03/05/2012
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam, o Kword e o Tux Paint, bem como sobre o uso do Tablet. Estar inserido no processo de alfabetização.
Esse projeto tem como objetivo geral utilizar a metodologia de pesquisa, incentivando os alunos a exporem suas hipóteses, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas.
Seguem algumas sugestões de atividades que poderão ser realizadas com os alunos. É importante que essas atividades sejam todas agrupadas em uma pasta catálogo, ou caderno separado para o projeto – “Dossiê do Projeto”, no intuito de registrar todo o processo de realização, as aprendizagens e crescimento dos alunos. Se for possível, poderá também montar um “Portfólio”, como um dos instrumentos de acompanhamento do desempenho dos alunos ao longo do projeto.
Professor, antes de iniciar o projeto de pesquisa com seus alunos e elencar os temas que eles gostariam de pesquisar, é importante explicar o que é a metodologia de pesquisa, para que eles compreendam quais suas etapas e objetivos.
Comece sua aula organizando seus alunos em uma roda de conversa e questione-os sobre o tema, perguntando-lhes, por exemplo:
·O que é pesquisa?
·Quem aqui conhece um pesquisador?
·Algum de vocês já realizou uma pesquisa? Conte como foi esse processo.
·Na opinião de vocês para que se realiza uma pesquisa?
Deixe que eles falem e exponham suas opiniões, pois as crianças trazem seus conhecimentos prévios sobre diferentes assuntos.
Em seguida, conte para eles que a metodologia de pesquisa é um trabalho dinâmico que pode envolver diferentes áreas do conhecimento, no qual eles também são autores, ou seja, participam de todas as etapas do desenvolvimento do projeto de pesquisa: escolhendo um tema de seu interesse para pesquisar ou opinando sobre o tema sugerido pelo professor, problematizando e levantando questões e dúvidas sobre o tema em pesquisa, ou seja, o que gostariam de descobrir, levantando as hipóteses sobre o que pensam a respeito de suas perguntas, buscando as fontes de pesquisa, registrando as descobertas e socializando os resultados.
Você também poderá providenciar para mostrar aos alunos, um dossiê, no qual estão contidas todas as etapas de um projeto desenvolvido por sua turma anterior ou por outra turma de outro professor.
Professor, estamos vivendo na “era digital”. O acesso às informações é muito veloz e a escola precisa se adequar a esta nova forma de lidar com as informações. Por isso estamos propondo o trabalho com projetos de iniciação científica, para que os alunos aprendam a buscar seu próprio conhecimento.
Sabemos que nem todas as escolas contam com computadores para todos os alunos, como as escolas que fazem parte do PROUCA e nem o tablet que também é um recurso que já está sendo utilizado em algumas escolas, porém, precisamos paulatinamente ir agregando estes recursos ao nosso dia a dia. Para isso precisamos nos preparar.
Que tal conhecer um pouco sobre a TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) para isso consulte: http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/ie/Documentos/Informatica%20E.pdf%20%20%20em%2001%2010.PDF - Acesso em 12/04/2012.
Para saber sobre a utilização do Tablet em sala de aula, consulte matéria publicada na Folha de S. Paulo – 1/2/2012
Por Breno Costa e Renato Machado, “Sem saber como usar”, divulgada no sitio: http://www.revistapontocom.org.br/ultima-materia-3/mec-quer-tablets-sem-saber-como-usar - Acesso em 08/04/2012.
- Professor, o início do projeto se dá com a escolha do tema com os alunos. O tema poderá também ser sugerido por você, porém, é importante que ele desperte o interesse e a curiosidade dos alunos para que o projeto seja significativo para eles.
1) Instigue seus alunos a pensarem sobre o que querem pesquisar ao longo da semana, oriente-os a conversarem com seus pais também para saber o que eles pensam a respeito. Mas, caso já tenha o tema em mente, leve para sala de aula materiais como: filmes, livros, revistas, vídeos ou outros, que despertem o interesse dos alunos por aquele tema.
2) No dia da escolha do tema, organize sua turma em rodinha, e peça que deem sua opinião sobre o que querem pesquisar. Anote todos os temas na lousa e depois faça a votação para saber qual tema será o ganhador. Outra possibilidade é fazer a votação por escrito, por meio de cédulas, isto poderá gerar uma série de atividades interdisciplinares, pois você vai dialogar com Matemática, Língua Portuguesa, Ética, dentre outras.
Caso sua turma decida pela eleição, veja algumas atividades que poderão ser trabalhadas também de forma interdisciplinar, a partir do momento que foi decidido a eleição dos temas:
Exerça seu direito de escolha
Fonte imagem: http://www.exitusnet.com.br/portal/index.php/acontece-na-escola - Acesso em 12/04/2012.
Número |
Tema |
Número de votos |
1 |
Universo |
02 |
2 |
Animais marinhos |
02 |
3 |
Barcos |
04 |
4 |
Dengue |
02 |
5 |
Turismo na região Sudeste |
07 |
6 |
Relógio |
01 |
7 |
Borboletas |
05 |
8 |
Pomar |
03 |
Professor, o gráfico é um importante recurso para tratar as informações e possibilita aos alunos desenvolver habilidades de organização e classificação, por meio da comparação. Mas, se os seus alunos ainda não têm vivência com gráficos, leve para sala alguns modelos ou solicite que acessem o sítio: http://blogueigoo.blogspot.com/2009/11/sites-para-fazer-graficos-sem-usar.html - consulta realizada em 12/03/2012 - para que conheçam. Você poderá utilizar o laptop UCA, ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas caso sua escola não faça parte deste projeto, leve revistas, jornais ou leve-os ao laboratório de informática.
Para facilitar a construção do gráfico você poderá fazer uma tabela com o número de colunas necessárias para a quantidade de temas elencados ou utilizar folhas quadriculadas.
NÚMERO DE VOTOS |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
x |
|
|
|
|
|
|
|
|
x |
|
|
|
|
|
|
|
|
x |
|
x |
|
|
|
|
x |
|
x |
|
x |
|
|
|
|
x |
|
x |
|
x |
x |
|
x |
x |
x |
x |
x |
|
x |
x |
|
x |
x |
x |
x |
x |
x |
x |
x |
|
TEMAS |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
Professor, se a sua turma for de 1º ano, veja a sugestão de algumas situações-problemas que poderá trabalhar com seus alunos.
Agora responda as questões observando o gráfico:
a) Qual o tema mais votado pelos alunos?
b) Quantos votos ele recebeu?
c) Qual o projeto menos votado?
d) Quais projetos receberam o mesmo número de votos?
e) Em qual sugestão você votou? Por quê?
- Se a sua turma for de 2º ou 3º anos, você poderá adequar as situações-problemas envolvendo o conteúdo trabalhado, tais como:
Adição e subtração:
Multiplicação e divisão
- Você também poderá sugerir um tema para ser pesquisado por seus alunos. Para desenvolver esta pesquisa, você poderá instigá-los sobre o tema Turismo da seguinte forma:
- Prepare uma contação de história sobre o tema para seus alunos. Para tanto, você poderá representar a história de forma teatral, reproduzir as páginas do livro e colorir para que trabalhe a história de forma seriada, scanear para apresentá-la utilizando um projetor de multimídia, ou então contar a história utilizando o livro na rodinha.
