25/05/2012
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Disponível em:
http://www.jogoremoto.com/jurisdicoes.php?id=59&pageID=5
Considerando que todos os textos se manifestam sempre por meio de gêneros discursivos, cabe ao professor propor atividades que promovam a ativação do conhecimento de gêneros estabelecidos socialmente e na comunidade discursiva do aluno, por meio de exercícios de análise e reconhecimento das propriedades comunicativas e formais de cada gênero. O Projeto de Iniciação Científica, intitulado “ uma lupa na língua” está sendo desenvolvido sob esta perspectiva em que se tomam os gêneros discursivos como elementos desencadeadores de estudo e reflexão sobre as diversas práticas de linguagem. A presente proposta em que se focalizam gêneros discursivos da ordem do relatar - faz parte desse projeto maior. Objetiva-se com este estudo analisar o emprego dos verbos na construção de determinados efeitos de sentidos no gênero discursivo – diário.
Disponível em: http://www.diariodenoticia.com.br/o-que-escrever-em-um-diario-pessoal/
Atividades
Para apresentar o tema da pesquisa aos alunos, o professor conversa com eles a respeito do gênero diário pessoal. Nesse momento, o professor realiza uma sondagem a respeito do interesse dos alunos pelo assunto.
Provavelmente, os alunos tenham o hábito de escrever diários eletrônicos – blogs – versão contemporânea do diário pessoal, resguardadas as devidas diferenças.
1.
Nesse momento, os alunos conversam sobre o hábito de escrever diários ou blogs, o que eles gostam de registrar nessas páginas e com que frequência. O professor deve aproveitar o momento para mostrar aos alunos que um diário pode se tornar um documento de grande valor histórico por registrar, por exemplo, o dia-a-dia de uma pessoa que viveu uma época de guerra, como é o caso do Diário de Anne Frank, amargo testemunho da Segunda Guerra Mundial.2. Na sequência, ainda com o intuito de chamar a atenção dos alunos para o tema, o professor solicita aos alunos que acessem a página abaixo, para assistirem ao trailer do filme baseado no livro – Diário de Anne Frank.
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=xOv-v_XLlN0
Fragmento do diário de Anne Frank no dia 10 de outubro de 1942: "Esta é uma fotografia minha, ela mostra como eu gostaria de ficar para sempre. Então eu ainda poderia ter uma chance de ir para Hollywood, mas agora estou com medo, a minha aparência está muito diferente". Amsterdã, Holanda.
Disponível em:http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10005210
Observação:
Professor, para desenvolver um trabalho interdisciplinar, planeje juntamente com o professor de História, atividades de pesquisa sobre a Segunda Guerra Mundial.
1. Para retomar com os alunos as etapas para elaboração de um projeto de pesquisa – definição do assunto a ser pesquisado, delimitação do tema; justificativa; objetivos; pergunta de pesquisa, o professor deverá ler com eles o texto “Uma forma possível de se trabalhar com projetos” de Josué Geraldo Botura do Carmo. Isso fará com que eles se lembrem das etapas de elaboração de um projeto.
Disponível em:
http://www.educacaoliteratura.com.br/index%2049.htm
2. O professor retoma a temática com os alunos, para juntamente com eles, definir os passos do projeto de pesquisa, a saber:
Professor: fale sobre a importância de se perceber a função dos verbos e os efeitos de sentido deles nos gêneros da ordem do relatar.
Para construir a justificativa, o professor deve ir conversando com os alunos de modo que eles participem ativamente da construção dela, que pode ser assim:
O diário pessoal é um gênero autobiográfico que geralmente apresenta como leitor o próprio autor. É um registro das vivências e sentimentos de um “eu” face ao mundo que o rodeia, possui, por esse motivo, um aspecto intimista e confidente. Originalmente, seu objetivo era recordar experiências, permitir o autoexame, relatar grandes acontecimentos, exaltar qualidades e valores, estimular o aprimoramento pessoal etc.Nos dias atuais, é muito comum escrever diários pensando em divulgá-los ou em publicá-los, o que indica sua maior interação com a esfera pública. Conhecer os recursos linguísticos mobilizados pelo autor do texto, além das características estruturais específicas desse gênero, significa refletir sobre a forma de organização e uso da língua em diferentes contextos de produção, o que justificaca esse estudo. |
Para desenvolvimento da pesquisa, o professor deverá dividir os alunos em grupo de cinco elementos cada. A seguir, deverá apresentar a eles algumas páginas de diário para depois serem analisadas pelo grupo. Sugestões de páginas de diários abaixo:
IMPORTANTE: 1. As orientações para a realização de todas as atividades deverão ser detalhadas em um plano de trabalho (etapa 4) elaborado pelos alunos com o auxílio do professor. 2. As questões que subsidiam as análises estão descritas na etapa 4. |
Página 01: No diário de Biloca, tudo é registrado: as dúvidas e os prazeres, a família com seus acertos e desacertos, os encontros e desencontros com os amigos, as contradições da escola e da sociedade, os sonhos mais secretos.
