Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os fundamentos básicos da capoeira a partir da pesquisa científica - ritmo, movimento e intencionalidade

 

20/08/2012

Autor e Coautor(es)
MONICA RODRIGUES MAIA DE ANDRADE
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer, identificar e experimentar corporalmente alguns dos diferentes elementos que compõem a capoeira: a ginga, as esquivas e os golpes frontais.

- Associar os elementos da capoeira experimentados à reflexão sobre a questão do ritmo corporal.

- Articular os conhecimentos específicos da capoeira às disciplinas Música e Informática.

- Identificar a pesquisa científica como uma importante ferramenta para melhor compreensão do tema capoeira.

Duração das atividades
Total: 200 minutos (4 momentos com 50minutos cada).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há.

Estratégias e recursos da aula

MOMENTO 1: (Re)conhecendo e experimentando os movimentos da capoeira

 

Atividade 1 - Preparando a pesquisa:

A ideia é fazer com que a turma levante informações em suportes variados acerca dos diferentes movimentos da capoeira. Os resultados desta pesquisa devem ser apresentados pelos grupos no encontro subseqüente.

É importante que o professor peça para que os alunos esbocem um quadro comparativo no que diz respeito às diferentes nomenclaturas acerca dos movimentos característicos da capoeira. Outra questão a ser observada é a relação destes com o estilo de capoeira do qual fazem parte, ou seja, capoeira de corda ou de cordel. Para tanto, a turma deve ser dividida em duas frentes de pesquisa: uma que coletará seus dados no computador via internet e a outra que coletará os dados numa pesquisa de campo em alguns espaços onde a capoeira é realizada em sua cidade.

Sugira ao grupo que ficar responsável pela pesquisa na internet que tome como ponto de partida os vídeos:

 

 

 

Além destes vídeos, é interessante que o grupo também consulte em outros sites, blogs ou outras ferramentas digitais, como:

http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/ http://www.youtube.com/watch?v=XqJd3CHncxo; http://www.youtube.com/watch?v=z51T6DDzhSs

Este grupo deverá selecionar imagens ou fragmentos desses vídeos que digam respeito ao objeto da pesquisa. Além disso, devem registrar sua busca em um "diário de bordo" - ferramenta que descreve a navegação na internet (os endereços dos sites, assim como seu conteúdo, demonstrando a que se refere cada imagem por eles selecionada. 

Ao grupo que ficar responsável pela pesquisa de campo, o professor deverá pedir que registre suas informações a partir da produção de alguns vídeos (captados por câmera digital ou aparelho celular) e de um "diário de campo". O diário de campo é um recurso utilizado na pesquisa científica no qual o pesquisador faz todas as anotações do que observa no local pesquisado. Como sugestão, os alunos devem descrever o local, quem e como são as pessoas que estão sendo alvo da investigação, o que foi observado, quanto tempo levou esta observação, como foram recebidos pelos participantes da pesquisa, as características arquitetônicas e culturais do local, etc.

Este grupo deverá buscar informações em diferentes espaços onde a capoeira acontece em sua cidade. Quanto mais diversificada for essa busca, maior a qualidade dos dados. Para tanto, o professor deverá selecionar em sua cidade ao menos dois diferentes espaços de realização de capoeira que tenham estilos diferenciados (um grupo de capoeira de corda e outro de cordel).

É muito importante que o professor entregue aos grupos um roteiro com as orientações para a pesquisa. A seguir é possível observar exemplos de roteiros de pesquisa:

 

ROTEIRO DE PESQUISA - GRUPO RESPONSÁVEL PELA PESQUISA NA WEB:

Onde pesquisar?

Tomem como ponto de partida os vídeos:

 

 

 

 

Além destes vídeos, é interessante que o grupo também consulte em outros sites, blogs ou outras ferramentas digitais, como:

http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/ http://www.youtube.com/watch?v=XqJd3CHncxo; http://www.youtube.com/watch?v=z51T6DDzhSs

O que pesquisar e como registrar?

Vocês devem selecionar fragmentos desses vídeos e ou imagens que digam respeito aos diferentes movimentos da capoeira. Nesse sentido, é necessário que vocês esbocem um quadro comparativo no que diz respeito às diferentes nomenclaturas acerca dos movimentos característicos da capoeira e sua relação com o formato do qual fazem parte (capoeira de corda e de cordel).

Além disso, o grupo deve registrar sua busca em um diário de bordo. Esta é uma ferramenta que descreve a navegação na internet (os endereços dos sites, assim como seu conteúdo) demonstrando a que se refere cada imagem por eles selecionada. 

Por que pesquisar?

Os dados coletados nesta pesquisa devem ser apresentados em nosso próximo encontro. A partir deles poderemos discutir e construir um painel com os dados de nossa pesquisa.

