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A estrutura das plantas: funções e utilidades – UCA/ Metodologia Científica

 

05/05/2012

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Identificar a estrutura das plantas;

·         Compreender a necessidade, função e utilidade das plantas;

·         Interagir com os pares;

·         Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;

·         Compreender e vivenciar um trabalho de Iniciação Científica pautado no diálogo e na investigação, com ênfase na observação e na experimentação;

·         Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;

·         Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;

·         Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades
Aproximadamente 840 minutos – 7 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções do que seja flora, leitura e escrita. Consideramos importante que o aluno já possua conhecimentos básicos sobre a utilização: do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA e do tablet. Além disto, é importante que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR:

 

Professor, a Iniciação Científica discente trabalhada desde a mais tenra idade, propicia um desejo a mais para aprender a aprender. Essa forma de se construir conhecimentos comunga da ideia da organização do currículo por projetos de trabalho (HERNÁNDES, Fernando e VENTURA, Montserrat. Organização do currículo por projetos de trabalho. 5. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.) e tem a finalidade de alcançar os seguintes objetivos:

 

·         Abordar um sentido da globalização em que as relações entre as fontes de informação e os procedimentos para compreendê-la e utilizá-la fossem levados adiante pelos alunos, como acontece nos enfoques interdisciplinares.

·         Introduzir uma nova maneira de fazer do professor, na qual o processo de reflexão e interpretação sobre a prática fosse a pauta que permitisse ir tornando significativa a relação entre ensinar e aprender.

·         Gerar uma série de mudanças na organização dos conhecimentos escolares, tomando como ponto de partida as seguintes hipóteses:

 

  •   Na sala de aula, é possível trabalhar qualquer tema, o desafio está em como abordá-lo com cada grupo de alunos e em especificar o que podem aprender dele.
  •   Cada tema se estabelece como um problema que deve ser resolvido, a partir de uma estrutura que deve ser desenvolvida e que pode encontrar-se em outros temas ou problemas.
  •   A ênfase na relação entre ensino e aprendizagem é, sobretudo, de caráter procedimental e gira em torno do tratamento da informação.
  •   O docente ou a equipe de professores não são os únicos responsáveis pela atividade que se realiza em sala de aula, mas também o grupo-classe tem um alto nível de implicação, na medida em que todos estão aprendendo e compartilhando o que se aprende.
  •   Podem ser trabalhadas as diferentes possibilidades e interesses dos alunos em sala de aula, de forma que ninguém fique desconectado e cada um encontre um lugar para sua implicação e participação na aprendizagem.

 

A Iniciação Científica enquanto modalidade de articulação dos conhecimentos escolares é uma forma de organizar a atividade de ensino e de aprendizagem, que implica considerar que tais conhecimentos não se ordenam para sua compreensão de uma forma rígida, nem em função de algumas referências disciplinares preestabelecidas ou de uma homogeneização dos alunos.

A função do Projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação a :

1)      O tratamento da informação, e

2)      Relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos, a transformação da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio.

 

Nesse sentido, o ponto de partida é a Escolha do Tema.

 

Professor e alunos,devem perguntar-se sobre a necessidade, relevância, interesse ou oportunidade de trabalhar um ou outro determinado tema. Todos eles analisam, de diferentes perspectivas, o processo de aprendizagem que será necessário levar adiante para construir conjuntamente um Projeto.

Após a escolha do tema, toda a turma deve fazer a Justificativa do Projeto, que é o motivo pelo qual deva acontecer. É na verdade o porquê do Projeto.

Logo após, é necessário criar os Objetivos sobre a temática do Projeto, estes devem ser definidos coletivamente pelos integrantes da Pesquisa.

Em seguida, vem uma etapa muito importante: a Problematização. Esse momento é composto por perguntas relacionadas ao tema da Pesquisa, as quais devem ser elaboradas de uma maneira que os alunos possam respondê-las, no decorrer da Pesquisa.

Concluídas as perguntas, que serão pesquisadas, faz-se o levantamento das Hipóteses, ou seja, do que os alunos já conhecem e desconhecem sobre o assunto.

Exemplo:


Tema: A estrutura das plantas: funções e utilidades

Problema: Do que as plantas precisam para viver?

Hipótese: Água e sol

 

Dando continuidade devemos percorrer as demais etapas:

. Seleção das fontes da Pesquisa: Nesta etapa os alunos selecionarão os locais onde irão pesquisar sobre o tema escolhido e os recursos que utilizarão para testarem suas hipóteses e responderem sua/s pergunta/s.

