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Que alterações o meio técnico- científico-informacional provocou no mundo do trabalho? (Pesquisa Científica)

 

23/05/2012

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina Montes Gumerato Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Geografia como possibilidade de leitura e compreensão do mundo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituais

Conhecer como está organizado o mundo do trabalho na contemporaneidade;

Compreender que o desenvolvimento técnico-científico-informacional interfere no mundo do trabalho; 

Identificar as consequências do desenvolvimento técnico-científico-informacional na nova definição do perfil do profissional.

  • Procedimentais

Observar e organizar informações sobre a relação do meio técnico-científico-informacional e o mundo do trabalho.

  • Atitudinais

Desenvolver o hábito de realizar analises das situações cotidianas que envolvem a relação entre o meio técnico-científico-informacional e às novas exigências no mundo do trabalho. 

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos de evolução do capitalismo, globalização e espaço geográfico.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a), para que o processo de aprendizagem torne-se significativo sugere-se como metodologia de trabalho o desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa no meio escolar. Tal proposta, coloca o aluno em uma posição central na construção do conhecimento, o professor deixa de propor e passa a gerir o processo de aquisição de conceitos, que têm como desdobramento a aquisição de procedimentos e o desenvolvimento de atitudes frente aos questionamentos. Promova momentos de reflexão incentivando a organização e o desenvolvimento de Projetos de Pesquisa para a construção do conhecimento, pois "o ensino com pesquisa é viável, sobretudo se o professor conseguir criar um ambiente favorável, em que haja envolvimento, participação e produção. Cabe ao professor também, ter uma postura mais flexível buscando compreender e aceitar os variados tipos de tipos de inteligência de seus alunos, valorizando as escolhas pessoais, para que as pesquisas deixem de ser meras cópias e possam tomar seu lugar como fonte de conhecimento" (Portilho e Almeida, 2008, p.20).

Sugere-se, abaixo, as etapas de elaboração do Projeto de Pesquisa para alunos do Ensino Médio, que contribui com o planejamento e o desenvolvimento do trabalho: 

 

PESQUISA  

 

Imagem: Etapas de Elaboração e Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa com alunos do Ensino Médio

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982008000200002&script=sci_arttext#qdr01

Acesso em: 15 de abril de 2012

 

Na maioria das vezes os temas propostos para o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa são problemáticas presentes na realidade vivida pelos alunos, sugere-se que os temas eleitos para pesquisa sejam abordados em diversas disciplinas do currículo escolar, tal proposta tem como intenção criar espaços de pesquisa que possibilite a analise e a intervenção positiva no lugar em que os alunos estão inseridos. Para tanto, faz-se necessário criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de atividades por pesquisa e possibilitar aos alunos momentos de observação, analise e reflexão do tema eleito para discussão, considera-se que o desenvolvimento de atividades de pesquisa é fundamental no processo de ensino. Acredita-se que, o aluno tem a chance de construir seu conhecimento a partir do que ele percebe, interpreta e propõe como possibilidade de mudança. A proposta de projeto de pesquisa tem a intenção de contribuir com o processo de ensino, mas deve ser revista e contextualizada levando em consideração a realidade local. Vale ressaltar que "[...] a pesquisa escolar é um relevante instrumento metodológico de ensino aprendizagem, sendo que, através dela é possível desenvolver ações que levem a interdisciplinaridade, palavra de ordem no atual contexto educacional. Sua utilização induz ao desenvolvimento de competências e habilidades indispensáveis à formação do educando. Sua prática permite que o aluno aprenda ao transformar informação em conhecimento (Portilho e Almeida, 2008, p.7). 

 

Execução da Pesquisa:

Professor(a), é importante encontrar no lugar em que a escola está inserida situações significativas para o desenvolvimento das atividades relativas ao  estudo do Meio técnico-científico-informacional que segundo Milton Santos (1985, p.37) "[...] desde que a produção se tornou social, pode-se falar em meio técnico. Esse meio técnico vêm sofrendo transformações sucessivas e, em diferentes períodos, com diferentes intensidades nas diversas partes do mundo. Naqueles países ou regiões onde eram disponíveis técnicas mais avançada elas podiam ser aplicadas à transformação da natureza, encontraremos também um meio técnico mais complexo. [...] Todavia, apenas recentemente é que se pode falar num meio técnico-científico, contemporâneo do período de mesmo nome da civilização humana. Esse processo coincide com o desenvolvimento da ciência das técnicas, isto é, da tecnologia, e, desse modo, com a possibilidade de aplicar a ciência ao processo produtivo". Portanto, para o desenvolvimento das atividades utilize diferentes recursos metodológicos e tecnológicos como: o Laboratório de Informática, o laptop para as escolas que participam do Projeto Um computador por aluno (UCA) ou tablet, o que contribui no processo de pesquisa na construção do conhecimento.