- Para detonar o tema turismo no presente projeto, utilizamos o livro “Tudo é Possível – Incrível Viagem no Tempo” da autora Lúcia Maria Teixeira Furlani, Editora Unisanta/Global. Esse livro aborda as viagens no tempo de um menino, Lucas, que passa por diferentes lugares do Brasil, incluindo a região Sudeste.
Imagem 1 - Fonte: acervo da autora
Veja abaixo a sinopse do livro:
“No livro, o personagem Lucas percorre nove cidades da Costa da Mata Atlântica, a nova Baixada Santista, e são estes lugares que o roteiro turístico abrange. As histórias do livro misturam fatos, lugares e personagens reais do Brasil com o imaginário. Em suas aventuras, Lucas viaja no tempo, volta 5000 anos e depois chega até os dias atuais, enfrenta piratas no Forte São João, em Bertioga; em São Vicente, escapa de ser negociado como escravo pelo Bacharel da Cananeia; descobre a região cercada pela Mata Atlântica caminhando com José de Anchieta; envolve-se em muitas confusões na companhia do pintor Benedito Calixto; e muito mais.
A narrativa serve como base para um roteiro de turismo cultural, com destaque para o Circuito Turístico da Costa da Mata Atlântica, que oferece opções aos turistas de Roteiros temáticos: Histórico e Cultural, Ecológico e Rural, e Científico e Ambiental. São “sugestões para que o visitante conheça a diversidade e riqueza dos atrativos das cidades de forma autônoma”.
Apresente a capa do livro e trabalhe com antecipação e inferências, recursos importantes para desenvolver habilidades de interpretação e a criatividade. Questione-os:
Dentre outras.
- Depois de contar a história dialogue com seus alunos sobre:
- Outra sugestão para detonar o tema com seus alunos é levar fotos de viagens que você realizou para a rodinha e socializar com eles. Explore os lugares que aparecem nas fotos, onde eles ficam, porque você quis conhecê-los, o que você mais gostou de fazer lá, quem foi com você e o objetivo de sua viagem. Explique para eles que o que você fez nas fotos foram atividades de turismo.
- Professor, é importante delimitar com seus alunos a especificidade do que será pesquisado, para que o projeto não seja amplo demais e fuja aos objetivos, deixando de ser significativo.
- Nesse sentido, a partir do tema TURISMO, proponha aos alunos estudarem sobre o turismo da região onde eles moram. No presente projeto, os alunos decidiram pesquisar sobre o turismo na região Sudeste.
- Leve o globo terrestre para a sala de aula ou um mapa e trabalhe com eles a localização geográfica da região Sudeste, e do estado onde eles moram.
1) Proponha que eles representem por meio de colagens ou desenhos o tema que eles irão pesquisar. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, eles poderão fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão em uma folha A4 ou no caderno de projetos.
4) Liste com eles os lugares da região Sudeste visitados por Lucas, o menino da história.
5) Resolução de situações-problema a partir da história contada:
- Nesse momento do projeto, é importante explicar qual a importância de se pesquisar determinado tema, em que o estudo desse tema pode contribuir para o aluno e para as pessoas de modo geral.
- Nesse sentido, questione-os sobre a importância em pesquisar sobre este tema e peça que registrem.
Eu quero estudar sobre o turismo na região Sudeste ... _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ |
- Após a realização da atividade solicite que socializem suas justificativas. Posteriormente, proponha que colem no caderno de projetos ou no Portfólio. Se preferir, faça um consolidado ou um texto coletivo a partir das justificativas dos alunos. Se a sua turma for de 1º ano, faça a atividade oral, caso ainda não escrevam de forma autônoma, para depois registrar as ideias deles na lousa, assim se sentirão autores do texto.
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e discuta com eles sobre a importância desta etapa da pesquisa. Diga-lhes que são as perguntas que eles querem saber que irão conduzir nosso projeto de pesquisa, pois vamos tentar descobrir as respostas para elas.
- Nesse momento do projeto os alunos irão levantar dúvidas e curiosidades que eles querem descobrir sobre o tema em pesquisa.
- Deixe que conversem uns com os outros e, em casa com seus familiares, e depois os organize na rodinha para que cada um exponha a sua curiosidade.
- Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.
- Anote o nome de cada aluno e na frente seu questionamento. As perguntas dos alunos servirão para nortear o percurso do projeto.
- Você poderá apresentar para eles um vídeo motivador, que contribuirá para instigá-los ainda mais sobre a temática e a levantarem seus questionamentos. Veja uma sugestão: Pontos turísticos da Região Sudeste – sítio: http://www.youtube.com/watch?v=FZIm60Cahns&feature=related – Acesso em 11/04/2012.
Imagem 2 - Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=FZIm60Cahns&feature=related
Veja a seguir um exemplo, de alguns questionamentos:
Aluno |
O quero saber sobre o tema? |
Alex |
O que é turismo? |
Ana Paula |
O que é turismo sustentável? |
Angelo |
Quais lugares da região Sudeste são destacados como pontos turísticos? |
Arthur |
Que lugares podemos visitar no Rio de Janeiro? |
Bianca |
Que lugares podemos conhecer no Espírito Santo? |
Evellyn |
Em Minas Gerais não tem mar, então quais lugares têm para turismo? |
Gabrielle |
Como é o turismo na região Sudeste? |
Marcelo |
Que lugares podemos visitar em São Paulo? |
Paulo Douglas |
Qual a importância do turismo para a economia da região? |
Vitor Hugo |
O que é oferecido aos turistas de artesanato no Sudeste? |
O que eu quero saber sobre o turismo da região Sudeste...__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ |
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, eles poderão fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão na ficha sugerida anteriormente.
Professor, explore com seus alunos o que são hipóteses. Se necessário, explique-lhes que as hipóteses representam o que pensamos ou sabemos sobre determinado assunto, que pode ser verdadeiro ou não, por isso temos que estudar, pesquisar, para comprovar ou não a nossa hipótese.
Exemplifique com situações práticas para que eles compreendam o que são hipóteses, como por exemplo:
Leve para sala um bolo, pode ser feito pela cantina da escola. Dê para eles degustarem, mas não conte do que foi feito. Questione-os:
-Do que foi feito este bolo?
-Quais os ingredientes que foram utilizados?
-Quantos copos de farinha de trigo? Ou ele é de fubá?
-Será que ele tem leite em sua receita?
Depois, explique-lhes que as respostas que deram são as hipóteses que eles têm e que para comprová-las ou não temos que pesquisar, como por exemplo: ler o livro de receita de onde foi retirada a receita deste bolo, perguntando para as cantineiras que fizeram o bolo ou pesquisando em outras fontes.
