Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo o Coelho: formando atitudes de respeito e cuidado com os animais.

 

02/09/2009

Autor e Coautor(es)
Josélia Soares Nunes dos Santos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver atitudes de cuidado com os animais

Compreender as peculiaridades do cuidado com os coelhos

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 15 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula o (a) professor (a) deve assegurar-se de que as crianças já tenham conhecimento sobre as necessidades do coelho e seus hábitos alimentares.
Estratégias e recursos da aula

Um ponto muito significativo desse estudo pode ser os cuidados que os alunos devem ter com o coelho. Durante o estudo as crianças devem ter oportunidade de cuidar desse animal, compreendendo suas necessidades e particularidades. Para isso é importante que o animal permaneça na escola até terminar o estudo.

1º Momento:

Baseados nas informações trazidas pelo biólogo, o(a) professor(a) deve discutir com as crianças a importância dos cuidados com o coelho: trocar a água, colocar comida, dar carinho e fazer a limpeza do espaço em que ele vive.

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

2º Momento:

Escolher as crianças “cuidadoras”, organizando um cronograma junto com estas, de forma que todas as crianças participem. Numa turma de 20 crianças, diariamente uma pode trocar a água, outra troca a comida e outras duas colocam o jornal limpo, uma vez que o jornal sujo será removido pela professora.

                                                                                            CRONOGRAMA DAS CRIANÇAS CUIDADORAS
SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA
ANA BEATRIZ CLARICE VITÓRIA GABRIEL HENRIQUE  JÚLIA  LUCIANA CLARA                          
BERNARDO ANNE CAROLINE  ISABELA  PEDRO HENRIQUE  JOSÉ IAGO
FERNANDO EVELYN JAMYLLE  LETÍCIA   HANAH  SOFIA
YANNI FILIPE  JOÃO PEDRO   SOPHIA  MANOEL LUCAS

3º Momento:

Consciente de que o coelho necessitará de cuidados nos finais de semana, o(a) professor(a) deverá contactar os pais atrav és de um bilhete envia do previamente para sa ber que família poderá receb er em casa o coe lho nos finais de sema na. Conforme as respos tas dos pais, estas inform ações serão colocadas também no cronograma. No primeiro dia de aula após o final de semana, o (a) professor (a) deverá mediar um diálogo que permitirá à criança cuidadora do final de semana, relatar como foi a experiência de ter o coelho em casa durante esses dias.

undefined

Recursos Complementares

Avaliação

Através dessa aula será possível avaliar se as crianças desenvolveram atitudes de respeito e cuidado com o coelho, bem como se conseguiram identificar suas necessidades básicas em relação à alimentação, ao cuidado com seu vivedouro e ao carinho que se deve dispensar a este animal.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.