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Projeto de Iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil – a fauna na região Sudeste - UCA

 

19/04/2012

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Co-autor(es) Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar pesquisas;
  • Interpretar informações;
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito a fala de colegas;
  • Desenvolver  habilidades de leitura e escrita;
  • Resolver situações-problema;
  • Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como músicas, textos jornalísticos e relatórios;
  • Organizar dados em gráficos;
  • Conhecer animais da região Sudeste;
  • Compreender o que é extinção;
  • Reconhecer animais da região Sudeste ameaçados de extinção;
  • Realizar trabalho de campo para explorar a temática;
  • Organizar uma campanha de preservação aos animais da região Sudeste;
  • Compreender a importância da preservação ambiental e animal.
Duração das atividades
A previsão é de um semestre, ou seja, em torno de 4 meses de duração, podendo variar de acordo com a necessidade apresentada por cada turma e professor ao longo do projeto e das atividades que forem inseridas. Vamos utilizar no mínimo uma aula de 60 minutos por semana. Tendo em vista que esta é uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Ciências, Matemática e Ética ou mesmo trabalhar com apenas um conteúdo.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword, a Webcam e o Tux Paint e ter noções sobre a utilização do tablet.   Estar inserido no processo de alfabetização.

 

Estratégias e recursos da aula

alunos 

Esse projeto tem como objetivo geral utilizar a metodologia de pesquisa, incentivando os alunos a exporem suas hipóteses, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas.

Seguem algumas sugestões de atividades que poderão ser realizadas com os alunos. É importante que essas atividades sejam todas agrupadas em uma pasta catálogo, ou caderno específico para o projeto – “Dossiê do Projeto”, no intuito de registrar todo o processo de realização, as aprendizagens e crescimento dos alunos. Se for possível, poderá também montar um “Portfólio”, como um dos instrumentos de acompanhamento do desempenho dos alunos ao longo do projeto.

 

1ª etapa: o que é a metodologia de pesquisa? – Uma aula de 60 min

Professor, antes de iniciar o projeto de pesquisa com seus alunos e elencar os temas que eles gostariam de pesquisar, é importante explicar o que é a metodologia de pesquisa, para que eles compreendam quais são suas etapas e objetivos.

Comece sua aula organizando seus alunos em uma roda de conversa e questione-os sobre o tema, perguntando-lhes, por exemplo:

·O que é pesquisa?

·Quem aqui conhece um pesquisador?

·Algum de vocês já realizou uma pesquisa? Conte como foi esse processo.

·Na opinião de vocês para que se realiza uma pesquisa?

 

Deixe que eles falem e exponham suas opiniões, pois as crianças trazem seus conhecimentos prévios sobre diferentes assuntos.

Em seguida, conte para eles que a metodologia de pesquisa é um trabalho dinâmico que pode envolver diferentes áreas do conhecimento, no qual eles também são autores, ou seja, participam de todas as etapas do desenvolvimento do projeto de pesquisa: escolhendo um tema de seu interesse para pesquisar ou opinando sobre o tema sugerido pelo professor, problematizando e levantando questões e dúvidas sobre o tema em pesquisa, ou seja, o que gostariam de descobrir, levantando as hipóteses sobre o que pensam a respeito de suas perguntas, buscando as fontes de pesquisa, registrando as descobertas e socializando os resultados.

Professor, é importante lembrar que a proposta apresentada aqui deve ser adequada ao ano de ensino que você trabalha, ou seja, se trabalha com turma de 1º ano, em diversas situações  terá de ser o escriba ou utilizar o recurso da produção de texto coletiva. Para os alunos de 3º e 4º anos você deverá exigir mais na produção escrita e na leitura. Portanto, o projeto pode ser trabalhado de forma interdisciplinar dialogando com as diferentes áreas do conhecimento, para isso sua intervenção é fundamental.

Você também poderá providenciar para mostrar aos alunos, um dossiê, no qual estão contidas todas as etapas de um projeto desenvolvido por sua turma anterior ou por outra turma de outro professor.

 

2ª etapa: Escolha do tema: duas aulas de 60 min cada

- Professor, o início do projeto se dá com a escolha do tema com os alunos. O tema poderá também ser sugerido por você, porém, é importante que ele desperte o interesse e a curiosidade dos alunos para que o projeto seja significativo para eles.

1) Instigue seus alunos a pensarem sobre o que querem pesquisar ao longo da semana, oriente-os a conversarem com seus pais também para saber o que eles pensam a respeito. Mas, caso já tenha o tema em mente, leve para sala de aula materiais como: filmes, livros, revistas, vídeos ou outros, que despertem o interesse dos alunos por aquele tema.

2) No dia da escolha do tema, organize sua turma em rodinha, e peça que deem sua opinião sobre o que querem pesquisar. Anote todos os temas na lousa e depois faça a votação para saber qual tema será o ganhador. Outra possibilidade é fazer a votação por escrito, por meio de cédulas, isto poderá gerar uma série de atividades interdisciplinares, pois você vai dialogar com a Matemática, para fazer a tabulação dos votos, com a Língua Portuguesa, para fazer o relatório e com a ética e a cidadania, ao trabalhar o direito de escolha do cidadão, dentre outras. Portanto, estas duas aulas poderão se desdobrar em várias outras dependendo o caminho que a turma apontar.

É importante delimitar com seus alunos a especificidade do que será pesquisado, para que o projeto não seja amplo demais e fuja aos objetivos, deixando de ser significativo. Nesse sentido, a partir do projeto sugerido a  fauna na região Sudeste, delimitamos com eles, a região que gostariam de estudar, no caso a Sudeste que é onde habitam.

 

Como detonar esse tema com seus alunos?

- Para desenvolver a pesquisa sobre a Fauna do sudeste com seus alunos, você poderá instigá-los sobre o tema da seguinte forma:

- Prepare uma contação de história sobre o tema animais para seus alunos. Para tanto, você poderá representar a história de forma teatral, convidando outros professores para se caracterizarem de animais que aparecem na história, dessa forma a contação se tornará um momento ainda mais lúdico e rico. Ou então montar fantoches representando cada animal, ou mesmo utilizar o livro para contar a história na rodinha.

- Existem vários livros que abordam  o tema animais, veja algumas sugestões abaixo:

1) ROCHA, Ruth. A arca de Noé. Ilustrações de Cláudio Martins. São Paulo: Ática, 2002.

2) MORAES, Vinicius de. A arca de Noé. Ilustrações de Nelson Cruz. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2004.