Disponível em:http://www.americanas.com.br/produto/279618/livros/infantojuvenil/literaturajuvenil/livro-diario-de-biloca
Disponível em: http://openlibrary.org/books/OL13115413M/El_Diario_De_Biloca
O DIÁRIO DE BILOCA 15 DE FEVEREIRO Ganhei este diário hoje. Mentirinha. Eu ganhei no ano passado, no dia da troca de presentes de amigo secreto. Fiquei superfeliz de ter sido amiga da Dri. Além do diário, ganhei uma pulseira lindérrima. Adorei o diário ... mas só estou começando a escrever hoje porque vieram as férias ... o início das aulas ... Na verdade, não tinha começado ainda por pura preguiça – gostar de escrever eu até gosto. E prometo, de pés juntos e dedos cruzados, que a partir de hoje não falho mais um dia sequer ... Só se ... Espero realmente que aconteçam coisas boas para contar. Se for como o ano passado, cruz credo. Nem gosto de lembrar, mas não consigo controlar a portinha da lembrança, acabo pensando tudo outra vez. A pior de todas foi mesmo a recuperação que eu peguei em Português. Por pouco, muito pouco, não termino o ano com uma preciosa bomba que certamente iria explodir na minha casa. Ufa, ainda bem que passou, e o que passou, passou. Como diz minha avó: “ águas passadas não movem moinhos”. Se movem ou não movem não quero saber, este ano eu não vou marcar bobeira. Recuperação nunquinha , nunquinha. Vou tirar tudo de letra. Sem ... chega de falar coisa chata. Acho que para começar um diário é preciso coisas alegres, senão dá azar. Biloca
GARCIA, Edson Gabriel. Diário de Biloca. São Paulo. Atual, 1989. p. 1. Série Tirando de letra. Disponível em:http://4shared.tectonny.com/index.php?search=o-diario-de-biloca-#
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Página 02: Zlata tem onze anos e vive em Sarajevo. Mantém um diário, no qual vai registrando seu cotidiano. Mas a guerra eclode na ex-Iugoslávia e irrompe no diário da menina. As preocupações do dia-a-dia desaparecem diante do medo, da raiva, da perplexidade. O universo de Zlata desmorona.
Disponível em: http://www.americanas.com.br/produto/160600/livros/infantojuvenil/literaturajuvenil/livro-diario-de-zlata-o
Quarta-feira, 20 de maio de 1992 Dear Mimmy, O bombardeio diminuiu. Hoje mamãe se encheu de coragem e também atravessou a ponte. Foi até a casa de vovô e vovó. Lá, encontrou pessoas que não conhecia e recebeu muitas notícias tristes. Voltou desesperada. O irmão dela foi ferido no dia 14 de maio, quando voltava de carro do trabalho. No dia 14 de maio, e ela só ficou sabendo hoje — é terrível. Foi ferido na perna e está no hospital! Como ir até lá? O hospital, hoje, parece estar no fim do mundo. Insistiram com mamãe que o irmão está bem, mas ela não quer acreditar e fica chorando. Se pelo menos parassem de atirar, ela poderia ir até lá. "Só acredito vendo", disse ela. Zlata Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/30395686/O-diario-de-Zlata |
Página 03:
Quinta-feira, 21 de maio de 1992 Dear Mimmy, Hoje mamãe foi ver tio Braço. Ele está vivo. É o que importa. Mas está gravemente ferido. No joelho. No mesmo dia em que foi ferido, duzentas outras pessoas foram levadas para a clínica. No começo acharam que ia ser preciso amputar, mas o doutor Adnan Dizdar (que é cirurgião), amigo dele, reconheceu-o; afastou a ideia de amputar e levou-o para a sala de cirurgia. Foram quatro horas e meia de cirurgia e os médicos dizem que a operação foi bem-sucedida. Só que vai ser preciso que ele fique muito, mas muito tempo deitado. Está com pinos, gesso e todos os tipos de aparelhos na perna. Mamãe está muito preocupada, está triste. Vovô e vovó também (é o que diz mamãe, pois não os vejo desde 12 de abril, a última vez que saí de casa). Tio Braço teve sorte em sua desgraça. Espero que dê tudo certo. Aguente firme, tio Braço!!! Sua Zlata Disponível em: http://: http://pt.scribd.com/doc/30395686/O-diario-de-Zlata |
Nesse momento, o professor deverá orientar os alunos na elaboração de um plano de trabalho, estabelecendo as ações a serem realizadas pelo grupo. Sugestão abaixo:
Plano de trabalho
ATIVIDADES DE PESQUISA |
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Assunto |
Fontes de pesquisa |
