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Projeto de Iniciação Cientifica Discente: Descobrindo o Brasil – O turismo na região Sudeste - UCA

 

03/05/2012

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar pesquisas;
  • Utilizar diferentes estratégias de pesquisa;
  • Interpretar informações;
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito a fala de colegas;
  • Desenvolver habilidades de leitura;
  • Resolver situações-problema;
  • Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como texto expositivo, roteiro de entrevista, texto jornalístico, dentre outros;
  • Organizar dados em gráficos;
  • Compreender o que é turismo;
  • Descobrir lugares turísticos da região Sudeste;
  • Compreender a importância do turismo para a economia da região Sudeste;
  • Reconhecer a importância de práticas de turismo sustentável.
Duração das atividades
A previsão é de um semestre ou mais, ou seja, no mínimo 5 meses de duração, pode variar de acordo com a necessidade apresentada por cada turma e professor ao longo do projeto e das atividades que forem inseridas. Vamos utilizar no mínimo uma aula de 60 minutos por semana. Tendo em vista que esta é uma proposta interdisciplinar, em uma aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, Geografia e Ética ou mesmo trabalhar com apenas um conteúdo.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam, o Kword e o Tux Paint, bem como sobre o uso do Tablet.  Estar inserido no processo de alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

alunos  

Esse projeto tem como objetivo geral utilizar a metodologia de pesquisa, incentivando os alunos a exporem suas hipóteses, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas.

Seguem algumas sugestões de atividades que poderão ser realizadas com os alunos. É importante que essas atividades sejam todas agrupadas em uma pasta catálogo, ou caderno separado para o projeto – “Dossiê do Projeto”, no intuito de registrar todo o processo de realização, as aprendizagens e crescimento dos alunos. Se for possível, poderá também montar um “Portfólio”, como um dos instrumentos de acompanhamento do desempenho dos alunos ao longo do projeto.

 

1ª etapa: o que é a metodologia de pesquisa? – Uma aula de 60 min

Professor, antes de iniciar o projeto de pesquisa com seus alunos e elencar os temas que eles gostariam de pesquisar, é importante explicar o que é a metodologia de pesquisa, para que eles compreendam quais suas etapas e objetivos.

Comece sua aula organizando seus alunos em uma roda de conversa e questione-os sobre o tema, perguntando-lhes, por exemplo:

·O que é pesquisa?

·Quem aqui conhece um pesquisador?

·Algum de vocês já realizou uma pesquisa? Conte como foi esse processo.

·Na opinião de vocês para que se realiza uma pesquisa?

Deixe que eles falem e exponham suas opiniões, pois as crianças trazem seus conhecimentos prévios sobre diferentes assuntos.

Em seguida, conte para eles que a metodologia de pesquisa é um trabalho dinâmico que pode envolver diferentes áreas do conhecimento, no qual eles também são autores, ou seja, participam de todas as etapas do desenvolvimento do projeto de pesquisa: escolhendo um tema de seu interesse para pesquisar ou opinando sobre o tema sugerido pelo professor, problematizando e levantando questões e dúvidas sobre o tema em pesquisa, ou seja, o que gostariam de descobrir, levantando as hipóteses sobre o que pensam a respeito de suas perguntas, buscando as fontes de pesquisa, registrando as descobertas e socializando os resultados.

Você também poderá providenciar para mostrar aos alunos, um dossiê, no qual estão contidas todas as etapas de um projeto desenvolvido por sua turma anterior ou por outra turma de outro professor.

Professor, estamos vivendo na “era digital”. O acesso às informações é muito veloz e a escola precisa se adequar a esta nova forma de lidar com as informações. Por isso estamos propondo o trabalho com projetos de iniciação científica, para que os alunos aprendam a buscar seu próprio conhecimento.

Sabemos que nem todas as escolas contam com computadores para todos os alunos, como as escolas que fazem parte do PROUCA e nem o tablet que também é um recurso que já está sendo utilizado em algumas escolas, porém, precisamos paulatinamente ir agregando estes recursos ao nosso dia a dia. Para isso precisamos nos preparar.

Que tal conhecer um pouco sobre a TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação)  para isso consulte: http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/ie/Documentos/Informatica%20E.pdf%20%20%20em%2001%2010.PDF - Acesso em 12/04/2012.

Para saber sobre a utilização do Tablet em sala de aula, consulte matéria publicada na Folha de S. Paulo – 1/2/2012
Por Breno Costa e Renato Machado, “Sem saber como usar”, divulgada no sitio: http://www.revistapontocom.org.br/ultima-materia-3/mec-quer-tablets-sem-saber-como-usar - Acesso em 08/04/2012.

 

2ª etapa: Escolha do tema: duas aulas de 60 min cada

- Professor, o início do projeto se dá com a escolha do tema com os alunos. O tema poderá também ser sugerido por você, porém, é importante que ele desperte o interesse e a curiosidade dos alunos para que o projeto seja significativo para eles.

1) Instigue seus alunos a pensarem sobre o que querem pesquisar ao longo da semana, oriente-os a conversarem com seus pais também para saber o que eles pensam a respeito. Mas, caso já tenha o tema em mente, leve para sala de aula materiais como: filmes, livros, revistas, vídeos ou outros, que despertem o interesse dos alunos por aquele tema.

2) No dia da escolha do tema, organize sua turma em rodinha, e peça que deem sua opinião sobre o que querem pesquisar. Anote todos os temas na lousa e depois faça a votação para saber qual tema será o ganhador. Outra possibilidade é fazer a votação por escrito, por meio de cédulas, isto poderá gerar uma série de atividades interdisciplinares, pois você vai dialogar com Matemática, Língua Portuguesa, Ética, dentre outras.

 

A eleição

Caso sua turma decida pela eleição, veja algumas atividades que poderão ser trabalhadas também de forma interdisciplinar, a partir do momento que foi decidido a  eleição dos temas:

  • Língua Portuguesa: trabalho com texto publicitário - propaganda dos temas. Cada aluno cria sua propaganda defendendo o tema que considera melhor e divulga nos murais da escola, relatório do resultado do processo eleitoral;

 

  • Matemática – situações-problemas envolvendo estimativas sobre a votação, tabulação dos votos, gráfico com o resultado da votação e situações problemas a partir dos dados levantados;

 

  • Ética – direito de escolha do cidadão, debates, diálogos, respeito aos direitos dos outros, criação de equipes de trabalhos: mesários, fiscais para acompanhar o processo de eleição, dentre outros;

 

Exerça seu direito de escolha

 eleição

 

Fonte imagem: http://www.exitusnet.com.br/portal/index.php/acontece-na-escola - Acesso em 12/04/2012.

menina lapis  

Veja a seguir exemplos de atividades, para esse momento, realizadas com os alunos da Eseba em 2011.

1- Escreva abaixo o nome dos temas de projetos de pesquisa que foram sugeridos pela turma e numere-os:

 

Número

Tema

Número de votos

1

Universo

02

2

Animais marinhos

02

3

Barcos

04

4

Dengue

02

5

Turismo na região Sudeste

07

6

Relógio

01

7

Borboletas

05

8

Pomar

03

 

Professor, o gráfico é um importante recurso para tratar as informações e possibilita aos alunos desenvolver habilidades de organização e classificação, por meio da comparação.  Mas, se os seus alunos ainda não têm vivência com gráficos, leve para sala alguns modelos ou solicite que acessem o sítio: http://blogueigoo.blogspot.com/2009/11/sites-para-fazer-graficos-sem-usar.html - consulta realizada em 12/03/2012 - para que conheçam. Você poderá utilizar o laptop UCA, ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas caso sua escola não faça parte deste projeto, leve revistas, jornais ou leve-os ao laboratório de informática.

 

Para facilitar a construção do gráfico você poderá fazer uma tabela com o número de colunas necessárias para a quantidade de temas elencados ou utilizar folhas quadriculadas.

 

2. Represente no gráfico abaixo a quantidade de votos que cada tema recebeu:

 

NÚMERO DE VOTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 x

 

 

 

 

 

 

 

 x

 

 

 

 

 

 

 

 x

 

 x

 

 

 

 x

 

 x

 

 x

 

 

 

 x

 

 x

 

 x

 x

 x

 x

 x

 x

 x

 

 x

 x

 x

 x

 x

 x

 x

 x

 x

 x

TEMAS

1

2

3

4

5

6

7

8

 

Professor, se a sua turma for de 1º ano, veja a sugestão de algumas situações-problemas que poderá trabalhar com seus alunos.

 

3. Resolução de situação-problema:

Agora responda as questões observando o gráfico:

a) Qual o tema mais votado pelos alunos?

b) Quantos votos ele recebeu?

c) Qual o projeto menos votado?

d) Quais projetos receberam o mesmo número de votos?

e) Em qual sugestão você votou? Por quê?