3) PIMENTEL, Carlos. Jardim Zoilógico. Ilustrações de Rúbia Roberta. Belo Horizonte: Formato editorial, 1995.

 

- Para detonar o tema animais no presente projeto, utilizamos o livro “Rimas da Floresta: poesia para os animais ameaçados pelo homem” do autor José Santos e Laurabeatriz, coleção Bicho-poema, Editora Peirópolis. Esse livro aborda o tema animais por meio de rimas divertidas que envolvem as crianças durante a contação.

 Veja abaixo a sinopse do livro:

“Neste livro, José Santos faz poesia com os bichos que mais atraem o homem por sua beleza e exotismo. A graça dos onze bichos-poemas é acentuada pelos desenhos incomparáveis de Laurabeatriz, artista da natureza”. Fonte: SANTOS, José. Rimas da Floresta: poesia para os animais ameaçados pelo homem. Ilustrações de Laurabeatriz.. Coleção Bicho-poema. São Paulo: Peirópolis, 2007.

Apresente a capa do livro e trabalhe com antecipação e inferências, recursos importantes para desenvolver habilidades de interpretação e a criatividade. Questione-os:

  • Quem escreveu este livro?
  • Qual é o título dele?
  • Vocês sabem o que são rimas?
  • Por que será que a autora colocou este título “rimas da floresta”?
  • Será que o livro vai contar sobre onças?
  • O que será que vai acontecer com estes animais na floresta?
  • Quais animais têm na floresta?
  • Quais animais vocês acham que terão nesta história?

 

Dentre outras. 

 li

Imagem 1 - Fonte: acervo da autora

- Depois de contar a história dialogue com seus alunos sobre:

  • Qual animal da história você mais gostou?
  • Por quê?
  • Você gosta de animais?
  • Onde podemos encontrar animais como os que aparecem na história?
  • Você já viu algum animal de perto? Onde? O que você sentiu?
  • E aqui onde você mora, onde você acha que podemos encontrar animais como estes? Em que lugares?
  • Vocês gostariam de pesquisar mais sobre esse tema? Por quê?

 

- Professor, é importante delimitar com seus alunos a especificidade do que será pesquisado, para que o projeto não seja amplo demais e fuja aos objetivos, deixando de ser significativo.

- Nesse sentido, a partir do tema FAUNA, proponha aos alunos estudarem sobre a fauna da região onde eles moram. No presente projeto, os alunos decidiram pesquisar sobre a fauna da região Sudeste.

- Leve o globo terrestre para a sala de aula ou um mapa e trabalhe com eles a localização geográfica da região Sudeste, e do estado onde eles moram.

 menina lapis

Sugestões de atividades de registro - atividades interdisciplinares: Língua Portuguesa, Alfabetização, Matemática e Ciências.

 

1) Proponha que eles representem por meio de colagens ou desenhos o tema que eles irão pesquisar.  Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, eles poderão fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão em uma folha A4 ou no caderno de projetos.

 

 2) Faça uma lista na lousa com os nomes dos animais que eles conhecem ou que apareceram na história, e exponha na sala.

 

3) Se a sua turma for de 1º ano, utilize os nomes dos animais para trabalhar a escrita contextualizada. Solicite que registrem no caderno de projeto os nomes dos animais e identifiquem os animais que começam com as letras dos nomes dos alunos da sala. Identifiquem qual é o nome do animal que possui o maior número de sílabas e o menor.

 

4) Se for turma de 2º ou 3º ano, você poderá trabalhar com a elaboração de frases a partir dos nomes dos animais listados.

 

5) Outra sugestão divertida e lúdica é construir com eles um jogo da memória com imagens de animais que eles encontrarem em revistas e seus respectivos nomes, abordando dessa forma a leitura, por meio da associação da imagem ao nome escrito do animal. Para tanto, providencie cartolina, tesoura sem ponta e cola para seus alunos.

 

6) Resolução de situações-problema a partir da história contada:

  • Quantos animais aparecem na história contada? Represente essa quantidade abaixo por meio de desenho e escrita do numeral correspondente.
  • Desses animais, quantos podem voar?
  • Quantos vivem somente na água?

 

3ª etapa: Justificando o tema - uma aula de 60 min

- Nesse momento do projeto, é importante explicar qual a importância de se pesquisar determinado tema, em que o estudo desse tema pode contribuir para o aluno e para as pessoas de modo geral.

- Nesse sentido, questione-os sobre a importância em pesquisar sobre este tema e peça que registrem.

menina lapis

Sugestão de atividade para esse momento:

  1. Em rodinha conversamos sobre os motivos pelos quais queremos pesquisar sobre a Fauna da região Sudeste. Agora desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a importância desta pesquisa, no quadro abaixo:

 

Eu quero estudar sobre a fauna do Sudeste porque...

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

 

 

- Após a realização da atividade solicite que socializem suas justificativas. Posteriormente, solicite que colem no caderno de projetos ou no Portfólio. Se preferir, faça um consolidado ou um texto coletivo a partir das justificativas dos alunos. Se a sua turma for de 1º ano, faça a atividade oral, caso ainda não escrevam de forma autônoma.

 

4ª etapa: Problematização – uma aula de 60 min

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e discuta com eles sobre a importância desta etapa da pesquisa. Diga-lhes que são as perguntas que eles querem saber que irão conduzir nosso projeto de pesquisa, pois vamos tentar descobrir as respostas para elas.

- Nesse momento do projeto os alunos irão levantar dúvidas e curiosidades que eles querem descobrir sobre o tema em pesquisa.

- Deixe que conversem uns com os outros e, em casa com seus familiares, e depois os organize na rodinha para que cada um exponha a sua curiosidade.

- Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.

- Anote o nome de cada aluno e na frente seu questionamento. As perguntas dos alunos servirão para nortear o percurso do projeto.

Veja a seguir um exemplo, de alguns questionamentos:

 

 

Aluno

O quero saber sobre o tema?

Alex

Quais animais vivem no Sudeste?

Ana Paula

O que são animais domesticados?

Angelo

O que é fauna?

Arthur

O que é extinção?

Bianca

Existem animais que estão ameaçados de extinção no Sudeste?

Evellyn

O que são animais silvestres?

Gabrielle

Quais animais vivem no cerrado e na mata atlântica?

Isabella

Têm onça no Sudeste?

 

menina lapis

Sugestão de atividade para esse momento:

1) Represente sua curiosidade por meio de desenho e escrita:

 

O que eu quero saber sobre a fauna do Sudeste é...

