Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A influência da física e das artes na realização de movimentos da ginástica geral com aparelhos alternativos.

 

31/07/2012

Autor e Coautor(es)
Cátia Pereira Duarte
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Pesquisar sobre os princípios físicos envolvidos na manipulação dos materiais alternativos para usar nas aulas de ginástica geral;

- Desenvolver habilidades manuais na confecção de materiais alternativos para usar nas aulas de ginástica geral;

- Explorar a manipulação de lenços, bambolês e balagandãs, os relacionando com os elementos corporais já trabalhados em aulas anteriores.

Duração das atividades
- 150 minutos. 3 Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Conhecimentos trabalhados nas aulas de ginástica geral organizadas pela professora no Ensino Médio. 

Estratégias e recursos da aula

O professor deverá iniciar a aula com uma conversa sobre a arte e as leis da física necessárias para confeccionar os aparelhos alternativos, sugerindo que os alunos façam alguns, vivenciem alguns movimentos corporais com apoio desses aparelhos, preparem um vídeo de uma demonstração coreográfica para outros alunos e professores na escola.

Atividade 1: Confeccionando lenço, balagandã e arco decorado.

O professor demonstra o que são aparelhos alternativos no vídeo (8' aos 9'30"): 

 

 

Depois, o professor divide a turma em quatro grupos para construir os aparelhos alternativos que serão utilizados nas aulas, pedindo que prestem atenção nos materiais utilizados para confeccionar os aparelhos, bem como na maneira de construí-los conforme dicas dos vídeos: Confecção do lenço (http://www.youtube.com/watch?v=MckRaBz3CxI&feature=related ); Confecção do balagandã (http://www.youtube.com/watch?v=WHSvAmzY7DY&feature=related ) e Confecção do arco (http://www.youtube.com/watch?v=EH32Wp8WO7Q).

Confecção dos aparelhos pelos alunos.

 

Atividade 2: Aprendendo as leis básicas da física e das artes na realização de alguns aparelhos alternativos

O professor comenta sobre quais as contribuições da física e da arte no momento de construir um aparelho alternativo de ginástica geral: quanto mais quadrado o lenço, mais fácil de vencer a resistência do ar; quanto mais pesado o balagandã, mais se necessitará de aceleração para realizar o movimento; os enfeites do arco não podem ser muito diferentes do formato do aparelho para que o atrito do ar não interrompa o movimento com facilidade.

 

Atividade 3: Vivenciando movimentos corporais com apoio de aparelhos alternativos.

O professor pede que os alunos observem os movimentos dos lenços e dos corpos das alunas durante a coreografia que irão assistir no vídeo: Coreografia com o lenço (http://www.youtube.com/watch?v=g2bDkU2oRWU&feature=youtu.be).

Experimentar movimentos de rotação: a partir do giro do punho;

Impulsão: a partir da extensão do punho;

Escapadas: a partir da soltura do material e pegada com a mesma mão ou mão diferente;

Lançamentos: a partir de uma grande soltura de movimento, concluindo o fundamento como no exemplo anterior;

Movimentos de oito entre outros com todos os aparelhos que os alunos construíram, identificando se esteticamente se é possível realizar estes movimentos com todos; a partir do movimento de oito dos ombros.

Escolher movimentos corporais e de aparelhos para preparar uma coreografia de ginástica geral, marcando ensaios uma vez por semana em um espaço fechado no turno inverso das aulas dos alunos durante um mês.

Ensaiar um bloco, ou seja, quatro frases que equivalem a trinta e dois movimentos, pois cada frase é composta de oito movimentos, durante quatro encontros de 3h.

Gravar o trabalho com figurino e movimentos específicos ou com o uniforme da escola.

Discutir com os alunos onde e quando eles apresentariam o vídeo desta aula na escola.

Preparar a divulgação do dia, horário e local de apresentação.

 

Atividade 4: Divulgando o trabalho nos corredores da escola

Apresentar o vídeo nas paredes da escola, de acordo com o combinado em encontro anterior.

Discutir com os alunos da turma sobre a importância da confecção dos aparelhos alternativos para dar vida aos movimentos da ginástica, bem como sobre as leis da física (resistência do ar, do solo, ação da gravidade)  que estão envolvidas na coreografia.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
TV Escola - Série Atividade - Ginástica para todos - parte 2 Vídeo
Recursos Complementares

Referências:

Confecção do arco: http://www.youtube.com/watch?v=EH32Wp8WO7Q (Acessado em 21/05/2012);

Confecção do balagandã: http://www.youtube.com/watch?v=WHSvAmzY7DY&feature=related (Acessado em 21/05/2012);

Confecção do lenço: http://www.youtube.com/watch?v=MckRaBz3CxI&feature=related (Acessado em 21/05/2012);

Coreografia com o lenço: http://www.youtube.com/watch?v=g2bDkU2oRWU&feature=youtu.be (Acessado em 21/05/2012).

Avaliação

Apresentação do trabalho nos corredores da escola, refletindo em momento particular:

- Quais as dificuldades encontradas para organizar uma coreografia de ginástica com aparelhos alternativos?

- O que pode ser feito para superar tais dificuldades?

A partir das falas, verificar se os alunos compreenderam contagem musical; aprenderam a construir aparelhos de ginástica geral que permitam aplicação das leis da física; mantiveram uma boa relação interpessoal.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.