Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Açúcar, fonte de energia e riqueza: conhecendo por meio do método científico

 

23/05/2012

Autor e Coautor(es)
Lérida de Oliveira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Dimensionar a importância do açúcar como fonte de energia, tanto no metabolismo humano como no desenvolvimento das plantas.
  • Compreender as propriedades físico-químicas do açúcar.
  • Identificar aspectos econômicos e históricos do açúcar.
Duração das atividades
05 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções básicas de Meio Ambiente.
  • Noções básicas de Fisiologia Humana.
  • Noções básicas de Informática.
Estratégias e recursos da aula

Introdução

Para tornar a abordagem do tema em questão mais efetiva e dinâmica, uma estratégia resolutiva é utilizar-se de ferramentas lúdicas, tais como aquelas propostas nesta aula. O desenvolvimento das atividades propostas se afigura como uma oportunidade para que os/as alunos/as possam, a partir da utilização do método científico, ocupar a posição de protagonistas do processo de construção do conhecimento. Afinal, incentivam a curiosidade e criatividade e podem promover mudanças significativas no modo de pensar e agir dos/as alunos/as.

Porém, de acordo com o método científico, é importante que as atividades propostas sejam precedidas pela problematização do tema da aula. O método científico, deve-se destacar, consiste essencialmente na produção de conhecimentos por meio da observância de um conjunto de procedimentos capazes de viabilizar a integração, correção ou expansão dos conhecimentos pré-existentes.

A problematização, pode ser feita, no caso, a partir da seguinte questão aos/as alunos/as:

 

  1. Qual a importância do açúcar na sua vida?

 

A problematização fomentará a organização do conteúdo já estudado acerca do tema da aula e o confronto com o não-saber. O/a professor/a deverá então orientar os/as alunos/as a formularem hipóteses para fundamentar as respostas apresentadas às referidas questões. Tais hipóteses serão posteriormente consideradas à luz dos dados coletados e as descobertas promovidas por meio das atividades propostas, possibilitando, assim, a consolidação do conhecimento.

1ª Atividade – Pensando no assunto

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as as Imagens 1, 2, 3, 4 e 5,utilizando, para tanto, um data show.

Imagem 1

açúcar 8

Disponível < http://www.cupcaketc.com.br/178 > acesso feito dia 15/04/2012

Imagem 2

açúcar 6

Disponível < http://www.mundomaisorganico.com.br/?tag=acucar-mascavo >  acesso feito dia 15/04/2012

Imagem 3

acucar 9

Disponível < http://www.ceasacampinas.com.br/novo/DicasVer.asp?id=376  >  acesso feito dia 15/04/2012

Imagem 4

açúcar 5

Disponível < http://www.agrovalor.com.br/2011/noticias/3063-parana-e-a-preocupacoes-com-a-cana-de-acucar >  acesso feito dia 15/04/2012

Imagem 5

açúcar 7

Disponível < http://flavorcollection.com.br/culinaria/tipos-de-acucar/ >  acesso feito dia 15/04/2012

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download das Imagens 1, 2, 3, 4 e 5 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Finalizada a apresentação das Imagens 1, 2, 3, 4 e 5, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:

1. Existe alguma relação entre as imagens apresentadas acima? Justifique.

2. Explique como o açúcar consumido se transforma em energia no corpo.

3. Qual é a quantidade de açúcar que você consome por dia? Na sua opinião, essa quantidade é grande ou pequena?

4. Quais doenças você conhece que são relacionadas ao consumo exagerado de açúcar?

A primeira atividade é de extrema importância para o início da aula, pois a partir da mesma os/as alunos/as terão mais subsídios para desenvolver as atividades seguintes.

OBSERVAÇÃO:O/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a se organizarem em grupos de 4 integrantes, sendo que cada grupo deverá trazer para a próxima aula quatro rótulos de diferentes tipos de alimentos consumidos pelos/as mesmos/as. Esse material será utilizado na atividade seguinte.

2ª Atividade – Pesquisando e construindo o conhecimento

Nessa atividade da aula, o/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a se organizarem em grupos de 4 integrantes para realizarem uma pesquisa sobre informações nutricionais mediante a coleta de dados junto aos rótulos de quatro diferentes tipos de alimentos providenciados pelos/as mesmos/as.

A Tabela 1 será utilizada para a organização dos dados e poderá ser adaptada conforme as características dos alimentos. Para cada alimento, o grupo deverá preencher uma Tabela 1.

Tabela 1

 

Nome do produto:
Tipo de alimento:


Informações Nutricionais

Quantidade por porção

Porcentagem do valor diário

Valor energético

 

 

Carboidratos

 

 

Proteínas

 

 

Gorduras totais

 

 

Gorduras saturadas

 

 

Gorduras trans

 

 

Fibra alimentar

 

 

Sódio

 

 

 

Finalizada a elaboração das tabelas, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um  kit  multimídia e um  data show  conectados ao  netbooks. Cabe ao/a professor/a, por fim, ser o mediador de uma problematização. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular essa problematização:

Cabe ao/a professor/a promover o debate das apresentações dos grupos e destacar a importância de uma alimentação saudável para que o conteúdo calórico decorrente da dieta seja compatível com aquele gasto por meio de atividades físicas.

3ª Atividade: Ampliando o conhecimento

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em cinco grupos para acessar a  internet  utilizando com o intuito de realizar uma coleta de dados sobre a cana de açúcar.

Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre um aspecto da cana de açúcar, consultando, para tanto,  sites  específicos.