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

 

 

 

- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, eles poderão fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint  (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão na ficha sugerida anteriormente.

 

5ª etapa: Hipóteses – uma aula de 60 min.

Professor, explore com seus alunos o que são hipóteses. Se necessário, explique-lhes que as hipóteses representam o que pensamos ou sabemos sobre determinado assunto, que pode ser verdadeiro ou não, por isso temos que estudar, pesquisar, para comprovar ou não a nossa hipótese.

- Nessa fase, os alunos devem descrever o que pensam sobre suas curiosidades e anotarem, pois ao final da pesquisa, eles irão comparar suas hipóteses iniciais sobre suas curiosidades com as conclusões que alcançaram por meio de suas pesquisas.

- Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as hipóteses dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.

Veja um exemplo a seguir:

Questionamento da criança - problema

 

Ana Paula

O que são animais domesticados?

 

Hipótese da criança sobre seu questionamento?

 

Ana Paula

São animais que podem morar na casa da gente.

 

Sugestão de atividade para esse momento:

menino tarefa

- Pesquise em revistas, jornais ou livros usados figuras ou frases que ilustrem a sua hipótese.

1) Represente sua hipótese por meio de uma colagem e escrita.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6ª etapa: Fontes de pesquisa – uma aula de 60 min

- Para realizar a pesquisa é fundamental definir com os alunos em que meios poderão procurar informações sobre o tema pesquisado. É importante ressaltar que, apesar de a internet ser um dos meios mais utilizados atualmente para realizar pesquisas, deve-se ter o cuidado de checar se as fontes são seguras e verdadeiras. Também é preciso utilizar outras fontes de pesquisa.

- Solicite que os alunos realizem uma pesquisa em casa com seus familiares e tragam para a escola materiais falando sobre o tema em estudo, para que possam ir construindo um banco de fontes de pesquisa.

menina lapis

Sugestão de atividade para esse momento:

Questione com eles, onde poderemos pesquisar e descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras ou não. Deixe que falem, mas se esquecerem de alguma fonte importante, conduza os questionamentos para que façam a descoberta. Vejam uma sugestão:

  1) Para descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras vamos pesquisar. Para tanto, utilizaremos várias fontes de pesquisa, algumas delas são:

  • Livros
  • Revistas
  • Internet
  • Fotografias
  • Entrevistas
  • Palestras

     2) Agora responda: qual fonte de pesquisa você mais utiliza?

- Explique para seus alunos que, é importante registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realização de toda a pesquisa, para que ao fim do projeto, conste no “Dossiê” ou “Portfólio do Projeto” dos alunos e professor, o referencial bibliográfico consultado para a pesquisa.

- Diga também a eles sobre a importância de se respeitar a autoria da pesquisa, e que ao citar algum trecho escrito por outra pessoa é imprescindível que se coloque a fonte da qual ele foi retirado. Aproveite esse momento para ensinar seus alunos a colocarem referência bibliográfica em seus trabalhos, veja um exemplo:

MORAES, Vinicius de. A arca de Noé. Ilustrações de Nelson Cruz. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2004.

 

A referência segue as seguintes orientações:

Sobrenome do autor em letra maiúscula, seguidos dos prenomes e outros sobrenomes do autor. Título da obra destacado em negrito ou itálico. Local de publicação, seguido de dois pontos, nome da editora, e ano de publicação.

- Dependendo da faixa etária de seus alunos você poderá aprofundar esse assunto, para tanto sugerimos como leitura complementar para esse trabalho a seguinte bibliografia:

SILVA, Ângela Maria; PINHEIRO, Maria Salete de Freitas; FRANÇA, Maira Nani. Guia para normalização de trabalhos técnico-científicos: projetos de pesquisa, trabalhos acadêmicos, dissertações e teses. 5ª ed. Uberlândia: UFU, 2006.

Professor, outra fonte importante é o sitio da ABNT http://www.abnt.org.br/ no qual você se informa sobre as normas para todo tipo de trabalho acadêmico.

 

7ª etapa: Execução – Em torno de 10 aulas de 60 minutos, além das atividades extraclasse.

Conteúdos trabalhados:

 Língua Portuguesa: leitura, produção de texto, gêneros textuais;

 Geografia: mapas, localização geográfica;

Ciências: animais, biomas;

Artes: desenho;

Matemática: tratamento de informação: tabulação de dados, gráfico e situações-problema.

- Você irá atuar como mediador do processo de pesquisa e aprendizagem dos alunos. Seu papel é propor situações nas quais os alunos pesquisem, vivenciem e experimentem  na busca de solucionar seus questionamentos, com conhecimentos que eles irão adquirir ao longo da pesquisa.

- Como iniciar a pesquisa?

- No projeto em questão, iniciamos explorando com os alunos seus conhecimentos prévios sobre a fauna da região Sudeste. Depois, partimos para as pesquisas buscando responder as questões que eles trouxeram. Lembre-se, o que direcionará o projeto são as perguntas dos alunos (a problematização) e nessa etapa busca-se resolver e responder as curiosidades dos mesmos.

  menina lapis

Sugestões de atividades para esse momento: (Língua Portuguesa, Geografia, Artes e Ciências)

1) Localizando a região Sudeste: inicie explorando com seus alunos a localização da região Sudeste. Para tanto, leve um mapa para a sala de aula, ou o globo terrestre e questione-os sobre qual é a localização da região Sudeste. Lembre-os que a região Sudeste é composta pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Em seguida peça para que eles localizem no mapa ou globo onde estão localizados os estados que compõem a região Sudeste.

 

2) Produção artística: solicite que eles façam um desenho representando a localização geográfica da região Sudeste e os estados que a compõem. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, eles poderão fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão em uma folha A4 ou no caderno de projetos.

 menino pesquisa

3) Pesquisa em sala: oriente seus alunos a pesquisarem no material que eles trouxeram para compor o acervo de fontes de pesquisa, ou então na internet, o conceito de fauna, eles também poderão utilizar o dicionário, dessa forma você poderá abordar esse portador de texto com seus alunos e sua função, e ensiná-los a utilizá-lo, lembrando que as palavras se encontram organizadas em ordem alfabética. Veja abaixo uma sugestão de conceito de que pode ser abordada com seus alunos:

Definições de Fauna: (Língua Portuguesa e Ciências)
 

 “Fauna é o conjunto de espécies animais que vivem numa determinada área (floresta, país, ecossistema específico). A fauna de uma determinada região pode ser muito variada, dependendo das condições ambientais existentes. A fauna brasileira, por exemplo, é extremamente rica e variada, pois nosso país possui uma enorme variedade de ecossistemas.”

