16/05/2012
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Ideologia e a indústria cultural |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Médio | Filosofia | Relações de poder e democracia |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
- O filme 300 e o estereótipo da “miragem espartana”;
- A sociedade espartana e suas estruturas;
- A batalha das Termópilas
Noções sobre a cultura, sociedade e política de Esparta e suas principais estruturas.
INTRODUÇÃO
Muito se falou do episódio da batalha das Termópilas e os 300 de Esparta. É considerado um dos momentos-chave da antiguidade e para a manutenção da então nascente democracia. Recentemente, o episódio voltou à tona das discussões com o filme 300, de Zach Snyder, baseado em obra homônima de Stan Lee, onde era apresentada uma imagem estereotipada da sociedade espartana (mas também dos persas), levando aos limites mais extremos o que é sobre ela relatado em documentos históricos.
O professor deverá lembrar aos seus alunos que é sempre possível, e legítimo, fazer uma leitura de qualquer episódio histórico, especialmente tratando-se do cinema ou da literatura, mas devemos sempre ficar atentos aos exageros cometidos por diretores e autores.
Assim, as aulas a seguir têm por objetivo não só desmitificar a imagem da sociedade espartana presente no filme 300, mas entender os motivos pelos quais Stan Lee e Zach Snyder assim o fizeram, além de estudar a cidade de Esparta, tentando compreender polis histórica de forma menos estereotipada.
DESENVOLVIMENTO
Primeira e segunda aulas
O professor deverá passar para seus alunos, na sala de vídeo, o filme 300.
Terceira Aula
A terceira aula será dedicada ao debate a respeito do filme 300. O professor deve dar início à primeira aula exibindo aos alunos a imagem e vídeos abaixo:
Imagem 1: O rei Leônidas, de Esparta, retratado no filme 300.
http://3.bp.blogspot.com/-msBjyX0rTFE/TcFtbyygSpI/AAAAAAAAAaU/X6hXVe2Eb_U/s1600/300movie.jpg
Vídeo 1: http://www.youtube.com/watch?v=wDiUG52ZyHQ
Vídeo 2: http://www.youtube.com/watch?v=WFENA4I5xws&feature=related
A seguir, deve questionar seus alunos, fazendo-os refletir sobre o filme visto nas aulas anteriores:
- O que pensam sobre ele?
- Qual a imagem que ele passa da polis de Esparta?
- De acordo com o filme, como os persas, em especial seu rei, Xerxes, são vistos pelos gregos?
Essas perguntas devem ser tomadas como base para um pequeno debate entre os alunos a respeito do filme. O professor deve, através delas, estimular alguns pontos polêmicos que levem seus alunos a manifestarem suas opiniões e demonstrarem seu conhecimento prévio a respeito da sociedade espartana.
Quarta Aula
Para dar início à quarta aula, o professor deverá dispor seus alunos em círculo e iniciar um pequeno debate, tentando obter deles aquilo que sabem a respeito da sociedade espartana. Sugerimos ao professor que siga o seguinte roteiro de perguntas para estimular a discussão:
- Como se organizava e estruturava a sociedade espartana?
- Como era educada a criança espartana?
- Quais as principais organizações espartanas?
- Como e para quê existia o exército? Por quem ele era composto?
Uma vez o professor se dê satisfeito com a discussão, deverá distribuir entre os alunos o texto abaixo e realizar sua leitura em voz alta:
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/esparta.htm
Em seguida, o professor deverá retomar o debate com seus alunos que, tendo como base o texto lido, devem argumentar a respeito da sua opinião a respeito da sociedade espartana.
Caso o professor ache necessário, para abrilhantar a discussão e torná-la mais completa e rica, sugerimos que distribua entre seus alunos o texto encontrado em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esparta
Quinta Aula
Na quinta aula, focaremos mais na Batalha das Termópilas propriamente dita, seus relatos históricos e a versão de Stan Lee e Zach Snyder.
Inicialmente, os alunos devem ler o seguinte texto:
Para que os alunos tenham uma visão melhor da batalha, o texto deve ser acompanhado pelo mapa a seguir, que deve ser apresentado pelo professor:
A seguir, feita a leitura do texto, para melhor ilustrar a batalha das Termópilas do ponto de vista do historiador, sugerimos a apresentação do documentário realizado pelo History Chanel, que pode ser encontrado no endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=9V45NKswCjs
Estimulados pelo texto e pelo documentário, os alunos, dispostos em círculo pelo professor, devem debater a respeito do tema: Termópilas: entre mito e realidade. O debate deve contemplar os seguintes elementos:
- A visão estereotipada dos espartanos e persas apresentada por Lee e Snyder;
- A visão historiográfica;
- Opiniões dos alunos a respeito da mitificação da imagem espartana.
Sexta Aula
Para dar fim ao tema, o professor deverá pedir aos alunos que redijam um texto argumentativo, traçando um paralelo entre a visão historiográfica e a retratada por Zach Snyder e Stan Lee em 300, focando especialmente nas diferenças entre ficção e realidade. O texto deve ter entre 20 e 30 linhas.
Conclusão
Ao fim das aulas, os alunos perceberão que, apesar de todo o sucesso de filmes como 300, muitas vezes o cinema não transmite aquilo que é considerado “verdade” pelos historiadores. No caso da Batalha das Termópilas, isso é claramente percebido, uma vez que o exagero dos personagens, tanto espartanos quanto persas, é extremo. Assim, os alunos serão capazes de realizar uma leitura crítica dos filmes com teor épico/histórico.
- Sugestão de link a ser consultado pelo aluno:
Artigo “Batalha das Termópilas”, site Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_das_Term%C3%B3pilas. Acesso em 10-04-2012.
- Sugestão de livro a ser consultado pelo professor:
Livro “Portões de Fogo”, de Steven Pressfield.
O professor deverá avaliar seus alunos nos debates das três primeiras aulas, analisando a desenvoltura de sua argumentação, sua participação e conhecimento do assunto. O texto redigido deve ser avaliado em sua consistência, estrutura, redação e poder de argumentação.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/05/2012
Cinco estrelasA aula para mim estava completa, e me chamou a atenção a colocação que nem tudo que está sendo colocado como recurso, como filmes por exemplo, devem simplesmente ser aceitos,mas discutidos e avaliados. Obrigada. Daniela