. Cronograma: Os alunos deverão registrar: o que fazer, quando e quem.

. Comprovação das hipóteses/ desenvolvimento da Pesquisa: A partir das hipóteses levantadas, utilizando as fontes de Pesquisa, os alunos buscarão refutá-las ou comprová-las, tendo em vista a busca de resposta/s para a problematização.

      . Conclusão: Deverá expor as conclusões a que os alunos chegaram, após testarem as hipóteses. É o momento em que irão responder a problematização da Pesquisa.

Concluída a Pesquisa é chegado o momento para “Socializar seus resultados” para comunidade escolar, e se houver espaço para a comunidade externa. A socialização da Pesquisa é um compromisso que todo pesquisador deve assumir com a sociedade, pois assim estará contribuindo com a propagação de saberes necessários para a melhoria da vida no Planeta Terra e sua preservação.

O Projeto deverá ser realizado de uma maneira flexível. As atividades vão ocupar várias aulas, até mesmo semanas. Porém, o planejamento deverá ser revisto constantemente, após e durante as Pesquisas.

 

1ª Atividade:

 

Professor, antes de escolher o tema a ser trabalhado no Projeto, nesse momento, se torna importante começar a conversar com a turma sobre o que é Pesquisa. Para tanto, os alunos poderão procurar no dicionário o significado da palavra PESQUISA, e registrá-lo em uma folha de papel branco, visando socializá-lo para toda turma.

Em seguida, problematize: “Se Pesquisa é uma investigação sobre determinado assunto, precisamos de um Tema para ser investigado”.

Sugerimos que cada aluno pense em um tema para ser trabalhado. Entregue uma folha de papel em branco ou solicite que os alunos acessem o laptop Classmate, utilizando o programa KolourPaint,seguindo os passosMetasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint e façam um desenho representando o que querem pesquisar. Se preferir, elabore um Para Casa, para os alunos conversarem com seus familiares e juntos pensarem em um tema a ser investigado.

 

OBSERVAÇÃO: Professor, o Projeto pode surgir em qualquer período ou espaço escolar, não necessariamente precisa ser em um momento predeterminado. Exemplo: A turma encontrou um casulo no pátio e gostaria de saber o que tem lá dentro, se a borboleta sai de lá e como a lagarta desaparece. A partir daí, se for interesse de todos investigar a vida desse animal, eis que surge, por exemplo, um Projeto de Pesquisa.

Reúna a turma em roda de conversa e peça para todos falarem, argumentarem  “Porquê” determinado tema deveria ser escolhido. Feito isso, faça uma votação e eleja o tema da turma. Solicite que os alunos elaborem o gráfico no programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos) ou utilizem o tablet.

Para instigar os alunos a participarem do Projeto aqui proposto “A estrutura das plantas: funções e utilidades” é necessário promover um momento de sensibilização utilizando para isso diversos recursos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal temática. Exemplos: vídeos, imagens, músicas, contação de histórias, dentre outros.

Nesse momento, sugerimos que você instigue a curiosidade dos alunos, em realizar um Projeto sobre: “A estrutura das plantas: funções e utilidades”. Para isso, apresente à turma diversos vídeos que dizem respeito à importância das plantas, para favorecer o diálogo sobre a temática. Em seguida solicite que acessem no tablet ou no laptop Classmate, os sítios sugeridos abaixo:

 

 

arvore feliz

http://www.youtube.com/watch?v=9_cpSRlJ8AA&feature=related  (Acesso 10/04/2012)

 

arnaldo antunes

http://www.youtube.com/watch?v=5M-8PCML2pI&feature=fvwrel (Acesso 10/04/2012)

 

 

video educativo

http://www.youtube.com/watch?v=gIutdihVAF8  (Acesso 10/04/2012)

 

dia da arvore

http://www.youtube.com/watch?v=OKKfMF62g7w (Acesso 10/04/2012)

 

 

O trabalho a ser realizado após a apresentação do vídeo é de suma importância para consolidar as informações adquiridas a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como parâmetro os seguintes itens para nortear o diálogo:

 

·         O que cada aluno achou do vídeo;

·         Percepção da estrutura das plantas;

·         Conhecimento sobre algumas dessas plantas;

·         O que mais chamou a atenção.

