29/10/2008
José Eduardo Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Refração no fenômeno do arco-íris
Esta aula deve ser realizada com a utilização do vídeo do TV ESCOLA, disponível no Portal do Professor.
É importante também explorar os conceitos em sala de aula, bem como realizar um experimento para reforçar os conceitos explorados. A aula completa consiste de duas partes.
Primeira parte da aula:
Apresentação de vídeo.
Segunda parte da aula:
Apresentação na sala de aula.
Atividade Experimental.
Avaliação.
Primeira parte da Aula
1. Apresentação de vídeo
(Duração média: 5 minutos)
-Apresente aos alunos o vídeo do TV Escola, intitulado por “De onde vem o arco-íris”
Segunda parte da Aula
2. Apresentação na sala de aula
(Duração média: 20 minutos)
-Discuta com os conceitos sobre o prisma e refração da luz, em particular, discuta a separação da luz branca nas sete cores do arco-íris e o espectro solar.
-Discuta com os alunos o fenômeno de refração que ocorre nas gotículas de água, para que ocorra o fenômeno do arco-íris.
3. Avaliação
-Peça, como avaliação, que os alunos redijam para a próxima aula uma redação explicando o fenômeno de refração na formação de arco-íris, lembrando-lhes de abordarem, na sua redação, os seguintes conceitos: refração, separação da luz branca nas sete cores do arco-íris por um prisma e como a refração ocorre nas gotículas de água.
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem o arco-íris? | Vídeo |
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