 

ROTEIRO DE PESQUISA - GRUPO RESPONSÁVEL PELA PESQUISA DE CAMPO:

Onde pesquisar?

Vocês devem buscar informações em diferentes espaços onde a capoeira acontece em nossa cidade. Quanto mais diversificada for essa busca, maior a qualidade dos dados. Será interessante que vocês busquem ao menos dois diferentes espaços de realização de capoeira que tenham estilos diferenciados (um grupo de capoeira de corda e outro de cordel). 

Sugestão de espaços onde é praticada a capoeira em nossa comunidade: (aqui o professor deverá inserir sua sugestão).

O que pesquisar e como registrar?

Vocês devem registrar suas informações a partir da produção de alguns vídeos (captados por câmera digital ou aparelho celular) e de um diário de campo. Vocês devem selecionar fragmentos desses vídeos e ou imagens que digam respeito aos diferentes movimentos da capoeira. Nesse sentido, é necessário que vocês esbocem um quadro comparativo no que diz respeito às diferentes nomenclaturas acerca dos movimentos característicos da capoeira e sua relação com o formato do qual fazem parte (capoeira de corda e de cordel).

Para o registro no diário de campo vocês deverão fazer todas as anotações do que observarem no local pesquisado. Descrevam o lugar, quem e como são as pessoas que estão sendo alvo da investigação, o que foi observado, quanto tempo levou esta observação, como foram recebidos pelos participantes da pesquisa, as características arquitetônicas e culturais do local, etc.

Por que pesquisar?

Os dados coletados nesta pesquisa devem ser apresentados em nosso próximo encontro. A partir deles poderemos discutir e construir um painel com os dados de nossa pesquisa.

 

 

Atividade 2: Aprendendo a gingar

O professor deverá iniciar a atividade perguntando aos alunos se algum deles já jogou capoeira. Caso já tenham jogado (ou assistido a uma roda de capoeira) ele poderá questioná-los sobre como se realiza o movimento da ginga.

Os alunos se organizarão em um grande círculo. Eles devem ser encorajados a experimentar o movimento, alternando um pé à frente e o outro atrás. Durante a execução deste movimento, o professor deverá demonstrar que a posição do corpo como um todo (altura da ginga, posição do pé atrás, alternância do movimento de braços) determina a harmonia do movimento da ginga. Sendo a ginga o movimento básico da capoeira, quando esta é realizada em desarmonia, consequentemente o jogo de capoeira não consegue ser harmônico. Na linguagem do capoeirista “não tem mandinga”.

Em seguida o professor deverá distribuir um giz para cada aluno e pedir que eles desenhem no chão um triângulo isóscele. Os alunos devem posicionar os pés nas extremidades da base deste triângulo. A cada instante um dos pés deve ser retirado da extremidade da base e tocar o ápice do triângulo. Desta maneira, será importante esclarecer o porquê deste desenho. Esta é uma posição que possibilita maior estabilidade para a ginga. Porém, é importante que o professor diga que apesar da maior estabilidade proporcionada por esta posição, é comum observarmos capoeiristas executando os movimentos com os pés desenhando um quadrado. É importante também que o professor demonstre que quanto mais longe está o ápice do triângulo, mais estável é considerada a ginga do capoeirista.

Posteriormente, o professor deverá inserir a alternância dos braços e pernas. Assim, quando o pé esquerdo se encontrar no ápice do triângulo (atrás), o braço esquerdo estará na frente do rosto, fazendo sua proteção. É também esta alternância que dá à ginga da capoeira a leveza e harmonia características da dança.

Tendo já experimentado este primeiro passo técnico, já será possível brincar com a ginga. A brincadeira é estátua. O professor deverá colocar uma música para tocar. Sempre que esta música parar, os alunos também deverão parar, permanecendo na posição em que se encontram. Esta brincadeira é interessante para que os alunos percebam o movimento fragmentado e para que sejam capazes de identificar as diferentes fases do seu próprio movimento e até mesmo do movimento de seus colegas.

 

Atividade 3: Desafio da ginga:

Os alunos deverão se dividir em duplas. A cada momento as duplas terão um desafio diferente com a ginga, a saber:

 Gingando com o outro e a partir do ritmo:

  • Gingar no ritmo da Angola: os alunos devem gingar em duplas, frente à frente,  no ritmo da Angola.
  • Gingar no ritmo da Regional: os alunos devem gingar em duplas, frente à frente,  no ritmo da Regional.

