Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Projeto de Iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil – A fauna na região Nordeste

 

08/05/2012

Autor e Coautor(es)
ALINE RODRIGUES CANTALOGO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Laís de Castro Agranito e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender e vivenciar um trabalho de Iniciação Científica;

  • Realizar pesquisas por meio de diferentes estratégias;

  • Utilizar diferentes fontes de pesquisa;

  • Identificar os animais da caatinga

  • Descobrir o habitat e o modo de sobrevivência dos animais típicos da caatinga;

  • Perceber a necessidade de preservação desse bioma;

  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA.

Duração das atividades
A previsão é de um semestre ou mais, ou seja, no mínimo 5 meses de duração, pode variar de acordo com a necessidade apresentada por cada turma e professor ao longo do projeto e das atividades que forem inseridas. Vamos utilizar no mínimo uma aula de 60 minutos por semana. Tendo em vista que esta é uma proposta interdisciplinar, em uma aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Ciências, Matemática e Ética ou mesmo trabalhar com apenas um conteúdo.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, é necessário que os alunos tenham apresentado interesse em relação à conhecimentos que envolvam questões ambientais, como à flora brasileira. Consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização dos programas   do laptop Classmate do Projeto UCA ou tablet.

Estratégias e recursos da aula

uca- todos

O trabalho com projeto almeja que a partir da metodologia de pesquisa, os alunos possam construir suas aprendizagens, de forma rica, atrativa e interdisciplinar.

Para isso, algumas ideias foram reunidas para contribuir nesse processo.

As atividades poderão ser adaptadas conforme sua realidade e o interesse de seus alunos.

Lembre-se, professor, que o ideal é organizar as atividades desenvolvidas ao longo do projeto em um portador exclusivo para ele, como uma pasta, um caderno, um lugar para montar o “Dossiê do projeto” e/ou o “Portfólio”, no intuito de registrar todo o processo de realização do projeto.

Além disso, por se tratar de um projeto de pesquisa, estará subdividido em etapas e não por momentos. Nesse caso, cada etapa, poderá ser trabalhada em vários momentos, conforme a carga horária que você disponibilizará para o projeto em seu planejamento.

Agora, vamos ao projeto?

Ao entrar em contato com a região Nordeste, encontramos uma diversidade de fauna e flora muito grande. Nessa região, as paisagens se modificam por diferentes biomas, pois possui Mata Atlântica, Mata do Cocais, Cerrado, Caatinga e Vegetação Litorânea.

Entretanto um dos cenários mais famosos do Nordeste é a Caatinga.

Essa constitui a vegetação de apenas uma parte do Nordeste, conhecida como Sertão ou Seridó e parte do Agreste, mas, que é o único bioma, isto é, o único cenário genuinamente brasileiro.

Isso significa que o conjunto de espécies de plantas e de animais que podemos nos deparar na caatinga brasileira, não será encontrado em outro lugar ou país.

 

1ª etapa: o que é a metodologia de pesquisa?

Professor, esse é um questionamento inicial que você deverá realizar com seus alunos, antes de desenvolver a pesquisa, pois é preciso que saibam seus procedimentos e etapas anteriormente.

Para isso, é importante que reúna seus alunos em uma rodinha e converse com eles sobre a forma como acontece (metodologia) a iniciação científica discente:

- Metodologia investigativa;

- Etapas;

- Dossiê ou Portfólio.

Para isso, escreva na lousa essas três palavras e questione:

- Alguém sabe o quer dizer essas palavras?

- Elas são fundamentais para que o trabalho seja bem estruturado e produtivo, mas em que consiste cada uma dessas partes?

- O que é metodologia investigativa?

- Vocês sabem o que são etapas?

- O que será um dossiê ou portfólio?

Posteriormente, conte a eles, que para desenvolver um projeto de pesquisa, é importante ter clareza de quais são suas etapas, da ordem dos acontecimentos e das estratégias que o compõe.

Anote os conhecimentos prévios dos alunos sobre o que foi discutido, pois você poderá utilizá-los como registro das etapas.

Logo após, converse com eles que vocês farão um projeto de pesquisa e que descobrirão muita coisa sobre o tema que irão pesquisar.  

Exponha aos alunos as etapas de uma pesquisa e o que significa cada uma delas, para que possam se organizar e tenham uma visão global do projeto. Não se preocupe em fazer com que os alunos compreendam plenamente cada etapa, pois eles vão compreender melhor ao vivenciar cada uma delas ao longo do projeto.