- Nessa fase, os alunos devem descrever o que pensam sobre suas curiosidades e anotarem, pois ao final da pesquisa, eles irão comparar suas hipóteses iniciais sobre suas curiosidades com as conclusões que alcançaram por meio de suas pesquisas.
- Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as hipóteses dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala. Mas poderá também utilizar estas situações para que os alunos façam tentativas de escrita e depois você faz a reescrita com eles. Assim, por meio de atividades significativas você estará desafiando-os para avançarem em suas hipóteses de escrita. Caso sejam turmas de 2º ou 3º anos estas produções escritas oportunizam situações em que os alunos podem exercitar conhecimentos relativos a tessitura textual, como a coesão e coerência.
Veja um exemplo a seguir:
Questionamento da criança - problema
Arthur |
Que lugares podemos visitar no Rio de Janeiro? |
Hipótese da criança sobre seu questionamento?
Arthur |
O Cristo redentor. |
Pesquise em revistas, jornais ou livros usados figuras ou frases que ilustrem a sua hipótese.
1) Represente sua hipótese por meio de uma colagem e escrita.
|
- Para realizar a pesquisa é fundamental definir com os alunos em que meios poderão procurar informações sobre o tema pesquisado. É importante ressaltar que, apesar de a internet ser um dos meios mais utilizados atualmente para realizar pesquisas, deve-se ter o cuidado de checar se as fontes são seguras e verdadeiras. Também é preciso utilizar outras fontes de pesquisa.
- Solicite que os alunos realizem uma pesquisa em casa com seus familiares e tragam para a escola materiais falando sobre o tema em estudo, para que possam ir construindo um banco de fontes de pesquisa.
Questione com eles, onde poderemos pesquisar e descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras ou não. Deixe que falem, mas se esquecerem de alguma fonte importante, conduza os questionamentos para que façam a descoberta. Vejam uma sugestão:
Você poderá utilizar a técnica da tempestade cerebral, ou seja, registre na lousa a palavra: FONTE DE PESQUISA questione-os sobre o que pensam. Anote as respostas. Vejam um exemplo:
Imagem 3 - Fonte: acervo da autora
1. Para descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras vamos pesquisar. Para tanto, utilizaremos várias fontes de pesquisa, algumas delas são:
2. Agora responda: qual fonte de pesquisa você mais utiliza quando quer descobrir uma informação importante?
- Explique para seus alunos que, é necessário registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realização de toda a pesquisa, para que ao fim do projeto, conste no “Dossiê” ou “Portfólio do Projeto” dos alunos e professor, o referencial bibliográfico consultado para a pesquisa.
- Diga também a eles sobre a importância de se respeitar a autoria da pesquisa, e que ao citar algum trecho escrito por outra pessoa é imprescindível que coloque a fonte da qual ele foi retirado. Aproveite esse momento para ensinar seus alunos a colocarem referência bibliográfica em seus trabalhos, veja um exemplo:
MORAES, Vinicius de. A arca de Noé. Ilustrações de Nelson Cruz. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2004.
A referência segue as seguintes orientações:
Sobrenome do autor em letra maiúscula, seguidos dos prenomes e outros sobrenomes do autor. Título da obra destacado em negrito ou itálico. Local de publicação, seguido de dois pontos, nome da editora, e ano de publicação.
- Dependendo da faixa etária de seus alunos você poderá aprofundar esse assunto, para tanto sugerimos como leitura complementar para esse trabalho a seguinte bibliografia:
SILVA, Ângela Maria; PINHEIRO, Maria Salete de Freitas; FRANÇA, Maira Nani. Guia para normalização de trabalhos técnico-científicos: projetos de pesquisa, trabalhos acadêmicos, dissertações e teses. 5ª ed. Uberlândia: UFU, 2006.
Professor, outra fonte importante é o sitio da ABNT http://www.abnt.org.br/ no qual você se informa sobre as normas para todo tipo de trabalho acadêmico.
- Você irá atuar como mediador do processo de pesquisa e aprendizagem dos alunos. Seu papel é propor situações nas quais eles pesquisem, vivenciem e experimentem, na busca de solucionar seus questionamentos, com conhecimentos que irão adquirir ao longo da pesquisa.
- No projeto em questão, iniciamos explorando com os alunos seus conhecimentos prévios sobre o turismo na região Sudeste. Depois, partimos para as pesquisas buscando responder as questões que eles trouxeram. Lembre-se que o que direcionará o projeto são as perguntas dos alunos (a problematização) e nessa etapa o objetivo é resolver e responder as curiosidades dos mesmos.
Localizando a região Sudeste:
-Inicie explorando com seus alunos a localização da região Sudeste. Para tornar a pesquisa mais atrativa, se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops nesta pesquisa por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, acessem o http://www.google.com/intl/pt-PT/earth/index.html para conhecerem o mapa da região Sudeste, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática. Esta é uma forma dinâmica que envolve muito os alunos. Lembre-os que a região Sudeste é composta pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Em seguida peça para que eles localizem no mapa ou globo onde estão localizados os estados que compõem a região Sudeste.
1) Produção artística: solicite que façam um desenho representando a localização geográfica da região Sudeste e os estados que a compõem. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, proponha que utilizem seus laptops, eles poderão fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão em uma folha A4 ou no caderno de projetos.
2) Pesquisa em sala: oriente seus alunos a pesquisarem no material que eles trouxeram para compor o acervo de fontes de pesquisa, ou então na internet, o conceito de turismo, eles também poderão utilizar o dicionário, dessa forma você poderá abordar esse portador de texto com seus alunos e sua função, e ensiná-los a utilizá-lo, lembrando que as palavras se encontram organizadas em ordem alfabética. Veja abaixo uma sugestão de conceito que pode ser abordado com seus alunos:
“Turismo é movimento de pessoas, é um fenômeno social, econômico e cultural que envolve pessoas. É um ramo das ciências sociais e não das ciências econômicas, apesar de que esta última pode ser a razão de tal movimento, o turismo transcende as esferas das meras relações da balança comercial. O conceito de Turismo, segundo o dicionário Michaelis é: "Viagens realizadas, por prazer, a lugares que despertam interesse", já o dicionário Aurélio conceitua o verbete como: "Viagem ou excursão, feita por prazer, a locais que despertam interesse. 2. O movimento de turistas", finalmente o dicionário Michaelis conceitua o Turismo como: "Gosto das viagens. 2. Viagens realizadas, por prazer, a lugares que despertam interesse".
A tendência da humanidade, nos últimos séculos, é de se concentrar nos grandes núcleos urbanos, e, assim, criou-se a necessidade de se abster de tal neurose urbana, a procura de uma "fuga" do cotidiano caótico das cidades em busca de uma paisagem paradisíaca ou bucólica, onde a preocupação maior e com o NADA...
Mas a definição acadêmica de Turismo, segundo a OMT é: "Movimento de pessoas a lugar diverso do qual habite por tempo inferior a 360 dias, desde que esta não realize atividades econômicas".