 

- Se a sua turma for de 2º ou 3º anos, você poderá adequar as situações-problemas envolvendo o conteúdo trabalhado, tais como:

Adição e subtração:

  1. Se juntarmos a quantidade de votos do tema 3 (Barcos) e do tema 7 (Borboletas), quantos votos teremos?
  2. Quantos votos o tema 2 (animais marinhos) teve a menos que o tema 5 (Turismo  na região Sudeste)?

Multiplicação e divisão

  1. Se  o tema Turismo  na região Sudeste teve 7 votos, quanto votos ele teria se o dobro de alunos votassem nele?
  2. Nossa eleição teve 26 votos, quantos votos daria para cada aluno se fossem apenas 12 alunos?

 

Como detonar esse tema com seus alunos?

- Você também poderá sugerir um tema para ser pesquisado por seus alunos. Para desenvolver esta pesquisa, você poderá instigá-los sobre o tema Turismo da seguinte forma:

- Prepare uma contação de história sobre o tema para seus alunos. Para tanto, você poderá representar a história de forma teatral, reproduzir as páginas do livro e colorir para que trabalhe a história de forma seriada, scanear para apresentá-la utilizando um projetor de multimídia, ou então contar a história utilizando o livro na rodinha.

- Para detonar o tema turismo no presente projeto, utilizamos o livro Tudo é Possível – Incrível Viagem no Tempo” da autora Lúcia Maria Teixeira Furlani, Editora Unisanta/Global. Esse livro aborda as viagens no tempo de um menino, Lucas, que passa por diferentes lugares do Brasil, incluindo a região Sudeste.

livro turismo

Imagem 1 - Fonte: acervo da autora

 

Veja abaixo a sinopse do livro:

“No livro, o personagem Lucas percorre nove cidades da Costa da Mata Atlântica, a nova Baixada Santista, e são estes lugares que o roteiro turístico abrange. As histórias do livro misturam fatos, lugares e personagens reais do Brasil com o imaginário. Em suas aventuras, Lucas viaja no tempo, volta 5000 anos e depois chega até os dias atuais, enfrenta piratas no Forte São João, em Bertioga; em São Vicente, escapa de ser negociado como escravo pelo Bacharel da Cananeia; descobre a região cercada pela Mata Atlântica caminhando com José de Anchieta; envolve-se em muitas confusões na companhia do pintor Benedito Calixto; e muito mais.

A narrativa serve como base para um roteiro de turismo cultural, com destaque para o Circuito Turístico da Costa da Mata Atlântica, que oferece opções aos turistas de Roteiros temáticos: Histórico e Cultural, Ecológico e Rural, e Científico e Ambiental. São “sugestões para que o visitante conheça a diversidade e riqueza dos atrativos das cidades de forma autônoma”.

Fonte: http://www.absoluta.com.br/noticias.php?pageNum_todasNoticias=3&totalRows_todasNoticias=3642&notID=1745&sec=Noticias

Apresente a capa do livro e trabalhe com antecipação e inferências, recursos importantes para desenvolver habilidades de interpretação e a criatividade. Questione-os:

  • Quem escreveu este livro?
  • Qual é o título dele?
  • Para você o que é viajar?
  • Será que o livro vai contar sobre viagens?
  • O que será que vai acontecer com esse menino?

Dentre outras.

- Depois de contar a história dialogue com seus alunos sobre:

  • O que você entendeu por viagem?
  • Alguém sabe o que é turismo?
  • Você gosta de viajar?
  • Quais lugares o menino visitou? Qual deles você mais gostou?
  • Você já foi a algum desses lugares? Onde? O que você achou?
  • Você sabe onde ficam esses lugares, como por exemplo, a baixada Santista e a Mata Atlântica?
  • Vocês gostariam de pesquisar mais sobre o tema Turismo? Por quê?

 

- Outra sugestão para detonar o tema com seus alunos é levar fotos de viagens que você realizou para a rodinha e socializar com eles.  Explore os lugares que aparecem nas fotos, onde eles ficam, porque você quis  conhecê-los, o que você mais gostou de fazer lá, quem foi com você e o objetivo de sua viagem. Explique para eles que o que você fez nas fotos foram atividades de turismo.

- Professor, é importante delimitar com seus alunos a especificidade do que será pesquisado, para que o projeto não seja amplo demais e fuja aos objetivos, deixando de ser significativo.

- Nesse sentido, a partir do tema TURISMO, proponha aos alunos estudarem sobre o turismo da região onde eles moram. No presente projeto, os alunos decidiram pesquisar sobre o turismo na região Sudeste.

- Leve o globo terrestre para a sala de aula ou um mapa e trabalhe com eles a localização geográfica da região Sudeste, e do estado onde eles moram.

  menina lapis

Sugestões de atividades de registro:

1) Proponha que eles representem por meio de colagens ou desenhos o tema que eles irão pesquisar.  Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, eles poderão fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão em uma folha A4 ou no caderno de projetos.

4) Liste com eles os lugares da região Sudeste visitados por Lucas, o menino da história.

5) Resolução de situações-problema a partir da história contada:

  • Quantos lugares, Lucas visitou na história contada? Represente essa quantidade abaixo por meio de desenho e escrita do numeral correspondente.
  • Desses lugares, quantos ficam na região Sudeste?

 

3ª etapa: Justificando o tema

- Nesse momento do projeto, é importante explicar qual a importância de se pesquisar determinado tema, em que o estudo desse tema pode contribuir para o aluno e para as pessoas de modo geral.

- Nesse sentido, questione-os sobre a importância em pesquisar sobre este tema e peça que registrem.

menina lapis

Sugestão de atividade para esse momento:

  1. Em rodinha conversamos sobre os motivos pelos quais queremos pesquisar sobre as “O turismo na região Sudeste”. Agora desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a importância desta pesquisa, no quadro abaixo:

 

Eu quero estudar sobre o turismo na região Sudeste ...

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

 

- Após a realização da atividade solicite que socializem suas justificativas. Posteriormente, proponha que colem no caderno de projetos ou no Portfólio. Se preferir, faça um consolidado ou um texto coletivo a partir das justificativas dos alunos. Se a sua turma for de 1º ano, faça a atividade oral, caso ainda não escrevam de forma autônoma, para depois registrar as ideias deles na lousa, assim se sentirão autores do texto.

 

4ª etapa: Problematização

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e discuta com eles sobre a importância desta etapa da pesquisa. Diga-lhes que são as perguntas que eles querem saber que irão conduzir nosso projeto de pesquisa, pois vamos tentar descobrir as respostas para elas.

- Nesse momento do projeto os alunos irão levantar dúvidas e curiosidades que eles querem descobrir sobre o tema em pesquisa.

- Deixe que conversem uns com os outros e, em casa com seus familiares, e depois os organize na rodinha para que cada um exponha a sua curiosidade.

- Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.

- Anote o nome de cada aluno e na frente seu questionamento. As perguntas dos alunos servirão para nortear o percurso do projeto.

- Você poderá apresentar para eles um vídeo motivador, que contribuirá para instigá-los  ainda mais sobre a temática e a levantarem seus questionamentos. Veja uma sugestão: Pontos turísticos da Região Sudeste – sítio: http://www.youtube.com/watch?v=FZIm60Cahns&feature=related – Acesso em 11/04/2012.

vídeo 

Imagem 2 - Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=FZIm60Cahns&feature=related

Veja a seguir um exemplo, de alguns questionamentos:

 

Aluno

O quero saber sobre o tema?

Alex

O que é turismo?

Ana Paula

O que é turismo sustentável?

Angelo

Quais lugares da região Sudeste são destacados como pontos turísticos?

Arthur

Que lugares podemos visitar no Rio de Janeiro?

Bianca

Que lugares podemos conhecer no Espírito Santo?

Evellyn

Em Minas Gerais não tem mar, então quais lugares têm para turismo?

Gabrielle

Como é o turismo na região Sudeste?

Marcelo

Que lugares podemos visitar em São Paulo?

Paulo Douglas

Qual a importância do turismo para a economia da região?

Vitor Hugo

O que é oferecido aos turistas de artesanato no Sudeste?

 menina lapis

Sugestão de atividade para esse momento:

1) Represente sua curiosidade por meio de desenho e escrita:

 

O que eu quero saber sobre o turismo da região Sudeste...

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________ 

 

 

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, eles poderão fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital).  Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão na ficha sugerida anteriormente.

 

5ª etapa: Hipóteses

Professor, explore com seus alunos o que são hipóteses. Se necessário, explique-lhes que as hipóteses representam o que pensamos ou sabemos sobre determinado assunto,  que pode ser verdadeiro ou não, por isso temos que estudar, pesquisar, para comprovar ou não a nossa hipótese.

Exemplifique com situações práticas para que eles compreendam o que são hipóteses, como por exemplo:

Leve para sala um bolo, pode ser feito pela cantina da escola. Dê para eles degustarem, mas não conte do que foi feito. Questione-os:

-Do que foi feito este bolo?

-Quais os ingredientes que foram utilizados?