 

As etapas são:

1ª etapa: escolha do tema

2ª etapa: justificativa

3ª etapa: problematização

4ª etapa: levantamento de hipóteses

5ª etapa: fontes de pesquisa

6ª etapa: execução e realização

7ª etapa: depuração de hipóteses

8ª etapa: Socialização (apresentação e exposição dos resultados)

9ª etapa: avaliação

Ao apresentar as etapas, enfatize os números ordinais. Anexe uma cópia desse registro ao dossiê do projeto. Solicite que ilustrem a folha livremente.

 

2ª etapa: Escolha do tema

Professor, atividades que despertam o interesse dos alunos, certamente, possuem melhores resultados. Projetos de pesquisa são da mesma forma.

É preciso que os alunos se envolvam, se interessem, tenham curiosidade sobre o tema proposto. O tema poderá ser escolhido pelos alunos ou sugerido por você, porém, é importante a participação ativa deles, desde a escolha.

E como o tema é bem abrangente, existe a oportunidade de ser trabalhado em qualquer  turma, pois basta que o professor adapte as ideias ao contexto de sua sala de aula e ao interesse dos alunos.

Se o tema foi sugestão sua, é preciso “detonar” o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos. Para isso, segue algumas sugestões:

1-    Cantar uma música;

2-    Assistirem a um vídeo ou filme;

3-    Contar uma lenda;

4-     Dentre outros.

 

Nesse projeto em específico o detonador escolhido foi uma imagem da ave “asa branca”, muito comum na caatinga e tema de música.

Leve para a sala as seguintes imagens:

Fonte: http://fatosefotosdacaatinga.blogspot.com.br/2009/10/asa-branca-da-caatinga-nordestina.html

Fonte: http://www.blogintest.com.br/2010/09/asa-branca.html

E pergunte aos alunos:

- Quem sabe que bicho é esse?

- Ele é bonito?

- Alguém sabe onde ele vive?

- Existe uma música com o nome dessa ave, alguém conhece?

 

Depois reproduza a música “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, e apresente a letra original.

 

QUANDO OIEI A TERRA ARDENDO
QUAL A FOGUEIRA DE SÃO JOÃO
EU PERGUNTEI A DEUS DO CÉU, AI
POR QUE TAMANHA JUDIAÇÃO

EU PERGUNTEI A DEUS DO CÉU, AI
POR QUE TAMANHA JUDIAÇÃO

QUE BRASEIRO, QUE FORNAIA
NEM UM PÉ DE PRANTAÇÃO
POR FARTA D'ÁGUA PERDI MEU GADO
MORREU DE SEDE MEU ALAZÃO

POR FARTA D'ÁGUA PERDI MEU GADO
MORREU DE SEDE MEU ALAZÃO

INTÉ MESMO A ASA BRANCA
BATEU ASAS DO SERTÃO
INTONCE EU DISSE, ADEUS ROSINHA
GUARDA CONTIGO MEU CORAÇÃO

INTONCE EU DISSE, ADEUS ROSINHA
GUARDA CONTIGO MEU CORAÇÃO

HOJE LONGE, MUITAS LÉGUA
NUMA TRISTE SOLIDÃO
ESPERO A CHUVA CAIR DE NOVO
PRA MIM VORTAR PRO MEU SERTÃO

ESPERO A CHUVA CAIR DE NOVO
PRA MIM VORTAR PRO MEU SERTÃO

QUANDO O VERDE DOS TEUS ÓIO
SE ESPAIAR NA PRANTAÇÃO
EU TE ASSEGURO NÃO CHORE NÃO, VIU
QUE EU VORTAREI, VIU
MEU CORAÇÃO

EU TE ASSEGURO NÃO CHORE NÃO, VIU
QUE EU VORTAREI, VIU
MEU CORAÇÃO

 

Fonte: http://luiz-gonzaga.musicas.mus.br/letras/47081/ acesso em 15/04/2012

 

Para ouvir a música, acesse o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=cWiJL0_yj9c  acesso em 15/04/2012

 

Após, explique que a música apresenta algumas palavras que não fazem parte da norma culta e questione:

- Que palavras são essas?

- Por que o personagem da música fala dessa forma?

- Será que todas as pessoas têm acesso à Língua Portuguesa formal?

- Vamos passar a letra da música para o português formal?

Nesse momento, solicite que reescrevam a letra da música, substituindo as palavras negritadas por palavras convencionais. Se tiverem dificuldade, faça com eles para que compreendam.

Depois, questione:

- Asa branca é um pássaro típico do Sertão, da caatinga, mas será que existem outros animais típicos dessa região?

- O que vocês acham de estudarmos a fauna da caatinga?

 

3ª etapa: Justificando o tema

Nessa etapa é preciso que fique claro o porquê de estudarem aquele tema e qual é o valor desse tema para a turma.