Portanto Turismo é a realização de viagens para local diverso do qual a pessoa more, seja a lazer, passeio, negocio, religião ou outra atividade diversa da econômica. Daí a divergência sobre a correta utilização do termo "Turismo de negócios".”
Fonte: http://www.revistaturismo.com.br/materiasespeciais/turismoe.html - Acesso em 11/04/2012
- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessemos sítios de pesquisa utilizando seus laptops por meio do Mozilla Firefox(metasys> favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática.
- Converse com as crianças sobre o que elas compreenderam e depois proponha uma atividade de registro, na qual poderão representar por meio da escrita o que compreenderam sobre o que Turismo.
- Você também poderá explorar o texto que traz a definição de turismo com seus alunos. Solicitando por exemplo que eles grifem palavras nele, procure o significado de termos desconhecidos, dentre outras.
3) Entrevistando um familiar:
- Agora que os alunos já compreendem o conceito de turismo, você poderá orientá-los a realizar uma entrevista com seus familiares, investigando se os mesmos já atuaram como turistas e solicitando que eles contem como foi esse momento.
Para tanto, elabore com eles um roteiro de entrevista para ser realizado com um familiar. Aproveite para trabalhar esse gênero textual e suas características. Veja um exemplo de roteiro de entrevista abaixo:
4) Socialização da entrevista: deixe que os alunos leiam o resultado das entrevistas na rodinha e também mostrem as fotos que trouxeram de casa, separando de acordo com o Estado que foi visitado, por exemplo, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.
5) Montando um painel: leve cartolinas ou papel pardo para a sala de aula e faça cartazes com os nomes dos Estados que compõem a região Sudeste, em seguida oriente os alunos a colarem as fotos do passeio turístico no Estado referente ao lugar visitado.
6)Trabalhando um texto expositivo: professor, você encontra um texto informativo com uma linguagem acessível para as crianças sobre o turismo no sítio http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/2-marco-dia-nacional-do-turismo.html - Dia Nacional do Turismo – Acesso em 11/04/2012. O texto explique o que essa atividade e traz diversas informações sobre ela, como por exemplo, o dia nacional do turismo, que é 02 de março.
Imagem 4 - Fonte: http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/2-marco-dia-nacional-do-turismo.html
- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem o sítio de pesquisa utilizando seus laptops por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet), e leiam o texto com as informações. Mas, se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática.
7) Vamos arrumar as malas? Brincando de turista
-Você também poderá explorar um jogo divertido e lúdico com seus alunos, no qual eles deverão escolher roupas e colocá-las na mala de viagem. O nome do jogo é Mala de viagem- http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/relacione-mala-de-viagem.html - Acesso em 12/04/2012.
Imagem 5 - Fonte: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/relacione-mala-de-viagem.html
- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem o jogo utilizando seus laptops por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis. Mas, se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática.
- Você também poderá explorar alguns passatempos com seus alunos sobre viagem no sítio http://www.smartkids.com.br/passatempos/dicas-de-viagem.html - Veja a imagem abaixo - Acesso em 12/04/2012.
Imagem 6
- E também encontrará desenhos sobre o tema para imprimir e distribuir para eles colorirem http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/dicas-de-viagem.html - Acesso em 12/04/2012.
Imagem 7
8) Pesquisa em sala: explorando cidades turísticas do Sudeste
- Professor, nesse momento você irá propor a seus alunos que eles pesquisem sobre o turismo nas cidades de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro, ou seja, os Estados da região Sudeste. Para tanto, poderão utilizar como fontes de pesquisa o material que trouxeram de casa, ou então a internet.
- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem os sítios de pesquisa utilizando seus laptops por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática.
- Divida seus alunos em quatro grupos, para que cada grupo fique responsável por pesquisar como é o turismo em um desses quatro Estados do Sudeste. Lembre-os de registrarem as fontes consultadas: autor, nome da obra, editora, data de publicação e cidade. Se for sítio: nome do artigo ou matéria, autor, sítio de data de acesso.
- Veja abaixo mapas da região para que você possa trabalhar com eles:
- Dessa forma os alunos poderão observar quais cidades aparecem nesses Estados, se eles conhecem alguma delas ou já visitaram, e também se são cidades turísticas.
- Em seguida eles poderão observar como é o turismo nas cidades turísticas nesses Estados.
- Veja alguns sítios nos quais você poderá pesquisar com seus alunos sobre esse tema:
1) Pontos Turísticos da Região Sudeste - http://www.suapesquisa.com/turismo/pontos_turisticos_sudeste.htm - Acesso em 12/04/2012.
Pontos Turísticos da Região Sudeste do Brasil Destaques de Pontos Turísticos da Região Sudeste ESPÍRITO SANTO - Praia da Costa
MINAS GERAIS - Mercado Central de Belo Horizonte RIO DE JANEIRO - Jardim Botânico SÃO PAULO - Praias nos municípios de Bertioga, Santos, Guarujá, Ubatuba, Caraguatatuba, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe entre outros.
|
2) Turismo Região Sudeste –
http://regiao-sudeste.info/mos/view/Turismo_Regi%C3%A3o_Sudeste/ - Acesso em 12/04/2012.
Turismo Região Sudeste
O turismo na região sudeste é altamente interligado com as áreas econômicas e culturais. É responsável por grande parte das atividades econômicas da região. O Rio de Janeiro, com o carnaval mundialmente famoso; São Paulo, pelo grande potencial urbano de hotéis e entretenimento que tem; Minas, pelo valor histórico de suas cidades e Espírito Santo, com suas praias e belezas naturais formam uma região quase imbatível no turismo brasileiro.
|
3) Turismo na Região Sudeste do Brasil - http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo_na_regi%C3%A3o_Sudeste_do_Brasil– Acesso em 12/04/2012.
Turismo na região Sudeste do BrasilOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Uma das atividades econômicas mais importantes na região Sudeste do Brasil é o turismo. É nessa região que se localizam vários dos pontos turísticos mais visitados do país. O Rio de Janeiro é internacionalmente conhecido por suas praias e pelo carnaval carioca, além de ser um grande polo de turismo cultural. São Paulo, também conhecida mundialmente, é o maior centro financeiro do Brasil, e conta com diversos centros culturais e de entretenimento. Em Minas Gerais, localizam-se as mais importantes cidades históricas do Brasil, como Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina. O Espírito Santo atrai milhares de turistas todos os anos devido a suas praias. Rio de JaneiroRio de Janeiro, a segunda maior cidade e principal polo turístico do Brasil. Na imagem, a enseada de Botafogo e a estátua do Cristo Redentor.
Niterói, a segunda cidade mais visitada do estado.