-Quantos copos de farinha de trigo? Ou ele é de fubá?

-Será que ele tem leite em sua receita?

 

Depois, explique-lhes que as respostas que deram são as hipóteses que eles têm e que para comprová-las ou não temos que pesquisar, como por exemplo: ler o livro de receita de onde foi retirada a receita deste bolo, perguntando para as cantineiras que fizeram o bolo ou pesquisando em outras fontes.

- Nessa fase, os alunos devem descrever o que pensam sobre suas curiosidades e anotarem, pois ao final da pesquisa, eles irão comparar suas hipóteses iniciais sobre suas curiosidades com as conclusões que alcançaram por meio de suas pesquisas.

- Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as hipóteses dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala. Mas poderá também utilizar estas situações para que os alunos façam tentativas de escrita e depois você faz a reescrita com eles. Assim, por meio de atividades significativas você estará desafiando-os para avançarem em suas hipóteses de escrita. Caso sejam turmas de 2º ou 3º anos estas produções escritas oportunizam situações em que os alunos podem exercitar conhecimentos relativos a tessitura textual, como a coesão e coerência.

Veja um exemplo a seguir:

Questionamento da criança - problema

 

Arthur

Que lugares podemos visitar no Rio de Janeiro?

 

Hipótese da criança sobre seu questionamento?

 

Arthur

O Cristo redentor.

 

Sugestão de atividade para esse momento:

menino tarefa 

Pesquise em revistas, jornais ou livros usados figuras ou frases que ilustrem a sua hipótese.

1) Represente sua hipótese por meio de uma colagem e escrita.

 

 

 

 

 

 

 

6ª etapa: Fontes de pesquisa

- Para realizar a pesquisa é fundamental definir com os alunos em que meios poderão procurar informações sobre o tema pesquisado. É importante ressaltar que, apesar de a internet ser um dos meios mais utilizados atualmente para realizar pesquisas, deve-se ter o cuidado de checar se as fontes são seguras e verdadeiras. Também é preciso utilizar outras fontes de pesquisa.

- Solicite que os alunos realizem uma pesquisa em casa com seus familiares e tragam para a escola materiais falando sobre o tema em estudo, para que possam ir construindo um banco de fontes de pesquisa.

 menina lapis

Sugestão de atividade para esse momento:

Questione com eles, onde poderemos pesquisar e descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras ou não. Deixe que falem, mas se esquecerem de alguma fonte importante, conduza os questionamentos para que façam a descoberta. Vejam uma sugestão:

Você poderá utilizar a técnica da tempestade cerebral, ou seja, registre na lousa a palavra: FONTE DE PESQUISA  questione-os sobre o que pensam.  Anote as respostas. Vejam um exemplo:

  pesquisa           

Imagem 3 - Fonte: acervo da autora             

 

1. Para descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras vamos pesquisar. Para tanto, utilizaremos várias fontes de pesquisa, algumas delas são:

  1. Livros
  2. Revistas
  3. Internet
  4. Fotografias
  5. Entrevistas
  6. Palestras

 

  2.  Agora responda: qual fonte de pesquisa você mais utiliza quando quer descobrir uma informação importante?

 

- Explique para seus alunos que, é necessário registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realização de toda a pesquisa, para que ao fim do projeto, conste no “Dossiê” ou “Portfólio do Projeto” dos alunos e professor, o referencial bibliográfico consultado para a pesquisa.

- Diga também a eles sobre a importância de se respeitar a autoria da pesquisa, e que ao citar algum trecho escrito por outra pessoa é imprescindível que coloque a fonte da qual ele foi retirado. Aproveite esse momento para ensinar seus alunos a colocarem referência bibliográfica em seus trabalhos, veja um exemplo:

MORAES, Vinicius de. A arca de Noé. Ilustrações de Nelson Cruz. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2004.

 

A referência segue as seguintes orientações:

Sobrenome do autor em letra maiúscula, seguidos dos prenomes e outros sobrenomes do autor. Título da obra destacado em negrito ou itálico. Local de publicação, seguido de dois pontos, nome da editora, e ano de publicação.

- Dependendo da faixa etária de seus alunos você poderá aprofundar esse assunto, para tanto sugerimos como leitura complementar para esse trabalho a seguinte bibliografia:

SILVA, Ângela Maria; PINHEIRO, Maria Salete de Freitas; FRANÇA, Maira Nani. Guia para normalização de trabalhos técnico-científicos: projetos de pesquisa, trabalhos acadêmicos, dissertações e teses. 5ª ed. Uberlândia: UFU, 2006.

Professor, outra fonte importante é o sitio da ABNT http://www.abnt.org.br/ no qual você se informa sobre as normas para todo tipo de trabalho acadêmico.

 

7ª etapa: Execução

- Você irá atuar como mediador do processo de pesquisa e aprendizagem dos alunos. Seu papel é propor situações nas quais eles pesquisem, vivenciem e experimentem, na busca de solucionar seus questionamentos, com conhecimentos que irão adquirir ao longo da pesquisa.

- Como iniciar a pesquisa?

- No projeto em questão, iniciamos explorando com os alunos seus conhecimentos prévios sobre o turismo na região Sudeste. Depois, partimos para as pesquisas buscando responder as questões que eles trouxeram. Lembre-se que o que direcionará o projeto são as perguntas dos alunos (a problematização) e nessa etapa o objetivo é resolver e responder as curiosidades dos mesmos.

 menina lapis

Sugestões de atividades para esse momento:

Localizando a região Sudeste:

-Inicie explorando com seus alunos a localização da região Sudeste.  Para tornar a pesquisa mais atrativa, se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops nesta pesquisa por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis,  acessem o http://www.google.com/intl/pt-PT/earth/index.html  para conhecerem o mapa da região Sudeste, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática. Esta é uma forma dinâmica que envolve muito os alunos. Lembre-os que a região Sudeste é composta pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Em seguida peça para que eles localizem no mapa ou globo onde estão localizados os estados que compõem a região Sudeste.

 

1) Produção artística: solicite que façam um desenho representando a localização geográfica da região Sudeste e os estados que a compõem. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, proponha que utilizem seus laptops, eles poderão fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão em uma folha A4 ou no caderno de projetos.

 menino pesquisa  

2) Pesquisa em sala: oriente seus alunos a pesquisarem no material que eles trouxeram para compor o acervo de fontes de pesquisa, ou então na internet, o conceito de turismo, eles também poderão utilizar o dicionário, dessa forma você poderá abordar esse portador de texto com seus alunos e sua função, e ensiná-los a utilizá-lo, lembrando que as palavras se encontram organizadas em ordem alfabética. Veja abaixo uma sugestão de conceito que pode ser abordado com seus alunos:

 “Turismo é movimento de pessoas, é um fenômeno social, econômico e cultural que envolve pessoas. É um ramo das ciências sociais e não das ciências econômicas, apesar de que esta última pode ser a razão de tal movimento, o turismo transcende as esferas das meras relações da balança comercial. O conceito de Turismo, segundo o dicionário Michaelis é: "Viagens realizadas, por prazer, a lugares que despertam interesse", já o dicionário Aurélio conceitua o verbete como: "Viagem ou excursão, feita por prazer, a locais que despertam interesse. 2. O movimento de turistas", finalmente o dicionário Michaelis conceitua o Turismo como: "Gosto das viagens. 2. Viagens realizadas, por prazer, a lugares que despertam interesse".

A tendência da humanidade, nos últimos séculos, é de se concentrar nos grandes núcleos urbanos, e, assim, criou-se a necessidade de se abster de tal neurose urbana, a procura de uma "fuga" do cotidiano caótico das cidades em busca de uma paisagem paradisíaca ou bucólica, onde a preocupação maior e com o NADA...

Mas a definição acadêmica de Turismo, segundo a OMT é: "Movimento de pessoas a lugar diverso do qual habite por tempo inferior a 360 dias, desde que esta não realize atividades econômicas".
Portanto Turismo é a realização de viagens para local diverso do qual a pessoa more, seja a lazer, passeio, negocio, religião ou outra atividade diversa da econômica. Daí a divergência sobre a correta utilização do termo "Turismo de negócios
".

Fonte: http://www.revistaturismo.com.br/materiasespeciais/turismoe.html  - Acesso em 11/04/2012

 

- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessemos sítios de pesquisa utilizando seus laptops por meio do Mozilla Firefox(metasys> favoritos>navegador de internet)  ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática.

- Converse com as crianças sobre o que elas compreenderam e depois proponha uma atividade de registro, na qual poderão representar por meio da escrita o que compreenderam sobre o que Turismo.

- Você também poderá explorar o texto que traz a definição de turismo com seus alunos. Solicitando por exemplo que eles grifem palavras nele, procure o significado de termos desconhecidos, dentre outras.

 menino tarefa

3) Entrevistando um familiar:

- Agora que os alunos já compreendem o conceito de turismo, você poderá orientá-los a realizar uma entrevista com seus familiares, investigando se os mesmos já atuaram como turistas e solicitando que eles contem como foi esse momento.