Para isso, solicite que respondam:

uca- atividades

A FAUNA DA CAATINGA É UM BOM TEMA PARA ESTUDARMOS? POR QUE VOCÊ GOSTARIA DE ESTUDAR ESSE TEMA?

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

 

 

4ª etapa: Problematização

Nesse momento, os alunos já possuem uma noção do que se pretende trabalhar, o que facilita o aparecimento de dúvidas, ou melhor, os problemas que precisaremos buscar respostas.

Essa é a fase da problematização.

Para iniciar esse momento, organize os alunos em uma roda de conversa e questione-os sobre o que querem saber a respeito deste tema.

 Anote as falas na lousa para que todos possam visualizá-las.

Veja uma sugestão:

uca- atividades

O QUE QUEREMOS SABER SOBRE A FAUNA DA CAATINGA?

O que é caatinga?

Em quais lugares podemos encontrar o bioma caatinga?

Quais animais vivem na caatinga?

Como sobrevivem ao calor?

Quais desses animais estão ameaçados de extinção?

 

5ª etapa: Hipóteses

Professor, o seu objetivo, nesta etapa do trabalho é levantar os conhecimentos prévios que os alunos têm sobre as questões que apontaram, ou seja, suas hipóteses. 

Para o aluno, essa é a possibilidade de refletir e expor seus conhecimentos sobre o tema. Anotar suas aprendizagens anteriores, oportuniza que, ao final do projeto, o próprio aluno compare, veja o que o projeto trouxe de  novos conhecimentos.

Para que eles compreendam melhor o que são hipóteses, dê exemplos a partir de situações práticas, de seu cotidiano. Como exemplo, sugerimos:

-  Leve uma caixa surpresa com algum objeto ou algo que eles possam experimentar, como um bolo de chocolate. Questione-os:

  •  O que tem dentro desta caixa?
  •  Será que é um bichinho?
  •  Será que é de comer?

Depois que eles levantarem suas hipóteses sobre o que pensam que tem na caixa. Diga-lhes:

-Vocês acabaram de dizer as hipóteses de vocês sobre o que acham que tem aqui, mas para descobrir nós precisamos fazer o que?  Abrir a caixa!!!

Depois que eles descobrirem e degustarem o bolo de chocolate. Questione-os novamente:

-Do que foi feito este bolo?

-Quais os ingredientes que foram utilizados para fazer este bolo?

Em seguida esclareça que as respostas deles são hipóteses, mas que para comprovarmos nós teremos que pesquisar e quais seriam as fontes de pesquisa que teremos que investigar?

Professor, esperamos que eles apontem que seja: no caderno de receitas, perguntando para a cantineira da escola que fez o bolo, ou para a professora que fez.

Esta atividade possibilita também um trabalho com o gênero textual: receita. Você pode aproveitar e explorar as características deste tipo de texto e qual e o seu portador.

Deixe que os alunos façam do jeito deles, que concluam que as “hipóteses” representam o que eles sabem sobre o tema, ou seja, o que acreditam que sabem.

Ao final do projeto, descobrirão se suas ideias iniciais eram verdadeiras ou não.

Veja um exemplo:

Questionamentos e hipóteses do aluno 1

O QUE É CAATINGA?

HIPÓTESE: É UM LUGAR CHEIO DE CACTOS.

EM QUAIS LUGARES PODEMOS ENCONTRAR O BIOMA CAATINGA?

HIPÓTESE: NO MATO PERTO DA CASA DA GENTE.

QUAIS ANIMAIS VIVEM NA CAATINGA?

HIPÓTESE: A ASA BRANCA E AS VACAS.

COMO SOBREVIVEM AO CALOR?

HIPÓTESE: TOMANDO BANHO NO AÇUDE.

QUAIS DESSES ANIMAIS ESTÃO AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO?

HIPÓTESE: A ASA BRANCA.

 

6ª etapa: Fontes de pesquisa e estratégias metodológicas

Nesse momento, professor, é preciso dizer aos alunos que, testar as hipóteses também pode ser feito com uma busca por conhecimentos já publicados por outros pesquisadores ou historicamente construídos.

Assim, faz parte de um projeto de pesquisa e suas metodologias, a escolha das fontes de pesquisa  e das estratégias metodológicas por parte dos pesquisadores. Nesse caso, os alunos.

Instigue-os a partir do seguinte questionamento:

- Onde poderemos encontrar respostas para os questionamentos feitos anteriormente?

- Como faremos isso?

Caso esqueçam-se  de uma fonte que você julga ser essencial, induza um debate, fazendo alguns direcionamentos.

