11/05/2012
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Prof. Dr. Luiz Prazeres
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
· Reconhecer o gênero verbete.
· Localizar dicionários e enciclopédias virtuais em endereços eletrônicos.
· Pesquisar palavras em dicionários e enciclopédias virtuais e impressos e comparar suas definições.
· Identificar as características do gênero verbete.
Para esta aula, você irá precisar de:
Aula 1:
Professor, o gênero a ser trabalhado nesta sequência didática é o verbete de dicionário. Peça aos alunos que levem seus dicionários de Língua Portuguesa para a sala e inicie a aula levantando os conhecimentos prévios dos alunos acerca do dicionário: sua forma, função, os vários tipos de dicionários, o que é uma abonação, o que são as abreviaturas, o que mais podemos encontrar nos dicionários...
Provavelmente, os alunos não conhecerão algumas palavras, como “abonação” e “abreviatura”, por isso, esteja preparado para auxiliá-los na busca pelo significado dessas palavras no dicionário ou na internet. Se necessário, dê exemplos no quadro.
(Professor, você pode encontrar esse conteúdo nos recursos complementares indicados nesta aula.).
Produza com os alunos um cartaz informativo sobre o dicionário. Para isso, auxilie-os a responder as perguntas a seguir, que devem ser contempladas no cartaz. Para isso, naveguem pelos seguintes sites:
Registre no quadro as hipóteses dos alunos para que sejam posteriormente verificadas. O esquema a seguir também pode ser usado para ilustrar os diversos tipos de dicionários existentes.
Disponível em: http://www.cid.unb.br/publico/setores/000/76/textos/FonteDicionarioPDF.pdf. Acesso em 15 de abril de 2012.
Em seguida, peça que abram o dicionário e procurem o significado da palavra VERBETE. Professor, nesta aula, também podem ser utilizados dicionários virtuais ou em CD-ROM.
s.m. Apontamento, comentário, nota, verba.
Papel em que se escreve um apontamento.
Bras. Nos dicionários e enciclopédias, conjunto de significações e explicações referentes a um vocábulo.
Classe gramatical de verbete: Substantivo masculino
Separação das sílabas de verbete: ver-be-te
verbete |ê|
s. m.
1. Pequeno papel em que se toma um apontamento. = APONTAMENTO, NOTA
2. Na organização de um dicionário, o conjunto dos vários significados e exemplos (abonações) relativos a um vocábulo.
Depois de os alunos lerem as definições encontradas, faça cartazes com os verbetes apresentados ou projete suas definições no quadro com auxílio de um data show. Leia com eles os verbetes e mostre como se faz para encontrar significados de palavras nos dicionários. Peça, então, que eles respondam:
Para ressaltar a importância do dicionário e a sua função social, faça cópias para os alunos do seguinte poema de Mário Quintana:
Verbete |
Leia o poema com eles e solicite que eles respondam:
http://midia.iplay.com.br/Imagens/Fotos/011356.jpg
Professor, converse com os alunos sobre as diferenças existentes entre o poema de Quintana e um verbete de dicionário. Enquanto o poema brinca com as palavras, dando a elas significados novos, extraordinários, o verbete possui uma função informativa e procura definir literalmente as palavras. Levante com eles reflexões como: “Se os dicionários não trouxessem as definições exatas das palavras, como saberíamos o significado verdadeiro delas? Ler dicionários pode ser uma atividade de lazer? E ler livros de poesia? Qual a função de cada um desses gêneros?”
Agora que os alunos já sabem que o dicionário é um dos suportes em que os verbetes são encontrados, divida a turma em grupos e peça que discutam o seguinte:
Solicite aos grupos que acessem a internet para responderem as questões discutidas e verificarem suas respostas.
Depois de os alunos confirmarem ou não suas hipóteses, mostre para eles, apresentando um verbete em cartazes, slides, ou mesmo nos dicionários, quais informações podem ser encontradas nos verbetes.
