20/08/2009
Maria de Fátima Araújo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
As crianças na faixa etária de 3 a 4 anos são capazes de:
1º Momento: Sentados na roda inicial, a professora conversa com as crianças para saber quais os seus conhecimentos sobre o coelho e registra assumindo o papel de escriba.
Idéias iniciais das crianças:
2º Momento: As crianças poderão representar o coelho de forma livre, através de desenho.
3º Momento: Após essa sondagem dos conhecimentos prévios das crianças, a professora deverá trazer um coelho para sala (de preferência que não seja branco e de olhos vermelhos) para desestruturar essa idéia preconcebida de que para ser coelho tem que ter essas características. As crianças devem observá-lo e tocá-lo se assim desejarem. Em seguida o(a) professor(a) deve propor um diálogo sobre as características físicas do coelho, nomeando e quantificando as partes do corpo do coelho; registrar as falas das crianças num cartaz que ficará afixado na sala.
Com essa aula é possível avaliar o conhecimento das crianças sobre as características físicas do coelho, se conseguem nomear e quantificar as partes do corpo deste animal. Também é possível avaliar o nível de representação da criança através do desenho.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!