 

PRMEIRA AULA

Sugira como Tema de Pesquisa "O Meio técnico-científico-informacional e o mundo do trabalho". Utilize a charge à seguir como um recurso provocador para o estudo do tema, assunto eleito para ser estudado, que deve ter relevância e ser estimulante. Aproveite e proponha uma conversa, identifique os principais conceitos abordados pelos alunos, procure estabelecer relação com o Meio técnico-científico-informacional:   

mafaldamaquina_clube_da_mafalda  

Imagem: Charge Mafalda

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_ukWiWpvFUIU/TMogWoEEEDI/AAAAAAAAAAk/Am_oV5ecqeo/s1600/mafaldamaquina+clube+da+mafalda.jpg

Acesso em: 13 de abril de 2012

Sugere-se as seguintes questões para abordagem da charge:  

  • Sobre que assunto Mafalda conversa com sua amiga?
  • Como a mãe é caracterizada? 
  • O que diferencia o instrumento de trabalho utilizado pela mãe com o que ela pretende utilizar?
  • Para você, que fatores possibilitaram realizar o trabalho de uma maneira diferente da mãe?
  • Você percebe no lugar em que mora alguma modificação na forma de produzir e de desenvolver o trabalha?
  • Qual a reação da Mafalda diante do fato?

Professor(a), aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com a Língua Portuguesa, sugere-se que trabalhe com gêneros literários, e em História é possível abordar o processo de conquista social das mulheres. 

Após a conversa direcione os alunos para a elaboração da estrutura do Projeto de Pesquisa, que poderá ser feito de forma coletiva ou em grupos de até quatro alunos, podendo apresentar características diferentes, sugere-se:               

 

Problematização do Tema: pergunta ou situação-problema que provoque o interesse em saber mais sobre o tema.

  • O que é e quais são as características do Meio técnico-científico-informacional?
  • Quais são as consequências do Meio técnico-científico-informacional para o mundo do trabalho?

 

  Objetivo:    a  meta que se pretende alcançar - a finalidade da pesquisa.

  • Conhecer o  Meio técnico-científico-informacional e as suas consequências no mundo do trabalho.   

 

Hipótese: identificar as respostas temporárias que vão indicar o caminho da pesquisa.

  • O Meio técnico-científico-informacional alterou o perfil do trabalhador.  

 

Justificativa:  apresentar uma explicação dos fatores que levaram a desenvolver a pesquisa e a sua importância. 

 

Metodologia:  processo de desenvolvimento da  pesquisa: local, objeto da pesquisa, coleta de dados, análise dos dados etc.

 

Fonte:  seleção do material para leitura e pesquisa: sites, revistas, livros, artigos, etc. Pode-se ter um ponto de partida, mas é importante que o grupo defina o referencial teórico  que julga ser ideal para o desenvolvimento do trabalho:   

Livro didático adotado para o ano de ensino;

http://colegiosistemageografia.blogspot.com.br/2011/03/do-meio-natural-ao-meio-tecnico.html

http://alemdavoz.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.html A cultura de consumo Gustavo Máximo fragmentos dos meus uni-versos

http://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/rem/article/viewFile/16/16

http://www.slideshare.net/ProfessorHerculesAvancini/do-meio-natural-ao-meio-tcnico-cientfico-informacional

http://www.filoinfo.bem-vindo.net/filosofia/modules/AMS/article.php?storyid=23

 

Cronograma:  momento de organizar o tempo necessário para o  planejamento e o desenvolvimento das etapas da pesquisa.

 

Socialização:  como o resultado da pesquisa será apresentado: trabalho escrito, seminário, produção de vídeo, imagem, charge, ação social, dramatização etc.

 

SEGUNDA AULA               

 

Para continuar a discussão sobre o Meio técnico-científico-informacional solicite a contribuição do Professor de História para que aborde com os alunos o processo de Revolução Industrial, o que contribuirá para que os alunos percebam a diferença no processo de produção e das relações de trabalho. 

 

1. Leia o fragmento do texto O novo papel da escola e do ensino da geografia na época da Terceira Revolução Industrial de José William Vesentini.