Fonte: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/fauna.htm acesso em 08/04/2012

 

“Fauna é o termo coletivo para a vida animal de uma determinada região ou período de tempo.”

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fauna acesso em 08/04/2012

 

- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem os sítios de pesquisa por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet), mas se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática.

- Converse com as crianças sobre o que elas compreenderam e depois proponha uma atividade de registro, na qual elas poderão representar por meio da escrita o que compreenderam sobre o que é fauna.

 

4) Animais domesticados e silvestres: a partir do conceito de Fauna, você poderá trabalhar com seus alunos o que são animais domesticados e animais silvestres.

Para tanto, você poderá pesquisar materiais que tragam informações sobre esses temas para seus alunos, ou então utilizar os materiais de pesquisa que eles trouxeram caso aborde esse tema.

Explique para seus alunos que animais silvestres vivem na natureza, e que cada região do nosso planeta tem uma Fauna caracterísitca”. Fonte: PASSOS, Célia Maria Costa; SILVA, Zeneide Albuquerque Inocêncio da. Integrado, 4º ano. Coleção eu gosto. 1 ed. São Paulo: IBEP, 2009.

Para ilustar  selecione algumas imagens na internet, monte em slides e mostre para eles, utilizando um projetor de multimídia, isso tornará sua aula mais interessante. Veja exemplos de animais silvestres e suas regiões:

 

Imagem 2 - Zebra - Fonte: http://mariapaulaalvim.blogspot.com.br/2010/12/so-cianureto-faz-sentido.html

 zebra

Explique-lhes que esses animais são das savanas do continente africano.

 

Imagem 3 - Pinguins - Fonte: http://olhardireito.blogspot.com.br/2011/03/assembleia-de-pinguins-decisao-dos-5.html

pinguim 

Diga que os pinguins são aves das regiões geladas próximas ao polo Sul.

 

Imagem 4 - Tucano - Fonte: http://www.melhorpapeldeparede.com/images/tucano-5608.htm 

tucano 

Esta espécie vive nas florestas da América do Sul.

 

Imagem 5 -  Onça pintada - Fonte: http://www.infoescola.com/mamiferos/onca-pintada/

onça 

Esse animal vive em florestas, campos e cerrados da América do Sul.

 

- Utilize o globo terrestre para localizar essas regiões para os alunos.

- Separe imagens de animais domesticados também para os alunos, e explique a eles que:

“Os animais domesticados são aqueles que o homem cria e que convivem com ele. São tratados, recebem alimentação adequada, água, abrigo e vacina contra doenças.” Fonte:  PASSOS, Célia Maria Costa; SILVA, Zeneide Albuquerque Inocêncio da. Integrado, 4º ano. Coleção eu gosto. 1 ed. São Paulo: IBEP, 2009.

- Projete as imagens em slides utilizando o projetor de multimídia. Veja abaixo algumas imagens de animais domesticados:

Imagem 6 - Porco - Fonte: http://www.tambemfalho.com/2012/01/comer-carne-de-porco-e-pecado.html

porco

 

 

Imagem 7 - Cachorro - Fonte: http://www.baixaki.com.br/papel-de-parede/13024-cachorro.htm

 

ca

 

 

Imagem 8 - Coelho - Fonte: http://www.papeldeparede.etc.br/fotos/papel-de-parede_coelho-branco/

coe

 

 

Imagem 9 - Galinha - Fonte: http://www.baixaki.com.br/papel-de-parede/11910-galinha.htm

ga

 

 

 menino tarefa

Pesquise com seus familiares, em revistas livros e outros, imagens e informações de animais silvestres e animais domesticados, e traga para a sala de aula.

 

Lembre-se de anotar a fonte que você consultou: nome do livro ou revista ou outros, autor, data da publicação.

 

 

 

5) Montando um painel: na rodinha, peça que os alunos mostrem as imagens que trouxeram de casa e leiam as informações que descobriram sobre esses animais. Em seguida construa com eles um painel, separando animais domesticados de animais silvestres.

 menina lapis

Algumas atividades que podem ser realizadas nesse momento:

 

  • Copie o nome dos animais separando-os em domesticados e silvestres.

 

Leão – Gato – Tigre – Onça – Coelho – Vaca – Girafa – Cachorro – Macaco

 

 

DOMESTICADOS

SILVESTRES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 - Dependendo o ano de ensino e o conteúdo que estiver trabalhando você poderá explorar outros conteúdos, tais como: animais mamíferos, répteis, dentre outros.

  

3) Que tal brincar um pouco... imitando os animais: leve seus alunos para o pátio e proponha uma brincadeira na qual eles deverão imitar os sons que os animais fazem. Veja abaixo exemplos:

 

- O rugido da onça-pintada: RUAUUU!

- O uivado do lobo-guará: AUUUUUU!

- O Miado do gato: MIAUUUU!

- O relinchar do cavalo: IRRHIIIII!

 

No sítio a seguir você encontra os nomes e os sons emitidos pelos animais: http://culturapopular.no.sapo.pt/sons_ani/sonsanim.htm acesso em 09/04/2012.

 

- Você também poderá explorar com eles uma música e sua letra enquanto portador de texto. Veja abaixo uma sugestão:

 

 

Bicharada

Os Saltimbancos

Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
O animal é tão bacana
Mas também não é nenhum banana.
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
Quando a porca torce o rabo
Pode ser o diabo
E ora vejam só.
Au, au, au. Cocorocó.

Era uma vez
(E é ainda)
certo país
(E é ainda)
Onde os animais
Eram tratados como bestas
(São ainda, são ainda)
Tinha um barão
(Tem ainda)
Espertalhão
(Tem ainda)
Nunca trabalhava
E então achava a vida linda
(E acha ainda, e acha ainda)

Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
O animal é paciente
Mas também não é nenhum demente.
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
Quando o homem exagera
Bicho vira fera
E ora vejam só.
Au, au, au. Cocorocó.

