15/09/2009
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
- Realizar registros de diferentes maneiras, mediados pelo(a) professor(a);
- Compreender a função dos registros.
Esta aula deverá ser realizada posteriormente a visita do biólogo à sala de aula e as crianças já deverão ter vivenciado experiências em que o professor assume a função de escriba.
Na aula posterior à visita do biólogo à sala de aula, o(a) professor (a) deverá:
Retomar as informações trazidas por este profissional, conversar com as crianças sobre os novos conhecimentos e fazer um registro coletivo que deverá permanecer na sala durante todo o estudo.
Como forma de estabelecer parcerias com as famílias e envolvê-las na pesquisa, o (a) professor (a) deve escrever junto com as crianças um bilhete a ser enviado aos pais/responsáveis solicitando que pesquisem junto com seus/suas filhos (as) em revistas, internet, livros e enciclopédias assuntos acerca do coelho e enviem à sala de aula.
À medida que este material for chegando à sala de aula, o (a) professor (a) deve ler e colar no mural da sala, enfatizando a importância da pesquisa realizada pelas crianças.
O (a) professor (a) deve, ainda, selecionar vídeos sobre os coelhos, assistir junto com as crianças, promover discussões e oportunizar formas de registros desses momentos.
É indicado que as crianças tenham contato com vídeos de coelhos, como os relatados a seguir, presentes na própria internet:
Vida de coelho exibido: http://www.youtube.com/watch?v=GLcpvp6_GIk;
Vida de Coelho: http://www.youtube.com/watch?v=zKH9A8eGaCM;
Bebês Coelhos: http://www.youtube.com/watch?v=nKpkWZt0cGs.
Com esta aula, é possível observar se as crianças conseguem, com a mediação do (a) professor (a), fazer registros coletivos, compreendendo suas funções.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/04/2010
Quatro estrelasAdorei!! Estou trabalhando o projeto mascote e o escolhido foi o coelho (pelúcia), é quase do tamanho das crianças.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da aula!!!