Para tanto, elabore com eles um roteiro de entrevista para ser realizado com um familiar. Aproveite para trabalhar esse gênero textual e suas características. Veja um exemplo de roteiro de entrevista abaixo:

Entrevistado:________________________________________________________

Idade:________Cidade onde nasceu: ____________________________________

Roteiro de entrevista:

·Você sabe o que é turismo?

·Você já atuou como turista em algum lugar? Qual?

·Onde fica localizado esse lugar?

·Você já visitou algum lugar como turista na região Sudeste? Qual? Como era esse lugar?

·O que você comia lá?

·Você comprou alguma coisa vendida nesse lugar, como artesanato?

·Que passeios você fez nesse lugar?

·Você tem fotos desse momento?

·Que tal separar algumas fotos de lugares da região Sudeste visitados por você, para que eu possa levá-las para escola, socializar com meus amigos e montar um painel em seguida.

 

4) Socialização da entrevista: deixe que os alunos leiam o resultado das entrevistas na rodinha e também mostrem as fotos que trouxeram de casa, separando de acordo com o Estado que foi visitado, por exemplo, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.

 

5) Montando um painel: leve cartolinas ou papel pardo para a sala de aula e faça cartazes com os nomes dos Estados que compõem a região Sudeste, em seguida oriente os alunos a colarem as fotos do passeio turístico no Estado referente ao lugar visitado.

 

6)Trabalhando um texto expositivo: professor, você encontra um texto informativo com uma linguagem acessível para as crianças sobre o turismo no sítio http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/2-marco-dia-nacional-do-turismo.html - Dia Nacional do Turismo – Acesso em 11/04/2012. O texto explique o que essa atividade e traz diversas informações sobre ela, como por exemplo, o dia nacional do turismo, que é 02 de março.

texto

Imagem 4 - Fonte: http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/2-marco-dia-nacional-do-turismo.html  

 

- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem o sítio de pesquisa utilizando seus laptops por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet), e leiam o texto com as informações. Mas, se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática.

 

7) Vamos arrumar as malas? Brincando de turista

-Você também poderá explorar um jogo divertido e lúdico com seus alunos, no qual eles deverão escolher roupas e colocá-las na mala de viagem. O nome do jogo é Mala de viagem- http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/relacione-mala-de-viagem.html - Acesso em 12/04/2012.

jogo

Imagem 5 - Fonte: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/relacione-mala-de-viagem.html 

 

- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem o jogo utilizando seus laptops por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis. Mas, se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática.

- Você também poderá explorar alguns passatempos com seus alunos sobre viagem no sítio http://www.smartkids.com.br/passatempos/dicas-de-viagem.html  - Veja a imagem abaixo - Acesso em 12/04/2012.

passatempo

 Imagem 6

 

- E também encontrará desenhos sobre o tema para imprimir e distribuir para eles colorirem http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/dicas-de-viagem.html - Acesso em 12/04/2012.

desenho

 Imagem 7  http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/dicas-de-viagem.html    

 

 menino pesquisa

8) Pesquisa em sala: explorando cidades turísticas do Sudeste

- Professor, nesse momento você irá propor a seus alunos que eles pesquisem sobre o turismo nas cidades de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro, ou seja, os Estados da região Sudeste. Para tanto, poderão utilizar como fontes de pesquisa o material que  trouxeram de casa, ou então a internet.

- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem os sítios de pesquisa utilizando seus laptops por meio do Mozilla  Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática.

- Divida seus alunos em quatro grupos, para que cada grupo fique responsável por pesquisar como é o turismo em um desses quatro Estados do Sudeste. Lembre-os de registrarem as fontes consultadas: autor, nome da obra, editora, data de publicação e cidade. Se for sítio: nome do artigo ou matéria, autor, sítio de data de acesso.

- Veja abaixo mapas da região para que você possa trabalhar com eles:

mapa 1

Imagem 8 - Fonte: http://www.brasilescola.com/brasil/a-regiao-sudeste.htm

 

 

mapa 2  

Imagem 9 – Fonte: http://www.zonu.com/brazil_maps/Federal_Highway_Map_South_Eastern_Region_Brazil_2.htm

 

- Dessa forma os alunos poderão observar quais cidades aparecem nesses Estados, se eles conhecem alguma delas ou já visitaram, e também se são cidades turísticas.

- Em seguida eles poderão observar como é o turismo nas cidades turísticas nesses Estados.

- Veja alguns sítios nos quais você poderá pesquisar com seus alunos sobre esse tema:

1) Pontos Turísticos da Região Sudeste -  http://www.suapesquisa.com/turismo/pontos_turisticos_sudeste.htm - Acesso em 12/04/2012.

 

 

Pontos Turísticos da Região Sudeste do Brasil
Indicação de pontos turísticos e culturais e locais interessantes para se conhecer no Sudeste Brasileiro, belezas naturais

            
Convento de Nossa Sra. da Penha (Espírito Santo), Praça da Liberdade (Minas Gerais), Cristo Redentor (Rio de Janeiro), Museu do Ipiranga (São Paulo)

Destaques de Pontos Turísticos da Região Sudeste

ESPÍRITO SANTO

- Praia da Costa 
- Praia de Itapoã 
- Praia de Itaparica 
- Praia das Neves 
- Praia de Marobá 
- Praia dos Cações 
- Praia de Marataízes 
- Praia Areia Preta 
- Praia do Pontal 
- Praia de Itaipava 
- Parque Nacional do Caparaó
- Parque Estadual de Itaúnas
- Reserva Biológica de Duas Bocas
- Catedral Metropolitana
- Convento de Nossa Senhora da Penha
- Teatro Carlos Gomes
- Relógio da Praça Oito
- Pedra do Penedo
- Gruta da Onça

 

MINAS GERAIS

- Mercado Central de Belo Horizonte
- Parque das Mangabeiras
- Museu da Mineralogia
- Museu de Artes e Ofícios
- Museu de Arte da Pampulha
- Praça da Liberdade (Belo Horizonte)
- Cidades Coloniais: Diamantina, Ouro Preto, Mariana, São João del Rei, Sabará, Tiradentes, Barbacena
- Museu da Inconfidência (Ouro Preto)
- Parque Nacional do Caparaó
- Serra da Mantiqueira
- Monumento a Tiradentes (cidade de Tiradentes)

RIO DE JANEIRO

- Jardim Botânico
- Praias (Ipanema, Leblon, Copacabana, Botafogo, Flamengo, Buzios, Angra dos Reis, entre outras)
- Cristo Redentor
- Baia da Guanabara
- Pão-de-Açúcar
- Theatro Municipal
- Museu de Arte Contemporânea
- Museu Nacional de Belas Artes
- Museu de Arte Moderna
- Palácio Imperial da Quinta da Boa Vista
- Forte de Copacabana
- Paraty (cidade histórica do período colonial)

SÃO PAULO

- Praias nos municípios de Bertioga, Santos, Guarujá, Ubatuba, Caraguatatuba, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe entre outros.
- Museu de Arte de São Paulo (MASP)
- Museu de Arte Sacra
- Estação da Luz
- Jardim da Luz
- Pinacoteca do Estado
- Casa do Bandeirante
- Casa do Sertanista
- Museu Paulista da USP (Museu do Ipiranga)
- Parque do Ibirapuera
- Basílica de Nossa Senhora de Aparecida
- Museu Republicano de Itu
- Teatro Municipal de São Paulo
- Museu da Imigração
- Hopi Hari (Parque de diversões)

 

 

2) Turismo Região Sudeste –

http://regiao-sudeste.info/mos/view/Turismo_Regi%C3%A3o_Sudeste/ - Acesso em 12/04/2012.

  

 

Turismo Região Sudeste

              

     O turismo na região sudeste é altamente interligado com as áreas econômicas e culturais. É responsável por grande parte das atividades econômicas da região. O Rio de Janeiro, com o carnaval mundialmente famoso; São Paulo, pelo grande potencial urbano de hotéis e entretenimento que tem; Minas, pelo valor histórico de suas cidades e Espírito Santo, com suas praias e belezas naturais formam uma região quase imbatível no turismo brasileiro.

      No Rio de Janeiro, as praias, como a de Copacabana, são reconhecidas no mundo todo. Tema do hit mundial “Garota de Ipanema”, essa é o principal destino turístico da região. Outras praias de destaque são as de Angra dos Reis, Búzios e a de Paraty. Além das praias, outras belezas naturais como o Pão de Açúcar e o grande monumento “Cristo Redentor” são pontos certos no roteiro turístico do estado. Uma curiosidade é que a estátua do Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno, foi idealizada pela primeira vez em 1859, mas a ideia só foi virar realmente projeto em 1921, quando se faziam os preparativos para a festa do centenário da independência.