Fontes:

- Internet;

- Livros;

- Revistas;

- Jornais;

- Fotos ou telas;

 

Estratégias:

·         Trabalho de campo

·         Entrevistas

·         Palestras

·         Trabalhos individuais e em grupos

·         Experiências

·         Observações

Registre na lousa e solicite que anotem no caderno de projetos, no Dossiê ou no Portfólio do Projeto. É importante organizarem todos os passos do projeto em algum portador de textos, pois ao final do projeto eles terão o registro de todo o processo e seus avanços.

 

7ª etapa: Execução e realização

uca- pesquisa

Essa é a etapa mais longa e, conforme o número de alunos e os desdobramentos da pesquisa podem estender-se por meses ou até o final do ano letivo.

Ela contempla as estratégias de pesquisa.

O papel do professor nesse contexto é essencial para que o processo seja orientado e, principalmente para criar mais dúvidas e desafios para os alunos.

É preciso pensar em quais estratégias usaremos para que o aluno responda seus questionamentos.

Para isso, a sugestão é que comece a pesquisa de uma forma mais ampla e, aos poucos, especifique os estudos, até que se contemple todo o tema escolhido.

Então vamos às pesquisas?

No caso dos projetos de pesquisa relacionados à caatinga, as pesquisas na internet mostraram uma diversidade de informações, mas que dificilmente condiziam umas com as outras.

 Por isso, no início de alguns questionamentos, foi colocado um texto referência, que ajuda o professor a se orientar sobre a veracidade dos dados.

No caso dos textos encontrados no sítiohttp://www.agronline.com.br/artigos/artigo.php?id=81&pg=2&n=2,  acesso em 12/04/2012, são de autoria da pesquisadora Lúcia Helena Piedade Kiill, pesquisadora da EMBRAPA/CPATSA.

 

QUESTIONAMENTO 1: O QUE É CAATINGA?

O NORDESTE BRASILEIRO TEM A MAIOR PARTE DE SEU TERRITÓRIO OCUPADO POR UMA VEGETAÇÃO ADAPTADA ÀS CONDIÇÕES DE ARIDEZ (XERÓFILA), DE FISIONOMIA VARIADA, DENOMINADA “CAATINGA”.

ESTE ECOSSISTEMA É EXTREMAMENTE IMPORTANTE DO PONTO DE VISTA BIOLÓGICO, POIS É UM DOS POUCOS QUE TEM SUA DISTRIBUIÇÃO TOTALMENTE RESTRITA AO BRASIL.

DE MODO GERAL, A CAATINGA TEM SIDO DESCRITA NA LITERATURA COMO POBRE E DE POUCA IMPORTÂNCIA BIOLÓGICA. PORÉM, LEVANTAMENTOS RECENTES MOSTRAM QUE ESTE ECOSSISTEMA POSSUI UM CONSIDERÁVEL NÚMERO DE ESPÉCIES ENDÊMICAS, OU SEJA, QUE OCORREM SOMENTE NESTA REGIÃO, E QUE DEVEM SER CONSIDERADAS COMO UM PATRIMÔNIO BIOLÓGICO DE VALOR INCALCULÁVEL.

Fragmento do texto disponível em: http://www.agronline.com.br/artigos/caatinga-patrimonio-brasileiro-ameacado  acesso em 12/04/2012

 

 

A sugestão para esse momento é mostrar um mural com essas informações, buscadas pelos alunos a partir de consultas em sítios da internet.

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessemos sítios a seguir por meio do Mozilla Firefox(metasys> favoritos>navegador de internet) de seus netbooks ou utilizem seus tablets, mas se não participam deste projeto, leve-os ao laboratório de informática:

http://intra.vila.com.br/sites/nordeste/seca/paginas/caatinga.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Caatinga

http://www.brasilescola.com/brasil/caatinga.htm

http://educacao.uol.com.br/geografia/caatinga-o-ecossistema-do-sertao-nordestino.jhtm

acesso em 12/04/2012

Posteriormente, solicite que busquem em dicionários, o significado da palavra caatinga, oriunda do tupi, e que significa asa-branca.

 

QUESTIONAMENTO 2: EM QUAIS LUGARES PODEMOS ENCONTRAR O BIOMA CAATINGA?

GEOGRAFICAMENTE, A CAATINGA OCUPA CERCA DE 11% DO TERRITÓRIO NACIONAL, ABRANGENDO OS ESTADOS DA BAHIA, SERGIPE, ALAGOAS, PERNAMBUCO, PARAÍBA, RIO GRANDE DO NORTE, CEARÁ, PIAUÍ E MINAS GERAIS. NA COBERTURA VEGETAL DAS ÁREAS DA REGIÃO NORDESTE, A CAATINGA REPRESENTA CERCA DE 800.000 KM2, O QUE CORRESPONDE A 70% DA REGIÃO.

