16/05/2012
Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
- Física (o estudo das propriedades do som: intensidade, timbre, duração, altura).
- Biologia (estudo das funções e partes que compõem o aparelho auditivo).
Professor, convide os alunos a permanecerem parados por um momento, fazendo silêncio e escutando os sons ao redor. Questione o que foi possível perceber? Pergunte se os sons lhe pareceram irritantes ou agradáveis. Se os sons possibilitam imaginar o ambiente. Após este momento assista com os alunos o vídeo que mostra uma experiência com timbres e o trabalho de percepção e montagem na produção de sons usando um editor de áudio.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37567
Após a apresentação do vídeo, que pode ser em sala de aula, com projetor multimídia ou em DVD, ou no laboratório de informática, comente que estudar sobre o som nos mais diversos ambientes é aprimorar nossos sentidos de percepção auditiva, aguçando nosso senso crítico quanto à sonoridade presente em nossa volta. Desta forma, o ouvinte se torna consciente de sua audição, reconhecendo o conjunto de sons presentes em um mesmo ambiente, compreendendo o conceito de densidade.
Atividade 1:
Sugerimos que o professor apresente aos alunos alguns sons, como por exemplo, chuva, vento, carros, pássaros, trilhas. Para isso, indicamos que os alunos ouçam os seguintes sons:
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17011 - disponibiliza diversos sons utilizados em trilhas, tanto de instrumentos musicais, quanto de outras sonoridades do cotidiano.
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17004 - disponibiliza diversos sons de timbres.
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17039 - disponibiliza exemplos de ambientes sonoros.
Os alunos deverão ouvir os diversos sons e também ouvir sons de vários ambientes da própria escola. Após esta observação, os alunos deverão fazer uma relação, apontando sons e ambientes que lhes são agradáveis ou irritantes. O professor pode propor que se dividam em grupos para fazerem comparações dos sons selecionados e também discutir, registrando as considerações. Cada grupo poderá realizar uma pequena apresentação de alguns sons indicados pelo grupo, justificando suas escolhas.
Indicamos ao professor o texto sobre paisagem sonora que possibilita ao professor aprofundar este conhecimento, possibilitando ao aluno compreender o surgimento do grupo que passou a estudar o ambiente sonoro, bem como entender suas características sonoras.
Texto sobre Paisagem Sonora:
TOFFOLO, Rael B. Gimenes. Paisagem Sonora: uma proposta de análise. Disponível em: http://cogprints.org/3000/1/TOFFOLO_OLIVEIRA_ZAMPRA2003.pdf. Acesso em 12/04/2012. Este texto traz uma abordagem sobre o que é paisagem sonora, sua origem e características.
Sugerimos também o vídeo: Paisagem Sonora: http://www.youtube.com/watch?v=F7sf7Kui7G0
Este vídeo apresenta alguns ambientes sonoros que são muito comuns em nosso cotidiano. É interessante neste caso, observar as imagens e imaginar o som destes locais.
Atividade 2:
Esta atividade deverá ser desenvolvida no laboratório de informática, considerando o uso de recursos tecnológicos e softwares de edição de áudio. Os alunos deverão produzir em grupos de, no máximo, 4 alunos um ambiente sonoro, utilizando-se de recursos tecnológicos (máquina digital, celular) e software de edição de áudio, compondo os sons produzidos pelos integrantes em uma paisagem sonora.
Paisagem Sonora é considerado como o estudo do ambiente sonoro, termo empregado pelo compositor Murray Schafer, que iniciou estes estudos na década de 60 no Canadá. Os links abaixo são apoio para o processo de edição dos áudios.
Para editar os sons gravados sugerimos utilizar o software Audacity, que é um programa gratuito de edição de áudios, onde é possível editar trechos de músicas, capturar falas com um microfone e editá-las. É possível também combinar faixas de áudio e colocar trilhas sonoras nas suas gravações.
Para explorar o software é possível fazer o download em casa, acessando o site Baixaki.com: http://www.baixaki.com.br/download/audacity.htm
Audacity controles Básicos - http://www.escolabr.com/projetos/podescola/tutorial/videoaulas/audacity/controles_basicos.htm
Editando com Audacity - http://www.escolabr.com/projetos/podescola/tutorial/videoaulas/audacity/editando.htm
Editando/Preferências - http://www.escolabr.com/projetos/podescola/tutorial/videoaulas/audacity/preferencias.htm
Inserir música de fundo - http://www.escolabr.com/projetos/podescola/tutorial/videoaulas/audacity/musica_fundo.htm
Posteriormente, os alunos deverão apresentar suas produções aos demais grupos da sala, indicando todo o processo de produção.
Atividade 3:
As atividades acima auxiliarão no desenvolvimento da percepção auditiva dos alunos. Após reconhecerem as paisagens sonoras é de extrema importância que consigam aplicar este conhecimento ao ouvir também músicas. Um fenômeno acústico que nos auxilia nesta percepção é a densidade, que pode ser definida como conjunto de sons presentes num mesmo ambiente. Desta forma, esta atividade propõe que o aluno busque compreender na música Bolero de Ravel, os elementos da densidade, observando a intensidade do grupo de instrumentos musicais durante a execução musical, identificando a intensidade do som, sequências mais intensas e menos intensas, sons mais fortes ou mais fracos.
Bolero de Ravel
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17070
Sugerimos ouvir outras composições que não sejam músicas clássicas para que o aluno possa também identificar a densidade em outras formas de composição musical.
Efeitos de DJs:
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17110
Música Chega de Saudade:
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=15844
Música Canto Gregoriano:
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17053
O professor deverá avaliar a compreensão da sonoridade presente no cotidiano pelos alunos, bem como se conseguem identificar também o fenômeno da densidade.
Instrumentos: produção, pesquisa, trabalho individual e em grupo.
Critérios: Na atividade 1 avaliar a percepção dos alunos sobre os sons presentes nos ambientes sonoros e se o aluno identificou os timbres dos sons coletados e listados. Na atividade 2 será avaliado o trabalho de pesquisa sonora nos diversos ambientes por meio de captação de sons e edição dos mesmos em software de áudios. Avaliar o trabalho em grupo, colaborativo. Na atividade 3 o professor deverá priorizar a avaliação da percepção dos alunos com relação a densidade em composições musicais, se conseguem identificar os diversos sons de instrumentos musicais presentes numa composição musical.
Cinco estrelas 3 classificações
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04/04/2013
Cinco estrelasUMA ÓTIMA AULA EU APRENDI
03/04/2013
Cinco estrelasAula excelente, muito bem estruturada!! Parabéns!!
18/05/2012
Cinco estrelasótima!