Teleférico do Pão de Açúcar, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. Paraty, uma das cidades mais visitadas do estado. O Rio de Janeiro possui diversas atrações. A capital fluminense é internacionalmente conhecida pela beleza de suas praias e morros, além de ser um grande polo de turismo cultural, contemplada por diversos museus, teatros e casas de espetáculos. Segundo a EMBRATUR, é o destino mais procurado pelos turistas estrangeiros que visitam o Brasil a lazer, e o segundo colocado no turismo de negócios e eventos.[1][2] Abriga também a maior floresta urbana do mundo, no Parque Estadual da Pedra Branca.[3] O Cristo Redentor, eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno, o morro do Pão de Açúcar (com seu famoso teleférico), a lagoa Rodrigo de Freitas, as praias de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca, a floresta da Tijuca, a Quinta da Boa Vista, a Cinelândia, o Largo do Boticário, o Jardim Botânico e o Estádio do Maracanã estão entre os principais pontos de visitação. Entre os maiores eventos do calendário carioca, destacam-se o Carnaval, o Festival Internacional de Cinema, a Mostra do Filme Livre, a Bienal do Livro, o Fashion Rio, o Anima Mundi e a festa do réveillon em Copacabana. Quanto aos pontos de referência do turismo cultural, podem-se elencar, entre tantos, o Museu Histórico Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes, o MAM, o Real Gabinete Português de Leitura, o Palácio do Catete e o Theatro Municipal. No sul do estado, a cidade de Paraty, com sua arquitetura colonial, e Angra dos Reis, com suas ilhas e Ilha Grande são os destaques. Ao norte do estado, são muito procuradas as praias da região dos Lagos, com Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Rio das Ostras. A região serrana conta com Teresópolis, Petrópolis e a vila de Visconde de Mauá, no município de Itatiaia, como refúgios de inverno para se aproveitar o frio. As cidades mais visitadas são Rio de Janeiro, Niterói, Paraty, Angra dos Reis, São Gonçalo, Cabo Frio, Rio das Ostras e Búzios. São PauloFicheiro:Megacidade - São Paulo.jpg São Paulo, principal centro financeiro e maior cidade do Brasil. É também a cidade mais visitada pelos estrangeiros que viajam ao Brasil a negócios.[2] Santos, maior cidade do litoral paulista. Ficheiro:Fontedoibirapuera.jpg
Fontes do Parque do Ibirapuera. O parque é um dos principais pontos turísticos de São Paulo. Guarujá, uma das cidades mais famosas do litoral paulista. Em São Paulo o turismo é diversificado. Com 39.827.690 habitantes (IBGE/2007)[4], é o estado mais populoso do Brasil, e principal motor econômico do país. A capital paulista é o principal centro financeiro e a maior cidade do Brasil. Contando com a maior rede hoteleira do país, oferece vários pontos de entretenimento, centros culturais, museus, parques e diversos tipos de arquitetura, presentes principalmente na região central. Segundo a EMBRATUR, a cidade é destino mais procurado pelos estrangeiros que viajam ao Brasil a negócios, eventos e convenções, e a terceira colocada nas viagens de lazer.[2] Após receber o título de capital mundial da gastronomia, a cidade conta com grande procura pelo turismo gastronômico. Muitos dos melhores restaurantes do Brasil encontram-se na capital paulista, com uma enorme variedade de culinárias para todos os bolsos. Os principais eventos do calendário paulistano são: o réveillon da avenida Paulista, a Parada do Orgulho Gay (a maior do mundo), a Bienal de Arte de São Paulo, a Bienal do Livro de São Paulo, a São Paulo Fashion Week, o Carnaval de São Paulo, o Anima Mundi, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o Salão do Automóvel e o Grande Prêmio do Brasil. Entre os principais pontos de visitação, encontram-se a avenida Paulista, o MASP, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Ipiranga, o Memorial da América Latina, o Parque do Ibirapuera e o Parque da Independência. O estado possui três regiões metropolitanas: a Região Metropolitana de São Paulo, a Baixada Santista e a Região Metropolitana de Campinas. Santos, a principal cidade da Baixada Santista, possui algumas das praias mais visitadas, juntamente com Ilhabela, Ubatuba e Caraguatatuba. No interior paulista, entre as cidades mais visitadas estão: Campinas, Atibaia, Aparecida, Bragança Paulista, São José dos Campos, Campos do Jordão e Sorocaba. Minas GeraisBelo Horizonte, a sexta maior cidade do Brasil.
Ouro Preto, primeira cidade brasileira a ser declarada pela UNESCO Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, em 1980. É o maior estado em extensão territorial. Sua capital, Belo Horizonte, é a sexta maior cidade e compõe a terceira maior região metropolitana do Brasil. Possui vários pontos de entretenimento, museus e centros culturais, sendo ainda conhecida como a capital dos bares, sede de eventos como o Comida di Buteco, maior evento gastronômico de Minas Gerais e um dos maiores do Brasil. Além da capital mineira, cidades muito procuradas são: Ouro Preto, Diamantina, Tiradentes, Uberlândia, Juiz de Fora e Contagem. O estado não possui praias, porém, é muito procurado pela tranquilidade do campo, sendo também um dos principais polos de turismo histórico no Brasil. O Estado possui, além disso, diversas opções de ecoturismo, como a região da Serra do Cipó, da Serra do Caraça, da Serra da Canastra - em que se localiza a nascente histórica do Rio São Francisco - e a terceira maior cachoeira do país, a Cachoeira do Tabuleiro. Espírito Santo
Vitória, a menor capital da região Sudeste, porém com o maior IDH. Vila Velha, a cidade mais populosa do estado. É o terceiro maior estado em extensão territorial, porém, o menor em população e economia. Sua capital é Vitória, mas a cidade mais populosa é Vila Velha. O estado demonstra um grande potencial turístico, embora pouco explorado. Conta com a versatilidade de ter o clima de montanha a menos de duas horas da praia, construções históricas, belezas naturais, construções e até cidades inteiras fundadas por imigrantes italianos e alemães inteiramente preservadas, dentre outras atrações. Em setembro de 2006, surgiu o "Projeto Visitar", que visa à revitalização do centro de Vitória. O projeto encontra-se na etapa inicial e, com a abertura dos seculares patrimônios para visitação na capital do estado, contabilizou mais de dez mil visitantes nos primeiros seis meses. As cidades mais visitadas são: Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari, Linhares, Iriri, São Mateus, Marataízes, Conceição da Barra, incluindo as dunas e a vila de Itaúnas. Referências
|
- Depois da pesquisa deixe que eles leiam e socializem para os colegas o que descobriram.
1) Solicite que os alunos produzam um relatório sobre a pesquisa realizada. Para tanto, eles deverão produzir um texto com suas palavras relatando o que descobriram com a pesquisa, e quais lugares são mais procurados pelos turistas na região Sudeste.
- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops para produzirem seus relatórios utilizando o Kword (metasys>aplicativos >ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos), mas se não participam deste projeto, eles poderão produzir escrevendo ou então utilizando os computadores do laboratório de informática de sua escola.
2) Solicite que eles separem imagens desses lugares para socializarem com os colegas na rodinha e também para que montem em uma pasta catálogo, lista com os nomes desses lugares e suas imagens, essa pasta poderá ser utilizada no dia da apresentação do projeto, e eles também poderão levar para casa para socializarem com suas famílias.