Fragmento do texto disponível em: http://www.agronline.com.br/artigos/caatinga-patrimonio-brasileiro-ameacado  acesso em 12/04/2012

 

Para esse questionamento em específico, é importante que, além das pesquisas, os alunos possam localizar geograficamente esse bioma.

Para isso, explore os mapas abaixo e depois solicite que localizem e coloram a região nos mapas distribuídos para a turma.

Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/21052004biomashtml.shtm  acesso em 12/04/2012

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/biomas-brasileiros-parte-5-caatinga-558287.shtml  acesso em 12/04/2012

LOCALIZE E COLORA NO MAPA ABAIXO, O BIOMA CAATINGA.

Fonte: http://mundinhodacrianca.blogspot.com.br/2011/10/mapas-do-brasil-para-imprimir-e-colorir.html acesso em 12/04/2012

 

 

QUESTIONAMENTO 3: QUAIS ANIMAIS VIVEM NA CAATINGA?

COM RELAÇÃO À FAUNA, ESTA É DEPAUPERADA, COM BAIXAS DENSIDADES DE INDIVÍDUOS E POUCAS ESPÉCIES ENDÊMICAS. APESAR DA PEQUENA DENSIDADE E DO POUCO ENDEMISMO, JÁ FORAM IDENTIFICADAS 17 ESPÉCIES DE ANFÍBIOS, 44 DE RÉPTEIS, 695 DE AVES E 120 DE MAMÍFEROS, POUCO SE CONHECENDO EM RELAÇÃO AOS INVERTEBRADOS. DESCRIÇÕES DE NOVAS ESPÉCIES VÊM SENDO REGISTRADAS, INDICANDO UM CONHECIMENTO BOTÂNICO E ZOOLÓGICO BASTANTE PRECÁRIO DESTE ECOSSISTEMA, QUE SEGUNDO OS PESQUISADORES É CONSIDERADO O MENOS CONHECIDO E ESTUDADO DOS ECOSSISTEMAS BRASILEIROS.

Fragmento do texto disponível em: http://www.agronline.com.br/artigos/caatinga-patrimonio-brasileiro-ameacado

acesso em 12/04/2012

 

Para esse momento, professor, solicite que procurem em casa, com seus familiares fotos e/ou imagens de animais típicos da caatinga. Como talvez não saberão quais seriam esses animais, você pode solicitar primeiramente uma pesquisa ou apresentar o texto abaixo.

OS LAGARTOS SÃO MUITO COMUNS NA REGIÃO: 47 ESPÉCIES DELES JÁ FORAM CATALOGADAS. ENTRE ELAS ESTÃO O CALANGO VERDE E O CALANGUINHO.

AINDA ENTRE OS RÉPTEIS TAMBÉM SE DESTACAM AS SERPENTES. ATÉ AGORA FORAM ENCONTRADAS 45 ESPÉCIES DE SERPENTES. A CASCAVEL É UMA DAS COBRAS MAIS VISTAS NA CAATINGA.

ARARA-AZUL-DE-LEAR**

ALGUMAS AVES SÃO MORADORAS TÍPICAS DA CAATINGA. É O CASO DO CARCARÁ, DA ASA-BRANCA E DA GRALHA-CANÇÃO.

OUTRA AVE EM ESTADO DE CONSERVAÇÃO CRÍTICO É A ARARA-AZUL-DE-LEAR, ENCONTRADA APENAS EM UMA PEQUENA ÁREA NO INTERIOR DA BAHIA, MAIS ESPECIFICAMENTE NOS MUNICÍPIOS DE CANUDOS, EUCLIDES DA CUNHA E JEREMOABO. ELA VIVE NAS PALMEIRAS LICURI (SYAGRUS CORONATA), CUJOS FRUTOS SÃO SEU PRINCIPAL ALIMENTO, E FAZ SEUS NINHOS EM CAVIDADES NOS PAREDÕES DE ARENITO. 

ROCK CAVY

OS ANFÍBIOS SÃO ANIMAIS NUMEROSOS NA CAATINGA. PARA FALAR DOS MAIS CONHECIDOS, PODEMOS CITAR O SAPO CURURU E A JIA DE PAREDE.

TAMBÉM EXISTEM MUITOS MAMÍFEROS NA CAATINGA. ENTRE AS ÁRVORES SECAS E EM TERRENOS PEDREGOSOS, VIVEM ONÇAS, GATOS SELVAGENS, CAPIVARAS, GAMBÁS, PREÁS, MACACOS-PREGO, E O VEADO CATINGUEIRO.

Texto adaptado de: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=962&sid=2

acesso em 12/04/2012

 

Separe as fotos e/ou imagens e monte um painel. Lembre-se de fazer a legenda com os alunos, explorando os nomes desses animais, como o veado catingueiro, o tatu peba e o sapo cururu.

