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Energia hidrelétrica

 

16/05/2012

Autor e Coautor(es)
JOSE ANGELO DE FARIA
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VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Daniel Rodrigues Ventura, Edson Luís Nunes, Emerich Michel de Sousa, José Higino Dias Filho.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agroindústria
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agroecologia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Usar um dispositivo mecânico para aproveitar a energia da água.

  • Obter energia elétrica a partir da energia mecânica da água.

  • Que no processo de geração de energia hidrelétrica em grande porte provoca impacto ao meio ambiente.

Duração das atividades
50 minutos (uma aula)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

          Energia mecânica, energia elétrica, transformação de energia, gerador eletromagnético.

Estratégias e recursos da aula

          Sugerimos que o(a) professor(a) inicie sua aula exibindo um filme, embora aparentemente infantil, é bem didático e fornece um resumo geral para introduzir o assunto da aula. O filme se encontra disponível em:

 

 

 

 

 

Parte I

          Após apresentar o filme, comentar alguns pontos e destacar alguns trechos que achar convenientes poderá falar sobre o ciclo da água, com o objetivo de explicar a energia nela armazenada e principalmente destacar a fonte de toda energia responsável pelas atividades e vida em nosso Planeta.

Para isso poderá utilizar a seguinte animação disponível no link abaixo.

 

 

 

 

         Após explicações, faça a seguinte pergunta para que respondam oralmente:

         Qual a origem da energia responsável pelo ciclo da água?

         Explique o tipo de energia que a água possui, quando se encontra em um ponto mais alto e quando escoa em rios e riachos.

·        Principalmente após assistir a animação deverão saber que essa energia que a água absorve vem do Sol.

·        Se a água está em repouso num ponto mais alto que determinado nível de referência ela possui energia potencial gravitacional e quando em movimento possui energia cinética.

 

Parte II

Para explicar como é constituída uma usina hidrelétrica, bem como cada segmento, poderá utilizar a figura abaixo:

  1. Reservatório: Lago artificial onde a água é armazenada.
  2. Represa ou Barragem: É uma barreira de contenção construída de concreto e em posição transversal ao leito do rio, com a finalidade de represar a água criando um lago artificial.
  3. Duto: Canal em geral em forma de tubo que conduz a água do lago até a turbina.
  4. Turbina: Roda móvel constituída de pás cuja função é transformar energia da água em energia mecânica de rotação. Seu eixo é conectado ao um gerador de energia elétrica.
  5. Gerador: O eixo da turbina é acoplado ao eixo do gerador. À medida que a turbina gira, o eixo do gerador gira junto, fazendo com que a energia mecânica seja transformada em energia elétrica.
  6. Subestação: A energia gerada pelo gerador é conduzida por cabos condutores de eletricidade até a subestação da usina onde em um transformador elevador, a tensão é elevada de maneira adequada à condução de eletricidade.

 

Para reforçar o funcionamento de uma usina hidrelétrica poderá exibir o filme, link abaixo, e utilizar essa animação. Se na escola dispuser de recursos para os alunos peça que, individualmente ou em duplas, acessem o endereço correspondente a essa animação; instrua-os para que acompanhe cada passo da animação na ordem nela apresentada.

            Peça aos alunos que em duplas apontem algum fato que indica danos provocados ao ambiente por uma usina hidrelétrica.

  • Certamente a maioria vai atentar pelo fato de que a água represada pela barragem vai inundar uma área que dependendo do tamanho da barragem e do local poderá ser muito grande. Essa inundação provocará uma alteração enorme das condições de vida local.
  • A área inundada principalmente se for grande poderá alterar o clima nas proximidades.
  • A barragem impede ou dificulta a piracema de peixes que desovam nas cabeceiras dos rios.