3) Procurar em revistas, jornais, livros e internet, imagens dos lugares turísticos pesquisados e montar um mural na sala com essas imagens.
4) Eles também poderão pesquisar além dos pontos turísticos, outros aspectos sobre o turismo nesses lugares, como por exemplo:
5) Trabalho interdisciplinar
Artes:
Professor, em diversas atividades é possível observarmos o diálogo enre as diferentes áreas do conhecimento. Aqui poderemos contar com o apoio da professora de Artes para que realize um trabalho com modelagem. Oriente seus alunos a escolherem alguns pontos turísticos da região Sudeste para representá-los com massa de modelar ou argila. Por exemplo, eles poderão representar o Cristo redentor ou uma obra de Alejadinho com a massinha ou argila. Solicite que guardem para a culminância do Projeto.
História:
Outra área é a História, que poderá resgatar a importância histórica destes pontos turísticos para o Brasil, como Ouro Preto, Sabará que abriga as obras de Alejadinho. Se quiser enriquecer sua aula, solicite a um professor de História de sua escola ou de outra instituição que faça uma palestra ou entrevista com seus alunos. Para isso, discuta com eles sobre estas possibilidades e a forma como vão convidá-lo.
Língua Portuguesa:
Aproveite esta situação para trabalhar em Língua Portuguesa, a produção de texto: elaborem uma carta-convite, em que falarão do projeto, do objetivo da entrevista e o que querem saber. Lembrem-se de colocar o dia, hora e local do evento.
9) Lista de pontos turísticos: faça com seus alunos uma lista com os lugares e pontos turísticos da região Sudeste para expor na sala de aula.
10) Tarefa de casa: solicite que os alunos pesquisem em casa com seus familiares em livros, revistas, jornais e internet, sobre o que é comercializado em cidades turísticas da região Sudeste, como por exemplo, o artesanato, os alimentos, dentre outros. Eles deverão anotar suas descobertas para socializar com a turma na aula seguinte.
11) Socialização da pesquisa: converse com seus alunos na rodinha e deixe que eles falem sobre a atividade realizada em casa, relatem o que pesquisaram com seus familiares. Em seguida, converse com eles sobre a importância do turismo para a economia e comércio da região Sudeste.
12) Confecção de artesanato: uma proposta lúdica e artística que seus alunos vão adorar realizar é confeccionar artesanatos que são oferecidos aos turistas em alguns lugares da região Sudeste. Agora que eles descobriram o que é oferecido de artesanato aos turistas com a pesquisa realizada com seus familiares, convide um professor de Artes para lhe auxiliar e a seus alunos, a confeccionarem alguns tipos de artesanato comercializados na região. Escolha artesanatos mais fáceis de serem realizados pelos alunos e, caso não tenha todos os materiais que serão utilizados em sua escola, solicite em uma aula anterior que eles tragam alguns materiais de casa.
- Depois de prontos os artesanatos, vocês poderão organizar uma Mostra Artesanal, para socializar os trabalhos com os familiares e colegas da escola. Ou então, expor no dia da apresentação do projeto.
13) Turismo e economia: após o momento anterior, trabalhe um texto jornalístico com seus alunos para explorar a questão do turismo contribuir para a economia das cidades do Sudeste. Aproveite esse momento para abordar esse gênero textual e suas características e funções com seus alunos. Veja abaixo uma sugestão:
Reportagem: Vida e Estilo » Turismo » Brasil » Brasil Rio de Janeiro é destino mais procurado para lazer no País
Dados da pesquisa feita pelo Ministério do Turismo mostram que o Rio de Janeiro é o estado onde o gasto médio diário do turista é maior no país O Rio de Janeiro é o destino mais procurado por turistas estrangeiros que vêm ao Brasil buscando lazer. Uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo mostra que 46,1% dos turistas que chegaram ao país, em 2010, procuravam diversão e descanso. Quando o objetivo da viagem é negócios, o Rio de Janeiro ficou em segundo lugar, atrás apenas de São Paulo. A pesquisa foi feita a partir de entrevistas realizadas em aeroportos e fronteiras terrestres do Brasil. Quando os visitantes foram questionados sobre a motivação da viagem, dos que buscam lazer, 60,2% estão atrás de sol e praia. Segundo o secretário de Estado de Turismo, Ronald Ázaro, essas características já conhecidas da cidade do Rio ajudam a divulgar os outros municípios do estado. "Temos que fazer com que as pessoas tomem conhecimento de que não é mais a cidade maravilhosa e sim um conjunto de cidades maravilhosas. O turista já conhece o Rio pelos seus grandes ícones como o Cristo, Pão de Açúcar e as praias, por exemplo. Mas temos que aproveitar esse grande momento da capital para alavancar o interior" disse o secretário. Entre os locais onde houve um significativo aumento de turistas estrangeiros está a cidade de Paraty, na Costa Verde do estado. De 2004 para 2010, houve uma alta de 37% no número de visitantes. Para o secretário de Turismo, Ronald Ázaro, a diversidade de belezas naturais é um dos grandes atrativos para que a permanência do turismo no Rio de Janeiro se estenda. "O nosso estado é um dos poucos lugares no mundo em que num raio de 200 km pode se encontrar belezas super diferentes, como montanhas e praias, por exemplo. Muitos ouvem sobre essa diversidade que há por aqui, mas não sabem onde é. Por isso, temos que provocar para que eles conheçam Paraty, Búzios, Petrópolis, que ficam tão pertinho do Rio, e assim aumentamos o tempo de permanência" explica o secretário. Dados da pesquisa feita pelo Ministério do Turismo mostram que o Rio de Janeiro é o estado onde o gasto médio diário do turista é maior no país. Considerando todas as motivações para a viagem, a média de gasto diário no Rio foi de US$ 92,19. A média nacional é de US$ 66,27.
|
Proponha em seguida uma interpretação de texto para seus alunos, explorando as informações da reportagem, veja uma sugestão:
·Qual é o lugar mais procurado pelos turistas no Brasil a procura de lazer?
·E a procura de negócios?
·Quais cidades do interior do Rio de Janeiro são citadas na reportagem como pontos turísticos?
·Quanto é o gasto diário do turista no Rio de Janeiro?
- Você encontra outra opção de reportagem a ser trabalhada com seus alunos sobre economia e turismo no sítio:
http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/noticias/0,,OI5589362-EI14057,00-SP+arrecadacao+com+turismo+na+cidade+bate+quase+R+mi.html – Acesso em 10/04/2012, intitulada “SP: arrecadação com turismo na cidade bate quase R$ 200 mil”.
- Convite: para tanto, elabore com seus alunos um convite para chamar o palestrante. Aproveite esse momento para abordar esse portador de texto com os alunos. No sítio http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/, você encontra modelos de convites que podem ser trabalhados com seus alunos.
15) Pesquisa de campo: pontos turísticos na minha cidade
- Professor, proponha aos alunos dialogar sobre os pontos turísticos em sua cidade. Para tanto, organize-os na rodinha e converse com eles sobre questões como:
·Você passeia muito em sua cidade?