Depois, realize com eles, sem a presença do modelo dos nomes, um ditado. Além disso, na folha do ditado é importante que não tenha nada escrito, para os alunos não se apoiarem nas letras da folha.

Para as turmas do 1º ano esta é uma excelente forma de trabalhar a tentativa de escrita de forma significativa, e assim, possibilitar que avancem em suas hipóteses de escrita. Depois, faça a reescrita com eles.

Para os alunos de 2 e 3º anos você poderá exigir mais, pois os alunos já estão alfabéticos ou em transição para a fase ortográfica da escrita. Assim, você poderá solicitar uma produção de texto, como um texto jornalístico, em que eles contarão sobre suas descobertas a partir da pesquisa sobre a fauna da caatinga, e depois divulgarão no sítio da escola, no jornalzinho ou no “Jornal Mural”.

Veja um exemplo:

 

  __________________________________

 

 

  ______________________________

  ______________________________

 

 

Fonte das imagens:

Imagem 1: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/veado-catingueiro.php

Imagem 2: http://animais.culturamix.com/informacoes/fotos-tatu-peba

Imagem 3: http://www.saudeanimal.com.br/sapo_comum.htm

 acesso em 12/04/2012

QUESTIONAMENTO 4: COMO SOBREVIVEM AO CALOR?

A MAIORIA DOS ANIMAIS DA CAATINGA TÊM HÁBITOS NOTURNOS, O QUE EVITA QUE SE MOVIMENTEM EM HORAS MAIS QUENTES.

Fonte: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=962&sid=2

 acesso em 15/04/2012

 Para que os alunos descubram essa informação, a sugestão é convidá-los para um trabalho de campo em um zoológico em sua cidade. Embora o zoológico seja mais apropriado para essa atividade, se não for possível, leve-os em uma fazenda, para que possam observar esses animais.

Esta atividade possibilita um trabalho interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento, tais como:

Língua Portuguesa, Geografia, Matemática, Ética e Ciências:

-Elaborem o planejamento coletivamente, para isso questione os alunos:

Língua Portuguesa - Registre o Roteiro:

  • Onde iremos para descobrir a resposta para este questionamento?
  • Alguém aqui conhece alguma fazenda que tem alguns animais que podemos observar e que podemos ir?
  • Qual o objetivo deste trabalho?
  • Como faremos para solicitar a autorização para nosso trabalho no zoológico? Carta? Ligação?
  • Elaborem a carta com a solicitação, para isso trabalhe a estrutura textual deste tipo de texto. Se possível, leve alguns modelos para que percebam a sua  especificidade e ao enviarem a carta de solicitação enfatize a função comunicativa deste gênero textual.
  • Data do trabalho de campo:
  • Horário de saída: ____ Retorno:_____

Solicitação de autorização dos pais:

AUTORIZAÇÃO PARA TRABALHO DE CAMPO

NO DIA 20/04/2012, OS ALUNOS DO 2º ANO, IRÃO REALIZAR UM TRABALHO DE CAMPO NO ZOOLÓGICO DO PARQUE DO SABIÁ. IREMOS DE ÔNIBUS.

ELES DEVERÃO ESTAR  UNIFORMIZADOS, LEVAR UMA GARRAFINHA DE ÁGUA, LANCHE REFORÇADO, LÁPIS, BORRACHA, FOLHAS DE PAPEL E UMA PRANCHETA.

PARA TANTO, SOLICITAMOS QUE VOCÊ PREENCHA A SEGUINTE FICHA DE AUTORIZAÇÃO PARA QUE SEU/SUA FILHO/A POSSA REALIZAR O TRABALHO COM A TURMA.

EU ___________________________________________ AUTORIZO MEU/MINHA FILHO/A___________________________________________ A PARTICIPAR DO TRABALHO DE  CAMPO COM A ESCOLA, NO DIA 20/04/2012.

____________________________________________   ____/____/_____

ASSINATURA DOS PAIS E/OU OUTRO RESPONSÁVEL                   DATA         

 

 

Geografia:

_ Como nós iremos, ou seja, qual meio de transporte vamos utilizar? De ônibus? Carro?

_Onde se localiza o zoológico ou a fazenda que iremos? Na zona rural ou na zona urbana?

_Tem como traçarmos o trajeto para facilitar o nosso deslocamento?

_ Fica perto de onde (ponto de referência)?

 

Matemática:

Situações-problema

Professor, se forem turmas de 2 ou 3º anos, você poderá propor situações-problema como estas, ou realizá-las posteriormente, a partir de situações reais, ocorridas e não apenas em hipóteses.