[...] Vivemos atualmente a expansão da Terceira Revolução Industrial, muitas vezes conhecida como revolução técnico-científica. [...]  Alguns elementos decisivos nesta nova revolução industrial são o final gradativo da hegemonia norte-americana e da era do petróleo, além do advento de novos setores industriais de ponta ou vanguarda – tais como a informática e as telecomunicações, a biotecnologia, a robótica, etc. –, que substituem as indústrias petroquímicas, siderúrgicas e automobilísticas como as que definem o ritmo de desenvolvimento de uma sociedade. [...] Novas indústrias, no sentido amplo do termo (pois a indústria de transformação cede a cada dia seu papel motor para os serviços modernos: a produção de softwares para computadores torna-se mais importante que a fabricação de hardwares, a pesquisa biotecnológica representa já um valor maior que a produção agrícola, o engendramento de designs, de idéias, de procedimentos, etc., ganha um crescente espaço monetário às custas da desvalorização da fabricação de objetos) já constituem os setores de vanguarda nos dias atuais. A informática e a robótica, a biotecnologia (impulsionada em especial pela engenharia genética), a microeletrônica, a química fina, as telecomunicações e as indústrias de novos materiais: esses são setores que dependem muito mais da ciência e da tecnologia – e as utilizam muito mais – quando comparados com aqueles outros setores ou indústrias (têxteis, automobilísticos, etc.), que foram de vanguarda ou típicos da Primeira ou da Segunda Revolução Industrial. Nestes novos setores de ponta o fundamental são as ideias, as pesquisas, o trabalho cerebral e criativo, ficando a mão-de-obra barata e inclusive a especializada em segundo plano. E são setores que revolucionam mais uma vez toda a sociedade: eles não consistem somente na fabricação e venda de computadores, robôs, bugigangas eletrônicas (desde o cd-player ao marca-passos miniaturizado), organismos produzidos em laboratórios ou novos remédios oriundos da manipulações dos genes, mas, radicalmente, modificam os valores e os comportamentos básicos da sociedade moderna.

Disponível em: http://www.geocritica.com.br/artigos.htm

Acesso em: 15 de abril de 2012.

 

Promova um debate que aborde questões discutidas no texto:  

  • Quais as características da Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científico-Informacional?
  • Que setores da economia vêm desenvolvendo-se com a Revolução Técnico-Científico-Informacional?
  • Como você analisa o Brasil nesta Terceira Revolução Industrial?
  • Quais as consequências da Revolução Técnico-Científica-Informacional para o mundo do trabalho?
  • Qual o perfil que o mercado de trabalho exige do profissional atualmente?
  • Para você, quais são os desafios dos jovens neste novo momento?

 

2. Depois, coletivamente, organize um quadro comparativo sobre as mudanças provocadas pelo desenvolvimento técnico, tecnológico e científico na sociedade. 

Sob o ponto de vista histórico, o estudo do meio geográfico pode ser dividido em quatro momentos:

 

ERAS DO MEIO GEOGRÁFICO

Meios/Período Descrição
Natural Meio em que viviam os humanos quando extraíam seus meios de subsistência da natureza, por intermédio da caça, da pesca e da coleta.
Técnico

Nessa fase, representada pela Revolução Agrícola, já era possível planejar um pouco mais a sobrevivência: os humanos viviam em comunidade, fixados num determinado lugar, e dividiam as tarefas entre seus membros. A domesticação dos animais tornou possível o deslocamento por longas distâncias, o contato entre outros grupos humanos e a troca de conhecimentos.

Técnico-científico

Há cerca de 250 anos, o avanço da ciência criou condições para a invenção de máquinas que modificaram radicalmente e com muita rapidez o modo de vida do planeta. A tecnologia adquiriu um papel cada vez mais importante. O conjunto das tecnologias envolvidas no processo de fabricação de mercadorias, produção de energia e circulação de pessoas foi resultado da aplicação prática dos conhecimentos científicos.

Técnico-científico-informacional Essa fase é caracterizada pelo uso intensivo de tecnologias da informação.

Disponível em: http://professorsl.blogspot.com.br/2010/04/do-meio-natural-ao-tecnico-cientifico.html

Acesso em: 15 de abril de 2012 

 

A discussão realizada tem o objetivo de subsidiar os alunos para a realização da atividade de campo.

 

TERCEIRA AULA                

 

1.  Incentive os grupos a organizarem uma atividade de campo, se moram na cidade, selecione algum ponto para visitação e, se moram no campo, o trabalho poderá ser realizado em agroindústrias ou no comércio local. Para organizarem a atividade de campo os grupos deverão: selecionar o local, entrar em contato para agendar a visita, elaborar o roteiro de observação/perguntas e, não pode esquecer de solicitar a autorização dos pais e/ou responsáveis.