 

Após todos participarem, é importante conversar com a turma sobre a importância de um estudo aprofundado sobre a estrutura, funções, utilidades e necessidades das plantas, para que possamos contribuir com a sua preservação frente a sua grande diversidade. Professor, observe atentamente as expressões orais e gestuais dos alunos, que se referem ao interesse ou não de estudar o tema.

Agora, converse com a turma sobre o que os alunos acham de iniciarem um trabalho de Pesquisa para ampliarem seus conhecimentos sobre as plantas. Neste momento, é importante ouvir cada aluno sobre o desejo de participar do Projeto.

Elabore com a turma um Título para o Projeto, instigue os alunos a proporem algumas sugestões de títulos e faça a escolha, seja por votação, ou mesmo por um meio de diálogo. Em seguida, registre no caderno de Projeto e peça aos alunos que escrevam suas opiniões sobre esta escolha.

 

VARIAÇÕES: Se preferir, o título poderá ser decidido ao final de todas as etapas de investigação do Projeto.

 

Professor, juntamente com a turma, decida a melhor forma de organizar os registros do Projeto. Podendo o mesmo ficar registrado em um caderno específico para o Projeto, ou mesmo, ser estruturado em uma pasta com plásticos, onde se guardariam cada folha do Projeto. Se preferir, ainda poderá unir todas as folhas trabalhadas no Projeto e montar um "dossiê". Optando pelo caderno, solicite que os alunos construam uma capa que contenha os dados pessoais do aluno e da escola e insiram o título escolhido. Os alunos poderão fazer um desenho inicial do que já conhecem sobre as plantas em uma folha de papel para ser anexada ao "dossiê", ou utilizar o tablet ou o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint) ou fazer colagens.

Veja os exemplos a seguir:

 

Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

 

 

Título do Projeto: A estrutura das plantas: funções e utilidades

 

 

Desenho do aluno sobre a temática

 

 

 

Aluno:

Turma:

Professor:

 

Após terminarem a atividade, os alunos poderão apresentar a capa com o seu desenho e explicá-lo para o grupo.

Escolhida a temática e o título do Projeto, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo sobre “A estrutura das plantas: funções e utilidades”. Neste momento, a turma deverá expor os motivos que a levaram a optar pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo.  O registro desta atividade poderá ser feito no caderno do Projeto ou em folhas a serem anexadas. Para isso, auxilie os alunos a participarem da construção coletiva de um texto, expondo as suas ideias. Se preferir, os alunos poderão fazer a justificativa com o auxílio de seus familiares, é uma boa estratégia para aproximar /integrar a família ao Projeto/Tema. Para tanto, elabore um PARA CASA sobre a justificativa do Projeto.

 

JUSTIFICANDO O TEMA

 

ESTAMOS TRABALHANDO COM O PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. NOSSA TURMA ESCOLHEU PESQUISAR SOBRE O TEMA __________________________________.

PROCURE CONVERSAR COM SUA FAMÍLIA SOBRE ESTE TEMA. ESCREVA ABAIXO UMA JUSTIFICATIVA, QUE É O MOTIVO PELO QUAL VOCÊ GOSTARIA DE ESTUDAR.

 

EU QUERO ESTUDAR SOBRE A ESTRUTURA DAS PLANTAS PORQUE...

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

 

2ª Atividade:

 

Professor, o Projeto de Iniciação Científica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investigação. Nesse sentido, organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre “A estrutura das plantas: funções e utilidades”.

Prepare uma cartolina e registre nela os objetivos traçados pelos investigadores. Os alunos deverão registrar no caderno de Projeto os objetivos construídos. Veja alguns exemplos abaixo:

 

Objetivos:

 

·         Conhecer a estrutura das plantas;

·         Identificar funções e utilidades das plantas;

·         Refletir e construir ações para a preservação do meio ambiente;

·         Aprender a realizar uma Pesquisa;

·         Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias;

·         Refletir e construir ações para a preservação do meio ambiente.

 

A seguir, é chegado o momento de construir com a turma as Problematizações que conduzirão o Projeto. Para isso, explique para a turma que para fazermos uma Pesquisa, necessitamos de perguntas e de dúvidas, a serem investigadas. Sendo assim, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e instigue os alunos a descobrirem o que gostariam de saber sobre as plantas. Para este momento, você poderá possibilitar que os alunos busquem informações na internet, revistas ou em outras fontes de informação, ou mesmo incitá-los a fazerem uma pergunta de cunho próprio, ou seja, partirem da curiosidade que cada aluno já possua sobre o tema. É importante que os alunos compreendam que outras questões poderão surgir durante a realização do Projeto e que poderão ser incluídas na investigação, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolve a Pesquisa.