Identifique juntamente com eles:
Ex: Verbete: Apontamento, comentário, nota, verba.
Ex: |ê|
Ex: s. m.= Substantivo masculino
Ex: ver-be-te
Selecione algumas palavras para que eles também identifiquem os itens acima descritos, como: alface; estranho; cair; muito; quatro; dó e um. Assim como nessa lista de palavras, selecione verbetes de diferentes classes gramaticais. Proponha que eles ilustrem as palavras, como em um dicionário pictográfico.
Aula 2:
Professor, nesta aula, trabalharemos o sentido das palavras. Para isso, mais uma vez, os alunos precisarão de seus dicionários impressos ou de acesso a dicionários virtuais, na internet.
Inicie a aula pedindo que os alunos escrevam em seus cadernos a palavra SAUDADE e, sem consultar nenhuma fonte, registrem sua definição. Em seguida, apresente, em cartaz, slide ou folha sulfite, a definição apresentada pelo dicionário, para que os alunos confiram suas hipóteses:
saudade |au ou a-u|
(latim solitas, -atis, solidão)
s. f.
1. Lembrança grata de pessoa ausente ou de alguma coisa de que alguém se vê privado.
2. Pesar, mágoa que essa privação causa.
3. [Botânica] Planta dipsacácea. = SUSPIRO
4. [Botânica] Nome de várias espécies de plantas com flores de cores variadas.
(Significado disponível em: www.priberam.pt)
Faça a leitura do verbete SAUDADE e aponte: suas definições; sua classe, seu gênero e sua divisão silábica. Em seguida, peça que eles façam o mesmo com os verbetes CADEIRA e DEIXAR.
Pergunte se foi fácil elaborar essas definições. Provavelmente, os alunos dirão que CADEIRA foi o verbete mais fácil. Pergunte, então, por que eles acham que CADEIRA é mais simples de definir que SAUDADE e DEIXAR. Chame a atenção dos alunos para a classificação morfológica dessas palavras. Professor, em geral, os substantivos são mais fáceis de serem definidos por denominarem seres. Verbos e adjetivos nomeiam ações e características, o que dificulta a definição de seus significados.
Em seguida, projete em um slide ou apresente um cartaz com o verbete que se segue e chame a atenção dos alunos para a diversidade de significados que correspondem ao verbo DEIXAR.
deixar
v. tr.
1. Soltar de si.
2. Apartar-se de.
3. Sair de.
4. Pôr de parte.
5. Soltar.
6. Não levar consigo.
7. Ceder.
8. Passar para a mão (de outrem).
9. Consentir, permitir; não impedir de.
10. Adiar.
11. Renunciar a, abandonar; não prosseguir por ou com.
12. Produzir.
13. Confiar, encarregar.
14. Não incomodar.
15. Não continuar com.
16. Pôr (alguma impressão no ânimo).
17. Demitir-se de.
18. Não fazer caso de.
19. Legar, doar em testamento.
v. intr.
20. Omitir.
21. Desistir.
22. Abster-se; cessar.
v. pron.
23. Não evitar; não obstar; consentir.
(Significado disponível em: www.priberam.pt)
Ainda em grupos de 5 alunos, peça que eles criem frases com 3 dos sentidos do verbo deixar. Em seguida, cada grupo deverá ler suas frases em voz alta e os demais grupos tentarão adivinhar qual a definição da palavra na frase criada.
Faça o mesmo com o verbete SEDE:
Professor, ao trabalhar o verbete SEDE, mostre para os alunos que esse verbete possui duas pronúncias com dois significados diferentes. Existe a palavra sede (|ê| 1. Necessidade ou vontade de beber... com a vogal fechada) e a palavra sede (|é| 1. Lugar em que alguém se pode sentar... com a vogal aberta).
sede |ê|
(latim sitis, -is)
s. f.
1. Necessidade ou vontade de beber.
2. Falta de umidade ou de água. = SECURA
3. [Figurado] Desejo ardente.
