25/06/2012
Selma Gonzaga Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Noções básicas de informática: Power Point/Kpresenter (apresentação de slides).
Para a realização desta atividade serão necessários computadores, tablets ou notebooks que estejam conectados à internet. Caso não haja disponibilidade de um computador por aluno, julgamos quatro, o número máximo de alunos por computador.
Para iniciar a aula, o professor deverá fornecer o seguinte endereço eletrônico aos alunos http://www.jardimdeflores.com.br/CURIOSIDADES/A38plantasemove.htm (Acesso em 17/04/2012) e solicitar que entrem no navegador Web de seu computador e digitem o endereço na barra de navegação.
Fonte da Imagem: http://3.bp.blogspot.com/-6a72vdAyz2s/T5BfeZ8PHoI/AAAAAAAAAEE/WnPa57xF1jo/s1600/fototropismo%2520positivo.jpg. Acesso em 19/04/2012.
Disponibilize um tempo para que os alunos realizem uma leitura do texto. Mesmo que não haja disponibilidade de um computador por aluno, é importante que cada um faça, individualmente, a primeira leitura do texto. Após a leitura, o professor deverá conduzir um momento de discussão com a turma. O professor deverá perguntar aos alunos o que acharam do texto, se eles já haviam pensado nas plantas dessa forma e se eles já observaram alguns desses movimentos no ambiente.
Os alunos deverão fazer um registro em seu material dos principais pontos discutidos durante a leitura do texto. Para finalizar esta etapa, o professor deverá solicitar aos alunos que formulem hipóteses para as seguintes questões: “por que as raízes crescem para baixo e o caule cresce para cima?”; “o que orienta o movimento do girassol?”, “como uma planta carnívora sabe que a presa caiu em sua armadilha?”. Após o diálogo, o professor deverá solicitar aos alunos que façam o registro das hipóteses levantadas em seu material (caderno/computador).
No intuito de aprofundarmos a investigação sobre os diferentes movimentos realizados pelos vegetais propomos uma pesquisa em grupo. Para proceder a esta etapa serão necessários computadores, tabletes ou notebooks que possuam acesso à internet e o professor deverá seguir as orientações abaixo:
1º) Organize a turma em quatro grupos;
2º) Forneça para cada grupo o tema para pesquisa com seus respectivos sites para busca;
Grupo A: GEOTROPISMO
http://pt.wikipedia.org/wiki/Geotropismo. Acesso em 21/05/2012.
http://www.algosobre.com.br/biologia/geotropismo.html. Acesso em 21/05/2012.
http://www.alunosonline.com.br/biologia/geotropismo.html. Acesso em 21/05/2012.
Fonte da Imagem: http://www.algosobre.com.br/images/stories/biologia/geotropismo.jpg. Acesso em 21/05/2012.
Grupo B: FOTOTROPISMO
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fototropismo. Acesso em 21/05/2012.
http://www.colegioweb.com.br/biologia/fototropismo.html. Acesso em 21/05/2012.
http://edptres.blogspot.com.br/2011/05/fototropismo-sabem-o-que-e.html. Acesso em 21/05/2012.
Fonte da Imagem: http://4.bp.blogspot.com/_fBX2U3cfv0w/TOVPQfW_YvI/AAAAAAAAEeE/ScG4oM8TQ6c/s1600/fototropismo_positivo.jpg. Acesso em 21/05/2012.7
Grupo C: TIGMOTROPISMO e QUIMIOTROPISMO
http://www.colegioweb.com.br/biologia/tigmotropismo.html. Acesso em 21/05/2012.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tigmotropismo. Acesso em 21/05/2012.
http://www.infoescola.com/biologia/tropismo/. Acesso em 16/04/2012.
Fonte da Imagem: http://www.kalipedia.com/popup/popupWindow.html?tipo=imagen&titulo=Tigmotropismo&url=/kalipediamedia/cienciasnaturales/media/200704/17/delavida/20070417klpcnavid_105.Ees.LCO.png. Acesso em 21/05/2012.
Grupo D: NASTISMOS
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Morfofisiologia_vegetal/morfovegetal36.php. Acesso em 21/05/2012.
http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/movimentos-vegetais.htm. Acesso em 16/04/2012.
http://www.brasilescola.com/biologia/movimentos-vegetais.htm. Acesso em 19/04/2012.