Puxa, jumento
(Só puxava)
Choca galinha
(Só chocava)
Rápido, cachorro
Guarda a casa, corre e volta
(Só corria, só voltava).
Mas chega um dia
(Chega um dia)
Que o bicho chia
(Bicho chia)
Bota pra quebrar
E eu quero ver quem paga o pato
Pois vai ser um saco de gatos

Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
O animal é tão bacana
Mas também não é nenhum banana.
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
Quando a porca torce o rabo
Pode ser o diabo
E ora vejam só.
Au, au, au. Cocorocó.
Au, au, au. Cocorocó.
Au, au, au. Cocorocó.

Fonte: http://letras.terra.com.br/os-saltimbancos/275210/

 

 

 

- Proponha uma interpretação de texto a partir da letra da música. Se a sua turma ainda não escreve de forma autônoma, faça a interpretação oral. Veja uma sugestão:

 

  • Quais animais aparecem na música?
  • Quantas estrofes têm a letra da música?
  • Qual animal faz Cocorocó?
  • O que o autor da música quer dizer com “o animal não é nenhum banana”?
  • Por que o animal vira fera quando o homem exagera?
  • Dentre outras questões.

 

menino pesquisa

4) Pesquisa em sala: oriente seus alunos a pesquisarem nos livros, revistas, ou internet, animais silvestres que vivem na região Sudeste.

- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem os sítios de pesquisa  por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet), mas se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática.

- Explique aos seus alunos que o Bioma que prevalece na região Sudeste, ou seja, nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, é o Cerrado e a Mata Atlântica, esta que por sua vez, está quase totalmente devastada pela ocupação e depredação humana, mas ainda ocupa um espaço importante no patrimônio ambiental, com suas montanhas e planícies litorâneas, sendo habitat de uma grande diversidade de animais.

- Na imagem a seguir você poderá observar o Mapa de Biomas do Brasil e o Mapa de Vegetação do Brasil, lançado pelo IBGE em comemoração ao Dia Mundial da Biodiversidade, especialmente os biomas predominantes no Sudeste:

Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=169

 

- Dessa forma os alunos poderão realizar a pesquisa buscando os animais que habitam esses biomas: cerrado e mata atlântica, já que eles são predominantes na região Sudeste.

- Eles também poderão pesquisar por estados, por exemplo:

  • Animais que habitam no Espírito Santo;

  • Animais que habitam em São Paulo;

  • Animais que habitam em Minas Gerais;

  • Animais que habitam no Rio de Janeiro.

 

- Veja alguns sítios nos quais você poderá pesquisar com seus alunos sobre esse tema:

1) http://www.riodejaneiroambiental.blogspot.com.br/. Esse sítio relata um pouco sobre a fauna da mata atlântica.

 

2) http://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/cerrado.htm. Nesse sítio você encontra um tópico sobre animais do cerrado, e ele cita que “as principais espécies de animais encontradas no Cerrado são: anta, cervo, onça-pintada, cachorro-vinagre, lobo-guará, lontra, tamanduá-bandeira, gambá, ariranha, gato-palheiro, veado-mateiro, cachorro-do-mato, macaco-prego, quati, queixada, porco-espinho, capivara, tapiti e preá.”

 

- Divida os alunos em quatro grupos para que cada um pesquise a fauna de um estado. Deixe que eles leiam e socializem para os colegas o que descobriram.

 menina lapis

Sugestão de atividade de registro para esse momento:

- Solicite que os alunos produzam um relatório sobre a pesquisa realizada. Para tanto, eles deverão produzir um texto com suas palavras relatando o que descobriram com a pesquisa, e quais animais eles descobriram habitarem na região Sudeste do Brasil. É importante que eles separem imagens desses animais para socializarem com os colegas na rodinha e também pesquisem e relatem em sua produção características dos animais, por exemplo: como são, o que comem, onde habitam, dentre outros.

- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops para produzirem seus relatórios utilizando o Kword (metasys>aplicativos >ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos), mas se não participam deste projeto, eles poderão produzir escrevendo ou então utilizando os computadores do laboratório de informática de sua escola.

 

5) O que é extinção?

Professor, assista o vídeo a seguir com seus alunos. Este é um ótimo recurso, pois além de apresentar o conteúdo de forma lúdica auxilia o aluno a consolidar o conteúdo estudado.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/1906/VTS_03_1.VOB?sequence=5

Após assistirem o vídeo, explore-o ressaltando aspectos importantes, tais como:

- Vocês gostaram do vídeo?

- O que acharam mais interessante?

- Quais animais aparecem?

-Dentre outras.

 

 - Muitas espécies de animais já desapareceram da Terra, ou seja, estão extintos. Uma espécie esta extinta quando nenhum ser pertencente a ela tiver sido observado nos últimos  50 anos. As principais causas de várias espécies estarem ameaçadas de extinção atualmente é a degradação do ambiente e a caça predatória. Fonte: PASSOS, Célia Maria Costa; SILVA, Zeneide Albuquerque Inocêncio da. Integrado, 4º ano. Coleção eu gosto. 1 ed. São Paulo: IBEP, 2009.

- Trabalhe com seus alunos o conceito de extinção e o conceito de animais ameaçados de extinção, e as causas dessas duas situações.

- Muitos animais também são ameaçados pelo contrabando de animais. Para trabalhar essa questão que tal explorar um filme com seus alunos? Nossa sugestão é o filme “RIO”, no sítio http://www.youtube.com/watch?v=HMLvMxWncz8, você encontra um vídeo com o trailer do filme. Com esse filme as crianças poderão ver vários animais, seu habitat e também poderão problematizar a questão do contrabando de animais.

Sinopse

“O filme conta a historia da Blu que é uma arara domesticada que vive nos Estados Unidos e que é apaixonada pela ousada Jewel.
Assim que soube que sua paixão foi para o Rio de Janeiro ele se manda para lá também de descobre que a vida  fora da gaiola é mais interessante.”

Fonte: http://www.aovivobr.com/filme-rio-trailer-e-sinopse/

- Após o filme, dialogue com seus alunos sobre o que eles compreenderam sobre o contrabando de animais e ameaça de extinção. Aproveite para trabalhar as questões como preservação ambiental e animal, e importância de não prender os animais e deles viverem livres em seus habitat.

- Proponha também uma interpretação de texto a partir do filme, veja uma sugestão:

·Em qual lugar se passa a história?

·Qual é o ambiente do qual Blu, a arara-azul é nativa?

·Quais animais aparecem na história? Liste aqueles que  você se lembrar.

·A arara-azul é um animal silvestre ou domesticado?

·Você acha certo prender esses animais em gaiolas?