1.     Quanto teremos que recolher de cada aluno para pagar o ônibus, visto que a empresa cobrará R$120,00 para nos levar até ao zoológico ao Parque do Sabiá  e temos 25 alunos na sala?

2.     Se sairmos às 7h da manhã e voltarmos ás 12h, quantas horas gastaremos para realizar este trabalho?

Se forem turmas de 1º ano, poderá adequar ao conteúdo trabalhado com eles, tais como:

1.    No dia do trabalho de Campo faltaram 3 alunos, pois estavam gripados e não puderam ir. Quantos alunos foram ao zoológico?

2.    Nós vimos 3 gaviões, 4 araras e 2 periquitos. Quantas aves nós vimos no zoológico?

Ética

Dialogue com eles sobre questões tais como?

_ Como devemos nos comportar nesta atividade?

_É justo com o meio ambiente, se jogarmos lixo por onde andarmos?

Como devemos tratar as pessoas que nos recebem?

Ciências:

Ao entrarem em contato com esses animais, solicite que anotem características que perceberem de cada um e que encontrem características comuns a eles, ou a maioria deles.

Se sua escola participa do programa UCA, solicite que levem seus classmates e utilizem a Webcam localizada na área de trabalho para fotografarem o trabalho de campo, mas se não participa, registre esse momento com máquina fotográfica.

 

QUESTIONAMENTO 5: QUAIS DESSES ANIMAIS ESTÃO AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO?

Professor, inicie esse momento com a apresentação do seguinte texto:

A FOTO


NESTA FOTOGRAFIA PODEMOS VER UM CAITITU NO CATIVEIRO. A FOTOGRAFIA FOI OBTIDA NO DIA 27 DE SETEMBRO DE 2007 NO DISTRITO DE NOVA DESCOBERTA NO MUNICÍPIO DE PETROLINA, PE.

 
O FATO

A CAATINGA NORDESTINA JÁ FOI REPLETA DE ANIMAIS SILVESTRES, ENTRE ESTES, O VEADO CATINGUEIRO, O CAITITU, O GATO DO MATO, A ONÇA PINTADA E MUITOS OUTROS. OS CAITITUS OU CATETOS (TAYASSU TAJACU) SÃO PORCOS-DO-MATO QUE VIVEM NAS ÁREAS DE CAATINGA NATIVA DO NORDESTE EM GRUPOS DE 6 A 12 INDIVÍDUOS. EM UMA ÁREA DE CAATINGA DO MUNICÍPIO DE PETROLINA JÁ FOI OBSERVADO UM GRUPO COM 22 CAITITUS. ALGUMAS VEZES FOI OBSERVADA UMA FÊMEA COM DOIS FILHOTES. NA CAATINGA OS CAITITUS ANDAM EM TRILHAS.

EMBORA ESTES ANIMAIS SEJAM CAÇADOS EM TODA REGIÃO PARA CONSUMO DA CARNE E VENDA DA PELE, AINDA É POSSÍVEL ENCONTRAR ÁREAS DE CAATINGA NATIVA COM BANDOS DE CAITITUS. TODAVIA, HÁ UMA PRESSÃO ENORME PELA CARNE DESSES ANIMAIS ENTRE OS HABITANTES DA REGIÃO E A CADA DIA SURGEM NOTÍCIAS DE CAITITUS ELIMINADOS. NO MUNICÍPIO DE LAGOA GRANDE, PERNAMBUCO, HÁ GRUPOS DE CAÇADORES QUE SISTEMATICAMENTE ABATEM ESSES ANIMAIS NAS POUCAS ÁREAS DE CAATINGA DO SERTÃO.

 

Texto adaptado de: http://fatosefotosdacaatinga.blogspot.com.br/

 acesso em 12/04/2012

 

 Depois, solicite uma busca na internet para descobrirem quais outros animais também correm risco de extinção.

Para isso, alguns sítios podem ser usados:

http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/biomas-brasileiros-parte-5-caatinga-558287.shtml

http://pt.wikipedia.org/wiki/Caatinga

http://meioambiente.culturamix.com/ecologia/fauna/quais-especies-da-caatinga-estao-ameacadas

http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/161895/1/OPB2293.pdf

http://imaginacaoativa.wordpress.com/2009/05/08/animais-extintos-fauna-brasileira/

acesso em 12/04/2012

Ao final, solicite que os alunos reflitam sobe a condição desses animais e proponha que sugiram formas de ajudá-los.

Depois, unindo essas informações, os alunos poderão escrever uma carta aos nossos governantes e demais pessoas, solicitando medidas para a preservação desses animais ou conscientizando a população local.