Fonte da Imagem: http://4.bp.blogspot.com/-dhNmjxyvZPs/T7qZyNRKApI/AAAAAAAAAH0/NDtL8roVSag/s1600/untitled.png. Acesso em 21/05/2012.
Em seguida, o professor deverá fornecer para cada grupo as tarefas relacionadas abaixo. Como serão poucos grupos formados na sala, os alunos poderão se organizar internamente para uma distribuição de tarefas. O importante é que todos os membros do grupo se envolvam com o trabalho.
INSTRUÇÕES PARA OS GRUPOS
1º) Faça uma pesquisa nos endereços eletrônicos correspondente ao seu tema, levantando as seguintes informações:
2º) Elabore um texto apresentando as questões investigadas em sua pesquisa. O texto produzido pelo grupo deverá ser entregue a todos os alunos da turma, portanto, providencie as cópias necessárias.
Dica: Ao elaborar o texto não se esqueça de apresentar o título de seu trabalho (exemplo: Geotropismo) bem como as fontes utilizadas para pesquisa. Imagens também poderão ser utilizadas para ilustrar o texto.
3º) Elabore uma apresentação de slides utilizando o aplicativo Power Point do Microsoft Office (Windows) ou Kpresenter do BrOffice (Linux). Na apresentação, procure inserir as informações pesquisadas pelo grupo, imagens que ilustrem o movimento vegetal investigado, curiosidades e exemplos. Durante a exposição do trabalho os integrantes do grupo deverão apresentar as questões levantadas pelo professor na Atividade 1 seguidas das hipóteses formuladas pelo grupo.
4º) Envie ao professor por e-mail o texto e a apresentação de slides antes da exposição dos trabalhos.
Propomos nesta atividade a montagem de um vídeo Time Lapse que são vídeos que mostram as coisas acontecendo rapidamente. Em geral o vídeo é pelo menos 30 vezes mais rápido que a realidade para dar um bom efeito.
Para iniciar a atividade, o professor deverá estabelecer um diálogo com a turma, explicando que muitos movimentos vegetais não podem ser facilmente percebidos por nós, porque vivemos em um ritmo diferente das plantas. Dessa forma, apesar de parecerem estáticas, as plantas estão sempre em movimento. O professor deverá explicar também, que uma forma de acompanharmos de perto esses movimentos é através da criação de vídeos usando a técnica Time Lapse.
Em seguida, o professor deverá apresentar um vídeo para os alunos onde poderão observar o emprego da técnica Time Lapse para registrar o desabrochar de uma flor http://www.youtube.com/watch?v=7SWwxZH9Eb0 (Acesso em 18/04/2012). Para a exposição do vídeo o professor poderá utilizar um equipamento para projeção de imagens (data show).
Terminada a exposição, o professor orientará os alunos na criação de um vídeo Time Lapse onde serão registrados os movimentos realizados por uma planta. Antecipadamente, o professor deverá providenciar um vaso com uma planta de crescimento rápido como o girassol, o beijo, o boldo, mamona, etc. É possível encontrar esses tipos de plantas em floriculturas, viveiros, canteiros e até mesmo em quintais e/ou terrenos baldios.
O vaso deverá ser colocado deitado (conforme imagem abaixo) em um lugar que incida luz e que os alunos possam visitar diariamente para realizarem seus registros. Caso a escola disponha de um laboratório ou horta, o experimento poderá ser conduzido nesses ambientes. Vale ressaltar, entretanto, que a não existência desses locais na escola não inviabiliza a atividade.
Fonte da Imagem: http://2.bp.blogspot.com/_LEywedQq4dg/TDMw6xq9XVI/AAAAAAAAABg/XnqxwIPZg_M/s1600/auxinas(2).jpg. Acesso em 19/04/2012.
O segundo passo é organizar a turma em grupos de quatro alunos. Cada grupo precisará de um equipamento para registro de imagens (máquina fotográfica, notebook e/ou celular com câmera). Durante 10 dias, os alunos visitarão a planta em quatro horários diferentes e tirarão uma foto. Ao final de cada dia, cada grupo terá quatro fotos, e ao final do experimento, 400 fotos. Para manter o padrão de imagem, todos os registros deverão ser obtidos utilizando-se o mesmo equipamento, de um mesmo ângulo e local, para isso, sugerimos a utilização de um tripé ou qualquer apoio para a máquina, por exemplo, uma pilha de livros, latas, etc. As fotos deverão ser armazenadas em um pendrive, cd e/ou dvd para que possam ser utilizadas durante a montagem do vídeo.