    Outro grande responsável pela força do turismo carioca é o carnaval. Os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí são eventos que atraem pessoas de outros estados e de outros países todos os anos. Mesmo sendo apenas três dias de festa, arrecada-se, a cada carnaval, R$ 1 bilhão, segundo o RioTur. Prova de tamanha fama é o longa metragem “Rio-O filme”, uma animação da 20th Century Fox e Blue Sky Studios que tem como cenário o Rio de Janeiro nos dias de Carnaval no Brasil.

    São Paulo é uma cidade mundial: pelas muitas empresas multinacionais que abriga e por abrigar pessoas de muitos países dentro de si. Sendo assim, a variedade de possibilidades de diversão que há em São Paulo é gigantesca. Grandes empresas voltadas para esse ramo, como o Hopi Hari (grande parque de diversões), por exemplo, fazem de São Paulo um destino badalado para o turismo. Além de eventos de magnitude mundial, ligado a uma das melhores redes hoteleiras do país, os centros de convenções, restaurantes com diferentes especialidades e tudo que uma megalópole pode oferecer.

    Apesar do gigantesco potencial urbano, São Paulo também tem belezas naturais para atrair viajantes: tem todo um litoral com as reconhecidas praias do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, como a de Ilhabela, no litoral norte do estado. Campos de Jordão oferece uma região montanhosa procurada por muitos turistas e Brotas é um local onde a prática de esportes radicais é muito frequente.

    Minas Gerais oferece, além da famosa culinária, uma riqueza histórica que poucas cidades no Brasil têm. Cidades históricas como Tiradentes (nome dado em homenagem ao inconfidente mineiro),Ouro Preto (primeira cidade brasileira a ser reconhecida como patrimônio histórico da humanidade) e Diamantina (nome dado pela grande quantidade de diamantes achados na cidade) são um atrativo para milhares de pessoas todos os anos. Os restaurantes e bares da capital, Minas Gerais, somam a capacidade turística do estado.

    Já no Espírito Santo o forte do turismo é motivado pelas belezas naturais encontradas lá. São quase 20 áreas de preservação ambiental, com incontáveis belezas, como o manguezal urbano situado na capital Vitória: o manguezal é uma dos maiores manguezais urbanos do mundo. Outro exemplo dessa riqueza ecológica é a Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão, que tem mais 5,052 metros quadrados de preservação da fauna e flora locais.

 

 

 3) Turismo na Região Sudeste do Brasil - http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo_na_regi%C3%A3o_Sudeste_do_Brasil– Acesso em 12/04/2012.

 

Turismo na região Sudeste do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

 

Região Sudeste do Brasil.

          Uma das atividades econômicas mais importantes na região Sudeste do Brasil é o turismo. É nessa região que se localizam vários dos pontos turísticos mais visitados do país. O Rio de Janeiro é internacionalmente conhecido por suas praias e pelo carnaval carioca, além de ser um grande polo de turismo cultural. São Paulo, também conhecida mundialmente, é o maior centro financeiro do Brasil, e conta com diversos centros culturais e de entretenimento. Em Minas Gerais, localizam-se as mais importantes cidades históricas do Brasil, como Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina. O Espírito Santo atrai milhares de turistas todos os anos devido a suas praias.

Rio de Janeiro

Ficheiro:Rio de Janeiro6.jpg

Rio de Janeiro, a segunda maior cidade e principal polo turístico do Brasil. Na imagem, a enseada de Botafogo e a estátua do Cristo Redentor.

 

Niterói, a segunda cidade mais visitada do estado.

 

Teleférico do Pão de Açúcar, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Paraty, uma das cidades mais visitadas do estado.

O Rio de Janeiro possui diversas atrações.

A capital fluminense é internacionalmente conhecida pela beleza de suas praias e morros, além de ser um grande polo de turismo cultural, contemplada por diversos museus, teatros e casas de espetáculos. Segundo a EMBRATUR, é o destino mais procurado pelos turistas estrangeiros que visitam o Brasil a lazer, e o segundo colocado no turismo de negócios e eventos.[1][2] Abriga também a maior floresta urbana do mundo, no Parque Estadual da Pedra Branca.[3] O Cristo Redentor, eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno, o morro do Pão de Açúcar (com seu famoso teleférico), a lagoa Rodrigo de Freitas, as praias de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca, a floresta da Tijuca, a Quinta da Boa Vista, a Cinelândia, o Largo do Boticário, o Jardim Botânico e o Estádio do Maracanã estão entre os principais pontos de visitação. Entre os maiores eventos do calendário carioca, destacam-se o Carnaval, o Festival Internacional de Cinema, a Mostra do Filme Livre, a Bienal do Livro, o Fashion Rio, o Anima Mundi e a festa do réveillon em Copacabana. Quanto aos pontos de referência do turismo cultural, podem-se elencar, entre tantos, o Museu Histórico Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes, o MAM, o Real Gabinete Português de Leitura, o Palácio do Catete e o Theatro Municipal.

No sul do estado, a cidade de Paraty, com sua arquitetura colonial, e Angra dos Reis, com suas ilhas e Ilha Grande são os destaques. Ao norte do estado, são muito procuradas as praias da região dos Lagos, com Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Rio das Ostras. A região serrana conta com Teresópolis, Petrópolis e a vila de Visconde de Mauá, no município de Itatiaia, como refúgios de inverno para se aproveitar o frio.

As cidades mais visitadas são Rio de Janeiro, Niterói, Paraty, Angra dos Reis, São Gonçalo, Cabo Frio, Rio das Ostras  e  Búzios.

São Paulo

Ficheiro:Megacidade - São Paulo.jpg

São Paulo, principal centro financeiro e maior cidade do Brasil. É também a cidade mais visitada pelos estrangeiros que viajam ao Brasil a negócios.[2]

Santos, maior cidade do litoral paulista.

Ficheiro:Fontedoibirapuera.jpg

 

Fontes do Parque do Ibirapuera. O parque é um dos principais pontos turísticos de São Paulo.

Guarujá, uma das cidades mais famosas do litoral paulista.

Em São Paulo o turismo é diversificado. Com 39.827.690 habitantes (IBGE/2007)[4], é o estado mais populoso do Brasil, e principal motor econômico do país.

A capital paulista é o principal centro financeiro e a maior cidade do Brasil. Contando com a maior rede hoteleira do país, oferece vários pontos de entretenimento, centros culturais, museus, parques e diversos tipos de arquitetura, presentes principalmente na região central. Segundo a EMBRATUR, a cidade é destino mais procurado pelos estrangeiros que viajam ao Brasil a negócios, eventos e convenções, e a terceira colocada nas viagens de lazer.[2] Após receber o título de capital mundial da gastronomia, a cidade conta com grande procura pelo turismo gastronômico. Muitos dos melhores restaurantes do Brasil encontram-se na capital paulista, com uma enorme variedade de culinárias para todos os bolsos.

Os principais eventos do calendário paulistano são: o réveillon da avenida Paulista, a Parada do Orgulho Gay (a maior do mundo), a Bienal de Arte de São Paulo, a Bienal do Livro de São Paulo, a São Paulo Fashion Week, o Carnaval de São Paulo, o Anima Mundi, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o Salão do Automóvel e o Grande Prêmio do Brasil. Entre os principais pontos de visitação, encontram-se a avenida Paulista, o MASP, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Ipiranga, o Memorial da América Latina, o Parque do Ibirapuera e o Parque da Independência.

O estado possui três regiões metropolitanas: a Região Metropolitana de São Paulo, a Baixada Santista e a Região Metropolitana de Campinas. Santos, a principal cidade da Baixada Santista, possui algumas das praias mais visitadas, juntamente com Ilhabela, Ubatuba e Caraguatatuba. No interior paulista, entre as cidades mais visitadas estão: Campinas, Atibaia, Aparecida, Bragança Paulista, São José dos Campos, Campos do Jordão e Sorocaba.

 

Minas Gerais

Belo Horizonte, a sexta maior cidade do Brasil.

 

Ouro Preto, primeira cidade brasileira a ser declarada pela UNESCO Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, em 1980.

É o maior estado em extensão territorial. Sua capital, Belo Horizonte, é a sexta maior cidade e compõe a terceira maior região metropolitana do Brasil. Possui vários pontos de entretenimento, museus e centros culturais, sendo ainda conhecida como a capital dos bares, sede de eventos como o Comida di Buteco, maior evento gastronômico de Minas Gerais e um dos maiores do Brasil.

Além da capital mineira, cidades muito procuradas são: Ouro Preto, Diamantina, Tiradentes, Uberlândia, Juiz de Fora e Contagem. O estado não possui praias, porém, é muito procurado pela tranquilidade do campo, sendo também um dos principais polos de turismo histórico no Brasil.

O Estado possui, além disso, diversas opções de ecoturismo, como a região da Serra do Cipó, da Serra do Caraça, da Serra da Canastra - em que se localiza a nascente histórica do Rio São Francisco - e a terceira maior cachoeira do país, a Cachoeira do Tabuleiro.