·Que lugares você costuma frequentar?
·Quando você e sua família recebem um visitante de outro lugar em sua casa, onde costumam leva-lo para conhecer e passear em sua cidade?
·Onde o leva para comer?
·O que você costuma dar de lembrança para que ele se lembre de sua cidade? E o que ele costuma comprar?
- Depois de fazer esse levantamento com seus alunos, organize com eles uma pesquisa de campo, na qual, vocês poderão visitar, observar e fotografar lugares em sua cidade que podem ser pontos turísticos.
16 )Planejando a pesquisa de campo:
- Planeje com eles o dia do trabalho produzindo um roteiro de observação, que constem dados como:
Produza com eles um bilhete solicitando a autorização dos familiares para que realizem o trabalho de campo, veja abaixo um exemplo:
Bilhete de autorizaçãoNo dia 10/04/2012, os alunos do 1º ano, irão realizar um trabalho de campo em nossa cidade, no qual visitarão lugares como: Parque do Sabiá, Praças, Parque do Sibipiruna, Parque Siqueroli, Estádio João Avelange, Mercado Municipal, dentre outros. Os alunos serão acompanhados por professores e serão levados por transporte escolar. Farão paradas nos lugares citados para observarem e fotografarem os mesmos.Eles deverão estar uniformizados, levar uma garrafinha de água, lápis, borracha, folhas de papel e uma prancheta.Para tanto, solicitamos que você preencha a seguinte ficha de autorização para que seu/sua filho/a possa realizar o trabalho com a turma.Eu ___________________________________________ autorizo meu/minha filho/a______________________________________________ a participar do trabalho decampo com a escola, no dia 09/04/2012.____________________________________________________ _____/____/_____Assinatura dos pais e/ou outro responsável. Data |
17) Trabalho de campo:
No dia da realização do trabalho solicite que os alunos levem consigo pranchetas, lápis e borracha para anotarem o que observarem. Oriente seus alunos a observarem o lugar e anotarem os pontos que devem ser observados, em seguida eles irão produzir fotografias do local.
- Depois vocês poderão revelar essas fotos para compor o dossiê do projeto, bem como expor no dia da apresentação. Ou ainda, montar um álbum dos lugares turísticos de sua cidade.
- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que levem seus laptops e utilizem a Webcam localizada na área de trabalho para fotografarem o passeio e os lugares visitados, ou leve uma máquina fotográfica digital.
18) Relatório: depois do trabalho de campo solicite que os alunos produzam um relatório, contando como foi o passeio e o que aprenderam com ele. Para a construção do relatório eles poderão consultar o roteiro de observação que preencheram durante o trabalho. Eles também poderão produzir desenhos ou então colocar as fotos que fizeram durante o passeio.
19) Turismo sustentável? O que é isso?
- Professor, depois de trabalhar tantas questões sobre o turismo, aborde com as crianças um tema muito relevante, que é o turismo agregado a preservação ambiental. Para tanto, você poderá trabalhar dois textos com eles para explicar o que é turismo sustentável, e algumas atitudes ecologicamente corretas na pratica do turismo.
- Veja abaixo duas sugestões de textos que podem ser trabalhados:
Turismo Sustentável – O Que É Turismo Sustentável?Autor: Carlos Abreu • 14 de junho de 2010
Hoje em dia vivemos em meio às poluições, utilizamos os recursos naturais para atender nossas necessidades e na maioria das vezes nem nos damos conta de que o estamos fazendo. Só nos lembramos que tudo parte da natureza quando paramos para ouvir os noticiários que imploram à população que cuide do meio ambiente e desses recursos para que não se esgotem. Ou quando se ouve falar em sustentabilidade, que é um assunto bem comum hoje em dia. Uma atividade que utiliza muito recurso natural é o turismo, que faz da natureza pontos turísticos e exige construções de infraestruturas para receber os visitantes, porém, tem havido uma série de propostas para amenizar esses impactos, de maneira a conciliar preservação da natureza com a expansão do turismo. E é estudando essas propostas que muitas pessoas confundem ecoturismo com turismo sustentável. O Turismo Sustentável é uma maneira de manter essa infraestrutura sem atitudes ofensivas ao meio ambiente, atendendo às necessidades dos turistas e dos locais que os recebem de maneira simultânea, fazendo o necessário para atender a economia, a sociedade e o ambiente sem desprezar a cultura regional, a diversidade biológica e os sistemas ecológicos que coordenam a vida. Não é fácil estruturar um projeto de turismo sustentável, e muito menos colocá-lo em prática, pois exige atitudes ambientalistas, regras de utilização dos recursos naturais, e um pensamento ecológico, o que se contrapõe ao encontrado hoje na maioria dos lugares. Já o Ecoturismo, é a exploração de ecossistemas em seu estado natural, sua vida selvagem e sua população nativa, o que de certa maneira preserva esses ecossistemas constantemente visitados, mas não é estruturado para preservar o meio ambiente, mas sim para fins lucrativos. Em 2003 o Brasil começou a contar com o Plano Nacional do Turismo (PNT), que tem como base a ética e a sustentabilidade, e vem auxiliado o governo a tomar atitudes ecologicamente corretas. Existem hoje no país outros projetos de turismo sustentável como o da Bacia Hidrográfica de Maquiné, que visa à exploração do rio sem causar danos ao meio ambiente, organizando as atividades turísticas já existentes na região e mobilizando a população com esse fim, o projeto de união do Rio de Janeiro e Minas Gerais na luta pelo turismo sustentável, o Projeto Pega Leve, voltado à convivência responsável com o meio ambiente e respeito a ele, entre tantos outros projetos encontrados pelo país afora. O Brasil ainda está dando os primeiros passos para o turismo sustentável, havendo ainda aqui uma maior preocupação com o ecoturismo do que com primeiro, mas algumas cidades já o adotaram como, por exemplo, a cidade de Bonito, situada no Mato grosso do Sul, sendo um dos grandes destaques do turismo nacional, adotou uma política sustentável a partir dos anos 90, quando começou a ser mais visitado e sentiu a necessidade de colocar regras no turismo para que não destruísse seus bens naturais.
No exterior também encontramos cidades que já adotaram o turismo sustentável como Oeiras em Portugal, Rimini na Itália, Nuernberg na Alemanha, Gent na Bélgica, Cremôna e Réggio Calabria na Itália, Antalya na Turquia, Viareggio na Itália, Namur na Bélgica, Termoli na Itália e Salsomaggiore Terme também na Itália, todas componentes da Rede Europeia de Cidades para o Turismo Sustentável organizado no dia 8 de fevereiro de 2010 numa reunião em Bruxelas, a fim de proteger seus patrimônios naturais de um turismo mal estruturado. O turismo sustentável e mesmo o ecoturismo são maneiras de proteger a vida mantendo a economia ativa, uma forma de unir responsabilidade ao desenvolvimento, sendo mais um passo para o tão almejado desenvolvimento sustentável.
|
Em termos globais, Turismo é o maior setor econômico no que se refere ao faturamento e número de pessoas empregadas. Hoje, um em cada dez postos de trabalho surge a partir do turismo. Os números relacionados a esta indústria são extraordinários e tem crescido ano após ano devido à globalização, estabilidade e crescimento econômico mundial. Além da grande movimentação de pessoas e de divisas entre os países, o setor movimenta outros 50 setores em sua cadeia produtiva.