 

Exemplos:

 

·         Como é o corpo das plantas?

·         Todas as plantas são iguais?

·         Do que a planta precisa para viver?

·         Cada parte da planta tem uma função?

·         Como o homem pode utilizar as plantas?

 

Solicite que os alunos registrem no papel as dúvidas e posteriormente as leiam para a turma. É importante que cada aluno elabore pelo menos uma questão. Você poderá agrupar as questões que tenham o mesmo teor de conteúdo. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos deverão copiar no caderno do Projeto esta etapa construída individualmente.

Professor, diante de cada pergunta elaborada pelos alunos, é importante instigá-los a pensarem sobre as Hipóteses que já possuem sobre a sua própria dúvida. Este movimento é fundamental para valorizar o conhecimento prévio do aluno sobre o tema. Por isso, solicite que cada aluno busque responder a questão elaborada por ele anteriormente, levantando uma hipótese, a qual será validada ou não no decorrer da Pesquisa. Como registro, sugerimos que os alunos registrem no caderno de Projeto a sua própria pergunta e a hipótese para a mesma. Faça um momento de socialização das ideias, em que cada aluno possa relatar para a turma a sua produção. Veja alguns exemplos a seguir:

 

·         Como é o corpo das plantas?

Hipóteses: O corpo dela tem raiz, folha e dá sombra.

 

·         Todas as plantas são iguais?

Hipótese: Não, algumas não têm caule.

 

·         Do que a planta precisa para viver?

Hipótese:  Ela precisa de água e de sol.

 

·         Cada parte da planta tem uma função?

Hipótese:  Sim.

 

·         Como o homem pode utilizar as plantas?

Hipótese: Na alimentação.

 

Após a construção e registro das hipóteses, incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informações sobre o tema. Para isso, faça uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que já utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informações no dia a dia. Após este momento, solicite que cada aluno registre no caderno de Projeto as fontes sugeridas pelo grupo.

É importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Iniciação Científica, torna-se condição primordial à busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compor uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investigação, sugerimos as seguintes fontes de Pesquisa:

 

  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Fotos
  • Enciclopédias
  • Imagens
  • Livros
  • Vídeos
  • Dicionário

 

Também ressaltamos algumas estratégias metodológicas que podem enriquecer o trabalho com a turma, tais como:

 

  • Trabalho de campo
  • Entrevista
  • Palestras
  • Trabalhos individuais e em grupos
  • Experiências
  • Observações

 

Professor, agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto. Este cronograma não consiste em algo estático e rígido, mas sim, participa de um processo flexível que dependerá fundamentalmente do percurso do próprio Projeto. O cronograma poderá ser registrado no caderno de Projeto, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo responsabilidade de executar o curso da investigação. Exemplo:

 

CRONOGRAMA DESSA AULA:

 

Variações: Se o Projeto for desenvolvido durante todo o ano, cada uma das suas etapas poderá ser realizada em atividades específicas. Por exemplo: 1ª atividade: Definindo o tema, 2ª atividade: Justificando o tema e assim por diante. Optamos por unir mais de uma etapa nas atividades para o texto não ficar demasiadamente extenso.

 

 

1º Atividade: Escolher:  tema, título e justificativa.

2º Atividade: Traçar objetivos, problematizar o tema/levantar hipóteses e elencar as fontes de Pesquisa.

3º Atividade: Iniciar o desenvolvimento da Pesquisa com observação, vídeos, livros e textos online sobre a necessidade e estrutura das plantas.

4ª Atividade: Identificar as funções de cada parte da planta por intermédio de vídeos, livros, textos online, poesias, entrevistas.

5ª Atividade: Compreender as utilidades da planta ao ser humano.

6ª Atividade: Concluir a Pesquisa e apresentar as descobertas do Projeto: “A estrutura das plantas: funções e utilidades” para a família e toda a comunidade escolar.

 

3ª Atividade:

 

Professor, retome com os alunos as atividades já desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as etapas e a própria construção do Projeto. Assim, você poderá ter uma noção de como começar o processo de Pesquisa e os recursos materiais necessários para realização da atividade.

Inicialmente, organize a turma e, coletivamente, procurem pela escola algumas plantas para identificarem a estrutura delas. Indague à turma:

 

·         Quais partes podem ser identificadas nessa planta?

·         Alguém sabe para que serve cada parte?

·         Do que as plantas precisam para viver?