4. Desejo de obter bens ou poder. = AVIDEZ, COBIÇA
sede |é|
(latim sedes, -is, assento, morada, centro, fundamento, lugar)
s. f.
1. Lugar em que alguém se pode sentar.
2. Assento de pedra no vão das janelas antigas.
3. Capital de diocese.
4. Jurisdição episcopal.
5. Lugar onde se concentra o poder ou a administração (ex.: sede de concelho).
6. Lugar onde uma empresa ou sociedade tem o seu estabelecimento ou atividade.
7. Ponto ou lugar onde se concentram certos fatos ou fenômenos ou onde um acontecimento se realiza.
8. Lugar de análise, discussão ou avaliação de algo.
(Significado disponível em: www.priberam.pt)
Para sistematizar o conteúdo da aula, ressalte com os alunos a diversidade de significados que as palavras podem ter e a importância de, ao se utilizar o dicionário, procurar a definição mais coerente ao contexto.
Aula 3:
Distribua para os grupos de alunos os seguintes fragmentos de texto:
Fragmento 1
O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que eu nem mesma compreendo, pois estou longe de ser uma pessoa; sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudade… sei lá de quê!
Florbela Espanca (Disponível em: http://pensador.uol.com.br/sede/2/)
Fragmento 2
Que cidades foram sede dos Jogos Olímpicos de Verão?
Na Era Moderna foram realizados jogos 15 vezes na Europa, 5 vezes na América do Norte ou Central, 2 vezes na Ásia e 2 na Oceania. Veja abaixo a lista de todas as cidades que sediaram os Jogos Olímpicos:
Ano - Cidade - País
1896 - Atenas - Grécia
1900 - Paris - França
1904 - Saint Louis - Estados Unidos
(...)
2008 - Pequim - China
2012 - Londres - Reino Unido
2016 - Rio de Janeiro - Brasil
2020 - a ser escolhida em 2013
2024 - a ser escolhida em 2017
2028 - a ser escolhida em 2021
Disponível em: http://www.quadrodemedalhas.com/olimpiadas/sedes-dos-jogos-olimpicos.htm.
Fragmento 3
Vai pelo cais fora um bulício de chegada próxima,
Começam chegando os primitivos da espera,
Já ao longe o paquete de África se avoluma e esclarece.
Vim aqui para não esperar ninguém,
Para ver os outros esperar,
Para ser os outros todos a esperar,
Para ser a esperança de todos os outros.
Trago um grande cansaço de ser tanta coisa.
Chegam os retardatários do princípio,
E de repente impaciento-me de esperar, de existir, de ser,
Vou-me embora brusco e notável ao porteiro que me fita muito
mas rapidamente.
Regresso à cidade como à liberdade.
Vale a pena sentir para ao menos deixar de sentir.
Álvaro de Campos, in "Poemas"
Heterónimo de Fernando Pessoa
Disponível em: http://www.citador.pt/poemas/vale-a-pena-sentir-para-ao-menos-deixar-de-sentir-alvaro-de-camposbrbheteronimo-de-fernando-pessoa
Fragmento 4
A Rita matou nosso amor
De vingança
Nem herança deixou
Não levou um tostão
Porque não tinha não
Mas causou perdas e danos
Levou os meus planos
Meus pobres enganos
Os meus vinte anos
O meu coração
E além de tudo
Me deixou mudo
Um violão
Disponível em: http://letras.terra.com.br/chico-buarque/85827/
Fragmento 5
MEU NAMORADO ME DEIXOU. E AGORA?
Por: Linda Batista
Olá Linda.
Eu estou prestando vestibular para direito, estou no segundo ano de cursinho. Estava indo super bem, estudando bastante, estava confiante e tendo um bom desempenho nos simulados. Vou prestar Fuvest no final do ano.
