Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Termópilas: entre mito e realidade

 

16/05/2012

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Ideologia e a indústria cultural
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Médio Filosofia Relações de poder e democracia
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- O filme 300 e o estereótipo da “miragem espartana”;

- A sociedade espartana e suas estruturas;

- A batalha das Termópilas

Duração das atividades
Seis aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções sobre a cultura, sociedade e política de Esparta e suas principais estruturas.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

Muito se falou do episódio da batalha das Termópilas e os 300 de Esparta. É considerado um dos momentos-chave da antiguidade e para a manutenção da então nascente democracia. Recentemente, o episódio voltou à tona das discussões com o filme 300, de Zach Snyder, baseado em obra homônima de Stan Lee, onde era apresentada uma imagem estereotipada da sociedade espartana (mas também dos persas), levando aos limites mais extremos o que é sobre ela relatado em documentos históricos.

O professor deverá lembrar aos seus alunos que é sempre possível, e legítimo, fazer uma leitura de qualquer episódio histórico, especialmente tratando-se do cinema ou da literatura, mas devemos sempre ficar atentos aos exageros cometidos por diretores e autores.

Assim, as aulas a seguir têm por objetivo não só desmitificar a imagem da sociedade espartana presente no filme 300, mas entender os motivos pelos quais Stan Lee e Zach Snyder assim o fizeram, além de estudar a cidade de Esparta, tentando compreender polis histórica de forma menos estereotipada.

DESENVOLVIMENTO

Primeira e segunda aulas

O professor deverá passar para seus alunos, na sala de vídeo, o filme 300.

Terceira Aula

A terceira aula será dedicada ao debate a respeito do filme 300. O professor deve dar início à primeira aula exibindo aos alunos a imagem e vídeos abaixo:

Imagem 1: O rei Leônidas, de Esparta, retratado no filme 300.

Lêonidas em 300

http://3.bp.blogspot.com/-msBjyX0rTFE/TcFtbyygSpI/AAAAAAAAAaU/X6hXVe2Eb_U/s1600/300movie.jpg

Vídeo 1: http://www.youtube.com/watch?v=wDiUG52ZyHQ

Vídeo 2: http://www.youtube.com/watch?v=WFENA4I5xws&feature=related

 A seguir, deve questionar seus alunos, fazendo-os refletir sobre o filme visto nas aulas anteriores:

- O que pensam sobre ele?

- Qual a imagem que ele passa da polis de Esparta?

- De acordo com o filme, como os persas, em especial seu rei, Xerxes, são vistos pelos gregos?

Essas perguntas devem ser tomadas como base para um pequeno debate entre os alunos a respeito do filme. O professor deve, através delas, estimular alguns pontos polêmicos que levem seus alunos a manifestarem suas opiniões e demonstrarem seu conhecimento prévio a respeito da sociedade espartana.

Quarta Aula

Para dar início à quarta aula, o professor deverá dispor seus alunos em círculo e iniciar um pequeno debate, tentando obter deles aquilo que sabem a respeito da sociedade espartana. Sugerimos ao professor que siga o seguinte roteiro de perguntas para estimular a discussão:

- Como se organizava e estruturava a sociedade espartana?

- Como era educada a criança espartana?

- Quais as principais organizações espartanas?

- Como e para quê existia o exército? Por quem ele era composto?

Uma vez o professor se dê satisfeito com a discussão, deverá distribuir entre os alunos o texto abaixo e realizar sua leitura em voz alta:

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/esparta.htm

Em seguida, o professor deverá retomar o debate com seus alunos que, tendo como base o texto lido, devem argumentar a respeito da sua opinião a respeito da sociedade espartana.

Caso o professor ache necessário, para abrilhantar a discussão e torná-la mais completa e rica, sugerimos que distribua entre seus alunos o texto encontrado em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Esparta

Quinta Aula

Na quinta aula, focaremos mais na Batalha das Termópilas propriamente dita, seus relatos históricos e a versão de Stan Lee e Zach Snyder.

Inicialmente, os alunos devem ler o seguinte texto:

http://educacao.uol.com.br/historia/batalha-de-termopilas-a-verdadeira-historia-dos-300-de-esparta.jhtm

Para que os alunos tenham uma visão melhor da batalha, o texto deve ser acompanhado pelo mapa a seguir, que deve ser apresentado pelo professor:

Mapa Termópilas

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/bf/Battle_of_Thermopylae_and_movements_to_Salamis,_480_BC.gif/350px-Battle_of_Thermopylae_and_movements_to_Salamis,_480_BC.gif

A seguir, feita a leitura do texto, para melhor ilustrar a batalha das Termópilas do ponto de vista do historiador, sugerimos a apresentação do documentário realizado pelo History Chanel, que pode ser encontrado no endereço:

http://www.youtube.com/watch?v=9V45NKswCjs

Estimulados pelo texto e pelo documentário, os alunos, dispostos em círculo pelo professor, devem debater a respeito do tema: Termópilas: entre mito e realidade. O debate deve contemplar os seguintes elementos:

- A visão estereotipada dos espartanos e persas apresentada por Lee e Snyder;

- A visão historiográfica;

- Opiniões dos alunos a respeito da mitificação da imagem espartana.

Sexta Aula

Para dar fim ao tema, o professor deverá pedir aos alunos que redijam um texto argumentativo, traçando um paralelo entre a visão historiográfica e a retratada por Zach Snyder e Stan Lee em 300, focando especialmente nas diferenças entre ficção e realidade. O texto deve ter entre 20 e 30 linhas.

Conclusão

Ao fim das aulas, os alunos perceberão que, apesar de todo o sucesso de filmes como 300, muitas vezes o cinema não transmite aquilo que é considerado “verdade” pelos historiadores. No caso da Batalha das Termópilas, isso é claramente percebido, uma vez que o exagero dos personagens, tanto espartanos quanto persas, é extremo. Assim, os alunos serão capazes de realizar uma leitura crítica dos filmes com teor épico/histórico.

Recursos Complementares

- Sugestão de link a ser consultado pelo aluno:

Artigo “Batalha das Termópilas”, site Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_das_Term%C3%B3pilas.  Acesso em 10-04-2012.

- Sugestão de livro a ser consultado pelo professor:

Livro “Portões de Fogo”, de Steven Pressfield.

Avaliação

O professor deverá avaliar seus alunos nos debates das três primeiras aulas, analisando a desenvoltura de sua argumentação, sua participação e conhecimento do assunto. O texto redigido deve ser avaliado em sua consistência, estrutura, redação e poder de argumentação.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Daniela, Monteiro Lobato , São Paulo - disse:
    dangomoli@hotmail.com

    20/05/2012

    Cinco estrelas

    A aula para mim estava completa, e me chamou a atenção a colocação que nem tudo que está sendo colocado como recurso, como filmes por exemplo, devem simplesmente ser aceitos,mas discutidos e avaliados. Obrigada. Daniela


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.