 

Por meio dos sítios e dos livros abaixo sugeridos, os alunos deverão compreender que:

As plantas ou vegetais são seres vivos, porque:

 

1.      Nascem.

2.      Crescem.

3.      Dão origem à novas plantas, isto é, se reproduzem.

4.      Morrem.

 

http://www.apoema.com.br/ambiente4.htm

http://www.slideshare.net/kassa13/as-plantas-partes-e-composio-da-planta

( Acessados em 10/04/2012)

 

PASSOS, Marinez Meneghello. De olho no futuro: novo. São Paulo: Quinteto Editorial, 2001.

BONDUKI, Sônia; CAMARGO, Carolina Reuter. Ciências: 3° ano. São Paulo: Companhia Edital Nacional, 2008.

 

As plantas necessitam de terra, água, ar e luz solar para viverem e se desenvolverem:

 

·         Luz solar: a luz solar é necessária para as plantas produzirem seu próprio alimento.

·         Água: é fundamental para a vida dos vegetais. Ela é necessária para evitar que as plantas morram. Uma de suas funções é participar da fabricação do alimento das plantas.

·         Ar: as plantas utilizam gases do ar na respiração e na produção do seu próprio alimento.

·         Terra: as plantas terrestres fixam as raízes na terra, isto é, no solo. Do solo elas retiram a água e os sais minerais necessários. A água é usada para a planta produzir seu próprio alimento; os sais minerais são necessários para o desenvolvimento da planta.

·         Temperatura adequada: algumas plantas morrem quando expostas a temperatura muito baixa ou muito elevada.

·         Espaço suficiente: certos tipos de plantas morrem quando plantadas muito perto umas das outras. Somente as mais resistentes sobrevivem.

 

Os alunos poderão registrar no caderno de Projeto o que compreenderam sobre o que as plantas necessitam para viver e fazerem um desenho envolvendo todos os elementos necessários para a sobrevivência das plantas, se os alunos preferirem, utilizem o laptop ou o tablet.

 

A seguir, prepare uma apresentação de vídeos sobre "A estrutura das plantas". Sugerimos:

 

estruturasf

http://www.youtube.com/watch?v=UG3x00ajPdo  (Acesso 10/04/2012)

 

partes

http://www.youtube.com/watch?v=jkrLIvbxCiQ  (Acesso 10/04/2012)

 

O trabalho a ser realizado após a apresentação dos vídeos é de suma importância para consolidar as informações adquiridas, a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como parâmetro os seguintes itens para nortear o diálogo:

 

·         O que cada aluno achou do vídeo.

·         Percepção da estrutura das plantas.

·         Conhecimento de algumas dessas plantas.

·         O que mais chamou a atenção.

 

 

Prepare um momento para os alunos produzirem uma montagem com as partes das plantas. Segue alguns exemplos:

 

·          Recorte e cole as partes da planta;

·          Providencie cada parte da planta e cole em uma folha de papel A3;

·          Monte uma apresentação no programa Kpresenter do laptop Classmate.

Para construir uma apresentação de slides com o tema “Partes das plantas”, basta utilizar o programa Kpresenter ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Gerador de Apresentação).

Ao abrir o programa escolha a opção “Apresentações na Tela” e escolha o slide modelo KDE e clique no botão do lado direito “Usar este Modelo”.

Para inserir um título ao slide dê um duplo clique com o cursor do mouse na área pontilhada de um retângulo. Em seguida, digite o título desejado para a capa do trabalho, por exemplo, “Partes das Plantas”.

Insira um novo slide clicando na aba Inserir > Slide (escolha a opção inserir novo slide depois do slide atual e a opção usar modelo padrão) e Clique em OK.

Da mesma forma que você criou o título do slide anterior, coloque o nome da parte da planta, exemplo: raiz, busque no google uma imagem de uma raiz e cole abaixo da palavra raiz.

Repita o processo para inserir as outras partes das plantas, em novos slides.

Assim que terminar, Salve o Arquivo: Clique na Aba Arquivo > Salvar. Professor, sugerimos que salve o arquivo clicando em Ambiente para localizar mais fácil seu arquivo posteriormente.

Para visualizar as apresentações clique na aba Apresentação > Iniciar.

Monte um álbum com as partes das plantas utilizando seus próprios desenhos, gravuras e ou plantas desidratadas. Você deverá colocar a identificação de cada parte que inserir no álbum, assim como outras informações que julgar necessárias.

Nessas atividades, respondemos às seguintes perguntas:

 

·         Como é o corpo das plantas?