 

6) Animais em extinção na região Sudeste:

- Para esse momento sugerimos que você trabalhe com seus alunos uma reportagem que aborda as causas da extinção, níveis de ameaças de extinção bem como alguns animais que estão ameaçados de extinção no Brasil e em especial na região Sudeste.

- O texto jornalístico é uma importante fonte de pesquisa, além de ser um gênero textual muito rico. Porém, fique atento sobre as informações contidas neste tipo de texto. Verifique se tem referência, pois não é um texto científico. Explore com seus alunos a linguagem deste gênero textual e qual é o portador de texto que veicula o texto jornalístico.

Veja abaixo a sugestão de uma reportagem que pode ser abordada com seus alunos:

 

Mundo Animal

Quantos animais estão em extinção hoje no Brasil?

por Yuri Vasconcelos

                 Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 633 espécies estão ameaçadas de extinção no país — 395 animais terrestres e 238 aquáticos. Esses dados fazem parte do último grande estudo a respeito, que teve seus resultados divulgados em 2003. Para avaliar os riscos que a fauna brasileira corria, foram acionados para esse "censo animal" mais de 200 especialistas de diversas entidades, como a Sociedade Brasileira de Zoologia e a Sociedade de Zoólogos do Brasil. As 633 espécies em perigo foram classificadas em seis categorias de risco:

• Extinta

• Extinta na natureza

• Criticamente em perigo

• Em perigo

• Vulnerável

• Quase ameaçada

            "Essas categorias seguem vários critérios, como o tamanho da população, a distribuição geográfica e a pressão que ela sofre", afirma o biólogo Rafael Thiago do Carmo, da Fundação Biodiversitas. Do total de animais terrestres presentes na lista, sete já estão extintos, entre eles a arara-azul-pequena e o minhocuçu (um tipo de minhoca gigante). O pior de tudo é que um estudo parecido já havia sido feito pelo Ibama em 1989, quando foram listados "só" 218 animais terrestres sob risco de extinção, contra os 395 de 2003 - em 1989, não foram avaliados os animais aquáticos. De acordo com os especialistas, esse crescimento se deve a vários fatores, como a destruição de habitats, as pressões provocadas por queimadas e desmatamentos, a caça ilegal e até mesmo o aumento do conhecimento científico sobre a fauna do país, o que permitiu identificar mais espécies. A boa notícia é que os animais ameaçados não estão necessariamente condenados a desaparecer. Alguns bichos que estavam na lista de 1989, não apareceram na de 2003. Entre os bravos "sobreviventes" estão o jacaré-açu, o veado-campeiro e o gavião-real.

Elas estão descontroladas! Selecionamos sete espécies que podem sumir do nosso mapa se a fiscalização ambiental não aumentar:

MICO-LEÃO-DE-CARA-PRETA (Leontophitecus caissara)

Nível de ameaça - Criticamente em perigo

Onde vive - Paraná e São Paulo

Embora não seja tão famoso quanto o mico-leão-dourado, esse primata está em situação mais crítica. Não existem colônias em cativeiro e sua população livre é de cerca de 400 indivíduos. O mico-leão-de-cara-preta é muito sensível a mudanças de ambiente.

ARARINHA-AZUL (Cyanopsitta spixii)

Nível de ameaça - Extinta na natureza

Onde vive - Bahia, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Tocantins

A destruição das árvores da caatinga, onde a ararinha fazia seus ninhos, e o tráfico ilegal fizeram com que a espécie sumisse da natureza — hoje só restam 60 animais em cativeiro. O último exemplar estudado da ave vivia na Bahia, mas sumiu em 2000.

ARANHA-CHICOTE (Charinus troglobius)

Nível de ameaça - Criticamente em perigo

Onde vive - Bahia

A aranha-chicote só é encontrada em cavernas perto da divisa entre Bahia e Minas Gerais. "A exploração da indústria de calcário está destruindo o habitat delas", diz o biólogo Alessandro Giupponi, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

TARTARUGA-DE-COURO (Dermochelys coriacea)

Nível de ameaça - Criticamente em perigo

Onde vive - No litoral das regiões Nordeste, Sul e Sudeste

A maior de todas as tartarugas brasileiras (chega a medir 2 metros e pesar 500 quilos) sofre com a poluição marinha e a caça indiscriminada. Elas fazem seus ninhos na praia e, por se locomoverem lentamente, são presas fáceis para caçadores.

SAPINHO-NARIGUDO DE-BARRIGA-VERMELHA (Melanophryniscus macrogranulosus)

Nível de ameaça - Criticamente em perigo.

Onde vive - Rio Grande do Sul.

A poluição das águas, a contaminação por pesticidas, as mudanças climáticas e o avanço da fronteira agrícola sobre a região onde a espécie vive são alguns dos fatores que põem em risco a sobrevivência desse sapo.

BESOURO-ROLA-BOSTA (Dichotomius schiffleri)

Nível de ameaça - Criticamente em perigo.

Onde vive - Espírito Santo

As queimadas e o turismo desordenado na ilha de Birigui (ES) ameaçam o único local onde o besouro é encontrado. "Ele tem esse curioso nome porque faz uma bola com as fezes de bovinos e deposita seus ovos nela", explica o biólogo Ângelo Machado, da Universidade Federal de Minas Gerais.

CAÇÃO-BICO-DOCE (Galeorhinus galeus)

Nível de ameaça - Criticamente em perigo.

Onde vive - Litoral de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O cação-bico-doce, que mede cerca de 2 metros de comprimento, está ameaçado por causa da pesca predatória, já que sua carne é muito apreciada. A lentidão com que ele se reproduz — a gestação dura um ano — também prejudica a espécie.

Mergulhe nessa

www.biodiversitas.org.br

www.redlist.org   

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quantos-animais-estao-em-extincao-hoje-no-brasil

 

 

- Depois de ler a reportagem com seus alunos proponha uma interpretação de texto a partir dela.

 

 menino tarefa

7) Pesquisando com a família: solicite que os alunos pesquisem em casa com seus familiares em livros, revistas, jornais e internet, animais que se encontram ameaçados em extinção na região Sudeste. Eles deverão anotar o nome do animal, onde ele habita, suas características e trazer a imagem do animal para a escola, pois na aula seguinte, vocês irão montar um álbum de animais ameaçados de extinção na região Sudeste.

Como apoio, você poderá reproduzir a seguinte reportagem para que seus alunos levem para casa e discutam com seus pais anteriormente a realização da pesquisa.