Sugere-se algumas questões para o roteiro de observação que podem ser alteradas de acordo com a proposta do grupo:

  • Qual o segmento da empresa (indústria ou comércio)?
  • Que fatores levaram a instalação da empresa no município? 
  • Quais as características do trabalho desenvolvido pela empresa?
  • Quais são as exigências técnicas e tecnológicas necessárias na atualidade para desenvolver o trabalho? Como era antes?
  • Quais as principais transformações a empresa passou nos últimos tempos?
  • Quantos funcionários possui?
  • Para qual setor existe uma maior contratação?
  • Qual a formação exigida para a contratação desses funcionários?
  • Que tipo de trabalho realizam?
  • Existe diferença na exigência para a contratação dos funcionários para os diferentes setores? Quais?
  • Atualmente, quais as maiores dificuldades e facilidades para a contratação dos funcionários?  
  • Existe algum projeto para a contratação de jovens? 

 

2. Para socializar os dados da pesquisa os grupos deverão apresentar seminário. O trabalho poderá ser feito em programa próprio para a produção de slides. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux,  o programa é o KPresenter.  Solicite aos grupos que, enviem previamente o trabaho para o email do professor, que poderá ser objeto de avaliação. Após receber os trabalhos produzidos pelos grupos e realizar suas avaliações encaminhe-os para o email dos alunos. Assim, no dia da apresentação, todos terão acesso aos trabalhos produzidos por outros grupos, o que possibilita acompanhar melhor as apresentações.

3. Durante a apresentação os alunos deverão observar as semelhanças e as principais diferenças existentes entre os locais pesquisados.  No final, coletivamente, procurem identificar se a hipótese da pesquisa "O Meio técnico-científico-informacional alterou o perfil do trabalhador" foi comprovada ou refutada.

 4. Acessem o site do Ministério do Trabalho e analisem as Políticas Públicas para a Juventude no endereço web http://portal.mte.gov.br/politicas_juventude/  para que conheçam seus direitos, o que contribui para a conquista da cidadania.

5. Posteriormente,  solicite que elaborem um plano de ação para colocar em prática ideias do grupo em relação aos desafios que os jovens têm que enfrentar na atualidade para conseguir se inserir no mundo do trabalho. Poderão organizar painéis, cartazes, folders, palestras, atividades coletivas que possibilite informar a comunidade jovem.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):

Modelo de Projeto de Pesquisa completo

Disponível em: http://www.sni.org.br/educadores/modelo_de_projeto_completo.asp

Acesso em: 15 de abril de 2012 

 

Do meio técnico ao meio técnico-científico-informacional: mecanização da indústria têxtil e produção do espaço em São Bento

Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/86140713/REVISTA-DE-GEOGRAFIA-DO-MEIO-TECNICO-AO-METO-TECNICO-CIENTIFICO-INFORMACIONAL

Acesso em: 15 de abril de 2012 

 

Interpretações da passagem do meio natural ao meio técnico-científico-informacional

http://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/rem/article/viewFile/16/16

Acesso em: 15 de abril de 2012 

 

Biografia de Milton Santos

Disponível em: http://www.geomundo.com.br/geografia-30180.htm

Acesso em: 15 de abril de 2012 

 

Pedro Demo fala sobre pesquisa na educação

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/video-pedro-demo-fala-educacao-pela-pesquisa-608197.shtml

Acesso em: 15 de abril de 2012 

Avaliação

Ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:

  1.  A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. A capacidade de reconhecer que o processo histórico e o desenvolvimento tecnológico interfere na (re)organização do espaço geográfico;
  3. O interesse em desenvolver atividades, de maneira colaborativa, que possibilitem a sensibilização para as questões sociais e econômicas; 
  4. O uso dos diferentes recursos técnicos e tecnológicos que contribuem para as relações estabelecidas no espaço geográfico  conceitos ligados ao tema em discussão; 
  5. A possibilidade de compreender e de desenvolver ações rumo a conquista da cidadania plena.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • neuza fernandes ciavatta , Colégio estadual Adoniro Martins de Andrade , Goiás - disse:
    neuzinha.fernandesciavatta@hotmail.com

    03/02/2013

    Cinco estrelas

    Adorei o plano de aula ainda mais que a professora Inia foi minha professora na UEG de Itumbiara.


  • Heloisa, Colegio tiradentes da PMMG- Betim , Minas Gerais - disse:
    hdesouzafonseca@hotmail.com

    12/06/2012

    Cinco estrelas

    muito boa essa aula, serve muito para mim e meus colegas que tem vontade de aprender esse conteudo. Meus parabens ao colaboradores!!!!


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