Fonte da Imagem: http://www.maodevaca.acontece.pro.br/popup_image.php?pID=23&PHPSESSID=23e7edf8cc40a51ce29c95d6590054c6. Acesso em 19/04/2012.
Para a montagem do vídeo serão necessários computadores, tablets ou notebooks que possuam o programa Windows Live Movie Maker (http://www.baixaki.com.br/download/windows-movie-maker-2.htm). Para abrir o programa siga passos: clique em »Iniciar » Todos os programas » Windows Live Movie Maker.
O professor deverá organizar a turma em grupos, sendo estes grupos formados pelos mesmos alunos que trabalharam juntos durante a captura de imagens (Atividade 2). Em seguida, o professor deverá orientar os alunos na criação do vídeo Time Lapse fornecendo-lhes as seguintes instruções:
1ª) Descarregue todas os arquivos de fotos (400 fotos) em uma pasta no computador. Respeite a ordem cronológica de registro, organizando os arquivos por data.
2ª) Abra o programa Windows Live Movie Maker. Para abrir o programa clique em »Iniciar » Todos os programas » Windows Live Movie Maker.
3ª) Na barra de menu clique em Adicionar vídeos e fotos. Em seguida, localize a pasta onde os arquivos foram armazenados, selecione todos e clique em Abrir.
4ª) Na barra de menu clique em Editar. Em seguida, selecione todos os arquivos. Atenção: é de suma importância que os arquivos estejam na ordem cronológica de registro.
5ª) Localize o ícone Duração de foto ou plano de fundo, e insira no campo de duração o valor 0,15.
Fonte da Imagem: http://4.bp.blogspot.com/-zIEDfOJ82SU/T5Bf0D_TDlI/AAAAAAAAAEM/L39X-OoK1Rg/s1600/Movie+maker_Time+lapse.jpg. Acesso em 19/04/2012.
O próximo passo é salvar o projeto. Para isso, na barra de menu clique no botão Movie Maker » Salvar projetos. Localize o dispositivo de armazenamento onde o trabalho será salvo, dê um título ao projeto e clique em Salvar. Este arquivo gerado representa o arquivo original, passível de futuras modificações.
Depois de salvo o projeto, o próximo passo é salvar o projeto como filme. Para isso, na barra de menu clique no botão Movie Maker » Salvar filme » Para computador. Localize o dispositivo de armazenamento onde o filme será salvo, dê um título ao projeto e clique em Salvar.
A proposta desta atividade é socializar os vídeos produzidos pelos alunos, para isso, o professor deverá criar um blog onde irá postar esses vídeos. Para criar o blog, basta que o professor acesse o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger<mpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 19/04/2012) e siga as instruções. É rápido, prático e gratuito.
Postados os vídeos, o professor solicitará aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog, que assistam aos vídeos produzidos pelos demais grupos, que façam comentários e que respondam às seguintes questões: "que fator externo orientou o movimento dessa planta?" e "como este tipo de movimento é denominado?". Todos os alunos deverão seguir este procedimento, e o professor, juntamente com os alunos, deverão divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe deixando seus comentários e opiniões no blog sobre o experimento conduzido e registrado pela turma. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, entre outros.
O blog deve ser acessado diariamente pelo professor e alunos, para que acompanhem as opiniões postadas e façam um levantamento semanal dos comentários. O professor poderá utilizar o blog como uma ferramenta de ensino durante todo o desenvolvimento do conteúdo que envolva as plantas. Além disso, ele poderá incentivar seus alunos a produzirem mais vídeos para o blog, alimentando este rico canal de comunicação.
Sugestões de links para alunos:
Sugestões de links para professores:
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
Para proceder à avaliação o professor deverá observar e avaliar os alunos nos seguintes aspectos:
1) Habilidade para leitura e interpretação de textos;
2) Formulação de hipóteses;
3) Exposição das ideias nos grupos e nos debates;
4) Participação, comunicação e interação com o outro;
5) Envolvimento com a pesquisa;
6) Compromisso no desenvolvimento das tarefas;
7) Disciplina e regularidade na coleta de dados (captura das imagens);
8) Qualidade do vídeo elaborado;
9) Capacidade de socialização das informações pesquisadas e atividades desenvolvidas;
10) Compreensão dos conceitos investigados ao longo de todo processo.
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