 Espírito Santo

 

Vitória, a menor capital da região Sudeste, porém com o maior IDH.

Vila Velha, a cidade mais populosa do estado.

É o terceiro maior estado em extensão territorial, porém, o menor em população e economia. Sua capital é Vitória, mas a cidade mais populosa é Vila Velha.

O estado demonstra um grande potencial turístico, embora pouco explorado. Conta com a versatilidade de ter o clima de montanha a menos de duas horas da praia, construções históricas, belezas naturais, construções e até cidades inteiras fundadas por imigrantes italianos e alemães inteiramente preservadas, dentre outras atrações.

Em setembro de 2006, surgiu o "Projeto Visitar", que visa à revitalização do centro de Vitória. O projeto encontra-se na etapa inicial e, com a abertura dos seculares patrimônios para visitação na capital do estado, contabilizou mais de dez mil visitantes nos primeiros seis meses.

As cidades mais visitadas são: Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari, Linhares, Iriri, São Mateus, Marataízes, Conceição da Barra, incluindo as dunas e a vila de Itaúnas.

Referências

 

  1. A maior floresta urbana do mundo. Parque Estadual da Pedra Branca. Página visitada em 07 de junho de 2008.
  2. Estimativas / Contagem da População 2007. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de novembro de 2007). Página visitada em 30 de junho de 2008.

 

 

 - Depois da pesquisa deixe que eles leiam e socializem para os colegas o que descobriram.

 menina lapis

Sugestão de atividade de registro para esse momento:

1) Solicite que os alunos produzam um relatório sobre a pesquisa realizada. Para tanto, eles deverão produzir um texto com suas palavras relatando o que descobriram com a pesquisa, e quais lugares são mais procurados pelos turistas na região Sudeste.

- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops para produzirem seus relatórios utilizando o Kword (metasys>aplicativos >ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos), mas se não participam deste projeto, eles poderão produzir escrevendo ou então utilizando os computadores do laboratório de informática de sua escola.

 

2) Solicite que eles separem imagens desses lugares para socializarem com os colegas na rodinha e também para que montem em uma pasta catálogo, lista com os nomes desses lugares e suas imagens, essa pasta poderá ser utilizada no dia da apresentação do projeto, e eles também poderão levar para casa para socializarem com suas famílias.

3) Procurar em revistas, jornais, livros e internet, imagens dos lugares turísticos pesquisados e montar um mural na sala com essas imagens.

4) Eles também poderão pesquisar além dos pontos turísticos, outros aspectos sobre o turismo nesses lugares, como por exemplo:

  • O que é comercializado;
  • Que tipo de artesanato é oferecido aos turistas;
  • Quais são as comidas típicas desse lugar;
  • Dentre outros.

 

5) Trabalho  interdisciplinar

Artes:

Professor, em diversas atividades é possível observarmos o diálogo enre as diferentes áreas do conhecimento. Aqui poderemos contar com o apoio da professora de Artes para que realize um trabalho com modelagem. Oriente seus alunos a escolherem alguns pontos turísticos da região Sudeste para representá-los com massa de modelar ou argila. Por exemplo, eles poderão representar o Cristo redentor ou uma obra de Alejadinho com a massinha ou argila. Solicite que guardem para a culminância do Projeto.

História:

Outra área é a História, que poderá resgatar a importância histórica destes pontos turísticos para o Brasil, como Ouro Preto, Sabará que abriga as obras de Alejadinho. Se quiser enriquecer sua aula, solicite a um professor de História de sua escola ou de outra instituição que faça uma palestra ou entrevista com seus alunos. Para isso, discuta com eles sobre estas possibilidades e a forma como vão convidá-lo.

Língua Portuguesa:

Aproveite esta situação para trabalhar em Língua Portuguesa, a produção de texto: elaborem uma carta-convite, em que falarão do projeto, do objetivo da entrevista e o que querem saber. Lembrem-se de colocar o dia, hora e local do evento.

 

9) Lista de pontos turísticos: faça com seus alunos uma lista com os lugares e pontos turísticos da região Sudeste para expor na sala de aula.

 menino tarefa

10) Tarefa de casa: solicite que os alunos pesquisem em casa com seus familiares em livros, revistas, jornais e internet, sobre o que é comercializado em cidades turísticas da região Sudeste, como por exemplo, o artesanato, os alimentos, dentre outros. Eles deverão anotar suas descobertas para socializar com a turma na aula seguinte.

 

11) Socialização da pesquisa: converse com seus alunos na rodinha e deixe que eles falem sobre a atividade realizada em casa, relatem o que pesquisaram com seus familiares. Em seguida, converse com eles sobre a importância do turismo para a economia e comércio da região Sudeste.

 

12) Confecção de artesanato: uma proposta lúdica e artística que seus alunos vão adorar realizar é confeccionar artesanatos que são oferecidos aos turistas em alguns lugares da região Sudeste. Agora que eles descobriram o que é oferecido de artesanato aos turistas com a pesquisa realizada com seus familiares, convide um professor de Artes para lhe auxiliar e a seus alunos, a confeccionarem alguns tipos de artesanato comercializados na região. Escolha artesanatos mais fáceis de serem realizados pelos alunos e, caso não tenha todos os materiais que serão utilizados em sua escola, solicite em uma aula anterior que eles tragam alguns materiais de casa.

- Depois de prontos os artesanatos, vocês poderão organizar uma Mostra Artesanal, para socializar os trabalhos com os familiares e colegas da escola. Ou então, expor no dia da apresentação do projeto.

 

13) Turismo e economia: após o momento anterior, trabalhe um texto jornalístico com seus alunos para explorar a questão do turismo contribuir para a economia das cidades do Sudeste. Aproveite esse momento para abordar esse gênero textual e suas características e funções com seus alunos. Veja abaixo uma sugestão:

  

 Reportagem:

Vida e Estilo » Turismo » Brasil » Brasil

Rio de Janeiro é destino mais procurado para lazer no País

Dados da pesquisa feita pelo Ministério do Turismo mostram que o Rio de Janeiro é o estado onde o gasto médio diário do turista é maior no país
Foto: Getty Images

             O Rio de Janeiro é o destino mais procurado por turistas estrangeiros que vêm ao Brasil buscando lazer. Uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo mostra que 46,1% dos turistas que chegaram ao país, em 2010, procuravam diversão e descanso. Quando o objetivo da viagem é negócios, o Rio de Janeiro ficou em segundo lugar, atrás apenas de São Paulo.

           A pesquisa foi feita a partir de entrevistas realizadas em aeroportos e fronteiras terrestres do Brasil. Quando os visitantes foram questionados sobre a motivação da viagem, dos que buscam lazer, 60,2% estão atrás de sol e praia. Segundo o secretário de Estado de Turismo, Ronald Ázaro, essas características já conhecidas da cidade do Rio ajudam a divulgar os outros municípios do estado.

         "Temos que fazer com que as pessoas tomem conhecimento de que não é mais a cidade maravilhosa e sim um conjunto de cidades maravilhosas. O turista já conhece o Rio pelos seus grandes ícones como o Cristo, Pão de Açúcar e as praias, por exemplo. Mas temos que aproveitar esse grande momento da capital para alavancar o interior" disse o secretário.

          Entre os locais onde houve um significativo aumento de turistas estrangeiros está a cidade de Paraty, na Costa Verde do estado. De 2004 para 2010, houve uma alta de 37% no número de visitantes. Para o secretário de Turismo, Ronald Ázaro, a diversidade de belezas naturais é um dos grandes atrativos para que a permanência do turismo no Rio de Janeiro se estenda.

         "O nosso estado é um dos poucos lugares no mundo em que num raio de 200 km pode se encontrar belezas super diferentes, como montanhas e praias, por exemplo. Muitos ouvem sobre essa diversidade que há por aqui, mas não sabem onde é. Por isso, temos que provocar para que eles conheçam Paraty, Búzios, Petrópolis, que ficam tão pertinho do Rio, e assim aumentamos o tempo de permanência" explica o secretário.

        Dados da pesquisa feita pelo Ministério do Turismo mostram que o Rio de Janeiro é o estado onde o gasto médio diário do turista é maior no país. Considerando todas as motivações para a viagem, a média de gasto diário no Rio foi de US$ 92,19. A média nacional é de US$ 66,27.

 

Fonte: http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/noticias/0,,OI5419631-EI14057,00-Rio+de+Janeiro+e+destino+mais+procurado+para+lazer+no+Pais.html

 

 menina lapis

- Explorando a Língua Portuguesa e Geografia

 

 Proponha em seguida uma interpretação de texto para seus alunos, explorando as informações da reportagem, veja uma sugestão:

·Qual é o lugar mais procurado pelos turistas no Brasil a procura de lazer?

·E a procura de negócios?

·Quais cidades do interior do Rio de Janeiro são citadas na reportagem como pontos turísticos?

·Quanto é o gasto diário do turista no Rio de Janeiro?

