com sua classificação em quatro cartolinas (pode ser papel pardo ou outro similar) colocando o título indicativo, fazendo assim uma colagem resultante da pesquisa coletiva.

A segunda atividade consiste em escolher um dos códigos trabalhados (sinal, símbolo, ícone ou índice) e fazer um desenho utilizando materiais diversos como lápis de cor, nanquim, grafite. Mostre o exemplo abaixo:

desenho signo

http://br.freepik.com/vetores-gratis/sinais-dos-desenhos-animados-para-marcar-02-material-vector_566762.htm

A terceira atividade consiste em formar grupos de trabalho para que cada grupo crie um sinal para ser fixado na escola. É preciso pensar nos espaços da escola e analisar quais necessitam de um sinal que informe melhor às pessoas que circulam por ali. Por exemplo, será que a cantina, a secretaria, os banheiros, a saída estão bem sinalizados? Será que um desenho que represente esses espaços será útil, auxiliando e informando melhor? Mostre o exemplo abaixo ou acesse o site abaixo:

banheiro

http://www.reidacocadapreta.com.br/2008/05/19/placasbanheirosfemininosmasculinos/

Com os resultados dos trabalhos, organize o grupo para que o mesmo fixe os sinais nos locais devidos. Uma ideia é colar um plástico adesivo (tipo "contact") transparente sobre o suporte desenhado com o sinal, assim o trabalho ficará protegido por mais tempo.

Recursos Complementares

Para saber mais sobre o tema: http://www.slideshare.net/ricreis/comunicacao-visual

 

Ícones utilizados na internet em bate-papo: http://amiga-mania.sytes.net/Dicionarios/Dicionario_Sorrisos.html

Avaliação

A avaliação é processual, ou seja, vai desde a participação inicial na conversa introdutória sobre imagem e códigos presentes nas imagens, as diferenças existentes entre os conceitos de sinal, símbolo, ícone e índice, como na elaboração gráfica dos mesmos.

Na elaboração dos quatro painéis em cartolina, observe se a colagem e a organização das imagens recolhidas nos jornais e revistas foram adequadas por parte dos alunos. Uma forma de verificar se o conteúdo foi apreendido é observar se os alunos estão agrupando corretamente as imagens .

Na fixação dos desenhos de sinais, observe se o alunado interagiu entre si, se analisou o melhor local para fixação e participou da organização dos sinais criados pela escola. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 7/7 - 100%
  • Quatro estrelas 0/7 - 0%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • rosangela campos, Instituto Federal , Goiás - disse:
    rocamposgyn@gmail.com

    12/05/2015

    Cinco estrelas

    ótima


  • Bruna P. O. Meyerewicz, E. E. Presidente Tancredo Neves , Minas Gerais - disse:
    brunauemg@gmail.com

    24/09/2013

    Cinco estrelas

    Excelente proposta! Os alunos gostaram muito, e este trabalho deu origem à um projeto de fotografia. Foi ótimo.


  • José do Rosário Gonçalves, Colégio imaculada Conceição , Distrito Federal - disse:
    puraarte1@hotmail.com

    30/07/2013

    Cinco estrelas

    Odorei, muito bem contextualizada. O portal sempre tem boas aulas. Muito obrigado pelo bom trabalho.


  • Meire Lima, CPM-Dendezeiros , Bahia - disse:
    li.meire.l@gmail.com

    03/02/2013

    Cinco estrelas

    Adorei o plano de aula. Muito interessante e com aproveitação diversa. Excelente proposta.Vou aplicar aos meus alunos com as novidades absorvidas.


  • Janice, CEECR , Bahia - disse:
    jani_teacher_psicopedag@yahoo.com.br

    27/06/2012

    Cinco estrelas

    Excelente


  • Milena Leitão, Instituto Filippo Smaldone , Ceará - disse:
    milenajdesousa@gmail.com

    18/05/2012

    Cinco estrelas

    Adorei esta aula, suas estratégias e recursos podem ser bem aplicados para os alunos surdos, visto que sua via de comunicação é o canal visual espacial e as imagens são através de sinais, símvolos, ícones e índices pois são códigos visuais utilizados no cotidiano e nas mídias . Condiz com o objetivo de compreender a imagem como importante código da comunicação na atualidade. Recomendo essa aula !


  • Monica, E.E.Profº.ANTONIO TERÉZIO M. PEIXOTO, Jaú,SP , São Paulo - disse:
    monicacb1@hotmail.com

    14/05/2012

    Cinco estrelas

    Conteúdo maravilhoso. Mesmo com poucos recursos há a possibilidade de aulas excelentes.Obrigada.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.