 

REGIÃO SUDESTE CONCENTRA ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO NO PAÍS

 

CLARICE SPITZ
da Folha Online

A região Sudeste concentra o maior número de mamíferos, anfíbios e répteis ameaçados de extinção no país. A situação é pior na área da Mata Atlântica, onde a devastação afeta diretamente os habitats naturais. A caça predatória e o comércio ilegal de animais são outros fatores que têm contribuído para pôr em risco a vida de animais.

Divulgação

Macaco-prego-de-peito-amarelo está na lista divulgada; confira galeria de imagens

Os dados foram apresentados nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que mapeou a fauna em risco de extinção com base em dados do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

O Rio de Janeiro ocupa a pior posição no ranking de animais em risco: 39 espécies. São Paulo vem em segundo lugar (38) e Minas Gerais aparece na terceira posição (37). Alguns dos bichos que podem desaparecer são a onça-pintada, o mico-leão-dourado, o tamanduá-bandeira, o bugio e a preguiça-de-coleira.

"É a região onde há maior devastação, mais construções imobiliárias e estradas. A mata atlântica é a mais afetada", afirma Licia Couto, técnica de fauna e flora do IBGE.

A região Norte tem a menor quantidade de animais em perigo. O Acre tem sete espécies listadas entre as ameaçadas. Na Amazônia, os bichos que correm mais risco de desaparecer são o tamanduá-bandeira, o tatu-canastra e a onça-pintada.

O mapeamento feito pelo IBGE utiliza dados de 2003 do Ibama. Eles apontam 105 espécies ameaçadas. Pesquisa anterior, realizada com base em informações de 1989, indicava 77 espécies em risco.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u301517.shtml- Acesso em 09/04/2012

 

Dessa forma poderá ocorrer também com os familiares um trabalho de conscientização sobre a importância de se preservar a fauna brasileira, em especial a do Sudeste.

8) Montando o álbum: converse com seus alunos na rodinha e deixe que eles falem sobre a atividade realizada em casa, relatem o que conversaram com seus familiares e também qual o sentimento deles em relação a reportagem enviada para a leitura em casa.

- Em seguida, deixe que falem sobre suas descobertas e exponham as imagens que trouxeram de casa.

- Proponha a montagem do álbum de animais ameaçados de extinção no Sudeste. Para tanto, entregue folhas de papel A4 para cada aluno, para que ele cole as imagens dos animais que pesquisou e escreva suas características, relatando também onde esse animal pode ser encontrado.

- Corrija individualmente as produções dos alunos, e depois de prontas, faça uma capa com eles para o álbum e encaderne-o para que ele possa ser levado para casa e socializado com os familiares de cada aluno. Anexe ao álbum espaços nos quais os familiares poderão registrar suas opiniões sobre o trabalho e deixar seu recado de incentivo a preservação da fauna da região Sudeste.

9) Planejando um trabalho de campo: proponha aos seus alunos uma visita a um zoológico ou parque municipal ou estadual, no qual eles poderão encontrar e observar diversas espécies de animais, inclusive animais ameaçados de extinção.

Para tanto, planeje com eles o dia da visita produzindo um roteiro de observação, que constem dados como:

·Local da visita:

·Data:

·Horário:

·Objetivo do trabalho:

·Critérios a serem observados:

- Quais animais encontramos;

- Animais que fazem parte da fauna do Sudeste;

- Características dos animais;

- Animais que estão ameaçados de extinção;

- Animal que mais gostou;

- Dentre outras questões.

- Produza com eles também um bilhete solicitando a autorização dos familiares para que eles realizem o trabalho de campo, veja abaixo um exemplo:

 

Bilhete de autorização

No dia 09/04/2012, os alunos do 1º ano,  realizarão um trabalho de campo no Parque

 do Sábia. Para tanto, solicitamos que você preencha a seguinte ficha de autorização

para que seu/sua filho/a possa realizar o trabalho com a turma.

Eu ___________________________________________ autorizo meu/minha filho/a

 ______________________________________________ a participar do trabalho de

 campo no Parque do Sabiá no dia 09/04/2012.

____________________________________________________________________

Assinatura dos pais e/ou outro responsável.

 

 

10) Trabalho de campo:

No dia da realização do trabalho solicite que os alunos levem consigo pranchetas, lápis e borracha para anotarem o que observarem Se for necessário solicite também que levem lanche e água, caso no local não seja oferecido. Oriente seus alunos durante o trabalho e faça perguntas sobre o tema em estudo para o Guia ou Biólogo que estiver acompanhando seu grupo, dessa forma esse momento se tornará muito rico para sua pesquisa.

- Não se esqueça de fotografar o passeio e os animais visitados para que depois revelar essas fotos para compor o dossiê do projeto, bem como expor no dia da apresentação.

- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que levem seus laptops e utilizem a  Webcam  localizada na área de trabalho para fotografarem os animais e o passeio.

11) Relatório: depois do trabalho de campo solicite que os alunos produzam um relatório, contando como foi o passeio e o que aprenderam com ele. Para a construção do relatório eles poderão consultar o roteiro de observação que preencheram durante o trabalho. Eles também poderão produzir desenhos ou então colocar as fotos que retiraram no passeio.

 

12) Se a sua turma ainda não escreve de forma autônoma, faça uma produção coletiva registrando as informações que eles relatarem.

 

13) Trabalhando com gráfico – o animal preferido da turma!

- A pesquisa está chegando ao fim, que tal trabalhar com os alunos o animal da região Sudeste que eles mais gostaram de conhecer e estudar sobre ele?

- Na rodinha converse com seus alunos e liste os animais que eles lembrarem na lousa, depois faça a votação e anote na frente do nome do animal quantos votos cada um recebeu. Em seguida proponha a construção de um gráfico. Veja abaixo um exemplo:

1) Escreva abaixo o nome dos animais que nós conhecemos durante nossa pesquisa e numere-os:

 

Número

Tema

Número de votos

1

Lobo- guará

02

2

Tamanduá-bandeira

02

3

Ararinha-azul

04

4

Ariranha

02

5

Onça-pintada

07

6

Mico-leão-dourado

01

7

Bugio

05

8

Preguiça-de-coleira

03

 

 

Professor, o gráfico é um importante recurso para tratar as informações e possibilita aos alunos desenvolver habilidades de organização e classificação, por meio da comparação.  Mas, se os seus alunos ainda não têm vivência com gráficos, leve para sala alguns modelos ou solicite que acessem o sítio: http://blogueigoo.blogspot.com/2009/11/sites-para-fazer-graficos-sem-usar.html - consulta realizada em 09/04/2012- para que conheçam. Você poderá utilizar o laptop UCA, mas caso sua escola não faça parte deste projeto, leve revistas, jornais ou leve-os ao laboratório de informática.