Grupo 1: A história da cana de açúcar a partir da colônia e império

Disponível <   http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cana-de-acucar/cana-de-acucar.php    > acesso feito dia 15/04/2012

Disponível < http://www.suapesquisa.com/colonia/         > acesso feito dia 15/04/2012

Disponível < http://cpmg-hbr.blogspot.com.br/2010/04/cana-de-acucar-no-periodo-colonial.html     > acesso feito dia 15/04/2012

Grupo 2: Metodologia de plantio da cana de açúcar

Disponível <  http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cana-de-acucar/cana-de-acucar.php       > acesso feito dia 15/04/2012

Disponível < http://pt.wikipedia.org/wiki/Cana-de-a%C3%A7%C3%BAcar       > acesso feito dia 15/04/2012

Disponível < http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-de-acucar/arvore/CONTAG01_33_711200516717.html       > acesso feito dia 15/04/2012

Grupo 3: O impacto ambiental e política de produção da cana de açúcar

Disponível <  http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cana-de-acucar/cana-de-acucar.php     > acesso feito dia 15/04/2012

Disponível < http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-de-acucar/arvore/CONTAG01_64_711200516718.html      > acesso feito dia 15/04/2012

Disponível <  http://www.cana.cnpm.embrapa.br/     > acesso feito dia 15/04/2012

Grupo 4: Economia movimentada pela produção de cana de açúcar e seus derivados

Disponível <  http://pre-vestibular.arteblog.com.br/32304/A-CANA-DE-ACUCAR-importante-setor-da-economia-brasileira/   > acesso feito dia 15/04/2012

Disponível <  http://www.iea.sp.gov.br/out/LerTexto.php?codTexto=1068     > acesso feito dia 15/04/2012

Disponível < http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1517971-9356,00-ETANOL+DE+CANADEACUCAR+E+UNICO+BIOCOMBUSTIVEL+ACEITAVEL+DIZ+ENTIDADE.html      > acesso feito dia 15/04/2012

Grupo 5: Doenças relacionados ao consumo do açúcar

Disponível <  http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cana-de-acucar/cana-de-acucar.php     > acesso feito dia 15/04/2012

Disponível < http://gersoblogueiro.blogspot.com.br/2012/02/doencas-causadas-pelo-consumo-de-acucar.html      > acesso feito dia 15/04/2012

Disponível <  http://www.docelimao.com.br/site/especial-kids/alimentacao/435-acucar-gostoso-veneno-ou-doce-ilusao.html     > acesso feito dia 15/04/2012

Cada um dos grupos deverá selecionar e arquivar as informações e as imagens que considerar mais importantes nos  sites  pesquisados, as quais serão utilizadas na atividade seguinte.

4ª Atividade – Criando blogs

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as para a criação de blogs, os quais serão importantes meios de comunicação, interação e exploração do conteúdo da aula.

O/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a assistirem os Vídeos 1 e 2, nos quais são apresentados o passo a passo da criação de  blogs. Os Vídeos 1 e 2 se encontram disponíveis nos  sites  abaixo:

Tutorial: Criando um  blog  (Motivação)

açúcar    Disponível < http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0  > acesso feito dia 15/04/2012

Tutorial: Como criar um  blog  (Passo a passo)

açúcar   Disponível < http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=related > acesso feito dia 15/04/2012

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos Vídeos 1 e 2 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

5ª Atividade - Criando o blog da turma

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a acompanhar a criação dos blogs. Os alunos devem retomar os cinco grupos organizados previamente, uma vez que o conteúdo dos blogs será constituído pelos dados coletados e arquivados durante a terceira atividade da aula.

O/a professor/a deve orientar os/as alunos/as a acessar o  site  abaixo, por meio do qual poderão criar gratuitamente os blogs. Inicialmente, cada grupo deverá fazer a inscrição do seu blog com uma senha.

 Blogger 

açúcar 1 Disponível < https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01   > acesso feito dia 15/04/2012

Finalizada a inscrição, os grupos deverão iniciar a inclusão nos blogs das informações e imagens selecionadas e arquivadas. O/a professor/a deve acompanhar atentamente esse processo.

Quando todos os cinco blogs tiverem sido criados, o/a professor/a deverá orientar cada um dos grupos a inserir em seus  blogs  os  links  dos demais. Desse modo, os grupos poderão ter acesso aos  blogs  uns dos outros,  o que contribuirá para a socialização do conhecimento referente ao tema da aula.

Os/as alunos/as deverão ser orientados pelo/a professor/a a navegar nos  blogs  dos/as colegas e comentá-los por meio de posts. Em casa, os/as alunos/as deverão ainda convidar seus familiares para navegarem em seus blogs para explorar mais esse recurso digital.

OSERVAÇÃO: A criação dos  blogs  poderá ser utilizada pelo/a professor/a em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos/as alunos/as nas atividades escolares.

Recursos Complementares

Sugestões de link para aluno/a:

Sugestão de pesquisa e leitura para o/a aluno/a http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7%C3%BAcar> acesso feito dia 15/04/2012

Sugestões de link para professor/a:

Sugestão de leitura para o/a professor/a http://peshp.vilabol.uol.com.br/acucar.htm> acesso feito dia 15/04/2012

Link do Portal que pode ser consultados pelo/a professor/a no planejamento de sua aula:

Recurso de aula “Criando um blog”   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20258 > acesso feito dia 15/04/2012

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as mesmos/as nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.