 

- Você encontra outra opção de reportagem a ser trabalhada com seus alunos sobre economia e turismo no sítio:

http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/noticias/0,,OI5589362-EI14057,00-SP+arrecadacao+com+turismo+na+cidade+bate+quase+R+mi.html – Acesso em 10/04/2012, intitulada “SP: arrecadação com turismo na cidade bate quase R$ 200 mil”.

 

 14) Palestra: que tal convidar alguém que já foi em algum lugar turístico da região Sudeste para contar para turminha como foi essa experiência? Pode ser também um guia turístico, dessa forma ele além de explorar com os alunos fotos da viagem realizada, mostrando pontos turísticos, comércio da região, dentre outros, poderá também explicar as crianças qual a função de um Guia e contar um pouco sobre essa profissão que vem crescendo cada vez mais no Brasil, especialmente, na região Sudeste.

 

- Convite: para tanto, elabore com seus alunos um convite para chamar o palestrante. Aproveite esse momento para abordar esse portador de texto com os alunos. No sítio http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/, você encontra modelos de convites que podem ser trabalhados com seus alunos.

 

15) Pesquisa de campo: pontos turísticos na minha cidade

- Professor, proponha aos alunos dialogar sobre os pontos turísticos em sua cidade. Para tanto, organize-os na rodinha e converse com eles sobre questões como:

·Você passeia muito em sua cidade?

·Que lugares você costuma frequentar?

·Quando você e sua família recebem um visitante de outro lugar em sua casa, onde costumam leva-lo para conhecer e passear em sua cidade?

·Onde o leva para comer?

·O que você costuma dar de lembrança para que ele se lembre de sua cidade? E o que ele costuma comprar?

- Depois de fazer esse levantamento com seus alunos, organize com eles uma pesquisa de campo, na qual, vocês poderão visitar, observar e fotografar lugares em sua cidade que podem ser pontos turísticos.

 

16 )Planejando a pesquisa de campo:

- Planeje com eles o dia do trabalho produzindo um roteiro de observação, que constem dados como:

·Local da visita:

·Data:

·Horário:

·Objetivo do trabalho:

·Critérios a serem observados:

- Como é o lugar;

- Porque ele pode ser um atrativo para turistas;

- Que tipos de atividade o turista poderá realizar no lugar;

- O que ele poderá comer e beber, ajudando nessa forma no comércio da cidade;

- Dentre outras questões.

 

Produza com eles um bilhete solicitando a autorização dos familiares para que realizem o trabalho de campo, veja abaixo um exemplo:

 

Bilhete de autorização

No dia 10/04/2012, os alunos do 1º ano, irão realizar um trabalho de campo em nossa cidade, no qual visitarão lugares como: Parque do Sabiá, Praças, Parque do Sibipiruna, Parque Siqueroli,  Estádio João Avelange, Mercado Municipal, dentre outros. Os alunos serão acompanhados por professores e serão levados por transporte escolar. Farão paradas nos lugares citados para observarem e fotografarem os mesmos.

Eles deverão estar uniformizados, levar uma garrafinha de água, lápis, borracha, folhas de papel e uma prancheta.

Para tanto, solicitamos que você preencha a seguinte ficha de autorização para que seu/sua filho/a possa realizar o trabalho com a turma.

Eu ___________________________________________ autorizo meu/minha filho/a

 ______________________________________________ a participar do trabalho de

 campo com a escola, no dia 09/04/2012.

____________________________________________________  _____/____/_____

Assinatura dos pais e/ou outro responsável.  Data

 

 

17) Trabalho de campo:

No dia da realização do trabalho solicite que os alunos levem consigo pranchetas, lápis e borracha para anotarem o que observarem. Oriente seus alunos a observarem o lugar e anotarem os pontos que devem ser observados, em seguida eles irão produzir fotografias do local.

- Depois vocês poderão revelar essas fotos para compor o dossiê do projeto, bem como expor no dia da apresentação. Ou ainda, montar um álbum dos lugares turísticos de sua cidade.

- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que levem seus laptops e utilizem a Webcam localizada na área de trabalho para fotografarem o passeio e os lugares visitados, ou leve uma máquina fotográfica digital.

 

18) Relatório: depois do trabalho de campo solicite que os alunos produzam um relatório, contando como foi o passeio e o que aprenderam com ele. Para a construção do relatório eles poderão consultar o roteiro de observação que preencheram durante o trabalho. Eles também poderão produzir desenhos ou então colocar as fotos que fizeram durante o passeio.

 

19) Turismo sustentável? O que é isso?

 - Professor, depois de trabalhar tantas questões sobre o turismo, aborde com as crianças um tema muito relevante, que é o turismo agregado a preservação ambiental. Para tanto, você poderá trabalhar dois textos com eles para explicar o que é turismo sustentável, e algumas atitudes ecologicamente corretas na pratica do turismo.

 

- Veja abaixo duas sugestões de textos que podem ser trabalhados:

 

Turismo Sustentável – O Que É Turismo Sustentável?

Autor: Carlos Abreu

• 14 de junho de 2010

Hoje em dia vivemos em meio às poluições, utilizamos os recursos naturais para atender nossas necessidades e na maioria das vezes nem nos damos conta de que o estamos fazendo. Só nos lembramos que tudo parte da natureza quando paramos para ouvir os noticiários que imploram à população que cuide do meio ambiente e desses recursos para que não se esgotem. Ou quando se ouve falar em sustentabilidade, que é um assunto bem comum hoje em dia.

Uma atividade que utiliza muito recurso natural é o turismo, que faz da natureza pontos turísticos e exige construções de infraestruturas para receber os visitantes, porém, tem havido uma série de propostas para amenizar esses impactos, de maneira a conciliar preservação da natureza com a expansão do turismo.

E é estudando essas propostas que muitas pessoas confundem ecoturismo com turismo sustentável.

O Turismo Sustentável é uma maneira de manter essa infraestrutura sem atitudes ofensivas ao meio ambiente, atendendo às necessidades dos turistas e dos locais que os recebem de maneira simultânea, fazendo o necessário para atender a economia, a sociedade e o ambiente sem desprezar a cultura regional, a diversidade biológica e os sistemas ecológicos que coordenam a vida.

Não é fácil estruturar um projeto de turismo sustentável, e muito menos colocá-lo em prática, pois exige atitudes ambientalistas, regras de utilização dos recursos naturais, e um pensamento ecológico, o que se contrapõe ao encontrado hoje na maioria dos lugares.

Já o Ecoturismo, é a exploração de ecossistemas em seu estado natural, sua vida selvagem e sua população nativa, o que de certa maneira preserva esses ecossistemas constantemente visitados, mas não é estruturado para preservar o meio ambiente, mas sim para fins lucrativos.

Em 2003 o Brasil começou a contar com o Plano Nacional do Turismo (PNT), que tem como base a ética e a sustentabilidade, e vem auxiliado o governo a tomar atitudes ecologicamente corretas.

Existem hoje no país outros projetos de turismo sustentável como o da Bacia Hidrográfica de Maquiné, que visa à exploração do rio sem causar danos ao meio ambiente, organizando as atividades turísticas já existentes na região e mobilizando a população com esse fim, o projeto de união do Rio de Janeiro e Minas Gerais na luta pelo turismo sustentável, o Projeto Pega Leve, voltado à convivência responsável com o meio ambiente e respeito a ele, entre tantos outros projetos encontrados pelo país afora.

O Brasil ainda está dando os primeiros passos para o turismo sustentável, havendo ainda aqui uma maior preocupação com o ecoturismo do que com primeiro, mas algumas cidades já o adotaram como, por exemplo, a cidade de Bonito, situada no Mato grosso do Sul, sendo um dos grandes destaques do turismo nacional, adotou uma política sustentável a partir dos anos 90, quando começou a ser mais visitado e sentiu a necessidade de colocar regras no turismo para que não destruísse seus bens naturais.

No exterior também encontramos cidades que já adotaram o turismo sustentável como Oeiras em Portugal, Rimini na Itália, Nuernberg na Alemanha, Gent na Bélgica, Cremôna e Réggio Calabria na Itália, Antalya na Turquia, Viareggio na Itália, Namur na Bélgica, Termoli na Itália e Salsomaggiore Terme também na Itália, todas componentes da Rede Europeia de Cidades para o Turismo Sustentável organizado no dia 8 de fevereiro de 2010 numa reunião em Bruxelas, a fim de proteger seus patrimônios naturais de um turismo mal estruturado.

O turismo sustentável e mesmo o ecoturismo são maneiras de proteger a vida mantendo a economia ativa, uma forma de unir responsabilidade ao desenvolvimento, sendo mais um passo para o tão almejado desenvolvimento sustentável.