·         Todas as plantas são iguais?

·         Do que a planta precisa para viver?

 

4ª Atividade:

 

Professor, nesse momento, organize a turma em grupos de quatro alunos e solicite que façam uma Pesquisa nos livros didáticos e enciclopédias para descobrirem as funções de cada parte da planta. Esse trabalho poderá ser realizado na sala de aula ou no espaço da biblioteca. Sugerimos que em vários momentos da Pesquisa, utilizem o espaço da biblioteca, com o intuito de explorar os livros, jornais, enciclopédias, revistas e outras fontes de Pesquisa, disponíveis na escola.

Sugerimos algumas referências:

 

PASSOS, Marinez Meneghello. De olho no futuro: novo. São Paulo: Quinteto Editorial, 2001.

BONDUKI, Sônia e CAMARGO Carolina Reuter. Ciências: 3° ano. São Paulo: Companhia Edital Nacional, 2008.

BALESTRI, Rodrigo e SANTANA Érika. Ciências, 1ª série. São Paulo: Escala Educacional, 2005.

Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna. Projeto Pitanguá: Ciências. São Paulo: Moderna, 2005.

 

O trabalho com textos online requer de você, professor, uma leitura prévia dos mesmos, para que possa conhecê-los e criar estratégias pedagógicas direcionadas ao conteúdo trabalhado. Se preferir, faça uma montagem com as principais informações obtidas nos sítios abaixo recomendados.

 

http://www.paisagismobrasil.com.br/index.php?system=news&news_id=541&action=read

http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/6335/partes-da-planta

(Acessados em 10/04/2012)

 

Por meio dessas referências os alunos deverão perceber as seguintes funções:

RAIZ

Uma semente, quando cai em terra apropriada ou é plantada, sofre a ação de fatores como a umidade da água, a luz e o calor do sol.

FUNÇÕES DA RAIZ:

As funções da raiz são:

·         Fixar a planta no solo, ou seja, na terra;

·         Retirar do solo água e sais minerais;

·         Transportar a água e os sais minerais até o caule.

CAULE

À medida que a raiz se desenvolve, forma-se, ao mesmo tempo, um broto que cresce para fora da terra, dando origem ao caule.

FUNÇÕES DO CAULE:

As funções do caule são:

·         Sustentar as folhas, as flores, os frutos e as sementes;

·         Conduzir a água para que a planta produza seu alimento e possa viver;

·         Conduzir para as outras partes da planta o alimento produzido por ela.

FOLHA

No processo de desenvolvimento do caule, aparecem as primeiras folhas. A partir do surgimento das folhas, a planta pode fabricar o alimento que necessita para continuar se desenvolvendo.

FUNÇÕES DA FOLHA:

As funções da folha são:

·         Realizar as trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente;

·         Eliminar água por meio da transpiração;

·         Produzir alimento para a própria planta.

FLOR

Como desenvolvimento da planta, surgem as flores. Elas são responsáveis pela reprodução do vegetal.

FUNÇÕES DA FLOR:

A função da flor é servir de órgão de reprodução da planta.

FRUTO

Após murchar e cair, a flor geralmente dá lugar ao fruto. Esse fruto irá se desenvolver e conterá a semente, que ficará protegida no seu interior.

FUNÇÃO DO FRUTO:

A função do fruto é guardar e proteger as sementes.

SEMENTE

Quando o fruto está maduro, a semente encontra-se desenvolvida.

FUNÇÃO DA SEMENTE:

A função da semente é dar origem a uma nova planta.

Professor segue abaixo algumas atividades sobre a temática “Plantas”.

 

exercicio 1

http://picasaweb.google.com/lh/photo/MnFHNI7j2fVqI3bpZNJxyg (Acesso 13/04/2012)

 

 

exercicio 2

http://educa-inf.webnode.com.br/a3%C2%BA%20ano/partes-das-plantas/ (Acesso 13/04/2012)

exercicio 3

http://www.alemdogiz.com/2009/09/um-pouco-mais-sobre-plantas-agora-e-vez_15.html (Acesso 13/04/2012)

 

exercicio 4

 

http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2009/10/plantas-atividades.html  (Acesso 13/04/2012)

 

exercicio 5

http://cantinhopreferidodamah.blogspot.com.br/2011/07/partes-das-plantas.html (Acesso 13/04/2012)

 

 

Utilizando o laptop classmate ou o tablet os alunos poderão pintar as partes da planta acessando o jogo abaixo.

http://jogoseducativos.buscasulfluminense.com/?tag=jogo-de-pintar-as-partes-da-planta

(Acessado em 10/04/2012)

 

5ª Atividade:

 

Professor, os alunos identificarão que as partes que compõem as plantas não são usadas somente na alimentação, mas também na fabricação de remédios, perfumes, tecidos, cestas, bebidas, fibras têxteis, dentre outros. Abaixo algumas referências que tratam desse assunto.