O que é preciso para o desenvolvimento sustentável do turismo
Fonte: http://www.sustentabilidade.org.br/conteudos_sust.asp?categ=18
|
Observação: No sítio http://pt.wikipedia.org/wiki/Stakeholder - Acesso em 12/04/2012, você encontra o significado do termo:
“Stakeholder (em português, parte interessada[1]ou interveniente), é um termo usado em diversas áreas como administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.”
- Depois de trabalhar os textos com os alunos, proponha um dialogo para que seja discutido como praticar o turismo de forma sustentável, e que atitudes devemos ter enquanto turistas para preservar o meio ambiente do local visitado.
- Os alunos poderão listar algumas atitudes de turistas conscientes sobre a preservação, e escrevê-las em uma cartolina para expor no dia do projeto. Poderão intitular essa lista com o título “Atitudes do turista legal”, por exemplo.
20) Socializando o projeto:
- Decida com seus alunos como é que vocês irão expor aos familiares e comunidade o que descobriram com a pesquisa sobre o turismo da região Sudeste.
- Uma sugestão é preparar com seus alunos uma exposição, na qual os alunos poderão se fantasiar de turistas e apresentarem para os familiares e a comunidade as atividades realizadas durante toda a pesquisa.
- Nesse momento do projeto, os alunos deverão voltar em suas perguntas e hipóteses iniciais e compararem com o resultado de suas pesquisas, e então verificar se sua hipótese estava correta ou não. Em seguida, deverão sistematizar as respostas das perguntas iniciais para compor a conclusão em seu relatório. Veja um exemplo:
Aluno |
Problema |
Hipótese |
Conclusão |
Arthur |
Que lugares podemos visitar no Rio de Janeiro? |
O cristo redentor. |
Há vários pontos turísticos na cidade do Rio de Janeiro como praias, museus, bairros como a lapa, o sambódromo, favelas, dentre outros. O cristo redentor e pão de açúcar são um dos mais famosos e visitados. Há também outros lugares turísticos no Estado do Rio de Janeiro. |
- Organize com seus alunos a exposição do projeto, para tanto, você poderá montar slides com uma apresentação dos dados da pesquisa para que eles possam apresentar aos pais e comunidade escolar.
- Nesse projeto, sugerimos como forma de socializar os resultados, uma exposição, na qual os alunos irão apresentar o que descobriram durante todo o projeto, utilizando para tanto, cartazes, fotos, painéis, artesanatos confeccionado, dentre outros recursos.
- Professor, retome com os alunos os conteúdos que foram trabalhados e as características do turismo da região Sudeste.
- Confeccione também murais e cartazes com trabalhos e fotos dos alunos retratando o processo de pesquisa e suas descobertas.
- Ensaie as apresentações, e construa junto com eles enfeites para compor o cenário e combine um vestuário para a apresentação, no caso eles poderão vir fantasiados de turistas da região Sudeste. Cada aluno poderá escolher uma cidade ou ponto turístico para apresentar aos visitantes, e convencê-los do quanto é bom visitar esse lugar explicando as vantagens e opções de atividades que o mesmo pode oferecer.
- Você também poderá dividir falas para que eles abordem alem dos pontos turísticos, questões como a economia, o comércio e preservação do meio ambiente da região escolhida por cada aluno para ser apresentada.
- Confeccione com seus alunos os convites para serem enviados aos seus familiares e as outras turmas da escola. Aproveite esse momento para trabalhar com eles as características desse gênero textual;
- Registre o momento da apresentação.
-Se o Dossiê ou portfólio do projeto já estiver concluído, deixe-o exposto para que os visitantes possam analisá-los e dar sua opinião, para isso mantenha ao lado um bloco ou folhas e lápis para o registro.
- Professor, outra sugestão é organizar uma excursão com seus alunos para que vocês possam praticar o turismo de forma concreta. Para tanto, converse com eles e decidam um lugar que querem conhecer e visitar. Depois organize o passeio com sua escola e familiares. Como os alunos são pequenos, escolha um lugar perto de sua Cidade, para que possam ir e voltar no mesmo dia. Eles vão adorar!
Sugestões de links para alunos:
Especiais para crianças sobre parques nacionais - http://www.smartkids.com.br/especiais/parques-nacionais/ - Acesso em 11/04/2012.
Texto sobre o Rio de Janeiro em linguagem acessível para crianças - http://www.smartkids.com.br/especiais/estados-brasileiros-rio-de-janeiro.html - Acesso em 11/04/2012.
Atividades de passa tempo sobre pontos turísticos do Rio de Janeiro - http://www.smartkids.com.br/passatempos/estados-brasileiros-rio-de-janeiro.html- Acesso em 11/04/2012.
Sugestões de links para professores:
Sítio de pesquisa: turismo em Minas Gerais http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/noticias/0,,OI4690112-EI14057,00-Divirtase+em+nove+cidades+historicas+de+MG.html - Acesso em 11/04/12
Sítio de pesquisa: turismo em São Paulo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo_em_S%C3%A3o_Paulo- Acesso em 11/04/2012
Sítio de pesquisa: turismo no Rio de Janeiro
http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo_no_Rio_de_Janeiro - Acesso em 10/04/2012
Vídeo – Conheça o Espírito Santo http://www.youtube.com/watch?v=DF2bY4FH5ao&feature=related – Acesso em 10/04/2012.
Vídeo – Descubra o Espírito Santo - Secretaria de Turismo do Espírito Santo http://www.youtube.com/watch?v=Io6k4BQFhvI&feature=related - Acesso em 10/04/2012
Sugestões de artigos e trabalhos que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
Artigo: Políticas públicas de turismo e sustentabilidade - www.uesc.br/revistas/culturaeturismo/edicao6/artigo_5.pdf - Acesso em 11/04/2012
Documento publicado pelo Ministério do Turismo – Turismo e sustentabilidade -
http://www.ibam.org.br/media/arquivos/estudos/turismosustentabilidade_turismo.pdf - Acesso em 11/04/2012.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas durante o projeto de pesquisa. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles compreenderam como se realiza uma pesquisa, se fizeram suas pesquisas de forma autônoma e participaram das situações propostas. Analise se compreenderam o que é turismo, descobrindo lugares turísticos da região Sudeste e a importância do mesmo para o desenvolvimento do comércio e economia na região; se reconheceram a importância de práticas de turismo sustentável e desenvolveram uma consciência sobre a preservação dos ambientes visitados. Analise ainda se desenvolveram habilidades de leitura; resolveram situações-problema; organizaram dados em gráficos e reconheceram a estrutura de gêneros textuais como texto expositivo, roteiro de entrevista, texto jornalístico, convite, dentre outros.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!