 

Fonte: http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/turismo-sustentavel-o-que-e-turismo-sustentavel/

 

  

 

Turismo e a sustentabilidade

 

Em termos globais, Turismo é o maior setor econômico no que se refere ao faturamento e número de pessoas empregadas. Hoje, um em cada dez postos de trabalho surge a partir do turismo. Os números relacionados a esta indústria são extraordinários e tem crescido ano após ano devido à globalização, estabilidade e crescimento econômico mundial. Além da grande movimentação de pessoas e de divisas entre os países, o setor movimenta outros 50 setores em sua cadeia produtiva.

Este cenário nos mostra que, ao mesmo tempo em que o turismo pode ser um importante instrumento transformador de economias e sociedades, promovendo a inclusão social, oportunidades de emprego, novos investimentos, receitas e empreendedorismo, se mal administrado e planejado, pode gerar impactos ambientais, sociais e econômicos irreversíveis para o planeta.

A educação e conscientização do turista sobre estes impactos, somadas a implementação de práticas sustentáveis e socialmente responsáveis com a adoção de um código de conduta ética nos destinos turísticos, são ações imprescindíveis para que o turismo possa ter um desenvolvimento sustentável de longo prazo.

 

 O que é preciso para o desenvolvimento sustentável do turismo

 

  • Utilizar da melhor forma os recursos ambientais do destino;
  • Respeitar a autenticidade sociocultural da comunidade local;
  • Assegurar a viabilidade econômica de uma operação de longo prazo, proporcionando benefícios socioeconômicos igualmente distribuídos a todos os stakeholders do destino;
  • Promover a participação consciente de todos os stakeholders relevantes ao processo, assim como uma forte liderança política;
  • Manter o alto nível de satisfação do turista assegurando uma experiência significativa, elevando a conscientização sobre a sustentabilidade e promovendo praticas sustentáveis entre os turistas;
  • Turismo sustentável é um processo contínuo e requer monitoramento constante dos impactos no destino.


O destino turístico que assume esta prática obtém:

  • Melhor utilização dos recursos naturais e culturais;
  • Melhora da qualidade de vida da população;
  • Justa e autosustentada base comercial/econômica com foco no visitante;
  • Saudável parceria entre governo, iniciativa privada, terceiro setor e comunidade.

Fonte: http://www.sustentabilidade.org.br/conteudos_sust.asp?categ=18

 

 

Observação: No sítio http://pt.wikipedia.org/wiki/Stakeholder - Acesso em 12/04/2012, você encontra o significado do termo:

 

 Stakeholder (em português, parte interessada[1]ou interveniente), é um termo usado em diversas áreas como administração e  arquitetura de software  referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.”

 

- Depois de trabalhar os textos com os alunos, proponha um dialogo para que seja discutido como praticar o turismo de forma sustentável, e que atitudes devemos ter enquanto turistas para preservar o meio ambiente do local visitado.

 

- Os alunos poderão listar algumas atitudes de turistas conscientes sobre a preservação, e escrevê-las em uma cartolina para expor no dia do projeto. Poderão intitular essa lista com o título “Atitudes do turista legal”, por exemplo.

 

20) Socializando o projeto:

- Decida com seus alunos como é que vocês irão expor aos familiares e comunidade o que descobriram com a pesquisa sobre o turismo da região Sudeste.

- Uma sugestão é preparar com seus alunos uma exposição, na qual os alunos poderão se fantasiar de turistas e apresentarem para os familiares e a comunidade as atividades realizadas durante toda a pesquisa.

 

8ª etapa: Conclusões e depuração de hipóteses

- Nesse momento do projeto, os alunos deverão voltar em suas perguntas e hipóteses iniciais e compararem com o resultado de suas pesquisas, e então verificar se sua hipótese estava correta ou não. Em seguida, deverão sistematizar as respostas das perguntas iniciais para compor a conclusão em seu relatório. Veja um exemplo:

 

Aluno

Problema

Hipótese

Conclusão

Arthur

Que lugares podemos visitar no Rio de Janeiro?

O cristo redentor.

Há vários pontos turísticos na cidade do Rio de Janeiro como praias, museus, bairros como a lapa, o sambódromo, favelas, dentre outros. O cristo redentor e pão de açúcar são um dos mais famosos e visitados. Há também outros lugares turísticos no Estado do Rio de Janeiro.

 

9ª etapa: Apresentação e exposição

- Organize com seus alunos a exposição do projeto, para tanto, você poderá montar slides com uma apresentação   dos dados da pesquisa para que eles possam apresentar aos pais e comunidade escolar.

- Nesse projeto, sugerimos como forma de socializar os resultados, uma exposição, na qual os alunos irão apresentar o que descobriram durante todo o projeto, utilizando para tanto, cartazes, fotos, painéis, artesanatos confeccionado, dentre outros recursos.

Organizando a exposição: Brincando de turistas!!!

- Professor, retome com os alunos os conteúdos que foram trabalhados e as características do turismo da região Sudeste.

- Confeccione também murais e cartazes com trabalhos e fotos dos alunos retratando o processo de pesquisa e suas descobertas.

- Ensaie as apresentações, e construa junto com eles enfeites para compor o cenário e combine um vestuário para a apresentação, no caso eles poderão vir fantasiados de turistas da região Sudeste. Cada aluno poderá escolher uma cidade ou ponto turístico para apresentar aos visitantes, e convencê-los do quanto é bom visitar esse lugar explicando as vantagens e opções de atividades que o mesmo pode oferecer.

- Você também poderá dividir falas para que eles abordem alem dos pontos turísticos, questões como a economia, o comércio e preservação do meio ambiente da região escolhida por cada aluno para ser apresentada.

- Confeccione com seus alunos os convites para serem enviados aos seus familiares e as outras turmas da escola. Aproveite esse momento para trabalhar com eles as características desse gênero textual;

- Registre o momento da apresentação.

-Se o Dossiê ou portfólio do projeto já estiver concluído, deixe-o exposto para que os visitantes possam analisá-los e dar sua opinião, para isso mantenha ao lado um bloco ou folhas e lápis para o registro.

 

- Professor, outra sugestão é organizar uma excursão com  seus alunos para que vocês possam praticar o turismo de forma concreta. Para tanto, converse com eles e decidam um lugar que querem conhecer e visitar. Depois organize o passeio com sua escola e familiares. Como os alunos são pequenos, escolha um lugar perto de sua Cidade, para que possam ir e voltar no mesmo dia. Eles vão adorar!

 Imagem 6 - Fonte: 

 

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

 Especiais para crianças sobre parques nacionais - http://www.smartkids.com.br/especiais/parques-nacionais/ - Acesso em 11/04/2012.

  Texto sobre o Rio de Janeiro em linguagem acessível para crianças - http://www.smartkids.com.br/especiais/estados-brasileiros-rio-de-janeiro.html - Acesso em 11/04/2012. 

Atividades de passa  tempo sobre pontos turísticos do Rio de Janeiro - http://www.smartkids.com.br/passatempos/estados-brasileiros-rio-de-janeiro.html- Acesso em 11/04/2012.

  

Sugestões de links para professores:

  Sítio de pesquisa: turismo em Minas Gerais http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/noticias/0,,OI4690112-EI14057,00-Divirtase+em+nove+cidades+historicas+de+MG.html - Acesso em 11/04/12

 

 Sítio de pesquisa: turismo em São Paulo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo_em_S%C3%A3o_Paulo- Acesso em 11/04/2012

 

 Sítio de pesquisa: turismo no Rio de Janeiro

http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo_no_Rio_de_Janeiro - Acesso em 10/04/2012

 

 Vídeo – Conheça o Espírito Santo http://www.youtube.com/watch?v=DF2bY4FH5ao&feature=related – Acesso em 10/04/2012.

 

 Vídeo – Descubra o Espírito Santo - Secretaria de Turismo do Espírito Santo http://www.youtube.com/watch?v=Io6k4BQFhvI&feature=related -  Acesso em 10/04/2012

 

 Sugestões de artigos e trabalhos que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

 

Artigo: Políticas públicas de turismo e sustentabilidade - www.uesc.br/revistas/culturaeturismo/edicao6/artigo_5.pdf - Acesso em 11/04/2012

 

Documento publicado pelo Ministério do Turismo – Turismo e sustentabilidade -

http://www.ibam.org.br/media/arquivos/estudos/turismosustentabilidade_turismo.pdf -  Acesso em 11/04/2012.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas durante o projeto de pesquisa. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles compreenderam como se realiza uma pesquisa, se fizeram suas pesquisas de forma autônoma e participaram das situações propostas. Analise se compreenderam o que é turismo, descobrindo lugares turísticos da região Sudeste e a importância do mesmo para o desenvolvimento do comércio e economia na região; se reconheceram a importância de práticas de turismo sustentável e desenvolveram uma consciência sobre a preservação dos ambientes visitados. Analise ainda se desenvolveram habilidades de leitura; resolveram situações-problema; organizaram dados em gráficos e reconheceram a estrutura de gêneros textuais como texto expositivo, roteiro de entrevista, texto jornalístico, convite, dentre outros.

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