Raiz:

http://www.coolkids.guarda.pt/content/as-raizes

http://www.jornallivre.com.br/307225/para-que-utilidade-tem-as-raiz-.html

(Acessados em 10/04/2012)

Caule: 

http://www.brasilescola.com/biologia/caule.htm

http://www.coolkids.guarda.pt/content/os-caules

(Acessados em 10/04/2012)

Folha:

http://www.coolkids.guarda.pt/content/as-folhas

http://www.iesambi.org.br/margem_arquivos/mudasutilidades.htm

(Acessados em 10/04/2012)

Flor:

http://www.triangulomineiro.com/noticia.aspx?catNot=52&id=6082&nomeCatNot=Eventos

http://www.ancorador.com.br/casa-familia/jardinagem/flores-curiosidades-utilidade-flores

(Acessados em 10/04/2012)

Fruto:

http://www.frutas.radar-rs.com.br/frutas/abacate/abacate.htm

(Acessado em 10/04/2012)

Semente:

http://www.editora-opcao.com.br/ada354.htm

(Acessado em 10/04/2012)

 

PASSOS, Marinez Meneghello. De olho no futuro: novo. São Paulo: Quinteto Editorial, 2001.

 

UTILIDADES DAS RAÍZES:

Veja a seguir como algumas raízes são utilizadas:

 

·         Na alimentação: cenoura, beterraba, mandioca, nabo, rabanete.

·         Na fabricação de remédios: salsaparrilha, ruibarbo. (Oriente os alunos para que não se automediquem - não utilizem remédios, sem orientação médica).

·         Na fabricação de perfumes: angélica, sassafrás.

 

 

UTILIDADES DOS CAULES:

Veja a seguir como alguns caules são utilizados:

 

·         Na alimentação: palmito, cana-de-açúcar.

·         Na fabricação de remédios: quina, ipê-roxo (Oriente os alunos para que não se automediquem - não utilizem remédios, sem orientação médica).

·         Na fabricação de tecidos, cestas, bolsas e cortinas: linho, rami, juta.

·         Na construção civil: pínus, canela, eucalipto, itaúba.

 

UTILIDADES DAS FOLHAS:

Veja a seguir como algumas folhas são utilizadas:

 

·         Na alimentação: alface, couve, repolho, rúcula, agrião, salsa, almeirão, espinafre, escarola (conhecida como chicória).

·         Na fabricação de remédios: erva-de-santa-maria, folha de maracujá, quebra- pedra, babosa, erva-cidreira (Oriente os alunos para que não se automediquem - não utilizem remédios, sem orientação médica).

·         Na fabricação de bebidas: mate, alcachofra.

·         Na fabricação de fibras têxteis: sisal, carnaúba.

 

UTILIDADES DAS FLORES:

Veja a seguir como algumas flores são utilizadas:

 

·         Na alimentação: brócolis, couve-flor, flor da aboboreira.

·         Na fabricação de remédios: erva-doce, camomila, alcachofra, rosinha branca.  ( Oriente os alunos para que não se automediquem - não utilizem remédios, sem orientação médica).

·         Na fabricação de perfumes: jasmim, rosa, violeta.

·         Como enfeites: rosa, palma, cravo, violeta, margarida, crisântemo.

 

 

UTILIDADES DOS FRUTOS:

Os frutos podem ser utilizados como alimento. Veja a seguir como eles podem ser consumidos:

 

·         Ao natural: tomate, pepino, manga, abacate, mamão.

·         Na forma de suco: laranja, limão, melão acerola.

·         Na forma de vinhos: uva, pêssego.

·         Na forma de geleias: ameixa, goiaba.

·         Na forma de licores: jabuticaba, cacau, pequi, jenipapo.

 

 

UTILIDADES DAS SEMENTES:

Além do feijão, do amendoim, da ervilha e do grão-de-bico, existem outros exemplos de sementes, que podem ser utilizadas como alimento por pessoas e outros animais.