Para facilitar a construção do gráfico você poderá fazer uma tabela com o número de colunas necessárias para a quantidade de animais elencados ou utilizar folhas quadriculadas.

 

2) Represente no gráfico abaixo a quantidade de votos que cada animal recebeu:

 

NÚMERO DE VOTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 x

 

 

 

 

 

 

 

 x

 

 

 

 

 

 

 

 x

 

 x

 

 

 

 x

 

 x

 

 x

 x

 

 

 x

 

 x

 

 x

 x

 x

 x

 x

 x

 x

 

 x

 x

 x

 x

 x

 x

 x

 x

 x

 x

TEMAS

1

2

3

4

5

6

7

8

 

3) Resolução de situações-problema: agora responda as questões observando o gráfico:

a) Qual o animal preferido pelos alunos?

b) Quantos votos ele recebeu?

c) Qual o animal menos votado?

d) Quais animais receberam o mesmo número de votos?

e) Em qual animal você votou? Por quê?

f) Se juntarmos os dois animais mais votados quantos animais teremos?

 

14) Socializando:

- Decida com seus alunos como é que vocês irão expor aos familiares e comunidade o que descobriram com a pesquisa sobre a fauna da região Sudeste.

- Uma sugestão é preparar com seus alunos uma campanha de proteção aos animais da região Sudeste, para isso pesquise com eles instituições ambientais de proteção aos animais, faça carta para essas instituições com os alunos e envie pelo correio, veja também os órgãos municipais que tratam de questões ambientais e peça ajuda a eles na realização da campanha. É uma excelente oportunidade para você trabalhar a escrita contextualizada e com o gênero textual “carta”, além de possibilitar que os alunos compreendam a função social da escrita, pois ao escrever a carta e endereçá-la a alguém vão perceber que a escrita tem a função comunicativa.

 

8ª etapa: Conclusões e depuração de hipóteses

- Nesse momento do projeto, os alunos deverão voltar em suas perguntas e hipóteses iniciais e compararem com o resultado de suas pesquisas, e então verificar se sua hipótese estava correta ou não. Em seguida, deverão sistematizar as respostas das perguntas iniciais para compor a conclusão em seu relatório. Veja um exemplo:

 

Aluno

Problema

Hipótese

Conclusão

Ana Paula

O que são animais domesticados?

São animais que podem morar na casa da gente.

Os animais domesticados são aqueles que o homem cria e que convivem com ele. São tratados, recebem alimentação adequada, água, abrigo e vacina contra doenças.

 

9ª etapa: Apresentação e exposição

- Nessa fase você irá organizar com seus alunos uma forma de socializar suas descobertas sobre os temas trabalhados na pesquisa. Pode ser uma apresentação cultural, uma feira expositiva com cartazes, maquetes, materiais característicos do tema em pesquisa, dentre outros, o que importa é socializar com os familiares e outras turmas da escola, o que eles aprenderam durante a pesquisa.

- Nesse projeto, sugerimos como forma de socializar os resultados, uma exposição e também a realização de uma passeata em “Defesa aos animais do Sudeste”.

Organizando a campanha de proteção aos animais do Sudeste!

- Organize com seus alunos uma passeata de “Defesa aos animais da região Sudeste”, convide os pais e familiares para que no dia de encerramento do projeto eles juntamente a seus filhos, participem de uma passeata em favor da causa. Para tanto, planeje com eles todas as ações:

  • Confeccione com seus alunos os convites para serem enviados aos seus familiares e as outras turmas da escola. Aproveite esse momento para trabalhar com eles as características desse gênero textual.

- Confeccione cartazes, faixas, panfletos informativos com seus alunos e distribua no dia da passeata.

- Caso seja possível, você poderá organizar a passeata para o mês de Outubro em sua escola, pois no dia 04 desse mês é comemorado o dia dos animais.

- Organize também um dia para que os alunos socializem com seus pais e outros alunos da escola suas descobertas realizadas durante a pesquisa. Para tanto, lembre-se  de retomar com os alunos as descobertas realizadas durante o projeto e as atividades realizadas.

  • Confeccionem também murais e cartazes com trabalhos e fotos dos alunos retratando o processo de pesquisa e suas descobertas.
  • Ensaie as apresentações, e construa junto com eles enfeites para compor o cenário e combine o vestuário para o dia da apresentação.
  • Registre o momento da apresentação.
  • Se o Dossiê ou portfólio do projeto já estiver concluído, deixe-o exposto para que os visitantes possam analisá-los e dar sua opinião, para isso mantenha ao lado um bloco ou folhas e lápis para o registro.
Recursos Complementares

 

Artigo sobre animais e contribuições para a medicina em Minas Gerais http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-87752008000100013&script=sci_arttext - Acesso em 04/04/2012  

 

Lista de animais ameaçados em extinção Minas Gerais -  http://www.biodiversitas.org.br/listas-mg/MG-especies-Fauna-ameacadas.pdf - Acesso em 05/04/2012 

 

Informações sobre animais do Cerrado – http://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/cerrado.htm -  Acesso em 04/04/2012

 

Informações sobre animais ameaçados de extinção no Cerrado – http://www.dicasfree.com/animais-do-cerrado-em-extincao/ -  Acesso em 04/04/2012

  

Vídeo sobre preservação dos animais da Mata Atlântica – http://www.youtube.com/watch?v=6bcuOrW30Oc - Acesso em 03/04/2012

 

Vídeo sobre 101 animais do cerrado – http://www.youtube.com/watch?v=4rsRTzvAGzs - Acesso em 05/04/2012

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas durante o projeto de pesquisa. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles compreenderam como se realiza uma pesquisa, se fizeram suas pesquisas de forma autônoma e participaram das situações propostas; se realizaram leituras interpretando as informações de um texto; resolveram situações-problema; reconheceram a estrutura de gêneros textuais como músicas, textos jornalísticos, cartas, convites e relatórios; se souberam organizar dados em gráficos; e exploraram a temática da pesquisa conhecendo animais da região Sudeste e descobrindo espécies dessa região ameaçadas de extinção; se compreenderam o que é extinção; e participaram da organização da "campanha de defesa aos animais da região Sudeste", tomando consciência sobre a relevância de se preservar os animais.

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