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Características do gênero diário pessoal |
http://www.slideshare.net/7fibn/lp-caractersticas-do-dirio
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2. O que é um Blog |
http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2011/12/o-que-e-um-blog.html
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ATIVIDADES DE ANÁLISE |
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Leitura e análise das páginas de diário |
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Página 01: Diário de Biloca |
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Página 02: Diário de Zlata |
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Página 03: Diário de Zlata |
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ATIVIDADE DE PRODUÇÂO TEXTUAL |
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1 Produção de uma página de diário para ser postada no Blog da turma, ou no Blog individual. |
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2. Redação final do projeto. |
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Observação 1: questões para orientar a análise das páginas de diário de Biloca e de Zlata.
1. Em um diário, geralmente relatamos fatos de nosso cotidiano.
a. O que um adolescente costuma registrar em seu diário?
b. O que Biloca registra em seu diário?
2. O livro, “O diário de Zlata – A vida de uma menina na guerra”, foi publicado na década de 1990 e narra os horrores da guerra, na Bósnia, vivenciados pela autora.
a. Por que o diário de Zlata é diferente do diário e Biloca?
3. Considerando que o diário é um gênero que tem como leitor o próprio autor, explique porque o diário de Zlata se tornou público.
4. Compare as páginas de diário – de Biloca e de Zlata.
a. As páginas de um diário costumam ser datadas. As páginas analisadas apresentam datas?
b. Por que é importante escrever a data quando se escreve um diário?
c. Geralmente o diário é dirigido a alguém real ou fictício. A palavra ou expressão que nomeia essa pessoa é chamada de vocativo. Além do vocativo, um diário pode conter a assinatura do autor. Isso ocorre com as páginas analisadas?
d. Qual é a variedade linguística empregada nessas páginas? Justifique.
e.A linguagem usada por Biloca é formal ou informal? Justifique com passagens do texto.
5. Faça um levantamento dos verbos empregados nas páginas de diário em estudo.
a. O tempos verbais empregados são os mesmos em todas as páginas? Explique.
b. Explique o papel dos verbos no presente do indicativo em um diário.
b. Observe os verbos empregados nas páginas de diário de Biloca e Zlata. O relato é feito em que pessoa?
Observação 2: orientações para a produção de uma página de diário:
Cada um dos componentes do grupo deverá produzir uma página de diário, seguindo as orientações seguintes:
O grupo deverá redigir a síntese dos estudos realizados sobre o gênero diário pessoal, apresentando os conhecimentos adquiridos sobre o tema e respondendo à pergunta de pesquisa, qual seja:
- Os alunos deverão apresentar o trabalho no K-presenter UCA ou em tablets, para apreciação dos colegas e professor.
Sugestão de leitura para os alunos:
GARCIA, Edson Gabriel. O diário de Biloca. São Paulo: Atual, 1989.
FILIPOVIC Zlata. O diário de Zlata - A vida de uma menina na guerra. trad.: SOARES, Antônio de Macedo; JAHN, Heloísa. Prefácio: SERVA, Leão. SP: Cia das Letras. 1994
Sugestão de filmes para os alunos:
O diário de Bridget Jones - disponível em locadoras
O diário de Anne Frank
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1HkGou9I6bw&feature=related
A avaliação deverá perpassar todo o processo de Iniciação Científica. O professor deverá acompanhar e observar a participação e o envolvimento dos alunos na realização das atividades individuais e coletivas. Na conclusão do estudo, o professor deverá propiciar espaço para os alunos refletirem sobre as ações bem-sucedidas, as dificuldades encontradas, os conhecimentos adquiridos referentes ao tema abordado no projeto. Para a avaliação formal, os alunos poderão ser avaliados por meio da produção de página de diário e pela redação final do trabalho.
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