Aula05Fig.un

http://static.hsw.com.br/gif/hydropower-plant-parts.gif

 

 

 

 

Parte III

            Para complementar e implementar o funcionamento de uma usina hidrelétrica poderá apresentar a animação, “Eletricidade: como gerar?” que se encontra disponível no Link abaixo. Novamente se dispuser de recursos para os alunos peça que, individualmente ou em duplas, acessem o endereço correspondente e seguindo passo a passo calculem o valor da vazão que deverá ter para gerar a potência que se deseja obter preenchendo o espaço em branco correspondente.

Essa animação simula como se calcula a vazão de água que aciona a turbina em função da quantidade de energia elétrica a ser gerada, dependo da altura de queda da água, da eficiência da turbina e da eficiência do gerador em uma usina hidrelétrica.

Se for apresentar a simulação para a turma, peça que cada aluno anote as equações e em duplas calculem o valor da vazão necessária para obter a potência desejada, 400 mega-watts. Escolha aleatoriamente os resultados obtidos por alguns alunos e peça que preencham no local indicado, espaço em branco, correspondente na simulação. Se não conseguirem obter o resultado correto, resolva passo a passo, com acompanhamento de todos para que possam conferir seus cálculos e fazer as correções se necessário.

Seguindo os passos na simulação apresentada:

  • V = P/(ET.EG.g.h)
  • V = 400.106 /(0,96.0,92.9,8.120) – Unidades no SI
  • V = 0,385.106 m3
  • V = 3,85.105 m3, como na lacuna aceita apenas dois dígitos, segue:
  • V = 3,9.105 m3

A lacuna, espaço em branco deverá ser preenchido com “3.9”.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem a energia elétrica? Vídeo
Energia hídrica Animação/simulação
Eletricidade: como gerar? Animação/simulação
Usina hidrelétrica Animação/simulação
Recursos Complementares

          Acesse link abaixo; sugerimos que repassem os dois primeiros sites aos alunos.

 

 

Como funcionam as usinas hidrelétricas

http://ciencia.hsw.uol.com.br/usinas-hidreletricas1.htm

Acesso em 11/04/2012.

 

 

Hidrelétricas brasileiras

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-agua/hidreletricas-brasileiras.php

Acesso em 12/04/2012.

 

 

Aproveitamento hidroelétrico de castelo de bode

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18064

 

Água e Energia

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-agua/agua-e-energia.php

Acesso em 15/04/2012.

 

Fontes renováveis – parte 2

http://www.aneel.gov.br/arquivos/PDF/atlas_par2_cap3.pdf

Acesso em 17/04/2012.

Avaliação

          Para avaliar o conteúdo dessa aula, peça aos alunos para resolver em duplas, fora do horário de aulas, o problema abaixo. Deverá ser entregue durante uma futura aula de Física e será sorteada uma dupla para apresentar e explicar a resolução encontrada.

            Considerando que em média uma pessoa consome 54 kWh de energia elétrica por mês, calcule para uma cidade de 2 milhões de habitantes, a vazão mínima de água em uma usina, cuja eficiência de energia útil em relação a energia potencial da água é de 80 %,  sendo a altura de queda da água de 100 metros. Use g = 10 m/s2.

Sugira aos alunos que antes de resolver o exercício, acesse:

Hidrelétrica

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1495

 

  • A energia E que cada habitante consome por dia é: E = 54/30 = 1,8 kwh.
  • E = 1,8.103.(J/s).3,6.103 s; E = 6,48.106J.
  • Em 1 segundo: Es = 6,48.106J/24.3,6.103 = 75 J
  • Todos habitantes consomem em 1,0 segundo a energia de: Etotal = 2.106.75 J = 1,5.108 J
  • 1,5.108 = 0,80.M.g.h
  • 1,5.108 = 0,80.M.10.100, Unidades no SI
  • M = 1,875.105 kg
  • d = M/V; V = M/d; d = densidade absoluta da água e V = volume.
  • V = 1,875.105/103 - (Unidades no SI).
  • V = 1,875.102 m3
  • V = 187,5 m3
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