Sugestão de trilha sonora:

Música 1. Disponível em: http://www.krafta.info/br/info.php?name=07_-_musica_-_grupo_de_capoeira_angola_pelourinho_- saia_do_mar_marinheiro%282%29.mp3&url=http://www.krafta.info/br/get.php?id=687474703a2f2f7777772e347368617265642e636f6d2f6d70332f6d6866416e464b592f30375f2d5f6d75736963615f2d5f677275706f5f64655f6361706f6569722e68746d&pop=1fs6qo.ef13d7e1c774bceb55607dbe1a113c06&goo=Capoeira

Música 2. Disponível em: http://www.krafta.info/info.php?name=Capoeira_-_Marinheiro_S%C3%B3.mp3&url=http://www.krafta.info/get.php?id=687474703a2f2f7777772e347368617265642e636f6d2f6d70332f6f754c37346831392f4361706f656972615f2d5f4d6172696e686569726f5f532e68746d&pop=1fs6qo.46892d02fe83512ea109562bca205d77

Gingando com o outro:

  • Ginga espelhada: as duplas deverão gingar frente a frente. O movimento precisa ter o ritmo semelhante, como se estivesse sendo reproduzido por um espelho.
  • Ginga alternada: Os alunos devem gingar ainda em duplas. Porém, enquanto um jogador ginga para um lado, o outro jogador ginga para o outro lado.

É importante demonstrar que a busca pela harmonia e o ritmo está presente nas duas formas de gingar com o outro. O professor deve frisar que isso ocorre porque a capoeira é um jogo que se joga com o outro. Assim, a ginga faz sentido e demonstra toda sua leveza e harmonia quando o outro é valorizado.

Sugestão de site para escolha da trilha sonora: http://www.krafta.info/search/Capoeira/1/mp3

 

Mudando o foco:

  • Os alunos devem se organizar em grupos de cinco alunos. Um aluno deve se posicionar no centro da pequena roda formada pelos outros quatro alunos. O ritmo desta atividade é o da Capoeira Regional. A cada 30 segundos o professor deverá fazer uma pequena pausa no som, retornando em seguida. Este será o estímulo para que troquem a direção da ginga. O objetivo desta atividade é que o aluno que está no meio da roda gingue a cada momento com um colega diferente. A cada quatro pausas, troca-se o aluno do meio da roda até que todos tenham vivenciado esta atividade.

Sugestão de site para escolha da trilha sonora: http://www.krafta.info/search/Capoeira/1/mp3

 

Após as atividades envolvendo o movimento da ginga é válido reforçar que esta técnica nem sempre foi tão importante. A ginga era a malemolência, a malandragem, o disfarce de dança da capoeira. Pouco importava o desenho feito com seus pés. O movimento era incorporado (trazido para o corpo) no dia a dia, pois a capoeira era algo quase natural. O professor deve estimular a reflexão com as seguintes questões:

  • É possível haver uma única técnica para a ginga?
  • Existe certo e errado na capoeira?

 

 

Momento 2: Apresentação e vivência dos resultados da pesquisa

Parte-se da apresentação oral dos resultados de cada grupo. Neste sentido, para além das apresentações de resultados, espera-se um momento de discussão e confronto das informações coletadas, tendo ainda como base as questões norteadoras da pesquisa – a busca pelas diferentes nomenclaturas acerca dos movimentos característicos da capoeira e sua relação com o estilo de capoeira do qual fazem parte. (capoeira de corda ou de cordel). A partir dessas reflexões será realizada a montagem de um painel ilustrativo sobre as questões investigadas.

 

 

Momento 3: Jogando a capoeira

 

Atividade 1: A ginga e os golpes

Os alunos experimentarão alguns dos movimentos por eles registrados na pesquisa apresentada no encontro anterior. É importante que o professor deixe afixado em local visível o painel ilustrativo com os dados da pesquisa.

Nesta atividade é interessante que os alunos experimentem ao menos os golpes frontais: bênção, ponteira, martelo e meia lua de frente.

Descrição técnica:

  • Bênção: Empurrão com a sola dos pés para frente.
  • Ponteira: Chute de baixo para cima.
  • Martelo: Chute lateral com o peito do pé.
  • Meia lua de frente: Chute de fora para dentro que passa próximo a cabeça do companheiro de jogo.

 

Sugestão de vídeos com os tutoriais dos movimentos:

 

A demonstração e a vivência desses golpes devem ter como base o movimento de ginga. Inicialmente, os alunos deverão gingar individualmente e experimentar os movimentos de acordo com o comando do professor. Posteriormente, essa vivência deverá ser feita de maneira mais livre, mas ainda individualmente, observando no painel construído coletivamente e experimentando com seu próprio corpo a variedade de movimentos coletados durante a pesquisa.

Atividade 2: Jogando com o outro

Nesta atividade será o momento de inserir o outro nessa experiência que envolve os golpes. Para tanto, os alunos deverão se dividir em duplas. Essas duplas terão a oportunidade de organizar mini-jogos, explorando o movimento de ginga e os golpes experimentados até o momento.

 

Atividade 3: Esquivar para quê?

Assistir com os alunos ao fragmento entre 5’54” – 8’43” do vídeo:

 

 

 

O professor deverá pedir aos alunos que, ao assistirem ao vídeo, se atentem às diferentes formas de esquivar: frontal, lateral, para trás, entre outros movimentos defensivos.