 

A seguir, registre no caderno do Projeto algumas atividades sobre a temática trabalhada:

 

1 – Na tabela abaixo, escreva o nome de algumas plantas que você consome. Em seguida, escreva qual é a parte da planta que serve como alimento. Observe os exemplos:

 

 

 

 

PLANTA

PARTE DA PLANTA

Alface

Folha

Cenoura

Raiz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Acervo da Autora.

 

2 – Ordene as sílabas de mesma cor e encontre o nome de:

 

a)      Seis flores

                          

flores

    

 

b)      Cinco frutos

                                    frutos

 

6ª Atividade:

 

Professor, você poderá convidar um biólogo, para dar uma entrevista ou uma palestra para a turma sobre as plantas, explorando as suas necessidades, estruturas, funções e utilidades. A turma poderá elaborar um roteiro de entrevista para ser realizado com o profissional convidado. Este momento constitui uma estratégia pedagógica essencial no trabalho com Iniciação Científica, pois a turma poderá dialogar e esclarecer suas dúvidas a partir do diálogo.

 

Outra atividade pode ser a visita a um parque ou a uma fazenda, com o propósito de observar e conhecer a diversidade existente nas plantas:

·         Diferentes tamanhos

·         Cores

·         Cheiros

·         Estruturas

·         Formatos

 

Professor, nesse momento, proponha um trabalho de observação e registro. Peça para os alunos registrarem as informações obtidas:

 

Que legal! Hoje visitamos a fazenda do nosso amigo Davi, observamos e fotografamos diversas plantas que existiam lá. Agora, escreva abaixo um relatório sobre a visita que fizemos e a seguir faça um desenho sobre o passeio. Ah!!! Não se esqueça de colar as fotografias.

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7ª Atividade:

 

Ao partir para a etapa final do Projeto é importante que os alunos tenham compreendido sobre a necessidade, estrutura, funções e utilidades das plantas e sua relevância para a flora.

Nesta etapa do trabalho de Pesquisa, é fundamental retomar as hipóteses dos alunos às questões que permearam a investigação. O objetivo principal deste momento é possibilitar que o aluno descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início do Projeto até o momento de conclusão do mesmo. Sendo assim, possibilite um momento de diálogo com o grupo de alunos, para que cada um possa expor a sua hipótese inicial e o que mudou após a realização da Pesquisa.

Nesse momento prepare uma forma de registro para os alunos exporem as conclusões às quais chegaram, após testarem as hipóteses. Agora, é o momento em que irão responder a problematização da Pesquisa. Veja o exemplo:

 

Nosso Projeto já está chegando à etapa final. Descobrimos e aprendemos muito sobre as plantas.

De acordo com os seus conhecimentos ao longo do Projeto, responda a pergunta referente à sua problematização. Exemplo:

 

  • Como é o corpo das plantas?

 

O corpo das plantas é formado pelas seguintes partes: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.

 

Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

·         Conhecimento do tema estudado.

·         Empenho e dedicação nos variados momentos da Pesquisa.

·         Participação nas atividades propostas.

·         Compreensão do processo de Pesquisa.

 

Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno de Projeto. Após todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o que significou para cada um a vivência e as variadas experiências com a Iniciação Científica na escola.

Em seguida, é chegado o momento para “Socializar suas descobertas” para comunidade escolar. Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho construído pela turma.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

http://www.youtube.com/watch?v=Cn6EU44YBh4 (Acesso 10/04/2012)

 

 Sugestões de links para professores:

http://www.klickeducacao.com.br/enciclo/encicloverb/0,5977,RPT-10732,00.html (Acesso 10/04/2012)

 

Links do portal que poderão ser consultados para o planejamento de suas aulas:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22594

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22592

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32173

(Acessados em 10/04/2012)

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o processo de Iniciação Científica. É preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, não é o acúmulo de informações, mas as descobertas e as novas dúvidas que surgem no caminho. Por isso, a observação do professor, é fundamental para perceber o envolvimento, a participação e o interesse de cada aluno pela temática. A partir desse instrumento, poderá avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto “A estrutura das plantas: funções e utilidades”, tendo em vista as diversas atividades e vivências dos alunos, o professor poderá perceber o desenvolvimento do aluno em a relação à temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

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Opiniões

  • MARIA, CRECHE EMEI BRANCA DE NEVE , São Paulo - disse:
    BORBAMARIA13@HOTMAIL.COM

    11/05/2012

    Cinco estrelas

    ESSA AULA É MARAVILHOSA DE FACIL ENTENDUIMENTO


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