20/06/2012
Bárbara da Silva Santiago
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território |
O aluno poderá perceber que os conflitos histórico-geográficos do mundo no século XX estão presentes nos quadrinhos.
Ter trabalhado com o aluno todo o contexto histórico que culminou na bipolaridade entre Estados Unidos da América (EUA) e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A): Professor, por meio das HQ iremos trabalhar a Guerra Fria e as principais disputas travadas entre as superpotências na busca por zonas de influência e expansão de suas formas de governo. Estes foram os principais interesses de EUA e URSS.
AULA 1
momento 1: O professor irá introduzir a aula dizendo que ao final da Segunda Guerra Mundial em 1945 inicia-se um período da História Mundial conhecido como Guerra Fria. Esta por sua vez foi uma disputa travada durante quase cinco décadas (1945 - 1991) um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre duas nações vencedoras na Segunda Guerra e que a partir de então disputam a hegemonia mundial. De um lado os Estados Unidos representando o Capitalismo e de outro a União Soviética representando o socialismo.
momento 2: Apresentar aos alunos as capas das revistinhas em quadrinhos publicadas durante o período da Guerra Fria (elas podem ser expostas em data show ou em retroprojetor) e pedir que eles observem, façam anotações daquilo que julgarem interessantes sobre os gibis apresentados.
Incrível Hulk
Capa da The Incredible Hulk retratando pela Marvel (editora americana de histórias em quadrinhos) o fato dos EUA possuírem a bomba atômica (fato este comprovado desde o Projeto Manhattan, projeto este que desenvolveu as bombas atômicas que foram lançadas em Hiroshima e Nagasaki), além de mostrar a função estratégica que os físicos nucleares (Bruce Banner era físico nuclear) possuíam para os EUA. Disponível em: http://pipocamoderna.com.br/os-super-herois-da-era-nuclear/4023
Quarteto Fantástico
Capa da Fantastic Four nº 167, retratando pela Marvel (editora americana de histórias em quadrinhos) a corrida espacial travada entre EUA e URSS onde o astronalta soviético Yuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano a viajar para o espaço (12 de abril de 1961) e isso aconteceu quase uma década antes do norte-americano Neil Armstrong ter sido o primeiro homem a pisar na lua (20 de julho de 1969). Disponível em: http://kirbymuseum.org/blogs/kirby/archives/1110
Capitão América
Capa da Capitain America nº 394. Nesta edição é retratado segundo a Marvel (editora americana de histórias em quadrinhos) o Herói Capitão America (representante dos EUA) e o vilão Caveira Vermelha (representante da URSS). Disponível em: http://www.coverbrowser.com/covers/captain-america/8
Homem de Ferro
Capa The Invincible Iron Man retratando pela Marvel (editora americana de histórias em quadrinhos) as empresas Stark (esta empresa pertence a família do milionário Tony Stark) ligada a venda de armamentos para o governo Norte-americano. Disponível em: http://www3.cinemaemcena.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=12229&PN=4
momento 3: Após a apreciação das imagens pela turma e ter sido feito comentários referentes às mesmas por eles entregue o texto a seguir para cada aluno. Disponível em: http://soldadosdepapel.wordpress.com/2011/06/23/a-guerra-fria-e-os-beneficios-da-radiacao/ (este texto vai contextualizar cada HQ e nortear os comentários.)
AULA 2
Atividade 1: Os alunos serão desafiados à criarem suas próprias HQ para retratarem o mundo bipolar. Para a realização desta atividade eles poderão acessar a internet para lerem mais informações e assim buscarem inspiração para a criação. Esta aula poderá ser realizada juntamente com o professor de artes.
DICA: Este link irá auxiliar em dicas de como criar uma HQ. http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html
AULA 3
momento 1: O professor deverá solicitar aos alunos que organizem-se em duplas e pesquisem sobre o contexto do conflito e os principais fatores que culminaram nas quase cinco décadas da Guerra Fria. Esta atividade deverá ser entregue ao professor na próxima aula.
momento 2: O professor deverá previamente assistir ao vídeo e pontuar as questões que serão melhor trabalhadas com os alunos posteriormente. (fica a cargo do professor pontuar fatos importantes do conflito apresentados no vídeo e que posteriormente serão debatidos em um outro momento da aula)
momento 3: Apresentar o documentário Guerra Fria - URSS X EUA. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=IIffbV6ZDgg&feature=related
momento 4: A sala deverá ser organizada em roda e as anotações feitas pelo professor referentes ao vídeo, e as informações trazidas pelos alunos por meio da pesquisa deverão nortear um debate sobre o contexto histórico, principais características dos dois países envolvidos (economia, tipo de governo, busca por área de influência), conflitos armados indiretos (guerra da Coréia, Guerra do Vietnã), divisão da Alemanha, e culminando na queda do muro de Berlim representando assim o fim do conflito. Todo esse debate deve ser orientado pelo professor.
momento 5: A escola poderá criar um espaço para que as HQ desenvolvidas pelos alunos sejam expostas.
O professor poderá fazer opção por filmes que retratam o período. Todos estes estão disponíveis nas locadoras: http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/divirta-estudando/5-filmes-para-voce-estudar-a-guerra-fria/
Textos sobre a Guerra Fria para auxiliar nas aulas:
http://educacao.uol.com.br/historia/guerra-fria-1-afinal-quem-venceu-a-guerra-fria.jhtm
http://www.infoescola.com/historia/guerra-fria/
Exercícios referentes à temática trabalhada: http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=capitulo_3_a_guerra_fria
O professor poderá avaliar as aulas através das pesquisas produzidas pelas duplas, da participação dos alunos nos momentos e no debate.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/03/2013
Cinco estrelasAperfeiçoei minha aula
20/06/2012
Cinco estrelasExcelente a idéia de usar as HQ para explicar sobre a guerra fria, o lúdico sempre é um bom argumento para fazer os meninos aprenderem. Parabéns e obrigado pelas dicas, usarei-as no meu planejamento do próximo ano, tenho certeza que terei bons resultados, que pretendo dividir com vocês. até breve.
20/06/2012
Quatro estrelasboa iniciativa