 

Atividade 4: A cada golpe, uma esquiva

A demonstração e a vivência desses golpes devem ter como base o movimento de ginga. Os alunos darão continuidade à atividade dos mini jogos, agora explorando o movimento de ginga, os golpes e as esquivas. Para compreender melhor a dinâmica da ginga, golpes e esquivas o professor deve acessar o seguinte vídeo:

 

 

 

 

Momento 4: Intencionalidade

Neste momento a turma deverá organizar uma pequena roda. A música ainda será oferecida a partir de um aparelho de som.

Sugestão de site para escolha da trilha sonora:

http://www.krafta.info/search/Capoeira/1/mp3

Nesta roda, os alunos poderão aplicar mais livremente os movimentos vivenciados nos momentos anteriores. Nesse sentido, eles devem ser estimulados a trocarem de dupla em todo novo jogo. Esta estratégia será importante para que o aluno perceba que a cada novo jogo é necessária uma readaptação dos movimentos corporais, buscando a ritmicidade e harmonia. Para que esta questão seja bem explorada, é importante que a roda aconteça com o ritmo de Angola e, posteriormente, o ritmo da Capoeira Regional.

O professor deverá, em alguns momentos, fazer uma pausa nos jogos e pedir que os alunos se atentem a essas diferenças, bem como que eles relatem suas percepções acerca destas questões.

  • Existe um ritmo mais fácil para jogar capoeira?
  • É mais fácil jogar com determinado colega? Por quê?
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mare capoeira Vídeo
TV Escola - Série Atividade - Capoeira - parte 1 Vídeo
TV Escola - Série Atividade - Capoeira - parte 2 Vídeo
Recursos Complementares

África portal do professor. Disponível em: http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/

Vídeo para a Capoeira Angola. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=XqJd3CHncxo
Vídeo para a Capoeira Regional. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=z51T6DDzhSs

Vídeo do movimento de ataque Benção. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-1Bocm6Jd2E

Vídeo do movimento de ataque Martelo. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zL8ZiwDiUmo

Vídeo do movimento de ataque Ponteira. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=ZwJZEcH0jT0&feature=fvwp

Vídeo do movimento de ataque Meia lua de frente. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hRJ-YjnNKlE&feature=endscreen&NR=1

Site para escolha da trilha sonora. Disponível em: http://www.krafta.info/search/Capoeira/1/mp3

Música 1. Disponível em: http://www.krafta.info/br/info.php?name=07_-_musica_-_grupo_de_capoeira_angola_pelourinho_- saia_do_mar_marinheiro%282%29.mp3&url=http://www.krafta.info/br/get.php?id=687474703a2f2f7777772e347368617265642e636f6d2f6d70332f6d6866416e464b592f30375f2d5f6d75736963615f2d5f677275706f5f64655f6361706f6569722e68746d&pop=1fs6qo.ef13d7e1c774bceb55607dbe1a113c06&goo=Capoeira

Música 2. Disponível em: http://www.krafta.info/info.php?name=Capoeira_-_Marinheiro_S%C3%B3.mp3&url=http://www.krafta.info/get.php?id=687474703a2f2f7777772e347368617265642e636f6d2f6d70332f6f754c37346831392f4361706f656972615f2d5f4d6172696e686569726f5f532e68746d&pop=1fs6qo.46892d02fe83512ea109562bca205d77

Avaliação

A avaliação será processual. Neste sentido, a cada nova atividade será possível que o professor observe um grau de complexidade maior a respeito do conteúdo estudado. Assim, parte-se da avaliação inicial da pesquisa e da capacidade de realizar as comparações propostas por ela. A esta observação soma-se, posteriormente, a apropriação dos movimentos e da relação com o outro, que se mostra tão necessária no jogo da capoeira. O Professor deverá fazer observações dos pontos fortes da pesquisa e ressaltar os pontos em que poderiam ser melhor explorado.

Também será possível que o professor observe a maturidade dos alunos durante o jogo, observando se o aluno recorre ao seu acervo de movimentos de forma intencional ou não. Nesta fase, esta observação também poderá ser utilizada como questão para auto-reflexão dos alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Pardal, Jangadeiro de Ouro , São Paulo - disse:
    break_ney@hotmail.com

    08/06/2014

    Cinco estrelas

    Muito bom !!


  • Rosangela, E> M> Hebert de Souza , Goiás - disse:
    tiaro.soares@hotmail.com

    22/01/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo trabalho!


  • Dilva, I.E.E Tiradentes , Rio Grande do Sul - disse:
    dilvazardo@hotmail.com

    26/08/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito, esta completo, estou trabalhando com seminário integrado e meus alunos escolheram este tema para pesquisa.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.