Veja um modelo de atividade:

uca- atividades

 PARA CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO LOCAL OU PEDIR AJUDA AOS NOSSOS GOVERNANTES, CRIE UMA CARTA COM O SEGUINTE TEMA:

S.O.S. ANIMAIS DA CAATINGA

___________________________________________________________

 

___________________________________________________________

 

___________________________________________________________

 

___________________________________________________________

 

___________________________________________________________

 

___________________________________________________________

 

___________________________________________________________

 

___________________________________________________________

 

___________________________________________________________

 

___________________________________________________________

 

___________________________________________________________

 

 

Depois de elaborarem as cartas divulgue-as ou envie para os órgãos  responsáveis: secretaria de meio-ambiente, jornal da cidade. Outra possibilidade é divulgar na escola: no jornal da escola, no jornal mural, no sítio da escola.

É fundamental que os alunos percebam a função social da escrita e esta é uma atividade que contribui para que compreendam que a escrita serve para comunicar e tem um  importante papel social, a medida que é utilizada para resolver ou ajudar as pessoas, animais, nosso meio ambiente e outros. .

 

8ª etapa: Conclusões e depuração de hipóteses

- Nessa etapa é preciso observar o que o projeto de pesquisa possibilitou de aprendizagem para os alunos.

- Para isso, os alunos poderão elaborar  um texto-síntese de forma coletiva, tendo o professor como escriba.

- Nele deverá aparecer um pouco de cada um dos itens que estudaram.

- Ao final, retome as hipóteses iniciais dos alunos, aquelas do início do projeto, de forma que possam confrontá-las com a conclusão do projeto.

- Dessa forma, você oportunizará que reflitam:

- O que aprendemos com essa pesquisa?

- Você confirmou ou não suas hipóteses?

- O que você mudou de opinião?

- Dentre outras reflexões

 

9ª etapa: Apresentação e exposição

O envolvimento das famílias, do professor e dos alunos, somados a um extenso período de trabalho e a metodologia de pesquisa, resulta em aprendizagem significativa.

Geralmente, é um trabalho que demanda um longo tempo, por isso, as famílias ficam curiosas para saberem os resultados e as aprendizagens construídas.

Assim, questione os alunos sobre como faremos a socialização dos resultados de nossa pesquisa.

Algumas alternativas serão citadas, tais como:

-Uma exposição dos trabalhos realizados,

_ Uma peça de teatro falando sobre as descobertas. Esta alternativa requer a criação de um texto e o grande envolvimento de todos  nos ensaios, além de um tempo maior.

- A criação de um Blog, onde serão divulgadas as etapas e as descobertas. Para esta opção sugerimos que trabalhe com os alunos este recurso.  Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem o sítio http://www.criarumblog.com/ acesso em 12/04/2012, por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, agende alguns horários no laboratório de informática.

·         Crie equipes de trabalho, estabeleça funções.

·         É importante que tenha as fotos e os registros para a divulgação.

·         É fundamental o envolvimento de todos os alunos, pois aqui você terá uma avaliação correta se você atingiu seus objetivos ou não.

·         Marque o dia de lançamento do Blog e convide as famílias. Faça um coquetel, para isso, cada aluno levará um pratinho de quitandas ou salgadinhos, apenas para tornar o evento mais atrativo e descontraído.

·         Organize painéis com fotos das etapas do trabalho e divida os alunos em equipes para explicarem o que aprenderam ao longo do trabalho.

Se o Dossiê ou portfólio estiverem prontos, exponha para que as famílias possam analisar e avaliar o trabalho. Deixe um bloco em anexo para as pessoas registrarem suas opiniões.

 

10ª etapa: Avaliando

A avaliação, por ser processual  precisa ser realizada ao longo de todo o projeto e a cada atividade.

Ela será primeiramente uma observação do desempenho e entusiasmo dos alunos, sendo uma espécie de termômetro do seu planejamento.

Porém, num projeto de pesquisa, é preciso que os autores o avaliem, observando sua pertinência.

Avaliando o  Projeto de Iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil – A fauna na região Nordeste

 

Que bom (pontos positivos)

 

 

 

 

Que pena (pontos negativos)

 

 

 

 

Que tal (sugestões para melhorar)

 

 

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, avalie se o projeto de pesquisa realmente gerou aprendizagens significativas e interesse dos alunos. Verifique se eles compreenderam que a pesquisa requer a utilização de diferentes estratégias de investigação e fontes de pesquisa. Observe também se conseguiram identificar os animais da caatinga, seu habitat e o modo de sobrevivência, além da importância da preservação desse bioma. Se a sua escola faz parte do PROUCA, verifique se eles se apropriaram e utilizaram os recursos dos laptops de modo satisfatório.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.