Meu namorado esta semana terminou o namoro, disse que quer um tempo para pensar e que é bom não nos vermos por algum tempo. EU não estava esperando por isso, principalmente agora que estou estudando para o vestibular.
Disponível em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/525/1/MEU-NAMORADO-ME-DEIXOU-E-AGORA-/Paacutegina1.html
Explique aos alunos que nos fragmentos de texto distribuídos há pelo um dos verbetes pesquisados na aula anterior. Solicite a eles que:
Aula 4:
Agora é a vez dos alunos!
Os poemas a seguir possuem algumas palavras grifadas. Sem a ajuda dos dicionários e seguindo os componentes que devem conter um verbete, cada grupo deverá criar um pequeno dicionário poético. O dicionário será, posteriormente, trocado entre as equipes para que todos da turma conheçam os verbetes criados. Lembre-os do poema “verbete” de Mário Quintana. O dicionário pode ser ilustrado.
As sem-razões do amor
Eu te amo porque te amo,
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.
Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.
Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.
Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.
Desejos
Desejo a vocês...
Fruto do mato
Cheiro de jardim
Namoro no portão
Domingo sem chuva
Segunda sem mau humor
Sábado com seu amor
Filme do Carlitos
Chope com amigos
Crônica de Rubem Braga
Viver sem inimigos
Filme antigo na TV
Ter uma pessoa especial
E que ela goste de você
Música de Tom com letra de Chico
Frango caipira em pensão do interior
Ouvir uma palavra amável
Ter uma surpresa agradável
Ver a Banda passar
Noite de lua cheia
Rever uma velha amizade
Ter fé em Deus
Não ter que ouvir a palavra não
Nem nunca, nem jamais e adeus.
Rir como criança
Ouvir canto de passarinho.
Sarar de resfriado
Escrever um poema de Amor
Que nunca será rasgado
Formar um par ideal
Tomar banho de cachoeira
Pegar um bronzeado legal
Aprender um nova canção
Esperar alguém na estação
Queijo com goiabada
Pôr-do-Sol na roça
Uma festa
Um violão
Uma seresta
Recordar um amor antigo
Ter um ombro sempre amigo
Bater palmas de alegria
Uma tarde amena
Calçar um velho chinelo
Sentar numa velha poltrona
Tocar violão para alguém
Ouvir a chuva no telhado
Vinho branco
Bolero de Ravel
E muito carinho meu.
Aula 5:
Professor, outra atividade que pode ser realizada com os alunos é o jogo Lereia, Academia ou Dicionário. Nesses jogos, escolhe-se uma palavra desconhecida que deve ser lida em voz alta para todos. Um dos participantes escreve o significado certo da palavra em um papel. Os demais vão criar definições para a palavra, para convencer os demais jogadores de que sua definição é a correta. Todas as definições, misturadas, devem ser lidas. Cada jogador deve, então, votar na definição que acredita ser a correta. Ganham pontos os jogadores que receberem votos. Se ninguém votar no significado correto, o participante que o escreveu ganha os pontos.
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Versão para crianças e adolescentes do jogo do dicionário, que já tinha sido explorado pela Grow no “Guia dos Curiosos”. Brincando com definições e significados de palavras, o jogo estimula a imaginação e desenvolve a criatividade e o uso da linguagem. Pois os jogadores têm que inventar significados para palavras que não conhecem, de modo a convencer os adversários. |
Disponível em: http://www.facebook.com/pages/Ler%C3%A9ia/192165434128790?sk=info
Professor, avalie seus alunos ao longo de todo o processo. Considere a participação nas discussões, a interação com a equipe, a qualidade das pesquisas e dos registros. Avalie também o dicionário produzido, a habilidade em localizar palavras no dicionário e a identificação das características da palavra expostas no verbete.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/10/2014
Cinco estrelasParabéns! Bela aula!
24/04/2013
Cinco estrelasMA RA VI LHO SO!
21/05/2012
Cinco estrelasMaravilhosa a aula!!